Ah, só para mencionar ele estava com 15.000 km rodados sem trilhas.
Versão Imprimível
O meu T4 mod. 2010 já está chegando nos 70.000 km e logo terei que trocá-los. É por estas e outras que vou de amortecedor original mesmo. Alguém sabe a marca e especificações dos originais? Obrigado. Abs. Válter.
p.s. aparentemente, os meus ainda estão bons.
Os meus estão com 74000... Tirei pra testar e estão perfeitos. Originais também!
Senhores,
No meu foi no dianteiro esquerdo o problema, mas acredito ser a mesma causa.
A solda nos Ranchos é uma piada facilitando a quebra, mas o bugão tem sua parcela de contribuição nisto.
Fatos:
1- Primeira quebra: Ranchos com 3500km sem trilhas, quebraram no meio do pampa argentino (Pampa de Infierno - pra quem conhece a rota);
- Ação: Soldei de qualquer jeito para continuar a viagem. Com o histórico dos Rancho quebrando, tirei os mesmos;
2- Com amortecedores originais novamente, tudo certo.
3- Amortecedores novos - Depois de uma trilha, amortecedor na mesma posição, vazando óleo;
- Achei que era por causa de um salto onde deu fim de curso na suspensão - Troca amortecedor;
4- Amortecedor na mesma posição, sem trilhas, vazando de novo;
- Ação: Amortecedores originais novamente e pulga atras da orelha.... tem algo de errado;
- Inspeção detalhada e descobri que o amortecedor nesta posição estava desalinhado no sentido frente tras (conforme ilustrado) no anexo:
- Ação: Seria mais facil usinar o eixo do que reposicionar o suporte superior que também é da Barra Panhard.
- Resumo, Desmontar tudo (Foto 2);
- Usinar 10mm e montar novamente alinhado (Foto 3);
- 3500km depois - amortecedores novos e até agora, tudo certo.
Medimos vários trolhas (5 no total - incluindo um 2013 0km) e em todos eles existe uma variação do lado esquerdo para o direito na distancia da posição do batente do amortecedor para a frente do chassi e para o prato da mola.
Resumo, os amortecedores originais tem uma borracha macia no olhal o que permite um certo desalinhamento por ser absorvido pela borracha, já os Rancho, Offshox, etc tem PU rígido nesta posição, forçando o amortecedor a trabalhar "enjambrado" o que causa desgaste/quebra nos pontos mais frágeis. No caso do Rancho a solda frágil quebra.
Espero que ajude a esclarecer e ainda preciso andar mais com o meu para ter certeza dos resultados, mas queria compartilhar isto aqui, pois pode ajudar a esclarecer a
Anexo 382558 Anexo 382559 Anexo 382557 Anexo 382560
Interessante... gostei do relato! Tomara que dê tudo certo e nos mantenha informados!
Abs
Ótimo relato, vou verificar no meu para ver com está.
Parabéns!!!
Vc explicou e ilustrou perfeitamente uma coisa que também tinha percebido / desconfiado...... e agora com seu relato me traz a certeza...
Os amostercedore normais tem bucha de borracha que permite maior flexão do amortecedor... Rancho e offshox... com PU isso não acontece e o pior... se vcs perceberem na montagem os mecânicos "tirram água" na fixação dos aportecedores no lado do eixo... tanto q no meu caso fiz a loja trocar um amortecedor por terem danificado a bucha pelo excesso de aperto....
Além disso ao chegar em casa na pós instalação fui afrouxar um pouco os outros parafusos q estavam completamente "arroxados"....
RcPM parabéns pelo trabalho, muito bom! Vou verificar no meu... A solda realmente é ruim. Tirei foto da solda de uns dos meus antes da instalação, segue anexo. Optei por eles pelo custo benefício, e o principal atrativo p/ mim foi a posibilidade de ajuste q ñ abri mão. Os meus estão c/ ~15.000Km, incluindo estradas de chão c/ costelas e buracos, algumas trilhas c/ roda pendurada (fim de curso) e tudo ok. Se quebrar a solda faço uma descende e pronto! Abraços.