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    Global One Preview - Detalhes da construção - Parte 16




    Apesar de já ter postado estas fotos anteriormente logo na parte introdutória deste reboque off-road, à algumas páginas atrás, nunca é demais repeti-las, pois extintor de incêndio é quesito fundamental e obrigatório de segurança.

    Instalei dois extintores, cada um em cada traseira dos para-lamas:

    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1074.jpg

    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1067.jpg
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    Global One Preview - Detalhes da construção - Parte 17

    Não poderia faltar o adequado alojamento externo para dois galões de 5 litros, evitanto carregar combustível dentro do baú da carreta.

    Comprei dois verdes metálicos (e um bico para ambos) da Power Offroad, excelente artigo de primeira qualidade.

    Os mesmos são presos por meio de cinta com presilha que passam pelas duas orelhas metálicas que ficam na estrutura da própria carreta:

    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1083.jpg

    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1135.jpg
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    Global One Preview - Detalhes da construção - Parte 18

    Também foi previsto alojamento adequado para 2 galões de 20 litros, os quais podem ser usados para água e / ou combustível.

    Estes galões de plásticos foram importados da empresa Front Runner da África do Sul, os quais tem aprovações internacionais para serem empregados como transportadores de água, em relação ao polímero utilizado na injeção da matéria prima plástica.

    (Tank made from food grade polyethylene and is BPA free. Bisphenol- A ( BPA) is a product that is used to make many different plastics.
    BPA acts as an endocrine disruptor, which copies certain hormones and reproduces them negatively. Because it copies certain hormones, is is linked to many kinds of cancers).

    Os mesmos estão acondicionados em suportes para galões de 20 litros da Power Offroad, também artigos de primeira qualidade, incluindo até trava de segurança contra roubo.


    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1063.jpg


    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1061.jpg
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    Vejam o vídeo do galão de água da Front Runner:

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    Global One Preview - Detalhes da construção - Parte 19

    Reboque ou carreta na língua inglesa chama-se TRAILER, a exemplo do que também chamamos os grandes trailers turísticos usados em campings.

    Todo e qualquer trailer ou até mesmo um Camper utilizado para viagens, acampamentos e expedições deve conter ao menos dois tipos de reservatórios de água, um para água potável e outro para água servida, para facilitar a vida dos viajantes.

    Regra geral, os grandes trailers tem caixas de 100 a 300 litros, já os Campers de 60 a 100 litros. Existem aqueles trailers mais sofisticados contendo uma terceira caixa, que é a caixa de detritos, com acionamento pneumático e um completo sistema hidráulico. Tal caixa tem que ser muito bem construída e o sistema todo muito bem vedado para não permitir a fuga de odores para o interior do trailer.

    Na minha carreta Global One, empreguei um método simples, prático e "minimalista", mas que atende e funciona plenamente nas "necessidades aquáticas". Um balde para atuar como depósito de água servida e um outro reservatório de 35 litros, para atuar como caixa de água potável. Ambos trouxe dos USA, com custo fob total de 52 GWs. Ambos muitíssimo empregado nos "outdoors gringos".


    O balde chama-se "luggable loo", o qual trocando-se sanitos, funciona como um wc pois tem até assento com tampa (loo é apelido de wc dado pelos gringos), aguenta uma pessoa sentada com peso de até 120 kilos. Na foto abaixo recebe a água servida que vem do tubo de saída do sifão da pia.

    Já o reservatório de água potável chama-se "water hydroller", tem cabo e rodinhas para facilitar o manuseio e uma larga boca onde passa o pescador (peça amarela na foto) da ducha elétrica 12 Vdc que comprei da Sumatra. O outro lado desta ducha atua como sendo a torneirinha da pia.

    Simples e funcional ! Rápido conjunto para montar e desmontar num acampamento !!

    E se acabar a água do water hydroller, tenho ainda 40 litros de reserva nos outros dois galões de 20 litros cada, totalizando assim 75 litros, que é uma capacidade considerável para se carregar em uma carretinha.


    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0168_reduzida.jpg
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    Global One Preview - Detalhes da construção - Parte 20

    Minhas prioridades de transporte na carreta foram:

    a) em terceiro lugar energia elétrica;

    b) em segundo lugar, gás;

    c) em primeiro lugar, água!

    Assim, além dos 75 litros de água potável descritos no post acima, ainda carrego 23 litros em 2 chuveiros, um com bomba manual da Quechua com capacidade de 8 litros e outro elétrico comprado na fábrica da barraca CW que armazena 15 litros.

    Assim, tenho quase 100 litros de água na carreta, 100 kilos de água!

    Sem contar ainda com os 41 litros de volume bruto interno que é a capacidade da geladeira elétrica, onde lá cabem muita garrafinha ou copinho de água, latinhas de bebidas diversas, comida congelada, frutas, cubos de gelo, etc...


    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0201.jpg
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    Global One Preview - Detalhes da construção - Parte 21

    Minha pia é uma cuba de inox 304 da Tramontina, 340 x 340 mm, veio inclusive com uma útil tábua para preparação de alimentos, além do sifão, válvula e tampa do ralo.

    Ficou da altura de uma bancada, servindo como pia de cozinha, bancada para serviços gourmet e até como tanque para lavar roupa. Dá até para dar banho em minha zéquinha Milla, minha beagle 4x4 patas.

    A mesma é encaixada num berço que está montado na estrutura da carreta, e pode ser removível. A idéia é deixar fixa e fazer uma capa de proteção marítima para envolver a mesma.

    A duchinha elétrica 12 Vdc, a peça amarelinha na foto, comprada da Sumatra, funciona como torneirinha, uma maravilha ter torneira e água corrente em sua própria carreta; é como aquela propaganda de cartão de crédito, certas coisas não tem preço !!!

    As duas peças em vermelho são alojamento para esponja e detergente, acessórios também práticos e úteis para o público feminino responsável em lavar os pratos...apesar de sempre sobrar esta tarefa para mim...em ambas minhas casas, a fixa e a móvel...


    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0167.jpg
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    Global One Preview - Detalhes da construção - Parte 22

    Saindo do assunto líquido e indo à matéria em estado rarefeito, minha segunda prioridade foi ter gás em abundância na carreta e o botijão P5 de 5 kilos da Ultragaz é um vasilhame que faz o seu papel com maestria.

    Dura muito !

    E é fácil de achar, trocar ou recarregar.

    O mesmo está firmemente preso via dois parafusos por baixo do assoalho de seu alojamento, parafusos estes passando por furos feitos em tubulões estruturais de 3,5 cm e rosqueados em porcas auto travantes.

    Ainda comprei uma cinta com presilha de aço para amarrar o mesmo pela parte de cima nas estruturas da carreta, como medida reforçada de segurança, caso algum policial rodoviário venha a tecer algum comentário sobre esta carga, que está acondicionada com até mais segurança de que nestas motinhos 125 cc que transportam botijões P13 de 13 kilos.


    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0169.jpg
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    Global One Preview - Detalhes da construção - Parte 23

    A carenagem da GO é de chapa metálica galvanizada com pintura branca do tipo eletrostática a pó.

    Minha intenção original era envelopá-la em forma de zebra, conforme ilustrado no veículo abaixo:




    Mas também queria personalizar alguns adesivos, o que iria prejudicar o contraste e causar poluição visual, assim abandonei a idéia do envelopamento zebrado.


    O plano de adesivagem da GO é constituído de 5 tipos de adesivos distintos:



    1. Logotipo da carreta que virou meu avatar deste fórum:

    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1073.jpg


    2. Uma ilustração com apelo off-road na tampa da central elétrica:

    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1062.jpg


    3. Brasão da LABRE / SP e meus indicativos da ANATEL:

    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1070.jpg


    4. Mensagem solidária aos PETs necessitados e abandonados:

    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1071.jpg


    5. Mapa dos continentes com pontinhos vermelhos indicando de onde vieram as peças, componentes e acessórios da carreta:

    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1072.jpg
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    Global One Preview: Uma fonte geradora de sua própria energia

    Em um único dia nosso planeta recebe do Sol uma quantidade de energia suficiente para suprir as necessidades energéticas da humanidade durante centenas de anos. Imaginem capturar uma parte desta energia da luz solar e transformá-la em eletricidade. Isto já é possível com as células fotovoltáicas, que produzem energia elétrica a partir da luz solar.

    Acredito em disco voador e acredito que estas máquinas se utilizam da energia proveniente dos sóis das galáxias para se locomoverem; um dia chegaremos lá !

    Mas por ora, deixando o Universo e os ETs de lado e apenas fincando o pé no chão terráqueo desta nossa pátria sofrida e amada chamada de BRASIL, ficaria satisfeito em ver o governo brasileiro com vontade política para baratear e massificar o uso desta tecnologia para seus contribuintes.

    Em comparação com a Europa, que é o continente que atualmente mais emprega o uso de energia solar fotovoltáica e o principal país de lá é a Alemanha, o Brasil e a América Latina são muito privilegiados para este tipo de exploração energética; além da taxa de radiação ser muito maior que a taxa do velho continente, ainda temos um imenso território a ser utilizado.

    Abaixo uma figura ilustrando a taxa de radiação solar na América Latina e Brasil.

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    Global One Preview: Uma fonte geradora de sua própria energia - Parte 2

    Um sistema fotovoltáico é composto por uma ou mais placas fotovoltáicas e equipamentos acessórios. Estas placas produzem energia na forma de corrente e tensão contínua e baterias são usadas para armazenar toda esta energia elétrica contínua sendo gerada em tempo real, cujo carregamento das mesmas é feito via um controlador de carga, que é um dispositivo eletrônico que regula a carga na bateria e também otimiza a produção de energia do painel fotovoltáico.

    O tempo mínimo garantido de produção de energia de um painel fotovoltáico é de 25 anos, assim o retorno do investimento nesta tecnologia também é garantido.


    Os painéis podem ser construídos em silício monocristalino ou policristalino; os do tipo monocristalinos são mais caros, mas são mais eficientes que os policristalinos, gerando mais energia elétrica por centímetro quadrado de área na qual incide o raio solar.

    Abaixo um diagrama ilustrando este sistema:

    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-diagramasolar.jpg
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    Global One Preview: Uma fonte geradora de sua própria energia - Parte 3

    A aplicação do sistema de energia fotovoltáica na Global One teve como propósito básico a geração e armazenamento da própria energia a ser consumida em modo acampamento com o conjunto veículo / carreta parados, geração esta alternativa à corrente elétrica vinda do isolador de bateria conectado ao alternador do veículo quando este está em movimento.

    O painel utilizado foi importado da Austrália, o qual é dobrável e vai dentro de uma prática bolsa. O mesmo todo aberto tem capacidade para geração de 120 watts de potência em nível de tensão ao redor dos 12 Vdc, Optei em adquirir o modelo mais caro que é mais eficiente em aproveitar os raios solares, construído com silício monocristalino, o qual veio já completo com cabos para ligação aos polos positivo e negativo da bateria e já também com um controlador eletrônico embutido no mesmo.

    É do tipo "plug & play" !

    A seguir, fotos do painel aberto e em operação, transformando em tempo real luz solar em energia elétrica:


    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0107.jpg


    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0095.jpg


    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0116.jpg


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