x
Convex Datacenter
Página 25 de 70 PrimeiroPrimeiro ... 151617181920212223242526272829303132333435 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 289 a 300 de 942

Hybrid View

Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 18

Global One Preview: Uma fonte geradora de sua própria energia - Parte 4

O conjunto do sistema solar fotovoltáico completa-se com um bom e confiável acumulador de energia.

As duas baterias utilizadas na Global One são do tipo estacionárias de chumbo ácido com eletrólito líquido, as quais conectadas em paralelo, garantem capacidade de armazenamento de até 140 Ah, carga suficiente para tocar as necessidades elétricas da carreta em 12 Vdc e/ou com inversor 300 w 110Vac senóide pura.

As baterias usadas foram da Delco Freedom, as quais podem perder até 80% de sua carga total sem se danificarem e não são tão caras como as da linha Optima (são 4 x mais em conta), podendo durar anos a fio pois garantem 2.500 ciclos de carga à uma taxa de descarga de 10%.

A meu ver, a opção mais racional, pois os tempos de garantia destas duas marcas de baterias são similares.

O segredo para durar uma bateria de chumbo ácido com eletrólito líquido:

Se descarregar pouco vai durar muito; se descarregar muito vai durar pouco!

Por isso a razão de duas em paralelo, descarregam menos e duram mais !!!

Abaixo uma curva típica de descarga para uma corrente de 5 ampéres em um acumulador de 100 Ah:

4X4 Brasil
    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Fight! Fight! Fight! TMJ: Trump/Milei/Jair

Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP

Global One Preview - Central elétrica

A caixa da central elétrica foi colocada à frente do baú principal da carreta visando fundamentalmente:

1. facilidade de acesso em caso de manutenção preventiva ou corretiva;

2. fazer peso no cambão para ajudar a "amarrar" a carreta no chão.

E esta estratégia funcionou !

Considerando o peso das baterias, carregador de bateria, inversor, a própria caixa metálica com tampa desta central elétrica, além dos 2 galões de 20 litros, e contando ainda nas laterais frontais da carreta o botijão P5 e os galões de 5 litros, tudo isso dá uns 100 kilos que ajuda a manter a carreta no chão.

Na foto abaixo, com a tampa fechada, notem duas tomadas azul/vermelho na parte de cima da caixa; a tomada azul é para ligar diretamente o cabo do painel solar; já a tomada vermelha é para conectar o carregador de bateria à uma fonte externa 110 / 220 volts alternados.

Tomada azul, que lembra a cor do céu, recebe a energia do sol!

Tomada vermelha, que lembra alta-voltagem, recebe a energia que vem da rede elétrica!

Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1063.jpg

Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP

Global One Preview - Central elétrica - Parte 2

A Central Elétrica da Global One Expedition Trailer é composta de:

2 baterias estacionárias Delco Freedom DF-1000 70 Ah cada;
    1 carregador de bateria Powerbras CHFB-12-15;
    1 inversor 300 watts de 12 Vdc para 110 Vac senóide pura Sure-Sine 300 adquirido da loja virtual minhacasasolar;
    3 chaves elétricas comutadoras marca Arieltek, categoria naval, para ligações e conexões dos acessórios e cargas diversas.

Já as cargas / acessórios empregadas na carreta são:

Cargas contínuas em 12 Vdc:

geladeira;
    ducha/chuveiro eletrico;
    rádio amador;
    acoplador da antena de radio amador.

Cargas alternadas em 110 Vac:

iluminação via fita de leds com fonte ac/dc;
    refletor led 10 watts;
    tv lcd 16;
    carregadores ac/dc diversos para celular/PC/tablet;

Modos de carga:

1. "carreta parada" se alimenta do sol !

2. "carreta andando" se alimenta do alternador do veículo !

3. E ainda foi previsto uma terceira fonte de energia, via carregador de bateria , também em modo "carreta parada", a qual pode se plugar a qualquer tomada de energia alternada, num camping, num posto de gasolina, ou até mesmo em casa antes de partir para uma viagem.

Central elétrica:

Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0111.jpg

Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP

Global One Preview - Uma completa estação de radioamador móvel e portátil !

O conjunto expedicionário off-road, composto da viatura Troller T4 + carreta Global One, é uma completa estação móvel e portátil para a prática de radioamadorismo.

Operando nas faixas de HF, VHF e UHF (sem se esquecer do útil PX), com alcançe mundial devido à propagação das ondas de rádio ao redor do globo terrestre.

Irei dedicar alguns posts a este assunto, que é um de meus preferidos.

Inicialmente, segue uma simples ilustração a título de introdução:

Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-diagramaradio.jpg

Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP

Global One Preview - Uma completa estação de radioamador móvel e portátil ! - Parte 2

Com meus 14 anos de idade, ingressei numa escola técnica integral, nível colegial, num curso de 4 anos em eletrônica e telecomunicações, contando aí o tempo do estágio técnico obrigatório para se conseguir o diploma e a carteira do CREA de nível médio.

Foi quando montei meu primeiro rádio, ainda valvulado e apelidado de chassis-quente, pois os estudantes viviam levando choques elétricos para valer. A coisa era um monstrengo mais ou menos assim:

E depois acabei também montando outros modelos chamados de "galena" e os transistorizados; entrei no curso técnico estudando
    "válvula", depois "transistor" e saí vendo "circuito integrado"...isto em 4 anos, entre os anos de 1973 a 1977, tempos que TV Colorida era coisa para rico...

Rádio tipo "galena":

Rádio transistorizado:

Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP

Global One Preview - Uma completa estação de radioamador móvel e portátil ! - Parte 3

Continuando minha narrativa, aos 19 anos, tranquei matrícula na faculdade, no curso superior de Análise de Sistemas, e fui morar ano e meio nos USA, na cidade de Anderson - South Carolina, logo no início de 1979.
    Lá comprei por 400 GWs um Plymouth 1965 Sport, parecido e na cor da foto abaixo, um azul calçinha; neste carro instalei um CB Radio de marca Realistic (Citizen Band = Rádio Cidadão ou PX), o qual comprei com uma antena magnética para por na capota metálica, tudo por 200 GWs na loja da Radio Shack.

O rádio analógico de 23 canais + antena custaram exatamente metade do preço do carro. Nestes anos, de 79 a 80 quando lá vivi, era febre o tal do CB Radio, todos tinham, para uso urbano nas casas e carros e também nas estradas; tempos que ninguém sabia o que era celular, nem fórum de internet e muito menos face-book...tempos que apenas imaginávamos tais coisas vendo o desenho animado dos "The Jetsons".

Muito divertido falar nas estradas com a gíria dos caminhoneiros americanos, mais ainda marcar um ou encontro com uma lorinha gringa de olho azul, nada como um sotaque latino nestas horas !

O carro:

O rádio:

A antena:

Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP

Global One Preview - Uma completa estação de radioamador móvel e portátil ! - Parte 4

Já com 20 anos e meio, voltando ao Brasil, na alfândega fiz de tudo para não tomarem meu CB Radio e minha Antena...escondi o rádio numa mala só de roupas sujas e a antena de 1,2 metros com sua base magnética envelopei dentro de um tubo de papelão com o poster da Farrah Fawcett de maiô, sonho de todo adolescente americano (e também de latino como eu), aquela loira do seriado original "Charlie's Angels", mulher do Lee Majors, o Homem Biônico de 6 milhões de GWs.

A Farrah deu sorte, consegui passar com tudo pela alfândega, tempos rígidos de uma ditadura militar, tempos do maior engessamento tecnológico sofrido e imposto à nós brasileiros, tempos da SEI, a sombria "Secretaria Especial de Informática"...

Meses depois, CB Radio + Antena instalada na Caravan de meu pai, o esperado aconteceu....roubaram todo meu equipamento...durante 14 meses deixei isto ligado em meu Plymouth que sequer tinha a fechadura da porta funcionando lá na terra do Tio Sam e nada nunca aconteceu...e aqui, na República das Bananas, não durou nem 3 meses...

Voltei à faculdade e terminei o pomposo curso de "Análise de Sistemas em Processamento de Dados", entrei e saí da faculdade sem ver o computador...era um IBM/3, cujos periféricos engoliam cartão perfurado...fui programar mesmo após comprar meu primeiro computador pessoal, um TK 85 Colour, que aceitava razoavelmente uma linguagem BASIC.

E rádio mesmo, cujas frequências de HF em 11 metros ficaram impregnadas em meu sangue, usava como rádio-escuta em ondas curtas o potente e multi-faixas PHILCO TRANSGLOBE de meu pai; fiz e pendurei no quintal e tellhado de casa algumas antenas de fio, o nome correto é "long-wire", para entupir este rádio de sinais captados de outros continentes, em especial as rádios de ondas curtas européias (sw), que no passado eram muitas e lotavam as faixas de HF...e hoje estão desaparecendo devido ao "internet radio"...

4X4 Brasil

Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP

Global One Preview - Uma completa estação de radioamador móvel e portátil ! - Parte 5

Fiz toda esta narrativa nos últimos quatro posts acima para chegar no ano de 2011, quando comprei meu Troller T4 3.0. Instalei nele PX e VHF 2 metros, conforme fotos que postei no post número 282 à página 24 deste tópico. No mesmo ano estudei e tirei meus indicativos PX e PU Classe C da Anatel.
    Também me associei à LABRE SP para prestigiar a classe de radioamadores, mas sem participar dos eventos e encontros.

E aí montei toda as minhas estações, a fixa em casa, a móvel no Troller cujas fotos já mostrei na página 24 e a estação portátil que é a própria carreta Global One.

Para encurtar este assunto, apresento uma sequência de fotos da minha estação fixa na sacada de meu quarto e das antenas também fixas:

Minhas antenas fixas no quintal de casa ( a janelinha abaixo é onde fica a estação acima):

Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1155.jpg

Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1159.jpg

Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1157.jpg

Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP

Global One Preview - Uma completa estação de radioamador móvel e portátil ! - Parte 6

Finalizando o assunto "radioamador", como já tinha minha estação fixa (a de casa) e a estação móvel (a do Troller), com a construção da Global One seria lógico ter também uma estação portátil.

Seguem assim as fotos de minha estação portátil, composta de:

sherpa-organizer table;
    microfone Yaesu;
    transceptor Yaesu HF 80 / 6 metros;
    antenna tunner (acoplador) LDG;
    HT Icom IC-70 VHF/UHF;
    Scanner Icom IC-R6 que recebe até 1.300 Mhz (escuto tudo, polícia, bombeiros, etc...);
    Tapete ecológico;
    Net Book HP para os logs;
    2 cadeiras de lona Quechua, com braço e encosto, super confortáveis, duráveis e robustas (fuja das cadeiras de praia, aquelas com plástico de nylon);
    Antena Chamaleon HF portátil, com tripé de 3 metros e bobina na base, possibilitando montagem via vareta vertical de quase 5 metros ou fio long wire na horizontal ou em modo "slope" de 10 a 30 metros.

Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0141.jpg

Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0138.jpg

Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0142.jpg

Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0147.jpg

Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0148.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0152.jpg  
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimento: 1
    Nilton,

Tu estas a querer matar a gente de inveja ???
    kkk...
    Muito bom o teu projeto... Parabens...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Nilton,

Tu estas a querer matar a gente de inveja ???
    kkk...
    Muito bom o teu projeto... Parabens...
    Murillus, sempre me empolgo um pouco sobre o assunto radioamadorismo; a meu ver, 4x4 + Expedição + Radioamador são temas que estão todos integrados e espero que minha narrativa do reboque off-road Global One com sua estação portátil de rádio empolgue mais leitores e participantes deste fórum a trilhar o mesmo caminho. Saúde !

Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Nilton J Ver Post
    4x4 + Expedição + Radioamador são temas que estão todos integrados
    Tb gosto... Pena não ter mais tanto tempo pra me dedicar a isso... Mas a leitura sempre é de bom grado... E quando voce vai inaugurar a reboque off-road Global One numa trilha ??? Posta videos e fotos da aventura para matar a curiosidade da galera...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem