Walter,
O sistema trabalha com um diâmetro padrão (original) e aplica os freios (através de válvulas) de forma a não travar a roda. Para isso é considerado o peso do conjunto pneu/roda original e o diâmetro do mesmo. Os sistemas dependentes do ABS, como ESP e TCS consideram além disso, rolagem de carroceria, entre outros, lendo os dados dos 4 sensores de roda, 1 sensor principal e outros sensores de inclinação de carroceria, entre diversos outros sensores que trabalham em conjunto, além dos do airbag. Esses sensores precisam estar em perfeito estado para garantir que todos os dispositivos de segurança vão atuar da maneira correta e na hora correta.
Em veículos com controle de tração, esp, etc, não há o que se discutir, é necessário corrigir, pois senão é dor de cabeça com modo de segurança etc. Mas, em veículos sem isso, não vejo muito sentido. Nos dois casos, não existe nenhuma segurança nem comprovação de que o ABS irá de fato atuar de maneira eficiente. O sistema trabalha com válvulas que aplicarão determinada força no freio seguidas vezes de forma a não fazer a roda travar. Corrigir o diâmetro da roda não corrige a pinça, o disco, as tubulações que não estão preparadas e nunca foram testadas com um conjunto de pneu/roda maiores e principalmente extremamente mais pesados que o original.