Sobre este assunto, comprei um scanner desses mais baratos que achava que funcionaria com o NGD 3.0. Ainda não acabei os testes pois vou fazer a inversão da cabeação que o colega sujeriu lá trás, mas fui pesquisar na internet descobri que não vai funcionar pois tem que atender ao padrão MS-CAN (padrão antigo da Ford/Mazda)e o mesmo não atende. A Mazda vendia a ranger nos EUA, pois andei em uma lá no ano de 1998 e era igualzinha a ranger brasileira. Existe o padrão CAN posterior a 2008 que quase todos os carros tem que seguir mais não é este pois o troller NGD 3.0 é de 2006. Nem todos os scanners baratos atendem ao padrão MS-CAN. O que eu comprei, descobri depois que não atende. Tem um site que explica melhor a inversão da cabeação trazida pelo colega Abreu lá trás. Quem se interessar mais pelo assunto. Segue o link do site.
FORScan forum • View topic - How to access MS CAN bus using FORScanV2 and modified ELM327
O scanner indicado pelo forista Abreu nos posts anteriores é o "V-checker A301 Trip Computer". Segundo as especificações atende ao MS-CAN.
Achei na internet um scanner mais barato que talvez funcione pois segundo o site ele é compatível MS-CAN.
https://produto.mercadolivre.com.br/...ta-entrega-_JM
Se alguem quiser arriscar.
Abraços.