Sabe de alguem que use Macrotorque ??? tenho ouvido falar que sao bons mas de dificil manutençao quando necessário... Conhece alguem que usa e está satisfeito ??
E o Kaiser ???
Versão Imprimível
José Henrique,
Como vc, também tive muitas dúvidas e ainda as tenho, mas com menos ansiedade, já que discuti muito sobre bloqueios no fórum e fora dele.
Aprendi que bloqueio selecionável realmente é mais seguro, apesar de depender de vc pra funcionar direito (mas que funciona, isso funciona; funciona tanto, que pode quebrar suas homo ou seus semi-eixos fácil, fácil). Agora, se é melhor que um 100%, isso ainda não sei (pra falar a verdade ainda nem consegui responder pra mim mesmo o que seria "ser melhor"). Pra responder à esta pergunta, pelo menos outras duas devem ser respondidas: uso do carro diário ou só em trilhas? pé pesado ou tocada leve ?
O que eu ouvi e o que li é que kaiser no eixo traseiro realmente funciona, mas faz barulho sim e o pior, altera sua forma de dirigir, sim. (Bem menos que os antigos e conhecidos bloqueios 100%).
ARB dá manutenção, mas coisa boba e barata de resolver. É o mais falado dos bloqueios, acredito que o mais antigo e, por isso, sua boa reputação.
Macrotorque muita gente em BH usa e muita gente em BH quebra (uns acham que é o bloqueio que quebra, mas na verdade são os semi-eixos e , talvez, por culpa dos pilotos). Manutenção do macrotorque acredito que seja o cabo. Mas eu acho um bloqueio caro, assim como o Kaiser, pelo que oferecem.
Retirar o bloqueio parcial que vem no eixo traseiro do Troller (LSD) e transferí-lo pra frente é tranquilo, seguro e não vi relatos muito negativos (não bloqueia quase nada, mas ajuda).
Achei, após muito pesquisar, um equilibrio entre preço, qualidade e robustez. Comprei um OX Locker, bloqueio selecionável, a cabo, com algumas vantagens :
1- alavanca de acionamento pequena e assim pode ficar ergonomicamente posicionada, facilitando o uso constante (liga/desliga), como deve ser um bloqueio selecionável.
2- cabo de altíssima qualidade e resistência, assim como o bloqueio
3- A tampa do diferencial já vem ultra resistente, ajudando a conferir mais resistência a todo o conjunto diferencial (pelo menos foi assim que eu entendi a explicação)
Espero ter ajudado,
abrs
Ola Rodrigo...
Obrigado pela resposta tao explicativa e com informaçoes que procurava...
Também ja vi muitos topicos mas realmente nao existe uma resposta as perguntas que buscava... É claro que dep muito de quem tá no volante mas ja "quase"coloquei o Kaiser e nao estou ainda certo disso... Acabei de ver 2 relatos que tombaram o carro com o Kaiser na trazeira com rodas da frente fora do chao e acham que foi o Kaiser... Bem nao sou tao duro de bolso, mas tbem nao quero tombar meu Troller, principalmente pelo risco pessoal... De um modo geral acho que o pessoal prefere mesmo os de bloqueio selecionavel, usado quando quizermos e nao o todo tempo bloqueado... Vou pesquisar um pouco mais (incluindo o OX Locker que vc disse ... a proposito: Onde comprou ?? e instalou ??
Grato...
PS nao é ansiedade nao ... é que ja quase coloquei o Kaiser e to com um amarrado ate esse fim de semana .. tenho que decidir...
Henrique,
que bom que as informações foram de alguma ajuda.
O OX qualquer mecânico instala, sendo mais fácil até do que o Macrotorque (assim o mecânico me disse). A alavanca pode ser colocada no painel central, ao lado do câmbio; Muito fácil de acionar e também muito bacana, diferente!
Veja com o Rodrigo da 4crawl. Eles anunciam aqui no fórum.
Abrs
Olá Rodrigo...
Obrigado novamente...:palmas: Conheci via net um gaucho que encomendou para a Askby nos EUA e pegou via correio... tava prá lá de satisfeito tchê !!:dance::dance: Entrei contato via net e eles me responderam prontamente... to vendo o que faço... Vou entrar em contato com o Rodrigo da 4crawl e ver tbem o que sai... Abraço :concordo:
PS Kaiser por enquanto no estaleiro (ja avisei a loja).. rsrsrs :mrgreen:
O link do video
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=AOrY8roQ774&feature=player_embedded[/ame]
Zeca, o bloqueio do vídeo não é ARB Air locker. A única coisa ARB do vídeo é a tampa do diferencial.
O modelo desse diferencial me parece ser um diferencial elétrico.
Já sobre quebrar coroa e pinhão, mesmo regulado perfeitamente, se não tiver um bloqueio com carcaça que ature a torção do eixo, a coroa e pinhão podem "embicar" dentes e quebrar exatamente como no vídeo. É só forçar um pouco mais o carro...
Abs :concordo:
Valeu!
De qualquer forma, é sempre bom ouvir uma historia com detalhes de como foi a quebra e a situação. Não somente o bloqueio quebrou e é uma merda, nao comprem.
Sacou?
Concordo plenamente. Formar opinião coma apenas uma opinião de um dos lados não é bom para ninguém.
Segue abaixo parte de um texto muito legal escrito pelo Scott Frary da dynatrac, um dos melhores fabricantes de eixo dos EUA - tradução porca feita por mim.
"Bloqueios selecionáveis – Esse é um diferencial que pode ser mudado de aberto (ou limited slip no caso do ected) para 100% bloqueado (ou semi-bloqueado no caso do ected) pelo operador do assento do motorista. Operados por 12v, ar ou cabo. Esses produtos tem comportamento superior quando comparado com bloqueios automáticos na rua, mas somente quando estão desligados.
Os bloqueios nessa categoria incluem: ARB, Auburn Ectec, Eaton Elocker, Ox Locker e Zip Locker.
ARB continua sendo o líder da categoria para se bater. Enquanto podem sofrer com a má instalação pelos mecânicos, eles permanecem no topo da categoria. Quando bem instalados são altamente confiáveis, travam e destravam muito rapido e são muito fortes.
Eaton Elocker são comparados ao ARB nos modelos D30 e D35, mas o Elocker tem a vantagem de ter atuador em 12v. A Eaton diz que seus testes mostram que o elocker pode ser tão forte quanto o ARB em resistência e atuação. Os outros modelos de elocker, por exemplo D44 e D60, tem um design menos desejável e são muito mais fracos quando comparados com os modelos da ARB. Sua atuação, apesar de ser em 12v, é diferente do modelo d30 e d35 e não é confiável. O Elocker é similar ao modelo GKN produzido pela tru lok que é standard nos modelos JK com pacote rubicon. Fique alerta quanto a isso. Como mencionado acima, Elocker de d44 são de design diferente. Esse design é muito mais fraco que os usados no GKN no tru lok.
O Ox Locker é muito forte, mas ainda briga com seu método de acionamento ruim. O cabo pode ser muito bom ou muito ruim dependendo da instalação. O Ox ainda pode ser acionado via ar ou elétrico, mas nós não tivemos ainda respostas suficientes no período. Normalmente de fácil travamento, algumas vezes pode ser difícil destravar.
O Auburn Ected é ótimo no papel, mas funcionando não é tão robusto como os outros. Seu design é baseado em embreagens limited slip que não travam ele 100%. Quando acionados, entra uma pressão extra na embreagem que age como travada até que o torque do motor ou tração sobreponham a pressão da embreagem. Então escorregam... E mais, com o tempo a embreagem desgasta e o bloqueio se torna menos efetivo. As engrenagens laterais tem seu eixo estriado muito fino e já vimos alguns semi-eixos roletando as estrias. A auburn está trabalhando para corrigir as falhas desse bloqueio.
O Zip Locker (importado pela yukon/randy's r&p) é uma imitação do antigo design da ARB e é um substituto fraco dos novos ARB. Ele pode ser mais em conta que o ARB, mas não vemos benefícios especialmente se as falhas causam efeitos colaterais para as engrenages e outras partes internas".
Abs :concordo:
Pessoal desculpa entrar no meio da conversa com uma pergunta tão básica, mas eu tenho uma dúvida... O boquei, independente do modelo, ARB, Eaton, etc... ele está relacionado ao tipo de relação 4,56, 4,88 etc, ou ao tipo de eixo, dana 30, 35, 44 etc....?
O que eu quero saber é se posso instalar o bloqueio num dana 44 com a relação original, e depois substituir somente a relação sem ter que trocar o bloqueio, ou se tem um bloquei para cada relação...
Outra pergunta, mas que não tem muito a ver com o bloqueio, é se é comum mudar a relação do eixo dianteiro. Normalmente só leio a respeito de trocas na traseira.
Estou com o meu primeiro 4x4 por isso essas dúvidas tão triviais hehehe
Valeu pela paciência pessoal! :mrgreen: