Muito debate e nenhum desafio até agora?????
Versão Imprimível
Muito debate e nenhum desafio até agora?????
Pessoal me diz ai, qdo aciono o bloqueio de meu Niva.. funciona q é uma blz.... mas pra voltar é uma briga de foice, a última vez demorei uns tres dias pra desenroscar a alavanca, o q esta acontecendo??????
Hehehehe
Boas idéias! :mrgreen:
Saiu Massey Fergusson (é assim que escreve?) com Dana 44? :cool:
Agora papo sério.
Alguém se habilita a propor uma metodologia adequada para o comparativo dos bloqueios?
Por onde começamos?
Abs.
Lendo todas essas discusões, tirei a conclusão que o melhor boqueio não só custo x beneficio mas praticidade x custo x beneficio, instalei onten na trilha sc um bloqueio "Eaton Elocker" com acionamento eletrico.
Fiz um furo no painel do lado do botão do espelho eletrico "troller 2011",
A 100 KM/h acionei o botão sem problema, não faz nenhum barulho, nem mesmo em posto de combustivel rsrsrs.
Andei hoje em dunas na praia de Barra Velha -SC e ficou ótimo, o bloqueio trazeiro passei pra frente e funcionou muito bem. Só pessou um pouco a direção.
Troller 2011 220cv.
Ademar - Joinville - SC
Loras,
Pensando em nossa relidade partiria de duas viaturas ORIGINAIS e "iguais", com mesmos pneus dentro do dia a dia da maioria, logo algo como 33" ou no máximo 35".
Definido isso e com os bloqueios instalados, colocar as viaturas para realizarem as mesmas tarefas, no mesmo local "simultaneamente"...
Deixo para os mais criativos imaginarem as provas/obstáculos a serem superados, e a partir dai, desmontar os eixos, bloqueios e comparar as peças/desgastes em ambos os casos.
Apesar de gostar da idéia, minha experiênica (pouca, 2 anos com ARB no meu ex CJ5 nos 2 eixos e 4 com LSD Track Lock na F1000 - original de fábrica - eixo trazeiro) me diz que se não for um desaforo MUITO grande, os produtos de "renome" não vão nem sentir cógegas nem quebrar o resto do carro.
O que ouço e conheço de problemas nos bloqueios são os seguintes:
Durante a instalação (todos): não observar ADEQUADAMENTE as instruções dos fabricantes, não respeitar as folgas/regulagens recomendadas e instalar o bloqueio com outros componentes do difrencial já apresentando desgaste.
Automáticos: estalos em excesso, carro "quadrado", folgas, problemas construtivos/de montagem/ de fabricação.
Selecionáveis: Problemas no mecanismo de acionamento.
ARB falha na linha de ar, Eaton algum mau contato, não funcionamento por excesso de temperatura, Macrotorque/Ox Locker problemas com o cabo.
Fora isso, também gostaria de ver um teste de gente grande....:concordo:
[]s
Eddie,
Será que não seria mais prático um teste de bancada?
Como controlar as condições iguais nos obstáculos para ambos carros?
Eu penso que envolver instalação em dois carros é muito complicado e custoso. Além de limitar o teste a duas marcas.
Se criassemos um suporte de bancada que reproduzisse as mesmas condições em todos os testes, poderíamos testar inúmero bloqueios na mesma "carcaça".
Ex. uma carcaça antiga acoplada um motor (que gere torque suficiente para atingir o ponto de quebra), semi eixos reforçados, e algo que simule a carga do conjunto roda/pneu em cada ponta.
Alguma revista estrangeira já fez algum comparativo nesse sentido?
Abraço,
Loras,
Tem uns testes dos ARB feitos em laboratório comparando com um air locker genérico (inclusive este video foi postado aqui no fórum).
No Brasil temos a opção do IPT, instituto Falcão Bauer, etc, que podem realizar ensaios destrutivos com TODOS os parâmetros controlados, ou ensaios com as variáveis que imaginarmos dentro do que o equipamento deles permitir.
Já mandei testar mosquetões de vertical, (alimúnio e aço) no IPT para ter um critério objetivo de troca para uma empresa que presto consultoria.
Abraços
Eddie,
Eu lembro desse teste da ARB. Inclusive foi postado no tópico do comparativo aqui no próprio fórum.
Mas ainda que 100% imparcial e tecnicamente bem conduzido, o conflito de interesse é explícito.
Tem idéia de quanto custaria um teste desse nesses institutos? Possui algum contato por lá com quem possamos sondar algumas informações?
Abraço,