Conectar

Ver Versão Completa : Comprei um Xterra e... GOSTEI!!!

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 [10] 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21

amorajr
26/05/2011, 13:05
Pois é, aqui em Natal o comércio de peças para carros que não são populares é péssima, e quando tem o preço é um absurdo. Será que essa bieleta traseira da X-Terra possue outra similar?

gigio 10
26/05/2011, 16:40
Veja Amorajr,moro numa cidade de 55 mil habitantes e encontro praticamente tudo pra Xterra aqui, até párabrisa.Estranho vce não conseguir as bieletas.Acho que em uma boa auto peças vce encontra sem dificuldades.Pega a bieleta quebrada e leva na loja.Pode rodar até com a Xterra sem elas,as duas, que não vai ter problemas, só não abuse em curvas. E o preço é de 25 reais mesmo, disso tenho certeza, acabei de da uma conferida na nota.Valeu

Pois é, aqui em Natal o comércio de peças para carros que não são populares é péssima, e quando tem o preço é um absurdo. Será que essa bieleta traseira da X-Terra possue outra similar?

amorajr
26/05/2011, 17:08
Veja Amorajr,moro numa cidade de 55 mil habitantes e encontro praticamente tudo pra Xterra aqui, até párabrisa.Estranho vce não conseguir as bieletas.Acho que em uma boa auto peças vce encontra sem dificuldades.Pega a bieleta quebrada e leva na loja.Pode rodar até com a Xterra sem elas,as duas, que não vai ter problemas, só não abuse em curvas. E o preço é de 25 reais mesmo, disso tenho certeza, acabei de da uma conferida na nota.Valeu
Gigio, aqui na região nordeste as coisas são um pouco diferentes daí do sul. Acho que em Recife e Fortaleza ainda seja um pouco mais fácil conseguir mas, aqui em Natal, como são poucas as lojas de peças para carros "não populares", e a frota de XTerra aqui é muito pequena, aí o comércio de peças de reposição fica mais complicado.
Vou tentar fazer isso que vc me falou... vou pedir para o mecânico retirar a peça e vou ao comércio ver se acho dela.
Valeu pela ajuda.

gigio 10
26/05/2011, 17:23
Blza, mantenha-nos informado, qualquer coisa grite, e pode andar uns dias sem as bieletas , não se estresse , só não abuse.

Gigio, aqui na região nordeste as coisas são um pouco diferentes daí do sul. Acho que em Recife e Fortaleza ainda seja um pouco mais fácil conseguir mas, aqui em Natal, como são poucas as lojas de peças para carros "não populares", e a frota de XTerra aqui é muito pequena, aí o comércio de peças de reposição fica mais complicado.
Vou tentar fazer isso que vc me falou... vou pedir para o mecânico retirar a peça e vou ao comércio ver se acho dela.
Valeu pela ajuda.

Trotta.79
26/05/2011, 19:10
Valeu pela ajuda.

Olá,

É bom vc tirar as bieletas traseiras mesmo, porque as vezes nem são elas que estão provocando o barulho. E as vezes vc pode sentir o carro mais confortável e decida nem colocar de volta as bieletas, como foi meu caso.

Valeu

amorajr
26/05/2011, 19:55
Olá,

É bom vc tirar as bieletas traseiras mesmo, porque as vezes nem são elas que estão provocando o barulho. E as vezes vc pode sentir o carro mais confortável e decida nem colocar de volta as bieletas, como foi meu caso.

Valeu
Certo, Trotta.70!
Mas me diga uma coisa: para que serve essa tal da bieleta? Se eu tirá-la não prejudica na estabilidade da viatura não? Se eu resolver tirá-la... é só tirar a bieleta e pronto, ou precisa tirar algo mais?

Valeu pela ajuda.

Trotta.79
26/05/2011, 20:10
Certo, Trotta.70!
Mas me diga uma coisa: para que serve essa tal da bieleta? Se eu tirá-la não prejudica na estabilidade da viatura não? Se eu resolver tirá-la... é só tirar a bieleta e pronto, ou precisa tirar algo mais?
Valeu pela ajuda.

As bieletas ligam a barra estabilizadora ao eixo do carro. Na verdade, ao contrário que muitos imaginam, a barra estabilizadora não dá mais estabilidade ao veículo. Ela dá uma sensação de maior estabilidade ao veículo. Como? Quando se faz uma curva, a barra estabilizadora transfere forças de um lado da suspensão para o outro impedindo, até um certo ponto, que o veículo "tombe" muito para o lado oposto da curva. Só que, quando chegar no ponto de capotagem, o veículo capotará derrepente. Sem a barra, o veículo tombará um pouco mais acentuadamente mas capotará menos bruscamente. É meio complicado mesmo.

Como a Xterra pesa duas toneladas e quase sempre, andamos com ela com meia carga ou abaixo de 120 km/h, a estabilizadora traseira pode ser retirada. Mas isso é muito pessoal. Cada um tem um gosto. No tópico "Levantando a Xterra" tem muito sobre o assunto, inclusíve com fotos.

Valeu

gigio 10
26/05/2011, 23:11
bem, o que vou escrever é um conceito pessoal . Não sou muito fá de transformações,acho que se os engenheiros põem as bieletas , elas estão lá por algum motivo e não vou sugerir a ninguém retirar, como eu não retiro premeditadamente.Sei que tem muita gente que altera a suspensão e não tem grandes problemas,mas eu não faço porque ficaria encucado e perderia a confiança no carro, talvez até por ignorância minha .Mas sei que dá,usando com parcimônia dá pra rodar com o carro sem elas.Na verdade até onde sei elas limitam a inclinação lateral da carroceria, o que é bom em curvas de alta e ruim em trilhas por limitar o curso da suspensão.
ABraços.

As bieletas ligam a barra estabilizadora ao eixo do carro. Na verdade, ao contrário que muitos imaginam, a barra estabilizadora não dá mais estabilidade ao veículo. Ela dá uma sensação de maior estabilidade ao veículo. Como? Quando se faz uma curva, a barra estabilizadora transfere forças de um lado da suspensão para o outro impedindo, até um certo ponto, que o veículo "tombe" muito para o lado oposto da curva. Só que, quando chegar no ponto de capotagem, o veículo capotará derrepente. Sem a barra, o veículo tombará um pouco mais acentuadamente mas capotará menos bruscamente. É meio complicado mesmo.

Como a Xterra pesa duas toneladas e quase sempre, andamos com ela com meia carga ou abaixo de 120 km/h, a estabilizadora traseira pode ser retirada. Mas isso é muito pessoal. Cada um tem um gosto. No tópico "Levantando a Xterra" tem muito sobre o assunto, inclusíve com fotos.

Valeu

amorajr
27/05/2011, 10:00
Vou tentar encontrar essas bieletas mesmo. Eu também sou cismado com essas modificações, prefiro não arriscar.
Obrigado pelas explicações Trotta.79 e gigio.

BETUCAGARCIA
31/05/2011, 10:31
Pessoal,

Tive uma surpresa desagradável na quinta-feira dia 26/05, ao sair do trabalho por volta das 18:15 peguei engarrafamento como sempre, parei atrás de um CARRO FORTE da empresa Nordeste, gostaria de frisar que está via têm sentido único! De repente, o CARRO FORTE começou a andar de RÉ e em minha direção:x:x:x, comecei a buzinar e nada, até que ele colidiu bruscamente com a dianteira da minha X, neste momento só pensei em deixar o pé no freio, pois não tinha por onde sair e fiquei preocupado com os carros atrás de mim, fiquei tão nervoso que tremia, desci do carro e fui procurar saber o por que ele decidiu andar no sentido contrário em uma via de mão unica e para que ele também verificasse o(s) dano(s) causado(s). O ajudante veio me perguntar se eu havia colado no fundo, contei até 10 para não perder a minha razão. Resultado, depois de 10 minutos é que eles se convenceram que o Para-choques havia entrado. Olha eu estava tão retado que um deles chegou a sugerir para irem embora pois eles não conseguiam conversar comigo. Mais uma vez, respirei fundo foi aí que tirei fotos com o celular e tomei os dados do condutor. É, acho que as pessoas pensam que um carro é um brinquedinho, já pensou se quem estivesse atrás deste fosse CARRO FORTE fosse um Celta??? Acho que pelo impacto o motorista estaria preso no volante.

Segue fotos de como ficou o Para-choques.

Trotta.79
31/05/2011, 12:09
Talvez apenas um desempeno no corpo do parachoque esolva seu problema, tem muito espaço morto ai atrás. Mas não dá mole para esse pessoal, faz o BO e vá no tribunal de pequenas causas se for o caso. Eles acho que as regras de transito não se aplicam a eles!!! FDP's

BETUCAGARCIA
31/05/2011, 14:42
Talvez apenas um desempeno no corpo do parachoque esolva seu problema, tem muito espaço morto ai atrás. Mas não dá mole para esse pessoal, faz o BO e vá no tribunal de pequenas causas se for o caso. Eles acho que as regras de transito não se aplicam a eles!!! FDP's

Trotta,

Já abri ocorrência e após entreguei ao Gerente da empresa aqui em Salvador que por sinal me atendeu muito bem, me garantiu que eles pagariam inclusive levei a documentação com cópia de Identidade/CPF e orçamento da oficina que tenho de referência, só estou no aguardo pagamento pois entreguei toda documentação ontem. Já andei dando uma verificada acho que deu uma empenada nas garras que prendem o Para-choques, deu umas rachadas na pintura do PC que por sinal já estão inclusos no orçamento.

amorajr
01/06/2011, 09:58
Aqui em Natal já aconteceu pior... uma mulher que estava atrás de um carro desse, ele deu ré e passou por cima dela. Morreu na hora.

Pessoal,

Tive uma surpresa desagradável na quinta-feira dia 26/05, ao sair do trabalho por volta das 18:15 peguei engarrafamento como sempre, parei atrás de um CARRO FORTE da empresa Nordeste, gostaria de frisar que está via têm sentido único! De repente, o CARRO FORTE começou a andar de RÉ e em minha direção:x:x:x, comecei a buzinar e nada, até que ele colidiu bruscamente com a dianteira da minha X, neste momento só pensei em deixar o pé no freio, pois não tinha por onde sair e fiquei preocupado com os carros atrás de mim, fiquei tão nervoso que tremia, desci do carro e fui procurar saber o por que ele decidiu andar no sentido contrário em uma via de mão unica e para que ele também verificasse o(s) dano(s) causado(s). O ajudante veio me perguntar se eu havia colado no fundo, contei até 10 para não perder a minha razão. Resultado, depois de 10 minutos é que eles se convenceram que o Para-choques havia entrado. Olha eu estava tão retado que um deles chegou a sugerir para irem embora pois eles não conseguiam conversar comigo. Mais uma vez, respirei fundo foi aí que tirei fotos com o celular e tomei os dados do condutor. É, acho que as pessoas pensam que um carro é um brinquedinho, já pensou se quem estivesse atrás deste fosse CARRO FORTE fosse um Celta??? Acho que pelo impacto o motorista estaria preso no volante.

BETUCAGARCIA
02/06/2011, 08:01
Aqui em Natal já aconteceu pior... uma mulher que estava atrás de um carro desse, ele deu ré e passou por cima dela. Morreu na hora.

Caramba!!!

Pior que as vezes ando com um Celta de meu sogro, já imaginou se estivesse com ele nesta hora:semideia:semideia:semideia??? Sua informação me preocupa, significa que pode ser habito desta turma que dirige este tipo de veículo??? E o pior é que o Gerente desta empresa ficou perplexo:-o:-o:-o quando disse o nome do Monstorista, ele me respondeu que era o melhor da empresa, já imaginou se fosse o pior monstorista???:shock::shock::shock:

lucasbh
02/06/2011, 15:59
Amorajr, eu te falo o seguinte: andei na minha Xterra com e sem a barra estabilizadora e concordo plenamente com o Trotta.79 ( de quem eu copiei descaradamente o "Lifting da suspensão"), mas realmente p/ viagens mais longas em asfalto , em que vc eventualmente corre um pouco mais eu senti a diferença no "balanço " da viatura e recoloquei-as.
Certo, Trotta.70!

Valeu pela ajuda.

Degolado
03/06/2011, 11:48
Pois é pessoal, já rodei uns 7000 km com a viatura e até agora só fiz a manutenção normal e troquei os pivôs da suspensão para colocar pneus novos, coloquei bf all terrain e a bixa ficou ainda mais lindona.
Só estou com um problema, de vez em quando a minha x não quer funcionar quando dou a partida, não pega nem depois de várias tentativas, nem a pau! O mais estranho é que desisto e penso, vou trazer um mecânico aqui amanhã pra ver e quando acordo e vou dar a partida no outro dia ela pega de primeira! Já aconteceu isso várias vezes...
Não acredito que seja a bateria, alguém tem alguma sugestão?
Depois que eu troquei os pivôs por novos, também começou um nhec, nhec quando eu passo em paralelepípedo que não tinha antes, achei estranho.
No mais, tá tudo ok, ainda tô muito feliz com o carro, e espero continuar assim.

Beto, logo um carro forte? kkkk que azar parceiro.
Abraço a todos.

Lima5.3
03/06/2011, 20:51
Boa noite Degolado!
Da uma olhada na fiação do sensor de partida na bomba injetora, pode ser que a fiação esteja com mal contato ou o sensor.
Até porque este sensor é quem libera o combustível para dar partida e continuar em funcionamento.
Também verifica os fusiveis como estão.

Att. Lima.

Pois é pessoal, já rodei uns 7000 km com a viatura e até agora só fiz a manutenção normal e troquei os pivôs da suspensão para colocar pneus novos, coloquei bf all terrain e a bixa ficou ainda mais lindona.
Só estou com um problema, de vez em quando a minha x não quer funcionar quando dou a partida, não pega nem depois de várias tentativas, nem a pau! O mais estranho é que desisto e penso, vou trazer um mecânico aqui amanhã pra ver e quando acordo e vou dar a partida no outro dia ela pega de primeira! Já aconteceu isso várias vezes...
Não acredito que seja a bateria, alguém tem alguma sugestão?
Depois que eu troquei os pivôs por novos, também começou um nhec, nhec quando eu passo em paralelepípedo que não tinha antes, achei estranho.
No mais, tá tudo ok, ainda tô muito feliz com o carro, e espero continuar assim.

Beto, logo um carro forte? kkkk que azar parceiro.
Abraço a todos.

Leandro Salgado
04/06/2011, 15:43
All,

Sábado fiquei sem embreagem, como tinha dado uma forçada na semana anterior achei que seria só uma desgaste, mas aí que foi o problema! Quebrou o Platô, segundo conversa com o funcionário da MWM e com o Meca isso muito raramente acontece, segundo ele o possível problema é o problema de fundição do material, pois o volante não azulou e nem houve desgaste excessivo!
Fiz o teste recomendado e o giro está em 4 dentes conforme o explicado pelo Consultor MWM. O normal é o giro entre 1 e 4 dentes mais que isso pode se preparar para trocar futuramente o volante.

Alguém já viu quebrar o platô ?

[]'s

Pablo RR
04/06/2011, 16:29
Leandro,
depois que voce montar a X-terra quero ouvir seus relatos sobre o remapeamento da central.
Já rodou bastante? O que achou?

Rodrygo
04/06/2011, 17:22
Galera, para os que achavam impossível..............coloquei Hoje meu PC......nem to acreditando, a cada 5 minutos eu vou olhar para ele pra poder crer..kkkkkkkkk

Mas realmente como todos disseram....valeu a espera.........e que esperaaaaa!!!hauahuhuahua

Abraços

Rodrygo

RENAN_XTERRA
04/06/2011, 20:30
Fala rodrygo,
estive sabado passado na 4wd, e o jorge alinhou meu pc, e o teu ficou blzzz?....alinhadinho?...então ta du rambone...kkkkkkkk
abço

galera, para os que achavam impossível..............coloquei hoje meu pc......nem to acreditando, a cada 5 minutos eu vou olhar para ele pra poder crer..kkkkkkkkk

mas realmente como todos disseram....valeu a espera.........e que esperaaaaa!!!hauahuhuahua

abraços

rodrygo

Leandro Salgado
05/06/2011, 19:19
Pablo, devo andar com o carro na próxima semana! falta montar a embreagem e colocar a central que está remapeando!

[]'s

:freaking:NINGUÉM TEM INFORMAÇÃO SOBRE A QUEBRA DO PLATÔ ??? HUA HUA:parede::parede:

Leandro,
depois que voce montar a X-terra quero ouvir seus relatos sobre o remapeamento da central.
Já rodou bastante? O que achou?

ZYKAO
05/06/2011, 20:48
Pablo, devo andar com o carro na próxima semana! falta montar a embreagem e colocar a central que está remapeando!

[]'s

:freaking:NINGUÉM TEM INFORMAÇÃO SOBRE A QUEBRA DO PLATÔ ??? HUA HUA:parede::parede:

O tranquinho que voce deu deve ter sido bem light:shock: né Leandro? rsrrssr, tava em 2 reduzida?

ROAD TECH
05/06/2011, 20:57
:freaking:NINGUÉM TEM INFORMAÇÃO SOBRE A QUEBRA DO PLATÔ ??? HUA HUA:parede::parede:[/QUOTE]

Olá Leandro,

Dê uma olhada no arquivo anexo. Lá vc encontrará uma falha de platô similar a que ocorreu no seu caso ("PLACA DE PRESSÃO QUEBRADA").

Leia as causas prováveis e tire as suas conclusões.

Sds,

Octávio

Leandro Salgado
05/06/2011, 21:17
Hehe...

Zykão até que não foi nada muito hard, estava puxando de ré ! como disse o volante não azulou, e o disco está bom, 1/2 vida! Será que pode ser problema no material ? Ou será que foi Cupim ???? kkkkkk

Road Tech pelas explicações não me enquadrei... kkkkk ! Mas vou continuar procurando uma explicação !

[]'s

O tranquinho que voce deu deve ter sido bem light:shock: né Leandro? rsrrssr, tava em 2 reduzida?

Degolado
05/06/2011, 21:34
Obrigado pelas dicas Lima, vou verificar o que você falou.

Boa noite Degolado!
Da uma olhada na fiação do sensor de partida na bomba injetora, pode ser que a fiação esteja com mal contato ou o sensor.
Até porque este sensor é quem libera o combustível para dar partida e continuar em funcionamento.
Também verifica os fusiveis como estão.

Att. Lima.

Trotta.79
06/06/2011, 11:18
Hehe...

Zykão até que não foi nada muito hard, estava puxando de ré ! como disse o volante não azulou, e o disco está bom, 1/2 vida! Será que pode ser problema no material ? Ou será que foi Cupim ???? kkkkkk

Road Tech pelas explicações não me enquadrei... kkkkk ! Mas vou continuar procurando uma explicação !

[]'s

Olá Leandro,

Essas coisas acontecem. Vc já tinha relatado que sua embreagem já dava sinal de desgaste. O platô sofreu ruptura por fadiga, não é usuau mas é normal.

Não é um defeito que mereça uma investigação muito critériosa, a não ser que venha a acontecer de novo.

Em janeiro troquei minha embreagem e a folga era de 4 dentes. Hoje meu volante tá indo embora, deveria ter trocado naquela época. Se fosse vc faria o mesmo.

Valeu

ZYKAO
06/06/2011, 11:37
Leandro, fica sossegado.

Com certeza não foi você, foi alguma cagada que a Leticia fez rsrsrsrsr:euforico:

Rodrygo
06/06/2011, 14:26
Fala rodrygo,
estive sabado passado na 4wd, e o jorge alinhou meu pc, e o teu ficou blzzz?....alinhadinho?...então ta du rambone...kkkkkkkk
abço

Renan, parece que está alinhado, nem tive tempo de checar muito, guardei ela em casa e to trabalhando pra Rambone....kkkkkkkkk

Lima5.3
06/06/2011, 14:34
Olá Leandro,

Essas coisas acontecem. Vc já tinha relatado que sua embreagem já dava sinal de desgaste. O platô sofreu ruptura por fadiga, não é usuau mas é normal.

Não é um defeito que mereça uma investigação muito critériosa, a não ser que venha a acontecer de novo.
Em janeiro troquei minha embreagem e a folga era de 4 dentes. Hoje meu volante tá indo embora, deveria ter trocado naquela época. Se fosse vc faria o mesmo.

Valeu
Boa Tarde Trotta!

Você quando for trocar o volante, vai de bi-massa ou de rígido?
O meu troquei em novembro, e até agora só alegria, uma pequena vibração mas é suportavel.
Quando baixaram a caixa, pedi que verificasse tudo para não ter que baixar outra vez.
Só se der alguma bronca.

Att. Lima.

fpandur
06/06/2011, 21:19
Pessoal, uns 10 dias atrás perdi a embreagem da XT, a patroa chegou em casa e estava tudo OK. Fomos sair algumas poucas horas depois e completamente sem embreagem. Depois de algumas bombadas no pedal voltou ao normal e tem estado assim desde então. O nível do óleo baixou um pouco, cerca de 10 mm, como estava no máximo ainda continua dentro da faixa de trabalho indicada no reservatório. Estranho é que não tem indicação de vazamento no chão ou na caixa seca ... E mais estranho ainda é que não voltou a acontecer... rs, rs, rs Alguém poderia indicar onde encontrar esse atuador de boa qualidade, marca TRW ? Encontrei alguns no MLivre mas pelo preço devem ser importados, de alguma marca desconhecida, já queria colocar um de boa marca. De repente aproveito e deixo comprado o kit de embreagem e volante rígido, não tem nenhum sintoma até agora, mas vai que na hora de desmontar aparece a "temida" folga de 4 dentes ou mais no bimassa ... rs, rs, rs

Trotta.79
07/06/2011, 07:08
Pessoal, uns 10 dias atrás perdi a embreagem da XT, a patroa chegou em casa e estava tudo OK. Fomos sair algumas poucas horas depois e completamente sem embreagem. Depois de algumas bombadas no pedal voltou ao normal e tem estado assim desde então. O nível do óleo baixou um pouco, cerca de 10 mm, como estava no máximo ainda continua dentro da faixa de trabalho indicada no reservatório. Estranho é que não tem indicação de vazamento no chão ou na caixa seca ... E mais estranho ainda é que não voltou a acontecer... rs, rs, rs Alguém poderia indicar onde encontrar esse atuador de boa qualidade, marca TRW ? Encontrei alguns no MLivre mas pelo preço devem ser importados, de alguma marca desconhecida, já queria colocar um de boa marca. De repente aproveito e deixo comprado o kit de embreagem e volante rígido, não tem nenhum sintoma até agora, mas vai que na hora de desmontar aparece a "temida" folga de 4 dentes ou mais no bimassa ... rs, rs, rs

Esse é o sintoma clássico que seu atuador está indo embora. Verifique, primeiro se não há vazamento do cilindro do pedal. Se não houver, pare sua viatura numa oficina, antes que ela te pare em um local e horário desagradáveis e retire a caixa para verificar as necessidaddes. É o que faria.

Valeu.

Pablo RR
07/06/2011, 10:23
Segundo o meca que trocou o meu.. o original é Sachs.. então coloquei outro Sachs...

fpandur
07/06/2011, 10:58
Com certeza Trotta, vou dar uma olhada nisso sim, até por conta da viagem que irei fazer com ela agora em Julho p/ Argentina e Chile, serão 7000 Km, muitos trechos andando sozinho, no meio do "nada" e cruzando a Cordilheira, não quero ter uma surpresa de ficar sem embreagem num local desses ... Mas gostaria de saber se alguém poderia indicar onde comprar peça de boa qualidade a um preço justo. No MLivre tem atuadores de R$ 185 a R$ 405, é muuita diferença.

Pablo RR, pelo que vi de 1ª linha tem Sachs e SKF, me parece que tem TRW / Varga, mas ainda não encontrei código da peça nem maiores informações a respeito. Continuo na pesquisa, quem tiver indicação de locais onde comprar, agradeço.

Pablo RR
07/06/2011, 17:19
Há 1 ano paguei 230 reais pelo atuador Sachs na Pemaza.
Pesquisei em outras lojas e todas praticavam o preço semelhante nesta marca.. entre 230 e 270 reais

Pablo RR
07/06/2011, 17:27
Ahh... o que eu tirei estava em perfeito funcionamento. o carro tinha 82.000km rodados. e a loja em que comprei pagou o volante (o bimassa estava batendo) + M.O. Só aprovetei a M.O de trocar o volante, e troquei logo Disco com molas+Plato+Atuador+Volante Rigido MWM... sistema todo novo e zeradinho.

Leandro Salgado
07/06/2011, 18:08
KKKKK... o problema foi o frio !!!! kkkk

A Leticia não faria isso ....kkkk

[]'a

Leandro, fica sossegado.

Com certeza não foi você, foi alguma cagada que a Leticia fez rsrsrsrsr:euforico:

paulosguterres@yahoo.com.
07/06/2011, 19:26
FERNANDO, antes de trocar em qualquer lugar, vai até uma Autorizada, pois em torno de 30 ou 45 dias, aconteceu na minha. O BADIA, LIMA ou TROTTA, orientaram verificar, era o ATUA DOR mesmo, resto estava tudo OK, mesmo assim comprei as peças na AUTORIZA MWM, levei até Aut. Nissan, eles trocaram ficou ótimo, mesmo fazer marcha no golf. Só o atua-dor comprei na NISSAN. Postei aqui em torno de 25 dias. Mas mão obra, queriam cobrar 500, chorei baixaram 400,00. Aí, paguei cartão em 04 vezes. Negocio é chorar na autorizada. Mas serv. garantido. Prensa e disco, troquei pois, LIMA falou que depois poderia dar problema e teria gasta mão de obra de novo.

cdilascio
07/06/2011, 20:06
Olá pessoal. Sou Celso de BH/MG e sou novato por aqui. Comprei recentemente uma X-Terra preta 2004/2004 com 115k km. Estou gostando muito! Sou novato em carros a diesel e 4x4. Quem puder me dar algumas dicas, agradeço desde já.

cmurteira
07/06/2011, 20:25
Celso, seja muito bem vindo ao clube!
Vai postando suas dúvidas aí que o pessoal com certeza responderá a todas.
É uma turma super gente fina e sabem tudo da XT, tenho aprendido muito com essas feras.

Olá pessoal. Sou Celso de BH/MG e sou novato por aqui. Comprei recentemente uma X-Terra preta 2004/2004 com 115k km. Estou gostando muito! Sou novato em carros a diesel e 4x4. Quem puder me dar algumas dicas, agradeço desde já.

Trotta.79
07/06/2011, 22:09

Olá Celso,

Seja bem vindo. Vc é amigo do Lucas?

Há muita informação por aqui. Se estiver disposto leia os seguintes tópicos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suvs-sport-utility-vehicles/53009-comprei-um-xterra-e-gostei.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suvs-sport-utility-vehicles/78551-parachoque-de-aco-para-xterra.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/42249-nissan-frontier-4x4-motor-2-8-a.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suvs-sport-utility-vehicles/48579-levantando-xterra.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suvs-sport-utility-vehicles/90264-filtro-de-cabine-xterra.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suvs-sport-utility-vehicles/72764-consumo-da-xterra.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suvs-sport-utility-vehicles/80337-xterra-club.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suvs-sport-utility-vehicles/81026-farois-de-teto-xterra.html

Dentre outros.

Valeu

danilo kid
08/06/2011, 13:36
Rolamentos roda xterra

galera, blz...

Seguinte, essa semana precisei trocar os rolamentos da roda dianteira da minha xt2006. E tive surpresas. Achava interessante acrescentar lá no manual das dicas:

Na concessionária: Só vendia o cubo completo r$1.200 contos!!

Procurei no catalogo da fag, mas quando desmontei tive a surpresa que o rolamento externo era diiferente daquele especificado no catalogo(klm 48548lm48510). Esse também é vendido na jocar como se fosse para a xterra, mas não é, garanto.

Continuei minhas pesquisas e descobri que o correto é o mesmo das nissan terrano(klm300849lm300811).

Já o rolamento interno confere certinho com o do catalogo da fag.

Portanto ficou da seguinte forma:

Rolamentos de roda dianteiro:

Interno: Klm603049lm603011 paguei r$51,00
externo: Klm300849lm300811 paguei r$39,00

somente o retentor não consegui encontrar ainda compatível, mas como o meu tava intacto coloquei o mesmo. De qualquer forma seguem as medidas dele: 25z 57*79*13,5. Acredito que ele seja específico,, pois possui uma aba nele...

Outra dica é sobre as bieletas da barra estabilizadora:

Pode comprar as bieletas dos opalas mais antigos (custa r$10 e tem em qq lugar) e usar as arruelas e borrachas, aproveitando o eixo da bieleta original, que normalmente não estraga, pois o que estraga é sempre as arruelas e borrrachas. Precisa abrir as arruelas um pouqunho com uma furadeira de bancada, coisa facil de fazer.

Espero ser de utilidade para outros.

Um abraço

danilo botucatu

lucasbh
08/06/2011, 14:18
Henrique, respondo pelo Celso, que é mesmo meu amigo e confesso ( ele poderá confirmar) comprou o carro por influencia minha e porque não dizer , também sua, afinal o Lifting da viatura( com o visual que chama a atenção e agrada a todos ) só foi possível pela sua grande colaboração e camaradagem...

Trotta.79
09/06/2011, 09:33
Rolamentos de roda dianteiro: FAG

Preciosa informação, já anotada. Acredito que servirá para alguns de nós no futuro.

Valeu

BETUCAGARCIA
09/06/2011, 09:54
Rolamentos roda xterra

galera, blz...

Seguinte, essa semana precisei trocar os rolamentos da roda dianteira da minha xt2006. E tive surpresas. Achava interessante acrescentar lá no manual das dicas:

Procurei no catalogo da fag, mas quando desmontei tive a surpresa que o rolamento externo era diiferente daquele especificado no catalogo(klm 48548lm48510). Esse também é vendido na jocar como se fosse para a xterra, mas não é, garanto.

Continuei minhas pesquisas e descobri que o correto é o mesmo das nissan terrano(klm300849lm300811).

somente o retentor não consegui encontrar ainda compatível, mas como o meu tava intacto coloquei o mesmo. De qualquer forma seguem as medidas dele: 25z 57*79*13,5. Acredito que ele seja específico,, pois possui uma aba nele...

Pode comprar as bieletas dos opalas mais antigos (custa r$10 e tem em qq lugar) e usar as arruelas e borrachas, aproveitando o eixo da bieleta original, que normalmente não estraga, pois o que estraga é sempre as arruelas e borrrachas. Precisa abrir as arruelas um pouqunho com uma furadeira de bancada, coisa facil de fazer.

Um abraço

danilo botucatu

Danilo,

Anotado em meu arquivo. Muito obrigado!
Estou com viagem marcada para 30/07/2011 e estarei indo em direção a Minas e Sampa. Há 03 anos quando viajo e chegou por Sampa, como sou também do CLUBE DO TRACKER, esta turma maravilhosa marca com toda a galera que pode compareçer para um grande encontro, neste último em Março de 2010 tinha: "Paulistas, Mineiros, Cariocas e Baianos". Mais ou menos 21 viaturas, mas não foram só Tracker; Foram: L200, TR4, Engesa... Pois o importante neste encontro foi a boa prosa e a alegria em rever amigos e conheçer novos, uma verdadeira familia.
Este encontro têm sido em Santo Antonio do Pinhal(Serra da Mantiqueira) fica a 15 km de Campos de Jordão.
Estou no aguardo confirmação Turma do Tracker de Sampa com relação a este encontro, me programei para chegar dia 12/08/2011 em Santo Antonio do Pinhal. Se confirmando gostaria de estender este convite a esta unida turma do Xterra.
Danilo, têm inclusive um amigo de Botucatú(Licharles) que sempre compareçe a este encontro.

Segue algumas fotos:

Degolado
09/06/2011, 14:37
Rolamentos roda xterra

galera, blz...

Um abraço

danilo botucatu

É esse tipo de informação que faz desse fórum algo diferenciado.
Obrigado por compartilhar!

cdilascio
09/06/2011, 14:37
Ok, cmurteira. Muito obrigado. Com certeza vou aprender muito!! Valeu!

Celso, seja muito bem vindo ao clube!
Vai postando suas dúvidas aí que o pessoal com certeza responderá a todas.
É uma turma super gente fina e sabem tudo da XT, tenho aprendido muito com essas feras.

cdilascio
09/06/2011, 14:39
Olá, Trota.79. Sou amigo do Lucas sim. Foi ele quem me apresentou o carro e acabou me convencendo a comprar. Estou adorando. Aos poucos vou tentar aprender com vocês por aqui. Vou ler os tópicos com certeza. Muito obrigado.

demontes
09/06/2011, 15:07
Pessoal, estou precisando de um conselho de vcs. Sempre achei o XT um carro muito atrativo, mas devido ao seu custo sempre ficava na dúvida. Mas agora apareceu uma oportunidade de comprar um 2004 em leilão, com lance inicial de R$6mil (era viatura da polícia militar). É comprar o carro no escuro. Mas sendo pessimista, se tivesse que refazer o motor todo, câmbio, suspensão, alguém tem ideia de quanto ficaria, por alto? Como leigo, acho que não passa dos 20 mil, mas realmente é só um chute. Vcs acham que vale a pena arriscar??

BETUCAGARCIA
09/06/2011, 15:26
Pessoal, estou precisando de um conselho de vcs. Sempre achei o XT um carro muito atrativo, mas devido ao seu custo sempre ficava na dúvida. Mas agora apareceu uma oportunidade de comprar um 2004 em leilão, com lance inicial de R$6mil (era viatura da polícia militar). É comprar o carro no escuro. Mas sendo pessimista, se tivesse que refazer o motor todo, câmbio, suspensão, alguém tem ideia de quanto ficaria, por alto? Como leigo, acho que não passa dos 20 mil, mas realmente é só um chute. Vcs acham que vale a pena arriscar??

demontes,

Seja bem vindo, eu não arriscaria.

fpandur
09/06/2011, 17:00
Danilo, valeu pelas dicas, todas devidamente anotadas. Procurando pelas peças da embreagem na NET me deparei sem querer com o codigo Nissan do retentor de roda dianteiro: 4023231G00 Tem um fabricante chamado Nakamoto que fabrica. De repente com esse código e fabricante, pode ser mais fácil de encontrar.

Hoje comprei o atuador hidraulico da embreagem, o lugar mais barato que encontrei foi R$ 360 o TRW, para comprar fora daqui (teria mais o frete). Tem a partir de R$ 190 no MLivre, mas marca xing-ling, eu não arrisco pela trabalheira que dá para trocar. Liguei na concessionaria daqui e me passaram R$ 325 a vista :shock: , mas quando fui lá pegar ainda fizeram em 3x no cartão sem juros, por essa não esperava :dance: Peça original Nissan, Made in USA, só tem um detalhe: o cara da concessionaria falou que o código Nissan mudou, segundo eu já havia pesquisado antes o número Nissan,para Xterra / Frontier é 30620-6S301, no sistema de peças da concessionaria indicou que mudou para 30620-6S310, que pelo que pesquisei é da Nova Frontier. Se vai servir ou não, semana que vem eu descubro, quando vou baixar o câmbio pra trocar .... :rolleyes: A única referência que encontrei para os cógidos que estão impressos na peça e esse novo número Nissan foi no Forum Argentino de Nissan, e pelo que disseram lá, serve sim, vamos ver.

demontes, parece tentador, mas você não consegue ver o veículo antes de dar o lance ? Acredito que essas viaturas em geral são bem surradas. Motor e câmbio é mais fácil de ter uma idéia de custos, pois é tudo peça nacional (MWM, Eaton, etc). O problema vai ser se estiver detonada a parte de acabamentos, daí tem que morrer na Nissan e não é nada barato ! Ano passado consultei na concessionaria uma peça de acabamento que tampa um furo do acabamento do porta-malas, é um peça minuscula redonda de plástico, um pino. Pediram R$ 25 e ainda para esperar chegar. Sua estimativa de R$ 20000 para motor, câmbio e suspensão acho que está mais ou menos no rumo. Como em todo negócio, quanto maior o risco, mais a chance de ganhar muito ou perder muito ...

Trotta.79
09/06/2011, 17:21

Se vc já tem prática na restauração desse tipo de carro vai em frente, se possui só a vontade, sai fora.
Para quem tem prática é muito mais fácil e barato fazer esse serviço.

Valeu.

demontes
09/06/2011, 17:42
BETUCAGARCIA, obrigado.

fpandur, consigo olhar sim, mas como em todo leilão, o ruim é que só pode olhar. O que eu sei é que a 1ª coisa a fazer seria uma lanternagem pintura geral, e só aí seria uns 4 mil ou 5mil, pois ele tem as cores e o emblema da PM.
Se eu ver que vale a pena, com certeza vou levar um mecânico lá antes pra dar uma olhada, mas é que resolvi dar uma especulada com vcs antes, pra saber mais opiniões de quem já possui o carro.

Trotta.79, não tenho não. Seria a 1ª vez.

Tái umas fotos dele. Mais uma vez, obrigado pelas respostas.

http://www.leiloeirosdebrasilia.lel.br/pmdf/images/LOTE%2053%20MOTOR.JPG
http://www.leiloeirosdebrasilia.lel.br/pmdf/images/LOTE%2053%20LATERAL.JPGhttp://www.leiloeirosdebrasilia.lel.br/pmdf/images/LOTE%2053%20FRENTE.JPG

Fernando Wolfram
09/06/2011, 20:15
Olá pessoal! Sou novato e gostaria da ajuda do pessoal aí. Já é tempo que pratico sozinho as minhas peripécias com uma 4x4 que tive (l200 mit), mas agora, adquiri um XT 03/04 e, na primeira grande viagem ela apresentou um ruído vindo da cremalheira (volante da embreagem).
Se o pessoal puder dar umas dicas de qual volante é mais indicado (fixo ou bi), dei uma lida nos posts anteriores, mas a verdade é que não entendi a diferença entre o volante bi e o fixo. Grato.

Degolado
09/06/2011, 21:15

Demontes, esqueça essa hipótese!!!! Como policial, eu posso te dizer que as viaturas não tem a mínima manutenção, nem óleo é trocado em dia, imagina o resto....
Nossos governantes não estão nem aí pra elas, só querem que o povo veja as novas chegando nas ruas por marketing, mas depois...pra você ter idéia eu já comprei uma bateria nova do meu bolso para colocar em uma viatura, porque cansei de esperar o Estado.
Sem contar que a maioria dirige sem o menor cuidado...eu não aconselho em hipótese alguma comprar uma viatura da polícia.
Abraço.

Degolado
09/06/2011, 21:46
Olá pessoal! Sou novato e gostaria da ajuda do pessoal aí. Já é tempo que pratico sozinho as minhas peripécias com uma 4x4 que tive (l200 mit), mas agora, adquiri um XT 03/04 e, na primeira grande viagem ela apresentou um ruído vindo da cremalheira (volante da embreagem).
Se o pessoal puder dar umas dicas de qual volante é mais indicado (fixo ou bi), dei uma lida nos posts anteriores, mas a verdade é que não entendi a diferença entre o volante bi e o fixo. Grato.

Fernando, o básico que eu entendi lendo os posts é que o bi diminui a trepidação, evitando o desconforto e também que essa trepidação prejudique outras peças do conjunto, e o mono tem mais trepidação, mas você precisa trocar outra peça que não me recordo agora, mas os mais experientes vão falar aqui. O mono parece que tem a vida útil muito maior e é mais barato...
Depende do seu bolso, se puder vá com o bi original mesmo, é a minha opinião...mas deixa os experts falarem aqui, também quero saber a opinião de quem colocou o Mono, faz quanto tempo e o resultado, porque sei que no futuro vou ter que trocar isso.

marcio_bispo
09/06/2011, 21:54
Demontes, na boa, acho isto a maior furada. Como o Degolado já alertou, o pessoal não está nem aí para manutenção ou cuidados com o uso. E te digo mais: quando uma viatura desta é posta para leilão, o pessoal da oficina mecânica faz uma canibalização total: aproveitam o que está bom e usam em outras viaturas (ou mesmo em seus carros particulares, se for um modelo mais comum). E o que sai ruim destas viaturas vai para esta que está para leilão. Por exemplo, a viatura indisponível por diferencial quebrado ganha um funcionando, enquanto o quebrado vai para a do leilão.

Digo isto porque sou militar do Exército, e quando uma viatura nossa é descartada para um leilão, obviamente que de original sobra só a lataria desgastada.

Claro que no caso do Xterra, pode ser que a PM tenha poucas, assim a canibalização pode não ser tão severa. De qualquer forma, vc assistiu Tropa de Elite I?

BETUCAGARCIA, obrigado.

fpandur, consigo olhar sim, mas como em todo leilão, o ruim é que só pode olhar. O que eu sei é que a 1ª coisa a fazer seria uma lanternagem pintura geral, e só aí seria uns 4 mil ou 5mil, pois ele tem as cores e o emblema da PM.
Se eu ver que vale a pena, com certeza vou levar um mecânico lá antes pra dar uma olhada, mas é que resolvi dar uma especulada com vcs antes, pra saber mais opiniões de quem já possui o carro.

Trotta.79, não tenho não. Seria a 1ª vez.

Tái umas fotos dele. Mais uma vez, obrigado pelas respostas.

http://www.leiloeirosdebrasilia.lel.br/pmdf/images/LOTE%2053%20MOTOR.JPG
http://www.leiloeirosdebrasilia.lel.br/pmdf/images/LOTE%2053%20LATERAL.JPGhttp://www.leiloeirosdebrasilia.lel.br/pmdf/images/LOTE%2053%20FRENTE.JPG

marcio_bispo
09/06/2011, 22:03
Esta história de que a trepidação do mono pode afetar outras peças do conjunto é uma lenda urbana. Os trollers 2.8 usam exatamente este motor com volante monomassa e não vejo ninguém reclamando (assino uma lista de Troller muito interessante...), aliás este pessoal destes trollers 2.8 acham suas viaturas melhores do que os trollers 3.0!!!

Fernando, o básico que eu entendi lendo os posts é que o bi diminui a trepidação, evitando o desconforto e também que essa trepidação prejudique outras peças do conjunto, e o mono tem mais trepidação, mas você precisa trocar outra peça que não me recordo agora, mas os mais experientes vão falar aqui. O mono parece que tem a vida útil muito maior e é mais barato...
Depende do seu bolso, se puder vá com o bi original mesmo, é a minha opinião...mas deixa os experts falarem aqui, também quero saber a opinião de quem colocou o Mono, faz quanto tempo e o resultado, porque sei que no futuro vou ter que trocar isso.

fpandur
09/06/2011, 22:20
aliás este pessoal destes trollers 2.8 acham suas viaturas melhores do que os trollers 3.0!!!Conheço gente (e não é apenas um) que tinha o Troller 2.8, comprou o 3.0 e depois de um tempo vendeu e voltou para o 2.8 ... :rolleyes:

Sobre o bimassa, atualmente ele custa por volta de R$ 2800, um monomassa está por R$ 1200. Antes estava até mais barato, me lembro de ter visto na faixa de R$ 800 a R$ 1000 algum tempo atrás, mas parece que o mercado inflacionou (maior procura pelos proprietários Nissan, presumo eu). Mesmo assim ainda sai mais barato que o bimassa, vou baixar meu cambio semana que vem para trocar o atuador hidráulico preventivamente e se precisar trocar o volante, vou no monomassa mesmo. Pelos relatos, nada que não se aumente a rotação de 750 p/ 900 RPM e acaba-se com a eventual pequena trepidação. Minha XT já está com cerca de 900 RPM mesmo por conta da bomba um pouco mais aberta, então para meu caso não faria diferença essa rotação da lenta ... :mrgreen:

09/06/2011, 22:42
Olha pessoal, eu não entendo de mecânica, mas já tive vários carro diesel, e em contato com um mecânico de Porto Alegre, alegou que realmente o troller 2.8 é melhor que o 3.0 por dar menos problemas, já em relação ao bi-massa e mono, alegou que na XT é melhor o BI, por ser outra relação de diferencial, inclusive mais longo. Este mecânico, possui XT, e falou se não fizer trilha pesada(ou der trancaço), não se preocupa, o BI dura muito. É melhor continuar com carro original, e o conforto é melhor na estrada, e evita de ter de seguidamente dar aperto em peças no carro, que vai soltar. Foi a informação que tive. Até mais pessoal, continua apreendendo aqui.

Degolado
09/06/2011, 22:50
Esta história de que a trepidação do mono pode afetar outras peças do conjunto é uma lenda urbana. Os trollers 2.8 usam exatamente este motor com volante monomassa e não vejo ninguém reclamando (assino uma lista de Troller muito interessante...), aliás este pessoal destes trollers 2.8 acham suas viaturas melhores do que os trollers 3.0!!!

Bom saber!!!! :semideia

fpandur
10/06/2011, 21:34
Com relação ao monomassa, ele é peça de reposição original da MWM, não creio que a fabrica de motor iria disponibilizar uma peça no mercado se fosse provocar algum dano no motor ou em outro conjunto do veículo. Opinião particular minha: a MWM disponibilizou essa peça de reposição porque deve ter notado que o sistema não é tão confiável quanto deveria e a troca é realizada com relativa baixa quilometragem de uso, considerando que essa é uma peça que deveria rodar muuuuito antes de pedir troca. A MWM faz a ressalva na sua nota técnica que pode-se notar alguma pouca vibração a mais e é considerado normal, mas em minha opinião, afirmar que tem que ficar apertando constamente parafusos por conta do uso do monomassa, acho que há um certo exagero :rolleyes: Mas sempre haverá os defensores do monomassa e do bimassa, ainda bem que tem as 2 peças no mercado, para atender a todos os gostos e bolsos. Ruim era antes, quando só se tinha o bimassa como peça original de reposição e quem quisesse parar de usar ele tinha que recorrer a travar o volante por sua conta e risco.

Degolado
11/06/2011, 01:41
Olha pessoal, eu não entendo de mecânica, mas já tive vários carro diesel, e em contato com um mecânico de Porto Alegre, alegou que realmente o troller 2.8 é melhor que o 3.0 por dar menos problemas, já em relação ao bi-massa e mono, alegou que na XT é melhor o BI, por ser outra relação de diferencial, inclusive mais longo. Este mecânico, possui XT, e falou se não fizer trilha pesada(ou der trancaço), não se preocupa, o BI dura muito. É melhor continuar com carro original, e o conforto é melhor na estrada, e evita de ter de seguidamente dar aperto em peças no carro, que vai soltar. Foi a informação que tive. Até mais pessoal, continua apreendendo aqui.

Bom saber também! :semideia

Leandro Salgado
11/06/2011, 09:10
All,

a viatura está prontinha! Troquei Disco, Platô e atuador, o volante está bom e espero ficar mais um 50000km com ele! :confused:(ui!).

O meca fez um :freaking: brecinho de brima :parede::parede:, mas pelo menos o serviço foi bem feito... :shock:

Aproveitei o momento e remapiei a ECU dos atuais 140HP para 180HP com serviço feito pela SFI :violao:.
Recomendo a todos a chipagem ou remapeamento da ECU, o carro fica outro, um absurdo!!! Nada de dar giro no motor para arrancar! Percebi que o carro parece um pouco mais acelerado, mas continua abaixo de 1000rpm na lenta.

Muito BOM !!!!:pular: :euforico:

ZYKAO
11/06/2011, 19:38
All,

a viatura está prontinha! Troquei Disco, Platô e atuador, o volante está bom e espero ficar mais um 50000km com ele! :confused:(ui!).

O meca fez um :freaking: brecinho de brima :parede::parede:, mas pelo menos o serviço foi bem feito... :shock:

Aproveitei o momento e remapiei a ECU dos atuais 140HP para 180HP com serviço feito pela SFI :violao:.
Recomendo a todos a chipagem ou remapeamento da ECU, o carro fica outro, um absurdo!!! Nada de dar giro no motor para arrancar! Percebi que o carro parece um pouco mais acelerado, mas continua abaixo de 1000rpm na lenta.

Muito BOM !!!!:pular: :euforico:

bacana em Leandro, já pegou uma estrada pra ver cmo eela se comporta?, deve ter ficado show, o carro já é bom se melhorar saida e retomada por causa do 33, ai fica demais.

abs

Leandro Salgado
11/06/2011, 23:34
Zykão, estou gostando muito... retomada muito boa ! é só pisar .....
Na estrada ficou mais ágil! Hoje acompanhei e andei a 2000rpm x 100km/h, como nunca tinha feito esse acompanhamento não sei se bom ou ruim.

Mudando de assunto hoje fui fazer um passeio e os pneus estão esbarrando no para-barro quando a suspa dianteira trabalha. Você cortou toda a ponta do para-barro ou só a aba interior ? Amanhã vou dar uma solução, mas a sugestão do grupo é muito bem vinda !

[]'s

marcio_bispo
12/06/2011, 13:48
Ainda sobre o assunto volante bimassa, tenho notado é que várias vezes aqui neste forum foi dito que quando se troca o volante bimassa pelo monomassa tem que se colocar um disco de embreagem com molas, para absorver trancos, já que o disco original não as teria.

Conversei com meu meca que já teve um xterra no qual ele mesmo colocou um monomassa e ele falou que o disco é o original mesmo, além de que este já possui molas.... Fui consultar a nota de aplicação da MWM do monomassa e lá não fala em disco diferente. Não satisfeito, procurei fotos do disco original:

KIT EMBREAGEM FRONTIER/ XTERRA / S10 / BLAZER MWM 2.8!!! - R$ 1099.99 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-183776702-kit-embreagem-frontier-xterra-s10-blazer-mwm-28-_JM)

KIT EMBREAGEM NISSAN XTERRA /FRONTIER 2.8 S/ROL LUK - R$ 1215.00 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-186765290-kit-embreagem-nissan-xterra-frontier-28-srol-luk-_JM)

ClubNissanArgentina :: Ver tema - Bimasa+Embrague+Bombin (http://www.clubnissanarg.com.ar/Foro/viewtopic.php?t=11179)

Aqui é do manual:

http://dl.dropbox.com/u/17871743/XT-Forum/Embreagem.png

Acho que está ocorrendo algum entendimento errado neste assunto. Ou eu posso estar enganado, claro.

Um abraço

fpandur
12/06/2011, 14:30
marcio_bispo, estive pesquisando sobre platô + disco para a XT para quando eu baixar o cambio semana que vem agora, e até agora em nenhum lugar encontrei o tal do disco SEM molas, todos os discos de reposição que vi tinham molas. Daí fica a dúvida, será que esse disco sem molas existe mesmo ou é lenda ? rs, rs, rs

marcio_bispo
12/06/2011, 21:26
Acho que é lenda urbana:pular:

Fpandur, vc gosta de campers, hen? Tens duas !!!!

marcio_bispo, estive pesquisando sobre platô + disco para a XT para quando eu baixar o cambio semana que vem agora, e até agora em nenhum lugar encontrei o tal do disco SEM molas, todos os discos de reposição que vi tinham molas. Daí fica a dúvida, será que esse disco sem molas existe mesmo ou é lenda ? rs, rs, rs

fpandur
12/06/2011, 23:10
Pois é Marcio, comprei a 1ª Camper, 4x4, gostei do veículo e depois de alguns anos comprei outra, 4x2, ambos 93 e com Maxion S4T. A idéia da 1ª compra era ter um carro 4x4 para uma viagem para Argentina e Chile. Não consegui fazer a viagem tão rápido quanto eu gostaria, os filhos cresceram "um pouco" e ficou apertado para ir de Camper. Ano passado tive condição de comprar a XT e finalmente agora em Julho estou programado para fazer a tão esperada viagem .. :euforico: A 4x4 agora está para uso cidade e trilha e 4x2 estou dando uma ajeitada para vender. Mas é uma viatura de manutenção muito barata para um Diesel, e muito confortável na trilha, suspensão show.:palmas:

BETUCAGARCIA
13/06/2011, 08:00
Acho que é lenda urbana:pular:

Fpandur, vc gosta de campers, hen? Tens duas !!!!

Fpandur e Márcio,

Troquei o meu volante a uns 60 dias e optei pelo Bimassa, antes porém fiz alguns comparativos em relação a termos técnicos de ganhos em conforto e durabilidade de peças em relação a trepidação e consequentemente desgastes de um modo geral.
Segue relatório caso não os tenha, fiz também uns comparativos e coloquei prós e contras. Chegeui a postar aquí no forum. Fiquem a vontade no que decidirem.

marcio_bispo
14/06/2011, 09:23
O que vc estaria planejanto fazer nesta sua camper 4x2? Seria algo radical como por exemplo colocar 4x4:semideia:?:

Pois é Marcio, comprei a 1ª Camper, 4x4, gostei do veículo e depois de alguns anos comprei outra, 4x2, ambos 93 e com Maxion S4T. A idéia da 1ª compra era ter um carro 4x4 para uma viagem para Argentina e Chile. Não consegui fazer a viagem tão rápido quanto eu gostaria, os filhos cresceram "um pouco" e ficou apertado para ir de Camper. Ano passado tive condição de comprar a XT e finalmente agora em Julho estou programado para fazer a tão esperada viagem .. :euforico: A 4x4 agora está para uso cidade e trilha e 4x2 estou dando uma ajeitada para vender. Mas é uma viatura de manutenção muito barata para um Diesel, e muito confortável na trilha, suspensão show.:palmas:

BADIA
14/06/2011, 09:36
Amigo fpandur, não te engana com a suspensão da Camper e ou Engesas um dos ou "o motivo" para a não aceitação do veículo pelo exército.
Mesmo assim ainda sou apaixonado pela Camper, parei na terceira por perda total e sempre que posso dou uma olhadinha nos anuncios, eheheheh
Quanto a tua viagem a Arg e Chile, fiz um belo roteiro com a familia em julho/10 e se precisares de dicas e apoio em POA é só pedir: badia@yuccamotos.com.br.
Uma coisa que tens de ficar ligado é nas atividades desse vulcão, a coisa está muito feia por lá e parece que vai muito longe, com estradas, pontos turisticos e aeroportos fechados inclusive na Austrália(ontem) por causa das cinzas.
Abração,
Badia

marcio_bispo
14/06/2011, 15:47
Caro Badia

Interessante esta história da suspensão dos engesa. Vc teria mais detalhes?

Um abraço

Amigo fpandur, não te engana com a suspensão da Camper e ou Engesas um dos ou "o motivo" para a não aceitação do veículo pelo exército.
Mesmo assim ainda sou apaixonado pela Camper, parei na terceira por perda total e sempre que posso dou uma olhadinha nos anuncios, eheheheh
Quanto a tua viagem a Arg e Chile, fiz um belo roteiro com a familia em julho/10 e se precisares de dicas e apoio em POA é só pedir: badia@yuccamotos.com.br.
Uma coisa que tens de ficar ligado é nas atividades desse vulcão, a coisa está muito feia por lá e parece que vai muito longe, com estradas, pontos turisticos e aeroportos fechados inclusive na Austrália(ontem) por causa das cinzas.
Abração,
Badia

BETUCAGARCIA
14/06/2011, 16:04
Pessoal,

Como citei anteriormente conforme o anexo acima, serviço aprovado para execução, segue algumas fotos que tirei hoje da capa do PC fora da X, acho que a pancada afetou também a tubulação que sai da direção hidráulica, pois está vasando pouca coisa em uma das conexões da borracha para o alumínio, aproveitei mandei tirar e levei para uma empresa que repõe as conexões, o trabalho ficou muito bom, depois coloco as fotos.

fpandur
14/06/2011, 19:12
marcio_bispo, apenas alguma manutenção corriqueira, dando uma geral nos freios, e coisas assim. Não irei transformar ela em 4x4, vou vender ela 4x2 mesmo e depois quem quiser, poderá instalar a receita p/ 4x4 que melhor lhe convier.

badia, já me falaram certa vez sobre a suspensão Engesa/Camper, instabilidade e tals. Eu sinceramente não consigo ver isso, tenho minha 4x4 a alguns anos, já fiz várias viagens, trilhas, etc. Não sei se é meu jeito de andar com ela ou o quê. Mas também quem me disse sobre a suspa, disse que um jogo de Rancho (ou algum outro regulável) resolve o problema. Sobre a viagem, com certeza estou de olho no vulcão e o desenrolar, de qualquer forma sigo com o planejamento, não vou fazer nenhuma reserva de hotel, assim se for o caso, 1 semana antes da viagem tenho como abortar a missão sem maiores traumas ou prejuízos. Vou entrar em contato por email contigo, valeu !

Degolado
14/06/2011, 19:32
O problema que o meu carro tinha, que eu postei antes...que ele não dava partida às vezes....acho que já resolvi!
Levei em um eletricista e ele disse que era o meu alarme positron que estava bloqueando a válvula. O alarme tem sensor de presença e deveria bloquear o carro quando o controle se afastasse do veículo, porém ele tava bloqueando com a chave na ignição e o controle dentro do carro. Vou levar aonde eu comprei o alarme pra ver o que aqules inúteis vão me dizer, até porque tá na garantia ainda...
O eletricista só desativou o módulo do alarme que cortava o motor, vamos ver se realmente vai parar o problema.
Fui.

Trotta.79
14/06/2011, 19:35
Vejam nessas fotos o defletor traseiro para Xterra. Vcs já perceberam o quanto o parabrisa traseiro fica sujo em época de chuva ou em estrada com poeira? Os gringos falam muito bem dele.

Aqui no Brasil não tem esses defletores, mas acredito que talvez o do troller sirva. Pode ser pintado da cor do carro. Q vcs acham?

marcio_bispo
14/06/2011, 20:20
Fpandur, no perfil do Territorio Digital no facebook estão comentando da falta de combustível na Argentina, se quizer dar uma olhada:

Entrar | Facebook (http://www.facebook.com/update_security_info.php?wizard=1#!/TerritorioDigital?sk=info)

Quando vc estará partindo?

marcio_bispo, apenas alguma manutenção corriqueira, dando uma geral nos freios, e coisas assim. Não irei transformar ela em 4x4, vou vender ela 4x2 mesmo e depois quem quiser, poderá instalar a receita p/ 4x4 que melhor lhe convier.

badia, já me falaram certa vez sobre a suspensão Engesa/Camper, instabilidade e tals. Eu sinceramente não consigo ver isso, tenho minha 4x4 a alguns anos, já fiz várias viagens, trilhas, etc. Não sei se é meu jeito de andar com ela ou o quê. Mas também quem me disse sobre a suspa, disse que um jogo de Rancho (ou algum outro regulável) resolve o problema. Sobre a viagem, com certeza estou de olho no vulcão e o desenrolar, de qualquer forma sigo com o planejamento, não vou fazer nenhuma reserva de hotel, assim se for o caso, 1 semana antes da viagem tenho como abortar a missão sem maiores traumas ou prejuízos. Vou entrar em contato por email contigo, valeu !

fpandur
14/06/2011, 20:28
marcio_bispo, não tenho Facebook, mas valeu pelo aviso, vou dar uma pesquisada. Já havia visto esse problema de falta de combustível em outras épocas, pelos relatos de outras pessoas que foram para lá. Minha previsão é sair começo de Julho, por volta de 06 a 08/07.

BADIA
15/06/2011, 17:56
Amigos fpandur e Márcio,
O que sei sobre a suspa "Engesa" é o problema dequê, em velocidade, ao passar em um "bump" e as rodas dianteiras sairem juntas do chão, uma sempre vai bater antes no chão, (com Rancho ou sem Rancho, eheheh) desiquilibrando o carro e tornando perigosa qualquer e tornando qualquer reação um risco.
Espero teu contato.
Abraço,
Badia

fpandur
15/06/2011, 22:24
Badia, essa eu não tinha ouvido, o que me falaram é da falta de estabilidade em alta velocidade, e que um jogo de Rancho resolveria. No meu caso nunca ocorreu de saltar com as rodas em alta velocidade (já levantei as rodas dianteiras sim, mas sempre na trilha e em baixa velocidade). Também em viagens não tenho do que reclamar da estabilidade em estrada, talvez a velocidade que viajo não chega a aparecer o tal problema (110 - 120 Km/h).

BADIA
15/06/2011, 23:28
Nunca ouvi reclamações desses carros em estradas, Camper ou Engesa jipe, apenas esses relatos de casos em raids de regularidade onde os atrasos no tempo ideal precisam ser "buscados" com maior velocidade.
Mas isso era no meu tempo, acho que nem existe mais raids de regularidade, pelo menos não ouço mais falar, apenas de rally.
Antes que perguntem, os Raids eram por trilhas e as velocidades médias muito baixas, os rallys são por estradas e a velocidade média alta, pois passam por raras trilhas.
Outra coisa, quando fui a ARG e Chile em julho/10 o assunto era o mesmo, isso não existe nas rutas principais, o que pode haver é longa distâncias sem postos de abastecimento, mas não mais de 200kms, para isso basta andar sempre com tanque mais prá cheio. Foi o que fiz e não tive problema.
Espero ter ajudado.
Abraço,
Badia

cdilascio
19/06/2011, 01:02
Pessoal, estou precisando do adesivo NISSAN do rack de teto para minha viatura. Alguém sabe me dizer onde consigo? Desde já agradeço.

lucasbh
19/06/2011, 02:19
Interessante Trotta... mas como ele é fixado ? (Uma observação sobre as fotos postadas : parece a nossa dupla de Xterra ).

lucasbh
19/06/2011, 02:20
Grande cdilascio ! Vou pesquisar e se encontrar algo eu te falo. Abraço e boa noite !

Jamarco
19/06/2011, 20:33
Pessoal,

Estou vendendo meu Troller 06 pois a família está crescendo e estou precisando de um carro maior. Achei a Xterra uma boa opção pois continuaria com um 4x4, com mais espaço e poderia continuar a fazer meus passeios até a Serra da Canastra principalmente, além do motor MWM.

Porém tenho diversas dúvidas e agradeceria muito se vocês pudessem me ajudar.

Algumas que tenho visto a venda estão todas com cerca ou mais de 100.000 km. Sei que para motor diesel não é muito, mas há algum problema ou revisão que deve ser feita com uma km dessas, como turbina, bomba, bicos, etc?

E o motor em si, quanto seria uma km alta, para se começar a pensar em fazer esse motor?

Suspensão: é fácil de se encontrar peças, buchas, amortecedores, molas, etc? e o preço?

Bom pessoal, desde já agradeço as respostas, e vamos nos falando, pois com certeza mais duvidas surgirão!

Ah, alguem saberia de alguma Xterra boa a venda, se aceitar o Troller melhor ainda?

Abraço,

Jamarco

Trotta.79
19/06/2011, 20:35
Interessante Trotta... mas como ele é fixado ? (Uma observação sobre as fotos postadas : parece a nossa dupla de Xterra ).

Lucas, tem que furar a lata.

Valeu

BADIA
19/06/2011, 22:50
Cdilascio, minhas dicas são:
- 1 - procura uma empresa de programação visual, que faz adesivos recortados e manda fazer, vai funcionar até você encontrar o original.
- 2 - procura nos sites gringos que deve ter, pelo valor vais receber em casa sem impostos.(até U$50 se remetidos por pessoa física)
Espero ter ajudado,
Badia

Pessoal, estou precisando do adesivo NISSAN do rack de teto para minha viatura. Alguém sabe me dizer onde consigo? Desde já agradeço.

fpandur
19/06/2011, 23:00
Jarmarco, seja bem-vindo ao tópico. Alguns comentários:

- segundo manual de manutenção da MWM, recomenda-se verificação em bomba aos 100.000 e bicos a cada 50.000 Km. Turbina é só verificar o desgaste com relação a jogo no eixo e/ou vazamento de óleo.
- acredito que um MWM 2.8 para começar a apresentar sinais de desgaste deva ser de 300.000 para cima, claro, depende muito das condições de condução e manutenção.
- suspensão: ainda não precisei mexer em nada na minha, mas garimpando um pouco encontra-se peças na NET. E tem sempre a alternativa de importar de sites dos EUA, pois o que muda da XTerra brazuca para as americanas é basicamente o power train (motor, câmbio, eixos). Nosso modelo é o equivalente a 2000-2004 deles.

cdilascio
19/06/2011, 23:42
Ok, BADIA. Muito obrigado. Vou dar uma olhada sim!

cdilascio
20/06/2011, 00:02
Dudarj, vendo suas fotos, percebi que seu painel está com uma luz mais forte. Minha viatura tem uma luz azul escura meio funesta... Queria trocar. Como faço para dar uma clareada no painel. Tem como por LED? Quem souber de algo, por favor me ensina. Valeu e obrigado. cdilascio

Acho q esse tópico tá precisando de uns ups, portanto, veja o que eu fiz na XT esse fds passado:

Camera de ré c/ visãonoturna, embutida no lugar do trinco da mala
http://img204.imageshack.us/img204/24/dsc01351u.jpg

Visão do "cockpit" com DVD Pioneer 2din instalado:
http://img219.imageshack.us/img219/9051/dsc01352x.jpg

fpandur
20/06/2011, 10:38
Semana passada retirei o câmbio para verificar o sistema de embreagem da minha XT, devido ao fato que algum tempo atrás o pedal abaixou completamente e só voltou após bombear. O óleo baixou o nível no reservatório e tinha uma mancha de vazamento de óleo na caixa seca do motor. Só aconteceu isso uma única vez, mas devido a uma viagem longa que vou fazer em Julho, achei melhor dar uma olhada. Bem, baixado o câmbio, o que pude constatar:
- atuador hidráulico aparentemente perfeito, sem sinais de vazamento. Tinha um pouco de óleo por dentro do corpo dele, onde encaixa no câmbio, mas ali não tinha por onde vazar óleo pois é uma peça inteiriça de plástico, ao meu ver o vazamento se ocorresse deveria se dar pela coifa de borracha, mas essa estava perfeita, sem marcas de vazamento. Na via das dúvidas, como já estava com tudo aberto e tinha comprado o atuador novo antes mesmo de desmontar, troquei.
- platô + disco: originais Nissan ainda (veiculo está com 96000 Km). Para constar: mesmo com o volante bimassa, o disco possui molas. O sistema de embreagem estava dentro dos padrões de desgaste, eu diria que estava um pouco abaixo da meia-vida. Mas assim como no caso do atuador, optei por trocar o conjunto, utilizei o conjunto marca MWM para S10 (fabricado pela Luk).
- volante bimassa: nos testes iniciais estava com folga de 1 dente, achei muito bom pois a folga máxima admissível é de 4 dentes. Mas ao recolocar ele no motor e apertar os parafusos, deve ter “destravado” o sistema de molas interno e passou a apresentar folga de 3 dentes. Estava ainda dentro da especificação, mas como algumas (poucas) vezes minha esposa relatou que ao dar partida o motor fazia um barulho danado e não pegava (comigo nunca ocorreu, daí não cheguei a ver esse sintoma), optei por trocar o volante, coloquei um monomassa.
- aproveitei e troquei o retentor traseiro do motor, aquela mancha de óleo na caixa-seca vinha dele.

Montei tudo novamente e rodei com a viatura nesse final de semana. Minhas impressões:
- não tem nada de tremedeira com o monomassa em marcha lenta, veículo absolutamente igual nesse quesito. O que dá para notar é um pequeno barulhinho, que ao apertar a embreagem some. Mas saliento que é muito baixo e tem que ficar prestando atenção para ouvir, em uso e transito normal não se nota absolutamente nada.
- a partir de 2500 RPM notei logo de cara um ronco um pouquinho mais grave do motor, que ACHO que antes não tinha. Mas não incomoda.
- antes tinha 2 barulhos na viatura, um ploc-ploc grave quando em marcha lenta, que não sumia nem quando eu pisava na embreagem; e um outro, as vezes um cri-cri, também em marcha lenta. Sumiram os 2, acredito que devia ser o bimassa.

Enfim, gostei dos resultados e acredito que fiz a melhor escolha (para meu caso) em optar pelo monomassa. Com relação ao nível do óleo ter abaixado somente uma vez, é um mistério, uma vez que o cilindro superior também não apresenta vazamentos (verifiquei na ocasião que o nível baixou). Por fim: o monomassa é mais pesado que o bimassa, me surpreendi pois para mim os 2 deveriam ter peso igual. Não cheguei a pesar, pois quando lembrei disso o monomassa já estava instalado e eu não ia tirar ele de novo para pesar ... :rolleyes: Mas posso afirmar com toda a certeza que o monomassa é sim mais pesado que o bimassa. Teoricamente, com um volante mais pesado o veículo deveria demorar mais para atingir uma velocidade, mas em função da inércia maior, consegue manter uma velocidade constante mais fácil que com um volante mais leve.

Desculpem o texto longo, mas quis relatar aqui a experiência para que possa servir como mais uma ajuda e referência no futuro para alguém, ainda mais que no meu caso fui eu mesmo que fiz todo o serviço e portanto pude constatar eu mesmo todos os detalhes de perto.

fpandur
20/06/2011, 10:48
em tempo:

- o código Nissan para o atuador realmente mudou, antes era 306206S301, agora é 306206S310. Comprei esse último código e se encaixou perfeitamente

- 200 páginas do tópico ... :dance: :cool::palmas:

Trotta.79
20/06/2011, 11:20
Que bom Flávio! Deu tudo certo. Seu relato é muito importante para outros proprietários, inclusive eu que farei isso em breve.

Perguntas:
Precisou de alguma ferramenta especial para trocar o retentor?
Qual local e custo das peças?

É normal o atuador não apresentar sinal de vazamento, a quantidade que vaza é pouca de cada vez e evapora devido à alta temperatura que chega a embreagem. Apesar da embreagem não apresentar sinais de desgaste ecessivo, a mola da chapa de pressão já não possuia a mesma pressão. Foi a melhor escolha.

Valeu

fpandur
20/06/2011, 19:27
Trotta, acabei comprando tudo por aqui em minha cidade mesmo, o volante até tinha mais barato pela NET, mas daí teria o frete e eu teria que esperar alguns dias para chegar. Seguem os preços:

- volante monomassa (MWM): R$ 1250 (achei na NET por R$ 1200 já com os parafusos, mas teria o frete)
- 8 parafusos para volante (MWM): R$ 80
- disco + plato (MWM / Luk): R$ 560
- atuador embreagem (original Nissan): R$ 325
- retentor motor (Sabó): R$ 35

Para tirar o retentor danifiquei a borda dele com uma chave de fenda e puxei ele para fora. Para colocar o ideal seria ter uma peça redonda na mesma medida do retentor, tipo uma capa de rolamento ou algo assim. Como eu não tinha, fui encaixando ele bem devagar, batendo com um uma haste sem ponta na borda dele, perfazendo todo o perímetro. Fiz bem devagar para não entortar o retentor, então ele foi entrando aos poucos. Para deixar ele com a mesma medida de profundidade em todo seu perímetro em relação à face do motor (ele fica mais fundo), utilizei um paquímetro. Um detalhe é que os parafusos novos são diferentes, no bimassa tem cabeça para chave 13 (ou 1/2 pol), nos novos para monomassa eles tem cabeça para chave multiestriada 14. Acabei comprando um pito dessa chave, para utilizar no torquímetro e apertar os parafusos com o torque correto.

Aproveitei que baixei o câmbio e dei uma geral nas mangueiras de respiro dele e da caixa transferência. As mangueiras nas pontas de encaixe estavam um pouco laceadas, inclusive tinha um pouquinho dágua nelas. Também subi o respiro, que originalmente é no topo da caixa-seca, e coloquei no cofre do motor, ficou na altura do intercooler.

Carlos Lourenço
21/06/2011, 10:03
Dudarj, vendo suas fotos, percebi que seu painel está com uma luz mais forte. Minha viatura tem uma luz azul escura meio funesta... Queria trocar. Como faço para dar uma clareada no painel. Tem como por LED? Quem souber de algo, por favor me ensina. Valeu e obrigado. cdilascio

Fala, amigo. O carro do Duda agora está comigo, na verdade, já tem quase dois anos isso! hehehe. Posso te dizer que a iluminação do painel é normal. O que pode ter acontecido é a foto deve ter dado a impressão de luminosidade...

De qq forma creio ser possível trocar as luzes do painel por leds, só acho que deve ser meio chato desmontar o painel...

Abraços.

Carlos Eduardo.

NO - CT Santos/SP
21/06/2011, 11:03
fpandur
Vc pode usar a opção do www.booking.com (http://www.booking.com) ... eu sempre uso , usei em Ushuaia na passagem do ano e nunca tive problemas ... la vc pode reservar e cancelar (varia de 2 dia a 10 dias) o hotel reservado sem menhuma taxa ... ah alguns poucos hoteis tem taxa de cancelamento mas vc é alertado sobre isso ,,, pra quem tem duvidas se vai ou não numa viagem é uma opção ...
abs

NO - CT Santos/SP
21/06/2011, 11:14
Dudarj
sobre a camera de re foi complicado coloca-la? precisa de alguma adptação? To querendo fazer igual.
Pode postar qual vc comprou?
Obrigado

"Postado originalmente por dudarj http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suvs-sport-utility-vehicles/53009-comprei-um-xterra-e-gostei-post881559.html#post881559)
Acho q esse tópico tá precisando de uns ups, portanto, veja o que eu fiz na XT esse fds passado:

Camera de ré c/ visãonoturna, embutida no lugar do trinco da mala"

Jamarco
22/06/2011, 08:21
Pessoal,

Continuo na busca por uma boa Xterra para aquisição. Porém começam a surgir as duvidas.

As 2005/06 já são eletrônicas?

Sei que um grande beneficio das X é a simplicidade de manutenção. Nesse caso as mecânicas seriam melhores? Custos mais baixos, etc? Até onde sei um problema de bomba ou central nos motores eletrônicos sai caro, não?

Entre uma 03/04 e uma 05/06 com mais ou menos a mesma km, desde que existe uma boa diferença no preço e nenhuma no visual, qual seria melhor opção?

Desde já obrigado pelas opiniões.

Jamarco

Lima5.3
22/06/2011, 09:42
Pessoal,

Continuo na busca por uma boa Xterra para aquisição. Porém começam a surgir as duvidas.

Sei que um grande beneficio das X é a simplicidade de manutenção. Nesse caso as mecânicas seriam melhores? Custos mais baixos, etc? Até onde sei um problema de bomba ou central nos motores eletrônicos sai caro, não?

Entre uma 03/04 e uma 05/06 com mais ou menos a mesma km, desde que existe uma boa diferença no preço e nenhuma no visual, qual seria melhor opção?

Jamarco

Bom dia Jamarco!

Até 2005 são mecânicas, de 2006 a 2008 são eletônicas.
Espero ter te ajudado.

Att. Lima.

Trotta.79
22/06/2011, 10:52
Pessoal,

Jamarco

É uma escolha muito pessoal, mas sem dúvida que a mecânica tem manutenção (do motor) mais barata. Além disso, em locais de diesel duvidoso, as as eletrônicas costumam "sofrer" mais. O resto é praticamente tudo igual.

Valeu

marcio_bispo
22/06/2011, 11:10
Falou o Presidente!!

Fora que para aqueles que querem tirar mais uns pocotós do motor a mecânica basta abrir um pouco a injetora, operação simples (pelo que consta, pois a minha está original:screwy:).

É uma escolha muito pessoal, mas sem dúvida que a mecânica tem manutenção (do motor) mais barata. Além disso, em locais de diesel duvidoso, as as eletrônicas costumam "sofrer" mais. O resto é praticamente tudo igual.

Valeu

Barret
22/06/2011, 15:45

Camera de ré c/ visãonoturna, embutida no lugar do trinco da mala
http://img204.imageshack.us/img204/24/dsc01351u.jpg

Visão do "cockpit" com DVD Pioneer 2din instalado:
http://img219.imageshack.us/img219/9051/dsc01352x.jpg

Boa tarde amigo da uma olhada neste anuncio conhece este carro?

Câmera De Ré Colorida Com Visão Noturna E Cabo Rca Grátis - R$ 79.99 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-186777192-cmera-de-re-colorida-com-viso-noturna-e-cabo-rca-gratis-_JM)

NO - CT Santos/SP
23/06/2011, 14:28
O carro é lindo ... só não mais do que a minha XT prata kkkk
Mas to querendo saber sobre a instalação ... o que precisa fazer ... não entendo nada de carro e não tenho ninguem de confiança (eletricista) pra fazer o serviço ...
Entrei no site ... to querendo comprar, pensando tb num DVD.
abs

Boa tarde amigo da uma olhada neste anuncio conhece este carro?

Câmera De Ré Colorida Com Visão Noturna E Cabo Rca Grátis - R$ 79.99 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-186777192-cmera-de-re-colorida-com-viso-noturna-e-cabo-rca-gratis-_JM)

Barret
23/06/2011, 15:53
Boa tarde eu postei a foto do carro do dudarj e o anuncio estão usando a foto do carro dele no anuncio kkkkkkkkkk sobre a instalação logo alguem aparece eda umas dicas ok

Degolado
27/06/2011, 18:11
Desde que comprei a minha viatura já rodei 10.000 km, logo que comprei troquei óleo,filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível. Hoje fui trocar o óleo novamente e troquei:

- óleo do motor + filtro
-filtro de combustível + filtro de ar
- óleo da caixa de transmissão (dexron III)
- óleo da caixade marchas ( dexron III )

Agora vem o problema : :parede:

-óleo do diferencial dianteiro ( lubrax api- gl5 80w 90)
-óleo do diferencial traseiro ( lubrax api-gl5 85w140 )

Acontece que lendo o manual vi que ambos devem ser 85w 140 e também que o traseiro precisa ter "modificador de atrito".
Pesquisei esse lubrax e vi que ele não é indicado para autoblocante, apenas o lubrax gl5 "Ls" que é.
Bom, a conta deu R$770,00 e ainda colocaram óleos errados. :putz:
E olha que mostrei o manual e disse quais eram os óleos indicados.
Liguei pra lá reclamando e disseram: " AH, agente sempre troca esses óleos em frontier e nunca ninguém reclamou"
Perguntei " Você sabe o que é autoblocante?"
"Sei"
"Então me explique"
A resposta foi "han,deixa eu ver,ummmm, você pode vir aqui e ver a embalagem do óleo" :freaking:

Eu disse que ia voltar lá amanhã pra trocar, o que acham? Devo trocar do dianteiro e do traseiro novamente? Ou devo apenas acrescentar o aditivo "modificador de atrito" no traseiro?
Ou deixo como está?
O detalhe é que não troquei em um posto ou oficina, troquei em um lugar chamado "TROCÃO" onde eles só fazem isso!
Realmente acreditei que eles soubessem o que estavam fazendo.
HELP!

fpandur
27/06/2011, 18:21
Degolado, se deixar esse óleo no diferencial traseiro vai estragar o blocante, não sem antes é bem provável que ele vai começar a estralar em curvas depois que o óleo estiver na temperatura de trabalho. Com certeza faça a troca do óleo traseiro, tem que colocar o LS mesmo, eu uso da Texaco, mas qualquer um de boa marca que tenha a viscosidade correta e seja LS pode ser utilizado. Acho difícil encontrar o tal do modificador de atrito a parte, eu pelo menos nunca vi, embora admito que não cheguei a procurar pra valer, uma vez que se encontra facilmente o óleo correto já pronto para venda. Se fôr colocar o modificador tem que se atentar para a correta proporção, senão não adiantará nada. Para o dianteiro pode deixar, pois o óleo está correto. Se certifique que o óleo colocado no câmbio seja mesmo o Dexrom III ...

Degolado
27/06/2011, 18:36
Degolado, se deixar esse óleo no diferencial traseiro vai estragar o blocante, não sem antes é bem provável que ele vai começar a estralar em curvas depois que o óleo estiver na temperatura de trabalho. Com certeza faça a troca do óleo traseiro, tem que colocar o LS mesmo, eu uso da Texaco, mas qualquer um de boa marca que tenha a viscosidade correta e seja LS pode ser utilizado. Acho difícil encontrar o tal do modificador de atrito a parte, eu pelo menos nunca vi, embora admito que não cheguei a procurar pra valer, uma vez que se encontra facilmente o óleo correto já pronto para venda. Se fôr colocar o modificador tem que se atentar para a correta proporção, senão não adiantará nada. Para o dianteiro pode deixar, pois o óleo está correto. Se certifique que o óleo colocado no câmbio seja mesmo o Dexrom III ...

Foi o que eu imaginei... obrigado pela atenção. Vou resolver isso amanhã!

Trotta.79
27/06/2011, 18:55
Foi o que eu imaginei... obrigado pela atenção. Vou resolver isso amanhã!

Calma!!!

Sem o modificador de atrito, o efeito blocante não vai ocorrer ou não vai ocorrer da forma correta. Os discos vão "deslizar mais" uns em relação aos outros e perder sua eficácia. Não vai fuder de um dia para o outro!
O modificador de atrito pode ser encontrado em concessionárias ford, pois a Ranger usa. Compre o modificador, esvazie um pouco o diferêncial traseiro e coloque um frasco, agite bem antes de usar. Vai estar resolvido.

Não esquece que a caixa de redução leva 2 litros de Dextron III também, hein?

valeu

Degolado
27/06/2011, 19:10
Calma!!!

Sem o modificador de atrito, o efeito blocante não vai ocorrer ou não vai ocorrer da forma correta. Os discos vão "deslizar mais" uns em relação aos outros e perder sua eficácia. Não vai fuder de um dia para o outro!
O modificador de atrito pode ser encontrado em concessionárias ford, pois a Ranger usa. Compre o modificador, esvazie um pouco o diferêncial traseiro e coloque um frasco, agite bem antes de usar. Vai estar resolvido.

Não esquece que a caixa de redução leva 2 litros de Dextron III também, hein?

valeu

O que é caixa de redução? desculpa a ignorância...mas é a mesma coisa que caixa de trasmissão ou que a caixa de marchas?
Troquei o óleo de 4 lugares,dois diferenciais e em duas caixas que não sei a momenclatura correta, mas acho que seria caixa de marcha e caixa de transferência usaram o dexrom III, é isso?ou tem mais essa caixa de redução?

Trotta.79
27/06/2011, 19:31
O que é caixa de redução? desculpa a ignorância...mas é a mesma coisa que caixa de trasmissão ou que a caixa de marchas?
Troquei o óleo de 4 lugares,dois diferenciais e em duas caixas que não sei a momenclatura correta, mas acho que seria caixa de marcha e caixa de transferência usaram o dexrom III, é isso?ou tem mais essa caixa de redução?

É isso mesmo. Caixa de redução=caixa de transferência.

fpandur
27/06/2011, 19:32
caixa de redução = caixa de transferência

Certa vez foi colocado óleo GL5 (sem ser LS) no diferencial traseiro da minha Camper, que tem sistema de bloqueio semelhante às Nissan. Quando o óleo esquentava, ao fazer curvas o bloqueio estralava, tentando bloquear. Estava em viagem e rodei cerca de 3000 Km assim, fui para litoral de S. Paulo, depois estiquei para Tiradentes, Ouro Preto e Serra da Canastra dessa forma. Ao voltar, antes de desmontar tudo me lembrei da troca de óleo e bingo, foi colocado sem ser LS. Esgotado o sistema e colocado óleo correto, nunca mais apresentou o sintoma. Então ferrar de um dia para outro não vai mesmo, mas já que sabe do problema, ideal é corrigir o quanto antes, ou com modificador de atrito ou com troca do óleo pelo correto.

Degolado
27/06/2011, 19:39
Trotta e Fpandur Valeu!
Fiquei mais tranquilo agora,de qualquer forma vou resolver isso amanhã mesmo,melhor não arriscar.

Degolado
27/06/2011, 19:53
Achei uma explicação interessante sobre o assunto, pra quem se interessar em aprender mais o link é esse DIFERENCIAL AUTOBLOCANTE (http://famatuningclube.forum.st/t177-diferencial-autoblocante)

marcio_bispo
27/06/2011, 20:01
Estou postando aqui uma msg do road tech sobre o assunto. O diferencial dianteiro usa um óleo diferente do que foi colocado na sua viatura.

Coloquei no diff dianteiro o Texaco Multigear EP 85W140. Na traseira usei o Texaco Multigear LS 85W140, é fácil de achar e é quase o mesmo preço do Texaco Multigear EP 85W140.

O interessante é que perguntei na nissan daqui e eles me falaram que colocam EP SAE 85W140 API GL 5 no diff traseiro sem nenhum aditivo e disseram que nunca tiveram problemas..... Estas são nossas autorizadas especializadas!!!

Olá Marcio,

Segundo o manual de serviços Eixos Dana, as especificações de lubrificantes para os Dana 44 são as seguintes:

Diferencial Convencional: (STD, Open Type etc.)

EP SAE 85W140 API GL 5

Diferencial Deslizamento Limitado: (Trac-Lok, Power-Lok, Hydra-Lok, Tração Positiva, Blocante, etc)

EP SAE 85W140 API GL 5 adicionar aditivo modificador
de atrito STURACO 7098 entre 4~6% do volume total
ou Texaco Multigear LS 85W140 (*)

(*) agite bem a lata antes de colocar o óleo no eixo, dissolvendo o acúmulo que fica no fundo

Lembrando que a XTerra tem eixo convencional na frente e com deslizamento limitado na traseira

Trotta.79
27/06/2011, 20:13
Estou postando aqui uma msg do road tech sobre o assunto. O diferencial dianteiro usa um óleo diferente do que foi colocado na sua viatura.

Coloquei o Texaco Multigear LS 85W140 , é fácil de achar e é quase o mesmo preço do Texaco Multigear EP 85W140.

O interessante é que perguntei na nissan daqui e eles me falaram que colocam EP SAE 85W140 API GL 5 no diff traseiro sem nenhum aditivo e disseram que nunca tiveram problemas..... Estas são nossas autorizadas especializadas!!!

Pera ai!!! Tá havendo uma confusão, parece.

No dianteiro se usa o óleo de engrenagens comum, ou seja, o API GL 5, pode ser 90 ou 85W140, tanto faz. Prefiro o 90.

Atrás se usa o LS 85W170 da texaco ou o óleo comum com modificador de atrito.

Se falarem o contrário está errado!!!

Valeu

fpandur
27/06/2011, 20:30
É isso aí que o Trotta disse, reforçando:

dif. dianteiro (sem blocante): GL5 EP (sem o LS !)
dif. traseiro (com blocante) GL5 EP LS

Não pesquisei para confirmar, mas segundo uma figura que tem no manual de manutenção Nissan para óleos de transmissão e diferencial:

óleo 90: entre 0 a 40 ºC
85w90 / 75w85 / 75w90 : abaixo -30 a 40 ºC (faixa de trabalho do Dexrom III, que vai no câmbio e transferência)
85w140: -10 a acima 40ºC (Nissan recomenda para diferenciais, com as ressalvas acima sobre LS e não)

Se não usar óleo LS, o manual determina adicionar 0,12 lt de modificador Sturaco 7098 para o dif. traseiro.

marcio_bispo
27/06/2011, 20:53
Acho que não me expressei bem. aproveitei que dava para editar e melhorei a resposta. Na frente usei um Texaco Multigear EP 85W140. Tudo bem se na frente pode ser um 90 no lugar de um 140, mas tem que ser EP realmente.

Mas na traseira pesquisei bastante e vi que o Texaco Multigear LS 85W140 atende bem as especificações requeridas, pois já possui na sua formulação o modificador de atrito, que aqui em Fortaleza é difícil de achar. O pessoal das revendas Ford daqui não sabiam o que é o tal Sturaco.

fpandur
27/06/2011, 21:02
Agora sim Marcio, "fechou", é isso aí ! :concordo: Eu também utilizo o Texaco Multigear LS no dif. traseiro, particularmente acho mais prático que ter que comprar o modificador e misturar na medida certa, compro o óleo já pronto e correto, é só despejar lá dentro ... :-)

BADIA
27/06/2011, 21:39
All, no diferencial traseiro do meu Trolha, Dana 44 com blocante deslizante (uma grande merda composto de discos que perdem sua efetividade a cada uso como todos os outros) o óleo recomendado é: IPIGEROL (IPIRANGA) SP 85W 140GL com a seguinte especificação: SAE 85W 140 API GL5.
Funciona muito bem e não requer adicionar complemento nenhum.
Espero ter ajudado.
Abraço,
Badia

Trotta.79
27/06/2011, 22:31
Querido Badia,

Vc pode até estar usando o IPIGEROL SP 85W140GL no diferêncial do seu Troller, mas esse óleo é indicado apenas para o diferêncial dianteiro do seu Troller que não possui diferencial limitado(blocado). O traseiro, que possui blocante, deve se usar o ULTRAGEAR LS 80W90 ou 85W140 da ipiranga ou o Texaco Multigear LS 85W140.

Mas para falar a verdade, diferêncial blocante é quese que via de regra uma bosta mesmo. Normalmente no Troller ou em qualquer outro veículo nacional, com dois meses de uso intenso, o blocante já foi embora. Para off road, blocante deve ser 100% ou nada.

A minha Xterra subia minha garagem, em forma de caracol acentuado, sem cantar os pneus traseiros. Apenas dava umas sacudidas de lado, agora já tá subindo cantando de um lado. Ou seja os discos já eram!

Valeu

marcio_bispo
28/06/2011, 09:00
Caro Presidente

Será que estas cantadas de pneu não passaram a ocorrer depois da instalação dos 33":pensativo:?

Mas se for realmente o caso dos discos terem ido para o saco, daí não seria o caso de usar um óleo EP em vez de LS? Pois pelo que entendi o EP não permite atrito suficiente para o funcionamento do bloqueio, que já não estará ocorrendo mesmo por desgaste dos discos de fricção. Então pelo menos com o EP o desgaste não aumentaria, não piorando a situação.

Querido Badia,

Vc pode até estar usando o IPIGEROL SP 85W140GL no diferêncial do seu Troller, mas esse óleo é indicado apenas para o diferêncial dianteiro do seu Troller que não possui diferencial limitado(blocado). O traseiro, que possui blocante, deve se usar o ULTRAGEAR LS 80W90 ou 85W140 da ipiranga ou o Texaco Multigear LS 85W140.

Mas para falar a verdade, diferêncial blocante é quese que via de regra uma bosta mesmo. Normalmente no Troller ou em qualquer outro veículo nacional, com dois meses de uso intenso, o blocante já foi embora. Para off road, blocante deve ser 100% ou nada.

A minha Xterra subia minha garagem, em forma de caracol acentuado, sem cantar os pneus traseiros. Apenas dava umas sacudidas de lado, agora já tá subindo cantando de um lado. Ou seja os discos já eram!

Valeu

danilo kid
29/06/2011, 20:04
Só pra encher linguiça, segue uma foto da volta da fenajeep, na balsa de paranapanema...

Jamarco
29/06/2011, 22:06
Pessoal,

Continuo namorando algumas XT pelos sites de venda. Jajá alguma dá certo. Por enquanto, estou lendo o tópico que realmente tem muiiiiiita informação.

Mais algumas dúvidas que surgiram:
O que é o tal do kit LDA?
O Snorkel só tem da OGZ mesmo? Alguem poderia mandar algumas fotos mais detalhadas de como ele fica instalado, fica um vão entre o snorkel e a coluna do para-brisa?
Quanto aos rádios de comunicação, onde vocês instalaram (PX, PY, etc)? local no carro ok...
Piloto automático, alguém já instalou?

Por enquanto é isso pessoal, desde já muito obrigado pelas informações...

Jamarco

Brusa85
30/06/2011, 11:48
Ae Danilo kid, tbm estive la na fenajipe e achoq vi sua x terra la..
me diz uma coisa, o q fez p deixar c todos esses cv? hehe
E respondendo ao Jamarco, meu snorkel nao e ozg,e sim um generico e e igualiznho, ou seja uma copia...
fica sim um vaozinho entre a coluna do parabrisa.
to instalando px agora nela tbm, so esperando chegar o radio.
valeu

cdilascio
30/06/2011, 12:58
Ok Carlos Lourenço. Obrigado.

danilo kid
30/06/2011, 13:26
ae danilo kid, tbm estive la na fenajipe e achoq vi sua x terra la..
Me diz uma coisa, o q fez p deixar c todos esses cv? Hehe
e respondendo ao jamarco, meu snorkel nao e ozg,e sim um generico e e igualiznho, ou seja uma copia...
Fica sim um vaozinho entre a coluna do parabrisa.
To instalando px agora nela tbm, so esperando chegar o radio.
Valeu

brusa, tava boa a feira hein....

Os 192cv foram alcançados através de remapeamento(chipagem) da ecu pelo mauricio da reiko. Fica bão hein...

Abs

kidão

luiz valentim
01/07/2011, 10:14
SOS FILTRO DE COMBUSTÍVEL

bom dia .....estou precisando de uma orientação....meu irmão tem uma XT, eletrônica, salvo engano 2005/2006, e numa viagem ao RJ O FILTRO de combustível estragou duas vezes...............ele não me explicou o que "efetivamente' aconteceu, se rompeu algum conduite ou se simplesmente parou de funcionar ...............só sei que ele teve que comprar outro FILTRO (não sei se original ou paralela) que também pifou............o mec que trocou nada disse..........ele esta precisando de uma dica, de um indicativo de quais ou qual poderia ser o problema.

com relação ao diferencial, citado no forum, achei na net um video antigo, muito legal, demonstrando os primórdios do diferencial, vejam no link YouTube - ‪Cómo funciona el diferencial del automóvil‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=TWmp7cBhDqg&feature=related)

no mais, fico aguardando a orientado dos colegas e desejo à todos um bom dia

abs.

Jamarco
01/07/2011, 10:52
Pessoal,

Continuo namorando algumas XT pelos sites de venda. Jajá alguma dá certo. Por enquanto, estou lendo o tópico que realmente tem muiiiiiita informação.

Mais algumas dúvidas que surgiram:
O que é o tal do kit LDA?
O Snorkel só tem da OGZ mesmo? Alguem poderia mandar algumas fotos mais detalhadas de como ele fica instalado, fica um vão entre o snorkel e a coluna do para-brisa?
Quanto aos rádios de comunicação, onde vocês instalaram (PX, PY, etc)? local no carro ok...
Piloto automático, alguém já instalou?

Por enquanto é isso pessoal, desde já muito obrigado pelas informações...

Jamarco

Pessoal,

Sobre o snorkel o Brusa respondeu e também achei algumas fotos na net com o espaço que fica entre o snorkel e o carro.

Continuo no aguardo de alguem que já instalou rádios de comunicação e sua localização, além do piloto automático (cruise control).

E o tal kit LDA para se instalar no motor? o que seria?
Roda livre, todos usam a automática? Alguém ja teve problemas de não travar/destravar? Alguém mudou para as manuais da AVM?

Obrigado novamente,

Jamarco

fpandur
01/07/2011, 11:12
Jamarco, sobre radios de comunicação, tenho instalação para PX e PY VHF na viatura. Instalei no console central, no espaço que tem abaixo do toca CD. Tive que furar o fundo dele para passar os cabos de antena e alimentação. Para os rádios que tenho ficou perfeito, pois eles entram bem justo e não preciso fixar nada, fica preso apenas na pressão contra o console. Coloquei um pedaço de EVA entre os 2 radios para que não risquem. E posso afirmar que ficou muito bem preso, quando os 2 radios estão instalados não saem do lugar mesmo. Se instalo apenas um dos rádios, então coloco uma fita dupla-face adesivada, resolve o problema do radio ficar "sambando". Os PTTs deixo solto por trás da alavanca de câmbio e tração, ficam alojados na coifa de couro, não atrapalham em nada no uso das alavancas e os cabos não enroscam em lugar algum. As antenas coloquei suportes na tampa do porta-malas, na altura das lanternas traseiras. Toda o sistema ficou prático de usar e sem complicação para instalar e tirar. Caso queira fotos, posso providenciar. Sobre o kit LDA, pelo que me lembro é para modificar a curva de trabalho desta válvula, fazendo-o entrar em ação antes. Ao que parece se promete uma melhora na resposta do motor e sem provocar mais fumaça. Lembro de ter lido alguns relatos dizendo que não mudou nada ou pouca coisa e outros elogiando. Me parece que tem ter uma certa regulagem "especial" na bomba para que a receita funcione, talvez esteja aí o motivo de relatos tão diferentes. Rodas-livre utilizo as originais, são muito confortáveis de usar por não precisar acionar manualmente, fiquei mau-acostumado, quando ando com a Camper ou Willys, que tem as rodas manuais, sinto falta da automática ... rs, rs, rs

Brusa85
01/07/2011, 11:28
Ae Pandur, por onde vc passou o cabo da antena do radio la na traseira do carro ate o radio?
to querendo passar por dentro das forracos de teto.
Se puder mandar fotos agradeco.
To querendo instalar so o px embaixo do cd player e deixar o ptt em algum lugar por ali, kkkk
fico no aguardo.
Valeu
Brusa.

fpandur
01/07/2011, 11:47
Brusa, o caminho dos cabos de antena foi: por baixo do console central, sai do console embaixo do banco motorista e vai por baixo do carpete até o porta-malas, quando então passei ele pela lateral da lataria. Daí subi ele pela coluna e sai na borracha que já tem no veículo, lado esquerdo. O cabo do PX seguiu então pela borda da tampa porta-malas e do VHF seguiu por detrás da borracha de vedação até a outra borda. Quando os cabos sairam no porta-malas, fixei eles com poliuretano preto. Vou providenciar algumas fotos nesse final de semana e coloco aqui.

Brusa85
01/07/2011, 12:47
blz, fico no aguardo.
esse poliuretano e tipo uma cola?
pq sei q ele e tipo uam borracha ne?

BADIA
01/07/2011, 14:11
Amigo Trotta, antes de responder tua observação fui novamente ao cofre do motor do meu Trolha prá conferir se eu tinha lido errado a informação que postei.
Pelo selo do fabricante a minha observação esta correta, anexo a foto do selo com a tabela dos lubrificantes recomendados pela fábrica.
Mesmo assim vou perguntar na revenda, quando der . . .
Abração,
Badia

Querido Badia,

Valeu

fpandur
01/07/2011, 14:27
Badia, veja que na tabela eles indicam para o dif. traseiro o Ipigerol 85W140GL LS, o que está correto devido ao bloqueio por discos. Para o dianteiro indicam o Ipigerol sem LS, também correto. Na especificação genérica é que aparentemente tem um erro, pois indicam a mesma especificação tanto para o Ipigerol com LS como para o sem LS, ou seja, na especificação genérica não fazem distinção da necessidade do LS no traseiro, o que pode induzir a aplicação do óleo errado se o proprietário olhar apenas para ela e não para o modelo de óleo da Ipiranga ... :rolleyes:

ZYKAO
01/07/2011, 14:29
Olá Badia,

realmente acho que a Troller comeu bola na impressão do adesivo,na tabela o lubrificante Ipiranga recomendado esta correto:

IPIGEROL SP 85W140 LS, porem na coluna do lado, na especificacão esqueceram de colocar a qualidade LS.

Acho que se a orientacão comprovada pelo adesivo foi erro do fabricante e por conta do oleo recomendado teve o bloqueio estragado, você tem direito a um novo jogo de discos para o diferencial.

abs

Zykão

BADIA
01/07/2011, 18:00
Amigos, menos.
O importante é saber que o óleo recomendado para o diferencial traseiro com bloqueio de discos é atendido nas especificações do fabricante pelo óleo recomendado, no caso da marca Ipiranga, mas ha outros no mercado.
O correto é a informação de que; - ha sim óleos que não precisam de aditivos para a função, não acham??
Abraço,
Badia

Degolado
02/07/2011, 00:30
Badia, ninguém aqui está discutindo se existem óleos que servem para o diferencial com autoblocante, eles existem sim, mas todos eles são específicos e terminam com "LS".
Os outros que não são específicos e não terminam com "LS" podem ser usados,mas precisam ser aplicados com esse modificador de atrito.
Como colocaram no meu diferencial um LUBRAX GL5 que não é "LS", e procurei em NATAL/RN em todos os lugares esse modificador,inclusive nas concessionárias NISSAN e FORD e não encontrei porque a resposta foi "Usamos o óleo que já vem com esse modificador" vou ter que tirar o que colocaram e por o correto...
ATENÇÃO AOS MORADORES DE NATAL QUE TENHAM 4X4, ESQUEÇAM O TROCÃO DA PRUDENTE!!!!!!!
NÃO SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO!!!!
NÃO COLOCARAM O ÓLEO CORRETO NO DIFERENCIAL DO MEU CARRO E QUANDO LIGUEI PARA RECLAMAR, INSISTIRAM QUE ERA O CORRETO!!!!
UMA VERGONHA PARA QUEM SÓ TRABALHA COM ISSO!!!!

Ps. Meus parabéns ao vídeo postado pelo Luis Valentim... meio velhim...:farted:mas muito útil pelo menos pra mim...valeu!

marcio_bispo
02/07/2011, 11:16
Ainda neste assunto de diff autoblocante, na tentativa de tranquilizar quem colocou óleo sem ser LS no seu diff auto block, acredito que isto não estrague o mesmo, desde que as outras especificações sejam atendidas, ou em termos de aditivo, caso o óleo seja aquele que necessita do aditivo mais este último não foi adicionado. Simplemente a ação blocante não vai ocorrer. Bem, esta é a minha teoria, os experts podem se manifestar se estou certo ou errado.....

BADIA
02/07/2011, 13:43
Degolado, tens razão em reclamar que não utilizaram o óleo recomendado no teu diferencial traseiro, escuto essas histórias ha anos, os posteiros nem sabem o que é blocante, muito menos o que é SAE, API, ou LS.
Se tens as notas fiscais do posto com a especiaficação do produto usado, tens uma causa ganha nos pequenas causas.
Isso é fato.
Exatamente por situações como a tua que este forum e esse tipo de assunto cumprem sua missão, esclarecer nós leigos sobre a manutenção de nossas viaturas, nós é que devemos saber dessas exigencias, tenho certeza de que agora tu sabes o óleo a exigir para cada troca do teu 4x4, não?
Me dei ao trabalho de postar as informações sobre os óleos do Trolha exatamente para chamar a atenção de um tipo e marca fácil de encontrar, afinal a IPIRANGA é a segunda maior rede de postos do país.
Das outras marcas encontrei apenas nas lojas de óleos muito especializadas.
Pena que ao lerem o selo da Troller não tenham entendido as informações constantes, as diferenças nos títulos são;
LUBRIFICANTE IPIRANGA RECOMENDADO - dai cita o nome do produto e o LS para diferencial c/bloqueio de disco, consta na embalagem;
ESPECIFICAÇÃO - neste título trata da categoria SAE e API apenas, pos isso consta apenas essas informações.
Como já mandavam eu processar a Troller, rsrsrs, por isso meu alerta "MENOS" na minha mensagem, essa ação eu iria perder.
O selo da Troller esta correto, apenas as informações constantes nele não foram entendidas pelos leitores.
Espero que agora tenham entendido.
Abraço,
Badia

02/07/2011, 23:03
PESSOAL, com bom participar desse FORUM, pois a minha XT tá com 85.000km, e esta semana mandei trocar os lubrificantes do motor, caixa, diferencial traseiro e dianteiro, mas não tenho nem ideia que óleo foi colocado, vou verificar para depois depois posto aqui. Ha, só queria observar uma coisa, não sei se estou certo ou errado, mas fiz uma viaja(1.000KM/RODADO) uma semana atras, zerei marcador, completei tanque e fiz mesmo ao voltar, fez 13,01 por litros, isto é certo ou tem alguma coisa errada, claro que fiz viaje de turista média de 100k/h. FIQUEI preocupado, um mecânico(da cidade) comentou que esta quilometragem só acontece quando o motor está no fim. Isto procede? alguém poderia já passou por isso? Pois, 85.000km do marcador esta correto, fiz busca na autorizada de todas revisões e fecha direitinho com o manual do proprietário anterior. Desde já obrigado pelas informações.

Carlos Lourenço
03/07/2011, 00:27
PESSOAL, com bom participar desse FORUM, pois a minha XT tá com 85.000km, e esta semana mandei trocar os lubrificantes do motor, caixa, diferencial traseiro e dianteiro, mas não tenho nem ideia que óleo foi colocado, vou verificar para depois depois posto aqui. Ha, só queria observar uma coisa, não sei se estou certo ou errado, mas fiz uma viaja(1.000KM/RODADO) uma semana atras, zerei marcador, completei tanque e fiz mesmo ao voltar, fez 13,01 por litros, isto é certo ou tem alguma coisa errada, claro que fiz viaje de turista média de 100k/h. FIQUEI preocupado, um mecânico(da cidade) comentou que esta quilometragem só acontece quando o motor está no fim. Isto procede? alguém poderia já passou por isso? Pois, 85.000km do marcador esta correto, fiz busca na autorizada de todas revisões e fecha direitinho com o manual do proprietário anterior. Desde já obrigado pelas informações.

Paulo, a minha XT está com 84k, ou seja, praticamente, igual a sua. O que mais eu ouço falar é justamente o contrário: nessa Km "o motor ainda está amaciando..." Eu acho que se vc andar a 80km/h ainda dá pra fazer mais... Eu faço isso facilmente na estrada, num passeio com a família, com média de 90km/h e ar ligado 100%.

Fique tranquilo...quando chegar em 1.085.000km vc pode começar a se preocupar, até lá...:pipoca:

Grande abraço.

Carlos Eduardo.

schypula
03/07/2011, 09:47
tem cada mecanico ''entendido'' que fala cada M**** que é pra acabar....
olhe que da galera do forum sou capaz de apostar que todas as viaturas passam dos 400 mil sem abrir...

a minha passou agora do 150.000, quando escuto o motor parece carro novo....

e esta media de consumo ta certa...dependendo do pe abaixa...

gigio 10
03/07/2011, 11:59
Pra quebrar esse motor nessa kmetragem só se ele nunca viu óleo novo ou se faltar água.O meu tá com 135 mil km e está como zero. E nunca tinha ouvido essa que motor batendo fica mais econômico.kkkkkk.

marcio_bispo
03/07/2011, 12:45
Esta foi a mais bela "pérola" de meca que já escutei...

03/07/2011, 14:43
È pessoal, fiquei preocupado a semana toda, achando que teria que abrir o motor, e ainda quem usa XT no dia-dia é mulher, já estava começando procurar outro carro, também preciso do outro carro no dia(trabalho). Ontem liguei para um mecânico(Porto Alegre/indicado BADIA tempos atraz), que também possui XT, ele também falou o que vocês estando comentando aqui, que este motor roda mais de 800km sem mexer, se trocar lubrificante nas datas certas. Pessoal, obrigada pelas informações. (estou muito mal de m.na cidade).

schypula
03/07/2011, 16:51
por favor nao deixe ninguem abrir o motor de sua xterra.
nossa como tem mexanico mesmo....seu carros super economico.
motor estar no fim ficar economico é uma novidade...

ZYKAO
03/07/2011, 17:25
E não é desconhecimento do mecanico, é filhadaputagem mesmo, um amigo que trabalha na Nissan aqui de Sampa disse que uma concessionária para resolver o problema de uma X com67.000 tinha que retificar o motor, por falta de conhecimento e boa fé da proprietaria, autorizou a retifica, gastou mais de R$10.000,00:shock:.

Resultado,o problema que era elétrico continuoumesmo com o motor novo:putz:

03/07/2011, 17:48
VALEU PESSOAL, mas não vou deixar não, até porque esse mecânico é o mesmo que já me deu um prejuízo tempos atras, quando alegou tinha trocar o compressor de ar(me cobrou quase mil pratas), e não fez nada(só colocou uma correia errada/trepidava tudo). Fui salvo pelo LIMA, BADIA e outros aqui do FORUM, que mandaram trocar correia e polia do alternador.

schypula
03/07/2011, 17:57
isso é a mais pura pilantragem pra comer o dinheiro dono da viatura.

diz que tem que fazer, se bobiar nem abre, ou abre e faz merda ainda...ecobra uma nota...

bandidagem mesmo

Carlos Lourenço
04/07/2011, 00:53
tem cada mecanico ''entendido'' que fala cada M**** que é pra acabar....
olhe que da galera do forum sou capaz de apostar que todas as viaturas passam dos 400 mil sem abrir...

a minha passou agora do 150.000, quando escuto o motor parece carro novo....

e esta media de consumo ta certa...dependendo do pe abaixa...

Schypula, 400 mil eu acho pouco. Já ouvi que motor de santana rodava 600 mil! Pq o mwm vai rodar só 400? Com manutenção em dia e sem esmerilhar, acho que chega em 1Mkm sem abrir..

Abraços

Carlos Eduardo.

Trotta.79
04/07/2011, 06:26
Vcs sabem pq os motores diesel, normalmente, duram mais que os a alcool e gasolina?

Os motores diesel possuem uma alta taxa de compressão, dai o fato de possuirem bloco e cabeçotes muito mais robustos e pesados. Para aguentar as pressões maiores e mais duradouras da explosão diesel.

Porém, os casquilhos, bielas e camisas são basicamente dos mesmos materiais dos outros motores. E são esses elementos que fazem parte do desgaste de retífica.

Então, o que torna o motor diesel mais durável se chama rotação. Nas nossas viaturas rodamos de 1500 a 3000rpm normalmente, enquanto nos gasolina/alcool se roda de 2000 a 5500 fácil.

Valeu

schypula
04/07/2011, 10:54
Carlos,
fiz uma pequena citacao comuma grande margem de erro. tambem acredito que vamos muito mais longe. Mas no minimo estes 400 sem encomodos.

Trotta,
sua sitacao tem razao, e somos felizardos, pois os motores modernos mudaram sua concepcao e operam com giros mais altos. Isto no futuro vai fazer a diferenca na longevidade do motor!

amorajr
04/07/2011, 14:24
Colegas, gostaria de saber dos donos de X-Terra se vocês já tiveram problema com o motor de partida depois de passar em algum alagado. Sábado passado eu fiz uma trilha com um pessoa daqui do fórum (rapaziada potiguar) e, depois que passei em uns alagados fiquei com problema pois entrou água no motor de partida. Quando levei o carro no domingo a um eletricista ele tirou o motor de partida e o bicho tava cheio de água. Eu achei que o local onde é instalado o motor de partida da X-Terra é muito baixo, acho que isso facilita a entrada de água.
Outra coisa ruim... quando fui ver tinha perdido aquela proteção de plástico que tem na parte da frente do para-choque. Acho que o para-choque da X-Terra é muito ruim pra trilha, pois é muito frágil.

Valeu!

José Maria

schypula
04/07/2011, 14:46
é normal este problema do motor de arranque depois de passar por alagdos.

a minha viatura encara um trcho assim quase sempre, e de tempos em tempos da uma rateada no motor de arranque.

essa protecao do parachoque nao tenho mais faz muito tempo, deixei na primeira semana no primeiro barranco...

Andrejur
04/07/2011, 15:22
Olá companheiros<
Alguém já teve que substituir os coxins do motor. O meu está vibrando um pouco e parece que os coxins foram pro saco.
Qualquer informação sobre onde comprar e preço será bem vinda.

Abs.

Pablo RR
04/07/2011, 16:15
Andre,
Compre na concessonaria. É muito mais barato que o parelelo ou no mercadolivre.
Também não acreditei quando ouvi os preços na concessonaria.
Sei que os 4 coxins (coxin esquerda e direito do motor + coxim grande e coxim pequeno do cambio) sairam por 220 reais.
Não lembro os preço deles individualmente, mas o mais caro custava 79 reais.

Pablo RR
04/07/2011, 16:20
Quanto ao amigo com a X-terra que faz 13km/l que o mecanico recomendou retificar o motor.
Creio que o meca teve um pequeno engano. Na verdade ele queria dizer que você tem que trocar sua X-terra comigo. brincadeira. eheheh

Abraços, fazendo no máaaaximooo 10.5km/l na Frontier.heeheh

BADIA
04/07/2011, 22:28
Caro Amorajr, nenhum carro 4x4 de linha que conheço, bota ai da Mercedes ao Hummer, foi feito para andar nágua. Vai pifar o arranque por ser mais baixo, depois o alternador, depois o compressor do ar/cond. depois os rolamentos do tensor da corrente, depois o rolamento da hélice, etc.etc.
Faço este alerta para teres a certeza de que este não é um problema da XTerra.
Acabo de trocar a embreagem do meu Trolha, advinha, trilha com barro e muuuuuuuuuuuuuita água.
Espero ter ajudado,
Abração,
Badia

Colegas, gostaria de saber dos donos de X-Terra se vocês já tiveram problema com o motor de partida depois de passar em algum alagado. Sábado passado eu fiz uma trilha com um pessoa daqui do fórum (rapaziada potiguar) e, depois que passei em uns alagados fiquei com problema pois entrou água no motor de partida. Quando levei o carro no domingo a um eletricista ele tirou o motor de partida e o bicho tava cheio de água. Eu achei que o local onde é instalado o motor de partida da X-Terra é muito baixo, acho que isso facilita a entrada de água.
Outra coisa ruim... quando fui ver tinha perdido aquela proteção de plástico que tem na parte da frente do para-choque. Acho que o para-choque da X-Terra é muito ruim pra trilha, pois é muito frágil.

Valeu!

José Maria

BADIA
04/07/2011, 22:32
Oi André, examina bem esses calços antes de comprar e trocá-los, acho pouco provável que tenham estourado.
A minha esta com 170milkms e os calços do motor e caixas originais zerados.
Essa trepidação pode ser por outros motivos mais conhecidos e muito mais caros.
Abraço,
Badia

Olá companheiros<
Alguém já teve que substituir os coxins do motor. O meu está vibrando um pouco e parece que os coxins foram pro saco.
Qualquer informação sobre onde comprar e preço será bem vinda.

Abs.

Andrejur
04/07/2011, 23:58
Valeu, Pablo. Realmente pelos preços do paralelo e ainda pela segurança do serviço é melhor comprar os orginais, ainda que sejam + caros.

Abs.

Andre,
Compre na concessonaria. É muito mais barato que o parelelo ou no mercadolivre.
Também não acreditei quando ouvi os preços na concessonaria.
Sei que os 4 coxins (coxin esquerda e direito do motor + coxim grande e coxim pequeno do cambio) sairam por 220 reais.
Não lembro os preço deles individualmente, mas o mais caro custava 79 reais.

Andrejur
05/07/2011, 00:08
Fala Badia, realmente quase não acreditei que se tratava dos calços, pensei que era o escapamento junto à turbina mas examinando melhor vi que o motor está sacudindo um pouco junto aos coxins. Minha XT está com apenas 62 mil kms.
Mas, prefiro não arriscar continuando com essa vibração. Só mesmo trocando os calços para ver o resultado.
Sinceramente, espero que seja apenas eles...

Abs.

Oi André, examina bem esses calços antes de comprar e trocá-los, acho pouco provável que tenham estourado.
A minha esta com 170milkms e os calços do motor e caixas originais zerados.
Essa trepidação pode ser por outros motivos mais conhecidos e muito mais caros.
Abraço,
Badia

BETUCAGARCIA
05/07/2011, 08:08

Bom dia galera!

Não poderia deixar de dar pitaco numa besteirada desta, quanto mais economico o carro mais problema vai ter, a durabilidade está despencando! É ruimmmm......Sempre tive carros, seja a gasolina/Alcool e agora a Diesel. Carro a Diesel paraçe uma CACHAÇA!!! Quem tem não deixa mais, tive um TRACKER motor PEUGEOT DIESEL, que muita gente aquí em SALVADOR virava a carca quando dizia que era motor PEUGEOT, pois este carro em minhas viagem para minas e sampa fez exatamente 16km com 1 litro de DIESEL, fiquei embasbacado. Sempre fiz manutenções preventiva quer estar em viagem quer estar em cidade, chegou no KM correto paro a viatura e mando revisão nela. Este MEXICANICO não sabe nada de motor, está na profissão errada!!!
Amanhã(05/07/2011) estarei levando a minha X que está exatamente com 240.000km rodados PARA REVISÃO DE VIAGEM, que faremos a partir do dia 31/07/2011 para minas e sampa, acho que rodaremos exatamente 7.000km, e o mecânico olhou prá mim e disse este carro o motor é um dos melhores que têm, NÃO QUEBRA, e a suspensão é só troca de borrachas.
Meus tios já foram motorista de ônibus, Caminhão(PETROBRÁS) sempre andava quando era menino e ficava sonhando em um dia ter um, eles sempre elogiavam os motores a DIESEL.
ESTOU MUITO SATISFEITO COM A X!!!
Fuiiiii!!!!

05/07/2011, 11:43
VALEU BETO, mas é como já reportei, é bom participar deste FORUM, pois aqui os leigo como eu, tiram dúvidas, para entrar numas besteira de "mecânico". Como outros amigos falaram, pode ser que ele só queria arrancar um "granaaaa". Mas podem ter certeza se tivesse que mexer motor, não entregaria para ele NÃO. O EXILIADO ou BADIA, informaram um mecanica em Porto Alegre(J.L.Lui-REPRESENTE MWM), os caras são muito bom, vou levar a XT. tirar dúvidas definitiva. Abraço a todos.

05/07/2011, 21:14
É pessoal, acho que entrei em outra "fria" , pois peguei a nota fiscal, constatei que usaram OLEO TRANSMS. E DIFERENCIAL DEXRON III, 6,50 LITROS, OLEO TRANSMI. E DIFERENCIAL PENTOSIN G5 SAE 75W80 2,50 LITROS "caixa de câmbio 4,0 lit. caixa de transf. 2,50 lit. e oleo Diferencial traseiro 2,5 litros". Por gentileza, o que devo fazer urgente, trocar tudo de novo. Se alguém puder dar uma ideia. Obrigado. Já rodei mas de 5.000km com esses lubrificantes.

fpandur
05/07/2011, 22:46
não entendi direito sua descrição, mas me parece que Dexrom III usaram 6,5 lts, em principio está certo: 4 lts no câmbio e cerca de 2 na caixa de transferencia. Para difer. traseiro são cerca de 2,3 lts. Não conheço esse óleo, Pentosin, se for especificação LS está certo, senão é o que foi discutido algumas páginas atrás (acho que na 202 em diante).

Jamarco
05/07/2011, 23:08
Pessoal,

Na busca por uma Xterra para ser minha nova viatura, vi algumas. Várias têm problemas de ralados ou partes quebradas nos parachoques, como o olho-de-gato traseiro, lanternas laterais do PC dianteiro, etc. Essas peças são possíveis de serem encontradas para troca? É possível a recuperação total do parachoque masseando e pintando novamente de cinza-original? Ficaria bom?

Outra dúvida. A partir das 2006 são eletrônicas certo? porém lembro quando comprei o Troller em 2006 que a Troller mudou o motor para o International, e a Nissan, GM, etc, ficaram com o MWM 2.8. Esse motor é praticamente o mesmo, só a bomba injetora eltrônica certo? Os bicos são os mesmos do mecânico? Pois o do Troller 3.0 é Common Rail, bicos piezoelétricos, bla bla bla... peças caríssimas para serem trocadas. No caso do MWM, mesmo o eletrônico, é mais barato não é? Que tipo de problema "caro" posso enfrentar no MWM eletrônico, algum tipo de bomba elétrica/mecânica?

Abraço,

Jamarco

ZYKAO
06/07/2011, 08:03
Jamarco,

a partir de 2006, passa a ser eletronico, o bloco é o mesmo o que basicamente muda: bomba eletrica de combustivel, bomba injetora deixa de ser mecanica, turbina e bicos tambem são diferentes.

Fizemos a compra de alguns bicos com maior vazão e os eletronicos custam um pouco menos que os mecanicos.

O parachoque dá para reparar dessa forma que comentou, ou se preferir troque o dianteiro pelo de metal, ai não terá mais esses problemas.

amorajr
06/07/2011, 10:27
Qual o custo do pára-choque de metal que os colegas colocaram em suas viaturas?

Valeu!

José Maria

schypula
06/07/2011, 10:53
Jamarco

to sempre de olho,
aqui em ctba tem uma viatura que parece ter muito boa procedencia.
olha so
NISSAN X-TERRA SE 4X4 BLAZ. 2.8 TDI 4P 2004 DIESEL PRETO em Curitiba/PR - Meu Carro Novo (http://www.meucarronovo.com.br/carros/detalhe/NISSAN-X-TERRA-SE-4X4-BLAZ.-2.8-TDI-4P-2004-PRETO-DIESEL-62300KM-MCN-3411115/1)
se quiser posso olhar para vc...

o preco ta dentro, e como se trata de particular acredito que da pra negociar!!

falow

marcio_bispo
06/07/2011, 12:00
Caro Paulo

Pois é, as cx de marcha e transferência, se for realmente o DEXTRON III, está certo. Mas no caso dos diff, o próprio manual cita o óleo API GL-5, SAE85W-140 com 0,12l de modificador de atrito LSD para o de trás e o óleo API GL-5, SAE85W-140 para a frente. Se no seu está um 75W80 seria bom trocar logo.

É pessoal, acho que entrei em outra "fria" , pois peguei a nota fiscal, constatei que usaram OLEO TRANSMS. E DIFERENCIAL DEXRON III, 6,50 LITROS, OLEO TRANSMI. E DIFERENCIAL PENTOSIN G5 SAE 75W80 2,50 LITROS "caixa de câmbio 4,0 lit. caixa de transf. 2,50 lit. e oleo Diferencial traseiro 2,5 litros". Por gentileza, o que devo fazer urgente, trocar tudo de novo. Se alguém puder dar uma ideia. Obrigado. Já rodei mas de 5.000km com esses lubrificantes.

ZYKAO
06/07/2011, 13:18
Qual o custo do pára-choque de metal que os colegas colocaram em suas viaturas?

Valeu!

José Maria

Sugiro que entre em contato direto com o fabricante www.4wdbrasil.com.br (http://www.4wdbrasil.com.br)

abs

LuizCarlos
06/07/2011, 17:22
Pessoal, gostaria de realizar uma revisão em toda minha suspensão. Alguem conhece um Meca bom em Sampa?

Abraço!

BETUCAGARCIA
07/07/2011, 11:21
Pessoal,
Acho que vai rolar encontro em Santo Antonio do Pinhal , estou indo de Salvador para lá, após irei para Monte Verde(Temos um pequeno Sitio lá). Se não der para ser em Pinhal pode ser em Monte Verde, é só combinar. Devemos chegar por estas bandas dia 12/08/2011.

Nô,

Repetindo com relação as camisetas e Bonés, aquí no trabalho não tenho acesso ao FACEBOOK, por causa da segurança, porém todos os bate-papos vão diretamente para o meu Gmail, que também não temos acesso ao bate-papo no trabalho, então lá vai os pedidos mais uma vez, já que não tenho recebido resposta do seu e-mail:enepe60@gmail.com.

1- camisa G branca e 1 camisa M branca
1- boné

Preciso saber totais para que deposite dinheiro na conta, quanto a reçeber este material seria bom se pudessemos viajar com eles, se não pego com voce(s) em Pinhal ou Monte Verde.

marcio_bispo
07/07/2011, 13:45
Betuca, vc pode mandar emails para xterraclubebrasil@groups.facebook.com

que cairão como posts na pagina de nosso grupo no facebook.

Um abraço

Pessoal,
Acho que vai rolar encontro em Santo Antonio do Pinhal , estou indo de Salvador para lá, após irei para Monte Verde(Temos um pequeno Sitio lá). Se não der para ser em Pinhal pode ser em Monte Verde, é só combinar. Devemos chegar por estas bandas dia 12/08/2011.

Nô,

Repetindo com relação as camisetas e Bonés, aquí no trabalho não tenho acesso ao FACEBOOK, por causa da segurança, porém todos os bate-papos vão diretamente para o meu Gmail, que também não temos acesso ao bate-papo no trabalho, então lá vai os pedidos mais uma vez, já que não tenho recebido resposta do seu e-mail:enepe60@gmail.com.

1- camisa G branca e 1 camisa M branca
1- boné

Preciso saber totais para que deposite dinheiro na conta, quanto a reçeber este material seria bom se pudessemos viajar com eles, se não pego com voce(s) em Pinhal ou Monte Verde.

BETUCAGARCIA
07/07/2011, 15:22
Betuca, vc pode mandar emails para xterraclubebrasil@groups.facebook.com

que cairão como posts na pagina de nosso grupo no facebook.

Um abraço

Marcio,

Enviado quantitativo de camisa(s), Boné(s) e adesivo(s). Muito obrigado.

Se puder a noite entro no FACEBOOK para ver qual a situação das camisas, bonés adesivos.

amorajr
07/07/2011, 15:45
Estou com vontade de colocar um manômetro de pressão do turbo na minha X-Terra. Vale a pena? Além dele tem algum outro que mereça ser instalado?

Um abraço,
José Maria

RENAN_XTERRA
07/07/2011, 19:16
Fala José Maria!!!
Coloquei um manometro na minha, é barato, facil de instalar.....um brinquedinho a mais quando na condução da viatura...monitorando o trabalhinho da turbina...:rally:

fpandur
07/07/2011, 19:46
Tenho instalado na minha também, em viagens gosto de monitorar a melhor forma de aproveitar a força do motor em função da turbina, principalmente em subidas.

Brusa85
07/07/2011, 21:49
Qua l preco das camisetas e adesivos?
tenho interesse sim
valeu
brusinha@hotmail.com

amorajr
07/07/2011, 22:18
Um pequeno vídeo da minha X-Terra numa trilha com os colegas aqui do fórum que moram em Natal/RN.

YouTube - &#x202a;RAPAZIADA POTIGUAR XTERRA ZÉ MARIA&#x202c;&rlm; (http://www.youtube.com/watch?v=HLg_ZrQfTPY)

Nessa trilha perdi o peito de plástico e entrou água no motor de partida.

Engraçado no vídeo é o pessoal dizendo que eu ia ficar... kkkkkkkk.... esse povo não conhece a X-Terra.

Valeu!

José Maria

NO - CT Santos/SP
08/07/2011, 08:26
Brusa
Camiseta branca $12,00; Bonés aqui em Santos ta $12,00 mas o Zykao ta vendo em sampa pra ser bordado e adesivo não foi cotado, eu fiz aqui em santos um pra minha viagem e saiu por $15 (25x35)
Pra não bagunçar aqui responde no topico Clube XTerra ... obrigado
abs

Qua l preco das camisetas e adesivos?
tenho interesse sim
valeu
brusinha@hotmail.com

marcio_bispo
08/07/2011, 10:59
Estou com vontade de colocar um manômetro de pressão do turbo na minha X-Terra. Vale a pena? Além dele tem algum outro que mereça ser instalado?

Um abraço,
José Maria

Além deste manômetro, penso em colocar mais dois termômetro: um que mede a temperatura dos gases de exaustão do motor ou do coletor de escapamento e o outro para medir ou a temperatura do óleo ou do cabeçote.

O primeiro termômetro seria útil para não torrar a turbina em trajetos longos com o pé lá no fundo, RPM quase no vermelho, daí daria para dar uma monitorada se vc não está passando dos limites. Isto é particulamente bom para quem mexeu na bomba injetora ou fez remapeamento.

O segundo seria bom porque o termometro padrão do Xterra mede a temperatura da água, não do motor. Caso rompa uma mangueira e a água se for, o motor vai fundir e o termômetro não vai mostrar nada... O vitarinha de um amigo sofreu esta cara tragédia...

Brusa85
08/07/2011, 11:26
http://www.youtube.com/watch?v=IK-7Vv-9tH0

a x terra e guerreira... se tiver um guinchinho na frente,,, faz muitaaa coisa...

Brusa85
08/07/2011, 19:03
301232uma pedra no caminho sem ter espaco p puxar pode parar a x terra, hehe .... 301233e uma estradinha c um pouco de barro...

amorajr
09/07/2011, 22:31
Depois de uma boa trilha com água, areia, mato, o que é bom olhar na X-Terra com relação a óleo, filtro, etc?

Um abraço,
JOsé Maria

NO - CT Santos/SP
10/07/2011, 01:03
Amigos
Nessa expedição ao NE que farei, bem provavel que passaremos por atoleiros, dunas, alagados e erosões ...
Alem de sorte, seria bom levar alguma peça sobressalente que seria complicado arrumar la?
Pelo que senti, tem bastante XT no Nordeste ... vou precisar trocar óleo, mas isso é fácil ...
Vou sair com a XT revisada com 51 mil ... (é a primeira viagem com a XT kkk)
Abs

marcio_bispo
10/07/2011, 08:06
Caro NO

Como o motor do Xterra é mwm, pecas sao fáceis de achar. Aqui em Fortaleza tem bastante X, Frontier e s10 diesel e tem concessionária Nissan. E tem a oficina que eu uso, o dono já teve Xterra, sabe muito sobre o assunto. Aqui a localização da Sertoes:

Sertoes Off Road - Automóveis e Veículos - Av. Aguanambi, 999, José Bonifácio, Fortaleza, CE (http://www.apontador.com.br/local/ce/fortaleza/automoveis_e_veiculos/Q87DK872/sertoes_off_road.html)

O dono da Sertoes ainda tem uma Land rover reboque, caso alguém quebre em um lugar ruim.

Pode ser que seja interessante levar uma correia do alternador.

Amigos
Nessa expedição ao NE que farei, bem provavel que passaremos por atoleiros, dunas, alagados e erosões ...
Alem de sorte, seria bom levar alguma peça sobressalente que seria complicado arrumar la?
Pelo que senti, tem bastante XT no Nordeste ... vou precisar trocar óleo, mas isso é fácil ...
Vou sair com a XT revisada com 51 mil ... (é a primeira viagem com a XT kkk)
Abs

DieselPower
10/07/2011, 16:58
Vejam os relatos abaixo

"Quebra de Barra de torção na Frontier.
Pois é meus amigos, nem tudo são flores no mundo dos picapeiros....
Minha antiga Frontier SE Serrana 2005, que hoje está com meu tio e rodou apenas 60.000 km desde seu "nascimento" resolveu pela primeira vez encomodar.
Meu tio estava em Antônio Prado - RS, andando a 40 km/h na estrada de chão, quando escutou um estalo e sentiu o lado direito baixar. Desceu e constatou a quebra completa da barra de torção.
Fiquei muito receoso, pois nunca havia visto/ouvido falar, de quebras assim, de maneira brusca. Penso no perigo de ocoorrer em uma curva, ou em velocidades superiores.
Assim pergunto:

1- Já presenciaram tal ocorrido?
2- Seria caso de tentar uma "extenção de garantia" argumentando ser uma fadiga prematura?
3- Existe esta peça no paralelo?

Vale lembrar, que além da baixa quilometragem do veículo, ele estava com a suspensão completamente original, como veio de fábrica.
Amanhã tiro fotos e posto aqui.
Fica a dica para que fassamos vistorias mais seguidas nestas peças.
Grande abraço a todos.

Olá Diesel Power,

Já presenciei quebra de barra de torção de Frontier 2005 com o veículo estacionado (estalo seguido de "queda" da suspensão). Nos Fuscas era comum acontecer isso, com o veículo parado.

Se o veículo fez todas as revisões em concessionária, acho que é um caso típico de solicitação de "garantia estendida".

Ouvi falar de um lote de Frontier/Xterra com problemas nas barras de torção. Pergunte na concessionária sobre isso.

Não tenho informação de barra de torção de Nissan oferecida no mercado de reposição.

sds,

Octávio"

Boa tarde pessoal!
Depois de muito, muito, mas muito tempo mesmo, vi esta citação de um comentário meu no forum das picapes e resolvi postar aqui o desfecho do caso, para ficar como dica aos colegas.
Neste caso especificamente, o orçamento do conserto dado pela Nissan ficou em mais de 2K Dilmas, mas o próprio chefe de oficina disse que iria tentar a substituição sem custos, mesmo o veículo já tendo saido da garantia.
24 h de espera e a ligação: "-A Nissan paga a peça e a mão de obra, inclusive será trocada a do lado oposto também, visto que está ocorrendo direto na Frontier."
Ou seja, meu tio ganhou uma "revisão" gratuita da suspensão dianteira.
Senão me engano, a especificação do aço desta nova barra é diferente da original.
Até o momento em que foi vendida, mais nenhum problema havia ocorrido.
Fico a disposição para demais esclarecimentos.
Grande abraço a todos!

schinzel
10/07/2011, 18:01
Pessoal,

Recentemente comprei uma X-Terra 2004.

Estou achando o "briquedinho" 10.

Já fiz grande parte das revisões e até agora nada fora do normal.

Quero perguntar ao Srs. proprietário se poderiam listar e tirar uma fotos das ferramentas que tem no porta-malas da X-Terra.

Acho que a minha veio faltando algumas, quero aproveitar para providenciar.

Obrigado,

Abraços a todos.

ZYKAO
10/07/2011, 19:39
Scinzel,

naquela prancha plastica que fica em cima do macaco ficam fixadas; chave de roda, extensor para acionar o macaco e descer o estepe e chave para o parafuso do bagageiro.

schinzel
10/07/2011, 21:58
Zykao,

Agradeço as informações,

O meu, conforme eu disconfiava, realmente não esta completo.

Se conseguir umas fotos, melhor ainda.

Abs.

NO - CT Santos/SP
11/07/2011, 00:54
Obrigado Marcio
abs

Brusa85
11/07/2011, 16:48
Se atravessou muita agua da um aolhada se nao entrou agua nos diferenciais. caso vc nao tenha levantado os respiros.
Se teve muit areia e bom lavar os cubos traseiros por causa do freio a tambor. facil de desmonatar passa um Wd...
no mais acho q seria isso... e e bom dar uma olhada por vaixo ver se ta td em ordem ne, hehe,....

Depois de uma boa trilha com água, areia, mato, o que é bom olhar na X-Terra com relação a óleo, filtro, etc?

Um abraço,
JOsé Maria

Jamarco
11/07/2011, 23:03
Galera,

La vou eu outra vez com algumas duvidas. Andei vendo algumas XT. Andei em uma eletrônica e gostei. Depois andei em uma 2004 mecânica e não senti muita diferença, apenas uma vibração no pedal do acelerador. Isso é normal devido à ligação mecanica entre o acelerador e a bomba injetora?

Uma dúvida que surgiu, deculpem a ignorancia: quanto ao volante bimassa/monomassa.. qual a real função e diferença entre eles? É necessário fazer a troca? qual o original?

Ao colega de Curitiba que indicou uma XT que está vendendo aí, eu entrei em contato com o vendedor, disse que ia até ai pra dar uma olhada, se ele poderia levar no aeroporto, pois sou piloto e tenho certa facilidade em pegar voos "de carona". O mesmo disse que sim, mas na hora de combinar os finalmentes desapareceu, não consegui mais falar com ele (Félix). Enfim, perdi a viagem. Se puder dar uma olhada eu agradeceria muito.

Desde já obrigado pessoal.

Jamarco

11/07/2011, 23:19
PESSOAL, fui até Porto Alegre, na JC.LUIZ, o mecânico respons. informou que o motor tá novo, que não tem fazer nada, e disse mais, o mecânico de São Jerônimo, deve estar acostumado com carro gasolina e carburado(antigo), que quando o motor "tá no pau", fica tudo solta e aí sim, faz mais economia de comb.. Mas por uma garantia ainda, fui até autorizada NISSAN(Av. Ceara), lá também me garantiram que tá tudo OK, não tem fazer nada, que deveria mais levar meus carro no dito mecânico. E ainda, informaram que em viaje longa e na média de 100k/h, é normal esta economia que fiz. Só condenaram o óleo que tinha nos diferenciais, que providenciei troca pelos correto. Então agradeço a todos pela ajuda. E continua apreendendo aqui. Até mais.

ZYKAO
12/07/2011, 08:07
Galera,

La vou eu outra vez com algumas duvidas. Andei vendo algumas XT. Andei em uma eletrônica e gostei. Depois andei em uma 2004 mecânica e não senti muita diferença, apenas uma vibração no pedal do acelerador. Isso é normal devido à ligação mecanica entre o acelerador e a bomba injetora?

Uma dúvida que surgiu, deculpem a ignorancia: quanto ao volante bimassa/monomassa.. qual a real função e diferença entre eles? É necessário fazer a troca? qual o original?

Ao colega de Curitiba que indicou uma XT que está vendendo aí, eu entrei em contato com o vendedor, disse que ia até ai pra dar uma olhada, se ele poderia levar no aeroporto, pois sou piloto e tenho certa facilidade em pegar voos "de carona". O mesmo disse que sim, mas na hora de combinar os finalmentes desapareceu, não consegui mais falar com ele (Félix). Enfim, perdi a viagem. Se puder dar uma olhada eu agradeceria muito.

Desde já obrigado pessoal.

Jamarco

Jamarco,
A eletronica tambem usa cabo de acelerador como a mecanica, talvez seja alguma torcão no cabo, mas não é normal vibrar o pedal.

O sistema bimassa do volante serve, segundo o fabricante, para reduzir as vibracões causadas pelo motor, se estiver bom não precisa trocar, o meu tá com 155.000km.

schypula
12/07/2011, 10:29
Fala Jamarco

esta estoria do Felix esta muito esquisita, quando te passei o anuncio estava pedindo 52 mil.\
agora esta anunciada por 59...

deve ter tido procura e resolveu subir o preco...baita pilantra.

mas seguinte vi um anuncio aqui no forum de uma xterra por 41 se nao estou enganado
4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - X TERRA 2004 DIESEL OPORTUNIDADE (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/29279/186-x-terra-2004-diesel-oportunidade/)

abraco

12/07/2011, 11:23
OLHA o site do WWW.AUTOCARRO.COM.BR (http://www.AUTOCARRO.COM.BR), tem umas com preso muito bom, e carro bom mesmo.

marcio_bispo
12/07/2011, 17:44
Caros

Meu mecânico me disse que usou a bucha da barra estabilizadora do tracker em um Xterra e que ficou bom, pelo menos o cliente não retornou para reclamar. É uma dica boa, pois a bucha original é mais de 100,00 e a do tracker é menos que R$ 40,00. Alguma observação?

fpandur
12/07/2011, 20:42
Marcio, será que tem diferença entre as buchas dianteira e traseira do Tracker ? Encontrei esse anuncio aqui:

SUPENSO E FREIOS - Buchas - Bucha da Barra Estabilizadora Vitara/GV - Suzucar - Peças e acessórios Suzuki (http://www.suzucar.com.br/loja/produto.asp?p=p&c=394)

Essa semana vi que arrebentou uma das cintas da estabilizadora traseira e foi-se a bucha junto. Alguém tem dica de onde comprar a cinta ou somente na conce$$ionária ? Muito estranho ter estourado a cinta pois só tenho utilizado a viatura na cidade e quando vou em alguma trilha ou caminho que exija mais da suspensão, sempre solto a estabilizadora. :pensativo:

Jamarco
13/07/2011, 00:01
Fala Jamarco

esta estoria do Felix esta muito esquisita, quando te passei o anuncio estava pedindo 52 mil.\
agora esta anunciada por 59...

deve ter tido procura e resolveu subir o preco...baita pilantra.

mas seguinte vi um anuncio aqui no forum de uma xterra por 41 se nao estou enganado
4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - X TERRA 2004 DIESEL OPORTUNIDADE (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/29279/186-x-terra-2004-diesel-oportunidade/)

abraco

Obrigado novamente... é eu até achei estranho quando você disse que o preço era aquele mesmo (60 mil) por uma 2004, mas achei até que poderia ser pelo estado do carro... mas quando tentei ir ver o carro, o cara sumiu.. deixei umas 20 ligações perdidas no celular dele, fora umas 5 msg de texto... e nada de resposta.

Deve estar que nem eu, com medo de alguem comprar o carro, como eu estou com o Troller... hehehe.. isso que é amor!

Abraço,

Jamarco

Jamarco
13/07/2011, 00:25
Galera,

Quanto custa um engate para a Xterra? Olha eu já vendo os acessórios...hehehe

e onde encontrar?

Obrigado,

Jamarco

marcio_bispo
13/07/2011, 08:31
Fpandur, não sei se tem diferença, vou consultar o pessoal da oficina para saber se é a da frente ou a de trás.

Sobre a abraçadeira, a minha arrebentou tb mandei fazer uma mais grossa, ficou mais em conta, vamos ver se resolve.

Marcio, será que tem diferença entre as buchas dianteira e traseira do Tracker ? Encontrei esse anuncio aqui:

SUPENSO E FREIOS - Buchas - Bucha da Barra Estabilizadora Vitara/GV - Suzucar - Peças e acessórios Suzuki (http://www.suzucar.com.br/loja/produto.asp?p=p&c=394)

Essa semana vi que arrebentou uma das cintas da estabilizadora traseira e foi-se a bucha junto. Alguém tem dica de onde comprar a cinta ou somente na conce$$ionária ? Muito estranho ter estourado a cinta pois só tenho utilizado a viatura na cidade e quando vou em alguma trilha ou caminho que exija mais da suspensão, sempre solto a estabilizadora. :pensativo:

marcio_bispo
13/07/2011, 08:34
Acabei de falar com o pessoal da minha oficina, eles usaram as buchas da estabilizadora dianteira do Tracker na traseira do Xterra.

Caros

Meu mecânico me disse que usou a bucha da barra estabilizadora do tracker em um Xterra e que ficou bom, pelo menos o cliente não retornou para reclamar. É uma dica boa, pois a bucha original é mais de 100,00 e a do tracker é menos que R$ 40,00. Alguma observação?

fpandur
13/07/2011, 09:01
Marcio, obrigado pela confirmação da bucha da estabilizadora. A cinta mandou fazer em torneiro mecânico ?

Degolado
13/07/2011, 09:41
Pessoal, preciso da ajuda de vocês, estou em CATOLÉ DO ROCHA/PB onde eu trabalho, fica a 340 km de NATAL/RN onde eu moro.
A minha xterra apresentou um vazamento na bomba de vácuo (na verdade acho que já tinha e agora aumentou).
Está ficando uma poça de óleo pequena toda vez que estaciono o carro, curiosamente o nível de óleo continua no máximo na vareta(estranho:-?).
Levei em um mecânico daqui para dar uma olhada e ele disse que aqui que poderia dar um "jeito" .
Como não quero arriscar com esse mecânico que não me passou muita confiança, vou comprar um litro de óleo e vou voltar pra NATAL assim mesmo.
Eu mesmo limpei o local e vi aonde era o vazamento, está vazando na junção onde tem a seta vermelha, (a foto eu peguei na net, não é do meu carro)
301936

Pedi para o mecânico apertar aqueles parafusos que ficam no extremo esquerdo da foto, mas não resolveu, deve ser alguma borracha dentro da bomba, alguém sabe o que é ou já teve esse problema?

Tem alguma possibilidade de mostrar na vareta o nível no máximo, mas não ter muito óleo no motor? Visto que acredito que já tenha vazado quase um litro e ainda tá no máximo.( Medi com o motor frio)

fpandur
13/07/2011, 10:02
Degolado, não sei lhe responder sobre o que poderia ser na bomba, mas o nível do óleo tem que ser medido com o motor quente, depois de 5 a 10 minutos dele ter sido desligado, essa é a recomendação do manual. Notei que se a medida com motor quente dá no máximo da vareta, com motor frio fica acima daquela bolinha que tem na vareta, logo acima da faixa de medição, então sempre considero a medida com motor quente. Portanto se você mediu com motor frio e está no máximo da vareta, quando com motor quente deverá estar do meio da faixa para baixo, fique atento quanto a isso para não deixar faltar óleo.

Pablo RR
13/07/2011, 11:15
Pela foto, assim como eu, vc está usando uma 'bomba não original'. Já que a bomba que equipam as Nissan com MWM possuem a entrada de oleo de motor reta e não em 'L'. Eu instalei uma semelhante, segundo o código, ela é para os caminhoes Agrale com mwm 2.8.

Eu ja vi essa bomba desmontada (minha anterior vazava oleo de motor tb, só que não junção das duas bombas) Ela possui vários retentores internos, provavelmente um dos rententores foi pro brejo. Aqui em minha cidade não consigui encontrar retentores originais. Mas os parelelos não custam 80 reais. Paguei 300 na troca dos retentores e o cara efetuou o serviço 3 vezes e o vazamento continuou (chegando aumentar em uma das trocas). Quando acabou a 'garantia' ele disse que não ia trocar mais. Eu disse que não estava usando a garantia, que o serviço é nunca foi feito corretamente. Dai ele desmontou na minha frente trocou tudo e montou de novo. O cara até chegou a botar um bocado de silicone e talz.Não funcionou.

Apesar das duas bombas funcionarem perfeitamente (tirando o vazamento), acabei comprando essa do agrale (pois a '100% original pra Nissan' só é vendida pra Nissan, que revende pra gente por 3.800. Paguei 1.450 numa bomba nova (hidraulica +vacuo), pra S10 custa 1.400 (so vacuo)). Existe uma diferença de Bar entre elas. A original pra Nissan possui 100 bar, a do agrale possui 120bar de resistencia.

Trotta.79
13/07/2011, 11:18
Não há ligação da vareta de óleo com a bomba de vácuo. Complete o óleo, vá para Natal parando de vez em quando e verificando o óleo. É menos arriscado que deixar esse mecânico por a mão no seu carro. Se o vazamento ficar critico, chame o guincho.

Valeu

Pablo RR
13/07/2011, 11:22
consertando o post anterior: Onde le-se "não junção" leia-se "na junção"; e onde le-se "não custam 80 reais" leia-se "não custam nem 80 reais".

Quanto ao nivel do oleo.. Como o mwm não come oleo.. meu carro mesmo vazando oleo.. eu rodava os 5.000km sem completar e fazia a troca..sempre estava na faixa perto do máximo.

o nivel do oleo tem que ser conferido, depois do carro parado por pelo menos 15min, em local plano, para que o oleo volte ao carter. Tem muito frentista que gosta de conferir o oleo com o motor recem desligado e diz que tá baixo..

Ainda tenho a bomba original comigo. Dizem que tem um 'japones' aqui na cidade que tira vazamento de bomba hidraulicas muito bem. Vou ver se mando ajeitar com ele e coloco a minha a venda.

Pablo RR
13/07/2011, 11:25
provavelmente o vazamento não seja tanto assim. Pelo menos na minha não era. Deixava 3 gotas de oleo no chão toda noite..

Degolado
13/07/2011, 11:54
Pablo, a bomba da foto não é do meu carro, acredito que no meu esteja a bomba original, a entrada é reta, coloquei aquela foto porque o local onde está vazando é igual ao da minha, mas verifiquei agora e está escrito nela 83 bar.

raayres
13/07/2011, 21:59
Amigos,

Boa Noite. A algum tempo venho observando o fórum e recentemente comprei um X-terra 05/05. Ainda estou na fase de conhecer a viatura e hoje fui descobrir aonde são e como são os pontos de ancoragem para cinta de reboque, no caso de atolar, etc.

Foi aí minha surpresa, não achei pontos de ancoragem na traseira. E na dianteira achei dois pontos que considerei pequenos.

É isso mesmo?

Um abraço a todos,

Raphael

X-Terra 05
Vitara 3p Metal lift 2" + BF AT 235/75 R15

Brusa85
14/07/2011, 00:26
Rayares, e isso mesmo. Sao 2 pontos na frete, na parte inferior, e na traseira vc pode usar os jumelos ou um engate bola se tiver. e isso q ja fiz na minha qdo precisei puxar p tras.
Na frente aconselho a trocar o parachoque original e contruir um ou comprar algum pronto de ferro c pontos extras...
Valeuu

BETUCAGARCIA
14/07/2011, 17:06
Me veio um dúvida(vou olhar também no manual) mas gostaria da opinião de vocês!

Uma pergunta de alguém com pouca experiência em motor à Diesel ainda, como moro em região com temperatura entre 25° a 35° e estarei indo para regiões que a temperatura está entre os 2° a 15°, e como percorreremos + ou - 7.000km, precisarei trocar: Filtros (Óleo, Combustível e ar) vou comprar estes materiais levar e no caminho trocar. Se faz necessário comprar Óleo de motor com a mesma especificação com qual compro em Salvador ou terei que comprar baseado na temperatura para onde iremos???:shock::shock::shock:

BADIA
14/07/2011, 21:07
Oi BETUCAGARCIA, com certeza na região com estas temperaturas vais encontrar os óleos lubrificantes mais adequados a estas temperaturas.
Um alerta, cuida pela manhã, antes de fazer funcionar o motor verifica se a água do sistema de arrefecimento não congelou, se não adeus bomba dágua.
Umas das alternativas e usar o anticongelante em proporções maiores que as recomendadas ou até mesmo puro, já que não irás enfrentar superaquecimento do motor.
O que se pode fazer é eliminar a água do sistema a noite, fazer funcionar pela manhã sem água e ir completando até o nivel.
Mais outra dica- nunca, mas nunca deixa o carro parado com neve alta, encostada no powertrain, irá congelar os óleos inclusive o líquido de freio, dai não se move prá lugar nenhum, nem rebocado.
Espero ter ajudado.
Badia

Me veio um dúvida(vou olhar também no manual) mas gostaria da opinião de vocês!

Uma pergunta de alguém com pouca experiência em motor à Diesel ainda, como moro em região com temperatura entre 25° a 35° e estarei indo para regiões que a temperatura está entre os 2° a 15°, e como percorreremos + ou - 7.000km, precisarei trocar: Filtros (Óleo, Combustível e ar) vou comprar estes materiais levar e no caminho trocar. Se faz necessário comprar Óleo de motor com a mesma especificação com qual compro em Salvador ou terei que comprar baseado na temperatura para onde iremos???:shock::shock::shock:

fpandur
14/07/2011, 23:14
"Brinquedinho" novo instalado, mais detalhes em:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/68533-guincho-zhme-5.html#post1484000

:dance: :bye:

BETUCAGARCIA
15/07/2011, 08:15
Oi BETUCAGARCIA, com certeza na região com estas temperaturas vais encontrar os óleos lubrificantes mais adequados a estas temperaturas.
Um alerta, cuida pela manhã, antes de fazer funcionar o motor verifica se a água do sistema de arrefecimento não congelou, se não adeus bomba dágua.
Umas das alternativas e usar o anticongelante em proporções maiores que as recomendadas ou até mesmo puro, já que não irás enfrentar superaquecimento do motor.
O que se pode fazer é eliminar a água do sistema a noite, fazer funcionar pela manhã sem água e ir completando até o nivel.
Mais outra dica- nunca, mas nunca deixa o carro parado com neve alta, encostada no powertrain, irá congelar os óleos inclusive o líquido de freio, dai não se move prá lugar nenhum, nem rebocado.
Espero ter ajudado.
Badia

Badia, muito obrigado, esta pergunta foi colocada por que nos últimos 03 anos que fomos para estas regiões com carros a Diesel fumaçou demais, parecia que o motor ia bater, quando chegamos de volta para Salvador nada de fumaça. Pode ser por causa destes atenuantes??? Outra coisa poderia me referenciar os produtos característicos com especificações para estas regiões??? Desde já agradeço pela atenção e clareza nas respostas.

BADIA
15/07/2011, 12:01
Amigo Beto, até onde eu sei a "fumaça" a mais dá-se mais pela altitude, ar rarefeito, etc, que além disso causa perda de potencia, não seria por ai? Não acredito que seja devido ao óleo lubrificante, até porque a determinado tempo de funcionamento o motor trabalhará mais aquecido.
No mais buenas viagens.
Tá indo prá onde???
Saio amanhã pro Uruguai e Argentina, mas dessa vez longe dos Andes, tá muito complicado por lá, muuuuita neve, os passos fechados e além disso pra dificultar mais ainda, a confirmação que o FPandur tinha postado, dificuldade de abastecimento.
Mesmo assim é um belo país e um belo passeio.
Espero ter ajudado,
Abração,
Badia

BETUCAGARCIA
15/07/2011, 14:46
Amigo Beto, até onde eu sei a "fumaça" a mais dá-se mais pela altitude, ar rarefeito, etc, que além disso causa perda de potencia, não seria por ai? Não acredito que seja devido ao óleo lubrificante, até porque a determinado tempo de funcionamento o motor trabalhará mais aquecido.
No mais buenas viagens.
Tá indo prá onde???
Saio amanhã pro Uruguai e Argentina, mas dessa vez longe dos Andes, tá muito complicado por lá, muuuuita neve, os passos fechados e além disso pra dificultar mais ainda, a confirmação que o FPandur tinha postado, dificuldade de abastecimento.
Mesmo assim é um belo país e um belo passeio.
Espero ter ajudado,
Abração,
Badia

Estaremos saindo dia 31/08 rumo Minas(Mariana, Ouro Preto, Tiradentes, S. João Del Rey, Aiuruoca, Caxambú, S. Lourenço e Monte Verde), Sampa(Santo Antonio do Pinhal, Campos do Jordão, Valinhos). Na volta provavelmente passe em B.H. para conhecer os amigos aqui do Tópico. Se alguém estiver por estas bandas que citei e quiser encontrar-nos, envie(m) mensagem para o meu usuário.

Trotta.79
15/07/2011, 15:12
Estaremos saindo dia 31/08 rumo Minas(Mariana, Ouro Preto, Tiradentes, S. João Del Rey, Aiuruoca, Caxambú, S. Lourenço e Monte Verde), Sampa(Santo Antonio do Pinhal, Campos do Jordão, Valinhos). Na volta provavelmente passe em B.H. para conhecer os amigos aqui do Tópico. Se alguém estiver por estas bandas que citei e quiser encontrar-nos, envie(m) mensagem para o meu usuário.

Opa!!! Sou eu mesmo. Vou estar aqui em BH em agosto, se vier no final de semana fazemos uma trilhazinha leve, ok?
Combustíveis duvidosos tb causam fumaça preta, ok? Fique atento e abasteça somente em postos de bandeiras confiáveis, mesmo que seja mais caro. Bom passeio.

BETUCAGARCIA
15/07/2011, 17:34
Opa!!! Sou eu mesmo. Vou estar aqui em BH em agosto, se vier no final de semana fazemos uma trilhazinha leve, ok?
Combustíveis duvidosos tb causam fumaça preta, ok? Fique atento e abasteça somente em postos de bandeiras confiáveis, mesmo que seja mais caro. Bom passeio.

Trotta,

Não tenho seus contatos, se possível me passe e me diga de que operadoras, pois tenho: 1 Tim, 1 Vivo e 1 Oi.

Trotta.79
15/07/2011, 17:38
Trotta,

Não tenho seus contatos, se possível me passe e me diga de que operadoras, pois tenho: 1 Tim, 1 Vivo e 1 Oi.

Respondido por MP

BETUCAGARCIA
15/07/2011, 17:54
Respondido por MP

O contato que voce me passou já possuo, talvez precise ligar-lhe quando tiver em B.H. ou redondezas, quanto ao combustível; Procuro abastecer em postos com bandeira de referência o problema é que nas BR´s da vida só acho Diesel comum, levo comigo em minhas viagens aditivo Bardahal.
Grato.

BADIA
15/07/2011, 19:12
Oi pessoal, na linha do sempre de olho aberto, sai a procura dos amortecedores traseiro da minha X, já que na revisão para a viagem constatamos que um estava com vazamento.
Procura aqui, procura ali, os preços:
Na única loja que encontrei os Monroe ref, 27.259, o par custava 300,00, como pretendia comprar os Ranchos na viagem à Arg, quiz comprar um só, não consegui, só vendiam o par.
Procura, procura e nada, olha que mexo com esse negócio de 4x4 já vão fazer 30 anos, eheheheheh
Dai lembrei da minha própria dica postada a um amigo aqui no Forum no caso dos atuadores de embreagem, ver na concessionária, liguei para a IESA NISSAN de Porto Alegre e tinha: cada um 94,00, isso mesmo noventa e quatro reais e pasmem, podeia comprar um só.
Como decidi comprar o par, paguei 175,54, ainda ganhei desconto de 5%.
Então galera, mais um prova de que vale a pena pesquizar preço.
Abração,
Badia

Trotta.79
15/07/2011, 19:22
Oi pessoal, na linha do sempre de olho aberto, sai a procura dos amortecedores traseiro da minha X, já que na revisão para a viagem constatamos que um estava com vazamento.
Procura aqui, procura ali, os preços:
Na única loja que encontrei os Monroe ref, 27.259, o par custava 300,00, como pretendia comprar os Ranchos na viagem à Arg, quiz comprar um só, não consegui, só vendiam o par.
Procura, procura e nada, olha que mexo com esse negócio de 4x4 já vão fazer 30 anos, eheheheheh
Dai lembrei da minha própria dica postada a um amigo aqui no Forum no caso dos atuadores de embreagem, ver na concessionária, liguei para a IESA NISSAN de Porto Alegre e tinha: cada um 94,00, isso mesmo noventa e quatro reais e pasmem, podeia comprar um só.
Como decidi comprar o par, paguei 175,54, ainda ganhei desconto de 5%.
Então galera, mais um prova de que vale a pena pesquizar preço.
Abração,
Badia

É verdade Badia, as concessionárias costumam cobrar preços tão caros que quando o preço é razoável o pessoal fica até surpreso.
Fiquei sabendo que os suportes de caixa/motor têm preço toleráveis nas concessionárias.
valeu

fpandur
15/07/2011, 19:54
Comprei o atuador de embreagem na concessionária, peça original no preço de peça do mercado, R$ 300. É raro, mas ás vezes acontece. Em compensação hoje liguei para ver o preço da bucha da barra estabilizadora traseira, R$ 120 cada. Vou verificar a dica que o Marcio indicou, de usar a do Suzuki, R$ 35 ....

mram29
15/07/2011, 20:23
Espero ter ajudado.
Badia

:palmas::palmas:
Show de bola !
Copiada para o Manual do Proprietário Aprendiz, porém prevenido.

BADIA
16/07/2011, 14:01
Galera, no "jáquê" da revisão para a viagem, resolvi trocar a correia poly"V" da X. Como da outra vez que troquei a bixa junto com o tensor que tinha estourado, comprei a mesma do Troller, S10, Frontier(equipados com o 2.8TDI), etc que na embalagem não cita o modelo XTerra.
Das outras vezes não acompanhei a troca, mas hoje estava "emcima" do meca, no "cangote" e vi que a troca foi complicada, mais para a reposição da nova.
Busquei o manual e vi que ele estava colocando de forma errada, mostrei e da forma que manda o manual a correia(1,95 fica grande), voltamos ao formato de colocação anterior e bingo.
Mas ficou a dúvida: O manual esta errado ou a correia certa não é essa??? E qual a certa?
Algum sabe esclarecer essa dúvida????
Abraço,
Badia

Lima5.3
16/07/2011, 19:21
Galera, no "jáquê" da revisão para a viagem, resolvi trocar a correia poly"V" da X. Como da outra vez que troquei a bixa junto com o tensor que tinha estourado, comprei a mesma do Troller, S10, Frontier(equipados com o 2.8TDI), etc que na embalagem não cita o modelo XTerra.
Das outras vezes não acompanhei a troca, mas hoje estava "emcima" do meca, no "cangote" e vi que a troca foi complicada, mais para a reposição da nova.
Busquei o manual e vi que ele estava colocando de forma errada, mostrei e da forma que manda o manual a correia(1,95 fica grande), voltamos ao formato de colocação anterior e bingo.
Mas ficou a dúvida: O manual esta errado ou a correia certa não é essa??? E qual a certa?
Algum sabe esclarecer essa dúvida????
Abraço,
Badia

Boa noite Badia!

O gráfico do manual esta errado, quando fiz a troca da minha, tirei uma foto e fiz um desenho antes de executar o serviço.
A correia que coloquei é de fabricação goodyaer.

Att. Lima.

BETUCAGARCIA
18/07/2011, 10:51
Respondido por MP

Trotta,

Te mandei via MP meus contatos.

schinzel
18/07/2011, 16:27
Aos Experientes de Plantão.

Estou fazendo a revisão de minha X-Terra.

Como a km já esta bem próxima, segundo o manual há recomendação de troca do Óleo das Caixas e Diferenciais.

Segundo já informado aqui no Fórum e visto por mim pessoalmente na Nissan, o óleo recomendado é o Shell, contudo, não estou encontrando no mercado, apenas em tonel de 20L.

Pergunto-lhes, atendendo exatamente a especificação do manual e fabricante.

Posso substituir a marca de Shell por Texaco ou me recomendam outra marca ?

Texaco, encontrei tudo, mas posso pesquisar por BR, Mobil e outros sugeridos.

Obrigado,

Abs,

ZYKAO
18/07/2011, 16:47
Schinzel,

todas as marcas que citou são ótimas, nunca usei da Shell, se o oleo estiver dentro da especificacão do manual, siga em frente.

Para o motor gosto muito do Ursa TDX ou BR Top Turbo.

abs

gigio 10
18/07/2011, 17:19
X2,
Mais impotante até que a marca , claro que se deve dar preferência as de primeira linha , é seguir estritamente as especificações do manual, e não esqueça que no caso do diferencial traseiro necessita de aditivo para diferencial LSD, o recomendado,STURACO, é difícil de encontrar até em concessionárias , mas existe um da Texaco que já contem o aditivo.Foi o que usei e não tive problemas.
Abraços,
Schinzel,

todas as marcas que citou são ótimas, nunca usei da Shell, se o oleo estiver dentro da especificacão do manual, siga em frente.

Para o motor gosto muito do Ursa TDX ou BR Top Turbo.

abs

gigio 10
18/07/2011, 17:25
Schinzel, quando preciso compro tudo aí em Curitiba mesmo nessa loja, é só levar o manual que eles entregam tudo pronto pra você com um ótimo preço.
Abraços.

Brasolub Lubrificantes Brasolub Lubrificantes (http://www.paranalistas.com.br/empresas/1511980/Brasolub-Lubrificantes.html)

RUA THEODORO SCHNEIDER , 429 N429: - PORTÃO
CURITIBA - PARANÁ - CEP 81070-310
http://www.paranalistas.com.br/img/srch/255/fone.gif 3329-8585

Aos Experientes de Plantão.

Estou fazendo a revisão de minha X-Terra.

Como a km já esta bem próxima, segundo o manual há recomendação de troca do Óleo das Caixas e Diferenciais.

Segundo já informado aqui no Fórum e visto por mim pessoalmente na Nissan, o óleo recomendado é o Shell, contudo, não estou encontrando no mercado, apenas em tonel de 20L.

Pergunto-lhes, atendendo exatamente a especificação do manual e fabricante.

Posso substituir a marca de Shell por Texaco ou me recomendam outra marca ?

Texaco, encontrei tudo, mas posso pesquisar por BR, Mobil e outros sugeridos.

Obrigado,

Abs,

raayres
18/07/2011, 20:26
Amigos,

Recentemente adquiri um Xterra 05 e tenho gostado muito da viatura. Mas como nada é perfeito, tenho algumas coisas para consertar, especialmente no motor.

Descobri óleo no sistema de arrefecimento e também alguns vazamentos de óleo e já levaram a dois mecânicos e nada de resolver. Apesar de morar em Macaé, estarei nesta semana no Rio de Janeiro, alguém tem referência de um bom mecânico que conheça bem dos motores MWM?

Vou viajar com a viatura na sexta para fazer a estrada real e não gostaria de ficar na mão logo na viagem de estréia do "brinquedo novo"

Abraço a todos,

Raphael

Xterra 05
Vitara 3p Metal - lift 2" BF AT 235/75 R15

schinzel
18/07/2011, 20:53
Zykao,

Obrigado pela opinião. !

Vou comprar o KIT Texaco mesmo !

No motor uso Mobil é o que a Autorizada MWM onde levo para fazer as revisões recomenda.

Abs,

schinzel
18/07/2011, 20:55
Gigio,

Obrigado por me lembrar, pesquisei bastante aqui em Curitiba pelo Aditivo, mas achei melhor comprar o Texaco LS que já possui o aditivio esse óleo custa R$ 21 o litro. Já o que vai no diferencial dianteiro, sem o aditivo custa R$ 9,00 (heheheh), mas a facilidade manda bastante nessas horas.

Valeu a força.

Abs

schinzel
18/07/2011, 20:56
Gigio 10,

É lá mesmo que compro, já sou cliente antigo. !!

Se algum dia precisar de algo é só avisar.

Eles também atendem bem por e-mail !

Abs.

cmurteira
18/07/2011, 21:03
Amigos,

Recentemente adquiri um Xterra 05 e tenho gostado muito da viatura. Mas como nada é perfeito, tenho algumas coisas para consertar, especialmente no motor.

Descobri óleo no sistema de arrefecimento e também alguns vazamentos de óleo e já levaram a dois mecânicos e nada de resolver. Apesar de morar em Macaé, estarei nesta semana no Rio de Janeiro, alguém tem referência de um bom mecânico que conheça bem dos motores MWM?

Vou viajar com a viatura na sexta para fazer a estrada real e não gostaria de ficar na mão logo na viagem de estréia do "brinquedo novo"

Abraço a todos,

Raphael

Xterra 05

Fala Raphael,
Que legal saber que entrou para turma dos XTs. Lembra do Vermelhão? Continua comigo. Muitas saudades aí de Macaé.
Já procurou o Alexandre aí na linha vermelha? Ele é muito bom. (22) 2757-2802 ou (21) 8115-6580.
Como vai a rapaziada aí, de um abraço nos Jipeiros do Petróleo.

Um abração.

Jamarco
18/07/2011, 21:46
Pessoal,

Recentemente fui ver uma Xterra 2007, e quando olhei por baixo notei um vazamento de oleo. O dono informou que não sabia do vazamento. Tem um travessa próximo ao cardã dianteiro... era lá que estava melada. Por cima, o melado era próximo (embaixo) do filtro de diesel, mais ou menos.

Pedi que ele resolvesse o vazamento para podermos continuar nas negociações, o mesmo informou que levou a um mecânico e o mesmo disse o bujão do carter não estava apertado adequadamente, e o filtro de óleo (lubrificante), estava com uma junta também "solta", que ele apertou, secou tudo e deixou o carro funcionando por meia hora e nada vazou.

Isso procede? Alguém já teve esse tipo de problema? O que mais poderia estar vazando, alía por baixo do filtro de diesel, nas eletrônicas?

Obrigado,

Jamarco

gigio 10
18/07/2011, 22:53
Valeu, se precisar dou um´toque,
obrigado,
abraços
Gigio 10,

É lá mesmo que compro, já sou cliente antigo. !!

Se algum dia precisar de algo é só avisar.

Eles também atendem bem por e-mail !

Abs.

mram29
18/07/2011, 23:20
Amigos,

Abraço a todos,

Raphael

Xterra 05

Caro Raayres,

- Silvino Angolano - 7848-8291
- Cristiano do Anil - 7833-4390
- Encantado L.Amarela - 7834-3119, 2596-8644
- Irmãos Louro(injeção) - 2595-9714
- PKL - 2201-4897
- Four by Four - 2486-8633
- Land Oeste - 9117-4055
- katsunori (Mit) - 2493-0063
- San Diego (Ni$$an) - 2432-2300
- Rebmar - 2139-4599

Boa sorte,
Marcos.

exiliado
19/07/2011, 07:49
Amigos,

Abraço a todos,

Raphael

Xterra 05

Raphael o oleo no arrefecimento é por causa do radiador do óleo ( fica acima do filtro de óleo) este lamentablemente é um problema crónico das nossas viaturas , começa vazar nos selos e mistura óleo na água , se o vazamento for pouco , não esquenta , eu rodei mas de um ano assim, más se a água já está ficando com aspecto leitoso , vas ter que trocar o radiador. Tem gente que diz que repara ele , más eu não recomendo. Eu troquei em Buenos Aires o ano pasado e foi perto de 700 R$ com mão de obra incluida. Aqui tem um link con fotos pra ti ver .
Un abrazo ClubNissanArgentina :: Ver tema - Enfriador-Radiador de aceite = Cambio (http://clubnissanarg.com.ar/Foro/viewtopic.php?t=4594)

raayres
19/07/2011, 11:27
Fala Raphael,
Que legal saber que entrou para turma dos XTs. Lembra do Vermelhão? Continua comigo. Muitas saudades aí de Macaé.
Já procurou o Alexandre aí na linha vermelha? Ele é muito bom. (22) 2757-2802 ou (21) 8115-6580.
Como vai a rapaziada aí, de um abraço nos Jipeiros do Petróleo.

Um abração.

Fala meu presidente do jipeiros do petróleo! A turma aqui está bem.

Como anda o vermelhão? Muitas aventuras?

Pois é, me aventurei no X como viatura de tiro longo. Estou gostando muito e aprendendo um bocado sobre o jipe.

Já falei com o Alexandre, ele é realmente uma boa referência aqui.

Eu estou meio parado por aqui, por isso quase não tenho notícias da turma. Espero que mais para o fim do ano eu volte as atividades mais firme.

Um grande abraço.

Brusa85
19/07/2011, 19:08
http://www.youtube.com/watch?v=-MZLbjDgdVw
Ae pessoal, sei q sai um pouco do foco do forum, mas ai vai um video q no inico tem um pouco do q se pode fazer c a x terra...
jipao dons bons...
muito satisfeito c a aquisicao..
Abracos a todos..
brusa

DouglasMac
19/07/2011, 20:10
Quem souber de uma X 2003 ou 2004, buzina aí...tô fazendo umas mexidas aki pra essa aquisição!!!
Aqui no site tem duas, lindonas mas uma blindada tenho receio da delaminação, a outra vendeu.
Esse ano tem Canastra - Delfinópolis e ano que vem TALVEZ um Andes, nela o passeio seria show!!
Grato a todos.

schinzel
19/07/2011, 22:24
Brusa,

Curti bastante seu video.

Por enquanto somo apenas uma Expedição para o Chuí que recomendo a todos.

Parabéns pelas suas.

Abs