Postado originalmente por
r.caribe
Gente, infelizmente o nosso 3.0 não funciona muito bem com CANBUS. Os pinos 14 e 6 estão certos e a voltagem está certa para CAN, mas não conecta com esses scanners genéricos pois a ECU da Siemens (diferente da ranger) tem alguma codificação diferente que os scanners genéricos não conseguem conectar. Clássico uso de segurança por obscuridade (segurança pra quem afinal? Quem tá ganhando com isso não é o consumidor e sim os fabricantes de scanner para motor que cobram 20x mais que esses genéricos). Já o pino 7 do conector OBD do Troller é para comunicação via K-Line, ou também chamado de ISO 9141-2, mas também não funciona. O ISO 9141-2 teria de tar com 12V aguardando conexão, que é estabelecida com o scanner jogando para terra em 5 bauds, ai estabelece conexão, só que ele está com 0V pelo menos no meu carro. Mais uma vez, é um padrão internacional que foi ignorado pela Troller (Não adianta culpar a Siemens pelo ECU, quem define esses parâmetros é a fabricante do veículo).
Resumindo, esqueçam qualquer scanner genérico no Troller 3.0