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Amortecedor Rancho no Troller (Compensa?)

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  • 22/11/2012, 16:07
    paulosergio
    Citação:

    Postado originalmente por paulosergio Ver Post
    Ola, eu sempre vinha falando bem dos ranchos no meu troller (se nao aqui, em outros tantos topicos....), no entanto ontem fui premiado com a quebra de um olhal destes amortecedores. Estava tranquilo na cidade sem buracos e etc e de repente comecei a ouvir um barulho na suspensao. Parei fui olhar e o bichao tava pendurado. Quebrou do nada, e a sorte é que eu tinha chegado na madrugada de ontem mesmo de Foz do Iguacu (2.300 km de viagem). Ja enviei para a inspecao tecnica e assim que tiver a resposta (da garantia) eu postarei aqui.



    Ah, só para mencionar ele estava com 15.000 km rodados sem trilhas.
  • 22/11/2012, 16:42
    Ale118
    Citação:

    Postado originalmente por paulosergio Ver Post
    Ah, só para mencionar ele estava com 15.000 km rodados sem trilhas.

    Tive o mesmo problema na semana passada, porém, como não tenho mais garantia, optei por troca-los logo. o detalhe. é que quebrou do nada, eu estava entrando na minha cidade, tudo asfalto, quendo escuto o barulho de algo batendo...
  • 22/11/2012, 17:11
    VOVÔ DO TROLLER
    Citação:

    Postado originalmente por Ale118 Ver Post
    Tive o mesmo problema na semana passada, porém, como não tenho mais garantia, optei por troca-los logo. o detalhe. é que quebrou do nada, eu estava entrando na minha cidade, tudo asfalto, quendo escuto o barulho de algo batendo...

    O meu T4 mod. 2010 já está chegando nos 70.000 km e logo terei que trocá-los. É por estas e outras que vou de amortecedor original mesmo. Alguém sabe a marca e especificações dos originais? Obrigado. Abs. Válter.

    p.s. aparentemente, os meus ainda estão bons.
  • 22/11/2012, 19:01
    homerohermida
    Os meus estão com 74000... Tirei pra testar e estão perfeitos. Originais também!
  • 22/11/2012, 19:02
    RcPM
    Citação:

    Postado originalmente por paulosergio Ver Post
    Ola, eu sempre vinha falando bem dos ranchos no meu troller (se nao aqui, em outros tantos topicos....), no entanto ontem fui premiado com a quebra de um olhal destes amortecedores. Estava tranquilo na cidade sem buracos e etc e de repente comecei a ouvir um barulho na suspensao. Parei fui olhar e o bichao tava pendurado. Quebrou do nada, e a sorte é que eu tinha chegado na madrugada de ontem mesmo de Foz do Iguacu (2.300 km de viagem). Ja enviei para a inspecao tecnica e assim que tiver a resposta (da garantia) eu postarei aqui.

    Citação:

    Postado originalmente por Ale118 Ver Post
    Tive o mesmo problema na semana passada, porém, como não tenho mais garantia, optei por troca-los logo. o detalhe. é que quebrou do nada, eu estava entrando na minha cidade, tudo asfalto, quendo escuto o barulho de algo batendo...

    Senhores,
    Apenas para minha informação e provável tópico novo sobre amortecedores do Trolha.
    Foi o dianteiro esquerdo que quebrou?

    Grato,
    Reinaldo
  • 23/11/2012, 09:59
    Ale118
    Citação:

    Postado originalmente por RcPM Ver Post
    Senhores,
    Apenas para minha informação e provável tópico novo sobre amortecedores do Trolha.
    Foi o dianteiro esquerdo que quebrou?

    Grato,
    Reinaldo

    bom dia reinaldo, no meu caso, foi o dianteiro direito que quebrou.
  • 23/11/2012, 16:56
    paulosergio
    Citação:

    Postado originalmente por RcPM Ver Post
    Senhores,
    Apenas para minha informação e provável tópico novo sobre amortecedores do Trolha.
    Foi o dianteiro esquerdo que quebrou?

    Grato,
    Reinaldo


    O meu tambem foi o dianteiro direito, uso pneus originais, o carro nao é calçado e não faço trilha, mas viajo muuuuito, e sempre uso no mais macio.
  • 26/11/2012, 20:01
    RcPM
    4 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Ale118 Ver Post
    bom dia reinaldo, no meu caso, foi o dianteiro direito que quebrou.

    Citação:

    Postado originalmente por paulosergio Ver Post
    O meu tambem foi o dianteiro direito, uso pneus originais, o carro nao é calçado e não faço trilha, mas viajo muuuuito, e sempre uso no mais macio.

    Senhores,
    No meu foi no dianteiro esquerdo o problema, mas acredito ser a mesma causa.
    A solda nos Ranchos é uma piada facilitando a quebra, mas o bugão tem sua parcela de contribuição nisto.

    Fatos:
    1- Primeira quebra: Ranchos com 3500km sem trilhas, quebraram no meio do pampa argentino (Pampa de Infierno - pra quem conhece a rota);
    - Ação: Soldei de qualquer jeito para continuar a viagem. Com o histórico dos Rancho quebrando, tirei os mesmos;

    2- Com amortecedores originais novamente, tudo certo.

    3- Amortecedores novos - Depois de uma trilha, amortecedor na mesma posição, vazando óleo;
    - Achei que era por causa de um salto onde deu fim de curso na suspensão - Troca amortecedor;

    4- Amortecedor na mesma posição, sem trilhas, vazando de novo;
    - Ação: Amortecedores originais novamente e pulga atras da orelha.... tem algo de errado;
    - Inspeção detalhada e descobri que o amortecedor nesta posição estava desalinhado no sentido frente tras (conforme ilustrado) no anexo:
    - Ação: Seria mais facil usinar o eixo do que reposicionar o suporte superior que também é da Barra Panhard.
    - Resumo, Desmontar tudo (Foto 2);
    - Usinar 10mm e montar novamente alinhado (Foto 3);
    - 3500km depois - amortecedores novos e até agora, tudo certo.

    Medimos vários trolhas (5 no total - incluindo um 2013 0km) e em todos eles existe uma variação do lado esquerdo para o direito na distancia da posição do batente do amortecedor para a frente do chassi e para o prato da mola.

    Resumo, os amortecedores originais tem uma borracha macia no olhal o que permite um certo desalinhamento por ser absorvido pela borracha, já os Rancho, Offshox, etc tem PU rígido nesta posição, forçando o amortecedor a trabalhar "enjambrado" o que causa desgaste/quebra nos pontos mais frágeis. No caso do Rancho a solda frágil quebra.

    Espero que ajude a esclarecer e ainda preciso andar mais com o meu para ter certeza dos resultados, mas queria compartilhar isto aqui, pois pode ajudar a esclarecer a

    Anexo 382558 Anexo 382559 Anexo 382557 Anexo 382560
  • 26/11/2012, 21:30
    homerohermida
    Interessante... gostei do relato! Tomara que dê tudo certo e nos mantenha informados!
    Abs
  • 27/11/2012, 11:00
    Spike
    Ótimo relato, vou verificar no meu para ver com está.
    Parabéns!!!
  • 27/11/2012, 11:45
    Paulo_CW
    Citação:

    Postado originalmente por RcPM Ver Post
    Resumo, os amortecedores originais tem uma borracha macia no olhal o que permite um certo desalinhamento por ser absorvido pela borracha, já os Rancho, Offshox, etc tem PU rígido nesta posição, forçando o amortecedor a trabalhar "enjambrado" o que causa desgaste/quebra nos pontos mais frágeis. No caso do Rancho a solda frágil quebra.

    Vc explicou e ilustrou perfeitamente uma coisa que também tinha percebido / desconfiado...... e agora com seu relato me traz a certeza...

    Os amostercedore normais tem bucha de borracha que permite maior flexão do amortecedor... Rancho e offshox... com PU isso não acontece e o pior... se vcs perceberem na montagem os mecânicos "tirram água" na fixação dos aportecedores no lado do eixo... tanto q no meu caso fiz a loja trocar um amortecedor por terem danificado a bucha pelo excesso de aperto....
    Além disso ao chegar em casa na pós instalação fui afrouxar um pouco os outros parafusos q estavam completamente "arroxados"....
  • 28/11/2012, 02:54
    ORIONE
    6 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por RcPM Ver Post
    Senhores, Medimos vários trolhas (5 no total - incluindo um 2013 0km) e em todos eles existe uma variação do lado esquerdo para o direito na distancia da posição do batente do amortecedor para a frente do chassi e para o prato da mola. Resumo, os amortecedores originais tem uma borracha macia no olhal o que permite um certo desalinhamento por ser absorvido pela borracha, já os Rancho, Offshox, etc tem PU rígido nesta posição, forçando o amortecedor a trabalhar "enjambrado" o que causa desgaste/quebra nos pontos mais frágeis. No caso do Rancho a solda frágil quebra. Anexo 382558 Anexo 382559 Anexo 382557 Anexo 382560

    RcPM parabéns pelo trabalho, muito bom! Vou verificar no meu... A solda realmente é ruim. Tirei foto da solda de uns dos meus antes da instalação, segue anexo. Optei por eles pelo custo benefício, e o principal atrativo p/ mim foi a posibilidade de ajuste q ñ abri mão. Os meus estão c/ ~15.000Km, incluindo estradas de chão c/ costelas e buracos, algumas trilhas c/ roda pendurada (fim de curso) e tudo ok. Se quebrar a solda faço uma descende e pronto! Abraços.
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