Conectar

Ver Versão Completa : Tac Stark

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 [13] 14

JEFFCATUNDA
26/01/2014, 18:12
Nos anuncios oficiais do Governo de Estado do Ceará não incluiram a fabrica da TAC como fonte geradora de empregos na região, está lé a Troller, dentre outras de outras categorias...

A boca muida já se fala de nova mudança da TAC para outra região do Brasil... Alguém sabe alguma coisa a esse respeito?

Policarpo
01/02/2014, 16:12
Olá pessoal!

Comprei um Stark vermelho na HLC Veículos.

Espero ser feliz...odômetro agora com quase 100 km....viagem de Bh até em casa.

Primeiras impressões:

1- comportamento direcional excelente;
2- para um jipe achei confortável!
3- muito estável!
4- forte, excelente torque. O motor demora um pouquinho a acordar, bem parecido com o Troller 2.8 que já tive. Em 5a marcha a 100 km/h o motor tá a 2.2 mil rpm.
5- O acabamento interno exige abstração porque é muito ruim...qd cheguei em casa minha mulher falou assim "ele é novo?"...rs
6- o raio de giro é surpreendente.

Bom, vou registrar minhas experiências com ele por aqui. Espero ser feliz com ele. Só vai p trilha depois de colocar todas as proteções inferiores, bem como bloqueios, guincho e pneus mud.

Há, o meu já veio com as homocinéticas americanas que passarão a ser usadas no 2014.

Feliz Natal e um próspero ano novo.

Follow Up do meu Stark...

Pessoal, ele tá agora com 1,3 mil km.

Decidi colocar pneus 315/75-16, Maxxis Big Horn, no lugar dos originais Pirelli Scorpion ATR 255/70-16...devem chegar na próxima semana. Dai colocarei bloqueios eaton e-locker e par de coroa+pinhão 4,88 contra o 4,09 original.

Comprei o Snorkel no mercado livre e já coloquei...ele veio com furação errada mas já me mandaram outro. Tb coloquei guincho de 12 mil lbs na suporte para ele...ficou excelente...muito bem encaixado e com bom espaço para manuseio.

Meu amigo e eu estamos bolando os pará-choques dianteiro e traseiro de aço para ele...quero retirar os originais de plástico...ganho peso (no máx uns 30 kg) mas vai ficar do jeito que eu quero.

Minhas observações até o momento, adicionais às que postei acima...

7- tem um dispositivo muito prático nos bancos dianteiros que evita que os pés do passageiro sejam esmagados...legal!
8- acessar a bateria é complicado...tem que retirar o filtro de ar.
9- o setor de direção não inspira confiança em termos de durabilidade...a coluna faz um ângulo muito forte em relação ao setor...tb dá uns soquinhos que qq um nota em calçamento...não é regulagem...me disseram que todos Starks fazem isso...inadmissível!
10- os estribos laterais são muito bem posicionados e presos diretamente no chassi.
11- aqui para a minha região (erosões), como já imaginava, fazer trilhas sem bloqueios dianteiro e traseiro, bem como usar pneus maiores não tem como...pois a suspensão tem baixo curso e a altura da "bandeja" dianteira em relação ao solo é pequena (22 cm) para as erosões que encontro pela frente...

O jipe é muito legal, bom de andar e cada vez mais econômico...média de 11 km/h até agora...acho que ainda vai melhorar...e aqui é só montanha...rs

Já me habituei a dar explicações sobre o jipe...todo mundo olha, para, pergunta, etc...

Policarpo
01/02/2014, 16:26
Algumas fotos...

Frederico Mendes
01/02/2014, 20:15
Alguem aqui ja tentou trocar a bateria do Stark????

Doc.Jota
05/02/2014, 20:29
Follow Up do meu Stark...

Pessoal, ele tá agora com 1,3 mil km.

Decidi colocar pneus 315/75-16, Maxxis Big Horn, no lugar dos originais Pirelli Scorpion ATR 255/70-16...devem chegar na próxima semana. Dai colocarei bloqueios eaton e-locker e par de coroa+pinhão 4,88 contra o 4,09 original.

Comprei o Snorkel no mercado livre e já coloquei...ele veio com furação errada mas já me mandaram outro. Tb coloquei guincho de 12 mil lbs na suporte para ele...ficou excelente...muito bem encaixado e com bom espaço para manuseio.

Meu amigo e eu estamos bolando os pará-choques dianteiro e traseiro de aço para ele...quero retirar os originais de plástico...ganho peso (no máx uns 30 kg) mas vai ficar do jeito que eu quero.

Minhas observações até o momento, adicionais às que postei acima...

7- tem um dispositivo muito prático nos bancos dianteiros que evita que os pés do passageiro sejam esmagados...legal!
8- acessar a bateria é complicado...tem que retirar o filtro de ar.
9- o setor de direção não inspira confiança em termos de durabilidade...a coluna faz um ângulo muito forte em relação ao setor...tb dá uns soquinhos que qq um nota em calçamento...não é regulagem...me disseram que todos Starks fazem isso...inadmissível!
10- os estribos laterais são muito bem posicionados e presos diretamente no chassi.
11- aqui para a minha região (erosões), como já imaginava, fazer trilhas sem bloqueios dianteiro e traseiro, bem como usar pneus maiores não tem como...pois a suspensão tem baixo curso e a altura da "bandeja" dianteira em relação ao solo é pequena (22 cm) para as erosões que encontro pela frente...

O jipe é muito legal, bom de andar e cada vez mais econômico...média de 11 km/h até agora...acho que ainda vai melhorar...e aqui é só montanha...rs

Já me habituei a dar explicações sobre o jipe...todo mundo olha, para, pergunta, etc...

Show de bola Policarpo!! Belo Stark.

Estou juntando dinheiro pra pegar um jipão, e pelo q lí, o Stark é o que mais atende meu gosto. Sou novato na área, você poderia explicar melhor o que seria o problema no setor de direção?

Grande abraço e boas trilhas

offsd
11/02/2014, 13:09
Não é dos carros mais fáceis, mas nada que meia hora de trabalho não dê jeito para se trocar a bateria.......

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
11/02/2014, 14:09
Alguem aqui ja tentou trocar a bateria do Stark????

Já tive que retira-la varias vezes...tem q tirar a mangueira do snorkel...leva uns 10 minutos...abs

Policarpo
11/02/2014, 23:23
Show de bola Policarpo!! Belo Stark.

Estou juntando dinheiro pra pegar um jipão, e pelo q lí, o Stark é o que mais atende meu gosto. Sou novato na área, você poderia explicar melhor o que seria o problema no setor de direção?

Grande abraço e boas trilhas

Os colegas que tem Stark há mais tempo por favor me ajudem.

Mas na minha viatura, e fiquei sabendo que outras tb tem, apresenta um ligeiro barulho perceptível apenas em calçamento...não tem folga alguma e ele tem um comportamento direcional impecável...é um dos pontos fortes dele. Não sei exatamente de onde vem esse toc toc...

Mas fique tranquilo...a estabilidade do Stark é a melhor que eu já vi em um jipe...sem sombra de dúvida. Viajei nesse fás com ele p Rio de Janeiro...rodei quase 900 km...viagem tranquila...com segurança, andando sempre com folga e com muita estabilidade.

Policarpo
11/02/2014, 23:24
Pessoal, meu amigo é fera com aço...estamos fazendo os pará-choques de aço para meu stark...mesmo aumentando um pouquinho o peso...vou partir p aço. Quando estiver pronto coloco umas fotos aqui.

Alguém já fez?

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
12/02/2014, 13:02
Os colegas que tem Stark há mais tempo por favor me ajudem.

Mas na minha viatura, e fiquei sabendo que outras tb tem, apresenta um ligeiro barulho perceptível apenas em calçamento...não tem folga alguma e ele tem um comportamento direcional impecável...é um dos pontos fortes dele. Não sei exatamente de onde vem esse toc toc...

Mas fique tranquilo...a estabilidade do Stark é a melhor que eu já vi em um jipe...sem sombra de dúvida. Viajei nesse fás com ele p Rio de Janeiro...rodei quase 900 km...viagem tranquila...com segurança, andando sempre com folga e com muita estabilidade.

Tente dar mais detalhes de onde vem o barulho.

[ ]'s

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
12/02/2014, 13:07
Pessoal, meu amigo é fera com aço...estamos fazendo os pará-choques de aço para meu stark...mesmo aumentando um pouquinho o peso...vou partir p aço. Quando estiver pronto coloco umas fotos aqui.

Alguém já fez?

O meu é de ferro...eu que fiz...segue em anexo as fotos.
Jié com suspensão independente é diferente de jipe com eixo rígido, e esse peso extra na dianteira vai fazer tu diminuir a altura da bolota de diferencial dianteira...tu vai ver que as balanças dianteira e as homocinéticas vão ficar praticamente retas...

...a dica é a seguinte...eu troquei 1 das 2 molas dianteiras de cada lado por 1 mola do corola que além de ser mais grossa, tem menos elos e permite se fechar mais.

[ ]'s

Policarpo
12/02/2014, 22:26
O meu é de ferro...eu que fiz...segue em anexo as fotos.
Jié com suspensão independente é diferente de jipe com eixo rígido, e esse peso extra na dianteira vai fazer tu diminuir a altura da bolota de diferencial dianteira...tu vai ver que as balanças dianteira e as homocinéticas vão ficar praticamente retas...

...a dica é a seguinte...eu troquei 1 das 2 molas dianteiras de cada lado por 1 mola do corola que além de ser mais grossa, tem menos elos e permite se fechar mais.

[ ]'s

Legal sua dica da mola!

Como coloquei pneus 315/75-16, não acho que meu livre carece de melhoria...vou avaliar melhor e se precisar já sei o que fazer...rs

O toc toc, tudo indica que vem do setor ou barra de direção...

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
12/02/2014, 22:55
O toc toc, tudo indica que vem do setor ou barra de direção...

Se o barulho aparece quando se dobra a direção, verifica o aperto dos parafusos q seguram a caixa de direção.

[ ] 's

Willian Del Piero Rocha
13/02/2014, 08:53
Acompanho os debates sobre o Stark pois como tenho um Cj5 ,o up seria um Troller ou Stark(os dois já são bem caros)um Wrangler é um sonho muito distante. Mas me parece que a própria Tac não dá muita importância ao veiculo ,não se ve divulgação ,ações de marketing ,nada. Até o site da marca é ruim ,com noticias de meses atrás. Gosto muito do estilo do Stark ,da configuração da suspensão ,de tudo no carro ,mesmo o acabamento sendo bem pobre ,mas a Tac não ajuda....

GPBarbosa
13/02/2014, 20:47
Acompanho os debates sobre o Stark pois como tenho um Cj5 ,o up seria um Troller ou Stark(os dois já são bem caros)um Wrangler é um sonho muito distante. Mas me parece que a própria Tac não dá muita importância ao veiculo ,não se ve divulgação ,ações de marketing ,nada. Até o site da marca é ruim ,com noticias de meses atrás. Gosto muito do estilo do Stark ,da configuração da suspensão ,de tudo no carro ,mesmo o acabamento sendo bem pobre ,mas a Tac não ajuda....

Concordo...
a TAC deixa a desejar com relação a divulgação da marca.

Policarpo
19/02/2014, 21:34
Os dianteiros de aço estão quase prontos. Agora falta o traseiro.

Acho que vai ficar legal!

Francisco Gefferson
20/02/2014, 16:56
Legal esse parachoque, muito show!!!

Cheng
23/02/2014, 09:53

Amigo.

Conheço um pouco de Stark. Pela foto, já existe um peso considerável na dianteira de seu jipe, somando o tamanho dos pneus (eu usaria 23 libras no máximo), a suspensão receberá cargas além do limite projetado pela sua engenharia.

Eu acredito que vai precisar reforçar as molas e se voce for fazer algo bem radical, reforçar tambem o sub chassi dianteiro, para não ter dúvidas na hora de força X trabalho de suspensão. Se fizer bem direitinho não terá problemas. Ja vi Stark quebrado (e não foi poucos ) por "não saberem" preparar corretamente o jipe, lógico que o stark não foi fabricado para trilhas pesadas, para isto precisa prepará-lo corretamente, assim como outras marcas.

Parabens pelo jipe. Eu gosto muito de Stark, não tenho um, tenho suzuki vitara, mas já andei pra mais de 60.000 km com este jipe maravilhoso, é show...

Cheng
23/02/2014, 13:28
Que maravilha...Parabéns...

http://www.scracing.com.br/site/upl/files/Rally_SC_2014/Sao_Bento/Resultado_ProvaPG_RSC_SBS.pdf?20140223132806

Policarpo
23/02/2014, 19:51
Amigo.

Conheço um pouco de Stark. Pela foto, já existe um peso considerável na dianteira de seu jipe, somando o tamanho dos pneus (eu usaria 23 libras no máximo), a suspensão receberá cargas além do limite projetado pela sua engenharia.

Eu acredito que vai precisar reforçar as molas e se voce for fazer algo bem radical, reforçar tambem o sub chassi dianteiro, para não ter dúvidas na hora de força X trabalho de suspensão. Se fizer bem direitinho não terá problemas. Ja vi Stark quebrado (e não foi poucos ) por "não saberem" preparar corretamente o jipe, lógico que o stark não foi fabricado para trilhas pesadas, para isto precisa prepará-lo corretamente, assim como outras marcas.

Parabens pelo jipe. Eu gosto muito de Stark, não tenho um, tenho suzuki vitara, mas já andei pra mais de 60.000 km com este jipe maravilhoso, é show...

Vou ficar atento. Mas o peso total dos pará-choques dianteiros está em 11 kg...se essa massa inviabilizar o projeto da susp dianteira tem algo errado...

Quantos aos pneus, realmente são muito maiores...são 34,5 contra 31 dos originais.

Tomara que eu não tenta sequelas...meu uso não será extremo.

De qq forma obrigado pelas dicas.

Cheng
23/02/2014, 20:37
Vou ficar atento. Mas o peso total dos pará-choques dianteiros está em 11 kg...se essa massa inviabilizar o projeto da susp dianteira tem algo errado...

Quantos aos pneus, realmente são muito maiores...são 34,5 contra 31 dos originais.

Tomara que eu não tenta sequelas...meu uso não será extremo.

De qq forma obrigado pelas dicas.

Achei que tinha guincho, somente o parachoque não influi tanto, os dois juntos pesam, se não vai fazer nada extremo, ótimo...parabéns pela viatura...

JORGE DELMANTO
25/03/2014, 23:01
E ai?

Nada mais de noticias?

MORREU DE VEZ?

Policarpo
30/03/2014, 15:51
Continuo feliz com meu Stark...agora começando a colocá-lo em trilhas...ainda sem bloqueios. Com os pneus 315/75-16 Big Horn a relação ficou longa...dá pra ficar com a relação original de 4,09...mas como na minha região é morro atrás de morro, prefiro passar p 4,56...to muito satisfeito com o jipe...os bloqueios virão em breve!!!

Troller-a-vista
30/03/2014, 19:02
vi em maceio (praia do frances) dia 23 domingo um stark.... gostei muito do jipe, nao vi o interior pq os vidros nao deixaram, mas por fora eu gostei viu! achei bem legal!

comeco a ficar mais interessado no bichinho!

twostreams
04/04/2014, 14:06
Alguem saberia me dizer se o amortecedor do Stark tem à venda no paralelo, ou somente na propria TAC?

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
07/04/2014, 11:22
O amortecedor é específico pro Stark, não tem paralelo.

[ ]'s

Policarpo
07/04/2014, 21:03
Pessoal,

Fiz um video mostrando como funciona o banco do Stark. Achei interessante pois torna mais segura a vida dos passageiros da viatura.

O dispositivo é simples e funcional.

https://www.youtube.com/watch?v=t15wx9MV8MY&feature=youtu.be

jose luiz oliveira
08/04/2014, 21:11
Nos anuncios oficiais do Governo de Estado do Ceará não incluiram a fabrica da TAC como fonte geradora de empregos na região, está lé a Troller, dentre outras de outras categorias...

A boca muida já se fala de nova mudança da TAC para outra região do Brasil... Alguém sabe alguma coisa a esse respeito?Jeff, se fosse só isso estava bom demais, encontrei por acaso com um ex-funcionario da TAC no aeroporto em SP, e vendo a revista plneta off-road na minha mao , ele puxou conversa e perguntou se eu conhecia o stark, eu disse que sim e que conhecia tambem o pessoal de BH que representava o carro. Pois bem, aí vem a noticia trite que recebi, o cara afirmou que a TAC tá quebrada, fechando as portas, vendendo a janta pra almoçar no dia seguinte. Cheguei a duvidar e o cara foi simplesmente categorico: Consulta o cnpj da empresa e verá. Triste , mas é verdade, os caras devem milhoes na praça, estao igual arroz de terceira , como dizem aqui no interior. Uma pena !!! apesar das criticas torço pelo sucesso da industria automotiva Brasileira, Mas com diretores comerciais igual aquele mané que trabalhava na TAC ( o que só sabia dizer que o carro tem 8 amortecedores e suspensao independente ) só poderia dar nisso mesmo. Agora temos mais um JPX no mercado.

Frederico Mendes
09/04/2014, 15:14
José Luiz, resumindo...
Para salvar, só com ajuda de uma das grandes montadoras....
:-(

jose luiz oliveira
09/04/2014, 19:30
José Luiz, resumindo...
Para salvar, só com ajuda de uma das grandes montadoras....
:-(Isso mesmo frederico, se nao acontecer como aconteceu com a troller/Ford , a Tac já era, engraçado que varios funcionarios da Fiat que conheço , já viram Stark rodando dentro da fabrica, deve ser por causa do fornecimento de motores.E aí Chuck, tem algo pra falar sobre isso? Como conheço o Andre (ele preparou meu JK) dei uma ligada, mas foi inutil, ou ele deve ter um contrato de confidencialidade ou está sendo muito profissional, simplesmente me disse que trata com a empresa apenas assuntos tecnicos do carro para atender no pos vendas. será ?????????

Policarpo
09/04/2014, 22:04
Pessoal, esse video abaixo mostra algumas viaturas Stark, acompanhadas de Trollers e Defender em ação em uma boa trilha aqui em MG.

Show essa trilha e as viaturas mandaram bem.

Trilha Águas Santa Bárbara - MG - YouTube (http://youtu.be/vgklgKNpN6w)

Policarpo
09/04/2014, 22:07
Quanto ao futuro da TAC...torço para que não pare, que equacione seus problemas e continue com mais uma opção off road na praça.

Bom eu tenho o meu Stark e até o momento estou feliz com ele...quanto à peças de reposição acredito que não teremos problemas, são peças que estão ai na praça, mas é óbvio que se a fábrica fechar é um péssimo negócio para todos nós, especialmente quem já tem um Stark.

Policarpo
21/04/2014, 11:53
Feliz da vida com meu Stark...agora já trilhando mesmo que ainda sem os bloqueios...o jipe é muito bom. Está me surpreendendo.

Espero que continue assim!

RHL
22/04/2014, 21:37
Tinha escutado uma conversa (fiada) de que a Fiat tinha adquirido a planta da TAC. Não dei muita importância....

Alguém já ouviu isso?

GPBarbosa
22/04/2014, 21:44
Tinha escutado uma conversa (fiada) de que a Fiat tinha adquirido a planta da TAC. Não dei muita importância....

Alguém já ouviu isso?
Não duvido, principalmente se a TAC foi para Ceará com isenção de impostos que futuramente poderão ser estendidos para a fabrica de Pernambuco.

que o motivo pelo qual a FORD comprou a troller.

jmcleber
23/04/2014, 09:31
pessoal , alguém sabe se pode chipar e para qto de cv vai o stark chipado? e se alguém já tem um stark chipado, comente ai a experiencia .... abraço a todos

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
23/04/2014, 10:26
Jm Cleber

Fui um dos primeiros a chipar o Stark...sobre pra 163 cv, mas jpa "escutei" que no nordeste já tiraram 200 cv...

...o jipe fica um foguete...chega a ficar "perigoso" de andar...kkkk

jmcleber
23/04/2014, 10:48
jm cleber

fui um dos primeiros a chipar o stark...sobre pra 163 cv, mas jpa "escutei" que no nordeste já tiraram 200 cv...

...o jipe fica um foguete...chega a ficar "perigoso" de andar...kkkk

valeu chuck pela informação... Abraço

Policarpo
23/04/2014, 21:13
Olá jm cleber!

O meu é um Stark 2013/2013, motor euro 5.
A Central foi remapeada com o pessoal da Reiko, para 165cv e 40 kgfm (dados aproximados).

Ficou maravilhoso, o jipe ficou animal...to com pneus 315/75-16 Big Horn e o motor tá empurrando legal. Mas irei "encurtar" minha relação pois a 5a ficou longa demais e meu jipe não é exclusivo de rodovias...rs

Recomendo o remapeamento!

Armando Angelo
30/04/2014, 16:20
Sou novo por aqui, mas já tive varios 4x4, começando por DKW Candango e Land Rover 51, não enumerar todos, e até setembro do ano passado quando vendi meu Troller. Agora na semana passada não aguentei ficar sem um 4x4 e comprei um TAC 2010. Não sou de fazer trilhas radicais, no máximo praias e estradas de terra, Até o momento ele tem me surpreendido positivamente, direção, freios, posição ao dirigir e comportamento da suspenção nas situações descritas acima, muito superiores ao Troller.
Abraços

Armando

Policarpo
06/05/2014, 20:48
Pessoal, acho que vi aqui no fórum o caso de alguém que já trocou as molas originais do Stark por outras mais reforçadas...alguma noticia?

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
07/05/2014, 15:18
Sim Policarpo...fui eu...a frente do teu baixou com o para-choque de ferro e guincho né??...kkk...eu já sabia...coloquei a mola do corola na dianteira...mas em cada lado eu mantive 1 original e 1 do corola...voltou a altura original e ficou até mais firme a dianteira...tem q trocar a base da mola...mas isso é barbada...o moleiro vai saber disso.

[ ]'s

Policarpo
07/05/2014, 20:43
Sim Policarpo...fui eu...a frente do teu baixou com o para-choque de ferro e guincho né??...kkk...eu já sabia...coloquei a mola do corola na dianteira...mas em cada lado eu mantive 1 original e 1 do corola...voltou a altura original e ficou até mais firme a dianteira...tem q trocar a base da mola...mas isso é barbada...o moleiro vai saber disso.

[ ]'s

Baixou sim! rs

A bandeja da suspensão dianteira agora ficou reta em relação ao solo.

Que mola é essa? Dianteira ou Traseira? Corolla de que ano? Colocar em cada par uma original e outra do Corolla não vai sobrecarregar a mola mais parruda e a fixação dessa? Notou algum problema depois dessa melhoria?

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
08/05/2014, 10:27
Policarpo

Não sei te dizer se é dianteira ou traseira e nem o ao...kkk...deixei o jipe no moleiro e pedi pra ele me colocar uma outra mola mais forte...dai ele me disse q conseguiu o do Corolla...só isso que sei...

...em relacao a sobrecarregar a mola mais forte (Corolla) não vejo problema pois no Corolla ela trabalha sozinha...já no Stark ela trabalha com uma outra mola (stark) auxiliando...então pela logóca, a mola do Corola no Stark trabalha menos sobrecarregada que no próprio Corolla.

Já rodei uns 30.000 assim e é só alegria.

[ ]'s

Policarpo
08/05/2014, 22:13
Valeu Chuck!

Outra dúvida, sabe onde encontro o reboque traseiro p Stark? Qual é o fabricante?

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
09/05/2014, 08:49
Policarpo

O meu eu fiz em uma loja de reboque aqui de Porto Alegre...esta loja fez sob medida...na época custos R$ 650,00...é bem tranquilo de fazer.

[ ]'s

Jpacheco
09/05/2014, 19:13
Policarpo!

Li o seu relato sobre o engate para reboque. Penso que posso lhe ajudar.
O meu Stark (2011) comprei com engate de reboque já de fábrica. Olhei a marca que está no engate e a indústria é Piramide Metalúrgica, fica em Joinville/SC. No engate tem os seguintes dados: modelo: Stark; código: 322-0; capacidade de engate: 1200 kg.
O link da empresa é o seguinte: Pirâmide Indústria Metalúrgica (http://www.piramidereboques.com.br/produtos/engates-para-reboques/).

Abraço, Júlio.

Policarpo
09/05/2014, 22:52
Valeu pessoal!

Policarpo
10/05/2014, 10:58
Policarpo

Não sei te dizer se é dianteira ou traseira e nem o ao...kkk...deixei o jipe no moleiro e pedi pra ele me colocar uma outra mola mais forte...dai ele me disse q conseguiu o do Corolla...só isso que sei...

...em relacao a sobrecarregar a mola mais forte (Corolla) não vejo problema pois no Corolla ela trabalha sozinha...já no Stark ela trabalha com uma outra mola (stark) auxiliando...então pela logóca, a mola do Corola no Stark trabalha menos sobrecarregada que no próprio Corolla.

Já rodei uns 30.000 assim e é só alegria.

[ ]'s

Chuck sua ideia foi boa!

Vi ontem a mola do Corolla, com certeza á a traseira, porque a dianteira é muito mais larga e não cabe no amortecedor do Stark...realmente a traseira do Corolla é mamão com açúcar de colocar.

Minha dúvida é que por ela ter um k diferente, nesse caso, é mais "dura" que a mola original do Stark, o amortecedor que trabalhar com essa molha Corolla receberá mais carga, e assim os esforços não serão distribuídos na bandeja de forma uniforme.

Uma saída seria colocar duas molas Corolla para trabalharem juntas...dai o risco é o conforto do Stark ficar comprometido.

No seu, que está com 1 mola de cada lado na frente, o conforto / comportamento do Stark mudou muito?

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
10/05/2014, 20:54
Policarpo

Com 1 mola ficou igual o conforto...acredito que com 2 molas do Corolla vai ficar muito duro.

[ ]'s

Armando Angelo
15/05/2014, 13:48
Boa tarde, pessoal
Meu limpador do para brisas não tem parada automatica, nem segunda velocidade e intermitencia, o defeito esta em um módulo entre o comando e o motor, só que não tem nenhuma identificação na caixa. Alguem saberia me dizer de qual carro é esse módulo. Desde já agradeço

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
15/05/2014, 18:24
É fiat...deve ser da linha Pálio.

[ ]'s

Cheng
16/05/2014, 20:58
Boa tarde, pessoal
Meu limpador do para brisas não tem parada automatica, nem segunda velocidade e intermitencia, o defeito esta em um módulo entre o comando e o motor, só que não tem nenhuma identificação na caixa. Alguem saberia me dizer de qual carro é esse módulo. Desde já agradeço

Amigo, conheço este problema, já procurei por este módulo, pesquisando na fábrica, foi a própria engenharia da Tac que desenvolveu este módulo, não encontrei nada semelhante, mas acredito que na Tac tenha esta peça...abçs

Policarpo
17/05/2014, 12:40
Pessoal,

Seguem algumas fotos com os pará-choques de aço que meu amigo aqui de Cachoeira do Campo (distrito de Ouro Preto-MG), o Guigui, fez. Eu fiquei satisfeito e quem quiser pode falar com ele no celular 31-86360303.

O dianteiro tem a grande vantagem de reforçar o conjunto da base e skid plante originais do Stark...agora o conjunto ficou muito firme.

O peso em relação aos originais de plástico é um pouco maior, estimo algo em torno de uns 10 kg superior no total.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
19/05/2014, 11:18
Showwwww....sabe qual a referência da cor das rodas? quero pintar as minhas.

[ ]'s

Policarpo
19/05/2014, 21:56
Showwwww....sabe qual a referência da cor das rodas? quero pintar as minhas.

[ ]'s

Acho que é cinza naval.

Confirmarei e posto aqui.

Eu gostei do resultado.

Agora só faltam as pontas de eixo reforçadas...a Kaiser está terminando o projeto delas.

Armando Angelo
20/05/2014, 21:29
Obrigado pela resposta, entrei em contato com a TAC e já comprei o modulo é só esperar o sedex. Abs

JotaN
21/06/2014, 13:11
O que houve com os starks?

Policarpo
22/06/2014, 17:16
O que houve com os starks?

Olá!

Posso te dar noticia do meu...ele é 2013/2013, agora com 4 mil km... Pneus 35, coroa e pinhão reduzidos (4,78), bloqueio nos dois eixos.

Estou muito satisfeito com ele.

Forte, econômico (10,2 km/l), estável e com bloqueio ele vai em qq lugar que os concorrentes com mesma config vão.

Para ficar tranquilo mesmo, estou aguardando os semi-eixos hi torque bem como vou colocar uma mola mais forte na frente (peso do guincho e pará-choque baixou muito a frente).

É um jipe muito bom! E sinto muita confiança nele.

Quanto à fábrica só vejo boatos que passam por dificuldades financeiras, etc. Tomara que não feche, no Brasil existe espaço para vários projetos off road.

JotaN
25/06/2014, 07:51
Tomara mesmo.

JotaN
05/07/2014, 00:37
Pararam de fabricar?

Policarpo
19/07/2014, 22:22
Caramba...parece que o Stark não está sendo produzido mesmo...porque senão saberíamos de viaturas novas na praça.

Bom estou com o meu 2013, rodando e aproveitando. Mas não é nada animador saber que sua fábrica não decolou ainda. Preferia que estivesse de vento em polpa.

O único incômodo que o meu Stark apresenta até agora é um barulho no setor de direção quando trafego em calçamento de pedra...vou olhar isso!

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
21/07/2014, 12:15
O único incômodo que o meu Stark apresenta até agora é um barulho no setor de direção quando trafego em calçamento de pedra...vou olhar isso!

Como é o barulho? Se for um barulinho que parece barulho de chaves, é assim mesmo..dai o barulho é nas homocinéticas.

[ ]'s

freitasjr
21/07/2014, 16:56
CHUCK, vc que é revendedor do Stark, ele parou de ser produzido mesmo ?

Policarpo
21/07/2014, 21:22
Como é o barulho? Se for um barulinho que parece barulho de chaves, é assim mesmo..dai o barulho é nas homocinéticas.

[ ]'s

Chuck, no meu Stark o barulho é mesmo no setor, e está bem forte... Da pra notar até com o veículo parado e desligado.

jose luiz oliveira
24/07/2014, 22:18
Estive hoje em contagem para levar meu Wrangler na revisao (No Andre) que é serviço autorizado Tac, mas tava parecendo serviço jeep, tinha 6 wrangler na preparaçao. ele me disse que 2014 nao produziu nenhum stark, nao tem carro zero 2013 mais e nem previsao de volta de produçao. entao podemos ser os profetas do acontecido. QUEBROU, está so esperando uma grande montadora comprar o incentivo fiscal no nordeste, porque o carro mesmo, já era.

Francisco Gefferson
25/07/2014, 13:43
É uma pena, o Stark é um projeto muito bom; espero que algum empresário se interesse em dar continuidade e volte logo, logo a fabricar. Só quem ganha são os consumidores, com mais essa opção - e boa opção.

Gefferson (Troller 2009/2010)

Fedesign
25/07/2014, 16:40
É uma pena, o Stark é um projeto muito bom; espero que algum empresário se interesse em dar continuidade e volte logo, logo a fabricar. Só quem ganha são os consumidores, com mais essa opção - e boa opção.

Infelizmente, parece que sim, estou pasmo, pois gostava muito do jipe era uma fabrica 100% nacional, tanto nos engenheiros e designers envolvidos, tudo pensando e criado para nosso país. Gostava muito do Jipe, tinha um design robusto e ousado com cara de jipe, ganhou até premios de design em outros países. Nao tm invstimentos em nosso pais, quando se tem é tomado pelas multi nacionais de fora, como a Troller, gostava dos modelos antigos com mais cara de jipe, mesclando equipamentos de outros veiculos, era bem legal, mas a FORD comprou tudo, mexeu no design do jipe ficou com cara de SUV (é robusto? é, mas tem a robustez de um SUV se parecendo até com um brinquedo, eu nao gostei) e nao mais a robustez simples e parruda de um jipe e subiu o preço nas alturas, pra mim nem é mais um Troller, é um jipe FORD com emblema Troller. Pesquisei em um site aqui sobre a TAC MOTORS e encontrei isso: Montadoras que abrirem fábricas no Brasil irão a falência | Hariovaldo Almeida Prado (http://www.hariovaldo.com.br/site/2014/01/18/montadoras-que-abrirem-fabricas-no-brasil-irao-a-falencia/)

Montadoras que abrirem fábricas no Brasil irão a falência
Mesmo com a insistência de algumas montadoras de automóveis em abrir indevidamente fábricas (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-09-17/audi-sera-nona-montadora-se-instalar-no-brasil-apos-inovar-auto) num país de economia falida como o nosso, o mercado sinaliza já algum tempo que a crise no setor automobilístico é pesada (http://economia.terra.com.br/carros-motos/salao-do-automovel-de-detroit/,6e9c3a9e5b293410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html), devendo levar a retração e até mesmo a falência de várias empresas (http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?video=montadoras-anunciam-novas-fabricas-no-brasil-04020E193372C4B94326) por aqui, deixando milhões de desempregados, provocando uma forte recessão com inflação.
O Brasil, esse país indesejável, enquanto for governado por governos do PT, nunca terá um ambiente favorável para o desenvolvimento industrial (http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,montadoras-vao-investir-r-30-bilhoes-no-sudeste,170068,0.htm), pois sem as reformas preconizadas pelos homens bons, a nação nunca estará entre as 5 maiores economia do mundo

TAC Motors

No próximo dia 28 de abril, a montadora catarinense TAC Motors anunciará falência e encerrará suas atividades.

BLOG WILSON GOMES: Cadê a Tac Motors de Sobral? Para onde foi? (http://wilsongomessobral.blogspot.com.br/2014/03/cade-tac-motors-de-sobral-para-onde-foi.html)
Cadê a Tac Motors de Sobral? Para onde foi?A portas da Tac Motors, montadora automotiva, instalada em Sobral, na administração do prefeito Veveu Arruda, parece que está fechando as portas por definitiva. Desde de novembro quando o Blog Wilson Gomes, publicou a situação dos 130 trabalhadores (http://wilsongomessobral.blogspot.com.br/2013/11/trabalhadores-de-montadora-de-veiculo.html), que viviam apreensivos com uma férias coletiva, de lá para cá pouca coisa mudou e agora nos chega a notícia que a empresa não ficará em Sobral. A população faz uma pergunta: E os R$ 15 milhões investidos pelo governo do Ceará, Cid Gomes na montagem da empresa, para onde vai?
A fábrica montada às margens da BR 222, no Conjunto Industrial - chegou a realizar a produção de um lote de veículos 4x4, que foi apresentado a população no passado por ocasião da visita do governador Cid Gomes.

AndréAngra
31/07/2014, 12:59
Eu pergunto para vocês, qual foi o dia, dentro do Brasil, que foi favorável para alguma montadora?
Só ficaram as grandes.....e mesmo as grandes, já balançaram e quase saíram também!

Nós já tivemos a saída da Dodge daqui, falência da Gurgel, Santa Matilde, entre outras......
Fábricas de Bugres foram aos montes!!!!
Mas esses R$ 15 milhões, será que foram devolvidos?
Ou ficou para o ABREU?

Fedesign
31/07/2014, 21:34
Eu pergunto para vocês, qual foi o dia, dentro do Brasil, que foi favorável para alguma montadora?
Só ficaram as grandes.....e mesmo as grandes, já balançaram e quase saíram também!

Nós já tivemos a saída da Dodge daqui, falência da Gurgel, Santa Matilde, entre outras......
Fábricas de Bugres foram aos montes!!!!
Mas esses R$ 15 milhões, será que foram devolvidos?
Ou ficou para o ABREU?

Ola Andre, mandei um e-mail para eles TAC MOTORS, eles m disseram que estao reestruturando, revendo etc e lgo estarao d volta. Hoje so existem poucas Nacionais , digo NACIONAIS mesmo, como Agrale, EDRA e algumas sobreviventes fabricas de bugues. A GURGEL foi a maior sacanagem que fizeram com eles, boicotaram varias coisas, e tinha o menor IPI dos carros (era ess o acordo da Gurgel com o Governo um IPI especial, para facilitar a venda,pois o carro era popular 800 cilindradas) até entao fabricados, mas daí o governo estendeu para todas as outras, foi uma facada, para que nao fosse para frente. Se existe carro popular hoje no Brasil, foi por causa da GURGEL com seu BR-800, depois deste outras motadoras as Multi- Nacionais, começaram a lançar carros 1.0, De tanto reclamar com o governo, as outras montadoras instaladas no Brasil conseguiram a mesma vantagem tributária e criaram o que hoje conhecemos como carro popular. Pego de surpresa, Gurgel oferecia um carro menor e mais caro do que o da concorrência, por maiores que fossem suas vantagens. em meados de 1993 a Gurgel se embarcou no Projeto DELTA, um carro muito facil de se produzir .
Gurgel Delta Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O chassi (http://pt.wikipedia.org/wiki/Chassi) do Delta, diferente de outros veículos com essa estrutura, era nas laterais, como uma célula de sobrevivência. De aço, essas laterais eram unidas por tubos de torque, o que criava uma estrutura espacial de alta resistência, segundo a empresa, onde eram presas as partes que compunham a carroceria. Isso também permitia que o carro pudesse ganhar diversas configurações diferentes: conversível, com capota fechada, sedã, perua, picape etc. Outra vantagem era que o uso desses materiais tornava o carrinho especialmente interessante para quem vive no litoral. O Delta seria muito pouco afetado por corrosão (http://pt.wikipedia.org/wiki/Corros%C3%A3o).
Em vez de ter apenas uma fábrica, o Gurgel que nunca foi vendido seria feito em diversos Estados brasileiros, o que permitiria que ele custasse menos (por conta do frete) e levaria desenvolvimento a regiões mais pobres. Um dos Estados escolhidos para o início da montagem do carrinho foi o Ceará, que primeiro receberia uma unidade das fábricas modulares, como elas seriam chamadas. Elas seriam de 10 a 12.
O Delta seria inovador até na linha de montagem, que não era bem uma linha, mas um carrossel (http://pt.wikipedia.org/wiki/Carrossel). Batizado de ROTAMAQ (http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=ROTAMAQ&action=edit&redlink=1), esse sistema era uma plataforma com seis braços, para os seis estágios de montagem do carrinho. Segundo a fábrica, isso garantia excelente ergonomia no processo para os operários. Quem conhece a realidade das montadoras instaladas no Brasil sabe que problemas de ergonomia são uma das maiores causas de afastamentos do trabalho por conta da saúde, uma despesa que pesa cada vez mais nos resultados dessas empresas.
Apesar de as fábricas serem espalhadas, todas receberiam as peças de uma unidade central, a Fábrica de Componentes básicos, ou FCB, que se localizaria em Uberlândia, cidade conhecida como o “umbigo do Brasil”, já que por ela passa a maior parte das estradas que interligam as diversas regiões brasileiras. Com tudo isso, a estimativa de custo para o Delta era de cerca de US$ 4.000, ou pouco mais de R$ 7.000 em valores atuais. Ainda que fosse barulhento, feio ou mal-acabado, o carrinho teria um apelo imenso de vendas por conta de um preço tão baixo.

O projeto estava previsto para começar em 1993. Além de atender ao Brasil, Gurgel pretendia também criar um veículo que pudesse ser vendido na Índia e na China, como alternativa de transporte e de ganho de dinheiro. Para isso, bolou um táxi-riquixá. O veículo teria um lugar no centro e espaço para duas pessoas atrás. Serviria apenas para deslocamentos rápidos e pagos, mas seria uma excelente maneira de começar a conquistar esses imensos mercados que, hoje, poderiam estar consumindo produtos mais sofisticados da Gurgel, se ela tivesse tido tempo de desenvolvê-los.

Em 1993 para matar de vez o projeto Delta, volta a fabriçao o Fusca, veja que estranho né, um carro que parou em 1986 volta do mesmo jeito em 1993 rsrsrsrsrs, com algumas modificaçoes simples para choque pintado, volante d Gol 1993, e o revolucionário catalisador kkkkkkkkk é muito estranho.

PROJETO DELTA
472677 472678

AndréAngra
01/08/2014, 08:20
Tu chama o que de "Carro Popular" hoje aqui no Brasil?
O que temos de mais "Popular" custa R$ 30.000,00.....de "Popular" não tem nada.....talvez o acabamento espartano!!!...kkkkkkk

Infelizmente, enquanto tivermos essas políticas corruptas, que assola nossa país hà 500 anos, vai ser isso aí!! Apenas Jogos de Interesses!

Tomara que a Tac se reestruture logo, e volte à todo vapor, pois não podemos perder esse Jipinho valente!!!
O projeto é muito bom, diferenciado e que agrada muita gente!

Fedesign
01/08/2014, 15:30
Tu chama o que de "Carro Popular" hoje aqui no Brasil?
O que temos de mais "Popular" custa R$ 30.000,00.....de "Popular" não tem nada.....talvez o acabamento espartano!!!...kkkkkkk

Infelizmente, enquanto tivermos essas políticas corruptas, que assola nossa país hà 500 anos, vai ser isso aí!! Apenas Jogos de Interesses!

Tomara que a Tac se reestruture logo, e volte à todo vapor, pois não podemos perder esse Jipinho valente!!!
O projeto é muito bom, diferenciado e que agrada muita gente!

A sim concordo com vc os populares das Multi nacionais sao bem caros mesmo, interior espartano e preços nas alturas. mas acho que se a GURGEL estivess na ativa hoje com o incentivo que merecia, acho que esses carros populares estariam com o preço bem abaixo, pois essa era a idéia da GURGEL, construir carro barato de facil manutençao com preço acessível. Hoje em dia as pessoas se encantam com o projeto do TATA Nano (O CARRO MAIS BARATO DO MUNDO), e nao é revolucionario assim como pensam. S parar para analisar ele possui motor 2 cilindros, pequeno e com preço acessivel, o BR 800 da Gurgel era assim motor 2 cilindros simples etc. So que a visao da Gurgel para sua criaçao foi nos anos 80, o TATA Nano foi lançado em 2008. Tomara que a TAC MOTORS volte mesmo, pois o jipe alem de bonito e valente, estaria com o preço mais abaixo do que o TROLLER FORD 110.990. Gostava mais dos Troller antigo depois que a Ford tomou conta perdeu a graça (pelo menos pra mim), e nao sei de onde as pessoas e sites, ficam falando que ess novo Troller é nacional, designers (foram os mesmo que criaram a Ecosport, por isso que ficou com cara de urbano) engenheiros tudo da Ford. É nacional? mas controlada pela FORD hum entndi, kkkkkkkk.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
13/08/2014, 15:08

Ola Andre, mandei um e-mail para eles TAC MOTORS, eles m disseram que estao reestruturando, revendo etc e lgo estarao d volta.

Não fechou...estão se reestruturando...por agora é só isso que posso falar.

Enquanto isso fica ai um passeio que fiz na região sul da Lagoa dos Patos...vale muito a pena o passeio.

https://www.youtube.com/watch?v=e_wZbvzbNTM

[ ]'s

Francisco Gefferson
14/08/2014, 08:56
Sendo assim, espero o Stark volte logo, pois o Troller precisa de um concorrente! Melhor ainda se a TAC fizer uma reestilização no design e um upgrade na potência do motor; 127cv tá deixando a desejar. Creio que o Stark tem tudo para se tornar um projeto muito melhor do que já é.

skiter_r
15/08/2014, 13:01
Sendo assim, espero o Stark volte logo, pois o Troller precisa de um concorrente! Melhor ainda se a TAC fizer uma reestilização no design e um upgrade na potência do motor; 127cv tá deixando a desejar. Creio que o Stark tem tudo para se tornar um projeto muito melhor do que já é.

Precisa mesmo, e o stark era otimo concorrente! acredito que não precisa de mudança de design não, o carro é bonito e moderno, acredito inclusive q uma mudança de design é inviavel devido a situação atual da TAC. mas o que ele precisa muito é um motor diesel tbm de pelo menos uns 170 cv e manter o preço na casa dos 90, talvez até incluir como de serie algumas coisas que são opcionais hje. Ai sim vai incomodar o troller muito bem. uma opção por motor a gasolina também ia baratear o produto e ia ajudar em vendas acredito eu. infelizmente tem que vender pro pessoal que so quer comprar pão tbm, uma versão mais barata com o motor a gaolina de uns 150cv faria bem a fabrica, que precisa se firmar, e isso so se faz vendendo carro!

as mudanças de interior que apoio é aumento do porta-malas, retirada daqueles bancos de l200 gls ano 2000 do passageiro e motorista por uns melhores. E a saida daquele volante horroroso da strada também seria bom. O radio tbm é mal localizado no carro, podiam no minimo trocas posições com o comando do ar condicionado, mas o melhor seria repensar a distribuição desse painel. mudanças simples barata e que iriam valorizar um pouco mais o interior do carro

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
15/08/2014, 16:25
. mas o que ele precisa muito é um motor diesel tbm de pelo menos uns 170 cv

Não se pode falar em aumento de potência sozinho sem se falar em peso...divide antes a relação peso/potência e só assim vai se saber se o motor é fraco ou não...

...e tbm não adianta somente colocar um motor mais forte..um motor mais forte pede caixa e sobre caixa mais fortes, pede diferenciais mais fortes, pede freios melhores....um carro mais potente, mais rápido pede mais segurança, mas estabilidade...

...fabricar um jipe não é q nem modificarmos um carro em uma oficina...o furo é bemmmmmmmm mais em baixo...

....e o Jimny tá ai no Brasil desde 1998 praticamente sem mudança, com um motor de menos de 90cv, fazendo sucesso entre os proprietários e provando tudo que eu acabei de dizer....

...e quando eu dizem que Jimny é fraco eu digo...não é fraco...só foi feito pra não quebrar...o motor é compatível com o restante da parte mecânica do carro.

[ ]'s

Francisco Gefferson
16/08/2014, 22:08
Precisa mesmo, e o stark era otimo concorrente! acredito que não precisa de mudança de design não, o carro é bonito e moderno, acredito inclusive q uma mudança de design é inviavel devido a situação atual da TAC. mas o que ele precisa muito é um motor diesel tbm de pelo menos uns 170 cv e manter o preço na casa dos 90, talvez até incluir como de serie algumas coisas que são opcionais hje. Ai sim vai incomodar o troller muito bem. uma opção por motor a gasolina também ia baratear o produto e ia ajudar em vendas acredito eu. infelizmente tem que vender pro pessoal que so quer comprar pão tbm, uma versão mais barata com o motor a gaolina de uns 150cv faria bem a fabrica, que precisa se firmar, e isso so se faz vendendo carro!

as mudanças de interior que apoio é aumento do porta-malas, retirada daqueles bancos de l200 gls ano 2000 do passageiro e motorista por uns melhores. E a saida daquele volante horroroso da strada também seria bom. O radio tbm é mal localizado no carro, podiam no minimo trocas posições com o comando do ar condicionado, mas o melhor seria repensar a distribuição desse painel. mudanças simples barata e que iriam valorizar um pouco mais o interior do carro

Concordo em parte com você, mas acho impossível para uma pequena montadora como a TAC ter diversas opções de motores; isso iria demandar linhas de produção diferentes e etc; coisa que nem mesmo a Troller que já está há vários anos no mercado tem.
Muitos consumidores falam aqui no forum sobre opções mais baratas, com motor a gasolina, por exemplo, mas lembro bem que aqui em Fortaleza-Ce, quando a Troller lançou o primeiro Troller a diesel em 1999, os Troller's a gasolina continuaram em produção, mas a fábrica logo desistiu de fabricar pois a demanda era insignificante!!!???

Francisco Gefferson
16/08/2014, 22:23
Compreendo seu ponto de vista Chuck, sei que é complicado mexer num projeto, não dá pra modificar determinado item sem observar outras variáveis; porém, prefiro carros com uma boa folga de potência e torque.
Penso que o Stark não deve deixar seu projeto "estacionar" nesses 127cv eternamente. Creio que deve evoluir, nem que seja devagarzinho, conforme as possibilidades da TAC; mas, que mesmo assim evolua em design e motorização. As vezes mudar um pequeno detalhe pode significar muita coisa. Valeu, abraço a todos.

dedel
20/08/2014, 01:45
Boa Noite!
Gostaria saber onde encontro peças como carenagens e da suspensão para me informar sobre os preços das peças!
Obrigado

skiter_r
21/08/2014, 16:34
Não se pode falar em aumento de potência sozinho sem se falar em peso...divide antes a relação peso/potência e só assim vai se saber se o motor é fraco ou não...

...e tbm não adianta somente colocar um motor mais forte..um motor mais forte pede caixa e sobre caixa mais fortes, pede diferenciais mais fortes, pede freios melhores....um carro mais potente, mais rápido pede mais segurança, mas estabilidade...

...fabricar um jipe não é q nem modificarmos um carro em uma oficina...o furo é bemmmmmmmm mais em baixo...

....e o Jimny tá ai no Brasil desde 1998 praticamente sem mudança, com um motor de menos de 90cv, fazendo sucesso entre os proprietários e provando tudo que eu acabei de dizer....

...e quando eu dizem que Jimny é fraco eu digo...não é fraco...só foi feito pra não quebrar...o motor é compatível com o restante da parte mecânica do carro.

[ ]'s

chuck, não é questão de ser forte ou fraco.É a questão de ser atrativo ou não. Sei que o que ganha corridas são torque.Porém, são os hp's que "vendem" carro. Quero jipe, mas sei que a fabrica pra existir tem que vender; E 127 hp é um numero baixo demais, desanima o potencial comprador, que enxerga o andar em hp. e fora q estamos na era dos turbos hehe, modifica um pouco o sistema... a caixa sendo um jipe, dificilmente tá no limite. E ficou claro na minha visão nesses anos de existencia do stark que justamente o que menos agradou foi os numeros do motor. acho legal que tenha esse motor fiat ducato, peça facil e barata, mas infelizmente não é atrativo para a maioria.

Comparo o spark com um bolo que tá faltando aquela cereja decorando em cima! A cereja serve pra p**** nenhuma, mas tem que ter simplesmente pq sim.

e por favor, revenda no rio !

Policarpo
21/08/2014, 18:12
Estou desde Dez 2013 com meu Stark....agora com 5 mil km.

Estou muito feliz com o mesmo, muito mesmo. O Jipe é show de bola!

Sobre os 127 cv do motor, digo que precisam andar nele para avaliarem se vão achar fraco mesmo. Eu achei bastante adequado se o objetivo não for equipar muito bem como jogar nas trilhas mais pesadas.

Eu fiz o remapeamento com o pessoal da Reiko, ficou FENOMENAL!!! Pulou para 172 cv e o torque para ~ 40 kgfm...no meu caso precisei porque coloquei pneus 315-75/16, bloqueio nos dois eixos, pará-choques de aço, encurtei coroa + pinhão, guincho...agora falta só as pontas de eixo Hi Torque.

Quanto mais ando com o Stark melhor ele fica...e esse motor FPT 2.3 é muito competente e econômico...meu jipe mesmo com esses up grades apresenta média acima de 10 km/l...e estou rodando com os pneus grandes e as homocinéticas estão 100%...to jogando na trilha mas obviamente estou executando a máquina sem trancos até chegarem as Hi Tork...

O jipe é leve, grudado em curvas e bom de viagem.

O que precisa melhorar é o acabamento interno (o visual do plástico), o setor de direção aparenta ser meio fraco, deveria ser mais robusto, ainda mais que muitos vão colocar pneus grandes. Tb precisa vir de fábrica com umas molas dianteiras mais competentes...as originais colam os elos apenas numa freada mais brusca...eu troquei as 4 molas dianteiras por molas traseiras do Corolla (2002 acima...ficou show e ainda sim levantou a frente...plug and play!

A suspensão tem curso pequeno, e seria legal se aumentassem um pouco...pelo menos igualassem ao curso do Troller...mas com bloqueio já era...e o menor peso é uma dádiva nas trilhas...agora estou entendo isso...são uns 600 kg a menos que um Troller T4 antigo...desse novo deve dar uns 800kg de diferença.

Daqui em diante ele será meu único veículo e o odômetro vai subir com mais rapidez...vou contando minha história e a do meu Stark por aqui.

Que a fábrica volte logo a vendê-lo...penso que na faixa de uns 90 mil ele vai ganhar mercado sim...porque o Troller foi para outro patamar muito acima $$$.

Eu sugiro

JotaN
21/08/2014, 20:45
Estou desde Dez 2013 com meu Stark....agora com 5 mil km.

Estou muito feliz com o mesmo, muito mesmo. O Jipe é show de bola!

Sobre os 127 cv do motor, digo que precisam andar nele para avaliarem se vão achar fraco mesmo. Eu achei bastante adequado se o objetivo não for equipar muito bem como jogar nas trilhas mais pesadas.

Eu fiz o remapeamento com o pessoal da Reiko, ficou FENOMENAL!!! Pulou para 172 cv e o torque para ~ 40 kgfm...no meu caso precisei porque coloquei pneus 315-75/16, bloqueio nos dois eixos, pará-choques de aço, encurtei coroa + pinhão, guincho...agora falta só as pontas de eixo Hi Torque.

Quanto mais ando com o Stark melhor ele fica...e esse motor FPT 2.3 é muito competente e econômico...meu jipe mesmo com esses up grades apresenta média acima de 10 km/l...e estou rodando com os pneus grandes e as homocinéticas estão 100%...to jogando na trilha mas obviamente estou executando a máquina sem trancos até chegarem as Hi Tork...

O jipe é leve, grudado em curvas e bom de viagem.

O que precisa melhorar é o acabamento interno (o visual do plástico), o setor de direção aparenta ser meio fraco, deveria ser mais robusto, ainda mais que muitos vão colocar pneus grandes. Tb precisa vir de fábrica com umas molas dianteiras mais competentes...as originais colam os elos apenas numa freada mais brusca...eu troquei as 4 molas dianteiras por molas traseiras do Corolla (2002 acima...ficou show e ainda sim levantou a frente...plug and play!

A suspensão tem curso pequeno, e seria legal se aumentassem um pouco...pelo menos igualassem ao curso do Troller...mas com bloqueio já era...e o menor peso é uma dádiva nas trilhas...agora estou entendo isso...são uns 600 kg a menos que um Troller T4 antigo...desse novo deve dar uns 800kg de diferença.

Daqui em diante ele será meu único veículo e o odômetro vai subir com mais rapidez...vou contando minha história e a do meu Stark por aqui.

Que a fábrica volte logo a vendê-lo...penso que na faixa de uns 90 mil ele vai ganhar mercado sim...porque o Troller foi para outro patamar muito acima $$$.

Eu sugiro

A comparação de peso com o T4 antigo é interessante. É como tirar seis sujeitos de 100 kg de dentro do carro pra ficar do mesmo peso do stark.

Policarpo
31/08/2014, 17:23
Pessoal,

Coloquei as 4 molas traseiras do Corolla na suspensão dianteira do meu Stark.

Ficou ótimo!

Coloquei duas molas do Corolla 2002 até 2008 e duas molas dos modelos acima de 2010...

Abaixo duas fotos, uma com a caixa das molas Fabrini do Corolla e o respectivo código (TO0564 é do 2010)...a outra foto mostra a mola original do Stark (a maior) e a do Corolla (a menor)...não se enganem...a do Corolla é menor mas é muito mais rígida...

O problema do fim de curso na dianteira do meu Stark virou coisa do passado. E não ficou duro. As molas do Corolla são progressivas. E de quebra ganhei uns 3 cm na altura.

É plug and play...comprar e colocar!

Recomendo!!!

E podem colocar as 4 traseiras do 2010 que vai ficar show do mesmo jeito...a diferença entre elas é pequena.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
01/09/2014, 10:23
Pessoal,

Coloquei as 4 molas traseiras do Corolla na suspensão dianteira do meu Stark.

Ficou ótimo!

Coloquei duas molas do Corolla 2002 até 2008 e duas molas dos modelos acima de 2010...

Abaixo duas fotos, uma com a caixa das molas Fabrini do Corolla e o respectivo código (TO0564 é do 2010)...a outra foto mostra a mola original do Stark (a maior) e a do Corolla (a menor)...não se enganem...a do Corolla é menor mas é muito mais rígida...

O problema do fim de curso na dianteira do meu Stark virou coisa do passado. E não ficou duro. As molas do Corolla são progressivas. E de quebra ganhei uns 3 cm na altura.

É plug and play...comprar e colocar!

Recomendo!!!

E podem colocar as 4 traseiras do 2010 que vai ficar show do mesmo jeito...a diferença entre elas é pequena.

Bah Policarpo...fico muito feliz em saber que a dica te ajudou...e q tu foi além e já deu essa outra excelente dica de trocar as 4 molas...

...170 cv chipado + relação reduzida??...então deve ter ficado bemmm esperto...o meu só chipado e com 35 já era espertinho :)...coloca uma foto da suspa dianteira já com as 4 molas do corolla pra eu ver a altura que ficou.

[ ]'s

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
01/09/2014, 10:30
A suspensão tem curso pequeno, e seria legal se aumentassem um pouco...pelo menos igualassem ao curso do Troller...

Infelizmente isso não tem como ocorrer pq o que difere o Stark do Troller é justamente a estabilidade...e pra se ter estabilidade tem q se abrir mão de uma suspensão com maior curso...mas o q eu pensei em fazer para se manter a estabilidade e ter um maior curso nas trilhas e criar um sistema para desligar a barra estabilizadora nas trilhas...masssssssssssss deixar a suspensão trabalhar livre iria aumentar muito o angulo de trabalho da homocinéticas...então só testando para saber se da certo ou não...hehehe

[ ]'s

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
01/09/2014, 10:33
Comparo o spark com um bolo que tá faltando aquela cereja decorando em cima! A cereja serve pra p**** nenhuma, mas tem que ter simplesmente pq sim.

Skiter...passionalmente concordo plenamente contigo :concordo: :concordo: :concordo:...mas racionalmente discordo :shock: :shock:...não sei sei fui claro :putz:...kkkk...abraçaoo

Policarpo
01/09/2014, 20:06
Bah Policarpo...fico muito feliz em saber que a dica te ajudou...e q tu foi além e já deu essa outra excelente dica de trocar as 4 molas...

...170 cv chipado + relação reduzida??...então deve ter ficado bemmm esperto...o meu só chipado e com 35 já era espertinho :)...coloca uma foto da suspa dianteira já com as 4 molas do corolla pra eu ver a altura que ficou.

[ ]'s

Valeu mesmo pela dica Chuck!!!

Vou providenciar a foto no fds...rs

Mas já adianto que ainda tem espaço p subir mais com um calço naquela parte perto do olhal onde o conjunto é preso (parte superior)...a bandeja da susp dianteira está só um pouquinho angulada em relação à horizontal...

Mas o comportamento da suspensão foi o grande ganho.

skiter_r
08/09/2014, 12:45
Skiter...passionalmente concordo plenamente contigo :concordo: :concordo: :concordo:...mas racionalmente discordo :shock: :shock:...não sei sei fui claro :putz:...kkkk...abraçaoo

vc pegou o ponto agora chuck. é passional!! foi clarissimo!

falando em passional... vc tem alguma novidade ai da fabrica que possa nos contar???:drool:

Zettel
09/10/2014, 16:53
Comprei as molas traseiras do Corolla, código TO 0564 da Fabrini, e não deu certo. A mola tem seu diâmetro diminuído na parte superior e com isso não passa pelo amortecedor. Policarpo, pode me ajudar contando como vc fez? Será que o modelo da mola não é do Corolla mais antigo?
Abs.

Francisco Maciel
10/10/2014, 12:54
Olá pessoal.

Falei hoje com uma concessionária da TAC - Stark, e o dono me explicou que está fazendo pedidos a fábrica e ela está atendendo.
Perguntei sobre as paralisações e ele me e explicou que hoje o governo do Ceará é um "sócio" da TAC, contudo como o investimento prometido não foi empregado na íntegra pelo governo do Ceará, desta forma a fábrica precisou rever seu plano de crescimento, então houve uma desaceleração, mas a produção ainda estava em andamento, apenas numa menor velocidade.

Policarpo
10/10/2014, 22:00
Comprei as molas traseiras do Corolla, código TO 0564 da Fabrini, e não deu certo. A mola tem seu diâmetro diminuído na parte superior e com isso não passa pelo amortecedor. Policarpo, pode me ajudar contando como vc fez? Será que o modelo da mola não é do Corolla mais antigo?
Abs.

Estranho!!!

No meu deu certinho.

O meu Stark é 2013/2013...

Zettel
11/10/2014, 22:59
Estra

No meu deu certinho.

O meu Stark é 2013/2013...

E o meu é 2010. Será????

Zettel
20/10/2014, 21:26
Voltando ao assunto das molas, pergunto: será que as molas do Corolla não tiveram a ultima volta cortada par poder encaixar certinho na bandeja do Stark? Policarpo tem como confirmar no seu caso? Preciso descobrir a solução pois esta muito ruim a batida de fim de curso na suspeção.
Abs.

Policarpo
20/10/2014, 22:12
Voltando ao assunto das molas, pergunto: será que as molas do Corolla não tiveram a ultima volta cortada par poder encaixar certinho na bandeja do Stark? Policarpo tem como confirmar no seu caso? Preciso descobrir a solução pois esta muito ruim a batida de fim de curso na suspeção.
Abs.

Olá! Coloquei sem fazer qq alteração na mola.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
21/10/2014, 14:14
erá que as molas do Corolla não tiveram a ultima volta cortada par poder encaixar certinho na bandeja do Stark?

Zettel...no meu tbm não tive que cortar a mola...mas foi trocada a bandejinha que calça na mola por cima...vai ver é isso que no teu não tá fechando.

[ ]'s

Zettel
21/10/2014, 18:40
Pois é, Chuck, deve ser preciso trocar a bandeja superior. Mas é estranho que o Policarpo não precisou fazer isto. Vou verificar na Casa das Molas.
Abs.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
21/10/2014, 22:49
Acho que o Policarpo trocou tbm...pq eu fui o primeiro a trocar e depois passei a dica pra ele...mas troca a bandeja para uma outra que encaixe na mola do corolla e já era...boa sorte ai.

[ ]'s

Policarpo
22/10/2014, 21:48
Pessoal,

Não troquei nada...apenas coloquei as molas...plug and play...ficou 100%.

Meu Stark é 2013/2013.

Acho que o Policarpo trocou tbm...pq eu fui o primeiro a trocar e depois passei a dica pra ele...mas troca a bandeja para uma outra que encaixe na mola do corolla e já era...boa sorte ai.

[ ]'s

Zettel
30/10/2014, 22:36
E o Policarpo tinha razão. As molas traseiras do Corolla cabem certinho na frente do Stark. A grande sacada é coloca-las com o diâmetro menor para baixo e para entrar na base, é só tirar um batente cilíndrico plástico, encaixar a mola e repor este batente. A mola apoia na mesa inferior do amortecedor, porem fica meio bamba, pois não encaixa no local original. Comprei os batentes de mola do Uno, de borracha e com isto estabilizou a mola no prato. Fácil e barato. E o resultado excelente. 3 cm mais alto na frente, nada de fim de curso da suspenção e firme como o original. Parabéns ao Chuck e ao Policarpo que desenvolveram esta solução.
Abs.

Zettel
01/11/2014, 21:58
http://pilatus4x4.com.br/site/index.php/fotos/image?view=image&format=raw&type=img&id=442

Foto de passeio a Witmarsun, próximo de Curitiba.E não era exclusivo para Stark.

Policarpo
04/11/2014, 23:07
Pessoal, jipeiro que é jipeiro gosta de mexer na viatura...kkk.

As molas do corolla melhoraram a suspensão dianteira do stark, que definitivamente é um ponto fraco da viatura. Estou arrependido de não ter colocado as molas traseiras do Corolla mas as reforçadas para corollas que usam gnv...são mais parrudas.

Hj eu tirei os limitadores cilíndricos originais de polímero que ficam dentro das 4 molas dianteiras...transformei 2 originais em 4...cortei no meio. Agora a suspensão tá trabalhando legal...mas como uso pneus grandes, 315/75-16, eles vão no limite da cx de roda...porque mesmo as molas do corolla originais afundam muito.

Bom, vou colocar um espaçador em cima do prato de 1 pol e estou pensando seriamente em colocar as molas reforçadas p corolla gnv...

Vamos que vamos!!!

Policarpo
22/11/2014, 13:12
Atualizando minha vida com o Stark...meu sexto jipe...hehe

O conjunto de 4 amortecedores dianteiros passarão essa semana por um aumento de tamanho de 15mm na parte de superior para aumentar a altura do meu Stark. Quanto as molas do Corolla original vou ficar com elas mesmo por enquanto...afinal nuvens sombrias já estão no horizonte econômico Brasileiro e mundial...Sr

Puts, a coifa de plástico da homocinética traseira esquerda rasgou...agora com 6 mil km e tá vazando um pouco de graxa...como irei colocar os eixos hi torque em breve vou esperar.

O Stark, no meu pto de vista, tem 3 pts fracos...e todos são erros de projeto:

1- quando vc cambia da 1a para a 2a marcha, ouve-se o tal do choque de engrenagens, obtive a informação que deve ser algo ligado ao casamento do conjunto embreagem com câmbio...faz sentido e pelo visto todos Stark fazem isso; Não é nada grave...vc se acostuma, basta passar no tempo certo e quando errar não ligar...mas irrita;

2- A suspensão dianteira é uma piada completa...as molas originais colam todos os elos e o fim de curso é frequente. Fiz um up grade aqui com as molas do corolla, melhorou mas ainda não ficou do jeito que eu gostaria...tem como melhorar...vou esperar $$$. A Offshox já desenvolveu amortecedores e molas para o Stark...deve ter ficado animal...mas o preço tb ficou animal...rs

3- A coluna de direção faz um barulho em calçamento...na parede corta fogo tem um suporte de Fiat Adventure de plástico que é uma merd@...vc coloca a mão na barra de direção dirigindo por debaixo do painel e sente a barra batendo...bom...tive que fazer um up grade aqui...ficou bom. Ademais, olho para o setor dele e eu que estou com pneus 315/75-16 penso...será que ele vai aguentar??? Posso estar enganado mas aparenta ser muito fraco para um jipe.

No mais a viatura é muito boa.

Espero estar contribuindo para os que pensam adquirir o mesmo.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
25/11/2014, 17:31
1- quando vc cambia da 1a para a 2a marcha, ouve-se o tal do choque de engrenagens, obtive a informação que deve ser algo ligado ao casamento do conjunto embreagem com câmbio...faz sentido e pelo visto todos Stark fazem isso; Não é nada grave...vc se acostuma, basta passar no tempo certo e quando errar não ligar...mas irrita;

Um amigo meu tem uma Ducato com esse mesmo motor do Stark e disse que pra trocar as marchas é a mesma coisa :)

A coluna de direção faz um barulho em calçamento...na parede corta fogo tem um suporte de Fiat Adventure de plástico que é uma merd@...vc coloca a mão na barra de direção dirigindo por debaixo do painel e sente a barra batendo...bom...tive que fazer um up grade aqui...ficou bom. Ademais, olho para o setor dele e eu que estou com pneus 315/75-16 penso...será que ele vai aguentar??? Posso estar enganado mas aparenta ser muito fraco para um jipe.

A caixa de direção do Stark é a da Silverado Suburban, que é uma camionete pesada...em tese essa caixa teria que ser forte.
Se tiver algum problema de folga no braços axiais da caixa, a fabricante de peças Viemar fez uma vez esses braços para reposição para mim e deve ter em catálogo.

[ ]'s

Armindo Neto
11/12/2014, 22:43
A Tac ainda existe? Nunca mais ouvi falar.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
12/12/2014, 10:58
A Tac ainda existe? Nunca mais ouvi falar.
Sim...em breve retorna a fabricação do carro.

[ ]'s

biondipacheco
15/12/2014, 11:16
Esse tempo de parada seria para mudanças no carro?

alexandre pimenta
01/02/2015, 19:50
o ar do meu stark e muito ruim...e o peito de aco e de plastico...no mais estou gostando,tambem so rodei 1500k e comprei 0k.

Vanderson36
01/02/2015, 23:09
o ar do meu stark e muito ruim...e o peito de aco e de plastico...no mais estou gostando,tambem so rodei 1500k e comprei 0k.

Alexandre, tenho um 2010, e o ar condicionado gela muito, mas estou com problemas na porta traseira, acho que as buchas do suporte do estepe estão gastas. O meu está com 25.0000 Km, e estou me preparando para rodar mais 14.000 Km até a patagônia Chilena.

Aproveita seu novo trator e boa sorte.

alexandre pimenta
02/02/2015, 01:16
ok vanderson,acho que o problema e so no meu,ou como eu moro no Para o calorzao atrapalha.eu tinha um troller 3.0,muinta forca, e estou surpreso com o motor do stark,esperava menos dele.se for para comparar os dois eu acho o stark mais confortavel e mais automovel para o dia a dia ,porem o troller e mais robusto para o fora de estrada .como eu uso os meus jeeps em viagens na transamazonica,faco trilha mesmo quando nao quero e o troller e muinto duro!so o que tenho a reclamar dele.abracos.

Vanderson36
02/02/2015, 21:57
Alguém do fórum já teve problemas com a porta traseira do Stark, no meu as buchas e os batentes estão gastos, assim a porta esta vibrando e a fibra trincando, porém aqui na minha cidade (interior do Paraná), ninguém consegue resolver e também não consigo achar peças de reposição. Se alguém já teve este problema, e como resolveu por favor compartilhe.

Asap Ferraz
04/02/2015, 12:36
Boa tarde Vanderson, o meu aconteceu a mesma coisa, mandei embuchar as buchas novamente e parou de bater e rangir.
Ela bate e rangi pois estando ela com as buchas ruins a porta sai do seu alinhamento certo.

Francisco Gefferson
04/02/2015, 15:27
Alguém sabe informar se a TAC vai utilizar no Stark esse novo motor turbo diesel 2.0 de 170cv, que a FIAT/Jeep fez para o Jeep Renegade? Já pensou se isso acontecesse, ainda mais com o câmbio de 9 automático marchas!?

Asap Ferraz
04/02/2015, 16:41
Não sei, mas ontem fiz a reprogramação do meu e o cara que fez a reprogramação é de Fortaleza e ele me disse que a Tac está sendo vendida para a Hyndai, ou seja se for verdade não acredito na utilização deste motor da Fiat/Jeep.

Asap Ferraz
04/02/2015, 16:50
Fiquei sabendo ontem que a Tac está sendo vendida para a Hyundai, se realmente for verdade acho pouco provável a utilização deste motor Fiat /Jeep, quem me falou foi o cara que fez a reprogramação do meu ele é lá de Fortaleza

Asap Ferraz
04/02/2015, 16:52
Desculpem me, mandei duas vezes a mesma resposta.

Francisco Gefferson
04/02/2015, 17:54
Fiquei sabendo ontem que a Tac está sendo vendida para a Hyundai, se realmente for verdade acho pouco provável a utilização deste motor Fiat /Jeep, quem me falou foi o cara que fez a reprogramação do meu ele é lá de Fortaleza

Com quem você está fazendo a reprogramação do seu Stark?

Asap Ferraz
04/02/2015, 18:35
Ele chama Alexandre é de Fortaleza, mas tb está fazendo aqui na região de BH tb.

Asap Ferraz
04/02/2015, 18:38
Alexandre (31)8908-7965

Francisco Gefferson
05/02/2015, 19:48
Alexandre (31)8908-7965

Por favor, quando for "chipar" seu Stark pede mais informações sobre essa compra da TAC pela Hyundai. Se isso for verdade, será que existe a possibilidade do Stark receber aquele motor do caminhãozinho Hyundai HR? Salvo engano, aquele motor é Mitsubishi.

GPBarbosa
05/02/2015, 20:36
Será? Chuck sabe e pode falar alguma coisa?

Francisco Gefferson
06/02/2015, 17:21
Fiquei imaginando o Stark com design e acabamento interno da Hyundai. :palmas:

Armindo Neto
06/02/2015, 21:32
Se não me falha a memória o motor do HR é 2.5... Se é 2.5, grandes chances de ser o 4D56... Esse motor é muito ruim...Melhor continuar com o 2.3.

Policarpo
08/02/2015, 17:54
O Stark é uma boa viatura!

To curtindo muito o meu.

Tive que fazer vários up grades desde que comprei 0 km...mas jipe é assim mesmo, vc o customiza.

O motor FPT 2.3 é excelente! O meu tá remapeado e sua performance melhorou substancialmente. O pessoal da Reiko fez um belo trabalho nele.

Para esse motor ficar show mesmo teria que ter TGV...a curva de torque ficaria mais plana e para jipe isso é td de bom.

Quem já dirigiu uma Hilux 3.0 sabe o que é uma curva de torque plana.

Esse motor do HR 2.5 não sei se é bom, mas que esses caminhões andam feito praga andam.

lfschmitz
09/02/2015, 06:25
O motor 2.5 da Mitsubishi não é ruim. É um excelente motor, mas submetido a uma barbeiragem de engenharia de mit brasileira: aumentaram a potência por aumento da pressão do turbo, mas sem adequar a refrigeração. Só consegue usar o motor sem medo de superaquecimento quem adaptou um tal de "kit gelo" (adaptações que deveriam ter sido implantadas pela fábrica). Esse motor vinha inicialmente com 87cv, muitos anos atrás. Aumentaram para 121cv com uma opção de overboost temporário que levava para 141cv, e depois, sem aumentar a refrigeração, deixaram programado para 141cv "standard". Resultado: cabeçote empenado e outras encrencas.

em tempo: o motor usado pelo Bongo e HR atuais é, salvo engano, o mesmo que vinha com 170cv nas últimas Sorento diesel, mas sem a TGV e, portanto, com uma calibragem mais mansa.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
09/02/2015, 11:47
Será? Chuck sabe e pode falar alguma coisa?

GPBarbosa...não sei de nada mesmo...fui saber da venda aqui pelo fórum.

[ ]'s

Troller-a-vista
09/02/2015, 11:55
copiando um post do forumplaneta buggy mas que a ideia é a mesma para diesel...

Senhores, boa noite.

Muita coisa para falar em um post apenas...

O que eu posso contribuir é o seguinte:

Não existe a melhor "receita" ou a configuração ideal... Tudo depende do que se pretende, do uso e da durabilidade que se pretende ter.

Uma coisa é certa, não existe milagre, sempre será um "ganha e perde", as mudanças melhoram uma coisa e alteram o funcionamento e durabilidade de outras. Não quero dizer com isso que não se deve aumentar a potência do motores ( Arrefecidos a ar ou a água), muito pelo contrario acho que tem aplicação e se fizer bem feito e com critério fica muito bom.

Dito isso, tenho mais algumas coisas a dizer:

Todos os motores de combustão interna de ciclo Otto (4 tempos) ( Arrefecidos a ar ou a água), são máquinas térmicas e tem seu rendimento limitado a 35%.

Isso quer dizer que toda energia gerada com a queima do combustível (Seja ele qual for), só 35% será transformado em "energia de movimento", o restante (65%) vai se transformar em calor...

Ah Reinaldo, mas os carros de hoje tem injeção, modulo, Duplo comando variável, fluxo cruzado, em V, W, etc...? Mesmo assim o rendimento será apenas 35% no máximo.

E se um dia, com toda tecnologia de hoje, projetarem um motor de combustão interna com rendimento maior que 35%? Não é possível, é um limite das leis da física para máquinas térmicas...

Existem algumas "Unidades de Força" (como na F-1) em que o conjunto gera um rendimento maior que 35%, mas é o conjunto e com auxilio de motores e sistemas auxiliares elétricos e de outras fontes de energia diferentes. Mesmo assim a parte da "Unidade de Força" que é uma máquina térmica continua com rendimento de apenas 35%.

Por isso, em qualquer projeto de aumento de potência o mais importante é pensar no arrefecimento.

Arredondando as contas para facilitar o entendimento:

35% (Potência) = 65% (Calor)

Para cada ponto % de aumento de potência, tem que aumentar duas vezes o % de arrefecimento.

Se aumentar a potência original em 10%, tem que aumentar a capacidade de arrefecimento em 20%.

Se aumentar a potência original em 30%, tem que aumentar a capacidade de arrefecimento em 60%.

Se aumentar a potência original em 40%, tem que aumentar a capacidade de arrefecimento em 80%.

E assim por diante...

Ah Reinaldo, mas eu tenho um conhecido que trabalha a 50 anos preparando motores e não faz nada disso e ainda ganha todas as corridas? Como eu disse no inicio, sempre será um "ganha e perde", e naturalmente nesses casos a durabilidade de um motor preparado para corridas será drasticamente menor que um motor montado para um carro de rua.

Concluindo como eu iniciei:

Não existe a melhor "receita" ou a configuração ideal... Tudo depende do que se pretende, do uso e da durabilidade que se pretende ter.

E adicionando mais uma coisinha:

Também não adianta copiar a "receita" de X, Y, Z porque no carro W, Q, V ficou muito bom... Cada conjunto é diferente e particularmente motores arrefecidos a ar, o fluxo de ar é diferente para cada carro. Por isso deve-se avaliar o conjunto como um todo antes de decidir o que fazer e como fazer.

Reinaldo

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
09/02/2015, 15:42
Onde está o botão curtir!!!!!!!!!!

Parabénss...excelente explicação...vivendo e aprendendo...os engenheiros da L200 e do JPX faltaram essa aula...kkkk

[ ]'s

Policarpo
09/02/2015, 20:18
É isso mesmo...a termodinâmica impõe o limite.

A não ser os tais motores pseudo-adiabáticos da RTU, que tem um rendimento térmico estimado de 70%, dai essa limitação de 30% vai por água abaixo.

Para saber mais sobre eles vejam...

Se eles virarem realidade a eficiência dos propulsores vai dar um salto...adeus motores de alta litragem.

http://www.rtugroup.com/revolutionary-technologies/pseudo-adiabatic-technology

Francisco Gefferson
09/02/2015, 23:22
Só lembrando que esse motor Mitsubishi possui "corrente de comando", o que significa ser infinitamente mais confiável que alguns propulsores com correia dentada; como é o caso do 2.3 FTP atual (apesar de ser muito bom, utiliza o sistema de correia).

Francisco Gefferson
12/02/2015, 19:01
Alguém sabe informar se a TAC ainda está produzindo o Stark atualmente!?

Willian Del Piero Rocha
13/02/2015, 13:42
Todas as informações até agora dão conta de que a produção está parada para restruturação da empresa , ,acho que todos torcem pela volta do Stark ,precisamos de opções no mercado e que cada um possa comprar o que gostar e achar melhor ,e que melhor lhe convier.

Vanderson36
21/02/2015, 16:45
Todas as informações até agora dão conta de que a produção está parada para restruturação da empresa , ,acho que todos torcem pela volta do Stark ,precisamos de opções no mercado e que cada um possa comprar o que gostar e achar melhor ,e que melhor lhe convier.

Também torço pela volta do Stark, gosto muito do jipe.

Vanderson36
21/02/2015, 16:51
Pessoal álguem pode me indicar quais amortecedores posso utilizar no Satrk, pois tenho ue trocar os meus e está difícil de encontrar os originais.

Muto obrigado

alexandre pimenta
22/02/2015, 15:07
Ola vanderson,os mais parecidos sao os trazeiros do gol,so nao sei se sao mais duro ou mole que os originais,as molas do gol trazeiras sao identicas as da dianteira do stark portanto acho que os amortecedores tambem sao.

Miranda_MG
22/02/2015, 16:12
Pessoal álguem pode me indicar quais amortecedores posso utilizar no Satrk, pois tenho ue trocar os meus e está difícil de encontrar os originais.

Muto obrigado

Vanderson,

Peço desculpas se o meu palpite já foi tratado no tópico, pois acabei de assiná-lo e confesso não ter lido as duzentas e tantas páginas anteriores.
Então: amortecedores sob encomenda não são possíveis? Até com um desempenho e qualidade maiores (junto com o preço que sobe, claro). Os Offshox por exemplo. Já entrou em contato com eles para ver se é possível?

Abraço,

Miranda

Vanderson36
22/02/2015, 16:55
Vanderson,

Peço desculpas se o meu palpite já foi tratado no tópico, pois acabei de assiná-lo e confesso não ter lido as duzentas e tantas páginas anteriores.
Então: amortecedores sob encomenda não são possíveis? Até com um desempenho e qualidade maiores (junto com o preço que sobe, claro). Os Offshox por exemplo. Já entrou em contato com eles para ver se é possível?

Abraço,

Miranda

Miranda,

Já conversei com o pessoal da offshox, eles fabricam os amortecedores, com qualidade indiscutível, porém o preço é bem salgado. Mas acho que não tenho muitas escolhas.

Muito obrigado

Vanderson

Vanderson36
22/02/2015, 16:57
Ola vanderson,os mais parecidos sao os trazeiros do gol,so nao sei se sao mais duro ou mole que os originais,as molas do gol trazeiras sao identicas as da dianteira do stark portanto acho que os amortecedores tambem sao.

Alexandre,

Valeu pela dica, vou pesquisar e tentar descobir o grau de compressão dos amortecedores do gol.

Abs.

Zettel
02/04/2015, 18:42
Ola Policarpo.
Quero saber se deu certo o corte nos limitadores cilindricos dos amortecedores. O aumento do curso da suspenção não prejudica as homocinéticas? Pergunto pois estou querendo fazer o mesmo no meu 2010, pois ja troquei as molas dianteiras pela do Corola.
Abs.

Policarpo
02/04/2015, 22:04
Então, ficou ótimo! Cortei e o curso aumentou mesmo. Mas fiz isso apenas na dianteira. Destaco que as molas dianteiras minhas são do Corolla (traseira) portanto aguentam mais carga. Tive que aumentar o corpo superior do amortecedor para levantar o jipe...como uso pneus 35 a suspensão passou a afundar muito e dai cortei e emendei um tubo maior logo acima do amortecedor...fiz com um amigo meu fera em solda e torno.

Ficou muito superior ao original.

É aquele negócio...jipe e jipeiro em constante iteração...rs

Espero ter ajudado.

Ola Policarpo.
Quero saber se deu certo o corte nos limitadores cilindricos dos amortecedores. O aumento do curso da suspenção não prejudica as homocinéticas? Pergunto pois estou querendo fazer o mesmo no meu 2010, pois ja troquei as molas dianteiras pela do Corola.
Abs.

THIVIX
17/04/2015, 14:30
Pessoa, saiu uma noticia sobre uma possivel parceria da TAC com a Zoyte.

http://www.noticiasautomotivas.com.br/zotye-estuda-se-unir-com-tac-motors-no-brasil/

Alguem tem mais informações sobre o futuro da TAC? Vocês acreditam que comprar um Stark nesta altura do campeonato seja uma boa opção? Obs:Tive a oportunidade de dirigir um Stark esses dias e gostei bastante do carro, estou cogitando a compra porem tenho medo do futuro ainda incerto da TAC.

Chuck,

vc ainda esta com seu Stark? Sabe me dizer se eu precisar de peças como para brisa, homocinéticas, etc, é fácil conseguir na fabrica na TAC?

Obrigado

Zotye estuda se unir com TAC Motors no Brasil (http://www.noticiasautomotivas.com.br/zotye-estuda-se-unir-com-tac-motors-no-brasil/)

■Mercado (http://www.noticiasautomotivas.com.br/categoria/mercado/)
■TAC (http://www.noticiasautomotivas.com.br/categoria/marcas/tac/)
■Zotye (http://www.noticiasautomotivas.com.br/categoria/marcas/zotye-marcas/)

16/04/2015

http://2-ps.googleusercontent.com/hk/zzhYb64woxq2mr0kNHQ2KUJsdE/www.noticiasautomotivas.com.br/images/img/f/620x408xtroller-t4-tac-stark-2-620x408.jpg.pagespeed.ic.yzzRhsvAB0KzvGhYlOjT.jpg (http://www.noticiasautomotivas.com.br/images/img/f/troller-t4-tac-stark-2.jpg)
A chinesa Zotye está em processo de negociação com a TAC Motors, fabricante brasileira do jipe Stark que terá um novo grupo controlador, para fazer uma parceria que visa a produção do modelo T200 Hunter no Ceará, onde a empresa nacional possui uma planta de produção, pois o objetivo é vender o SUV também a partir do Brasil.
O Hunter deverá compartilhar a mesma linha de montagem do jipe Stark, que voltará à produção normal, já que hoje é vendido apenas por encomenda, e poderá até ser exportado para países da América Latina. A ideia é introduzir motor flex e até transmissão automática no utilitário.

O investimento da TAC Motors será de R$ 120 milhões e deverá gerar 150 empregos na região. No entanto, a Zotye continua planejando ter uma linha de produção no Espírito Santo para os modelos Z100 e um subcompacto elétrico. A marca chinesa pretende vender também os modelos Z100 Logic, Z300 e T600.

VOVÔ DO TROLLER
17/04/2015, 15:10
Pessoa, saiu uma noticia sobre uma possivel parceria da TAC com a Zoyte.

http://www.noticiasautomotivas.com.br/zotye-estuda-se-unir-com-tac-motors-no-brasil/

Alguem tem mais informações sobre o futuro da TAC? Vocês acreditam que comprar um Stark nesta altura do campeonato seja uma boa opção? Obs:Tive a oportunidade de dirigir um Stark esses dias e gostei bastante do carro, estou cogitando a compra porem tenho medo do futuro ainda incerto da TAC.

Chuck,

vc ainda esta com seu Stark? Sabe me dizer se eu precisar de peças como para brisa, homocinéticas, etc, é fácil conseguir na fabrica na TAC?

Obrigado

Zotye estuda se unir com TAC Motors no Brasil (http://www.noticiasautomotivas.com.br/zotye-estuda-se-unir-com-tac-motors-no-brasil/)

■Mercado (http://www.noticiasautomotivas.com.br/categoria/mercado/)
■TAC (http://www.noticiasautomotivas.com.br/categoria/marcas/tac/)
■Zotye (http://www.noticiasautomotivas.com.br/categoria/marcas/zotye-marcas/)

16/04/2015

http://2-ps.googleusercontent.com/hk/zzhYb64woxq2mr0kNHQ2KUJsdE/www.noticiasautomotivas.com.br/images/img/f/620x408xtroller-t4-tac-stark-2-620x408.jpg.pagespeed.ic.yzzRhsvAB0KzvGhYlOjT.jpg (http://www.noticiasautomotivas.com.br/images/img/f/troller-t4-tac-stark-2.jpg)
A chinesa Zotye está em processo de negociação com a TAC Motors, fabricante brasileira do jipe Stark que terá um novo grupo controlador, para fazer uma parceria que visa a produção do modelo T200 Hunter no Ceará, onde a empresa nacional possui uma planta de produção, pois o objetivo é vender o SUV também a partir do Brasil.
O Hunter deverá compartilhar a mesma linha de montagem do jipe Stark, que voltará à produção normal, já que hoje é vendido apenas por encomenda, e poderá até ser exportado para países da América Latina. A ideia é introduzir motor flex e até transmissão automática no utilitário.

O investimento da TAC Motors será de R$ 120 milhões e deverá gerar 150 empregos na região. No entanto, a Zotye continua planejando ter uma linha de produção no Espírito Santo para os modelos Z100 e um subcompacto elétrico. A marca chinesa pretende vender também os modelos Z100 Logic, Z300 e T600.
E como fica a instalação do airbag e do ABS?

Willian Del Piero Rocha
17/04/2015, 15:47
Apenas ABS , ,vai usar a "brecha na lei" como o Troller e o Marruá , ,veículos fora de estrada . Brasillllll

MATEW
04/05/2015, 17:34
Estou com muita vontade de comprar um STARK, mas com receio em função do futuro da marca. Alguém poderia se manifestar a respeito? Os preços dos veículos usados estão muito em conta, talvez inclusive por conta dessa situação. Obrigado.

cebaldocchi
31/05/2015, 13:21
Galera, hoje a junta homocinética traseira esquerda do meu TAC quebrou... estava próximo de casa e voltei com ele ligado no 4x4 High. Essa homocinética é da FIAT?

https://dl.dropboxusercontent.com/u/45319171/tac1.jpg

https://dl.dropboxusercontent.com/u/45319171/tac2.jpg

Francisco Gefferson
01/06/2015, 15:52
Não tenho certeza, mas pesquisa junto à fabrica, pois, salvo engano, havia um recall para as homocinéticas do Stark.

Zettel
01/06/2015, 18:59
Não tenho certeza, mas pesquisa junto à fabrica, pois, salvo engano, havia um recall para as homocinéticas do Stark.

Não pessoal. As homocinéticas são proprias do Stark e não tem à venda no mercado. Quando quebrei, comprei com o Antonio da TAC ( 88-9722 1011), os eixos reforçados dos modelos mais novos e acabaram-se os problemas. Nunca ouvi falar de recall das homo.

cebaldocchi
10/06/2015, 19:36
Boa noite galera,
tudo bem?

Bom, sobre a homocinética vou relatar aqui como foi a minha experiência...
Comprei meu TAC em Março de 2014 em São Bernardo do Campo (ele é ano 2010), e veio com pneus MUD 33.
Antes dele tive um Troller 2007 que fiquei 6 meses. A princípio a experiência com o TAC foi sempre muito boa... ótima suspensão, ótima dirigibilidade, e um motor mais fraco que o Troller, mas suficiente para meu uso.
O objetivo do carro é viajar e pegar no máximo estradas de terra... nada de trilha.
Semana passada (Junho de 2015) a homocinética traseira esquerda quebrou sem ouvir barulho algum... estava fazendo uma curva em subida, segunda marcha, motor acima dos 2000rpm (turbina cheia, toque lá em cima)... o carro perdeu tração sem nem mesmo ouvir "creck".
Desde que comprei ele não fiz nenhuma revisão nas homocinéticas, apenas troquei uma coifa rasgada, mas já havia um barulho "clock-clock" quando saia com ele em primeira marcha.

A homocinética quebrada havia sinais de desgaste apenas na "estrela" interna. A "caixa" externa estava sem sinal algum de desgaste. Essa estrela estava com material deformado, repuxado, como se tivesse sofrido uma deformação à frio. Essa homocinética é exclusiva do TAC, fabricado pela Garma. Achei a peça pra reposição por R$ 850,00.
Logo em seguida liguei na autorizada TAC em MG, e fui informado o seguinte:

Até o ano de 2010 o carro vinha com essa homocinética que aguentava somente o carro com pneus originais. Se trocasse o pneu elas não aguentavam. À partir de 2010 a TAC trocou as homocinéticas por ouro modelo, e se meu carro fosse mais novo seria dado o conserto em garantia.
Me ofereceram um conjunto de homocinéticas "High Torque" que aguenta o tranco até pneus 35. Porém seria substituídos os 4 semi-eixos-árvore pelo valor entre 6 a 7 mil reais!

Achei essa solução inviável, pois a princípio eu não faço trilha e seria muita coisa pro carro. Além do que "sucatear" os 3 semi-eixos-árvore ainda com vida, jogar dinheiro fora.

Após isso achei um cara em São Paulo que recondiciona homocinéticas. Levei a homocinética lá e me ofereceram um serviço de substituir a homocinética com defeito por outra um pouco maior, aproveitando o semi-eixo original e soldando uma nova homocinética. A bolacha também havia uma pequena folga onde seria feito um ajuste para retirá-la. Valor: R$ 350,00.
Mandei fazer e sexta-feira fica pronto, logo em seguida postarei fotos das peças. A princípio vou retirar o conjunto traseiro do lado direito para fazer o mesmo serviço e ficar igual dos dois lados.
Os conjuntos dianteiros vou desmontar e analisar e farei o serviço apenas se necessário.

Amanhã postarei fotos...

cebaldocchi
22/06/2015, 17:26
Boa tarde pessoal,
tudo bem?

Vou continuar o relato sobre as homocinéticas do meu TAC Stark...

https://dl.dropboxusercontent.com/u/45319171/homocinetica-stark/00.jpg
Suspensão Dianteira Direita desmontada.

https://dl.dropboxusercontent.com/u/45319171/homocinetica-stark/01.jpg
Homocinéticas abertas.

A homocinética que quebrou foi a traseira esquerda... quando desmontei já estava sem as esferas e sem a gaiola.
O mais estranho foi o munhão estar deformado, o que não deveria acontecer em aço dessa dureza, apontando provavelmente má tempera durante a fabricação.

https://dl.dropboxusercontent.com/u/45319171/homocinetica-stark/02.jpg
Munhão da homocinética traseira esquerda.

A caixa estava brilhando na parte onde as esferas trabalhavam, e sem sinal de desgaste.

https://dl.dropboxusercontent.com/u/45319171/homocinetica-stark/03.jpg
"Caixa" da homocinética traseira esquerda.

Minha surpresa maior foi quando desmontei a homocinética dianteira (não lembro o lado) e me deparei com um munhão trincado de lado a lado! Com o esforço da tração esse munhão tendia "abrir", causando outra trinca que ainda estava se propagando no lado oposto! (dêem um zoom se precisar)

https://dl.dropboxusercontent.com/u/45319171/homocinetica-stark/04.jpg
Munhão com uma trinca completa e outra ainda se propagando no material.

Vou ressaltar aqui que liguei o 4x4 do meu Stark apenas 5 vezes em um ano, em estradas de terra, por trechos curtos de menos de 8km! Esse trincado já estava lá há um bom tempo. Apesar das homocinéticas do Stark serem consideradas "frágeis", não sei as condições que o antigo proprietário utilizou para condenar essa peça.

A caixa do conjunto desse munhão estava em perfeito estado, sem sinal de desgaste.
https://dl.dropboxusercontent.com/u/45319171/homocinetica-stark/05.jpg
Caixa da homocinética, sem sinal de desgaste.

As outras duas homocinéticas estavam em melhor estado das anteriores, não apresentavam trincas, mas ambas estavam com folgas. Só tirei foto de uma delas:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/45319171/homocinetica-stark/06.jpg

No final das contas recondicionei os 4 semi-eixos do carro, substituindo as 4 homocinéticas e as 4 bolachas (todas bolachas apresentavam folgas), por peças novas. A homocinética que colocamos foi uma semelhante da Garma, possui o entalhado interno idêntico ao original para manter o semi-eixo e não precisar de tantas adaptações.

A homocinética velha foi cortada e removida do eixo original, e soldada uma nova.
Na foto pode não aparecer, mas é a homocinética velha e a nova já soldada no semi-eixo!
https://dl.dropboxusercontent.com/u/45319171/homocinetica-stark/07.jpg
https://dl.dropboxusercontent.com/u/45319171/homocinetica-stark/08.jpg
Semi-Eixo original já com a nova homocinética ao lado da homocinética velha cortada.

Os pneus do meu Stark são 35, e utilizo o carro somente em asfalto, estradas de terra, etc... com esse uso "normal" essas homocinéticas devem aguentar bem. Quem realmente fizer questão de colocar as da Fiat Ducato (são bem maiores) para trilhas pesadas e uso severo o próprio Pedro da MacLan disse que faz o serviço, valor negociável.

https://dl.dropboxusercontent.com/u/45319171/homocinetica-stark/10.jpg

Segue o contato:

Mec Lan
Eixos Homocinéticos (Nacionais e Importados)
(11) 2296-9424
(11) 2941-7812
(11) 2092-2940
Rua Mariano Souza, N: 339
Tatuapé
São Paulo

Francisco Gefferson
22/06/2015, 18:01
Muito legal seu relato, espero que o serviço tenha ficado bom. Sempre que puder poste também suas impressões sobre o carro ou algum detalhe técnico; talvez alguns como eu tomem gosto e comprem um Stark também. Na verdade, estou esperando uma melhor definição do futuro da fábrica para poder comprar um.

VOVÔ DO TROLLER
22/06/2015, 18:36
Muito legal seu relato, espero que o serviço tenha ficado bom. Sempre que puder poste também suas impressões sobre o carro ou algum detalhe técnico; talvez alguns como eu tomem gosto e comprem um Stark também. Na verdade, estou esperando uma melhor definição do futuro da fábrica para poder comprar um.

O Stark ainda está sendo fabricado? Também já pensei em comprar um, mas a "novela" do Stark já está mais demorada do que o " O direito de nascer" ( a novela brasileira mais longa de todos os tempos , nunca superada por outra). Para quem não se lembra, ou para quem ainda não era nascido, esta novela é de 1964.

Válter -Troller 09/10-

cebaldocchi
23/06/2015, 11:54
Bom dia pessoal,
tudo bem?

O carro está sendo montado no momento e até agora está tudo bem.
Como mencionei no meu relato eu tive um troller antes do stark... claro que são dois jeeps "concorrentes" (estou falando do stark vs. troller antigo - não o troller 2015).

Acho que o TAC fez um ótimo trabalho, principalmente querendo trazer inovações para o modelo... se colocassem uma suspensão comum de eixo rígido a coisa continuaria da mesmice de sempre, seria apenas uma cópia do troller. Gosto da ousadia dos engenheiros de se proporem a fazer algo novo e diferente. O que mais gosto no meu Stark é a dirigibilidade, volante super macio, sem folgas, e o balanço do carro é incrível e na minha opinião melhor que o troller.

Disse acima que eles são "concorrentes", porém a verdade é um pouco diferente... a suspensão do troller é eixo rígido, um sistema bem robusto e bruto, difícil de quebrar e bom pra trilhas pesadas.
O stark possui suspensão independente nas 4 rodas... a suspensão tipo paralelogramo mantém a cambagem praticamente constante durante todo o curso de trabalho, ou dependendo do projeto você ainda consegue deixar a cambagem negativa quando a suspensão é "comprimida". Uma suspensão assim é muito mais sofisticada e delicada, ideal para curvas e velocidade.
São carros com propostas diferentes.

https://dl.dropboxusercontent.com/u/45319171/homocinetica-stark/suspensao-stark.png
Exemplo: Variação de Cambagem em suspensão com duplo braço.

https://dl.dropboxusercontent.com/u/45319171/homocinetica-stark/troller_vs_tac_stark.png

Suspensão Eixo Rígido vs. Suspensão Independente

E esse problema da homocinética, são coisas que acontecem em projetos novos... criar um carro do zero é muito trabalho, e muitos detalhes. Acho importante a fábrica tomar consciência de tudo isso e ir melhorando o projeto.

Quem pretende um carro 4x4 ágil para uso mais urbano, estradas de terra, recomendo fazer um test drive no Stark sem compromisso. Se não gostar vai de troller mesmo.

alexandre pimenta
12/07/2015, 17:10
Tenho um stark com aprox.20.000km, mas nunca fiz revisao em autorizada por causa da distancia onde moro.Recentemente viajando pelo Ceara passei em Sobral,na fabrica da TAC MOTORS onde parei para trocar o parabrisa que quebrou na viajem,fui recebido pelo gerente de fabricacao Antonio Carlos,que me atendeu muito bem,me deixou no hotel,levou o carro para a fabrica,e nao so trocou o vidro como fez uma revisao na garantia trocando um farol,mangueiras do radiador que estavam um pouco ressecadas,guarnicao da bomba do tanque,abracadeiras,etc.Paguei somente o vidro,cola e guarnicao do vidro. Ele me falou que despacha qualquer peca que eu precise,basta eu telefonar,fiquei muito satisfeito.VALEU ANTONIO!!!

Willian Del Piero Rocha
12/07/2015, 19:22
Alexandre, teve alguma noticia sobre a fabricação do Stark ???

anfernandes
13/07/2015, 10:26
Alguém têm notícias da Stark? Como anda a empresa e sua produção?

alexandre pimenta
13/07/2015, 15:36
willian,esta quase parado,fabricando sob encomenda.O Antonio me falou que estao aguardando deliberacoes judiciais,pois estao na justica contra o estada do RN para que cumpram os contratos firmados,e isto deve demorar...Quanto ao carro ja tem um com o interior todo modificado e a frente dele parece que vai ser diferente,na mecanica segundo me falaram,o ABS ja foi desenvolvido e a caixa de direcao tambem e outra.

Willian Del Piero Rocha
14/07/2015, 13:20
Valeu Alexandre ,fico feliz que eles não desistiram ,o Stark tem muito a acrescentar ao mercado off road. Precisamos de mais modelos com vocação fora de estrada.

Francisco Gefferson
14/07/2015, 14:22
Seria ótimo ver o Stark voltar à fabricação normal. O mercado é carente de opções. Um câmbio automático moderno desses com 7 ou 8 marchas também é bem vindo. Nem todo mundo que compra 4x4 gosta câmbio manual, principalmente quem precisa rodar todo o dia com a viatura como eu, um câmbio manual nesse trânsito horrível faz a diferença; nem que seja opcional.

Fedesign
15/07/2015, 21:46
Me deparei com esta matéria hoje sobre a TAC MOTORS. http://www.autossegredos.com.br/2015/04/17/%EF%BB%BFchinesa-zotye-e-tac-motors-estudam-acordo-de-cooperacao/#disqus_thread

Chinesa Zotye e TAC Motors estudam acordo de cooperação 17 abril 2015 /

inShare

http://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2015/01/zotye_t200_1.jpg (http://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2015/01/zotye_t200_1.jpg)A Chinesa ZOTYE e a TAC MOTORS, fabricante brasileira do jipe STARK 4WD estudam a possibilidade de um acordo de cooperação para pareceira comercial entre as duas empresas. A ZOTYE Motors do Brasil segue prometendo sua chegada ao Brasil para este ano. Segundo a marca ela está se organizando para ser uma chinesa diferente com um projeto diferenciado para fornecimento de peças e serviços. Ainda segundo o fabricante a parceria com a TAC poderá acelerar o início da produção de alguns modelos da ZOTYE. Segundo a ZOTYE a linha de produção da TAC Motors, localizada no Ceará, deverá ser usada para fabricação do ZOTYE T200 HUNTER, que compartilhará a mesma linha de montagem do STARK 4WD. Como a chinesa conta com operações em alguns países da América Latina o STARK poderá ser vendido em outros países.
Se a parceira for adiante o novo grupo assumirá a administração da TAC MOTORS e reformulará sua estratégia comercial lançando novos modelos derivados do STARK, inclusive com opção de câmbio automático e motorização flex., que reduzirá consideravelmente o preço final do jipe. O investimento estimado para a a parceria é de R$ 120 milhões que poderá gerar mais 150 empregos diretos na fábrica Cearense.
A ZOTYE ainda afirma que mantém a intenção de construir unidade fabril no Estado do Espírito Santo, onde será produzido, a partir de 2017, o modelo elétrico e o compacto Z100 Logic.
Foto | Zotye/Divulgação

JEFFCATUNDA
18/07/2015, 01:29
Acabaram com o dinheiro que pegaram do estado do Ceará, Já haviam raspado os cofres de Santa Catarina... E agora estão em busca de outra têta...

VOVÔ DO TROLLER
18/07/2015, 16:20
Acabaram com o dinheiro que pegaram do estado do Ceará, Já haviam raspado os cofres de Santa Catarina... E agora estão em busca de outra têta...

Grande Jeff. Você já estava fazendo falta neste forum. Teta é o que todo mundo quer, e quanto mais leite, melhor.....só que tirar leite dos chineses, não deve ser fácil não rsrsrs......Abs. Válter.

luis dal pra
20/08/2015, 18:31
Olá pessoal!!
Soube que a TAC esta voltando a produzir duas unidades por mês, serão ainda ano 2013, o preço lá por R$ 85k !!

anfernandes
20/08/2015, 19:19
Ola!
Ano 2013? Isso mesmo?

luis dal pra
20/08/2015, 21:32
Correto Anfernandes, eles possuem muitos veículos a serem produzidos ano e modelo 2013.

VOVÔ DO TROLLER
20/08/2015, 23:48
Correto Anfernandes, eles possuem muitos veículos a serem produzidos ano e modelo 2013.

E isso é legal?

Glaicon
21/08/2015, 06:05
E isso é legal?
Bom, a Mitsubishi daqui tem Triton 2014 zero Km à venda.
Por certo, com algum desconto.
Mercadoria encalhada.
Que a TAC consiga sobreviver.:concordo:

biondipacheco
21/08/2015, 17:37
como um veiculo produzido em 2015, vai ser 2013/2013? no máximo vai ser 2015/2013.
Não faz sentido.

Willian Del Piero Rocha
21/08/2015, 20:00
Acho que o negocio é seguinte : eles tem vários itens do carro de quando pararam a produção(2013) ,tipo chassi/gaiola , suspensão ,painel ,carroceria/carenagem ,etc ,, e agora vão aproveitar esse material e montar os carros com o motor novo ,ou se tiverem motor na caixa vai ele mesmo , ,ou seja ,é um carro que seria montado em 2013 ,mas vai ser montado agora,e vai sair como 2015,simples. Não é um modelo novo,atualizado, é o mesmo de 2013, mas montado agora.

edusao
21/08/2015, 20:47
Acho que o Willian tem razão, mas com uma ressalva, acho bem possível sair como 2013 mesmo porque eles devem ter números de chassi cadastrados naquele ano para carros que acabaram nao montando ou que até foram montados parcialmente mas não concluídos, agora não poderiam mudar o número. Outra coisa seria a legislaçao ambiental e de segurança (airbag/abs) que não sei se no caso do motor do stark seria compatível para 2015. Algum esquema desse tem. Não digo irregular, mas para adequar e conseguir vender esses carros.

Willian Del Piero Rocha
21/08/2015, 22:05
Isso aí Edusao ,se os chassis já estão cadastrados,complica ,,não sei se é possível dar baixa e registrar um novo numero no mesmo chassi(não entendo e não sei como funciona isso) ,motor ,se eles tiverem alguns ,podem vender no mercado pelo ano deles,, e comprar novos motores da fiat/iveco ,que já vão vir homologados na nova especificação ,,Air bag não precisa ,é um fora de estrada , como o troller que não tem também ,,ABS é fácil colocar.
Tudo que coloquei ,é só especulação e vontade de ver o Stark novamente sendo fabricado.

luis dal pra
21/08/2015, 23:32
Isto mesmo, pelo que sei após a concessão do numero de chassi este perdura por 5 anos para depois caducar, terão de fazer uso dos mesmos neste período, serão pelo que sei 13/13 mantendo o mesmo modelo.

edusao
22/08/2015, 10:14
Positivo Luis! Acho também que estes carros seriam uma boa compra em relação ao que temos de 4x4 no mercado nesta faixa de valor. Embora nunca tenha me manifestado neste tópico sempre tive grande simpatia pelo TAC. Encontrei dois proprietários (pai e filho, dois TAC) num passeio na região de curitiba e eles só elogiaram o jipe. Além também do design, que acho muito bacana. O problema é esta instabilidade de marca que não se firmou no mercado ainda. Infelizmente, para mim, um carro deste preço precisa ter um bom mercado para quando for trocar ou vender. Tive 3 troller e todos vendi com facilidade e, apesar de tudo que acontece na troller, acho que a marca ficou cada vez mais forte. Vamos torcer pela TAC também né, se tiver um 4x4 bom e com preço acessível certamente fará sucesso.

anfernandes
27/08/2015, 16:40
Uma reportagem sobre a TAC que saiu no site Bestcars:

http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/colunas/de-carro-por-ai/tiro-nagua-fiat-nao-comprou-fabrica-do-jipe-stark/

Será fato?

Francisco Maciel
28/08/2015, 11:14
Uma reportagem sobre a TAC que saiu no site Bestcars:

http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/colunas/de-carro-por-ai/tiro-nagua-fiat-nao-comprou-fabrica-do-jipe-stark/

Será fato?

Li esta matéria. Um texto enfadonho, mais preocupado com uma linguagem rebuscada, do que com a clareza das informações. Não gostei.
Resta esperar se a empresa chinesa Zotye, realmente firmou ou firmará parceria com a TAC, para assim tentar manter a singela produção do jipinho.
Infelizmente, acredito que o preço relativamente elevado do Stark, aliado a Troller Mania, fizeram com que ele não tivesse um futuro promissor. Sinceramente acredito que o Stark morreu e que não veremos mais nada além do que já sabemos.

le-brazil
01/09/2015, 16:17
O design do TacStark me passa a impressão que colocaram um Térios sobre um chassis de Jeep e adicionaram páralamas alargados para a concepção inicial do projeto.
Por fotos, passa a impressão de ser pequeno. Mas, ao vivo, ele é bastante alto e largo como um furgão Sprinter, Ducatto..

JotaN
08/09/2015, 11:28
Na minha opinião, a não aceitação do Stark para alguns, está no seu design com aparência de comportado. O problema não é o preço porque se fosse, o Troller não teria emplacado. Um carro off road pode ser até bom mas se não tiver uma aparência agressiva...

VOVÔ DO TROLLER
08/09/2015, 13:55
Na minha opinião, a não aceitação do Stark para alguns, está no seu design com aparência de comportado. O problema não é o preço porque se fosse, o Troller não teria emplacado. Um carro off road pode ser até bom mas se não tiver uma aparência agressiva...

Na minha opinião não tem nada a haver com a aparência. O problema é que a Stark nunca solidificou-se, com mudanças de estado, várias interrupções na linha de produção, ausência de serviços autorizados, etc. Aqui em S.Paulo, por exemplo, o maior mercado consumidor de carros do país, não tem uma autorizada Stark. Alguém sabe onde tem uma autorizada Stark? Eu até acho que esse carro tem um belo projeto,mas como confiar numa empresa desta? Abs

biondipacheco
11/09/2015, 16:54
http://www.tacmotors.empresarial.ws/assistencia-tecnica

Willian Del Piero Rocha
11/09/2015, 19:15
Lucas ,o problema é que o site deles está parado desde 2013 , , ,acho que a maioria das revendas Stark não estão mais ativas.

VOVÔ DO TROLLER
11/09/2015, 20:38
Lucas ,o problema é que o site deles está parado desde 2013 , , ,acho que a maioria das revendas Stark não estão mais ativas.
Não estão mesmo. Enviei emails para algumas delas e não obtive resposta. Postar relação antiga de autorizadas é fácil. Quero ver qual está operando de verdade. Abs.

vander_galan
23/10/2015, 18:49
Gostaria de saber dos proprietários do Stark, como é a suspensão do mesmo, tenho um 2010, comprado usado, e o meu é muito duro, no mês passado fui pra Ushuaia com ele e pulamos muito na Carretera Austral. Já vi vários proprietários falando que o jipe é muito macio. Acho que a suspensão do meu foi alterada. Agradeço às contribuições.

luis dal pra
26/10/2015, 21:59
Ultimas da TAC

QUATRO RODAS - Notícias, testes e lançamentos de carros - http://m.quatrorodas.abril.com.br/materia/fabricantes/cc8bb3a9e35197cbeacc2ca00f39a81e

VOVÔ DO TROLLER
27/10/2015, 13:21
Ultimas da TAC

QUATRO RODAS - Notícias, testes e lançamentos de carros - http://m.quatrorodas.abril.com.br/materia/fabricantes/cc8bb3a9e35197cbeacc2ca00f39a81e

Boa tarde Luís. Ótima notícia. Agora vai. Só espero que a chinesa Zotye não cometa as mesma cagadas que a Ford fez, depois de adquirir a marca Troller. É uma alternativa a mais no mercado, haja vista que o novo Troller/Ford não tem concorrentes à altura no mercado nacional. Abs. Válter.

LFC
27/10/2015, 14:49
http://carplace.uol.com.br/chinesa-zotye-compra-brasileira-tac-e-ja-anuncia-planos-de-expansao/

Giuberto
27/10/2015, 21:22
Boa tarde Luís. Ótima notícia. Agora vai. Só espero que a chinesa Zotye não cometa as mesma cagadas que a Ford fez, depois de adquirir a marca Troller. É uma alternativa a mais no mercado, haja vista que o novo Troller/Ford não tem concorrentes à altura no mercado nacional. Abs. Válter.

Na minha opinião, nem o novo nem o antigo tem concorrentes com a mesma proposta. Bastava a TAC não ter inventado moda. Ela fez o Stark com quase a mesma mecânica do troller. Bastava não ter inventado de fazer suspensão independente em jipe com proposta de trilha, e de preferência ter mantido um chassi tradicional com soldas feias ao invés de fazer uma gaiola. Não ia ter problema de homocinética e nem teria esses casos bizarros de ruptura de solda da gaiola. Podia colocar o preço a R$ 100 mil mesmo, como fez, que ia vender e incomodar a Troller ao invés de virar a novela e piada que virou durante 9 anos!

Verdade seja dita, depois de 9 anos, conseguiram o objetivo do início, porém com muito menos lucro. O objetivo era dar um golpe no mercado e vender a empresa pra FIAT. Como não deu certo, e todos os empréstimos do BNDES foram pro ralo ( E daí? É dinheiro de brasileiro né?) foi só enrolar, enrolar, até que a empresa não valesse mais nada e uma empresa oriental comprasse pra fazer o que não fizeram em 9 anos...

luis dal pra
05/11/2015, 19:46
Olá !

Sobre seu comentário Giuberto, não creio em golpe ou subterfúgios por parte dos acionistas da Tac, mas acredito que aconteceu o mesmo que o Sr. Gurgel passou, a historia se repete....
Pelo que sei estão sendo montados cerca de vinte veículos 2013/2013 para serem exportados para "as Arábias".
O projeto vai ser continuado além de outros lançamentos.

cebaldocchi
10/11/2015, 13:01
https://dl.dropboxusercontent.com/u/45319171/homocinetica-stark/www.hookahnarguile.com.br-01.jpghttps://dl.dropboxusercontent.com/u/45319171/homocinetica-stark/www.hookahnarguile.com.br-02.jpg

luis dal pra
27/11/2015, 13:05
Olá!
Soube que para 2016 já vão sair Stark modelo novo e uma Pick-up, para 2017 um modelo 4 portas.
Abraço,

Fedesign
29/11/2015, 17:23
http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/fabricantes/chinesa-zotye-adquire-catarinense-tac-motors-916174.shtml
Chinesa Zotye adquire a catarinense TAC Motors

Valor da negociação é de R$ 190 milhões e prevê a criação de novos modelos
Por Rodrigo Furlan | 26/10/2015
http://msalx.quatrorodas.abril.com.br/2015/10/26/1254/YFffO/tac-stark.png
A chinesa Zotye, que está próxima de começar suas operações no mercado brasileiro, anunciou a aquisição da montadora catarinense TAC Motors. O valor da negociação é de R$ 190 milhões e prevê a geração de 150 empregos na fábrca da TAC, situada em Sobral (Ceará), o desenvolvimento de novos modelos e a exportação para vários mercados.

Conhecida por produzir o Stark, jipe com tração integral, a marca TAC continuará a existir. Sua próxima novidade, inclusive, deverá ser uma versão picape do Stark, derivada do atual projeto, com tração 4x4. Atualmente equipado com um motor 2.3 movido a diesel (da Fiat), o jipe também deve receber uma opção dotada de motor flexível, de modo a aumentar sua penetração no mercado.

A ideia da Zotye é fazer com que o Stark se transforme num veículo com potencial internacional, sendo exportado para mercados como o latino-americano, o do Oriente Médio (ênfase nos Emirados Árabes Unidos) e o da África. Além disso, os modelos da própria marca chinesa também poderão ser feitos em Sobral, o que representaria uma economia para a fabricante no processo de instalação no Brasil.

Originalmente, esperava-se o início das vendas dos carros da Zotye no país para o fim de 2014, mas os planos foram adiados e, agora, a perspectiva é de que as primeiras concessionárias sejam inauguradas em Brasília e Belo Horizonte no primeiro trimestre de 2016.

Mesmo caminho da Troller?

Esse tipo de iniciativa não é de todo desconhecida no mercado brasileiro. Em janeiro de 2007, a cearense Troller foi comprada pela Ford. Ao mesmo tempo em que teve benefícios fiscais pelo negócio, a montadora norte-americana trabalhou desde então na revitalização do T4, conhecido jipe da Troller que foi relançado em 2014 e ganhou elogios até da imprensa especializada internacional.

Que triste notícia, Brasil nao possui uma fábrica 100% nacional mesmo, e quando possui é vendida para as fábricas de fora. Espero que nao aconteça como a Troller, mexeu no projeto no design....

Fedesign
29/11/2015, 17:29
http://carro.novasonline.com.br/tac-stark-pode-ganhar-versao-eletrica-em-2013/
TAC Stark pode ganhar versão elétrica em 2016 Automoveis (http://carro.novasonline.com.br/marca/automoveis/)
Carros, Automoveis
http://www.novasonline.com/wp-content/uploads/2012/06/TAC-Stark.jpg
A TAC, uma das poucas fabricantes legitimamente nacionais da área automotiva, poderá enveredar por um mercado quase inexplorado no Brasil: o de veículos ecologicamente corretos. Segundo informações publicadas no site da Quatro Rodas, o jipe Stark poderá ganhar uma versão equipada com motor elétrico. A produção do modelo seria iniciada em 2016.
O eStark, como deverá ser chamado, provavelmente receberá um propulsor desenvolvido pela MotoCzysz, que já desenvolveu um bloco elétrico de 10 células para uso motociclístico. O motor seria dotado da tecnologia D1g1tal Dr1ve, que não emite poluentes e permite recarga a partir de um gerador de energia.
Segundo a Quatro Rodas, o eStark seria inicialmente comercializado no mercado interno, mas a TAC teria planos de exportá-lo para outros países, incluindo os Estados Unidos. Vale lembrar que, até o momento, o governo brasileiro não concede qualquer tipo de incentivo aos veículos elétricos.

Começou a sessão ESQUISITICE DE CINEMA Á LA CARTE!!!!!!!!

Fedesign
03/12/2015, 17:07
http://carro.novasonline.com.br/tac-stark-pode-ganhar-versao-eletrica-em-2013/
TAC Stark pode ganhar versão elétrica em 2016

Automoveis (http://carro.novasonline.com.br/marca/automoveis/)
Carros, Automoveis
http://www.novasonline.com/wp-content/uploads/2012/06/TAC-Stark.jpg
A TAC, uma das poucas fabricantes legitimamente nacionais da área automotiva, poderá enveredar por um mercado quase inexplorado no Brasil: o de veículos ecologicamente corretos. Segundo informações publicadas no site da Quatro Rodas, o jipe Stark poderá ganhar uma versão equipada com motor elétrico. A produção do modelo seria iniciada em 2016.
O eStark, como deverá ser chamado, provavelmente receberá um propulsor desenvolvido pela MotoCzysz, que já desenvolveu um bloco elétrico de 10 células para uso motociclístico. O motor seria dotado da tecnologia D1g1tal Dr1ve, que não emite poluentes e permite recarga a partir de um gerador de energia.
Segundo a Quatro Rodas, o eStark seria inicialmente comercializado no mercado interno, mas a TAC teria planos de exportá-lo para outros países, incluindo os Estados Unidos. Vale lembrar que, até o momento, o governo brasileiro não concede qualquer tipo de incentivo aos veículos elétricos.

Começou a sessão ESQUISITICE DE CINEMA Á LA CARTE!!!!!!!!

Land Rover testa versão elétrica do Defender em parque da Inglaterra 02/08/2013 | Por: Redação (http://carplace.uol.com.br/author/diogodias/) Share

(http://carplace.uol.com.br/land-rover-testa-versao-eletrica-do-defender-em-parque-da-inglaterra/#) Tweet

(http://carplace.uol.com.br/land-rover-testa-versao-eletrica-do-defender-em-parque-da-inglaterra/#) Share

(http://carplace.uol.com.br/land-rover-testa-versao-eletrica-do-defender-em-parque-da-inglaterra/#) Share

(http://carplace.uol.com.br/land-rover-testa-versao-eletrica-do-defender-em-parque-da-inglaterra/#)

http://carplace.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/08/defender-electric-1-e1375452291573-620x414.jpg (http://carplace.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/08/defender-electric-1.jpg)
O Land Rover Defender Electric teve sua versão conceito apresentada durante o Salão de Genebra, que ocorreu em março deste ano. Ao todo, para a realização de estudos técnicos, a montadora produziu sete unidades deste conceito.
http://carplace.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/08/Land-Rover-Defender-EV-group1-620x387.jpg (http://carplace.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/08/Land-Rover-Defender-EV-group1.jpg)
O carro é equipado com um motor que entrega 95 cavalos de potência e 33,65 kgfm de torque. A autonomia de suas baterias é de 80 km com a carga completa, garantindo a velocidade máxima de 112 km/h. Em uma tomada normal elas levam dez horas para serem recarregadas, tempo que diminui para quatro se for utilizado um sistema de recarga rápida.
http://carplace.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/08/defender-electric-620x929.jpg (http://carplace.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/08/defender-electric.jpg)
As unidades estão sendo utilizadas no Projeto Éden, um parque temático focado em biologia que fica na Inglaterra. Cada unidade do Defender elétrico é conectada a quatro vagões que levam até 60 visitantes por vez ao redor do parque. Em carga máxima, o total transportado pode chegar a 13 toneladas.
http://carplace.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/08/land-rover-electric-defender-620x307.jpg (http://carplace.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/08/land-rover-electric-defender.jpg)
Essas unidades do Defender também possuem uma ligação entre o sistema HDC (controle de descidas) e os freios regenerativos, permitindo que até 80% da energia cinética gerada em frenagens seja mandada de volta para a bateria. Como o trajeto realizado pelos carros inclui diversas descidas íngremes, esse sistema se torna bastante útil.
Após o período de testes esses Defender serão aposentados pela Land Rover. Apesar de não vermos uma versão elétrica do modelo, a tecnologia testada poderá ser utilizada em carros da marca em um futuro próximo.

Falei bobagens na postagem anterior. Acredito que seria uma boa alternativa. Mas nao sei o fato do governo nao conceder incentivos para veículos elétricos.

vander_galan
17/01/2016, 02:49
Alguem do forum poderia me dizer onde ficam os reles do Stark (temporizador limpador de parabrisa), e se o temporizador do limpador de parabrisa tem algum fusivel. Ou ainda algum teria o esquema eletronico do modulo do limpador (fabricação Tac) para me arranjar. estou sem temporizador e com a fabrica fechada esta difícll. Muito obrigado.

Francisco Gefferson
19/01/2016, 14:24
Meu amigo, a peça que você procura deve ser de algum carro da FIAT (pois a TAC utilizava peças FIAT). Se você retirar a peça e levar numa boa casa de peças, dá pro vendedor encontrar a referência da peça pelo código que tem gravado no corpo da peça.

Gefferson

Alguem do forum poderia me dizer onde ficam os reles do Stark (temporizador limpador de parabrisa), e se o temporizador do limpador de parabrisa tem algum fusivel. Ou ainda algum teria o esquema eletronico do modulo do limpador (fabricação Tac) para me arranjar. estou sem temporizador e com a fabrica fechada esta difícll. Muito obrigado.

VOVÔ DO TROLLER
19/01/2016, 15:29

Caraca.......A fábrica continua fechada? Será que ela vai reabrir? Abs

vander_galan
19/01/2016, 23:15
Meu amigo, a peça que você procura deve ser de algum carro da FIAT (pois a TAC utilizava peças FIAT). Se você retirar a peça e levar numa boa casa de peças, dá pro vendedor encontrar a referência da peça pelo código que tem gravado no corpo da peça.

Gefferson

Caro Francisco, eu ja investiguei a fundo, o módulo em questão foi desenvolvido pela eng. da Tac. Pedi para o Tio da minha esposa fabricar um novo módulo, pois estava indo para Ushuaia, sem limpador de parabrisas, rs. Agora o limpador funciona, mas ainda naum tem temporizador, antes o limpador não funcionava, mas tinha temporizador, assim eu acho que posso resolver o problema porém preciso entender o projeto.

muito obrigado

vander_galan
19/01/2016, 23:19

Gefferson
Amigo, funcionarios da antiga Tac, me falaram que a Zotye, vai voltar a produçao em meados de abril. Tanto é que no facebook da Zotye tem oferta de Stark 0Km (preço ótimo) a venda. Estou aguardando o modelo 2016, pois gosto muito do meu 2010.

Francisco Gefferson
20/01/2016, 14:22
Qualquer novidade, por favor, poste aqui no fórum, assim como eu outros também tem interesse na marca.

Obrigado.

Gefferson

Amigo, funcionarios da antiga Tac, me falaram que a Zotye, vai voltar a produçao em meados de abril. Tanto é que no facebook da Zotye tem oferta de Stark 0Km (preço ótimo) a venda. Estou aguardando o modelo 2016, pois gosto muito do meu 2010.

vander_galan
21/02/2016, 17:17
A TAC MOTORS (Zotye) iniciou sua produção em 2016.

Sigam em @newtacmotos (Twitter).
Também postei algumas fotos da viagem que fiz até Ushuaia a bordo do meu Stark 2010.

Aguardando o modelo 2016.

vander_galan
21/02/2016, 17:20
Para quem tem dúvidas sobre a aplicação da suspensão traseira da independente em um veículo 4x4, pesquisem sobre suspensão traseira da nova Fiat Toro 4x4.

vander_galan
21/02/2016, 17:24
Corrigindo: @newtacmotors

lcdalzoc
16/04/2016, 11:15
Pessoal,
Estou na tratativa de pegar um Stark 2010, com 68.000km.
Problemas crônicos, pelo que pesquisei nessas 267 páginas, parecem ser somente as homocinéticas dos modelos 2010, confere?
O motor é exatamente o mesmo das Ducato? Então a manutenção deve ser tranquila. Tem DPF/EGR? Ele exige diesel S10 ou "digere" o S500?

Abraços,

VOVÔ DO TROLLER
16/04/2016, 17:42
A TAC MOTORS (Zotye) iniciou sua produção em 2016.

Sigam em @newtacmotos (Twitter).
Também postei algumas fotos da viagem que fiz até Ushuaia a bordo do meu Stark 2010.

Aguardando o modelo 2016.

Iniciou a produção em 2016? Já estamos em abril e onde estão os carros? Muito estranho, aliás como tudo da Tac, essa história.

Frk.6
26/07/2016, 12:58
Pessoal, a fábrica está funcionando em Sobral como foi mencionando anteriormente.
A alguns meses atrás comprei o pará-brisa e mantenho contato por e-mail com Felippe.

Rangel4x4
31/07/2016, 17:17

Vander,
Não achei nada sobre o preço desses novos stark zero km no face, vc tem essa informação, qual o valor?
Em BH tem Stark 0km 2013 por R$90.000,oo
O que vcs acham???

Glaicon
01/08/2016, 06:53
Vander,
Não achei nada sobre o preço desses novos stark zero km no face, vc tem essa informação, qual o valor?
Em BH tem Stark 0km 2013 por R$90.000,oo
O que vcs acham???
Olhei na tabela FIPE.
Lá ele existe!
R$ 96.060,00, ano 2016, 0 Km.
Nas opções de anos ele pula do 2014 para o 2016.
Agora, se realmente está sendo fabricado é que é uma incógnita.:concordo:

Rangel4x4
01/08/2016, 19:25
Não fechou...estão se reestruturando...por agora é só isso que posso falar.

Enquanto isso fica ai um passeio que fiz na região sul da Lagoa dos Patos...vale muito a pena o passeio.

Na Trilha dos Sabores - 2o episodio Saltimbocca alla Romana - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=e_wZbvzbNTM)

[ ]'s

Show de Bola o programa Chuck,
Virei fã!!!

José Bonifácio Reutemann
08/08/2016, 11:14
Esse aí é o Stark CSL

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
08/08/2016, 17:45
Show de Bola o programa Chuck,
Virei fã!!!

Vlww Rangel...abss

Hilton1
02/10/2016, 12:19
Salve salve galera proprietária desse seleto time da Tac Stark , tive um troller 2007 e agora estamos rodando nessa viaturazinha top que é o Stark este é 2011 e tá com uns 55 mil km , carro mto bom, estou até gostando mais que o troller , comecei dando uma geral na viatura e na raça fui percebendo que as peças dele é derivada de mtos carros e fabricantes, tá ai algumas dificuldades que encontrei. Gostaria de saber quem já mexeu no sistema de escapamento dele , onde será que eu consigo encontrar esta peça? Percebi que o 2011 e 2013 muda o lado da saída da descarga provavelmente são diferentes. Outra peça é aquela peça plastica que fica entre o capôs e o para brisa esta que envolve os limpadores , como será que eu encontro , será que existe ? Alguém já dividiu o banco de trás, criando dois independente? Ou algum projeto parecido.?
Será que seria uma boa idéia nós criarmos um grupo no zap para trocarmos mais ideias e soluções sobre o Stark?
Como eu consigo o vidro traseiro esquerdo do Stark 2011? Outra ele foi reprogramado e o ex dono me falou que ele deve tah com uns 150 cv pra mim o carro tá top, mas de forma intermitente ele solta um pouco de fumaça , é normal?
Agradeço galerinha a atenção de vcs.

Hilton1
03/10/2016, 17:46
Pow Cebaldocchi vc deu uma aula de suspensão heim ? Ainda bem que jogo no seu time. Qualquer qualquer lhe faço uma consulta , rs . Parabéns.

Jpacheco
27/12/2016, 16:45
Hilton, boa tarde! Você pode encontrar as peças, principalmente aquelas exclusivas do Stark, diretamente com a TAC. O contato que tenho é do Felippe Demetrof através do email: felippe.demetrof@tacmotors.com.br . Já adquiri diversas peças para meu 2011 e sempre foi tudo entregue corretamente por transportadora e pago através de boleto. Existem algumas peças que são exclusivas como as carenagens (peças da carroceria), vidros, amortecedores, homocinéticas, correia do motor, etc, outras peças como as buchas de suspensão, são na maioria da S-10, no motor a base logicamente é FPT (Fiat). Aquilo que você não consegue no mercado recorra à TAC. O meu já está com 115.000 km e está show, os amortecedores ainda são originais e estão em excelente condições. Abraços!

VOVÔ DO TROLLER
27/12/2016, 17:34
Hilton, boa tarde! Você pode encontrar as peças, principalmente aquelas exclusivas do Stark, diretamente com a TAC. O contato que tenho é do Felippe Demetrof através do email: felippe.demetrof@tacmotors.com.br . Já adquiri diversas peças para meu 2011 e sempre foi tudo entregue corretamente por transportadora e pago através de boleto. Existem algumas peças que são exclusivas como as carenagens (peças da carroceria), vidros, amortecedores, homocinéticas, correia do motor, etc, outras peças como as buchas de suspensão, são na maioria da S-10, no motor a base logicamente é FPT (Fiat). Aquilo que você não consegue no mercado recorra à TAC. O meu já está com 115.000 km e está show, os amortecedores ainda são originais e estão em excelente condições. Abraços!

A TAC já retomou a produção do carro? Tem previsão? Valeu....

jorgeffn
27/12/2016, 17:57
A TAC já retomou a produção do carro? Tem previsão? Valeu....

Acho que já viu, esses dias tinham vários numa Trilha aqui, e alguns com placa de carro 2016, agora pode ser que estavam parados e não tenham sido produzidos recentemente né....

541105541106541107

abs!

VOVÔ DO TROLLER
27/12/2016, 20:49
Acho que já viu, esses dias tinham vários numa Trilha aqui, e alguns com placa de carro 2016, agora pode ser que estavam parados e não tenham sido produzidos recentemente né....

541105541106541107

abs!
Valeu Jorge. Obrigado.

jorgeffn
27/12/2016, 21:10
Valeu Jorge. Obrigado.

Notei que esses mais novos tem pequenas diferenças estéticas e na logo ou no escrito Stark... o que me fez imaginar que seriam modelos mais novos....

esse dono do Stark vermelho, representava ou ainda representa a TAC por aqui, ele tem uma agência de veículos semi-novos e tem vários Starks lá... chama HLC Veículos, qualquer coisa dá uma pesquisada no Google que tem os Stark lá...

abs!

VOVÔ DO TROLLER
27/12/2016, 22:40
Notei que esses mais novos tem pequenas diferenças estéticas e na logo ou no escrito Stark... o que me fez imaginar que seriam modelos mais novos....

esse dono do Stark vermelho, representava ou ainda representa a TAC por aqui, ele tem uma agência de veículos semi-novos e tem vários Starks lá... chama HLC Veículos, qualquer coisa dá uma pesquisada no Google que tem os Stark lá...

abs!
Valeu. Obrigado

jorgeffn
29/12/2016, 15:29
Valeu. Obrigado

Dei uma conferida nessa agência aqui de BH e todos os Stark 0km são 2013, assim, creio que ainda não voltou a produção..... pelo menos esses que vi rodando por aqui, com placas de carros mais novos, provavelmente são esses 2013....

abs!

FHilton
09/02/2017, 17:25
Minha junta homocinetica traseira está ruim, meu stark é 2010. Algum pode me ajudar?

VOVÔ DO TROLLER
09/02/2017, 17:53
Tô querendo comprar um Stark o km. Alguém poderia me indicar uma concessionária aqui em Sampa? Grato

jorgeffn
09/02/2017, 18:08
Tô querendo comprar um Stark o km. Alguém poderia me indicar uma concessionária aqui em Sampa? Grato

Idoso,caso não consiga por aí, posso te passar o contato dessa agência aqui de BH que revende os Stark....

abs!!!

VOVÔ DO TROLLER
09/02/2017, 21:47
Idoso,caso não consiga por aí, posso te passar o contato dessa agência aqui de BH que revende os Stark....

abs!!!

Valeu Jorge, obrigado. É serviço autorizado? Os carros são 0 km e tem garantia? Abs

Walter Carlos Brossel
10/02/2017, 08:46
Valeu Jorge, obrigado. É serviço autorizado? Os carros são 0 km e tem garantia? Abs

Idoso, fala com o Beto aqui em BH.
Comprei o meu Stark com ele, cara honesto e de confiança. Os carros são zero Km e tem garantia.
Troque maiores informações com ele.

Beto (HLC veículos): (31)99655.2075 ou (31)98684.2875

A viatura é top, só alegria.

jorgeffn
10/02/2017, 10:47
Idoso, fala com o Beto aqui em BH.
Comprei o meu Stark com ele, cara honesto e de confiança. Os carros são zero Km e tem garantia.
Troque maiores informações com ele.

Beto (HLC veículos): (31)99655.2075 ou (31)98684.2875

A viatura é top, só alegria.

Valeu Waltim..... era o contato do Humberto mesmo que eu ia pasar para o Idoso, mas não sabia sobre a garantia e tal....

aí Idoso, esse é o cara dos Stark aqui em BH! qualquer coisa procura ele!

e se comprar por aqui, já aproveita para estrear o bicho nas montanhas mineiras! hehehehe

abs!

VOVÔ DO TROLLER
10/02/2017, 15:04
Valeu Walter e Jorge, obrigado. ABS. Valter.

P.S. o xará eu conheci lá no fórum dá Suzuki (Suzuki Net), quando eu tinha um Tracker 2006, mas logo capotei o danado e deu PT , mas já faz tempo. Abs
Valeu Jorge pelo convite. Eu estou sempre em Minas. Há 10 anos que eu vou direto para MG. Qualquer dia a gente se vê por aí. Abs

Frk.6
07/03/2017, 13:34
Idoso do Troller,

Sobre o Stark você consegue comprar sim um 0 km, entretanto, o chassis e os motores estão cadastrados no ano de 2013. Por esse motivo, você compra um 0 km, mas 2013, infelizmente.

Mas não aconselho você a compra um atual modelo, em conversa com um vendedor da fábrica ele me falou que agora em 2017, irá sair o novo modelo, consequentemente ano/modelo 2017.

Caso tenha interesse, posso enviar o contato e o e-mail dele.

Walter Carlos Brossel
07/03/2017, 15:14
Quando menos peso e mais tração andam juntas numa mesma viatura (e com pneus BF 35"):

TAC Stark - YouTube (https://youtu.be/UUoqp6oVVKA)

Abraços!

VOVÔ DO TROLLER
07/03/2017, 17:18
Idoso do Troller,

Sobre o Stark você consegue comprar sim um 0 km, entretanto, o chassis e os motores estão cadastrados no ano de 2013. Por esse motivo, você compra um 0 km, mas 2013, infelizmente.

Mas não aconselho você a compra um atual modelo, em conversa com um vendedor da fábrica ele me falou que agora em 2017, irá sair o novo modelo, consequentemente ano/modelo 2017.

Caso tenha interesse, posso enviar o contato e o e-mail dele.
Valeu Frk.6, obrigado pelas informações. Quando sair esse 2017 informe aqui para nós. Grato. ABS. Valter

Walter Carlos Brossel
14/03/2017, 10:45
Valeu Frk.6, obrigado pelas informações. Quando sair esse 2017 informe aqui para nós. Grato. ABS. Valter

Idoso, ontem estive com o Beto da HLC e ele vendeu essa semana os 2 primeiros Stark´s 2017.´Um para Pirapora MG e outro para Recife. A TAC está fabricando 10/mês e pretende chegar a 20 em Jan/18.
Até o final do ano passado, os Stark´s zero km era vendidos como ano 2013, porém como "geração" 2014, 2015, 2016, dependendo da fabricação. E isso é comprovado pela numeração do chassis. A informação que tive foi que a TAC estava discutindo judicialmente a retirada da obrigatoriedade do freio ABS em veículos off road (a exemplo da Troller com os air bag´s), e conseguiu isso somente esse ano (a lei era a partir de 2013).
O meu por exemplo foi adquirido no final do ano passado, zero km, no documento vem como 2013, porém a numeração do chassis dele refere-se a Nov/16.
O carro é praticamente base FIAT, e o motor é o mesmo da Ducato (IVECO), ou seja, qualquer oficina de VAN tem capacidade de dar manutenção na viatura. De forma geral, não vejo problema de peças ou coisa parecida no caso da interrupção da fabricação pela TAC. Veja os suzuki´s, os JPX´s, etc.
Ainda acho que o custo-benefício do Stark é imbatível, uma viatura que atende muito bem os dois mundos, o on e off road. Posso falar por que já tive uma boa variedade de jipes nesses 20 anos de fora de estrada...kkkkk...Um abraço e boa sorte.

VOVÔ DO TROLLER
14/03/2017, 13:10
Idoso, ontem estive com o Beto da HLC e ele vendeu essa semana os 2 primeiros Stark´s 2017.´Um para Pirapora MG e outro para Recife. A TAC está fabricando 10/mês e pretende chegar a 20 em Jan/18.
Até o final do ano passado, os Stark´s zero km era vendidos como ano 2013, porém como "geração" 2014, 2015, 2016, dependendo da fabricação. E isso é comprovado pela numeração do chassis. A informação que tive foi que a TAC estava discutindo judicialmente a retirada da obrigatoriedade do freio ABS em veículos off road (a exemplo da Troller com os air bag´s), e conseguiu isso somente esse ano (a lei era a partir de 2013).
O meu por exemplo foi adquirido no final do ano passado, zero km, no documento vem como 2013, porém a numeração do chassis dele refere-se a Nov/16.
O carro é praticamente base FIAT, e o motor é o mesmo da Ducato (IVECO), ou seja, qualquer oficina de VAN tem capacidade de dar manutenção na viatura. De forma geral, não vejo problema de peças ou coisa parecida no caso da interrupção da fabricação pela TAC. Veja os suzuki´s, os JPX´s, etc.
Ainda acho que o custo-benefício do Stark é imbatível, uma viatura que atende muito bem os dois mundos, o on e off road. Posso falar por que já tive uma boa variedade de jipes nesses 20 anos de fora de estrada...kkkkk...Um abraço e boa sorte.
Valeu Xará. Muito obrigado pelas informações. Abração. Valter

brunodcosta
08/06/2017, 18:01
Gostaria de saber se vale a pena comprar um stark 2013, e se ja estão fabricando o 2017 e se sim ele ira mudar a aparencia e modelo?

obrigado

brunodcosta
08/06/2017, 18:05
Gostaria de saber se vale a pena comprar um stark 2013, e se ja estão produzindo o 2017 e se sim eles irao mudar a aparencia e o motor ?

obrigado

jorgeffn
08/06/2017, 18:27
Gostaria de saber se vale a pena comprar um stark 2013, e se ja estão produzindo o 2017 e se sim eles irao mudar a aparencia e o motor ?

obrigado

Bruno, sobre compensar ou não, vai de cada um...... mas estão produzindo o 2017 já, o motor é o mesmo e a aparência se mudou foi uma ou outra coisa bem suave.. não notei diferenças... dá uma uma pesquisada por uma agência de veículos aqui de BH que chama HLC Veículos, lá tem fotos dos dois.

abs!

VOVÔ DO TROLLER
08/06/2017, 20:39
Bruno, sobre compensar ou não, vai de cada um...... mas estão produzindo o 2017 já, o motor é o mesmo e a aparência se mudou foi uma ou outra coisa bem suave.. não notei diferenças... dá uma uma pesquisada por uma agência de veículos aqui de BH que chama HLC Veículos, lá tem fotos dos dois.

abs!

Valeu Jorge. Vc sabe quanto está custando um zero km e com qual pneu ele vem? Abs

Rein@ldo
08/06/2017, 21:57
Vovô e Jorgeffn,

Segue o folder que comentei no tópico da SZK.
O preço é 99.999,90 ou seja 100.000,00.

548712

Abs!

Rein@ldo
08/06/2017, 22:01
Se alguém que tem, puder me passar:
Consumo;
Confiabilidade em viagens longas;
Conforto de rodagem em comparação com eixos rígido.

Desde já grato!

VOVÔ DO TROLLER
08/06/2017, 22:36
Vovô e Jorgeffn,

Segue o folder que comentei no tópico da SZK.
O preço é 99.999,90 ou seja 100.000,00.

548712

Abs!
Valeu Reyn@ldo. Eu só vou ter coragem de comprar um Stark quando tiver uma autorizada perto de casa em Sampa. Até lá vou ficando de Troller mesmo. Abs

Walter Carlos Brossel
22/06/2017, 16:06
548712

Único 4x4 que sai homologado de fábrica para receber até pneus 37", sem mudar nada na suspensão ou na originalidade do carro, somente a troca das homocinéticas.

andrew
23/06/2017, 07:50
548712

Único 4x4 que sai homologado de fábrica para receber até pneus 37", sem mudar nada na suspensão ou na originalidade do carro, somente a troca das homocinéticas.
Esse anuncio parece ser fake.
Essa imagem é imagem é bem anitiga.
Autoentusiastas (http://www.autoentusiastas.com.br/2014/11/10-melhores-brasileiros-parte-iii-jipes-2/)

Walter Carlos Brossel
26/06/2017, 15:28
Esse anuncio parece ser fake.
Essa imagem é imagem é bem anitiga.
Autoentusiastas (http://www.autoentusiastas.com.br/2014/11/10-melhores-brasileiros-parte-iii-jipes-2/)

Andrew, esse anúncio não é fake, apesar da foto ser antiga, foi colocado esse mês no site do fabricante, como campanha de vendas do modelo 2017... A TAC é a primeira fábrica a homologar pneus até 37" mantendo a configuração original da viatura. Só exige a troca das homocinéticas pelos modelos high tork.

Abs!

andrew
26/06/2017, 17:19
Andrew, esse anúncio não é fake, apesar da foto ser antiga, foi colocado esse mês no site do fabricante, como campanha de vendas do modelo 2017... A TAC é a primeira fábrica a homologar pneus até 37" mantendo a configuração original da viatura. Só exige a troca das homocinéticas pelos modelos high tork.

Abs!
Walter, boa tarde.
Não encontrei essa informação no site da TAC
TAC Motors (http://www.tacmotors.empresarial.ws/)
Inclusive o site parece estar desatualizado, pois cita que as primeiras unidades do Stark, produzidos na nova fábrica, SERÃO comercializadas em 2013.

Walter Carlos Brossel
27/06/2017, 11:41
Walter, boa tarde.
Não encontrei essa informação no site da TAC
TAC Motors (http://www.tacmotors.empresarial.ws/)
Inclusive o site parece estar desatualizado, pois cita que as primeiras unidades do Stark, produzidos na nova fábrica, SERÃO comercializadas em 2013.

Estranho, devem estar reformulando o site. Só em BH já foram vendidas esse ano 16 unidades do modelo 2017.
O concessionário daqui é o Humberto da HLC Veículos, pode ter mais informações com ele: (31)99655-2075

Um abraço!

Walter Carlos Brossel
27/06/2017, 15:01
Andrew, olhe no site, aparece normalmente as informações de pneus:

TAC Motors (http://www.tacmotors.com.br)

Parece que aquele link joga para um outro endereço, mais antigo...sei lá...rs

Abs!

andrew
27/06/2017, 15:54
Andrew, olhe no site, aparece normalmente as informações de pneus:

TAC Motors (http://www.tacmotors.com.br)

Parece que aquele link joga para um outro endereço, mais antigo...sei lá...rs

Abs!
Walter, obrigado pela informação.
Agora sim consegui ver a fonte daquela informação.
Essa possibilidade do Stark vir de fábrica com pneus de até 37" é uma excelente notícia pra nós amantes do off-road, e certamente vai mexer com a concorrência.
Torço muito para que agora o Stark consiga se firmar no mercado, pois é uma opção muito interessante.

AlemãoRS
28/06/2017, 11:09
E qual o preço?
Acho uma falha não colocarem o preço no site.

AlemãoRS
29/06/2017, 18:11
Na página do Facebook a última publicação é de 2013 e no estoque de veiculos da HLC Veiculos de BH só aparecem Starks até 2013.
Não achei em nenhum lugar modelos 2017.

jorgeffn
29/06/2017, 18:53
Na página do Facebook a última publicação é de 2013 e no estoque de veiculos da HLC Veiculos de BH só aparecem Starks até 2013.
Não achei em nenhum lugar modelos 2017.

Você entrou pela página do SeminovosBH, entra nesse site (joga no google) clica em Revendas, e depois HLC... tem um Branco 2017/17

abs!

AlemãoRS
29/06/2017, 19:47
Você entrou pela página do SeminovosBH, entra nesse site (joga no google) clica em Revendas, e depois HLC... tem um Branco 2017/17

abs!

Obrigado, finalmente consegui..hehe

Elyzinho
23/07/2017, 00:23
Galera solicitor a ajuda de voces..
Estou comprando um Stark 2011 e o atual dono disse q ja estao instaladas as homocineticas reforcadas....
Ao verificar in loco Como posso saber se Sao as originais ou as reforcadas???

Walter Carlos Brossel
24/07/2017, 13:14
Galera solicitor a ajuda de voces..
Estou comprando um Stark 2011 e o atual dono disse q ja estao instaladas as homocineticas reforcadas....
Ao verificar in loco Como posso saber se Sao as originais ou as reforcadas???

Bom, se vc tiver como ver aí algum outro Stark com as homocinéticas originais, a reforçada é visivelmente mais robusta. Ou leva em algum mecânico que conheça as homocinéticas high tork da Ducatto, aro 16.

Caso não consiga, ligue para o Humberto, que é revendedor autorizado, ele poderá te ajudar:

(31)99655-2075

Boa sorte!

Francisco Maciel
24/07/2017, 13:22
Uma pergunta boba ou simples, mas direcionada a quem tem Stark. Vale a pena comprar um??

Elyzinho
01/08/2017, 22:29
Bom, se vc tiver como ver aí algum outro Stark com as homocinéticas originais, a reforçada é visivelmente mais robusta. Ou leva em algum mecânico que conheça as homocinéticas high tork da Ducatto, aro 16.

Caso não consiga, ligue para o Humberto, que é revendedor autorizado, ele poderá te ajudar:

(31)99655-2075

Boa sorte!

As homocineticas High tork são as da Ducato aro 16????
Alguém pode confirmar!!!pq assim seria mais fácil de achar e n precisarias comprar na fábrica da Tac pois pedem 1 barão por cada