Conectar

Ver Versão Completa : Comprei um Xterra e... GOSTEI!!!

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 [19] 20 21

Ricardão4x4
15/05/2013, 19:03
Sempre gostei da Ranger e até fui atrás. Considerei uma cabine estendida V6 de 200 CV mas é mosca azul. A 3.0 turbo diesel tem ótimo desempenho, motor bastante melhor que os 2.8 (tive uma SW4 09 com esse motor, o que difere são periféricos como intercooler e turbina e a diferença é brutal, muito mais do que os 30 CV a mais sobre os 2.8 anunciados). O que desanimou foi o que desanima nas Hilux pick ups e SW4, além de um belo investimento, a manutenção Ford e Toyota é de lascar, em especial se fores chafurdar com a pobre (acabamentos plásticos, farois, estribos, etc. No caso Ford, a manutenção mecânica também pega).

Então optei pela XTerra. É barulhenta, em especial acima dos 120 km/h quando é difícil de escutar os próprios pensamentos, o somzinho então... É dura, pula bastante mas é bem mais estável e não passarinha como os Troller que tive, além de possuir airbags e abs, itens importantes em especial para os que gostam de uma velocidadezinha. Também o espaço interno e para carga me animaram bastante.

Pontas de eixo e homocinéticas são bem robustos, diz que não quebram, cambio bem forte mas com a desvantagem de ter a primeira muito longa. Enfim, é tudo um balanço do que pretendes. Eu pretendo ter um jipão para meter na lama mas menos "hardcore" que já fui um dia e também fazer alguns passeios, exemplo ao Chuí e aí a bruta ficou bem adequada.

Espero ter ajudado um pouco, mesmo sabendo que devo sim ter é complicado mais.

Abs,

HERICK
15/05/2013, 21:32
Herick, obrigado pela resposta, vou verificar isto que tu falou e saberei melhor se é normal ou não, aviso.
Mas gostaria de saber uma coisa, sei que tu tens uma Xterra, mas estou em dúvida entre uma Xterra e uma Ranger do mesmo ano ou até um pouco mais nova, 3.0 Limited, quero saber se tu sabe qual é a que tem a melhor relação custo/benefício e o consumo da Xterra na estrada, até mais, obrigado.

diego915 com relação à Ranger não sei lhe informar o consumo, mas posso lhe garantir que o consumo da xt é muito bom, na cidade com ar ligado e trânsito leve faz de 9 a 10 km/l, na estrada à 110 km/h cruzeiro, faço 11,5 à 12 km/l, acho muito bom visto o tamanho da vtr, sinceramente quando encho o tanque, fico às vezes achando que o ponteiro travou, porque demora pacas a diminuir, vtr muito bruta! forte abraço.

fpandur
15/05/2013, 21:43
diego915 com relação à Ranger não sei lhe informar o consumo, mas posso lhe garantir que o consumo da xt é muito bom, na cidade com ar ligado e trânsito leve faz de 9 a 10 km/l, na estrada à 110 km/h cruzeiro, faço 11,5 à 12 km/l, acho muito bom visto o tamanho da vtr, sinceramente quando encho o tanque, fico às vezes achando que o ponteiro travou, porque demora pacas a diminuir, vtr muito bruta! forte abraço.
Algumas XTerra realmente fazem isso, mas a minha e de alguns outros colegas fazem um pouco menos: cidade de 8 a 8,3 e estrada na faixa de 10 Km/l (andando em 110-120 Km/h). Só consegui fazer um pouco mais de 11 Km/l certa vez quando mantive a 100 Km/h na estrada, mas viajar o tempo inteiro assim para mim não funciona ... Claro que depende do estilo de dirigir de cada um, na minha já tentei de tudo e não adianta, não foge disso. Pelo menos não estou sozinho nessa, tem outros que obtém as mesmas marcas. rs, rs, rs Apenas comentando, pois quando estava para comprar a minha também lia essas médias que o HERICK comentou em alguns relatos e isso foi um dos fatores que me motivaram a escolher a viatura, mas nesse ponto para mim foi certa decepção. Veja que não estou dizendo que não faz, algumas fazem, outras não. Os motivos não sei dizer, na minha já fiz de tudo, até revisão na bomba e bicos. Sempre manutenção em dia, já tentei todo tipo de diesel (S1800, S500, S10, aditivado, podium, etc), diversas regulagens na BI, trocando marchas a 2000, 2500, 3000 RPM, enfim, tentei de tudo mesmo.

diego915
15/05/2013, 22:14

Herick, obrigado pela resposta. Não consigo andar muito com essa Ranger que estou andando agora mas em uma viagem que fiz ela fez média de 14km/l andando a 100km/h...e para mim, que vou andar 3000km por mês, é algo bastante significativo. Mas acredito que o consumo da Xterra esteja bom mesmo, mas tu pode afirmar que a melhor relação custo/benefício de uma Xterra para uma Ranger é melhor?

diego915
15/05/2013, 22:17
Sempre gostei da Ranger e até fui atrás. Considerei uma cabine estendida V6 de 200 CV mas é mosca azul. A 3.0 turbo diesel tem ótimo desempenho, motor bastante melhor que os 2.8 (tive uma SW4 09 com esse motor, o que difere são periféricos como intercooler e turbina e a diferença é brutal, muito mais do que os 30 CV a mais sobre os 2.8 anunciados). O que desanimou foi o que desanima nas Hilux pick ups e SW4, além de um belo investimento, a manutenção Ford e Toyota é de lascar, em especial se fores chafurdar com a pobre (acabamentos plásticos, farois, estribos, etc. No caso Ford, a manutenção mecânica também pega).

Então optei pela XTerra. É barulhenta, em especial acima dos 120 km/h quando é difícil de escutar os próprios pensamentos, o somzinho então... É dura, pula bastante mas é bem mais estável e não passarinha como os Troller que tive, além de possuir airbags e abs, itens importantes em especial para os que gostam de uma velocidadezinha. Também o espaço interno e para carga me animaram bastante.

Pontas de eixo e homocinéticas são bem robustos, diz que não quebram, cambio bem forte mas com a desvantagem de ter a primeira muito longa. Enfim, é tudo um balanço do que pretendes. Eu pretendo ter um jipão para meter na lama mas menos "hardcore" que já fui um dia e também fazer alguns passeios, exemplo ao Chuí e aí a bruta ficou bem adequada.

Espero ter ajudado um pouco, mesmo sabendo que devo sim ter é complicado mais.

Abs,

Ricardo, até que complicou um pouco mais mesmo mas é sempre bom esclarecer bastante tudo. Mas vou ter que viajar bastante com a camionete e achei a Ranger muito mais confortável e econômica, e tu pode confirmar que a relação custo/benefício da Xterra é melhor? E vi um anúncio de uma Ranger 2011 Limited 3.0 por 76.000, acha que vale a pena? Obviamente tirando a diferença de ano da Xterra, mas pelo consumo, desempenho, mecânica, tudo, qual é mais em conta? A Xterra 2005 estava 58.000...

Obrigado, abraço.

HERICK
16/05/2013, 05:46
Herick, obrigado pela resposta. Não consigo andar muito com essa Ranger que estou andando agora mas em uma viagem que fiz ela fez média de 14km/l andando a 100km/h...e para mim, que vou andar 3000km por mês, é algo bastante significativo. Mas acredito que o consumo da Xterra esteja bom mesmo, mas tu pode afirmar que a melhor relação custo/benefício de uma Xterra para uma Ranger é melhor?Essa comparação é subjetiva se você fizer essa mesma pergunta no fórum da Ford Ranger vão dizer que a melhor é a Ranger, portanto a decisão é sua, lembrando que deve fazer o teste Drive nas duas e com calma, pra não comprar uma bomba, minha opinião, ok!

Dic3
16/05/2013, 09:35
Mes passado subindo do litoral do Pr com 4 adultos dentro da XT vim empurrando uma ranger dessas 3.0 powerstroke serra acima. Sinceramente eu esperava bem mais desse motor que a ford sempre anunciou como a oitava maravilha do mundo.

achoefel
16/05/2013, 09:36
Estou com minha xterra desde janeiro, e independente de estrada ou cidade, ela sempre faz 10 km/l, com ar ligado ou não. A minha é 2005. Logo de cara tive que trocar o bi massa.

marcio_bispo
16/05/2013, 18:49
Este Xterra 2005 está carinho, viu?

Ricardo, até que complicou um pouco mais mesmo mas é sempre bom esclarecer bastante tudo. Mas vou ter que viajar bastante com a camionete e achei a Ranger muito mais confortável e econômica, e tu pode confirmar que a relação custo/benefício da Xterra é melhor? E vi um anúncio de uma Ranger 2011 Limited 3.0 por 76.000, acha que vale a pena? Obviamente tirando a diferença de ano da Xterra, mas pelo consumo, desempenho, mecânica, tudo, qual é mais em conta? A Xterra 2005 estava 58.000...

Obrigado, abraço.

HERICK
16/05/2013, 19:31
Algumas XTerra realmente fazem isso, mas a minha e de alguns outros colegas fazem um pouco menos: cidade de 8 a 8,3 e estrada na faixa de 10 Km/l (andando em 110-120 Km/h). Só consegui fazer um pouco mais de 11 Km/l certa vez quando mantive a 100 Km/h na estrada, mas viajar o tempo inteiro assim para mim não funciona ... Claro que depende do estilo de dirigir de cada um, na minha já tentei de tudo e não adianta, não foge disso. Pelo menos não estou sozinho nessa, tem outros que obtém as mesmas marcas. rs, rs, rs Apenas comentando, pois quando estava para comprar a minha também lia essas médias que o HERICK comentou em alguns relatos e isso foi um dos fatores que me motivaram a escolher a viatura, mas nesse ponto para mim foi certa decepção. Veja que não estou dizendo que não faz, algumas fazem, outras não. Os motivos não sei dizer, na minha já fiz de tudo, até revisão na bomba e bicos. Sempre manutenção em dia, já tentei todo tipo de diesel (S1800, S500, S10, aditivado, podium, etc), diversas regulagens na BI, trocando marchas a 2000, 2500, 3000 RPM, enfim, tentei de tudo mesmo.

Você por acaso regulou também a válvula waste gate, além da bomba injetora?

HERICK
16/05/2013, 19:38
Este Xterra 2005 está carinho, viu?

Quando comprei a minha xt, tinha visto várias e tinha uma que estava 62mil dilmas e era 05/06, a mais cara de todas visto o ano comparativo, mas por surpresa minha ficou na loja uma semana apenas, por que? Tava zerada em todos os sentidos, concordo contigo pode estar um pouco acima, mas o valor a ser aplicado depende muito do estado geral da VTR, esse é o meu ponto de vista, ok!

Ricardão4x4
16/05/2013, 20:30

Obrigado, abraço.

Se pensas em veículo + jipe, a XTerra é um jipão com ótimo espaço interno, ângulo de entrada e saída bem bons (o eixo traseiro é bem próximo do PC) e pode ser usada como um carro, 4 portas de acesso também a deixam legal. Meu filho é grande, quase 1,90 m assim como eu e ele nunca reclamou do espaço traseiro por a XTerra ter uma característica legal e bem bolada, é o tal do "over view" onde o banco traseiro subiu sobre as caixas das rodas traseiras, subindo com ele a capota. Dessa forma, crianças apreciam por poderem enxergar tudo sem que a nuca dos pais atrapalhem a visão delas e adultos se acomodam bem por essa mesma característica, com um belo espaço para as pernas. Isso não acontece com a Frontier, por exemplo e com quase todas as pick ups. Acredito que a mais confortável mas ainda assim pior que a XTerra é a nova Forntier.
Ainda, caçamba é complicado por dois aspectos. As malas ou bagagem ficam empoeiradas mesmo com proteções e aquela lona, essas cargas são muito mais suscetíveis ao roubo, quando chegas a um hotel vais te sujar para as pegar e/ou usas o banco traseiro para transporte de cargas, coisa que é perigosa num solavanco ou até mesmo num capotamento esses objetos sendo arremessados contra ti. O segundo aspecto, ângulo de saída (distância muito grande entre o eixo traseiro e o PC traseiro). Num declíve ou erosão, vais ficar pendurado pelo PC traseiro ou mesmo arrancar tocos com o step.

Mas se não tens passageiros para o banco traseiro e a caçamba não te é um problema, o motor MWM 3.0 com uma bela turbina que as Ranger tem e a robusta transmissão te atenderão muito bem. Esse motor é de longe mais econômico que os 2.8. Tive uma SW4 09 e eu, que sou pé de chumbo, fazia 10 km/l, coisa que nunca fiz com viatura alguma. Minha esposa fazia entre cidade e estrada 11,5 e olha que ela é pé pesado também. Com a XTerra mecânica que tive há anos atrás, fazia 8,4 km/l sem muita dificuldade. Essa eletrônica sempre foi pouco econômica, o vizinho que me vendeu já reclamava afirmando 8 km/l. Comigo está fazendo 7,4 km/l quando estou calmo, hehehe!!!!

Bem, é isso aí, versatilidade entre veículo e trilhas e/ou expedições, XTerra. Carga (moto, por exemplo, pneus de trator, etc) e bom desempenho no on road (não conte com a Ranger nas trilhas pelo alto custo e pelos ângulos de saída em especial), vais de Ranger.

Abs,

fpandur
16/05/2013, 20:43
Você por acaso regulou também a válvula waste gate, além da bomba injetora?

Até cheguei a mexer um pouquinho na porca de ajuste quando abri um pouco a bomba, mas depois voltei ao ajuste padrão. Já rodei com ela com diversos ajustes na bomba, desde mais aberta até mais fechada, mas nada resolveu. Até se fechar demais a bomba notei que piorou o consumo, hoje está com a bomba um pouco aberta, coisa pouca, cerca de 1/4 do parafuso aberto. Mas a waste gate está praticamente original, não quis arriscar muito pois já teve um acréscimo de diesel injetado com a bomba mais aberta. Estou vendo agora para colocar bicos com maior vazão e então voltar o débito da bomba ao original.

Concordo com o Ricardão4x4, há uns 15 dias viajei com uma Triton emprestada, achei muito estranho jogar as malas na caçamba e deixar tudo ali a mostra (estava sem a capota maritima). Ainda quando abastecei em um posto, pedi para o cara lavar o parabrisa, o cara quis lavar todos os vidros, o traseiro inclusive. Quando vi, já tinha caído água na caçamba .... rs, rs, rs

diego915
16/05/2013, 20:58
Se pensas em veículo + jipe, a XTerra é um jipão com ótimo espaço interno, ângulo de entrada e saída bem bons (o eixo traseiro é bem próximo do PC) e pode ser usada como um carro, 4 portas de acesso também a deixam legal. Meu filho é grande, quase 1,90 m assim como eu e ele nunca reclamou do espaço traseiro por a XTerra ter uma característica legal e bem bolada, é o tal do "over view" onde o banco traseiro subiu sobre as caixas das rodas traseiras, subindo com ele a capota. Dessa forma, crianças apreciam por poderem enxergar tudo sem que a nuca dos pais atrapalhem a visão delas e adultos se acomodam bem por essa mesma característica, com um belo espaço para as pernas. Isso não acontece com a Frontier, por exemplo e com quase todas as pick ups. Acredito que a mais confortável mas ainda assim pior que a XTerra é a nova Forntier.
Ainda, caçamba é complicado por dois aspectos. As malas ou bagagem ficam empoeiradas mesmo com proteções e aquela lona, essas cargas são muito mais suscetíveis ao roubo, quando chegas a um hotel vais te sujar para as pegar e/ou usas o banco traseiro para transporte de cargas, coisa que é perigosa num solavanco ou até mesmo num capotamento esses objetos sendo arremessados contra ti. O segundo aspecto, ângulo de saída (distância muito grande entre o eixo traseiro e o PC traseiro). Num declíve ou erosão, vais ficar pendurado pelo PC traseiro ou mesmo arrancar tocos com o step.

Mas se não tens passageiros para o banco traseiro e a caçamba não te é um problema, o motor MWM 3.0 com uma bela turbina que as Ranger tem e a robusta transmissão te atenderão muito bem. Esse motor é de longe mais econômico que os 2.8. Tive uma SW4 09 e eu, que sou pé de chumbo, fazia 10 km/l, coisa que nunca fiz com viatura alguma. Minha esposa fazia entre cidade e estrada 11,5 e olha que ela é pé pesado também. Com a XTerra mecânica que tive há anos atrás, fazia 8,4 km/l sem muita dificuldade. Essa eletrônica sempre foi pouco econômica, o vizinho que me vendeu já reclamava afirmando 8 km/l. Comigo está fazendo 7,4 km/l quando estou calmo, hehehe!!!!

Bem, é isso aí, versatilidade entre veículo e trilhas e/ou expedições, XTerra. Carga (moto, por exemplo, pneus de trator, etc) e bom desempenho no on road (não conte com a Ranger nas trilhas pelo alto custo e pelos ângulos de saída em especial), vais de Ranger.

Abs,

Ricardo, muito obrigado mesmo por este esclarecimento, agora realmente ficou melhor de entender e acho que vou optar pela Ranger mesmo, pois não farei trilhas e não me preocupo com o espaço traseiro, quero apenas para viagens e em algumas vezes passear com a família, mas poucas pois a Sorento já é o carro familiar. Também tenho uma fazenda e pego bastante madeira, então a caçamba da Ranger é mais um ponto positivo, além do consumo bem melhor que é algo que pesa bastante para quem roda 3000km por mês ou até mais, e ela é bem econômica. Mas a ideia ainda tem que ser amadurecida, mas com certeza pendi pro lado da Ranger agora, entendi muito melhor e é o que procuro! Obrigado, abraço!

HERICK
16/05/2013, 21:00
Não estou fazendo propaganda, mas o Maurício da Rasch Motoren faz esse up grade no site tem uns vídeos e uma da Frontier 2.8D MWM Sprint, pra quem ainda não viu ..:: Rasch Motoren - Diesel Performance ::.. (http://www.raschmotoren.com.br)

diego915
18/05/2013, 20:11
O mwm Sprint tem vibração e barulho maiores em relação à outros motores diesel, mas nada que incomode, se estiver muito não é normal, principalmente ao ligar e desligar o motor pode ser o famigerado volante do motor bimassa indo pro saco, se estiver com o volante do motor rígido vai vibrar e fazer mais barulho do que um bimassa, faça o test Drive numa outra com bimassa e compare, ok!

Herick, pode ser uma pergunta ridícula porém sou leigo neste assunto. O que seria o bimassa que tu fala? E também qual é o consumo teu com a Xterra andando a 100km/h? E o que tu acha desta que está sendo anunciada Tradição Veículos (http://www.autocentro.com.br/execs/mostraveiculo.cgi?codigo=88553) é a que estou interessado e estão pedindo 58 mil, será que vale a pena mesmo? Pois realmente estou em dúvida entre ela e Ranger e vi Rangers 2007 mais baratas ou pelo mesmo preço e até Xterra mais novas e mais baratas, me diga o que tu acha, obrigado, abraço.

HERICK
18/05/2013, 22:04
Diego915 aqui você tira a sua dúvida clica no link Volantes Bi-massa @ Clube do Diesel (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1280) quanto ao anúncio a VTR tá visualmente linda, tem que levar o Meca pra avaliar, ok!

marcelo de lima oliveira
18/05/2013, 22:41
Minha X terra tem o consumo que varia de 8 a 8,5 km/l no trânsito de São Paulo. Em dias de trânsito mais leve chega a fazer 9 km/l, bem regulada (mecânica 2004/2005). Na estrada vai bem melhor. Chega a 12 km/l.

marcelo de lima oliveira
18/05/2013, 22:43
Quanto a preço e melhor pesquisar bem o estado do carro. Paguei 58 pratas pela minha, inteira de lata e estofado... 8 mil de mecânica para faze-la rodar... um m... pesquisei mal... tudo bem! Agora ela esta inteira!

HERICK
20/05/2013, 05:39
Quanto a preço e melhor pesquisar bem o estado do carro. Paguei 58 pratas pela minha, inteira de lata e estofado... 8 mil de mecânica para faze-la rodar... um m... pesquisei mal... tudo bem! Agora ela esta inteira!

A maioria das XTs à venda, vem com brinde! Hehehehehe, Principalmente no quesito Volante do Motor, kit de embreagem, A/C fraco, suspa batendo e por aí vai......$$$$$$$$

Lima5.3
20/05/2013, 11:15
A maioria das XTs à venda, vem com brinde! Hehehehehe, Principalmente no quesito Volante do Motor, kit de embreagem, A/C fraco, suspa batendo e por aí vai......$$$$$$$$

Bom dia Herick,

Com relação a volante do motor, embreagem, platô e disco, temos que fazer a manutenção das viaturas até porque existe o desgaste de peças.
E tudo depende de quem usa a viatura. E isto é pra todas as marcas de veículos, por este motivo existe o manual do proprietário, pra nos ajudar a usar melhor nossos carros.

HERICK
20/05/2013, 12:24
Bom dia Herick,

Com relação a volante do motor, embreagem, platô e disco, temos que fazer a manutenção das viaturas até porque existe o desgaste de peças.
E tudo depende de quem usa a viatura. E isto é pra todas as marcas de veículos, por este motivo existe o manual do proprietário, pra nos ajudar a usar melhor nossos carros.

Discordo! Não acho e não é comum de outras marcas o Volante do motor bimassa dar tantos problemas! A própria MWM lançou o Volante do Motor Monomassa para tentar solucionar os problemas de desgaste precoce do Bimassa! Esse assunto como já sabe tá bem discutido aqui pelo fórum, agora concordo plenamente contigo que o desgaste natural de algumas peças tipo embreagem, suspa sejam comuns à todos! OK!

DieselPower
20/05/2013, 13:16
Discordo! Não acho e não é comum de outras marcas o Volante do motor bimassa dar tantos problemas! A própria MWM lançou o Volante do Motor Monomassa para tentar solucionar os problemas de desgaste precoce do Bimassa! Esse assunto como já sabe tá bem discutido aqui pelo fórum, agora concordo plenamente contigo que o desgaste natural de algumas peças tipo embreagem, suspa sejam comuns à todos! OK!

O Bi-Massa da S10 também incomoda, e a MWM lançou um rígido para esta Chevrolet para corrigir o erro.

Maikon Mukai
20/05/2013, 13:31
Realmente os descaste precoce não é normal, mas... Tenho um amigo que esta atrás de X-terra para se aventurar pelas estradas afora, atualmente ele possui um troller '03, mas axa o veiculo com pouco espaço pois possui familia e os levas para as aventuras e por isso esta atras da X-terra. O que poderia me falar se compararmos a X-terra com a Troller '03 ???? Quais os prós e os contra ??? Vlw

HERICK
20/05/2013, 15:04
Realmente os descaste precoce não é normal, mas... Tenho um amigo que esta atrás de X-terra para se aventurar pelas estradas afora, atualmente ele possui um troller '03, mas axa o veiculo com pouco espaço pois possui familia e os levas para as aventuras e por isso esta atras da X-terra. O que poderia me falar se compararmos a X-terra com a Troller '03 ???? Quais os prós e os contra ??? Vlw

Amigo faça um test Drive na XT e tire suas conclusões.....

fassis
21/05/2013, 10:53

A Xterra tem o mesmo motor do troller/03, tem alguns probleminhas, como os citados, mas parece que o troller tem bem mais, sem falar que a Xterra é muito mais confortável, 5 portas, mais espaçosa e, mesmo assim, mais leve que o troller. A xterra pesa 1934kg e o troller acho que é na faixa de 2100kg. Sem falar na isolação acústica. O motor é barulhento em ambos, mas a xterra, de vidros fechados, dá uma boa isolada no barulho, bem diferente de uma defender ou troller.

Lima5.3
24/05/2013, 11:14
Fassis bom dia.
Seria bom vc citar estes probleminhas que diz ter, para todos observar em suas viaturas e poder comentar com ajuda de como foi resolvido.
Até o momento estou muito satisfeito com a minha negrona.

BADIA
24/05/2013, 14:32
Amigo Maikon Mukai, tenho um Troller 2.8TDI - 2001 - 107milkms ha 8 anos e uma XT 2004 - 240milkms ha 4 anos, ambas kms originais.
Na XT a única alteração são os aro 20" para maior segurança já que seu uso é 99% asfalto e no Troller, amortecedores especiais, calços de mola, pneus recapados 37", blocantes guincho e etc.
Escolhi a XT como veículo para grandes TRIPs devido a sua mecanica robusta, confiável e ao seu motor mecanico de exelente desempenho e economia e para o uso no dia-a-dia da patroa.
Escolhi o Troller pelo power train e pela certeza de

BADIA
24/05/2013, 14:38
Continuando . . ., "certeza de que fazer trilha com jipe velho é para rico. Afinal 30 anos nessa brincadeira deixam a gente calejado.
Comparar os dois carros é impossivel, cada um tema a sua proposta.
Posso te afirmar que nesses anos de uso e com todas as manutenções específicas e necessárias estou muito satisfeito com ambos.
Pretendo ter um Troller 2013 ou 2014, assim que a FORDA resolver os problemas do carro, porem não encontro substituto para a XTerra.
Não sem o risco de em uma TRIp abrir o capô em uma mechanica no Atacama, Jalapão ou Transamazonica e o mechanico de plantão me dizer que não entende nada de motor eletronico.
Procedência do carro na ora da escolha é fundamental, vide o caso do colega Marcelo de Lima Oliveira relatado acima.
espero ter ajudado.
Abração,
Badia

Marco Amorim
26/05/2013, 22:50
Acabo de comprar a minha. XTerra 2005, único dono, diga-se de passagem, Senado Federal. Giroflex (retirado), strobo nos faróis e gaiola na trazeira (retirado). Está com 170.000km e com algum histórico de manutenção. Manterei contato com o que for acontecendo.

MaurícioBsb
27/05/2013, 08:38
Acabo de comprar a minha. XTerra 2005, único dono, diga-se de passagem, Senado Federal. Giroflex (retirado), strobo nos faróis e gaiola na trazeira (retirado). Está com 170.000km e com algum histórico de manutenção. Manterei contato com o que for acontecendo.

Marco esses carros do Senado são disputadoa a tapa poraqui, vc deu sorte a manutenção e bem feita e so roda em bsb praticamente asfalto liso e sem subidas, acho que vc não vai ter muitos problemas, boa sorte!

fassis
27/05/2013, 09:28
Parabéns colega. Se estiver bem cuidada (e pelo jeito está), tem carro para muito tempo, só fazendo manutenção básica. Mais um goiano no time das X. Seja bem vindo.

Marco Amorim
27/05/2013, 17:54
Olha, realmente está muito nova. Liguei na Premier e me deram o histórico, embreagem e mais um monte de coisa já foi trocado. O que já cotei para fazer: Ar-condicionado com pequena rachadura vazando gás. Será arrumado amanhã, R$ 230,00. Polimento e lavagem geral, inclusive forro do teto que tá um lixo, R$ 180,00. Quatro pneus novos, queria ir no Paraguai mas estou sem tempo, devo comprar Dunlop Grandtrek, aqui em Gyn mesmo r$ 490,00 cada, vou colocar o 31.

HERICK
27/05/2013, 22:49
Olha, realmente está muito nova. Liguei na Premier e me deram o histórico, embreagem e mais um monte de coisa já foi trocado. O que já cotei para fazer: Ar-condicionado com pequena rachadura vazando gás. Será arrumado amanhã, R$ 230,00. Polimento e lavagem geral, inclusive forro do teto que tá um lixo, R$ 180,00. Quatro pneus novos, queria ir no Paraguai mas estou sem tempo, devo comprar Dunlop Grandtrek, aqui em Gyn mesmo r$ 490,00 cada, vou colocar o 31.
Ôpa mais um Xterreiro! Seja bem vindo! se tiver um tempo posta umas fotos, Parabéns!!

Marco Amorim
28/05/2013, 20:14
Baum Herick. É o seguinte, estou dando um banho de loja nela. Hoje coloquei os pneus, 4 Dunlop GrandTrek 31. Ficou linda. hehehe Porém ficou claro que os amortecedores estão cansados. Estou na captura, e li no forum que os originais são meio molengas. Alguém se abilita em indicar algum?

MaurícioBsb
29/05/2013, 14:31
Baum Herick. É o seguinte, estou dando um banho de loja nela. Hoje coloquei os pneus, 4 Dunlop GrandTrek 31. Ficou linda. hehehe Porém ficou claro que os amortecedores estão cansados. Estou na captura, e li no forum que os originais são meio molengas. Alguém se abilita em indicar algum?

Marco, foi em qual loja? minha frontier ja ta precisandod e uns sapatos novos e vi que o preço foi bom

BLUE BUS
29/05/2013, 14:32

OFFSHOX...entra no site deles e da uma olhada.... é um pouco mais caro, mais é muito melhor do que qualquer nacional e ele é fabricado de acordo com a sua necessidade. Lembrando que quando ficar ruin..tira manda de volta para fabrica e eles calibram novamente para você por um preço muito bom.

Procurei billstein, Procomp já tive e não gostei, Rancho, OME...na minha opinião tão bom e resistente quanto os importados o OFFSHOX é a óleo e nitrogêneo como os importados top de linha sendo que aqui você pode parcelar, e é facil de resolver qualquer problema...fora que ficou fraco manda calibrar novamente a seu gosto e pronto.

Fica a dica

Off Limits Amortecedores Especiais e de Competição | Chevrolet Rally Team (http://www.offlimits.com.br/?gclid=CNHc45Ptu7cCFVEV7AodZXwA6w)

HERICK
30/05/2013, 04:11

Atualmente a VTR está com amortecedores Billstein e não tenho do que reclamar, lembrando que tenho BL+SL, ok!

Marco Amorim
03/06/2013, 00:31
Olha Maurício, cotei em Ponta Porã, pois já comprei lá algumas vezes, o valor era 360,00 cada. Achei aqui em Goiânia, na Maxximo pneus por 490,00. Paguei 500,00 qm cada com o carro alinhado e todas as rodas balanceadas. Preferi a segurança e comodidade, pois a diferença pagaria apenas o diesel. O telefone é 62 3932-4100

Marco Amorim
03/06/2013, 00:37
OFFSHOX...entra no site deles e da uma olhada.... é um pouco mais caro, mais é muito melhor do que qualquer nacional e ele é fabricado de acordo com a sua necessidade. Lembrando que quando ficar ruin..tira manda de volta para fabrica e eles calibram novamente para você por um preço muito bom.

Procurei billstein, Procomp já tive e não gostei, Rancho, OME...na minha opinião tão bom e resistente quanto os importados o OFFSHOX é a óleo e nitrogêneo como os importados top de linha sendo que aqui você pode parcelar, e é facil de resolver qualquer problema...fora que ficou fraco manda calibrar novamente a seu gosto e pronto.

Fica a dica

Off Limits Amortecedores Especiais e de Competição | Chevrolet Rally Team (http://www.offlimits.com.br/?gclid=CNHc45Ptu7cCFVEV7AodZXwA6w)

Obrigado Blue Bus, fiz uma solicitação de preço. Até agora achei o Monroe por 220 cada. Não queria colocar Cofap.

DieselPower
11/06/2013, 21:25
Obrigado Blue Bus, fiz uma solicitação de preço. Até agora achei o Monroe por 220 cada. Não queria colocar Cofap.

Os originais custam a metade disto na concessionária...

alan4x4
16/06/2013, 10:49
Galera, conte-me tudo hauahuhauaua

Vou comprar uma, rodei, rodei, rodei, vale a pena ver de novo e decidi pegar uma ao invéz da troller! (Ai jejuji)

Li boa parte do que escreveram mas como já está pág 381 não consegui ver em detalhes tudo mais vou ler com calma! A minha será (se td der certo) uma sedex 2004! 120mil kms rodados, dvd e afins!

perguntas:

Algo contra as 2004 ?
Qual pneu bonitão e grande cabe nela sem lift?
Essa parada ai da embreagem ?
Sei que não tem como comparar os carros, mas estou saindo de uma L200 e um vitarinha, não aguento mais fazer frete aos fim de semana com minha L200 e queimar gasolina no meu vitarinha, mas fiquei entre DefenderXtroller e a xterra entrou no pedaço por fim, pois não a levava ela em consideração por estar fora linha mas lendo refletindo ela passou a ser a ideal.

[]´com fome de informação e bbendo uma para acalmar!

DieselPower
16/06/2013, 21:36
Algo contra as 2004 ?

Pelo contrário, tudo a favor!!!
Ainda é alimentada por Bomba Injetora. No restante, tudo igual as mais novas.

Qual pneu bonitão e grande cabe nela sem lift?

31x10,5 R15 serve tranquilamente.
Já o 32x11,5 R15 vai pedir um acerto nas barras de torção, mas também serve.

Essa parada ai da embreagem ?

A embreagem não tem nada de especial...
O que costuma dar problema é o volante de motor bi-massa, mas não é exclusividade dela. Todos os veículos equipados com este mecanismo estão sujeitos... Acontece exatamente a mesma coisa com a S10.

Fique tranquilo meu amigo, você fez uma excelente aquisição!
Beba esta não para se acalmar, e sim para comemorar!
Abraço.

fpandur
17/06/2013, 01:11
Complementando: sobre a embreagem, existe já a algum tempo a alternativa original MWM que é utilizar o volante fixo, metade do preço do bimassa e nunca mais terá problema com isso. Eu fiz isso na minha. De resto, é bem o que Diesel falou. Se pensar no porta-malas, nem tem como comparar Troller com Xterra, fez uma ótima escolha. Sem contar ABS + EBD + Airbag que a Xterra tem.

HERICK
17/06/2013, 05:56
Outro detalhe no quesito consumo as XTs mecânicas são mais econômicas, Mecânica mais simples, menos sensível ao problema do nosso péssimo combustível, boa sorte!

Paulo Eduardo
18/06/2013, 13:05
Olá pessoal, ainda não vi isso por aqui, então resolvi disponibilizar, manual de serviço da xt 2004 americana, gen 1 como eles chamam. A mesma que a nossa tupiniquim. Não é 100% similar é lógico, mas tem muita informação útil. Fonte: carsmanual.net Tem muito mais coisa neste site.

https://rapidshare.com/#!download|961p2|377974891|carsmanual.net_xterra_2 004.zip|46151|0|0|1|referer-CC950B63E43589B4E8095DE9B0E7415D

[]´s, de mais um maluco com 2 x na garagem, 05 e 06. :)

doutorspocks
18/06/2013, 13:11
De luto, faz um ano que a seguradora levou a minha XT 04/04 em razão de PT. Saudades. Pouco aproveitei. Um cara saiu na BR 060 na minha frente. O ABS foi suficiente para evitar que matasse o cara. O Air Bag me protegeu de maiores lesões. Saudades!!!

NO - CT Santos/SP
22/06/2013, 10:35
Amigos
Tô indo pra Argentina passando pelo sul ... dessa vez não abri um tópico no planejamento, pois já foram mais de dez roteiros diferentes (lugares diferentes) kkkkkk
Mas ta decidido: irei pra Argentina, saio depois do dia 29/06/13, ou seja daqui uma semana ... tô ansioso ...
Até quinta terei o roteiro por onde passarei ... aí se precisar de informações de hotel / pousada / restaurantes irei pedir aqui kkk
Abs

achoefel
29/06/2013, 21:04
Boa noite. Minha xterra 2005 não aquece o ar. Alguém sabe porque? Ontem fui ao uruguai, e chegando lá, fiquei sem motor de partida. Quando viro a chave, não dá sinal de nada, seria o motor de arranque ou o automático? Tbem quando ligo a chave, sem dar a partida, aquele medidor de temperatura no teto, junto com a bussola no início fica com os caracteres todos loucos, depois voltando ao normal, isso começou depois de eu ficar sem o arranque, assim como a luz do freio de mão, está acesa mesmo não estando com freio acionado, e quando faço pegar no tranco ela apaga. Estou só fazendo ela funcionar no tranco até segunda.

HERICK
30/06/2013, 02:19
Boa noite. Minha xterra 2005 não aquece o ar. Alguém sabe porque? Ontem fui ao uruguai, e chegando lá, fiquei sem motor de partida. Quando viro a chave, não dá sinal de nada, seria o motor de arranque ou o automático? Tbem quando ligo a chave, sem dar a partida, aquele medidor de temperatura no teto, junto com a bussola no início fica com os caracteres todos loucos, depois voltando ao normal, isso começou depois de eu ficar sem o arranque, assim como a luz do freio de mão, está acesa mesmo não estando com freio acionado, e quando faço pegar no tranco ela apaga. Estou só fazendo ela funcionar no tranco até segunda.

Amigo você é o primeiro dono da VTR? Se não o for, é bem provável que o antigo dono tenha desligado a circulação de ar quente, recurso utilizado para o ar quente não interfirir no ar frio, quanto às luzes vai ter levar num mecânico que tenha scanner para poder resetar essas luzinhas, se ao dar virar a chave não faz nenhum barulho, pode ser a bateria descarregada, alternador ruim, repito tem que levar numa Oficina de confiança, são apenas palpites, um mecânico vai saber o que fazer, boa sorte!

DieselPower
30/06/2013, 12:02

Vamos começar do princípio: Tem bateria?

achoefel
30/06/2013, 17:09
Obrigado pessoal pelas respostas, mas hoje resolvi entrar embaixo da xterra, mais exatamente onde fica o motor de arranque. Bingo, um fio que entra no automático tinha caído fora do terminal. Conectei e resolvido, voltou a roncar. Agora quanto ao ar quente, como posso saber se o antigo dono desligou a circulação do ar quente? Desde que comprei ela, em janeiro, o ar sempre gelou muito bem, mas nunca tinha testado o quente.

alan4x4
30/06/2013, 17:14
Se galera, comprei a minha, prata 05/05 muito nova, 115milkms.

Estou levando ao eletricista amanhã pois também virei a chave e não deu nenhum sinal, depois voltou a funcionar normalmente. Como senti o arranque virando meio pesado vou levar logo ao eletricista.

No mais a XT e um luxo só, fui a praia no fds foi só alegria, estradão de chão ela é bem firme, curva muito bem, vamos nessa.

HERICK
30/06/2013, 21:14
Obrigado pessoal pelas respostas, mas hoje resolvi entrar embaixo da xterra, mais exatamente onde fica o motor de arranque. Bingo, um fio que entra no automático tinha caído fora do terminal. Conectei e resolvido, voltou a roncar. Agora quanto ao ar quente, como posso saber se o antigo dono desligou a circulação do ar quente? Desde que comprei ela, em janeiro, o ar sempre gelou muito bem, mas nunca tinha testado o quente.

Somente levando numa loja de ar condicionado, ok!

BADIA
02/07/2013, 22:14
ACHOEFEL, na minha aconteceu a mesma coisa, estava sem ar-quente. Mandei no eletrico em POA que descobriu uma chapa com uma linha de metal condutor, tipo uma resistencia de chuveiro que estava interrompida. Ele pacientemente refez a parte interrompida com estanho e esta funcionando até hje.
Espero ter ajudado.
Abraço,
Badia

dsamaz
05/07/2013, 11:16
Achoefel, tudo bem?

O MWM 2.8 manda água quente do motor para aquecer as serpentinas do sistema de refrigeração (duas mangueiras da bomba dágua para a cabine), quando a pessoa quer a cabine quente.

É possível tampar com um parafuso a saída de água para a cabine (bomba dágua -> cabine), em caso de problemas (vazamentos) ou quando simplesmente não se quer isto. Por exemplo, assim eu fiz pois aqui no norte queremos é a cabine sempre mais fria, e nunca esquentar mais.

Mas, nas regiões frias os mexânicos podem ter fechado esta circulação por ter algum problema de vazamentos da água na cabine, ou seja, se for religar, cuidado com possíveis vazamentos, tente verificar "porquê" fecharam a saída de água para a cabine.

Daniel

Mattos
08/07/2013, 16:51
Alguém conhece esse tanque?
Tanque Combustível Nissan Frontier / Xterra 2.8 (plástico) R$ 980.0 - COUTINHO IMPORTS (http://coutinhoimports.mercadoshops.com.br/tanque-combustivel-nissan-frontier-xterra-28-plastico_2103xJM)

Sabe de alguém que já tenha instalado e possa dar detalhes?

Abraços

Trotta.79
08/07/2013, 18:17
Alguém conhece esse tanque?
Tanque Combustível Nissan Frontier / Xterra 2.8 (plástico) R$ 980.0 - COUTINHO IMPORTS (http://coutinhoimports.mercadoshops.com.br/tanque-combustivel-nissan-frontier-xterra-28-plastico_2103xJM)

Sabe de alguém que já tenha instalado e possa dar detalhes?

Abraços

Este tanque custa 580 reais no fabricante: RG Plásticos | 100% ROTOMOLDAGEM (http://www.rgplasticos.com.br/)

É só ligar lá.

BLUE BUS
09/07/2013, 09:57
Este tanque custa 580 reais no fabricante: RG Plásticos | 100% ROTOMOLDAGEM (http://www.rgplasticos.com.br/)

É só ligar lá.

Boa dica Trotta...:palmas::palmas:

Acabei de inspecionar o tanque da X e esta tudo em ordem...só um pouco de ferrugem no bocal!! Este preço esta muito bom!!

Mattos
09/07/2013, 11:44

É só ligar lá.

Trotta, obrigado

Alguém já instalou? Gostaria de saber se encaixou certinho, furação etc.

alupa
09/07/2013, 20:34
agora vai !

Xterra Ecotrip 06/07, 54mil KM, coisa de lôco...

+ um pro clube.

HERICK
09/07/2013, 21:48
agora vai !

Xterra Ecotrip 06/07, 54mil KM, coisa de lôco...

+ um pro clube.

Parabéns pela XT, posta umas fotos da nova VTR, ok!

fassis
11/07/2013, 12:02
Show de bola. posta fotos.
Aproveitando, ela veio com a escada de pneu original? Tenho interesse em fabricar uma e gostaria que você postasse fotos e medidas dela. Fico no aguardo

fsilvaarquiteto
14/07/2013, 21:31
Bom galera, pretendo entrar pra turma xterra. Estou interessado em uma XTERRA SE 2.8 2007, amarela, muito bonita, inteirona. Alguma coisa contra o ano e modelo??? Tenho que prestar atenção em alguma peça em especial??? Na mesma loja que estou vendo a VTR tem uma pajero sport 2010 pelo mesmo valor... Acho que os dois estão no mesmo estado de conservação, claro que só rodando mesmo pá saber. Se não fosse o ano eu já teria levado a XT, ta show... Estou aberto a sugestões, abraço a todos...

BLUE BUS
15/07/2013, 10:41
Bom galera, pretendo entrar pra turma xterra. Estou interessado em uma XTERRA SE 2.8 2007, amarela, muito bonita, inteirona. Alguma coisa contra o ano e modelo??? Tenho que prestar atenção em alguma peça em especial??? Na mesma loja que estou vendo a VTR tem uma pajero sport 2010 pelo mesmo valor... Acho que os dois estão no mesmo estado de conservação, claro que só rodando mesmo pá saber. Se não fosse o ano eu já teria levado a XT, ta show... Estou aberto a sugestões, abraço a todos...

Eu iria de XTERRA sem dúvida..apesar de ser de ano inferior considero a xterra mais carro...já tive MIT tmabém!!! Term muma Amarela vendendo aqui no forum do nosso amigo Herick...carro de boa procedência e muito bem cuidado...vale apena olhar..sei que vc é de SC mas o carro esta 10...

Abraço e boa sorte

fsilvaarquiteto
15/07/2013, 13:32
Dae Blue, td tranquilo???
Estou bem tendencioso pela XT mesmo. Saberias me informar se terei que verificar alguma peça em especial?
Atualmente tenho uma ecosport 2011, só rodo mesmo, nada de manutenção, antes da eco tive uma Tracker 2003, pensa numa incomodação, ta loco!!! Não quero mais um susto desses. Pretendo fazer uma viagem com minha família, Peru - Bolívia - Chile, acho que é o carro ideal....

HERICK
16/07/2013, 05:48
Eu iria de XTERRA sem dúvida..apesar de ser de ano inferior considero a xterra mais carro...já tive MIT tmabém!!! Term muma Amarela vendendo aqui no forum do nosso amigo Herick...carro de boa procedência e muito bem cuidado...vale apena olhar..sei que vc é de SC mas o carro esta 10...

Abraço e boa sorte

Obrigado pela indicação! Um forte abraço.

HERICK
16/07/2013, 05:53
Dae Blue, td tranquilo???
Estou bem tendencioso pela XT mesmo. Saberias me informar se terei que verificar alguma peça em especial?
Atualmente tenho uma ecosport 2011, só rodo mesmo, nada de manutenção, antes da eco tive uma Tracker 2003, pensa numa incomodação, ta loco!!! Não quero mais um susto desses. Pretendo fazer uma viagem com minha família, Peru - Bolívia - Chile, acho que é o carro ideal....

O único porém que você tem que tomar cuidado é com relação ao Volante do Motor, se foi trocado tudo bem, senão o gasto com essa peça mais o kit de embreagem e retentores passa dos 4 mil, suspensão de pick-up muito forte, motor MWM 2.8 tdi Sprint, fácil manutenção, boa sorte na procura, qualquer coisa me manda uma MP.

fpandur
16/07/2013, 09:17
Mesmo que seja o volante bimassa, hoje em dia está mais barato, tudo não chega a R$ 4000, pelo menos não de peças. E tem a possibilidade de colocar o volante monomassa original MWM, com ele cai R$ 1000 no orçamento e nunca mais terá problemas com o volante bimassa.

fsilvaarquiteto
17/07/2013, 00:49
Herick e Fpandur, obrigado pelas dicas...
Hoje estive na loja, a VTR ta show... To negociando, o cara ta meio ruim de negocio mas vale a pena tentar.
Sobre o volante do motor, como faço para saber o estado da peça? Ela apresenta alguma folga ou barulho? Ou só meu mecânico mesmo pra dizer? Acho que na quinta vou levar o carro me mecânico...
Abraço..

HERICK
17/07/2013, 05:48
Herick e Fpandur, obrigado pelas dicas...
Hoje estive na loja, a VTR ta show... To negociando, o cara ta meio ruim de negocio mas vale a pena tentar.
Sobre o volante do motor, como faço para saber o estado da peça? Ela apresenta alguma folga ou barulho? Ou só meu mecânico mesmo pra dizer? Acho que na quinta vou levar o carro me mecânico...
Abraço..

Fabio Bom Dia! O principal sintoma do volante do motor ruim é a perda de força em saídas de aclive, tipo garagem, a VTR costuma fazer um barulho metálico de lata solta, se o kit de embreagem também estiver em fim de vida, a VTR começa a patinar as marchas, ou seja, o giro sobe, porém não desenvolve velocidade, se a Kilometragem estiver perto dos 100.000kms rodados é bem provável que tenha que trocar o kit de embreagem e o volante do motor, fique atento aos detalhes que citei e Boa Sorte!

fpandur
17/07/2013, 09:26
Como o Herick comentou, o sintoma do volante bimassa ruim é barulho metálico de lata batendo, principalmente na marcha lenta. O meu comecei a perceber muito de vez em quando uma rateada ao ligar, fazia um barulho muito feio e só pegava na 2ª batida na chave. Mas era muito raro de ocorrer. E com o veículo em marcha lenta e parado, se prestasse atenção dava para ouvir uns "grilinhos" vindo do motor. Como eu estava para fazer uma viagem grande, de 15000 Km, acabei trocando preventivamente, mas se não fosse por isso, acredito que ainda rodaria bastante até o problema se agravar. Na época a viatura estava com quase 100.000 Km. No meu caso, optei por colocar o volante rígido de reposição original MWM.

fassis
17/07/2013, 09:58
Tenho uma Xterra 2003/04, atualmente com cerca de 145 mil km. Adquiri a mesma com 125 mil km. Até os 97 mil km todas as revisões foram em concessionárias, como consta nos manuais com carimbos. Parece que o ex-dono ere meio exigente, pois até mesmo a bateria dela é nissan
Não sei se foi trocado o volante ou se ainda é o bimassa original. Vi que os sintomas que a turma relata é barulho metálico, mais em marcha lenta. Isso ela não tem, mas eventualmente, durante acelerações muito fortes, com pé colado no acelerador, quando chega por volta dos 3000-3500rpm, por vezes ouço um barulho metálico na região do câmbio. Será um sinal do bimassa gasto? Embreagem não patina nada. Tenho substituído o fluido da embreagem hidráulica anualmente, pois li por aqui que esse procedimento ajuda a evitar desgaste prematuro do atuador da embreagem, que tem custo de mão de obra para troca muito caro.
Como adquiri ela de uma revenda mitsubishi, não tive contato com o ex proprietário para perguntar sobre esse tipo de manutenção. O que acham que pode ser?

fsilvaarquiteto
17/07/2013, 10:49
Então gente!!!
Ela ta com 85mil km, é bem possível que terei o problema mais pra frente, isso se já não foi solucionado, que é pouco provável ...
Acho que é um carro de cidade, não parece ter pego trilha ou muita estrada ruim, serei o segundo dono... o carro está bem conservado... como comprarei em uma revenda, terei três meses de garantia... que nunca funciona muito bem né...
Amanhã levarei no meu mecânico e ouvir o que ele tem a falar, depois informo a galera :)

abraço...

HERICK
17/07/2013, 11:10
Tenho uma Xterra 2003/04, atualmente com cerca de 145 mil km. Adquiri a mesma com 125 mil km. Até os 97 mil km todas as revisões foram em concessionárias, como consta nos manuais com carimbos. Parece que o ex-dono ere meio exigente, pois até mesmo a bateria dela é nissan
Não sei se foi trocado o volante ou se ainda é o bimassa original. Vi que os sintomas que a turma relata é barulho metálico, mais em marcha lenta. Isso ela não tem, mas eventualmente, durante acelerações muito fortes, com pé colado no acelerador, quando chega por volta dos 3000-3500rpm, por vezes ouço um barulho metálico na região do câmbio. Será um sinal do bimassa gasto? Embreagem não patina nada. Tenho substituído o fluido da embreagem hidráulica anualmente, pois li por aqui que esse procedimento ajuda a evitar desgaste prematuro do atuador da embreagem, que tem custo de mão de obra para troca muito caro.
Como adquiri ela de uma revenda mitsubishi, não tive contato com o ex proprietário para perguntar sobre esse tipo de manutenção. O que acham que pode ser?

Tudo indica que o Volante do Motor, tá começando a dar o ar da graça, agora não custa nada dar uma olhada no nível do óleo da caixa, pode ser algum retentor vazando, existem "n" possibilidades desde problemas, leve num mecânico de confiança, boa sorte!

HERICK
17/07/2013, 11:11
Então gente!!!
Ela ta com 85mil km, é bem possível que terei o problema mais pra frente, isso se já não foi solucionado, que é pouco provável ...
Acho que é um carro de cidade, não parece ter pego trilha ou muita estrada ruim, serei o segundo dono... o carro está bem conservado... como comprarei em uma revenda, terei três meses de garantia... que nunca funciona muito bem né...
Amanhã levarei no meu mecânico e ouvir o que ele tem a falar, depois informo a galera :)

abraço...

Valeu! Boa Sorte na compra da Xterra!

cleiton.leal
23/07/2013, 08:47
Bom dia Pessoal,

Acabei de comprar uma XTerra 2004, e notei que as luzes dos botões do Ar condicionado, botões do vidro elétrico e Esqueiro não acendem, será um problema dos fusíveis ou pode ser outra coisa?

Obrigado,
Cleiton Leal

BADIA
24/07/2013, 15:33
Cleiton, nos carros mais digamos, usados, para não dizer antigos, o tal de OSMAR costuma atacar na elétrica.
Explicando, OSMARcontato.
desmonta e remonta, um lubrificante pode fazer milagres.
Se nada acontecer, um bom eletrecista resolverá.
espero ter ajudado e bem-vindo ao Grupo.
Badia

Bom dia Pessoal,

Acabei de comprar uma XTerra 2004, e notei que as luzes dos botões do Ar condicionado, botões do vidro elétrico e Esqueiro não acendem, será um problema dos fusíveis ou pode ser outra coisa?

Obrigado,
Cleiton Leal

cleiton.leal
24/07/2013, 21:51
Cleiton, nos carros mais digamos, usados, para não dizer antigos, o tal de OSMAR costuma atacar na elétrica.
Explicando, OSMARcontato.
desmonta e remonta, um lubrificante pode fazer milagres.
Se nada acontecer, um bom eletrecista resolverá.
espero ter ajudado e bem-vindo ao Grupo.
Badia

Valeu Badia, obrigado pelas dicas. um abraço.

HERICK
25/07/2013, 07:56
Bom dia Pessoal,

Obrigado,
Cleiton Leal
Bom Dia Cleiton! Mais uma vez Parabéns pela XT amarela!:concordo:

Eduardo Wagner
31/07/2013, 17:21
Boa tarde pessoal,
Acompanho muito os tópicos aqui, mas não havia me inscrito ainda.
Tenho uma XTerra prata 2004/05 com 128000 km (comprei com 89000 revisada) há mais de um ano e nunca me deu problemas. Esta semana notei um ronco diferente junto à aceleração do motor sempre que o carro estava engatado,(é possivel distinguir o som do motor do novo ronco) como já tenho uma certa experiência em 4x4 por ter uma Bandeirante 94 a 9 anos, fui identificando o que poderia ser problema de rolamento no tracionamento pois na "banguela" não faz barulho.
Dai notei no outro dia ao parar na entrada de casa, que o carro desengatado fazia um barulho parecido como um pedaço de plástico duro sendo rotacionado e raspando em uma peça, sendo que ao pisar na embreagem o barulho sumia, isso nunca vi acontecer com a Band. Constatei que o ar-condicionado parou de funcionar.
Antes disso achava que poderia ser algum problema de rolamento do eixo na caixa de marchas ou trizetas ou quem sabe o atuador da embreagem, mas o novo barulho que parava ao pisar na embreagem me deixou em dúvidas.
Ao ler os tópicos pensei ser o fatídico problema do volante do motor, tão peculiar a Nissan, só que os sintomas não batem muito com o que li nos tópicos referentes ao volante bimassa, além do que o carro continua com a embreagem funcionando perfeitamente e sem perder potência em qualquer velocidade, e também não apresenta vibrações além do normal, só mesmo o ronco junto com a aceleração. Alguém poderia dar uma dica do que seria?
Obrigado!
Eduardo Wagner

HERICK
01/08/2013, 05:52
Boa tarde pessoal,
Acompanho muito os tópicos aqui, mas não havia me inscrito ainda.
Tenho uma XTerra prata 2004/05 com 128000 km (comprei com 89000 revisada) há mais de um ano e nunca me deu problemas. Esta semana notei um ronco diferente junto à aceleração do motor sempre que o carro estava engatado,(é possivel distinguir o som do motor do novo ronco) como já tenho uma certa experiência em 4x4 por ter uma Bandeirante 94 a 9 anos, fui identificando o que poderia ser problema de rolamento no tracionamento pois na "banguela" não faz barulho.
Dai notei no outro dia ao parar na entrada de casa, que o carro desengatado fazia um barulho parecido como um pedaço de plástico duro sendo rotacionado e raspando em uma peça, sendo que ao pisar na embreagem o barulho sumia, isso nunca vi acontecer com a Band. Constatei que o ar-condicionado parou de funcionar.
Antes disso achava que poderia ser algum problema de rolamento do eixo na caixa de marchas ou trizetas ou quem sabe o atuador da embreagem, mas o novo barulho que parava ao pisar na embreagem me deixou em dúvidas.
Ao ler os tópicos pensei ser o fatídico problema do volante do motor, tão peculiar a Nissan, só que os sintomas não batem muito com o que li nos tópicos referentes ao volante bimassa, além do que o carro continua com a embreagem funcionando perfeitamente e sem perder potência em qualquer velocidade, e também não apresenta vibrações além do normal, só mesmo o ronco junto com a aceleração. Alguém poderia dar uma dica do que seria?
Obrigado!
Eduardo Wagner

Eduardo Bom Dia e Seja Brm Vindo ao Fórum! Eu diria que pela Km da sua VTR o Volante do Motor se não foi trocado ainda, está dando sinais de desgaste, o certo seria levar num mecânico que conhece bem de Nissan, para fazer um diagnóstico e dar uma escutada no motor, tem mecas que utilizam estetoscópio para auscultar a batida do mesmo, boa sorte!

BADIA
01/08/2013, 09:53
Eduardo Wagner, pelo que sei problemas mecanicos uma vez apresentados, continuam aparecendo numa constante e não de vez enquando.
Pela trepidação do 2.8TDI que equipa a XT, costuma quebrar a tampa de acabamento do intercooler que é de alumineo e onde apoia o capo e a placa separadora entre a turbina e o reservatório de água.
Se acontecer são ruidos semelhantes a esse que tu narrou e aconteceram na minha.
Verifica sempre os itens mais comuns de dar problema, se nada for encontrado dai sim parte pros mais caros.
espero ter ajudado.
Abraço,
Badia

Eduardo Wagner
01/08/2013, 15:00
Herick e Badia, obrigado pelas dicas, eu tenho um mecânico de confiança que já cuidava da Band e entende bem de 4x4. Vou levar lá e conversar com ele. De qualquer forma sempre gosto de ter uma noção do que seja, pra não deixar muita margem pra especulação.

BADIA
04/08/2013, 19:12
DICA:
All, julho de 2012, por ocasião do XTerra Days, em Ausentes pela manhã cedo e muito frio, minha XT não pegou, sanguei e fomos embora.
De volta a POA verifiquei todas as possibilidades que poderiam ter provocado o fato e não aconteceu mais.
No final de semana passado, em Gramado, voltou a acontecer, tirei da garagem, rodei 01 quadra e não pegou novamente.
Em POA levei na Egon Frischmann, autorizada Bosch que pelos sintomas disseram ser o retentor da entrada da bomba injetora que quando pifa permite a entrada de óleo do motor no sistema de injeção prejudicando a ignição, a bomba não injeta diesel.
Semana passada deixei prá trocarem o retentor, na desmontagem foi diagnosticado que esse óleo do motor, usado e contaminado por detergentes e impurezas havia comprometido várias partes da bomba injetora como pude constatar.
No "já que" a bomba estava aberto e já faziam 5 anos e 170milkms que eu havia feito essa manutenção, mandei fazer a bomba.
Peguei o carro na sexta e já notei de cara mais força e mais economia.
Se tivesse mandado trocar o retentor em agosto de 2012, logo após o primeiro sinal, teria economizado muitos reais.
Fica a dica!
Espero ter ajudado.
Badia

HERICK
05/08/2013, 11:27
DICA:
All, julho de 2012, por ocasião do XTerra Days, em Ausentes pela manhã cedo e muito frio, minha XT não pegou, sanguei e fomos embora.
De volta a POA verifiquei todas as possibilidades que poderiam ter provocado o fato e não aconteceu mais.
No final de semana passado, em Gramado, voltou a acontecer, tirei da garagem, rodei 01 quadra e não pegou novamente.
Em POA levei na Egon Frischmann, autorizada Bosch que pelos sintomas disseram ser o retentor da entrada da bomba injetora que quando pifa permite a entrada de óleo do motor no sistema de injeção prejudicando a ignição, a bomba não injeta diesel.
Semana passada deixei prá trocarem o retentor, na desmontagem foi diagnosticado que esse óleo do motor, usado e contaminado por detergentes e impurezas havia comprometido várias partes da bomba injetora como pude constatar.
No "já que" a bomba estava aberto e já faziam 5 anos e 170milkms que eu havia feito essa manutenção, mandei fazer a bomba.
Se tivesse mandado trocar o retentor em agosto de 2012, logo após o primeiro sinal, teria economizado muitos reais.
Fica a dica!
Espero ter ajudado.
Badia
Valeu Badia! Como sempre uma excelente contribuição! Obrigado!:curtir:

RENAN_XTERRA
06/08/2013, 14:21
Badia, isso ocorreu em Urubici!!!
DICA:
Fica a dica!
Espero ter ajudado.
Badia

danilo kid
06/08/2013, 16:31
Renan, o badia já é um 'senhor'. Vc não esperava que ele lembrasse, afinal já faz um ano!!!!!

Abs a todos.

Renan, esperando vc aqui com o novo jota!

Trotta.79
06/08/2013, 16:54
Fiquei muito surpreso do Badia lembrar disso, afinal ele já tem a idade muito avançada.

BADIA
10/08/2013, 11:35
Amigos Danilo, Renan e Trotta, o importante e a versao dos fatos.
Isso voces so irao saber com mais experiencia, como eu.kkkkkkk
Abraços.
Badia

DieselPower
13/08/2013, 09:51
Foi em Urubici mesmo.
Mas eu ainda acredito que a X do Badia não tinha nada, ele dizia que não pegava pra tentar ganhar uma chupeta.

Aroldo Santana
19/08/2013, 17:18
Caros Senhores: tentei pesquisar antes para não incomodar mas não obtive sucesso. Então pergunto a quem possa ajudar. Pereciso trocar as pastilhas de freio dianteiro de minha xterra 2004 e procurei uma loja próxima que me cobrou quase 300,00 reias pelas peças, mais o serviço. Procurando na Internet vi que se encontra com facilidade essas pastilhas por algo por volta de 100,00, mas me surgiu a seguinte duvida: Parece que justamente nesse ano (2004) a Nissan mudou o sistema de freio, havendo então dois modelos de pastilhas, uma anterior a esse ano e outra posterior... Como identifico qual o modelo certo á comprar? Alguma dica? Desde já Grato! Aroldo Santana

fpandur
19/08/2013, 17:34
Caros Senhores: tentei pesquisar antes para não incomodar mas não obtive sucesso. Então pergunto a quem possa ajudar. Pereciso trocar as pastilhas de freio dianteiro de minha xterra 2004 e procurei uma loja próxima que me cobrou quase 300,00 reias pelas peças, mais o serviço. Procurando na Internet vi que se encontra com facilidade essas pastilhas por algo por volta de 100,00, mas me surgiu a seguinte duvida: Parece que justamente nesse ano (2004) a Nissan mudou o sistema de freio, havendo então dois modelos de pastilhas, uma anterior a esse ano e outra posterior... Como identifico qual o modelo certo á comprar? Alguma dica? Desde já Grato! Aroldo Santana
Ao que consta, a modificação se deu somente em 2005. Há viaturas desse ano com um sistema e a partir de um certo mês de fabricação, mudaram (se não me engano, a partir Julho/05 modificaram). A minha é 03/04 e utiliza o sistema Sumitomo, pastilhas compatíveis: Frasle PD-534, Ecopads 1366, Willtec PW-566, Syl 2175, Bendix 2224A. Já usei Ecopads e agora vou instalar as Frasle, então essas eu sei que são as corretas. Na dúvida retire uma pastilha velha e tire as medidas dela, com isso poderá verificar no catálogo qual que serve. Eu fiz assim para ter certeza na compra da Frasle

NMiller
20/08/2013, 09:29
Bom dia Sr. X!!
Acompanho o tópico, pois tenho o interesse em XTerra para uso diário. Já sou forista aqui, pois tenho dois Jeep´s (CJ5 73 e um 42) e gosto mto dos 4x4 e do que nos proporcionam.
Pelo que li das postagens a Xterra apresenta pontos fracos (por favor me corrijam, caso esteja enganado):
-Volante motor que geralmente necessita troca em torno do 120K Km
-Ar condicionado sem gelar com o veiculo em parado, mas de fácil resolução com ventoinhas auxiliares.

Porém, é uma viatura extremamente robusta, confiável e econômica. Com as preventivas em dia vai longe e não deixa os donos na mão!! como foi dito mesmo!? "Lobo em pele de cordeiro" "tanque" mto bom!!:palmas:
A minha situação é que rodo uns 3000Km/mês (60% estrada) e o receio era exatamente o custo de manutenção.....custo/benefício. Atualmente uso um sedanzinho médio no dia dia, mas com meu pequeno filhote de 1ano e tralhas Pkct ficou pequeno para as viagens com a família... então juntei a fome de ter uma X com a vontade de comer....
Se puderem ajudar com alguma dica, msm que seja desaconselhando a aquisição, sou mto grato.
Espero que sejam conselhos para comprar, pois esta é minha cara qdo veja uma na rua... :drool:
Alguma dica para compra tb!? o que devo verificar?
Obrigado foristas X!

Aroldo Santana
20/08/2013, 14:44
Muito Obrigado meu amigo pela orientação!

jfwebber
22/08/2013, 10:48
Amigos. Acho que chegou a hora de mexer na minha embreagem.Alghuém indica loja/local para compra do disco e platô. Estou em Porto Alegre.

Chevi
22/08/2013, 13:51
Recomendo dar uma consultada na CJ Checkup, quando troquei o volante do motor lá foi onde encontrei o melhor preço do volante original e o atendimento foi ótimo.

Abs,

BADIA
23/08/2013, 19:32
Amigo Webber, sempre faço cotaçao em varias lojas, entre elas a Girus Peças e os distribuidores de cada marca.
espero ter ajudado,
Badia

Amigos. Acho que chegou a hora de mexer na minha embreagem.Alghuém indica loja/local para compra do disco e platô. Estou em Porto Alegre.

jfwebber
24/08/2013, 11:45
Obrigado pela ajuda amigos.

cleiton.leal
25/08/2013, 15:44
Pessoal, preciso de ajuda!
Hoje cedo ouvi um barulho na minha XT que parecia vir do feixe de molas, fui ver e descobri que uma das laminas está quebrada. Podem me dizer se terei muita dor de cabeça para ajeitar isso? E alguém conhece um bom lugar aqui no rio que trabalhe com feixes?

Obrigado

HERICK
25/08/2013, 16:50
Hoje cedo ouvi um barulho na minha XT que parecia vir do feixe de molas, fui ver e descobri que uma das laminas está quebrada. Podem me dizer se terei muita dor de cabeça para ajeitar isso? E alguém conhece um bom lugar aqui no rio que trabalhe com feixes?

Obrigado
Cleiton já ouvi falar desse Moleiro, mas não conheço, aqui vai a referência "Posto de Molas Rio do A" fica na Estrada do Rio do A, 1405 Campo Grande/RJ, tel: 2413-3850

cleiton.leal
25/08/2013, 18:02
Cleiton já ouvi falar desse Moleiro, mas não conheço, aqui vai a referência "Posto de Molas Rio do A" fica na Estrada do Rio do A, 1405 Campo Grande/RJ, tel: 2413-3850

Valeu Herick!

Obrigado

DieselPower
29/08/2013, 22:24

Obrigado

Muito simples.
Qualquer moleiro resolve!

DieselPower
29/08/2013, 22:25
Bom dia Sr. X!!
Acompanho o tópico, pois tenho o interesse em XTerra para uso diário. Já sou forista aqui, pois tenho dois Jeep´s (CJ5 73 e um 42) e gosto mto dos 4x4 e do que nos proporcionam.
Pelo que li das postagens a Xterra apresenta pontos fracos (por favor me corrijam, caso esteja enganado):
-Volante motor que geralmente necessita troca em torno do 120K Km
-Ar condicionado sem gelar com o veiculo em parado, mas de fácil resolução com ventoinhas auxiliares.

Porém, é uma viatura extremamente robusta, confiável e econômica. Com as preventivas em dia vai longe e não deixa os donos na mão!! como foi dito mesmo!? "Lobo em pele de cordeiro" "tanque" mto bom!!:palmas:
A minha situação é que rodo uns 3000Km/mês (60% estrada) e o receio era exatamente o custo de manutenção.....custo/benefício. Atualmente uso um sedanzinho médio no dia dia, mas com meu pequeno filhote de 1ano e tralhas Pkct ficou pequeno para as viagens com a família... então juntei a fome de ter uma X com a vontade de comer....
Se puderem ajudar com alguma dica, msm que seja desaconselhando a aquisição, sou mto grato.
Espero que sejam conselhos para comprar, pois esta é minha cara qdo veja uma na rua... :drool:
Alguma dica para compra tb!? o que devo verificar?
Obrigado foristas X!

Fica tranquilo meu amigo, te granto que a manutenção é mais barata que a de um Gol 1.0.
Falo com conhecimento de causa, pois antes trabalhava com um, e hoje a X é meu único veículo: Trabalho, Lazer e Aventuras!!!

NMiller
30/08/2013, 07:57
Fica tranquilo meu amigo, te granto que a manutenção é mais barata que a de um Gol 1.0.
Falo com conhecimento de causa, pois antes trabalhava com um, e hoje a X é meu único veículo: Trabalho, Lazer e Aventuras!!!

Muito obrigado DieselPower!!! isto é muito bom.
Tenho uma X em vista e o namoro está bom.....
Abç.

FBSAFADI
31/08/2013, 10:42
Amigos, bom dia! Sou novo por aqui. Tenho uma Xterra 2003/2004, com 210k rodados. Estou muito satisfeito. Fiz a serra da Capivara e Confusões, ambos parques do PI, Chapada das Nascentes do Rio Parnaíba(divisa PI-MA-TO-BA), Chapada Diamantina-BA, Serra da Canastra-MG, Serra da Mantiqueira-MG-RJ-SP (fazendo trilhas entre Itamonte - Cunha - Paraty - Aiuruoca, Passa Quatro, etc. Dentre outras viagens próximas onde moro, João Pessoa, como o trecho litorâneo até a divisa com o CE. Não tenho o que reclamar dela. Existem pequenos falhas de projeto, algumas de fácil solução, outras só mesmo a fábrica para resolver. Mas compraria outra, certamente. E até agora não encontrei melhor custo benefício para substitui-la. Estou com ela há quase seis anos, e rodei 150k, dos quais, pelo menos 1000k exclusivamente em trilhas bacanas.
Entretanto, julho passado na passagem por Auiuruoca-MG, pegamos um friozinho blz, amanhecendo durante alguns dias entre 0-1ºC. A questão é que, depois de dois dias com ela parada porque tive um probleminha de saúde (vazamento pelos fundos) ela simplesmente não pegou. Deu solo, mas não teve papo. Congelou tudo, e entrou ar. Depois de muito apanhar, tirei o ar dos bicos, e ela já depois da extração do primeiro cilindro, pegou. Alguém sabe como eu poderia evitar isso de novo (refiro-me ao congelamento do combustível, e não ao romance que tive com a privada)?

DieselPower
31/08/2013, 16:59
Amigo,
Onde moro, enfrento temperaturas negativas praticamente inverno todo e isto não acontece.
Já liguei ela várias vezes com -2 ou -3 sem nenhum problema. Se a sua entrou ar, pode ser que a bomba injetora esteja com desgaste acentuado, ou com algum vazamento de diesel (pode ser na mangueira do retorno).
Mas se for enfrentar temperaturas muito menores, pode utilizar algum aditivo para diesel (Bardhal Max Diesel) ou misturar 30% de querosene.

BLUE BUS
04/09/2013, 15:32
Pessoal,

Fiz uma viagem agora de 6300 km sai do RJ fui ao jalapão ( 1 semana ) depois mais 15 dias na chapada dos veadeiros e X enfrentou tudo com bravura e desenvoltura. O carro pegou tanta terra e tanta areia que esta parecendo carro de roça por dentro e por fora.

O único problema foi o parachoque dianteiro que não resistiu as costelas de vaca do jalapão e da chapada...esta todo amarrado com arame .

Resumindo o carro e realmente muito forte e resistente e olha que só andava com o carro lotado!! O carro não tem nenhum barulho diferente...esta tudo justo..só vou ter que refazer o alinhamento que se foi, mas de resto esta tudo em ordem.

fpandur
04/09/2013, 16:35
Pessoal,

Fiz uma viagem agora de 6300 km sai do RJ fui ao jalapão ( 1 semana ) depois mais 15 dias na chapada dos veadeiros e X enfrentou tudo com bravura e desenvoltura. O carro pegou tanta terra e tanta areia que esta parecendo carro de roça por dentro e por fora.

O único problema foi o parachoque dianteiro que não resistiu as costelas de vaca do jalapão e da chapada...esta todo amarrado com arame .

Resumindo o carro e realmente muito forte e resistente e olha que só andava com o carro lotado!! O carro não tem nenhum barulho diferente...esta tudo justo..só vou ter que refazer o alinhamento que se foi, mas de resto esta tudo em ordem.
É bem por aí mesmo. Fiz Patagonia Argentina e Chilena no final do ano passado, foram 15000 Km rodados em 30 dias, viatura lotada com 5 pessoas + bagagem até o teto dentro + bagageiro lotado (estepe extra / galão combustível / eqptos. camping /etc). Muita estrada ruim (rípio) e foi tudo 100%. Tem outros colegas com relatos / experiências semelhantes, a viatura realmente aguenta bem o tranco ... rs, rs, rs

alexterra
09/09/2013, 16:18
Bem... Sou novo aqui, acompanho os amigos, desde o final do ano passado, quando vi a minha X ainda numa agência aqui perto de casa. Cara!!... Não acreditei!! Era o carro que eu via (mt raramente) na rua, e não sabia nem o nome, e pensava: Carro bacana!! Estilo arrojado, bonito pra caramba!! Mas, julgava estar além do meu alcance, pensava que fosse mt mais cara do que é. Bom... Fui de curioso, tinha um corolla, e o vendedor me fez a proposta, disse: Vou pensar. Corri pra casa, comecei a pesquisar, tirar minhas dúvidas, foi aí que achei vcs aqui do fórum, e foi só elogios à viatura. E aí meus amigos...!! Decisão tomada!! Fechei com o cara, Perdi umas notinhas no meu carro, mas é sonho realizado. Ela é uma 05/06, prata, já eletrônica, peguei com 130.000 k e já rodei 47.000, maioria asfalto, uso pra tudo, trabalho, passeios com a família e, por enquanto, mt poucas trilhas leves. O carro é BOM!!! Eu gosto mesmo é de acelerar e ouvir o ronco do motor sprint, moro numa região de montanhas, e quando pego uma serra, meu irmão...!! Dá prazer!! Não consigo subir devagar, sobe fácil, mts tentam acompanhar, mas não conseguem... HE! HE! HE!
Mas, nem td são flores, como já havia visto aqui, sobre alguns probleminhas decorrente ao uso, coisa normal, berrou o atuador, mandei abrir e, como a embreagem já estava mais pra lá do que pra cá, troquei o kit completo, ficou show!! Obs: Volante do motor está OK Graças a Deus!!!:euforico: Semana passada calcei a viatura com quatro BF Goodrich 31x10.50, ficou show!!!
Bem... Quero deixar um grande abraço a tds os amigos do fórum e agradecer por tantas valiosas informações que passam por aqui.

Aroldo Santana
16/09/2013, 13:16
Aos Amigos desse Fórum: Minha Xterra 2004 começou a fazer um barulho quando freiava típico daqueles quando a pastilha de freio está acabando... Porem troquei as Pastilhas ( e as lonas trazeiras também...) e o barulho Continua! Será que os amigos tem noção do que é? Só faz quando eu freio... e é um barulho de coisa raspando... Desde já grato. Aroldo

BLUE BUS
17/09/2013, 08:44
Aos Amigos desse Fórum: Minha Xterra 2004 começou a fazer um barulho quando freiava típico daqueles quando a pastilha de freio está acabando... Porem troquei as Pastilhas ( e as lonas trazeiras também...) e o barulho Continua! Será que os amigos tem noção do que é? Só faz quando eu freio... e é um barulho de coisa raspando... Desde já grato. Aroldo

Pode ser disco de freio empenado ou rolamento !!!

alexterra
18/09/2013, 09:56
Na minha XT já aconteceu de dar esse barulho após ter trocado as pastilhas, reclamei com o mecânico, ele tirou-as novamente e esmerilhou as quinas, no meu caso resolveu. Troca uma ideia com o seu mecânico.
Abraço!!

HERICK
18/09/2013, 15:28
Pode ser montagem incorreta das pastilhas, costuma fazer esse barulho!

Adrianosiq
20/09/2013, 11:33
Pessoal semana passada comprei minha Xterra. Eu gosto tanto do carro que antes de comprar a minha já tinha influenciado um amigo na compra da dele. Lembro quando começaram a ser fabricadas e eu achava o carro sensacional, só a grana que não dava. Finalmente chegou a minha vez, achei uma 2004 inteira, bem cuidada e ao meu alcance.

HERICK
20/09/2013, 12:15
Pessoal semana passada comprei minha Xterra. Eu gosto tanto do carro que antes de comprar a minha já tinha influenciado um amigo na compra da dele. Lembro quando começaram a ser fabricadas e eu achava o carro sensacional, só a grana que não dava. Finalmente chegou a minha vez, achei uma 2004 inteira, bem cuidada e ao meu alcance.

Parabéns! Fortalecendo o XterraClub, visite Tb a nossa página no Face, um forte abraço.

BLUE BUS
20/09/2013, 12:56

Prabéns Adriano....a X é o melhor carro que já tive !!

fassis
20/09/2013, 18:27
Vendeu a Merela Herick?

alexterra
20/09/2013, 23:07
Parabéns!!! Bem vindo ao time dos felizes proprietários dessa grande viatura!!!

BRTerra
24/10/2013, 10:25
Prezados, estou com um dúvida e, se possível, solicito auxílio para esclarecê-la. Já fiz essa pergunta no Clube da XT, mas repito aqui porque pode ser que alguém não acompanhe o face e saiba responder.

Segundo a tabela de aplicação da BOSCH, os injetores da XTerra eletrônica são os mesmos da S-10 2.8, ambos com o código 0 445 110 231.

Contudo, hoje estava em uma autopeças que representa a MWM e vi que existem dois bicos com essa numeração. Visualmente eles são idênticos, mas no da caixa do bico referente à S10, Blazer etc. está escrito "exceto NISSAN" e há o código OEM 940704640034, enquanto no da caixa do bico referente à Xterra e Frontier há o código OEM 940704640044.

Enviei e-mail para a MWM e me responderam que os bicos, embora semelhantes na parte externa, são diferentes. Isso contraria totalmente a tabela de aplicação da própria BOSCH, segundo a qual, repito, os bicos da S-10, Blazer, Frontier e XTerra equipadas com 4.07 TCE são os mesmos.

Alguém saber esclarecer isso?

Antecipo agradecimentos pela atenção.

Hcazado
24/10/2013, 10:57
Prezados, estou com um dúvida e, se possível, solicito auxílio para esclarecê-la. Já fiz essa pergunta no Clube da XT, mas repito aqui porque pode ser que alguém não acompanhe o face e saiba responder.

Segundo a tabela de aplicação da BOSCH, os injetores da XTerra eletrônica são os mesmos da S-10 2.8, ambos com o código 0 445 110 231.

Contudo, hoje estava em uma autopeças que representa a MWM e vi que existem dois bicos com essa numeração. Visualmente eles são idênticos, mas no da caixa do bico referente à S10, Blazer etc. está escrito "exceto NISSAN" e há o código OEM 940704640034, enquanto no da caixa do bico referente à Xterra e Frontier há o código OEM 940704640044.

Enviei e-mail para a MWM e me responderam que os bicos, embora semelhantes na parte externa, são diferentes. Isso contraria totalmente a tabela de aplicação da própria BOSCH, segundo a qual, repito, os bicos da S-10, Blazer, Frontier e XTerra equipadas com 4.07 TCE são os mesmos.

Pelo que pude concluir com algumas pesquisas é que os bicos injetores são os mesmos tendo diferença entre os motores eletrônico e mecânico apenas.

mas espera o parecer de alguém mais experiente.

Dic3
24/10/2013, 12:51
nao consigo imaginar a MWM fazendo bicos diferentes pra Nissan e Gm. Aposto 99% de que sao identicos

Paulo Vanderlei Lisboa
25/10/2013, 00:03
Tenho uma XTerra SE 2007 desde 2009: que trator hein ... está com 98.000 km e com os pneus originais Bridgestone Dueller ...

HERICK
25/10/2013, 05:33
Tenho uma XTerra SE 2007 desde 2009: que trator hein ... está com 98.000 km e com os pneus originais Bridgestone Dueller ...

Amigo Bom Dia! Cuidado com os Pneus, pois todo Pneu tem prazo de validade, perdendo a durabilidade e eficiência, Parabéns pela VTR! Um forte abraço.

HERICK
25/10/2013, 05:41

Tem que ter cuidado! Se o representante autorizado MWM diz que os Bicos Injetores são diferentes, é porque o são, para ter certeza é levar o seu Bico Injetor e fazer a comparação, não se esqueça que existiu um ano de fabricação anterior em que também os Trollers usavam a mesma motorização, ok! Um forte abraço.

fpandur
25/10/2013, 07:20
O MWM usado na Nissan não é igual em tudo ao MWM da S10. O cárter por exemplo, é diferente, os desenhos são ligeiramente diferentes e há códigos MWM para cada um deles. Também o volante é diferente para S10 e Nissan. Me parece que o motor de arranque também, embora utilizem as mesmas peças internas. Enfim, é quase tudo igual, mas não absolutamente tudo. Sobre os bicos, fico devendo, não sei dizer ...

fassis
25/10/2013, 08:21
Volante, embreagem, motor de arranque podem ser diferentes, pois são acoplados a câmbios diferentes, mas acho muito difícil os bicos serem diferentes, pois tanto em S10/blazer/troller/frontier/xterra, todos têm a mesma potência e torque. Me parece mais algum protecionismo/acordo para comprar, por exemplo só em concessionária Nissan

BRTerra
25/10/2013, 09:38
Volante, embreagem, motor de arranque podem ser diferentes, pois são acoplados a câmbios diferentes, mas acho muito difícil os bicos serem diferentes, pois tanto em S10/blazer/troller/frontier/xterra, todos têm a mesma potência e torque. Me parece mais algum protecionismo/acordo para comprar, por exemplo só em concessionária Nissan
Pois é... os da S-10 custam R$ 560,00 (na caixa está escrito "EXCETO NISSAN"), enquanto os da X-Terra/Frontier custam R$ 820,00...

Liguei na BOSCH, mas só consegui falar com atendente geral, que parecia não conhecer muito do assunto. Mas ela consultou os sistemas da BOSCH e me confirmou, por duas vezes, que os bicos possuem os mesmos códigos (isso eu já sabia) e que "seriam os mesmos". Quando questionei, porém, por que havia encontrado na revenda um específico para a X-Terra ela não soube responder, afirmando que "não conhecia questões técnicas".

fpandur
25/10/2013, 09:56
De fato isso pode acontecer. O diferencial traseiro por exemplo, não consta qualquer peça em catálogo Dana para ele. Então manutenção nele oficialmente não existe, você entrega o diferencial inteiro na concessionaria e pega um a base de troca, que foi reformado pela Dana. Mas as peças internas são intercambiáveis com diferenciais utilizados em outros veículos, como S10, F1000 e D20. Dependendo do defeito do diferencial pode até compensar essa troca na css, mas para coisas mais simples não compensa. Será que a Nissan tem participação nos lucros dos bicos vendidos pela MWM como sendo exclusivos para Nissan ? :roll:

BRTerra
25/10/2013, 10:09
De fato isso pode acontecer. O diferencial traseiro por exemplo, não consta qualquer peça em catálogo Dana para ele. Então manutenção nele oficialmente não existe, você entrega o diferencial inteiro na concessionaria e pega um a base de troca, que foi reformado pela Dana. Mas as peças internas são intercambiáveis com diferenciais utilizados em outros veículos, como S10, F1000 e D20. Dependendo do defeito do diferencial pode até compensar essa troca na css, mas para coisas mais simples não compensa. Será que a Nissan tem participação nos lucros dos bicos vendidos pela MWM como sendo exclusivos para Nissan ? :roll:

Essa teoria pode ser verdadeira. Os bicos que encontrei, embora fabricados pela BOSCH (símbolo na própria peça), estão em caixas da MWM.

Hcazado
25/10/2013, 12:03
Bom dia!

Alguém tem o manual técnico da XT ou sabe onde consigo baixar ele? pesquisei um bocado já e não o encontrei. To querendo revisar minha suspensão dar uma preparada na bicha pra juntar com os amigos nas próximas trilhas/expedições.

Abs

BRTerra
29/10/2013, 09:55

Atualizando as informações: após a BOSCH responder que os bicos 940704640034 se aplicam à X-Terra/Frontier e que não consta nenhuma aplicação para os bicos 940704640044, encaminhei novo e-mail à MWM, para que explicasse a contradição.

A MWM então informou que no início da produção a X-Terra foi equipada com os bicos 940704640034, os mesmos da S10. Todavia, posteriormente tais bicos foram substituídos pelos 940704640044 (0 445 110 336), os quais, segundo a MWM, devem ser utilizados atualmente. A MWM ainda disse, no e-mail que recebi, que a tabela da Bosch está desatualizada.

Em consultas que fiz na internet (em páginas fora do Brasil) verifiquei que de fato o bico 0 445 110 336 se aplica à FRONTIER.

DieselPower
30/10/2013, 00:25
Ai, ai....
Manutenção dos 204.000 km quase pronta:

- 4L de Lubrax ATF TDX + 240ml Militec1 na caixa;
- 2,2L Lubrax ATF TDX + 130ml Militec1 na CT;
- 1,5L Lubrax GL5 85W140 + 30ml Militec1 no diferencial dianteiro;
- Diferencial traseiro: Aguardando a chegada do Lubrax GL5 85W140 LS (sem Militec1).
- Troca do fluído de arrefecimento: 4L Coolant "Power Organic" + 5,8L Água Destilada, Desmineralizada e Deionizada.
- Troca da tampa do reservatório de expansão, que estava abrindo com 0,5 BAR, quando o correto é com 1,2 BAR (isto fazia desaparecer água do sistema);
- Troca correia de acessórios (MWM);
- Troca do esticador da correia (MWM);
- Troca rolamento da hélice (MWM);
- Troca das buchas de bandeja superiores (Lonil);
- Regulagem de válvulas;

E como nem tudo são flores.... Na hora de re-instalar a barra de torção, o parafuso de regulagem do lado esquerdo resolver espanar....
Tirem as crianças da sala, pois desta vez vou escrever com todas as letras:
F-I-L-H-O___D-A___P-U-T-A !!!!
Não existe em lugar nenhum da cidade, nem original, nem paralelo, nem fuleira, nem coisa nenhuma....
Acho que vou mandar refazer a rosca e fazer uma porca nova amanhã de manhã no torneiro... Ou mando fazer o parafuso novo...
Oque chamou a atenção é que ele não é de aço, e sim fe liga, mas provavelmente com tratamento térmico... Mas é molinho....

Hcazado
30/10/2013, 00:59
Ai, ai....

- Diferencial traseiro: Aguardando a chegada do Lubrax GL5 85W140 LS (sem Militec1).
- Troca do fluído de arrefecimento: 4L Coolant "Power Organic" + 5,8L Água Destilada, Desmineralizada e Deionizada.
- Troca da tampa do reservatório de expansão, que estava abrindo com 0,5 BAR, quando o correto é com 1,2 BAR (isto fazia desaparecer água do sistema);
- Regulagem de válvulas;

E como nem tudo são flores.... Na hora de re-instalar a barra de torção, o parafuso de regulagem do lado esquerdo resolver espanar....
Não existe em lugar nenhum da cidade, nem original, nem paralelo, nem fuleira, nem coisa nenhuma....
Acho que vou mandar refazer a rosca e fazer uma porca nova amanhã de manhã no torneiro... Ou mando fazer o parafuso novo...
Oque chamou a atenção é que ele não é de aço, e sim fe liga, mas provavelmente com tratamento térmico... Mas é molinho....

DieselPower, desculpa a ignorância... Mas pra que serve esse Militec1? Que vc adicionou nos ATF?

Abs

Trotta.79
30/10/2013, 07:54
Atualizando as informações: após a BOSCH responder que os bicos 940704640034 se aplicam à X-Terra/Frontier e que não consta nenhuma aplicação para os bicos 940704640044, encaminhei novo e-mail à MWM, para que explicasse a contradição.

A MWM então informou que no início da produção a X-Terra foi equipada com os bicos 940704640034, os mesmos da S10. Todavia, posteriormente tais bicos foram substituídos pelos 940704640044 (0 445 110 336), os quais, segundo a MWM, devem ser utilizados atualmente. A MWM ainda disse, no e-mail que recebi, que a tabela da Bosch está desatualizada.

Em consultas que fiz na internet (em páginas fora do Brasil) verifiquei que de fato o bico 0 445 110 336 se aplica à FRONTIER.

Então usa os bicos 940704640034 porque as primeiras Xterras são mais economicas!

BRTerra
30/10/2013, 10:30
Então usa os bicos 940704640034 porque as primeiras Xterras são mais economicas!
Exatamente, Trotta!
Depois de muitos e-mails e perguntas a conclusão é a de que a escolha certa é 940704640034.

HERICK
30/10/2013, 10:34
Amigo Hcazado Bom Dia! Aqui estão todas as informações sobre o Militec1 Militec-1 - Site Oficial (http://www.militecbrasil.com.br)

DieselPower
30/10/2013, 13:15
Ai, ai....

- Regulagem de válvulas;

Ah,
Já ia esquecendo...
Também foi trocado o volante do motor pelo rígido (MWM) e atuador da embreagem (SKF).

Andre_Lucks
06/11/2013, 22:36
Senhores, boa noite.

É com muito orgulho que compartilho a informação da aquisição da minha nova VTR, uma X-Terra 04/04 preta.
Mal acabou de chegar à garagem e já encaminhei para uma revisão geral, com a ótima surpresa de saber que nos primeiros testes o motor já ganhou nota 10 Comprovando o relato do antigo proprietário que realizava todas as manutenções além de nunca ter alterado nenhuma característica mecânica.
Estou acompanhando vários relatos há algum tempo, é difícil compilar mais de 300 paginas no post (comprei uma XT e gostei), mas devagar eu chego lá, parabéns a todos que contribuíram por todas aquelas informações.
Mencionarei o que tenho em mente para XT e acredito que vou conversar com muitos aqui no fórum.
1° Revisão para troca de todos os óleos, correias, retentores, analise cruzeta e itens que são necessários quando realizamos a compra de um veiculo que não seja 0km.

2° Trabalho na suspensão para colocar os BF AT ou MUD 33 por enquanto estou indo de AT. Pelo que consegui entender a melhor receita custoxbeneficio seria jumelo +BL 2”+regulagem na barra, e para um upgrade badejas especiais. Porem gostaria da indicação de alguém aqui em SP para me auxiliar/realizar este serviço, assim consigo ter certeza se esta é a melhor opção devido alguns itens como, alavanca do cambio, radiador e por ai vai.
3° Instalação do parachoque de aço, neste caso farei uma visita ao Boliviano na Four Whell, já faz um tempo que não vou até lá, e pelo que estou acompanhando não encontrarei outro fornecedor fácil.

Em paralelo pretendo trocar todos os forros dos bancos e estudas um upgrade no sistema de som e instalação do Py.
Espero compartilhar muitas informações com todos aqui, e tenho certeza que vamos nos falar muito, pq um dos motivos da aquisição da XT é que esta VTR ficara para as próximas expedições onde quer que seja, basta ter pedra, terra e quem sabe um pouco de asfalto.

Obrigado.

fpandur
07/11/2013, 07:14
Parabéns pela aquisição Andre_Lucks. A receita para 33" é bem por aí mesmo, mas não posso lhe ajudar com indicações de quem faça. O pessoal de Sampa e redondezas deve conseguir lhe informar. Tenho o PC do boliviano na minha XT, comprei na 1ª leva, quando ele desenvolveu a peça. Dos que já vi em fotos e relatos, é o conjunto que mais me agrada, mas isso é gosto pessoal de cada um. Também tenho PY e PX instalado nela, qualquer coisa no que puder ajudar, é só perguntar.

Andre_Lucks
07/11/2013, 18:46
Parabéns pela aquisição Andre_Lucks. A receita para 33" é bem por aí mesmo, mas não posso lhe ajudar com indicações de quem faça. O pessoal de Sampa e redondezas deve conseguir lhe informar. Tenho o PC do boliviano na minha XT, comprei na 1ª leva, quando ele desenvolveu a peça. Dos que já vi em fotos e relatos, é o conjunto que mais me agrada, mas isso é gosto pessoal de cada um. Também tenho PY e PX instalado nela, qualquer coisa no que puder ajudar, é só perguntar.

Valeu Fpandur.
Pretendo fazer uma visita para o Boliviano, realmente o trabalho dele e muito bom, demora um pouco, mas vale a pena.
Já tenho um Yaesu, agora estou avaliando onde colocar, onde instalou seus eqp de radio?

HERICK
08/11/2013, 06:32
Senhores, boa noite.

É com muito orgulho que compartilho a informação da aquisição da minha nova VTR, uma X-Terra 04/04 preta.
Mal acabou de chegar à garagem e já encaminhei para uma revisão geral, com a ótima surpresa de saber que nos primeiros testes o motor já ganhou nota 10 Comprovando o relato do antigo proprietário que realizava todas as manutenções além de nunca ter alterado nenhuma característica mecânica.
Estou acompanhando vários relatos há algum tempo, é difícil compilar mais de 300 paginas no post (comprei uma XT e gostei), mas devagar eu chego lá, parabéns a todos que contribuíram por todas aquelas informações.
Mencionarei o que tenho em mente para XT e acredito que vou conversar com muitos aqui no fórum.
1° Revisão para troca de todos os óleos, correias, retentores, analise cruzeta e itens que são necessários quando realizamos a compra de um veiculo que não seja 0km.

2° Trabalho na suspensão para colocar os BF AT ou MUD 33 por enquanto estou indo de AT. Pelo que consegui entender a melhor receita custoxbeneficio seria jumelo +BL 2”+regulagem na barra, e para um upgrade badejas especiais. Porem gostaria da indicação de alguém aqui em SP para me auxiliar/realizar este serviço, assim consigo ter certeza se esta é a melhor opção devido alguns itens como, alavanca do cambio, radiador e por ai vai.
3° Instalação do parachoque de aço, neste caso farei uma visita ao Boliviano na Four Whell, já faz um tempo que não vou até lá, e pelo que estou acompanhando não encontrarei outro fornecedor fácil.

Em paralelo pretendo trocar todos os forros dos bancos e estudas um upgrade no sistema de som e instalação do Py.
Espero compartilhar muitas informações com todos aqui, e tenho certeza que vamos nos falar muito, pq um dos motivos da aquisição da XT é que esta VTR ficara para as próximas expedições onde quer que seja, basta ter pedra, terra e quem sabe um pouco de asfalto.

Obrigado.

Meus Parabéns pela excelente aquisição! A minha XT tá com a receita de BL + SL 5,5' de Lift com Pneus 33x12.5x15 BF A/T, fica muito bom! Só tem um inconveniente, não passa na altura da maioria dos Estacionamentos e Garagens, verifique antes, pra evitar problemas! Um forte abraço.:concordo:

pulim
11/11/2013, 08:03
Senhores, bom dia. Sou um feliz proprietário (há cerca de 2 meses) de uma x-terra preta 2005, a qual já revisei toda por segurança, mesmo o antigo dono dizendo que isso e aquilo fora trocado... mas o fato é que depois da revisão e ajustes na suspensão, ela está com muita trepidação nas portas dianteira, principalmente a do motorista. Vi que meu meca as deixou bem justas (o veículo ficou mais alto)... coloquei pneus General Grabber AT 31/10.5 e o visual ficou show, porém mesmo com ajustes nas barras de torção ela continua trepidando as portas dianteiras... o que faço?

Colocando os biestein amarelos eu ganho algum conforto? os pneus estão com 28 libras psi. Era para estar macia e sem essa trepidação... posto que a suspa está em perfeito estado.

grato pela ajuda.

fpandur
11/11/2013, 08:55
Valeu Fpandur.
Pretendo fazer uma visita para o Boliviano, realmente o trabalho dele e muito bom, demora um pouco, mas vale a pena.
Já tenho um Yaesu, agora estou avaliando onde colocar, onde instalou seus eqp de radio?
Instalei o PX e o VHF naquele vão de porta-treco que há embaixo do CD. Fiz um furo na parede do fundo para passar os cabos de antena e de alimentação. Os rádios não ficam instalados direto, somente quando vou fazer alguma viagem ou passeio em comboio.

RasGotri
23/11/2013, 14:26
Ola pessoal acabei de comprar um novo VM original MWM para "Tourinho" minha VTR XT 05/06 que comprei a pouco tempo.

O carro foi consideravelmente barato e está em otimo estado, POREM em 3 semanas e o VM ja deu ruim.

Compre o VM na RJ import que envia para todo Brasil por R$1.100.

Fora isso espero que a VTR não dê mais problemas...

aproveito para pedir dicas de revisão pré-aventuras...penso em ir para Bahia no Reveillon e estou querendo evitar dor de cabeça.

Abs!
Trigo

XT 05/06 - Tourinho

marcelohmuller
25/11/2013, 06:16
O problema é que a DANA Brasil copiou a notícia da DANA internacional e simplesmente traduziu o artigo sem falar em que mercado estava sendo postada tal informação. UM ABSURDO!!!

Olha aqui o link original
http://dana.mediaroom.com/index.php/press_releases/29 (http://dana.mediaroom.com/index.php/press_releases/29)

Até 2007 nada de dana!

Quem postou que a Xterra usava Dana 60 foi o Marcelo Carvalhal. - Não usa:-D

A minha eh 2004 e eh sim Dana. Nunguem me falou. Eh so entrar em bauxo dela. Final de semana eu posto a foto do eixo.

Beto-Natal/RN
02/12/2013, 06:51
Olá, estou muito ansioso pois hoje vou pegar a minha Xterra 2006 para falar a verdade esse e meu primeiro 4x4 o gostaria a ajuda de vocês para me orientar quanto ao que devo fazer apos a compra como por exemplo, manutenção, defeitos e peças para substituição, obrigado!

HERICK
02/12/2013, 07:03
Olá, estou muito ansioso pois hoje vou pegar a minha Xterra 2006 para falar a verdade esse e meu primeiro 4x4 o gostaria a ajuda de vocês para me orientar quanto ao que devo fazer apos a compra como por exemplo, manutenção, defeitos e peças para substituição, obrigado!

Parabéns pela compra! Como proprietário de uma XT o que digo è que tenha cuidado com o o V.M. (volante do motor) se já foi trocado, geralmente por volta de 90.000kms é quando se troca, se foi colocado o bimassa (original de fábrica), mais macio, porém menos durável, tem o VM monomassa ou rígido, maior vibração e mais durável, se troca Tb o Kit de embreagem junto com os seus retentores, no mais é revisão de praxe em qualquer VTR 4x4, que a nova XT lhe traga muitas alegrias! Seja bem vindo ao Fórum!:curtir:

Ricardão4x4
09/12/2013, 10:32
Herick, bom dia.

Tentei achar a dica de um colega sobre a troca da 1ª marcha da XTerra por uma mais curta. Lembro que ele citou um mecânico em Goiás que atuava na base de troca. Pois é, tinha quase que certeza absoluta que estava ou nesse fórum ou no Levantei a XTerra, mas não encontro. Você tem dica desse post?

Grato e abs,

alexterra
09/12/2013, 14:17
Parabéns, Beto! Pela grande aquisição! Que cor é a sua? Tenho XT 2006 prata, e cara... é uma máquina!! Não se intimida diante de nenhuma outra, bonita, marca presença onde passa, forte e robusta, design atual, quem não conhece pensa que é nova. Agora, quanto a manutenção, acho que não tem segredos, de prima, conferir as trocas de óleos, filtros e fluídos, ficar atento a sinais que o carro dá, qualquer anomalia, deu barulho diferente, verificar já! A minha, por exemplo, começou descendo o pedal de embreagem, precisando dar umas estocadas p/ voltar, o nível do fluído da embreagem descendo, vazamento na caixa seca, conclusão: Atuador foi pro saco! Troquei kit completo e ficou novo. Aqui no fórum, temos amigos que entendem pra caramba, com bastante experiência na viatura, eu tô sempre tirando dúvidas e aprendendo com os caras, temos aqui um tópico de peças substitutas p/ a XT, de grande contribuição, faz uma visita lá.
Seja mt feliz com sua XTERRA! Grande abraço!!

DieselPower
09/12/2013, 22:18
Herick, bom dia.

Tentei achar a dica de um colega sobre a troca da 1ª marcha da XTerra por uma mais curta. Lembro que ele citou um mecânico em Goiás que atuava na base de troca. Pois é, tinha quase que certeza absoluta que estava ou nesse fórum ou no Levantei a XTerra, mas não encontro. Você tem dica desse post?

Grato e abs,

Abre 1/4 de volta no parafuso de débito da BI que nunca mais sentirá sua 1a marcha longa...

marcelohmuller
09/12/2013, 22:21
A minha eh 2004 e eh sim Dana. Nunguem me falou. Eh so entrar em bauxo dela. Final de semana eu posto a foto do eixo.

Pessoal,
conforme prometi, tirei uma foto do meu diferencial, segue em anexo....

HERICK
09/12/2013, 22:37
Herick, bom dia.

Grato e abs,
Amigo vou dar uma procurada pra ti, o que achar eu posto aqui ok!:curtir:

Beto-Natal/RN
10/12/2013, 08:05
Olá, amigo a minha é preta 05/06 acabei de fazer a troca do óleo diferencial do motor e filtro essa semana vou verificar embreagem e freio, como um outro colega falou anteriormente tem a questão do volante do motor meu mecânico falou que a peças possivelmente foi recondicionada pois trabalha com um pouco de vibração ele sugeriu que eu trocasse pela original, é ai o que vc acha?

alexterra
10/12/2013, 23:55
Olá, amigo a minha é preta 05/06 acabei de fazer a troca do óleo diferencial do motor e filtro essa semana vou verificar embreagem e freio, como um outro colega falou anteriormente tem a questão do volante do motor meu mecânico falou que a peças possivelmente foi recondicionada pois trabalha com um pouco de vibração ele sugeriu que eu trocasse pela original, é ai o que vc acha?
Bom... Eu já ouvi dizer, que o volante recondicionado fica mais confortável, apesar de ser menos durável, acho que tem que ver o grau dessa vibração, como o Herick falou, o volante monomassa vibra mais que o bimassa, resta saber qual é que está na sua vtr, agora, se realmente estiver com um recondicionado, meu amigo...! Tem nem que pensar, manda ver logo um novo, e atenção com a embreagem, se tiver meia bala, troque o kit completo.
Abraço!!

HERICK
11/12/2013, 05:37
Bom... Eu já ouvi dizer, que o volante recondicionado fica mais confortável, apesar de ser menos durável, acho que tem que ver o grau dessa vibração, como o Herick falou, o volante monomassa vibra mais que o bimassa, resta saber qual é que está na sua vtr, agora, se realmente estiver com um recondicionado, meu amigo...! Tem nem que pensar, manda ver logo um novo, e atenção com a embreagem, se tiver meia bala, troque o kit completo.
Abraço!!

O único problema do VM recondicionado é que quando se dá um passe no disco do VM ele fica mais fino e com isso o acoplamento com o disco de embreagem não fica perfeito, gerando a famosa patinada da embreagem , ou seja, quando se dá aceleração o giro do motor vai lá pra cima, mas não desenvolve, com o tempo isso vai acontecer de fato, troque por VM original Bimassa ou Monomassa e seja muito feliz! Um forte abraço.

Beto-Natal/RN
11/12/2013, 18:56
Amigo será que você poderia me indicar um local do confiança para comprar o VM original?

fassis
20/12/2013, 09:22
Minha X, há alguns meses, vinha apresentando uma dificuldade de partida. Era esporádico. Sempre para sair da garagem funcionava normal, daí nos lugares onde parava, tinha dificuldade de partida. Já aconteceu vezes de eu achar que iria arriar a bateria, mas depois pegava. Ultimamente passou a se tornar mais frequente. Semana passada levei ao mecânico. Na porta da oficina deu o problema, mas daí funcionou. Quando parei na porta de casa e iria passar a X ao mecânico, desliguei e daí ela não pegou mais. Tentou dar partida até arriar a bateria e também soltando em uma descida por 3 quarteirões e nada. Desconectou o tubo que traz diesel e a bomba não estava puxando. Não estava obstruído, pois ele conseguia aspirar combustível sem resistência. Teve que ir para a oficina rebocada.
Segundo o mesmo, é comum este problema na BI (a minha é mecânica 2003/04), na parte que envolve a aspiração do diesel, sendo que na parte que injeta combustível fica normal. Propôs instalação de bomba elétrica, dizendo que faz este procedimento com frequencia, sendo bem mais barato que o reparo na bomba.
Colocou uma bomba elétrica WEBER, antes do filtro do combustível, acionada quando ligo a ignição. Colocou um "T" , onde em uma das pernas do "T" soldou um giclê 220 na saída para o retorno de diesel. Daí, segundo ele, a pressão fica em menos de 1 bar. Fiz um desenho. (Atenção engenheiros, arquitetos e designers gráficos: dado o refinamento técnico do meu desenho, sei que choverão ofertas de trabalho, mas nem adianta, já estou satisfeito com minha ocupação atual). Funcionou perfeitamente.
Sei que alguns já adotaram essa solução. Pergunto se tem algum problema a longo prazo ou se é seguro.
Ah, também fez uma limpeza do tanque. Segundo ele tinha uma espécie de borra no tanque, sem ferrugem.
PS: não tenho certeza se o "T" ficou antes ou depois do filtro de diesel, mas o efeito é o praticamente o mesmo.

HERICK
20/12/2013, 09:28
Amigo será que você poderia me indicar um local do confiança para comprar o VM original?

.:: RJ Imports ::. (http://www.rjimports.com.br)

HERICK
20/12/2013, 09:31
Minha X, há alguns meses, vinha apresentando uma dificuldade de partida. Era esporádico. Sempre para sair da garagem funcionava normal, daí nos lugares onde parava, tinha dificuldade de partida. Já aconteceu vezes de eu achar que iria arriar a bateria, mas depois pegava. Ultimamente passou a se tornar mais frequente. Semana passada levei ao mecânico. Na porta da oficina deu o problema, mas daí funcionou. Quando parei na porta de casa e iria passar a X ao mecânico, desliguei e daí ela não pegou mais. Tentou dar partida até arriar a bateria e também soltando em uma descida por 3 quarteirões e nada. Desconectou o tubo que traz diesel e a bomba não estava puxando. Não estava obstruído, pois ele conseguia aspirar combustível sem resistência. Teve que ir para a oficina rebocada.
Segundo o mesmo, é comum este problema na BI (a minha é mecânica 2003/04), na parte que envolve a aspiração do diesel, sendo que na parte que injeta combustível fica normal. Propôs instalação de bomba elétrica, dizendo que faz este procedimento com frequencia, sendo bem mais barato que o reparo na bomba.
Colocou uma bomba elétrica WEBER, antes do filtro do combustível, acionada quando ligo a ignição. Colocou um "T" , onde em uma das pernas do "T" soldou um giclê 220 na saída para o retorno de diesel. Daí, segundo ele, a pressão fica em menos de 1 bar. Fiz um desenho. (Atenção engenheiros, arquitetos e designers gráficos: dado o refinamento técnico do meu desenho, sei que choverão ofertas de trabalho, mas nem adianta, já estou satisfeito com minha ocupação atual). Funcionou perfeitamente.
Sei que alguns já adotaram essa solução. Pergunto se tem algum problema a longo prazo ou se é seguro.
Ah, também fez uma limpeza do tanque. Segundo ele tinha uma espécie de borra no tanque, sem ferrugem.
PS: não tenho certeza se o "T" ficou antes ou depois do filtro de diesel, mas o efeito é o praticamente o mesmo.

Desconheço essa adaptação, se tá funcionando bem, não tem do que se preocupar!

Chevi
20/12/2013, 10:31

CJ CHECK-UP Centro Automotivo no KM 18, oficina mecânica no jardim das flores em Osasco (http://www.cjcheckup.com.br/)

Comprei o meu na CJ Checkup, recomendo! O atendimento foi ótimo e o preço foi o melhor que encontrei no VM original.

Para ilustrar o bom atendimento, paguei o VM e me enviaram direto para a oficina, quando o mecânico foi instalar reparou que as molas não estavam boas e que o volante bimassa não retornava. Liguei para a CJ e expliquei o que havia ocorrido, prontamente me enviaram um novo volante, antes mesmo de eu despachar o volante antigo de volta para eles. Achei-os muito confiáveis, pela simples confiança que também demonstraram ao me enviar uma segunda peça antes mesmo de terem algum indício de que a peça enviada primeiro estava retornando a eles. :curtir:

ANIBALCL
27/12/2013, 17:19
olá à todos !

estou pensando em comprar uma XT a partir de 2005 e mesmo depois de ler muitos posts
gostaria de algumas dicas já que nunca tive carro a diesel :

primeiro, qual a diferença entre os modelos da XT ? vi um Ecotrip, o que seria essa versão ?
o novo motor eletrônico é melhor mesmo que o antigo ?
vi que tem uma diferença de preço grande dessas XT. vale à pena um modelo mais novo ?

teste visual, por cima por baixo e por dentro. o que procurar já que é normal
mandarem lavar o motor antes de vender, alguns vazamentos só se veria após dias de uso ?

teste drive, 1 estagio da chave antes da partida, o que deve ou nao acender no painel ?
ao dar a partida que "som" esperar ? diesel tem som forte mas existe algum barulho que denuncie algo ?

sendo 4x4 ela pode engatar a tração mesmo no asfalto para testar ? e que teste fazer com a tração dela ?
algum teste específico ao andar com ela a procura de barulhos de motor, suspensão ?

no caso de eu me interessar realmente por alguma viatura, tem alguma empresa em sp ou mecanico de
confiança que poderia fazer uma vistoria (pago é claro) ? bom e se algum colega pudesse ajudar
seria ótimo.

outras recomendações especificas do carro ?
eu li muita coisa mas achei que tem coisas tecnicas demais ou só quem já tem o carro ha
muito tempo é que conseguiria perceber algo, então sempre fica a dúvida.

em caso de compra qual a manutenção básica imprescindível pós compra ?
li coisas sobre usar os diferentes tipos de diesel, quem usava só o comum se usar o S10 "estraga tudo" ?

oficinas em SP para o motor e mecânica.
as demais peças do carro, encontra fácil mesmo que tenha que apelar (e se esfolar) na CSS Nissan ?
bom, enfim seria legal ter um post fixo com essas informações, check lists, manutenção preventiva pós compra, etc...

abraço à todos e tomara que consiga me juntar a essa turma tb !

HERICK
28/12/2013, 10:55
olá à todos !

estou pensando em comprar uma XT a partir de 2005 e mesmo depois de ler muitos posts
gostaria de algumas dicas já que nunca tive carro a diesel :

primeiro, qual a diferença entre os modelos da XT ? vi um Ecotrip, o que seria essa versão ?
o novo motor eletrônico é melhor mesmo que o antigo ?
vi que tem uma diferença de preço grande dessas XT. vale à pena um modelo mais novo ?

teste visual, por cima por baixo e por dentro. o que procurar já que é normal
mandarem lavar o motor antes de vender, alguns vazamentos só se veria após dias de uso ?

teste drive, 1 estagio da chave antes da partida, o que deve ou nao acender no painel ?
ao dar a partida que "som" esperar ? diesel tem som forte mas existe algum barulho que denuncie algo ?

sendo 4x4 ela pode engatar a tração mesmo no asfalto para testar ? e que teste fazer com a tração dela ?
algum teste específico ao andar com ela a procura de barulhos de motor, suspensão ?

no caso de eu me interessar realmente por alguma viatura, tem alguma empresa em sp ou mecanico de
confiança que poderia fazer uma vistoria (pago é claro) ? bom e se algum colega pudesse ajudar
seria ótimo.

outras recomendações especificas do carro ?
eu li muita coisa mas achei que tem coisas tecnicas demais ou só quem já tem o carro ha
muito tempo é que conseguiria perceber algo, então sempre fica a dúvida.

em caso de compra qual a manutenção básica imprescindível pós compra ?
li coisas sobre usar os diferentes tipos de diesel, quem usava só o comum se usar o S10 "estraga tudo" ?

oficinas em SP para o motor e mecânica.
as demais peças do carro, encontra fácil mesmo que tenha que apelar (e se esfolar) na CSS Nissan ?
bom, enfim seria legal ter um post fixo com essas informações, check lists, manutenção preventiva pós compra, etc...

abraço à todos e tomara que consiga me juntar a essa turma tb !

Amigo o que posso lhe ajudar é na XT que eu tenho, uma 2004 com BI Mecânica, motor MWM Sprint 2.8tdi muito resistente, suspensão da pick-up Frontier, conforto excelente para todos os ocupantes, econômica tanto na cidade quanto estrada, uma boa compra vai depender muito do que foi feito em termos de manutenção preventiva, a versão Ecotrip difere apenas na adesivagem lateral e rodas pintadas de cinza, de resto é igual à SE, leve um bom mecânico para te ajudar na escolha e seja feliz! Boa sorte!

ANIBALCL
30/12/2013, 15:07
Seria legal poder conhecer uma viatura de algum colega de fórum e assim ter um bom parâmetro para comparação.
sem nunca ter visto uma em ordem vai ser mais difícil avaliar as ofertas e pode surgir algum bom negócio de repente.
como não tenho mecânico de confiança que mexa com diesel levar qualquer um pode ser um tiro no escuro também
então quero poder ter um minímo de informações e impressões para decidir.

como é abusar demais da boa vontade alheia pago uma cervejada pra animar a visita e troca de informações ! rs

HERICK
31/12/2013, 07:49
Seria legal poder conhecer uma viatura de algum colega de fórum e assim ter um bom parâmetro para comparação.
sem nunca ter visto uma em ordem vai ser mais difícil avaliar as ofertas e pode surgir algum bom negócio de repente.
como não tenho mecânico de confiança que mexa com diesel levar qualquer um pode ser um tiro no escuro também
então quero poder ter um minímo de informações e impressões para decidir.

como é abusar demais da boa vontade alheia pago uma cervejada pra animar a visita e troca de informações ! rs
Amigo fique tranquilo se não tiver mecânico de confiança, leve na CCS que eles avaliam pra você! A cerva depois eu cobro hehehehehehhe!!#

ViniciusOliveira
31/12/2013, 08:00
Bom dia meus amigos foristas.
Acabei de pegar minha XT, meu primeiro carro a diesel e primeiro 4x4!
Estou gostando muito do carro, ja fiz algumas revisoes e troquei os pneus pelos BF AT 31' (era
pra ter ter colocado os 32", mas o rapaz da loja me convenceu)

So tem umas coisas me incomodando e gostaria da ajuda dos amigos mais experientes;

1 - O farol da minha XT é muito fraco, isso é normal? Como melhorar?

2 - Parede que esta entrando fumaça do escapamento para dentro da cabine, pode ser impressao minha,
mas todas as 3 vezes que andei por longo periodo, sai do carro parecendo que estava andando de moto no transito pesado.

3 - Na estrada, a 100km/h, com os vidros fechados, aparece um barulho vindo do lado do carona' que parece vento entrando na cabine,
ora mais forte, ora mais fraco.

Agradeço a ajuda de todos.

HERICK
31/12/2013, 08:18
Bom dia meus amigos foristas.
Acabei de pegar minha XT, meu primeiro carro a diesel e primeiro 4x4!
Estou gostando muito do carro, ja fiz algumas revisoes e troquei os pneus pelos BF AT 31' (era
pra ter ter colocado os 32", mas o rapaz da loja me convenceu)

So tem umas coisas me incomodando e gostaria da ajuda dos amigos mais experientes;

1 - O farol da minha XT é muito fraco, isso é normal? Como melhorar?

2 - Parede que esta entrando fumaça do escapamento para dentro da cabine, pode ser impressao minha,
mas todas as 3 vezes que andei por longo periodo, sai do carro parecendo que estava andando de moto no transito pesado.

3 - Na estrada, a 100km/h, com os vidros fechados, aparece um barulho vindo do lado do carona' que parece vento entrando na cabine,
ora mais forte, ora mais fraco.

Agradeço a ajuda de todos.

Parabéns pela compra! Se forem somente esses probleminhas na sua VTR, é moleza de se resolver! Verifique o estado das borrachas das portas pode ter alguma rasgada ou solta e seja bem vindo ao mundo das XTs! Um forte abraço.

ANIBALCL
31/12/2013, 10:41
Amigo fique tranquilo se não tiver mecânico de confiança, leve na CCS que eles avaliam pra você! A cerva depois eu cobro hehehehehehhe!!#

opa, passando por sampa é só avisar !

ViniciusOliveira
31/12/2013, 12:11
Parabéns pela compra! Se forem somente esses probleminhas na sua VTR, é moleza de se resolver! Verifique o estado das borrachas das portas pode ter alguma rasgada ou solta e seja bem vindo ao mundo das XTs! Um forte abraço.

Obrigado pela resposta Herick. Por enquanto (3 dias de carro) ", é só isso. E em relação só farol? Mandei polir e tudo pra ver se melhora e não adiantou nada, pelo menos ficou mais bonito.

fpandur
31/12/2013, 12:24
Obrigado pela resposta Herick. Por enquanto (3 dias de carro) ", é só isso. E em relação só farol? Mandei polir e tudo pra ver se melhora e não adiantou nada, pelo menos ficou mais bonito.
Coloque lampadas Philips Xtreme 100% ou Osram NightBreaker. Ambas não precisam de nenhuma mudança no sistema elétrico pois possuem a mesma potência que as originais, mas a quantidade de luz emitida é muito melhor. A Osram é um pouco mais branca e a Philips um pouquinho mais amarela, porém ela emite uma quantidade de luz um pouco maior que a Osram. O modelo que o farol usa é H4

ViniciusOliveira
31/12/2013, 20:50
Coloque lampadas Philips Xtreme 100% ou Osram NightBreaker. Ambas não precisam de nenhuma mudança no sistema elétrico pois possuem a mesma potência que as originais, mas a quantidade de luz emitida é muito melhor. A Osram é um pouco mais branca e a Philips um pouquinho mais amarela, porém ela emite uma quantidade de luz um pouco maior que a Osram. O modelo que o farol usa é H4

Bom ano novo à todos!

vilaph
24/02/2014, 08:59
bom dia , estou interessado em comprar uma xterra 2003 ,225km rodados.O dono é o primeiro proprietário e pelo que eu sei ele usa ela mais na cidade e raramente faz um off-road. Será que o carro esta em boas condições ? O custo de manutenção é alto ?
ele está pedindo $48.000 , o que acham ?

ANIBALCL
24/02/2014, 10:06
sempre é bom ter uma lista na mão pra não esquecer nada por causa da empolgação, conversa, etc...
eu usei essa lista e estou satisfeito com a compra que fiz. ajudou a evitar maus negócios e avaliar os gastos
com o pós compra já que nenhum carro usado estará em perfeitas condições sem precisar de nenhum
reparo, manutenção ou melhoria. os problemas mecânicos são mais caros porém mais fáceis de arrumar
já os problemas com itens de acabamento, conforto e elétricos podem ser mais baratos mas algumas peças
são difíceis de encontrar.

=============================
=== check list para avaliação de compra ===
=============================

---------------------------------------------------------------------------------------------------
o carro não pode ter sido lavado por baixo com nenhum tipo de produto, nem mesmo água.
também não pode ter sido pulverizado ou lubrificado com nenhum tipo de óleo ou graxa.
( ex: oléo de mamona, óleo diesel, óleo de motor, spray anti corrosivo, graxa, etc... )
---------------------------------------------------------------------------------------------------
o carro deve ter os selos do originais de fábrica nas colunas das duas portas dianteiras.
todos os cintos de segurança devem ter o mesmo ano de fabricação do veículo
nas etiquetas originais de fábrica, que devem apresentar desgaste compatível com o uso.
( não podem ser cintos e/ou etiquetas novas )
o carro deve ter os selos originais de fábrica na parte superior frontal
do painel do cofre do motor.
( em frente ao radiador onde fica a haste de sustenção da tampa do motor )
todas as portas, tampa traseira e do cofre do motor devem abrir e fechar com facilidade
o nivel do óleo do motor, nivel da água do radiador/reservatório, do fluido da direção hidráulica,
da embreagem e dos freios devem estar preenchidos com os fluidos apropriados
e nos níveis indicados pelo fabricante. todos os fluídos devem ter boa aparência .
o reservatório de arrefecimento do motor não pode apresentar óleo misturado ao líquido
nem sinais de ferrugem ou "barro" por dentro. o líquido deve ser transparente
normalmente na cor vermelha ou verde/azulado e ser uniforme sem opcacidade.
o óleo do motor na vareta de medição não pode ter aspecto esbranquiçado nem estar muito escuro.
ao ligar a chave sem dar partida a luz do ABS tem que apagar antes da luz do AIRBAG.
ao ligar a chave sem dar partida nenhuma luz de advertência/injeção/problema
deve permanecer acessa/piscando.
ao ligar a chave sem dar partida o ponteiro de nível de combustível
deve se mover para indicar a quantidade correta de combustível.
a luz/alerta de combustível na reserva não pode acender se o ponteiro de nível de combustível
não indicar isso também.
a bateria deve ser capaz de dar a partida sem apresentar sinais de carga baixa.
com o carro ligado, ao engatar 4x4 tem que acender a luz no painel
e a luz tem que desligar ao desengatar e mover alguns metros.
após mover alguns metros em ré nenhum barulho ou ruído deve permanecer após desacoplar o 4x4.
todas as luzes devem estar funcionando: setas direita/esquerda , pisca alerta , ré , freios ,
farol baixo/alto , lanterna dianteira/traseira , etc...
a luz de ré não pode apagar ao engatar o 4x4.
os vidros elétricos devem descer e subir totalmente através dos controles individuais nas portas
e pelo controle central da porta do motorista.
o botão de trava elétrica das portas deve travar todas as portas inclusive o porta malas.
o botão de regulagem dos espelhos retorvisores deve funcionar para ambos os lados.
as luzes auxiliares internas devem acender de acordo com a posição selecionada
( liga/desliga e ao abrir a porta, etc... )
com o carro desligado, ao pisar no pedal do freio por 3 vezes
o mesmo deve ficar mais duro a cada pisada e na última deve ficar bem firme e sem
atingir a posição de fim de curso.
ainda com o carro desligado, matendo o pé no freio,
ao ligar o carro o mesmo deve ceder até uma posição intermediária
não podendo chegar ao final de curso.
ao ligar o carro o motor não pode trepidar em excesso nem fazer qualquer barulho
metálico, rangido ( somente o som característico do motor diesel )
ou apresentar falhas/instabilidade na marcha lenta.
como carro ligado ao sair em primeira marcha não deve ter nenhum barulho,
ruído ou rangido metálico e o carro não pode trepidar/vibrar em excesso.
como carro em movimento, ao engatar qualquer marcha o pedal da embreagem não pode vibrar/trepidar
nem apresentar qualquer resistência rangido ou barulho metálico.
como carro em movimento, numa rua plana asfaltada sem buracos e de pouco movimento,
acelerar, pisar na embreagem e brecar com força. o ABS deve impedir
que as rodas travem causando a famosa "cantada de pneu" ou deixar
no asfalto marcas características de travamento das rodas e
o pedal do freio deve apresentar uma leve trepidação indicando
a atuação do ABS.
o freio de estacionamento deve estar funcionando e ser capaz de segurar o carro
em ladeiras normais e não pode funcionar apenas no fim de curso.
a alavanca de liberação do freio de estacionamento deve funcionar sem precisar fazer força
e liberar totalmente o pedal que deve voltar automaticamente à posição correta.
( totalmente para cima )
com o carro manobrando ou em movimento a direção não pode ranger nem trepidar.
quando fizer curva/girar para os lados não deve ser necessário fazer muita força devendo voltar
á posição central com facilidade.
com o carro em movimento a suspensão não deve estar fazendo nenhum barulho ou ruído.
com o carro em movimento numa rua plana ao soltar o volante não deve puxar para nenhum lado.
repetir o teste brecando também não deve puxar pra nenhum lado.
a ventilação forçada deve funcionar em todas as velocidades mesmo
que apenas a chave esteja ligada e o motor desligado.
os esguichos dos vidros dianteiro e traseiro devem funcionar assim como os limpadores.
o ar quente deve funcionar e depois de 1 minuto aproximadamente deve ter removido
qualquer cheiro característico da utilização anterior do ar condicionado.
o ar condicionado deve estar funcionando sem ruídos ou cheiro ruim após a
utilização do ar quente.
após andar com o carro, levantar num elevador automotivo e observar se existe
vazamentos de óleo no motor, embreagem, transmissão e diferenciais.
após andar com o carro, levantar o carro num elevador automotivo e observar
se existe algum componente da suspensão danificado
( amortecedores , buchas , juntas , batentes , coxins , etc... )
as bandejas tem que estar com todos os parafusos e porcas de fixação.

esqueci alguma coisa ?

ferinquefho
24/02/2014, 11:16
bom dia , estou interessado em comprar uma xterra 2003 ,225km rodados.O dono é o primeiro proprietário e pelo que eu sei ele usa ela mais na cidade e raramente faz um off-road. Será que o carro esta em boas condições ? O custo de manutenção é alto ?
ele está pedindo $48.000 , o que acham ?

Vilaph...
As Xterras são carros muito bons no geral. Vc consegue ver só de olhar se o proprietário cuidava bem dela! Borrachas de vidro, pintura em geral, riscos ao longo da carroceria (indica que ele fazia trilha), pneus com desgaste por igual, etc. Mas o tendão de AQUILES da Xt é a embreagem. Se ela estiver boa é porque ele fazia manutenção. Embreagem com problema é indicio de que a manutenção é falha!
Eu comprei a minha a menos de um ano, em Santa Felicidade, 2003/04, 193mkms R$ 53000,00...com a embreagem pra fazer. Fiquei com ela porque levei no mecânico e ele me garantiu que nunca tinha sido mexido!! E com 193mkms...deve ter andado com muito cuidado!
Boa sorte!
Se quiser podemos olhar juntos está XT. Abraço

HERICK
25/02/2014, 05:31
Valeu Aníbal pelo Check List! Show de bola!

ANIBALCL
25/02/2014, 17:51
Valeu Aníbal pelo Check List! Show de bola!

Herick,

obrigado é apenas uma pequena lista que elaborei antes de comprar a minha e tenho
certeza que o pessoal mais experiente tem muitas outras dicas importantes
principalmente para o motor, câmbio, suspensão e diferenciais.

como nunca tive uma tentei reunir o que li aqui no fórum e mais alguns lugares na internet.

também é preciso bom senso ao usar o check list pois muita coisa é sobre itens
menos críticos e que podem ser consertados com o tempo como também
a pessoa pode decidir, sabendo o tamanho da encrenca, optar por comprar
por um preço bem mais baixo e fazer as manutenções necessárias.

eu não tenho facilidade nem mecânico de confiança então optei por pagar mais caro
e esperar pra pegar uma com menos problemas pra resolver.

Gustavo Santana
03/03/2014, 23:07
Prezados boa noite.

Acabei de comprar um xterra para usar na cidade e passeios off.

gostaria de discas de manutenção preventiva. O antigo dono já colocou volante rígido e acabou de trocar embreagem.

Já troquei óleo e filtros e regulei válvulas.

falaram de um reforço na suspensão, procede?

Que reforço e' esse?

O que preciso fazer em relação a manutenção preventiva ou preparo em algo que costuma quebrar?

Alguém sabe sobre o jumento alto na traseira?

Alguem fez seguro? Que companhias?

abraços

Adrianosiq
02/04/2014, 21:09
Segue minha experiencia. que sirva de alerta para os proprietários das XTs. Cuidado com a bateria.
A minha estava com dificuldade de partida, as vezes falhava sem muita explicação. E algumas vezes logo após a partida fazia um barulhão insuportável. Aconteceu que depois de um barulhão desses ficou uns grilos bem chatos e crônicos. Foi a polia do alternador esticador e alguma outra coisa desse conjunto que quebrou. Troquei tudo por peças originais 1.100,00.
Como a partida continuava falhando resolvi levar em um auto elétrico e a bateria estava fraca e não segurava a carga plena. Troquei a bateria e nunca mais teve problema de partida. Inclusive não teria dado o problema na polia caso a bateria estivesse forte. Coloquei uma bateria de 80 amperes. Parece basico, mas as consequencias de uma partida fraca podem ser di$pendio$a$

HERICK
03/04/2014, 05:20
Segue minha experiencia. que sirva de alerta para os proprietários das XTs. Cuidado com a bateria.
A minha estava com dificuldade de partida, as vezes falhava sem muita explicação. E algumas vezes logo após a partida fazia um barulhão insuportável. Aconteceu que depois de um barulhão desses ficou uns grilos bem chatos e crônicos. Foi a polia do alternador esticador e alguma outra coisa desse conjunto que quebrou. Troquei tudo por peças originais 1.100,00.
Como a partida continuava falhando resolvi levar em um auto elétrico e a bateria estava fraca e não segurava a carga plena. Troquei a bateria e nunca mais teve problema de partida. Inclusive não teria dado o problema na polia caso a bateria estivesse forte. Coloquei uma bateria de 80 amperes. Parece basico, mas as consequencias de uma partida fraca podem ser di$pendio$a$

Adriano me tira uma dúvida, que barulho é esse que acontecia, o motor saculejava e morria???

marcelohmuller
03/04/2014, 09:18
Olá José, parabens pela bela aquisição. Não tem muitos proprietários de Xterra por aqui e se quiser mais informaçoes, sugiro procurar no forum de SUV's http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=51 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=51)

Quanto ao veículo, ele não possui eixos Dana como alguns falam. Ambos os eixos são da própria Nissan.

Comprovado que é DANA! Segue foto de Eixo!

pulim
08/04/2014, 23:55
Adriano me tira uma dúvida, que barulho é esse que acontecia, o motor saculejava e morria???

ocorreu comigo também... eu girava a chave e o carro tremia e se mexia como que dançando pra lá e pra cá... troquei a bateria que morreu do nada e a partida está outra coisa... pega de prima e sem titubear.

HERICK
10/04/2014, 05:15
ocorreu comigo também... eu girava a chave e o carro tremia e se mexia como que dançando pra lá e pra cá... troquei a bateria que morreu do nada e a partida está outra coisa... pega de prima e sem titubear.

A sua é eletrônica ou mecânica?

fassis
10/04/2014, 09:47
Só um relato sobre bateria. Peguei minha X em junho/2010. Ela tinha uma bateria NISSAN de 60 Ah, que já não tinha aparência de nova. Já fazem quase 4 anos que estou com ela e ainda funciona bem! Na verdade, não tão bem, pois algumas vezes acontece isso, a partida parece um pouco lenta e já aconteceu isso de, após a partida, o motor ficar balançando todo e parar logo depois. Sem falar que ela arriou quando ficou muito tempo com a "chave ligada" ao instalar o DVD.
Digo isso porque nunca tinha visto uma bateria que tivesse durado tanto quanto essa Nissan. Em outros carros já usei Moura várias vezes e heliar algumas vezes e pouco passam dos 2 anos. A que mais durava era a Delphi, coisa de 3 anos e meio, mas não encontro aqui na minha cidade. Nunca abusei de bateria, não tenho som pesado, não deixo descarregar, não tenho nada que consuma muita corrente no carro.
Qual a recomendação em uma boa marca de bateria?
Essa bateria nissan deve ter algum fabricante que apenas estampa a marca nissan, mas visualmente não identifiquei. Vou desmontar a bateria e ver se embaixo tem alguma dica.
E a própria bateria nissan de 60Ah, imagino que deva ser uma facada e aqui na minha cidade não tem concessionária. Se algúem puder verificar o preço em alguma concessionária, eu agradeço a gentileza.

pulim
10/04/2014, 11:11
A sua é eletrônica ou mecânica?

ano 2005, portanto, mecânica.

HERICK
11/04/2014, 05:15
Só um relato sobre bateria. Peguei minha X em junho/2010. Ela tinha uma bateria NISSAN de 60 Ah, que já não tinha aparência de nova. Já fazem quase 4 anos que estou com ela e ainda funciona bem! Na verdade, não tão bem, pois algumas vezes acontece isso, a partida parece um pouco lenta e já aconteceu isso de, após a partida, o motor ficar balançando todo e parar logo depois. Sem falar que ela arriou quando ficou muito tempo com a "chave ligada" ao instalar o DVD.
Digo isso porque nunca tinha visto uma bateria que tivesse durado tanto quanto essa Nissan. Em outros carros já usei Moura várias vezes e heliar algumas vezes e pouco passam dos 2 anos. A que mais durava era a Delphi, coisa de 3 anos e meio, mas não encontro aqui na minha cidade. Nunca abusei de bateria, não tenho som pesado, não deixo descarregar, não tenho nada que consuma muita corrente no carro.
Qual a recomendação em uma boa marca de bateria?
Essa bateria nissan deve ter algum fabricante que apenas estampa a marca nissan, mas visualmente não identifiquei. Vou desmontar a bateria e ver se embaixo tem alguma dica.
E a própria bateria nissan de 60Ah, imagino que deva ser uma facada e aqui na minha cidade não tem concessionária. Se algúem puder verificar o preço em alguma concessionária, eu agradeço a gentileza.

Importantíssimo o seu relato para os futuros proprietários de Xterra ou Frontier, uma bateria que já cumpriu a sua função, pode gerar várias dores de cabeça para os mais desavisados! um forte abraço meu amigo.

HERICK
11/04/2014, 05:17
ano 2005, portanto, mecânica.

Valeu pulim! " cuidado que isso aqui vicia" são palavras do nosso querido forista Dr. Guilherme!

Renato Tristao
14/04/2014, 18:54
Olá Amigos! Sou mero aprendiz nesse mundo das 4x4, porem gosto muito! sou de florianopolis, e como venho namorando a Xterra, tem algum mecânico confiável aqui em Florianópolis (ou região) que possa ser consultado?

cassio xanxerê
19/04/2014, 23:28
Ola pessoal parabéns a todos pelo tópico, estava tentando ler ele todo antes de perguntar algo mas so estou na pagina 180.
mas vamos la comprei uma Xterra a uma semana e também gostei muito, é meu segundo 4x4 e o primeiro a diesel, já senti que e muito robusto e valente adorei o carro e um 2005 é esta com 180.000 km muito bem conservado, lataria e chassis intacto mas surgiu algumas duvida e acho que aqui com vocês e melhor lugar para tirar duvidas.
1° direção pesada e um pouco imprecisa e normal? (meu outro carro e um focus 1.6 2011 que uso para trabalhar)
2° turbina babando óleo e jogando para o intercooler ,como so rodei 200 km no findi e esposa usa na cidade ñ deu para perceber se ta baixando óleo, mas a duvida e a seguinte se que vai longe ou tem que trocar a turbina logo? vale a pena recondicionar ou por nova e ñ estressar tão cedo? é quanto custa uma nova a da S10 serve e a mesma ou nada a ver?
3° ainda ñ fiz aquela revisão básica que costumo fazer ao comprar carro usado mas neste dias a farei duvida, além de trocar todos os ,filtros ,óleo ,diesel e de ar óleo do motor e verificar óleo de caixa, caixa de transferência e dos diferencias , correia, freios que mais devo examinar?

desde já obrigado a quem me der dicas e a todos que fazem do 4x4 brasil referencia a todos nos novatos.

HERICK
20/04/2014, 08:40
Cassio Parabéns e seja bem vindo ao clube! Quanto às dúvidas vamos lá, direção pesada indício de algum problema, a minha tinha pneus 33x12,5x15 e a direção era leve, verifique num especialista ok, óleo na Mangueira do Intercooler em pequena quantidade é normal, faça a limpeza do sistema, a sua turbina é da Garret, a sua XT é de 05, portanto BI mecânica, se fosse 06 a turbina é Borg Warner eletrônica, confira esses detalhes e nunca recondicione, coloque tudo original, inclusive óleos e filtros, boa sorte e um forte abraço.

ZYKAO
20/04/2014, 08:46
Ola pessoal parabéns a todos pelo tópico, estava tentando ler ele todo antes de perguntar algo mas so estou na pagina 180.
mas vamos la comprei uma Xterra a uma semana e também gostei muito, é meu segundo 4x4 e o primeiro a diesel, já senti que e muito robusto e valente adorei o carro e um 2005 é esta com 180.000 km muito bem conservado, lataria e chassis intacto mas surgiu algumas duvida e acho que aqui com vocês e melhor lugar para tirar duvidas.
1° direção pesada e um pouco imprecisa e normal? (meu outro carro e um focus 1.6 2011 que uso para trabalhar)
2° turbina babando óleo e jogando para o intercooler ,como so rodei 200 km no findi e esposa usa na cidade ñ deu para perceber se ta baixando óleo, mas a duvida e a seguinte se que vai longe ou tem que trocar a turbina logo? vale a pena recondicionar ou por nova e ñ estressar tão cedo? é quanto custa uma nova a da S10 serve e a mesma ou nada a ver?
3° ainda ñ fiz aquela revisão básica que costumo fazer ao comprar carro usado mas neste dias a farei duvida, além de trocar todos os ,filtros ,óleo ,diesel e de ar óleo do motor e verificar óleo de caixa, caixa de transferência e dos diferencias , correia, freios que mais devo examinar?

desde já obrigado a quem me der dicas e a todos que fazem do 4x4 brasil referencia a todos nos novatos.

Alem do que o Herick disse, as vezes a válvula PCV está saturada ou com problema, se observar a mangueira que liga o filtro de ar até a turbina, verá que ligada a ela tem uma outra mangueira, essa peça redonda é a PCV, tire ela é de uma limpada, remova todo o resto da mangueira que desce até o cárter e limpe bem.

cassio xanxerê
20/04/2014, 21:44
Valeu Herick e ZYKAO obrigado vou verificar isso que falaram,vou levar em um especialista em direção e fazer uma limpeza na válvula PCV .
outra duvida to com pneu 265/70 e usando 30 libras mas to achando extremamente dura quantos vcs usam?

HERICK
20/04/2014, 22:18
Valeu Herick e ZYKAO obrigado vou verificar isso que falaram,vou levar em um especialista em direção e fazer uma limpeza na válvula PCV .
outra duvida to com pneu 265/70 e usando 30 libras mas to achando extremamente dura quantos vcs usam?

30 libras eu também acho muito, 28 é mais indicado ok!

DieselPower
21/04/2014, 16:49
Eu também utilizo 28, mas com 30 ela fica mais econômica...

Beto-Natal/RN
23/04/2014, 19:19
Falando em economia, minha xterra tem um consumo de em media 8km\l, é isso mesmo ou tem alguma coisa errada? pergunto isso pq meu pai já teve um Tracker disiel 02 que fazia 13km\l e agora uma Sorento que faz 10, lembrando que não tenho o pé muito pesado, quando pego estrada a média é 110km\h e nada de passar dos 8.

gigio 10
23/04/2014, 20:54
Beto , qual o ano da Xterra?
Se for até 2005 , isto é , bomba injetora mecanica , tá bebendo muito mesmo.
Abraço

Falando em economia, minha xterra tem um consumo de em media 8km\l, é isso mesmo ou tem alguma coisa errada? pergunto isso pq meu pai já teve um Tracker disiel 02 que fazia 13km\l e agora uma Sorento que faz 10, lembrando que não tenho o pé muito pesado, quando pego estrada a média é 110km\h e nada de passar dos 8.

Beto-Natal/RN
23/04/2014, 22:55
Beto , qual o ano da Xterra?
Se for até 2005 , isto é , bomba injetora mecanica , tá bebendo muito mesmo.
Abraço
A minha é eletrônica, ela é 2005\2006, o que pode ser feito ?

BBB
27/04/2014, 19:58
Fala Pessoal, tenho uma TR4 preparada para trilha e estou estudando a possibilidade de troca-la por uma viatura com uma mala maior e com mais aptidão para trilha. Estou estudando a possibilidade de comprar uma xterra, uma grand cherokee ou uma cherokee sport. A xterra temos a vantagem de ter a mecânica nacional e a economia de combustível por ser a diesel, mas não sei como é o comportamento dela em trilhas médias e pesadas e nem quais adaptações e kits de suspensão estão disponíveis no mercado. Alguém saberia me dizer se existem kits de suspensão para ela,quais medidas de pneus entram nesse carro e quantas polegadas conseguimos eleva-la.
desde já agradecendo,

Bruno

Adrianosiq
01/05/2014, 14:21
Pessoal se minha pergunta já foi feita antes me desculpem.
Eu estou procurando as palhetas do limpador do para-brisa e do vidro traseiro mas não estou encontrando. Tem algum outro modelo que serve para a Xterra?

Obrigado.

HERICK
02/05/2014, 05:32
Pessoal se minha pergunta já foi feita antes me desculpem.
Eu estou procurando as palhetas do limpador do para-brisa e do vidro traseiro mas não estou encontrando. Tem algum outro modelo que serve para a Xterra?

Obrigado.

Hoje em dia os postos de combustível tem as palhetas de silicone e eles tem diversas medidas, quando troquei a minha o frentista foi testando pelo tamanho e achou uma igual tanto a da frente quanto a de trás, um forte abraço.

Irakita Borges
02/05/2014, 11:53
Bom dia amigo, por falar em diferencial, vc sabe se ele tem bloqueio no modelo 2004 da xterra?

fassis
03/05/2014, 17:25
O diferencial traseiro de todas Xterra tem bloqueio LSD.

Max_Carneiro
04/05/2014, 23:22
Ola Rapaziada,

Acabei de adquirir meu 1o 4x4 e optei por uma Nissan X-TERRA 2006, amor a 1a vista. Ela está com apenas 76mil KM rodado.
Estou gostando muito da viatura e gostaria de receber opiniões de que tipo de revisão eu deveria fazer/me preocupar para realizar uma viagem de uns 1000km e tambem para ficar tranquilo nas pequenas viagens e trilhas que eu irei fazer.

Obrigado,

Max Carneiro

Adrianosiq
06/05/2014, 22:21
Parabéns pela aquisição. Você vai amar ainda mais essa viatura com o uso.
A sua é eletrônica? A primeira coisa que eu faria em uma revisão é solicitar a um mecânico com equipamento adequado que confirme esses KM. Se confirmado, comemore bastante, você comprou um carro com baixíssima quilometragem. Tá amaciando.
No manual tem os itens verificados a cada revisão. Veja o indicado para essa KM e peça a um mecânico de confiança verificar os itens para você. É o certo a se fazer.

Abraço

HERICK
07/05/2014, 07:06
Parabéns pela aquisição. Você vai amar ainda mais essa viatura com o uso.
A sua é eletrônica? A primeira coisa que eu faria em uma revisão é solicitar a um mecânico com equipamento adequado que confirme esses KM. Se confirmado, comemore bastante, você comprou um carro com baixíssima quilometragem. Tá amaciando.
No manual tem os itens verificados a cada revisão. Veja o indicado para essa KM e peça a um mecânico de confiança verificar os itens para você. É o certo a se fazer.

Abraço
Amigo a partir de 05/06 as XTs são eletrônicas! Quanto ao recém feliz proprietário Max Parabéns, baixíssima km, siga o livreto de manutenções, coloque peças originais e seja feliz! Depois poste umas fotos ok! Um forte abraço.

ramires.cabral
07/05/2014, 08:54
Ola Rapaziada,

Acabei de adquirir meu 1o 4x4 e optei por uma Nissan X-TERRA 2006, amor a 1a vista. Ela está com apenas 76mil KM rodado.
Estou gostando muito da viatura e gostaria de receber opiniões de que tipo de revisão eu deveria fazer/me preocupar para realizar uma viagem de uns 1000km e tambem para ficar tranquilo nas pequenas viagens e trilhas que eu irei fazer.

Obrigado,

Max Carneiro

Cara, parabéns pelo carro!
Tem 3 itens que o pessoal fala muito aqui e q são problemas na Xterra:
1 - Ar condicionado fraco: Se resolve colocando uma ventoinha no radiador. Pesquisa por aqui, tem bastante info.
2 - Volante bimassa do motor: Como a tua está km baixo, creio que seja o original e acho q por enquanto não terá problema.
Vejo o pessoal reclamando disto com VTRs na casa dos 150K KM...
3 - Drenar, limpar e passar resina no tanque de combústivel. Por causa da ferrugem, bicos e outros componentes são comprometidos...

Obs.: São fatos comentados aqui no forúm, não tenho experiência com este carro, portanto dê uma pesquisada em cima do q falei.

Abraço!

fpandur
07/05/2014, 09:15
1 - Ar condicionado fraco: Se resolve colocando uma ventoinha no radiador. Pesquisa por aqui, tem bastante info.
2 - Volante bimassa do motor: Como a tua está km baixo, creio que seja o original e acho q por enquanto não terá problema.
Vejo o pessoal reclamando disto com VTRs na casa dos 150K KM...
3 - Drenar, limpar e passar resina no tanque de combústivel. Por causa da ferrugem, bicos e outros componentes são comprometidos..

1: fato, mas simples de resolver.
2: tem viatura com quase 200000 Km e sem problemas com o bimassa. Outras por volta de 100000 Km podem começar a apresentar problema. Esse item já foi muito caro até um tempo atrás, mas o preço caiu bastante. Tem a alternativa original MWM de usar um volamente monomassa, nunca mais terá problemas, embora a viatura fique com um funcionamento um pouco mais "áspero" na lenta. Tem gente que não gosta e prefere o bimassa mesmo. Na minha ex-viatura eu instalei o monomossa na época e rapidamente me acostumei ao novo comportamento.
3: depende do histórico do carro, a minha estava com 160000 Km e o tanque estava perfeito. É relativamente fácil de verificar, tirando a tampa da bóia do tanque. De qualquer forma já tem alternativa de tanque de plástico e mais recentemente, um tanque de alumínio feito sob encomenda.

Rudiwolff
10/05/2014, 20:11
Boa noite,
Comprei meu primeiro 4x4, xterra SE 2005/2006 do meu sogro(único dono)! Estou ja a mais de 1 ano e meio com essa maquina que a cada dia vem me conquista do mais e mais!! Ja. Atingiu a marca dos 186 mil.. A fase mais difícil foi quando o motor perdia o rendimento de aceleração , perdendo a forca do torque, tendo que desligar a viatura e religar! Passei um bom tempo em oficinas e foi assim que fui conhecendo mais do carro! Resolvido o problema a sensação foi maravilhosa, peguei um apego enorme... Agora espero cada dia aprender mais desse mundo offroad!

ramires.cabral
10/05/2014, 21:22
Boa noite,
Comprei meu primeiro 4x4, xterra SE 2005/2006 do meu sogro(único dono)! Estou ja a mais de 1 ano e meio com essa maquina que a cada dia vem me conquista do mais e mais!! Ja. Atingiu a marca dos 186 mil.. A fase mais difícil foi quando o motor perdia o rendimento de aceleração , perdendo a forca do torque, tendo que desligar a viatura e religar! Passei um bom tempo em oficinas e foi assim que fui conhecendo mais do carro! Resolvido o problema a sensação foi maravilhosa, peguei um apego enorme... Agora espero cada dia aprender mais desse mundo offroad!

Amigo, boa noite!
Como resolveu o problema?
Legal repassar a informação para todos!

Abração!

HERICK
11/05/2014, 08:30
Boa noite,
Seja bem vindo ao Fórum! Como o nosso querido Dr. Guilherme sempre diz: Cuidado que isso aqui vicia", somos todos amigos e com isso trocamos idéias e experiências vividas com as nossas VTRs, boa sorte um forte abraço.

andrenovich
14/05/2014, 09:47
Boa dia todos! Infelizmente depois de 2 anos terei que vender minha viatura. è de longe o melhor carro que ja tive. Quem se interessar é só olhar nos classificados aqui do 4x4. Excelente viatura.

cassio xanxerê
14/05/2014, 21:49
BOA NOITE A TODOS...
pessoal hoje fiz meu primeiro percurso, por estrada de chão com a X achei ela meio dura e pula bastante, mas deu para perceber que é um carro muito robusto. claro que a estrada era pura pedra e cascalho bem ruim, eu estava com 26 libras e meus pneu são MARSHAL 265/75 e também acho um pneu rui faz barulho no asfalto. e como o DieselPower relatou anteriormente neste tópico o carro balança bastante lateralmente e ruim mesmo.
mas uma duvida que ficou ñ sei se to procurando chifre em cabeça de cavalo, mas estou ouvindo um som quanto tiro o pe do acelerador uma ressonância acústica o som parecido com um freio motor de caminhão a de algum usuário faz isso também?
desde já obrigado Cassio

HERICK
15/05/2014, 05:21
BOA NOITE A TODOS...
pessoal hoje fiz meu primeiro percurso, por estrada de chão com a X achei ela meio dura e pula bastante, mas deu para perceber que é um carro muito robusto. claro que a estrada era pura pedra e cascalho bem ruim, eu estava com 26 libras e meus pneu são MARSHAL 265/75 e também acho um pneu rui faz barulho no asfalto. e como o DieselPower relatou anteriormente neste tópico o carro balança bastante lateralmente e ruim mesmo.
mas uma duvida que ficou ñ sei se to procurando chifre em cabeça de cavalo, mas estou ouvindo um som quanto tiro o pe do acelerador uma ressonância acústica o som parecido com um freio motor de caminhão a de algum usuário faz isso também?
desde já obrigado Cassio

Cassio a XT tem a suspensão da Frontier, portanto pula mesmo, a sua vantagem em relação às outras é a sua robustez, quanto ao barulho ao tirar o pé do acelerador, acho que seja normal, visto que o MWM Sprint ronca e vibra alto!

HERICK
15/05/2014, 05:23
Boa dia todos! Infelizmente depois de 2 anos terei que vender minha viatura. è de longe o melhor carro que ja tive. Quem se interessar é só olhar nos classificados aqui do 4x4. Excelente viatura.

Com certeza é uma excelente VTR! Boa sorte na venda, um forte abraço.

Rudiwolff
15/05/2014, 19:17
Boa noite,

esse problema da perda da forca do motor eu consegui resolver retificando 4 bicos injetores , o custo de cada foi de 700 reais aqui em joao pessoa!

Até hj nao apresentou mais esse problema!

Agora infelizmente tive um contratempo ontem, qdo parei o carro depois de andar 50km aparentou uma fumaça no capo e quando verifiquei vi o mangote do radiador aberto como se estivesse estourado! Solicitei um mangote novo e fiz a troca! Levei em uma loja para retirar o ar... Mas qdo voltei a andar o motor esta esquentando muito! Quem tiver uma informação eu agradeceria! Amanha estarei levando na concessionária para um analise!

Uma boa noite!

Amigo, boa noite!
Como resolveu o problema?
Legal repassar a informação para todos!

Abração!

cassio xanxerê
15/05/2014, 20:20
HERICH.
obrigado pela dica realmente estou achando a X muito robusta mas fiquei cabreiro com o som que ta fazendo cheguei a pensar que era turbina ou mesmo cardam porque parado ele ñ faz so quando o cardam estiver girando.
mas amanha vou dar uma olhada geral .

fpandur
15/05/2014, 20:39
Agora infelizmente tive um contratempo ontem, qdo parei o carro depois de andar 50km aparentou uma fumaça no capo e quando verifiquei vi o mangote do radiador aberto como se estivesse estourado! Solicitei um mangote novo e fiz a troca! Levei em uma loja para retirar o ar... Mas qdo voltei a andar o motor esta esquentando muito! Quem tiver uma informação eu agradeceria! Amanha estarei levando na concessionária para um analise!

Uma boa noite!
Primeira vez que vejo um relato desse tipo nesse motor (mangueira radiador estourada). Se está esquentando pode ser a junta do cabeçote que queimou. Pode também ter empenado no cabeçote, mas no MWM é um pouco mais difícil ocorrer devido a ser de ferro e não de aluminio. Claro que tudo tem um limite e vai depender das condições que andou sem água. De qualquer forma, para verificar a junta tem que retirar o cabeçote, daí já manda verificar a questão do empeno e possíveis trincas. Qualquer boa retífica tem total condição de fazer essas verificações.

HERICK
16/05/2014, 05:10
HERICH.
obrigado pela dica realmente estou achando a X muito robusta mas fiquei cabreiro com o som que ta fazendo cheguei a pensar que era turbina ou mesmo cardam porque parado ele ñ faz so quando o cardam estiver girando.
mas amanha vou dar uma olhada geral .

Se o Cardan estiver empenado a VTR vibra em velocidades mais elevadas, aproveite e olhe as cruzetas, pode ter alguma estourada ok!

Rudiwolff
20/05/2014, 23:10
Boa noite!

depois que o motor ficou esquentando levei na concessionária e foi retirado ar do radiador! Agora ja rodei uns 500 km e nao apresentou mais a alta temperatura do motor! Graças a Deus resolvido!

Primeira vez que vejo um relato desse tipo nesse motor (mangueira radiador estourada). Se está esquentando pode ser a junta do cabeçote que queimou. Pode também ter empenado no cabeçote, mas no MWM é um pouco mais difícil ocorrer devido a ser de ferro e não de aluminio. Claro que tudo tem um limite e vai depender das condições que andou sem água. De qualquer forma, para verificar a junta tem que retirar o cabeçote, daí já manda verificar a questão do empeno e possíveis trincas. Qualquer boa retífica tem total condição de fazer essas verificações.

HERICK
21/05/2014, 06:41
Boa noite!

depois que o motor ficou esquentando levei na concessionária e foi retirado ar do radiador! Agora ja rodei uns 500 km e nao apresentou mais a alta temperatura do motor! Graças a Deus resolvido!

Que bom que resolveste o problema, mas fique atento à temperatura, não é comum esses motores esquentarem, pegue uma serra e faça o teste!

Eric Antunes
29/05/2014, 21:41
Boa noite pessoal. Estou cogitando entrar pro time. Andei pesquisando bastante e até tenho duas em vista. Uma 03/04, com menos de 100.000km, todas as revisões em cc. e toda original, mas o cara pede um pouco acima do valor médio do mercado, 49k. A outra 06/06, com 110.000km, impecável, de uma mulher, nunca andou na terra, por 53k. Ambas são único dono e parecem ter sido muitíssimo bem cuidadas. É claro que caso opte por qualquer delas levarei para uma avaliação rigorosa com um mecânico. Percebi que a galera pende para as anteriores à 06, devido à Manutenção mais simples. Mas, considerando o custo bem próximo, e que ambas parecem estar muito conservadas, qual seria mais interessante.
Mais uma dúvida. Seria meu carro de uso diário. Nunca tive veículos a diesel e venho de um corolla auto, carro extremamente confortável. É óbvio que não espero o mesmo conforto e comportamento com a XT, mas será que o choque vai ser muito grande? Alguém já passou por esse tipo de mudança e aprova? Minha intenção é ter a versatilidade da XT, mantendo um conforto razoável, o que não seria possível, por exemplo, num troller.
Agradeço a quem puder opinar. Abracos

cassio xanxerê
29/05/2014, 22:41
Eric Antunes.
amigo torço pela compra da Xterra, quanto ao valor e este mesmo e oque vale a viatura comprei a minha a menos de 2 meses, paguei 55 mil dilmas isso aqui no sul mas em sampa sei que e mais em conta.
a Xterra era meu segundo carro e de uso de minha esposa ir trabalho e crianças a escola.
sou representante comercial rodo 5000 km mês carro de trabalho era um focus 2011 mas rodei na pista e capotei com ele no dia 30 do mês passado. rodei 3 semanas com a Xterra vou te falar ñ tem a mesma agilidade do focus assim como do seu corolla mas e muito bom andar com ela sentir a robustez do carro. minha opinião se vc curte jipão a Xterra e ótima vc vai adorar .

fpandur
29/05/2014, 23:04
Em minha opinião o choque pode ser grande sim, tudo depende da sua expectativa. Se ainda não fez o test-drive em uma, sugiro que o faça tão logo seja possível, antes mesmo de se decidir a comprar alguma ou continuar a procurar. Como já dito, a Xterra está mais para Jipe que para SUV. É mais barulhenta e suspensão traseira mais dura que um SUV tradicional. Comparando com SUV ou pickups mais modernos de motores diesel de alta rotação, o acabamento é mais espartano e seu desempenho e retomadas são um pouco mais lentos. Não significa que é uma carroça. Tive uma por 3 anos, viajei em 5 pessoas para a Patagônia, foram 15000 Km e viatura abarrotada em tudo que era possível, porta-malas e rack de teto. Pode ter certeza que é um carro robusto e confiável, mas como disse antes, tudo depende do que você espera, isso é de cada um. Sobre eletrônica ou mecânica, também vai do gosto de cada um. A eletrônica é um pouco mais silenciosa e permite repotenciar o motor de forma bem fácil através da reprogramação da ECU (famoso "chip"). A manutenção pode ser um pouco mais cara por conta do gerenciamento eletrônico do motor, mas não é algo que aconteça com frequência. Já a viatura mecânica é um pouco mais barulhenta e tem na simplicidade do motor seu maior trunfo, há apenas 1 fio ligado no motor para que esse funcione. De resto são iguais em tudo, compartilhando as mesmas peças.

Eric Antunes
30/05/2014, 10:51
cassio e fpandur, obrigado pelas respostas. Que ano é a sua cassio? Tenho consciência de que são categorias e propostas totalmente distintas e não espero da X uma performance e conforto de sedan. Mas, como tenho vontade de ter um veículo que me propicie uns passeios offroad, quem sabe umas trilhas mais tranquilas, mas usarei o carro a maior parte do tempo no asfalto, acabei pensando na XT, abrindo mão de parte do conforto do meu carro. Fiquei um dia com o troller de um amigo e confesso que achei complicado para o uso diário. Acredito que a XT seja mais confortável, além de oferecer maior versatilidade, já que tem mais espaço interno, porta-malas, etc. O custo benefício me parece muito bom. Custo de aquisição bem menor que o de outros modelos similares, seguro bastante razoável, custo de manutenção idem. Fora a quantidade de informações e disponibilidade do pessoa aqui do fórum. Vou ver se consigo fazer um test drive pra ajudar na decisão. Qualquer novidade eu posto por aqui. E se mais alguém tiver opiniões, serão muito bem-vindas. Abraço

cassio xanxerê
30/05/2014, 22:44
Eric
a minha e 2005 mecânica eu to muito feliz com carro e recomendo.
claro eu de ti faria um test drive na viatura mas se querer um passeios mais off road vai acertar na escolha

HERICK
31/05/2014, 07:48
cassio e fpandur, obrigado pelas respostas. Que ano é a sua cassio? Tenho consciência de que são categorias e propostas totalmente distintas e não espero da X uma performance e conforto de sedan. Mas, como tenho vontade de ter um veículo que me propicie uns passeios offroad, quem sabe umas trilhas mais tranquilas, mas usarei o carro a maior parte do tempo no asfalto, acabei pensando na XT, abrindo mão de parte do conforto do meu carro. Fiquei um dia com o troller de um amigo e confesso que achei complicado para o uso diário. Acredito que a XT seja mais confortável, além de oferecer maior versatilidade, já que tem mais espaço interno, porta-malas, etc. O custo benefício me parece muito bom. Custo de aquisição bem menor que o de outros modelos similares, seguro bastante razoável, custo de manutenção idem. Fora a quantidade de informações e disponibilidade do pessoa aqui do fórum. Vou ver se consigo fazer um test drive pra ajudar na decisão. Qualquer novidade eu posto por aqui. E se mais alguém tiver opiniões, serão muito bem-vindas. Abraço

Fala chará! Na minha visão para o uso diário a minha XT 03/04 não é aconselhável, pelo simples fato de ser um Jipão, com todas as suas características, faça antes vários teste drives, pra depois não se arrepender, a XT foi concebida para viajar, aí meu amigo é imbatível, em estradas on road ou off road, n cidade terás dificuldades em estacionar em qualquer vaga, eu no seu caso teria um carro popular pra cidade e a XT pra passeios, essa é a minha humilde opinião! Um forte abraço.

Eric Antunes
03/06/2014, 21:40
Obrigado Cassio e Herick. Farei um test drive e qualquer novidade posto por aqui. Valeu

pulim
04/06/2014, 21:17
é realmente um carro lento, principalmente se vc vem de um 2.0 como o focus que corre bragarai... a minha x 2005 está cada dia melhor... não sei o que fiz exatamente mas depois que instalei os amortecedores bilstein e fiz diversos ajustes na barras de torção, sempre procurando a melhor geometria dianteira, eu digo que hoje a utilizo diariamente e com pneus AT General Grabber 31/10.5 a 36 psi.. e não está desconfortável... ao contrário está macia e mais confortável que antes mesmo com essa calibragem nos pneus. A altura medida da base da roda até em cima da saia(paralama) esta, no lado do motorista, em 68cm e no lado do passageiro, em 67,5cm.

O detalhe é que com essa calibragem a x ficou mais ágil... no semáforo acelero rasgando e fico praticamente de igual para igual com os outros carros mais leves...

HERICK
05/06/2014, 05:25
é realmente um carro lento, principalmente se vc vem de um 2.0 como o focus que corre bragarai... a minha x 2005 está cada dia melhor... não sei o que fiz exatamente mas depois que instalei os amortecedores bilstein e fiz diversos ajustes na barras de torção, sempre procurando a melhor geometria dianteira, eu digo que hoje a utilizo diariamente e com pneus AT General Grabber 31/10.5 a 36 psi.. e não está desconfortável... ao contrário está macia e mais confortável que antes mesmo com essa calibragem nos pneus. A altura medida da base da roda até em cima da saia(paralama) esta, no lado do motorista, em 68cm e no lado do passageiro, em 67,5cm.

O detalhe é que com essa calibragem a x ficou mais ágil... no semáforo acelero rasgando e fico praticamente de igual para igual com os outros carros mais leves...

Coloca umas fotos da sua VTR pra vermos como ficou essa nova regulagem da barra de torção, um forte abraço.

Mathias
01/07/2014, 17:26
Acabei de adquirir uma XTERRA 04/05 cinza de único dono com 72000km e todos os selos originais de fábrica.
ainda não andei muito com o carro, mas ja deu para perceber que farei novas viagens mais confortáveis com a nova VTR.
Só para confirmar... o óleo da caixa é o mesmo do câmbio ( ATF Dextron III ) confere ?
Outra dúvida.... sempre verifiquei a utilização das mesmas rodas aro 15 com pneus 33 ou raros 32, estou pensando em colocar rodas de ferro aro 16 com pneus mud km2 265/75/16 esta medida não fica muito alto e nem muito largo, esta próximo ao 32 em altura(31.6) e quando a largura bem parecido com o original 255/70/15. Pretendo utilizar uma roda aro 16x8 ou 7 e mudar o off-set negativo para possitivo conforme sao as rodas originais ( alguem sabe o valor ??? 0 /+ 15/ +30 ).
Para fazer esta modificação vou fazer um novo jumelo com 50mm maior e regular as barras respeitando a altura limite de 72,5 como ja informado no outro tópico.

No aguardo das respostas dos expertes no assunto XTERRA

Abraço

Mathias
XTERRA SE 04/05 iniciando up-grades

ramires.cabral
02/07/2014, 17:27
Acabei de adquirir uma XTERRA 04/05 cinza de único dono com 72000km e todos os selos originais de fábrica.
ainda não andei muito com o carro, mas ja deu para perceber que farei novas viagens mais confortáveis com a nova VTR.
Só para confirmar... o óleo da caixa é o mesmo do câmbio ( ATF Dextron III ) confere ?
Outra dúvida.... sempre verifiquei a utilização das mesmas rodas aro 15 com pneus 33 ou raros 32, estou pensando em colocar rodas de ferro aro 16 com pneus mud km2 265/75/16 esta medida não fica muito alto e nem muito largo, esta próximo ao 32 em altura(31.6) e quando a largura bem parecido com o original 255/70/15. Pretendo utilizar uma roda aro 16x8 ou 7 e mudar o off-set negativo para possitivo conforme sao as rodas originais ( alguem sabe o valor ??? 0 /+ 15/ +30 ).
Para fazer esta modificação vou fazer um novo jumelo com 50mm maior e regular as barras respeitando a altura limite de 72,5 como ja informado no outro tópico.

No aguardo das respostas dos expertes no assunto XTERRA

Abraço

Mathias
XTERRA SE 04/05 iniciando up-grades

Amigo Mathias, boa tarde!
Esse Xterra era aquela que estava a venda em Sto André, SP?
Se for, parabéns!
Fui olhar o carro e estava espetacular!!!

Abraço,
Ramires.

Mathias
02/07/2014, 18:21
Amigo Mathias, boa tarde!
Esse Xterra era aquela que estava a venda em Sto André, SP?
Se for, parabéns!
Fui olhar o carro e estava espetacular!!!

Abraço,
Ramires.

Ramires,

Sim é ela mesma, carro muito bem cuidado tem várias etiquetas originais e esta muito gostosa para andar em relação ao outro carro que tinha (Hilux CD 4x4 Japonesa).

Não tinha intensão de comprar uma XTERRA, mas como sou de SBC fui ver o carro duas vezes até que coloquei um carro no rolo e peguei a "danada".

Não gostei muito da suspensão dianteira... não conheço o sistema de barras de torção.

Hoje levantei o carro para ver como iria fazer para mexer nas barras para deixar com os 72,5cm, verifiquei que a medida inicial já era de 71,0cm e que não poderia aumentar quase nada ! e outra... o carro esta igual dos dois lados porem do lado esquerdo o braço de ancoragem esta quase alinhado com a travessa, já o direito esta abaixo da travessa (exposto para baixo) aproximadamente 2,0cm.
Nesta situação a barra de torsão esta com as estrias em posição diferente a da esquerda ? tenho que mudar a posição ? como muda ?. Na questão dos jumelos vou fazer um maior em 40 ou 50mm.
Será que vai caber os BF mud 32 sem mexer mais em nada ?
Com esse lance da suspensão ser por barra de torção cheguei até a pensar em vender o carro na sequencia da compra... mas o carro é cuidado demais, mecânica conhecida, bomba mecânica, Eaton, Dana etc.... Não quero ficar mexendo igual na minha Hilux, mas pelo menos um pneuzinho mud 32 e um guinchinho embutido preciso ter.

Conto com a ajuda dos amigos para resolver os ajustes da barra de torção para poder postar uma foto dela com os novos sapatos.

Abraço

Mathias

Salviano
02/07/2014, 18:44
É isso aí Pessoal... Vcs são os culpados.

Maaassss.... mesmo assim vou entrar pro grupo com a permissão de TODOS, tudo bem????

Foi difícil mas a "Roda da Vida" tem que girar. Separei-me do Engesa(montado do zero)depois de 5 anos de "só alegria", agora estou em "lua de mel" com a XTERRA que irá me proporcionar a mesma alegria só que com "Traje a Rigor".

Estou há uma semana rodando com ela e já tirei a barra estabilizadora traseira, por causa do barulho das bieletas e dos calços gastos, (que por acaso não estou encontrando aqui na minha região, alguém sabe onde posso adquirir?
E aí... HERICK (TÁ NA ESCUTA?)

Hoje deixei no meu Mecânico para trocar os filtros, Óleos, (que não sejam os olhos da cara hehehe), regulagem das válvulas, e só... por enquanto.
Vejam as fotinhas.
Por enquanto é só, Obrigado e até mais.
Salviano

fpandur
02/07/2014, 20:39
Hoje levantei o carro para ver como iria fazer para mexer nas barras para deixar com os 72,5cm, verifiquei que a medida inicial já era de 71,0cm e que não poderia aumentar quase nada ! e outra... o carro esta igual dos dois lados porem do lado esquerdo o braço de ancoragem esta quase alinhado com a travessa, já o direito esta abaixo da travessa (exposto para baixo) aproximadamente 2,0cm.
Nesta situação a barra de torsão esta com as estrias em posição diferente a da esquerda ? tenho que mudar a posição ? como muda ?. Na questão dos jumelos vou fazer um maior em 40 ou 50mm.
Será que vai caber os BF mud 32 sem mexer mais em nada ?
Com esse lance da suspensão ser por barra de torção cheguei até a pensar em vender o carro na sequencia da compra... mas o carro é cuidado demais, mecânica conhecida, bomba mecânica, Eaton, Dana etc.... Não quero ficar mexendo igual na minha Hilux, mas pelo menos um pneuzinho mud 32 e um guinchinho embutido preciso ter.
Mathias
Parabéns pela aquisição. É normal os ancoradores traseiros estarem em posições diferentes, para que seja mantido a mesma distância final na suspa dianteira. Se a regulagem está muito no limite no parafuso e precisar subir mais a viatura, tem que desmontar a barra e girar umas 2 estrias na montagem, com isso conseguirá chegar muito facilmente aos 72,5 cm. Para desmontar alivie completamente o peso da roda do lado que irá mexer, ou seja, deixe a roda totalmente suspensa. O mesmo para apertar o parafuso, se for apertar ele com todo o peso do veículo sobre a roda ficará muito mais difícil e poderá até espanar o parafuso. Pode ser que seja difícil retirar do ancorador se isso foi feito a muito tempo (ou nunca). Nesse caso muita paciência, jogando desengripante e dando um tempo para ele atuar, depois algumas batidas por dentro do ancorador e assim vai. Sugiro antes de desmontar marcar a posição da barra junto ao ancorador dianteiro, pois é muito fácil se perder a posição original ao desmontar, com isso terá referência. Me lembro que na minha girei 2 estrias para ter um curso bom de ajustagem no parafuso. E na montagem é bom passar um pouco de graxa, na minha dava uma desmontada a cada 1 a 1,5 ano para que não colasse a barra no ancorador. Depois que colocar o guincho é normal dar uma abaixada, daí é só dar mais um "grau" no parafuso. Também com o uso logo após a regulagem pode ser que abaixe um pouco, a mesma coisa, só reajustar, até a barra encontrar a posição estável de trabalho. Se quiser dar uma incrementada, tem barras gringas com 30% mais carga, são indicadas para quem parachoque de aço + guincho. Embora na minha eu tivesse isso e usava as barras originais sem problemas. Acho que é isso ... :smile:

fpandur
02/07/2014, 20:52

Maaassss.... mesmo assim vou entrar pro grupo com a permissão de TODOS, tudo bem????

Foi difícil mas a "Roda da Vida" tem que girar. Separei-me do Engesa(montado do zero)depois de 5 anos de "só alegria", agora estou em "lua de mel" com a XTERRA que irá me proporcionar a mesma alegria só que com "Traje a Rigor".

Estou há uma semana rodando com ela e já tirei a barra estabilizadora traseira, por causa do barulho das bieletas e dos calços gastos, (que por acaso não estou encontrando aqui na minha região, alguém sabe onde posso adquirir?

Hoje deixei no meu Mecânico para trocar os filtros, Óleos, (que não sejam os olhos da cara hehehe), regulagem das válvulas, e só... por enquanto.
Vejam as fotinhas.
Salviano
Parabéns, tive uma XTerra por 3 anos, uso diário, algumas trilhas leves e várias viagens, uma delas 15.000 Km pra Patagônia, viatura fantástica. Como todo veículo tem seus detalhes mas são bem conhecidos e de solução não complicada, as vantagens superam em muito as eventuais desvantagens. Sobre a estabilizadora traseira:
- bieletas: retire a peça, vá a uma loja de autopeças e peça para comparar com de algum outro carro. Eu sei de alguns modelos para quem usa jumelos maiores, mas para as originais com certeza irá encontrar uma compatível em tamanho.
- buchas: uma possibilidade é utilizar a bucha dianteira da L200 GLS (Sport não serve, o diâmetro é bem maior). Tem que cortar embaixo para encaixar na estabilizadora, daí a bucha irá encaixar no suporte. As outras opções são bucha da Zafira (consta que precisa fazer um pequeno rebaixo para ao encaixe do parafuso) ou bucha dianteira Corcel II / Del Rey 90. Esses 2 últimos eu só tenho como anotação que outros colegas postaram, não cheguei a testar.

Mathias
02/07/2014, 22:41
Parabéns pela aquisição. É normal os ancoradores traseiros estarem em posições diferentes, para que seja mantido a mesma distância final na suspa dianteira. Se a regulagem está muito no limite no parafuso e precisar subir mais a viatura, tem que desmontar a barra e girar umas 2 estrias na montagem, com isso conseguirá chegar muito facilmente aos 72,5 cm. Para desmontar alivie completamente o peso da roda do lado que irá mexer, ou seja, deixe a roda totalmente suspensa. O mesmo para apertar o parafuso, se for apertar ele com todo o peso do veículo sobre a roda ficará muito mais difícil e poderá até espanar o parafuso. Pode ser que seja difícil retirar do ancorador se isso foi feito a muito tempo (ou nunca). Nesse caso muita paciência, jogando desengripante e dando um tempo para ele atuar, depois algumas batidas por dentro do ancorador e assim vai. Sugiro antes de desmontar marcar a posição da barra junto ao ancorador dianteiro, pois é muito fácil se perder a posição original ao desmontar, com isso terá referência. Me lembro que na minha girei 2 estrias para ter um curso bom de ajustagem no parafuso. E na montagem é bom passar um pouco de graxa, na minha dava uma desmontada a cada 1 a 1,5 ano para que não colasse a barra no ancorador. Depois que colocar o guincho é normal dar uma abaixada, daí é só dar mais um "grau" no parafuso. Também com o uso logo após a regulagem pode ser que abaixe um pouco, a mesma coisa, só reajustar, até a barra encontrar a posição estável de trabalho. Se quiser dar uma incrementada, tem barras gringas com 30% mais carga, são indicadas para quem parachoque de aço + guincho. Embora na minha eu tivesse isso e usava as barras originais sem problemas. Acho que é isso ... :smile:

Bom ! veja se é isso que entendi: Vou querer levantar o braço do lado direito que esta muito baixo e pode ser danificado por uma pedra, galho etc.... então vou ter que soltar todo o parafuso comprido do braço retirar o mesmo, soltar os 3 parafusos que fixam o ancorador a bandeja e dai consigo afastar a barra para trás, após isso retiro a barra do ancorador e mudo a posição das estrias para fazer novamente a montagem. Na verdade o que não esta muito claro para mim é como vou retirar a barra dos braços. Estas barras tem uma vida útil de quanto tempo. No mercado livre tem um vendedor que esta vendendo as barras originais NISSAN nova estava pensando em comprar duas zeradas e fazer o serviço legal. Sobre as bieletas citadas por você, com jumelo maior quais são as opções de mercado.

no aguardo e amanhã após expediente tem trampo em casa...

Abraço

Mathias

fpandur
02/07/2014, 23:04
Mathias, a barra vai encaixada no braço traseiro por estrias também. Depois que soltar a barra do ancorador dianteiro e deslocar ela um pouco, é só bater na outra ponta dela, por dentro do braço traseiro de apoio, que a barra deverá sair pra frente. Mas é nesse ponto que eu citei que costuma travar, devido à sujeira / oxidação. A minha viatura tinha 10 anos e as barras estavam boas. Quer dizer, obviamente que mais cansadas e precisaram de um "grau" a mais no parafuso para eu obter a altura desejada. Se quiser colocar barras novas e manter as antigas de reserva, não é má ideia. O manual de manutenção não cita durabilidade ou indica a troca com alguma Km ou depois de um certo tempo. Bieleta traseira maior pode ser a bieleta dianteira do Novo Fiesta / EcoSport 02 em diante, elas tem 5 cm mais de comprimento que as originais. Há relatos que a do Peugeot 306 a haste é mais grossa que as do EcoSport e tem os mesmos 5 cm a mais. Na época eu usei as do EcoSport, hoje tentaria ver essa do 306. ). Se precisar de uma bieleta maior ainda tem a da Zafira, essa tem cerca de 6,5 a 7 cm maior que a original.

Mathias
02/07/2014, 23:11
Mathias, a barra vai encaixada no braço traseiro por estrias também. Depois que soltar a barra do ancorador dianteiro e deslocar ela um pouco, é só bater na outra ponta dela, por dentro do braço traseiro de apoio, que a barra deverá sair pra frente. Mas é nesse ponto que eu citei que costuma travar, devido à sujeira / oxidação. A minha viatura tinha 10 anos e as barras estavam boas. Quer dizer, obviamente que mais cansadas e precisaram de um "grau" a mais no parafuso para eu obter a altura desejada. Se quiser colocar barras novas e manter as antigas de reserva, não é má ideia. O manual de manutenção não cita durabilidade ou indica a troca com alguma Km ou depois de um certo tempo. Bieleta traseira maior pode ser a bieleta dianteira do Novo Fiesta / EcoSport 02 em diante, elas tem 5 cm mais de comprimento que as originais. Há relatos que a do Peugeot 306 a haste é mais grossa que as do EcoSport e tem os mesmos 5 cm a mais. Na época eu usei as do EcoSport, hoje tentaria ver essa do 306. ). Se precisar de uma bieleta maior ainda tem a da Zafira, essa tem cerca de 6,5 a 7 cm maior que a original.

Grato, amanhã se tudo der certo vou desmontar e verificar se a posição das barras estão corretas e fazer um pequeno ajuste acima,

abraço

Mathias

HERICK
03/07/2014, 09:26

Vejam as fotinhas.
Salviano

Beleza Salviano! Estou na área em QAP kkkkk! Gostei da VTR, qual o ano dela? Salviano você vai achar tudo o que precisa na CCS em Varginha, os preços das peças são bem menores do que nas CCS no RJ, sempre comprei em Varginha, vale a pena e o melhor tudo original, não coloque paralelo que vais gastar duas vezes ou mais, essa é a minha opinião que fique bem claro amigos foristas, qualquer coisa me dá um alô! Um forte abraço.

Eric Antunes
03/07/2014, 12:22
Bom dia galera... Fiz umas perguntas algum tempo atrás e, muito por culpa desse fórum, acabei comprando minha XT. É uma 2006, único dono, muito linda. Estou com ela a um mês e, fazendo jus ao nome do tópico, estou gostando muito!!! Valeu pelas dicas e espero também poder contribuir conforme for aprendendo sobre a viatura. Abraços

468929468930

Salviano
03/07/2014, 21:32
OBS. Também aos demais novos companheiros, meus cumprimentos e parabéns pelas viaturas, estão show de bola, também.

Salviano
03/07/2014, 21:58
Parabéns, tive uma XTerra por 3 anos, uso diário, algumas trilhas leves e várias viagens, uma delas 15.000 Km pra Patagônia, viatura fantástica. Como todo veículo tem seus detalhes mas são bem conhecidos e de solução não complicada, as vantagens superam em muito as eventuais desvantagens. Sobre a estabilizadora traseira:
- bieletas: retire a peça, vá a uma loja de autopeças e peça para comparar com de algum outro carro. Eu sei de alguns modelos para quem usa jumelos maiores, mas para as originais com certeza irá encontrar uma compatível em tamanho.
- buchas: uma possibilidade é utilizar a bucha dianteira da L200 GLS (Sport não serve, o diâmetro é bem maior). Tem que cortar embaixo para encaixar na estabilizadora, daí a bucha irá encaixar no suporte. As outras opções são bucha da Zafira (consta que precisa fazer um pequeno rebaixo para ao encaixe do parafuso) ou bucha dianteira Corcel II / Del Rey 90. Esses 2 últimos eu só tenho como anotação que outros colegas postaram, não cheguei a testar.

Obrigado! Fpandur.

Realmente é muito bom saber que temos carros com mecânica confiável e de fácil manutenção. O engesa tinha tbm MWM 2.8 turbo com intercooler e câmbio da Nissan Frontier.

Retirei as bieletas e nas lojas de peças que fui, achei apenas com 0,7mm de diâmetro os da XT tem 10mm.
Quanto aos calços vou procurar pelas que vc indicou.
Obrigado pelas dicas, com certeza ainda vou perturbar muito vc todos.
Um abraço, Salviano

Postado por Herick:
Beleza Salviano! Estou na área em QAP kkkkk! Gostei da VTR, qual o ano dela? Salviano você vai achar tudo o que precisa na CCS em Varginha, os preços das peças são bem menores do que nas CCS no RJ, sempre comprei em Varginha, vale a pena e o melhor tudo original, não coloque paralelo que vais gastar duas vezes ou mais, essa é a minha opinião que fique bem claro amigos foristas, qualquer coisa me dá um alô! Um forte abraço.

Herick...Bota beleza nisso.

Ela é 2006/2007. Voltei agora de Varginha fui buscar o Carro, fiz as manutenções mencionadas no post acima, inclusive regulagem de válvulas, o carro ficou outro, se bobear nas arrancadas de sinal, canta até pneu.
Quanto às CCS, "sem chance", a bieleta não tem em estoque (estou pensando em fazer de aço inox, com porcas e chapinhas em "L" + calços de polipropileno, será que dá certo?
Os calços de borracha na CCS custam 360 latinhas "Caaadaaumaaa..." (Eles estão Sem noção).
Quando vier por estas bandas, dá um alô...
Um abraço, Salviano

fpandur
03/07/2014, 22:19
Nas CSS é difícil comprar algo, mas não impossível. Já encontrei algumas peças originais mais baratas que o mercado paralelo. Sei que é difícil, mas pode acreditar ... rs, rs, rs. Que me lembre agora de bate-pronto, comprei atuador de embreagem, mangueira do filtro de ar e reservatório de expansão (não foi tudo de uma vez).

fassis
04/07/2014, 10:44
Bela viatura. Vi que é a ECOTRIP. Ela veio com a escada de pneu? Faz tempo que quero ver fotografia de uma original para fabricar uma para a minha. Se tiver, posta fotos e medidas dela. Boa sorte com a viatura.

Vejam as fotinhas.
Salviano

Salviano
04/07/2014, 12:30
Bela viatura. Vi que é a ECOTRIP. Ela veio com a escada de pneu? Faz tempo que quero ver fotografia de uma original para fabricar uma para a minha. Se tiver, posta fotos e medidas dela. Boa sorte com a viatura.

Obrigado! Fassis.
Realmente estou curtindo muito a XT, dei sorte em achar esse modelo e muito bem conservada, parece "Zero".

Não veio com escada, creio que é acessório, vou deixar o pneu em baixo mesmo, a altura do solo não atrapalha em nada, não faço trilhas com ela. Vou é tirar o pneu sobressalente para tirar a ferrugem e lubrificar o mecanismo do sistema que deve estar lá original ainda.

Salviano
04/07/2014, 12:37
Nas CSS é difícil comprar algo, mas não impossível. Já encontrei algumas peças originais mais baratas que o mercado paralelo. Sei que é difícil, mas pode acreditar ... rs, rs, rs. Que me lembre agora de bate-pronto, comprei atuador de embreagem, mangueira do filtro de ar e reservatório de expansão (não foi tudo de uma vez).

O atuador na minha já foi trocado, o câmbio e embreagem parece faca na manteiga.
As mangueiras estão todas novas, só os filtros(Ar, Combustível e lubrificante) comprei no representante MWM da "esquina". O reservatório de expansão achei em Belo Horizonte, meu irmão vai trazer amanhã.

Salviano
04/07/2014, 12:47

Tenho esta foto que poderá servir de modelo:

ALIEN1964
04/07/2014, 21:49
Boa noite amigos.
Recém adquiri uma XTERRA ano 2007, estou muito contente com a compra. Já tive 2 Land Rover Defender 110 e 1 Toyota Hilux modelo antigo. Todos me atenderam perfeitamente e continuo a gora com a XTERRA.
Mas estou em busca da tampa de combustível com chave, pois a que veio é sem chave e me deixa incomodado. Já lí aqui postagens de modelos que adaptam e depois postagens condenando estes modelos.
Poderiam me ajudar? Fui ver uma tampa na concessionária, achei, mas por um preço absurdo.
Obrigado
Murilo - Florianópolis

Daniel guarapari
04/07/2014, 23:35
Ola pessoall,
estou chegando por aki, hoje consegui comprar a minha tão sonhada XTerra.
Gosto muito de acompanhar os comentários dos colegas experientes e novatos também,pois aprendemos muito com isso.
valeu e aquele abraço
Daniel guarapari

Lima5.3
07/07/2014, 20:21
Boa noite Daniel Guarapari. Seja bem vindo, e parabéns pela aquisição do seu XTerra.

Att: Lima.

Mathias
08/07/2014, 06:33
Pessoal,

Segue uma foto da mais nova integrante da família... XTERRA 04/05 o seu único dono disse que ela nunca viu terra, se não viu comigo vai ver muita estrada pela frente.

Primeiras mexidas... retirei o estribo, não gosto do tal acessório só serve para sujar a barra da calça.. rsss !

Abraço a todos.

Mathias
XTERRA em modificação...