Postado originalmente por
IGORFROTA
Nesse domingo fiquei no meio da estrada. Carro começou a perder potência e fumaçando muito preto. Mas era algo absurdo o que fumaçava. Pra sair com o carro era um suplício. parei e chamei reboque.
Como já suspeitava da válvula da turbina que tem os mesmo s sintomas, comprei uma original do MWM do VW 8150.
Eu mesmo troquei e nada. Decepção...
Acabei mandando para uma oficina de confiança...lá de cara também acharam que era a válvula da turbina, mas avisei que havia trocado...testaram a nova válvula, colocaram uma outro igual do estoque deles e continuou no pau.
Deixei o carro pra analisarem e 20 minutos depois me ligaram afirmando que era a EGR e que iriam recupera-la. Perguntei se não era melhor isolar logo, pois tinha medo de dar pau novamente. Eles disseram que podiam fazer, mas não sugerem de imediato por questões de ética com relação à meio ambiente, etc, mas se o cliente quiser, eles fariam. Comentaram também sobre a possibilidade de calço hidráulico no caso de rompimento do sistema de arrefecimento. sabiam bem o que estavam falando e exatamente onde intervir
Bem, isolaram a válvula nas duas extremidades, assim como a tal mangueira.
Quando sai de lá, tomei um susto com o desempenho do carro.....parece que mudei de motor ou mandei reprogramar....
O carro ficou muito mais esperto na saida, ágil nas retomadas...outro carro.
Antes de ocorrer o problema, eu achava a Frontier meio lerda em relação à Pajeiro Full que eu tinha antes. Principalmente na saída e nas retomadas. Na saída, quando pisava no acelerador, sentia como se fosse um LAG para o carro responder....achava que era mesmo do carro, pois já tinha visto anúncios de um esquema para o pedal do acelerador para tirar LAG de frontier.
Na verdade, agora percebi que o carro já tinha problemas à algum tempo. Apesar de desenvolver aparentemente normal após a lerdeza da saída, inclusive fazendo velocidades de até 150 km/h, achava meio decepcionante o fato de os 172cv dela não fazerem frente aos 163cv da Full.
Agora mudou de verdade da água para o vinho....quando cutuca o acelerador ele da um pulo de imediato, nas retomadas, sente-se a aceleração empurrando o corpo pra trás. Outro carro...agora sim, compatível com o desempenho que eu tinha na Full, talvez até melhor....
Não sei se isolar a EGR aumenta potência ou não, talvez o carro quando 0km já tenha esse desempenho que estou sentindo agora. acredito que essa sensação de ganho de desempenho e potência deva-se ao fato de o carro quando a EGR não está mais 100%, perder parte importante do desempenho original.
Agora vou verificar a questão de consumo. Achava absurdo o consumo de 7 na cidade e no máximo 7,5 na estrada andando entre 100 e 120.
A Full, muito mais pesada fazia em média de 9,5 km/l tanto na cidade como na estrada.
Fica a dica, leve em uma oficina de confiança. Gastei R$ 470,00 sem necessidade pra comprar a válvula da turbina porque quis ser esperto e economizar com reboque e mão de obra. Deixei a nova válvula no local e ando com a antiga que ainda funciona normalmnete no porta luvas para caso de necessidade.
O serviço de isolar a EGR nas duas pontas e o arrefecimento foi de R$ 580,00. Alto se pensar que da pra fazer sozinho, mas barato pra quem não quer errar e acabar gastando mais.