Postado originalmente por
Walter da Camper
Thiago,
De fato trata-se mesmo de achismo, pois não temos informações concretas, embasadas e confiáveis (cada montadora diz uma coisa diferente).
Assim, só se pode contar com a experiência para formar uma opinião sobre o assunto.
Eu sempre gostei dos motores diesel por achá-los mais confiáveis em relação ao ciclo Otto, principalmente em situações severas de uso.
Na minha impressão pessoal de achólogo, sinto que os motores diesel estão ficando cada vez mais parecidos com os gasolina. Elásticos, silenciosos, menos poluentes, mas o preço disso é a redução da confiabilidade, tornando-os realmente parecidos com os gasolina neste quesito também, pois quanto maior o nº de peças que compõe os sistemas vitais, maior a chance de panes.
Nos diesel mais antigos dá pra contar nos dedos de uma mão quantas peças poderiam deixar o carro inoperante em caso de falha. Além disso eles eram capazes de queimar até óleo de pastel, tendo como único ponto fraco a existência de água no combustível (isso nas bombas VE, pois as in-line resistem até a diesel com água)
Sei que é suicídio forístico defender motores mecânicos num tópico criado por pessoas interessadas em comprar um carro 2013. Nem é essa a minha intenção.
Apenas menciono isso para incentivar as seguintes reflexões:
1-Se for verdade que o diesel com enxofre acima de 50 ppm é danoso aos novos motores, então os motores diesel tornaram-se mais melindrosos do que os otto flex que tem relativa tolerância a substâncias estranhas no tanque?
2-Será que os donos de postos estrada a fora não vão sacanear vendendo S1800 como S50. Vai ter algum kit de teste para saber antes de abastecer?
3-Ainda admitindo que as fábricas estão dizendo a verdade sobre a obrigatoriedade (técnica e não legal-política) do S-50, será que o motor diesel a partir de 2012 deixou de ser a melhor opção para quem pretende usar em condições adversas, como viágens e expedições pelos rincões do Brasil?
Em prefiro acreditar que não.