
Postado originalmente por
Troller-a-vista
Só uma correção, nao dá pra por 1000 kilos numa cacamba. Longe disso. Na real, usar a caçamba é uma gambiarra para quem já a tem e está parada.
Esses traillers de caçamba tem aos montes por aí, inclusive na anhanguera tem uma empresa de trailer e motorhome que vende elas.
Mas pq nao pode usar 1000 kilos nela? Pq o que delimita o peso sao um conjunto de EIXOS, cubos e PNEUS.
Em picapes, vc pode por 1000 kilos pq tem 2 eixos, 4 cubos e 4 pneus, numa carretinha tem metade disso, além do que o peso da caçamba é muitas vezes maior que o peso de uma carretinha normal completa.
Embaixo da caçamba terá que ir um chassi e todos os reforços necessários para utilização do peso extra, normalmente eles usam um chassi mais reforçado , obviamente devido o peso maior.
Resumindo: todo o conjunto já é bem pesado + o peso da caçamba - 2 eixos e - 2 pneus = peso final útil de carga menor que de uma carretinha normal.
Lembrando que o cod. bras. de transito, delimita os pesos máximos a serem transportados por reboques, se não me engano, acima de 700 kilos tem que usar 2 eixos ou já é necessário o freio inercial... pesquisem a respeito.
Lembrando que o pneu tem carga maxima transportada linkada a velocidade final...