Não estou usando nenhum scanner. Estou aguardando alguém postar uma foto/video do scanner ELM327 (ou outro de preço similar) funcionando no 3.0, e aí sim vou usar a solução proposta. Até agora, você é o único que alega que fez funcionar.
Versão Imprimível
Mea culpa. Como o tópico é "ELM 327 (...)", tinha entendido que você fez um ELM 327 funcionar no 3.0. Eu não tentei a sua sugestão de trocar os pinos, pois o ELM327 não tem alguns dos pinos que você disse para trocar (o pino do carro ficaria num slot vazio do scanner) daí com 100% de certeza não ia funcionar. Vi pelas fotos no eBay que o V-Checker tem todos os pinos. Mês que vem vou arriscar comprar.
Thanks.
Martin
V-checker tá muito mais em conta no aliexpress http://www.aliexpress.com/item/Car-T...503014328.html do que no E-bay
o link acima aparenta ser um com instruções de operação no display em chinês, mandarim... sei lá o que. Esse é em inglês.
http://www.aliexpress.com/item/V-Che...276430343.html
O ELM-327 não le o troller, nem na Marruá, mas na Marruá consigo apagar os registros do modulo, o que acontecia quando rodei um tempo sem o cabo do velocímetro nos deslocamentos entre as oficinas.
Tenho acompanhado o tópico, nenhuma novidade? Algum scanner que funcione no troller 3.0 2010????
Ninguém comprou o V-Checker? Eu desisti pois estou vendendo o carro.
Como no final do ano passado fui à casa de minha cunhada e não tinha o que fazer, fiquei sapeando pelo fórum e acabei por encontrar esse tópico e comprei três itens no aliexpress: Vchecker, ELM327 blue tooth e um cabo extensor para porta obd. Comprei tudo no dia 23. postaram no dia 24. Chegou no Brasil entre os dias 16 e 17/01/15. Mas daí os correio.... O ELM327 e o cabo foram entregues semana retrasada (O CD do ELM veio rachado, unitilizado). Já o Vchecker foi entregue em um endereço em Jaraguá do Sul/SC. :shock:... Daí estou na briga com os correios para o reembolso. Se conseguir, vou comprar de novo.
Ressuscitando o tópico.
Comprei o V-checker a301 e uma extensão. Pelo que já foi colocado é trocar a pinagem 3 pelo 6 e 11 pelo 14 pra fazer funcionar, mas tô querendo entender o pq antes de simplesmente trocar, ligar e testar baseado em relatos mas sem ver funcionar na prática... antes que alguém se manifeste, não tô duvidando mas por precaução quero saber o que tô fazendo pra não fazer errado e dar em merda.
De acordo manual o V-checker lê 05 padrões(ISO15765 CAN BUS, ISO 14230 kp2000, J1850PWM, j1850VPW, e ISO914-2)de ODB2 automaticamente.
No troller (2007 3.0) existem os pinos 4,5,6,7, 14 e 16.
Senão tivesse o 07 estaria no padrão CAN BUS.
Deduzo que passando o 6 para o 3(vazio) e 14 para o 11 (tb vazio) ficaria no padrão ISO 914-2 e seria possível a leitura do scanner conforme diagrama abaixo.
Será isso mesmo?
Teste feito, veredito final: não funciona.
Não funciona como trip computer/computador de bordo apenas como diagnóstico OBD. E para essa função (diagnóstico OBD) nem é necessário a troca da pinagem.
A mensagem após tentativa de leitura dos padrões de pinagem OBD é: "only OBD diagnost is suported for this vehicle".
Vc até consegue lêr e apagar erro, mas tb é só.
Só pra constar a pinagem da extensão ficou 3(substituindo o 6), 4, 5 , 7, 11 (substituindo o 14) e 16 e funcionou do mesmo jeito que com o cabo original do V-checker (para diagnóstico OBD). Inclusive o conector obd fêmea que eu peguei no desmanche tinha ford em relevo na peça e a pinagem era exatamente essa 3,4,5,7,11,16.
Vou fazer ainda alguns testes alterando os padrões mas tô achando que talvez a ECU do troller não seja compatível com função (trip computer). Díficil acreditar né... mas tá parecendo.
Detalhe... o V-checker funcionou legal em fiat, GM e VW (1.0 e 1.6).
Pedro esse diagnóstico OBD inclui leitura de sensores, como temperatura, RPM, pressão do rail, trottle position... ?