x
Convex Datacenter
Página 32 de 79 PrimeiroPrimeiro ... 222324252627282930313233343536373839404142 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 373 a 384 de 942
  • #373
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,401
    Agradecimentos: 18

    Global One Preview - Detalhes da construção - Parte 21




    Minha pia é uma cuba de inox 304 da Tramontina, 340 x 340 mm, veio inclusive com uma útil tábua para preparação de alimentos, além do sifão, válvula e tampa do ralo.

    Ficou da altura de uma bancada, servindo como pia de cozinha, bancada para serviços gourmet e até como tanque para lavar roupa. Dá até para dar banho em minha zéquinha Milla, minha beagle 4x4 patas.

    A mesma é encaixada num berço que está montado na estrutura da carreta, e pode ser removível. A idéia é deixar fixa e fazer uma capa de proteção marítima para envolver a mesma.

    A duchinha elétrica 12 Vdc, a peça amarelinha na foto, comprada da Sumatra, funciona como torneirinha, uma maravilha ter torneira e água corrente em sua própria carreta; é como aquela propaganda de cartão de crédito, certas coisas não tem preço !!!

    As duas peças em vermelho são alojamento para esponja e detergente, acessórios também práticos e úteis para o público feminino responsável em lavar os pratos...apesar de sempre sobrar esta tarefa para mim...em ambas minhas casas, a fixa e a móvel...


    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0167.jpg
    4X4 Brasil
    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Fight! Fight! Fight! TMJ: Trump/Milei/Jair

  • #374
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,401
    Agradecimentos: 18

    Global One Preview - Detalhes da construção - Parte 22

    Saindo do assunto líquido e indo à matéria em estado rarefeito, minha segunda prioridade foi ter gás em abundância na carreta e o botijão P5 de 5 kilos da Ultragaz é um vasilhame que faz o seu papel com maestria.

    Dura muito !

    E é fácil de achar, trocar ou recarregar.

    O mesmo está firmemente preso via dois parafusos por baixo do assoalho de seu alojamento, parafusos estes passando por furos feitos em tubulões estruturais de 3,5 cm e rosqueados em porcas auto travantes.

    Ainda comprei uma cinta com presilha de aço para amarrar o mesmo pela parte de cima nas estruturas da carreta, como medida reforçada de segurança, caso algum policial rodoviário venha a tecer algum comentário sobre esta carga, que está acondicionada com até mais segurança de que nestas motinhos 125 cc que transportam botijões P13 de 13 kilos.


    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0169.jpg
    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Fight! Fight! Fight! TMJ: Trump/Milei/Jair

  • #375
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,401
    Agradecimentos: 18

    Global One Preview - Detalhes da construção - Parte 23

    A carenagem da GO é de chapa metálica galvanizada com pintura branca do tipo eletrostática a pó.

    Minha intenção original era envelopá-la em forma de zebra, conforme ilustrado no veículo abaixo:




    Mas também queria personalizar alguns adesivos, o que iria prejudicar o contraste e causar poluição visual, assim abandonei a idéia do envelopamento zebrado.


    O plano de adesivagem da GO é constituído de 5 tipos de adesivos distintos:



    1. Logotipo da carreta que virou meu avatar deste fórum:

    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1073.jpg


    2. Uma ilustração com apelo off-road na tampa da central elétrica:

    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1062.jpg


    3. Brasão da LABRE / SP e meus indicativos da ANATEL:

    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1070.jpg


    4. Mensagem solidária aos PETs necessitados e abandonados:

    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1071.jpg


    5. Mapa dos continentes com pontinhos vermelhos indicando de onde vieram as peças, componentes e acessórios da carreta:

    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1072.jpg
    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Fight! Fight! Fight! TMJ: Trump/Milei/Jair

  • #376
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,401
    Agradecimentos: 18

    Global One Preview: Uma fonte geradora de sua própria energia

    Em um único dia nosso planeta recebe do Sol uma quantidade de energia suficiente para suprir as necessidades energéticas da humanidade durante centenas de anos. Imaginem capturar uma parte desta energia da luz solar e transformá-la em eletricidade. Isto já é possível com as células fotovoltáicas, que produzem energia elétrica a partir da luz solar.

    Acredito em disco voador e acredito que estas máquinas se utilizam da energia proveniente dos sóis das galáxias para se locomoverem; um dia chegaremos lá !

    Mas por ora, deixando o Universo e os ETs de lado e apenas fincando o pé no chão terráqueo desta nossa pátria sofrida e amada chamada de BRASIL, ficaria satisfeito em ver o governo brasileiro com vontade política para baratear e massificar o uso desta tecnologia para seus contribuintes.

    Em comparação com a Europa, que é o continente que atualmente mais emprega o uso de energia solar fotovoltáica e o principal país de lá é a Alemanha, o Brasil e a América Latina são muito privilegiados para este tipo de exploração energética; além da taxa de radiação ser muito maior que a taxa do velho continente, ainda temos um imenso território a ser utilizado.

    Abaixo uma figura ilustrando a taxa de radiação solar na América Latina e Brasil.

    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Fight! Fight! Fight! TMJ: Trump/Milei/Jair

  • #377
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,401
    Agradecimentos: 18

    Global One Preview: Uma fonte geradora de sua própria energia - Parte 2

    Um sistema fotovoltáico é composto por uma ou mais placas fotovoltáicas e equipamentos acessórios. Estas placas produzem energia na forma de corrente e tensão contínua e baterias são usadas para armazenar toda esta energia elétrica contínua sendo gerada em tempo real, cujo carregamento das mesmas é feito via um controlador de carga, que é um dispositivo eletrônico que regula a carga na bateria e também otimiza a produção de energia do painel fotovoltáico.

    O tempo mínimo garantido de produção de energia de um painel fotovoltáico é de 25 anos, assim o retorno do investimento nesta tecnologia também é garantido.


    Os painéis podem ser construídos em silício monocristalino ou policristalino; os do tipo monocristalinos são mais caros, mas são mais eficientes que os policristalinos, gerando mais energia elétrica por centímetro quadrado de área na qual incide o raio solar.

    Abaixo um diagrama ilustrando este sistema:

    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-diagramasolar.jpg
    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Fight! Fight! Fight! TMJ: Trump/Milei/Jair

  • #378
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,401
    Agradecimentos: 18

    Global One Preview: Uma fonte geradora de sua própria energia - Parte 3

    A aplicação do sistema de energia fotovoltáica na Global One teve como propósito básico a geração e armazenamento da própria energia a ser consumida em modo acampamento com o conjunto veículo / carreta parados, geração esta alternativa à corrente elétrica vinda do isolador de bateria conectado ao alternador do veículo quando este está em movimento.

    O painel utilizado foi importado da Austrália, o qual é dobrável e vai dentro de uma prática bolsa. O mesmo todo aberto tem capacidade para geração de 120 watts de potência em nível de tensão ao redor dos 12 Vdc, Optei em adquirir o modelo mais caro que é mais eficiente em aproveitar os raios solares, construído com silício monocristalino, o qual veio já completo com cabos para ligação aos polos positivo e negativo da bateria e já também com um controlador eletrônico embutido no mesmo.

    É do tipo "plug & play" !

    A seguir, fotos do painel aberto e em operação, transformando em tempo real luz solar em energia elétrica:


    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0107.jpg


    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0095.jpg


    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0116.jpg


    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0113.jpg


    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0122.jpg
    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Fight! Fight! Fight! TMJ: Trump/Milei/Jair

  • #379
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,401
    Agradecimentos: 18

    Global One Preview: Uma fonte geradora de sua própria energia - Parte 4

    O conjunto do sistema solar fotovoltáico completa-se com um bom e confiável acumulador de energia.

    As duas baterias utilizadas na Global One são do tipo estacionárias de chumbo ácido com eletrólito líquido, as quais conectadas em paralelo, garantem capacidade de armazenamento de até 140 Ah, carga suficiente para tocar as necessidades elétricas da carreta em 12 Vdc e/ou com inversor 300 w 110Vac senóide pura.

    As baterias usadas foram da Delco Freedom, as quais podem perder até 80% de sua carga total sem se danificarem e não são tão caras como as da linha Optima (são 4 x mais em conta), podendo durar anos a fio pois garantem 2.500 ciclos de carga à uma taxa de descarga de 10%.

    A meu ver, a opção mais racional, pois os tempos de garantia destas duas marcas de baterias são similares.



    O segredo para durar uma bateria de chumbo ácido com eletrólito líquido:

    Se descarregar pouco vai durar muito; se descarregar muito vai durar pouco!


    Por isso a razão de duas em paralelo, descarregam menos e duram mais !!!


    Abaixo uma curva típica de descarga para uma corrente de 5 ampéres em um acumulador de 100 Ah:



    4X4 Brasil
    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Fight! Fight! Fight! TMJ: Trump/Milei/Jair

  • #380
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,401
    Agradecimentos: 18

    Global One Preview - Central elétrica

    A caixa da central elétrica foi colocada à frente do baú principal da carreta visando fundamentalmente:


    1. facilidade de acesso em caso de manutenção preventiva ou corretiva;


    2. fazer peso no cambão para ajudar a "amarrar" a carreta no chão.


    E esta estratégia funcionou !


    Considerando o peso das baterias, carregador de bateria, inversor, a própria caixa metálica com tampa desta central elétrica, além dos 2 galões de 20 litros, e contando ainda nas laterais frontais da carreta o botijão P5 e os galões de 5 litros, tudo isso dá uns 100 kilos que ajuda a manter a carreta no chão.



    Na foto abaixo, com a tampa fechada, notem duas tomadas azul/vermelho na parte de cima da caixa; a tomada azul é para ligar diretamente o cabo do painel solar; já a tomada vermelha é para conectar o carregador de bateria à uma fonte externa 110 / 220 volts alternados.

    Tomada azul, que lembra a cor do céu, recebe a energia do sol!

    Tomada vermelha, que lembra alta-voltagem, recebe a energia que vem da rede elétrica!

    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_1063.jpg
    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Fight! Fight! Fight! TMJ: Trump/Milei/Jair

  • #381
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,401
    Agradecimentos: 18

    Global One Preview - Central elétrica - Parte 2

    A Central Elétrica da Global One Expedition Trailer é composta de:

    2 baterias estacionárias Delco Freedom DF-1000 70 Ah cada;
    1 carregador de bateria Powerbras CHFB-12-15;
    1 inversor 300 watts de 12 Vdc para 110 Vac senóide pura Sure-Sine 300 adquirido da loja virtual minhacasasolar;
    3 chaves elétricas comutadoras marca Arieltek, categoria naval, para ligações e conexões dos acessórios e cargas diversas.

    Já as cargas / acessórios empregadas na carreta são:


    Cargas contínuas em 12 Vdc:

    geladeira;
    ducha/chuveiro eletrico;
    rádio amador;
    acoplador da antena de radio amador.

    Cargas alternadas em 110 Vac:


    iluminação via fita de leds com fonte ac/dc;
    refletor led 10 watts;
    tv lcd 16;
    carregadores ac/dc diversos para celular/PC/tablet;


    Modos de carga:

    1. "carreta parada" se alimenta do sol !

    2. "carreta andando" se alimenta do alternador do veículo !

    3. E ainda foi previsto uma terceira fonte de energia, via carregador de bateria , também em modo "carreta parada", a qual pode se plugar a qualquer tomada de energia alternada, num camping, num posto de gasolina, ou até mesmo em casa antes de partir para uma viagem.


    Central elétrica:

    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-dsc_0111.jpg

    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Fight! Fight! Fight! TMJ: Trump/Milei/Jair

  • #382
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,401
    Agradecimentos: 18

    Global One Preview - Uma completa estação de radioamador móvel e portátil !

    O conjunto expedicionário off-road, composto da viatura Troller T4 + carreta Global One, é uma completa estação móvel e portátil para a prática de radioamadorismo.

    Operando nas faixas de HF, VHF e UHF (sem se esquecer do útil PX), com alcançe mundial devido à propagação das ondas de rádio ao redor do globo terrestre.

    Irei dedicar alguns posts a este assunto, que é um de meus preferidos.

    Inicialmente, segue uma simples ilustração a título de introdução:


    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-diagramaradio.jpg
    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Fight! Fight! Fight! TMJ: Trump/Milei/Jair

  • #383
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,401
    Agradecimentos: 18

    Global One Preview - Uma completa estação de radioamador móvel e portátil ! - Parte 2

    Com meus 14 anos de idade, ingressei numa escola técnica integral, nível colegial, num curso de 4 anos em eletrônica e telecomunicações, contando aí o tempo do estágio técnico obrigatório para se conseguir o diploma e a carteira do CREA de nível médio.

    Foi quando montei meu primeiro rádio, ainda valvulado e apelidado de chassis-quente, pois os estudantes viviam levando choques elétricos para valer. A coisa era um monstrengo mais ou menos assim:






    E depois acabei também montando outros modelos chamados de "galena" e os transistorizados; entrei no curso técnico estudando
    "válvula", depois "transistor" e saí vendo "circuito integrado"...isto em 4 anos, entre os anos de 1973 a 1977, tempos que TV Colorida era coisa para rico...


    Rádio tipo "galena":




    Rádio transistorizado:

    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Fight! Fight! Fight! TMJ: Trump/Milei/Jair

  • #384
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,401
    Agradecimentos: 18

    Global One Preview - Uma completa estação de radioamador móvel e portátil ! - Parte 3

    Continuando minha narrativa, aos 19 anos, tranquei matrícula na faculdade, no curso superior de Análise de Sistemas, e fui morar ano e meio nos USA, na cidade de Anderson - South Carolina, logo no início de 1979.
    Lá comprei por 400 GWs um Plymouth 1965 Sport, parecido e na cor da foto abaixo, um azul calçinha; neste carro instalei um CB Radio de marca Realistic (Citizen Band = Rádio Cidadão ou PX), o qual comprei com uma antena magnética para por na capota metálica, tudo por 200 GWs na loja da Radio Shack.

    O rádio analógico de 23 canais + antena custaram exatamente metade do preço do carro. Nestes anos, de 79 a 80 quando lá vivi, era febre o tal do CB Radio, todos tinham, para uso urbano nas casas e carros e também nas estradas; tempos que ninguém sabia o que era celular, nem fórum de internet e muito menos face-book...tempos que apenas imaginávamos tais coisas vendo o desenho animado dos "The Jetsons".

    Muito divertido falar nas estradas com a gíria dos caminhoneiros americanos, mais ainda marcar um ou encontro com uma lorinha gringa de olho azul, nada como um sotaque latino nestas horas !

    O carro:




    O rádio:



    A antena:



    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Fight! Fight! Fight! TMJ: Trump/Milei/Jair

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade