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  • #133
    Usuário Avatar de JOÃO R.
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    Agora sim, professor, entendi... amanhã eu vou evar o lap top pra para o alinhador ver... acho que esclarecerá inclusive ele....abração...
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  • #134
    Usuário Avatar de zeca_cj
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    To dizendo que o cara é fera!!! rsrs
    e se o relogio for digital, como fica??

    Ibotirama fica no caminho de Iguai? se for, eu sei quem foi o mal educado que nao deu nem uma buzinada! hahahahaha
    C.J. - Carlos Negrão
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  • #135
    Usuário Avatar de JOÃO R.
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    Ibotirama é a beira do Rio São Francisco na Br 242, a caminho de Barreiras... Naõ sei onde fica Iguaí...
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  • #136
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    JOÃO R.

    Se o alinhador não sabe o que significa +/- é pq ele é muito ruim , pq qdo o angulo correto for 5º +/- 30 segundos , O ANGULO PODE FICAR COM + 30 SEGUNDOS , OU SEJA = 5º30" ( " = SEGUNDOS ) OU - 30 SEGUNDOS , OU SEJA = 4º30" , LOGO : PODE VARIAR DE 4º30" A 5º30" .

    Este negocio de alongar o parafuso da barra , NÃO EXISTE .

  • #137
    Usuário Avatar de JOÃO R.
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    JOÃO R.

    Se o alinhador não sabe o que significa +/- é pq ele é muito ruim , pq qdo o angulo correto for 5º +/- 30 segundos , O ANGULO PODE FICAR COM + 30 SEGUNDOS , OU SEJA = 5º30" ( " = SEGUNDOS ) OU - 30 SEGUNDOS , OU SEJA = 4º30" , LOGO : PODE VARIAR DE 4º30" A 5º30" .

    Este negocio de alongar o parafuso da barra , NÃO EXISTE .
    Então, eu tb achei que essa po... de alongar parafuso é a maior doideira, só que vc vai discutir com o "profissa" é fo... eu vou levar o Lap Top pra ele ver os serviços e as fotos tanto suas como as do Kim sobre o cáster... espero que dê certo... saudades do meu meca alinhador aí no RJ, aquele é o cara...
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  • #138
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Citação Postado originalmente por JOÃO R. Ver Post
    Pergunto-lhes... esses valores são adequados?? como explico aqueles valores do manual pro alinhador?? Ele disse que pra mexer no cáster do Engesa ele alongaria o parafuso da barra longitudinal......???[/FONT][/COLOR]
    Aguardo respostas....
    Acho que o alinhador pensa que o parafuso de fixação da link no chassi é regulagem de caster , por isso pensou em alongar o parafuso ...
    O trabalho mais correto seria cortar o munhão e soldar na posição , mas num camarada muito bom de solda pq o caster do Engesa é " imexível " e os alinhadores estão acostumados com carros que tem como acertar caster com ciborg ou até com ajuste ... já vi um CJ com link que acertou a posição pela fixação da link no chassi , ficou com um suporte um pouco abaixo do chassi mas deu o angulo de caster ... não tenha pressa de acertar , estuda bem pra tentar manter as peças sem mexer muito ...

    abs ... Edu
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #139
    Usuário Avatar de JOÃO R.
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    Grande novidade... o alinhador definitivamente NÃO sabe o que é cáster!!!... levei o lap top, consultamos o PC que ele usa no alinhamento que explica exatamente o que o KIM explicou, inclusive com esquemas super didáticos.... e mesmo assim ele queria "alongar" o parafuso da barra longitudinal...... e quando mostrei o goniômetro artesanal do KIM, ele falou que era um material muito específico e que teria que fazer com um "especialista"... e ele é o que??Bom mas pelo menos ele foi legal... não querendo mexer no que ele não sabe...

    E agora??? Acho que eu é que vou fazer isso... junto com o meca que mexeu no carro, ele sim "manda bem" e tem ferramentas, né...
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  • #140
    Usuário Avatar de JOÃO R.
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    Outra dúvida... eu poderia fazer a correção do cáster como o KIM fez, mas cortando apenas na parte da frente e embaixo, sem acertar a bucha (corte posterior e superior)???
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  • #141
    Usuário Avatar de Kim
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    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    To dizendo que o cara é fera!!! rsrs
    e se o relogio for digital, como fica??

    Ibotirama fica no caminho de Iguai? se for, eu sei quem foi o mal educado que nao deu nem uma buzinada! hahahahaha

    Opa Zeca!

    Ai complica!!!!!!
    Tem que falar para ir na casa daquela tia-avó pegar aquele despertador a corda cromado com os ponteiros verdes, e ficar esperando chegar meio dia e trrinta e três!!!

    João, não entendi onde quer mexer.

    Lembardo que o corte deve "aumentar" a barra, deve ser preenchida, para que o eixo fique proporcionalmente no lugar certo em relação à caixa de rodas.

    Digo isso, pois a barra quando trabalha (sobe e desce), faz um movimento que é o raio de um círculo.
    Quando troca-se a mola, a barrar desce em relação ao chassi, prolongando um circulo (imaginário), conseqüentemente, recuando o eixo em relação à caixa de rodas.

    Na forma que fiz, cortando a parte inferior da barra longitudinal, quando desloca o cáter, estará girando o eixo, fazendo o corte efetuado abrir, esticando a barra, pois terá que preencher com solda.

    Aquele espaço preechido faz uma diferença dana na estética, parece que o jipe está mais comprido, é pouco, mais é perceptível.

    Abraços.

    Kim.

  • #142
    Usuário Avatar de JOÃO R.
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    Cáster

    O que eu digo é fazer o serviço circulado em verde e não fazer o circulado em vermelho... olhe a foto... pergunto isso, por que já vi que aqui onde moro vai ter que ser eu mesmo a fazer junto com o meca e, quanto menos cortes, menos chances de erros...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa FI 86 : "LAGARTAURO"-caster-marcado.jpg  
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  • #143
    Usuário Avatar de MaGao
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    Citação Postado originalmente por JOÃO R. Ver Post
    O que eu digo é fazer o serviço circulado em verde e não fazer o circulado em vermelho... olhe a foto... pergunto isso, por que já vi que aqui onde moro vai ter que ser eu mesmo a fazer junto com o meca e, quanto menos cortes, menos chances de erros...
    João,

    o circulado de vermelho é para alinha a bucha cogumelo.. e compensar o corte de baixo para o eixo não se deslocar frente/tras..

    sacou?

    se fizer somente o de baixo vc vai ta adiantando o eixo e não corrigindo a bucha cogumelo que ficará se estragando rapidinho..

    Abraços,

  • #144
    Usuário Avatar de Kim
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    João!

    Matou a cobra, agora eu mostro....























    A foto!

    É isso mesmo.
    Esse serviço é um pouco mais chato d ser feito.
    Com um transferidor, foi medido o ângulo do braço montado, então foi desmontado o braço, fixado um ao outro e cortado, para ficarem exatamente iguais.

    Prendeu-se numa morsa e então, levou-se ao ângulo que se achou anteriormente.

    Esse serviço foi feito antes da regulagem do cáster.

    Olhem a diferença das buchas cogumelo dianteira e treseira nas fotos a seguir.
    Dianteira:
    http://picasaweb.google.com/kimcavaz...86628444361906

    Traseira:
    http://picasaweb.google.com/kimcavaz...86632739329218

    Hoje, no Fuzila, também foi feito no eixo traseiro o serviço circulado em vermelho.

    O que posso afirmar, e que NÃO transmite vibrações ao chassi, não se sente qualquer vibração, fica um veículo muito confortável, isso que só tinha na dianteira.

    Abraços.

    Kim.

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