Zocrato,
Numa das mensagens anteriores... :arrow:
Como o Elmer disse, em Roraima não tem vinho...:mrgreen:
Mas a churrascada será paga na Spider 4x4 com prazer.:concordo:
Abs,
Versão Imprimível
Zocrato,
Vou simplificar a sua vida:
TUBOS: Os tubos com costura não são ruins como vc pensa, aliás esta denominação veio de muito tempo atrás, quando o processo utilizado era de baixa freqüência (50 ou 60 hz) o que dava ao material uma aparência de material "costurado".
Hoje o processo é realizado com solda longitudinal pelo processo E.R.W. (Solda por Resistência Elétrica) com alta freqüência.
Este processo garante a homogeneidade da matéria-prima com a solda, o que confere excelentes características aos produtos.
Se não me engano o Bill usa ou citou a norma DIN - Deustaches Institute for Normuns.Entretanto existem outras, ASTM, API, ABNT, etc
Não me recordo, mas acho que o Bill também citou o tubo DIN 2440 ou 2441 que são nada mais nada menos que dois tipos de tubos com costura para condução de gazes e líquidos.
A solução do Bill não é ruim, pois o DIN 2440 TEM UMA PAREDE RAZOÁVEL e o peso compensa. Veja, para um diâmetro ext. de 2 polegadas os DIN 2440 tem parede de 3 mim com peso de 25,74. Os schedule tem, para o mesmo diâmetro ext., uma parede de 3,91 e peso de 30,66. A conclusão é menos peso.
NOTE: estou falando de tubo preto com pintura eletrostática no final da obra.
A resistência deve ser obtida nas triangulações. Para o nosso uso não vejo problemas em usar os tubos DIN 2440. Discordo do seu amigo Murilo, portanto. Eu me ocuparia, por exemplo, com a qualidade das soldas, com "bocas de lobo" bem feitas, etc
Vc não comentou o uso que pretende fazer do carro. Sinceramente, caso seja um uso amador, faça uma gaiola externa unida no quebra mato e seja feliz. Espero que vc não bata ou tombe, mas caso isso aconteça não será como o Robert Kubica ou o Gualter Salles, pois estará abordo de um Defender e não conduzindo um F1 ou um Stock. Além de estar protegido, vai proteger o carro. Em um tombamento eu me preocuparia com as coisas soltas no carro e não em fixar os bancos na gaiola. Deixe os bancos onde estão [rsrsrsr].
Concordo, a fixação no chassis diretamente é muito mais seguro que via estribo [ainda que a fixação do estribo seja no chassis, o que não é feito pelos fabricantes de acessórios].
A gaiola no carro azul foi feita em Valinhos, porém tem poucas diferenças da minha. Eu possuía um estribo unindo os arcos antes do chassis [protegia a lateral inferior do carro] e tinha também dois arcos traseiros para minimizar a vibração. Veja a foto sem os arcos traseiros e compare.
Abs,
Vamos aguardar a palavra do Bill.
Bill, por favor, vc já viu ou fez alguma gaiola para 110? Vc já fez ou viu alguma gaiola para Band cabine dupla com caçamba?
Abs,
[quote=Alexandre Zocrato;451891]Carvalho,
A gaiola da noventinha azul foi feita por você?
A fixação da gaiola, para mim, deve ser feita no chassis. Esse negócio de fixá-la no estribo não me inspira confiança.
Quanto à fixação dos bancos na gaiola, a idéia é fazer a chamada "célula de sobrevivência. Em um acidente
Carvalho,
Tô começando a achar interessante a gaiola externa, desce que fixada no chassis.
Se der para proteger adequadamente de um capotamento e, ainda por cima, preservar a viatura como você disse da Land do seu amigo, me interessa.
Não vou competir. Quero fazer minhas trilhas e garantir a segurança de quem anda comigo. Assim, prefiro exagerar na segurança (acho que, em segurança nunca se exagera) do que ter a possibilidade de ter algum problema.
Quanto ao material, o murilo falou em se utilizar aqui no Brasil, os tubos schedule. Eu não conhecia - e não conheço - as especificações desse tubo, mas, pelo que você disse, pareceu-me que são mais resistentes do que os 2440. Com relação ao peso, a diferença final não me pareceu tão significativa.
Bill, você teria como fazer a gaiola externa com os tubos schedule? Qual seria o preço? Por favor, emita sua opinião e dê seus conselhos.
Obrigado.
Acho q o bill não é chegado no schedule:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...6602#post56602
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...6238#post76238
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...0143#post90143
[]'s e boa leitura.
Engraçado. Eu, que não entendo nada, fico perguntando para todo mundo para ver se acabo sacando alguma coisa. Aí, ao ver os posts que o Elmer indicou, percebo que o tal schedule que me falaram ser o "ó do borogodó" são, na realidade, canos d'água e que não são apropriados para estruturas.
Assim, querendo um material mais "trancham", acabo perguntando para o Bill se não seria melhor colocar um tubo d'água para proteção das pessoas que andam comigo na minha land:parede::parede::parede::parede::parede:
Contudo, continuando a ler outros posts seguidos aos que você mostrou, vi o seguinte:
Parece-me que o Bill concordou que o material era de qualidade. E, enquadrando-se nas normas da FISA, certamente deve ser seguro utilizá-lo.
Essa especificação não seria boa? O tubo sem costura não tem uma resistência estrutural melhor do que a do tubo com costura?
Bill, diante das cabeçadas deste desconhecedor do assunto, esqueça a pergunta inicial do Schedule. O que eu quis perguntar era o seguinte:
Qual o tubo usável por você que terá maior resistência e segurança e como ficaria o preço? a) para gaiola interna; b) para gaiola externa.:concordo:
Os tubos sem costura tem melhor resistência estrutural do que os com costura? Sendo positiva a resposta, é possível utilizar os mais resistentes? How much?
E o peso? Como fica?
Quanto tempo eu teria de deixar minha land aí para poder fazer?
Obrigado pelo toque (no bom sentido), Elmer:concordo: Ajudou em termos de aprendizado e também para que eu possa encaminhar a questão sobre o que pretendo.
O que falei de tubo Schedule naqueles outros tópicos não foi claro MESMO. Na realidade, a questão de ser dimensionalmente Schedule não é o problema,. O que quis dizer era de evitar tubo fabricado especificamente para condução de fluídos. Ou seja, os feito em aço de qualidade duvidosa e/ou galvanizados.
Estamos utilizando em nossas gaiolas tubo DIN 2440, com costura, de 24", 1" e 1 1/4" , conforme necessário para cada elemento da estrutura.
Abraços,
Bill
Com uma gaiola interna, se consegue protejer os ocupantes, com uma externa se consegue uma proteção razoável para a lata. Vai pagar algo em torno de R$ 3.000 para ambas, sem suportes para bancos, sem fixação no chassi.
Do peso estimaria algo em torno de 80 kilos.
Aqui em Sampa, tubo sem costura custa 3 vezes mais que com costura. Considerando que o material representa 50% do valor total, verá que fica cara uma gaiola neste tubo.
Vale mencionar o seguinte: O mais importante não é do tubo ser com o sem costura, mas sim do aço que ele é fabricado. O grande problema com a maioria do tubo Schedule por aí é que ele é de aço 1005 ou 1010. Já quando uma fábrica se dê o trabalho e custo de fabricar sem costura, ela já parte de aço melhor, por isso a qualidade melhor. Mas se pode comprar tubo com costura em aços melhores. A gente usa tubos em 1020, que tem apresentado bons resultados.
Abraços,
Bill
Oi Bill,
Fiz algumas considerações acima e acredito que não temos opiniões divergentes. Para o nosso uso é boa a sua solução de usar o DIN 2440.
Conforme mencionei acima, tinha um 90tinha com gaiola externa. A família cresceu e tive que partir para uma 110. Vendi o carro, mas por amor mantive a minha gaiola [minha obra prima...rsrsrsrs]. Vou fazer uma gaiola [externa] para a 110 e gostaria de saber se vc já fez essa estrutura antes para a 110? Gostaria de saber também se vc já fez alguma gaiola externa para a band cabine dupla com caçamba?
Na 110, como vc solucionaria o problema da vibração da gaiola externa?
Não entendo qdo vc fala "sem fixação no chassis".
Vc tem soldador ou contrata de acordo com a demanda?
O seu preço base para a gaiola externa no 90tinha contempla o quebra-mato ou pelo menos a fixação da gaiola nele?
Por último, vc mesmo vira os tubos ou manda virar?
Por favor, considere as minhas perguntas. Gostaria dessa troca de informações,
Abs,
Aqui tem algumas dicas, inclusive do bill.
Gaiola CJ5
[]'s
Pois é, ele mesmo falou que deve-se fixar no chassis.
Por isso não entendi quando ele mesmo postou agora, dizendo que faria sem fixar no chassis
[]'s de possível cliente que precisa entender antes de fazer...Citação:
Com uma gaiola interna, se consegue protejer os ocupantes, com uma externa se consegue uma proteção razoável para a lata. Vai pagar algo em torno de R$ 3.000 para ambas, sem suportes para bancos, sem fixação no chassi.