Postado originalmente por
Orlando Castro
Isto aqui está muito parado pro meu gosto. Vamos lá !!!
Teve Bocaina sim.
Fomos em quatro carros: João reinaugurando o Niva, Eu (Jpx), Augusto (Arrombado) Jpx e Felix (Troller).
Encontro no Belvedere às oito da manhã, partimos 8:15 ~ 8:20, parada no Posto Cascata para baixar os pneus e como sempre devemos ter entrado na trilha por volta de 9:30 ~ 10:00.
O tempo estava bom, mas a trilha estava molhada, pois, de acordo com o pessoal do posto choveu muito na noite anterior. A primeira fase estava com uma camada de lama fina, o que tornou aquela parte fácil (depois que passaram máquina) em subidas e descidas bem interessantes, mas sem prender ninguém. Subimos direto. Passamos por três camaradas de moto com pneus de rua, com dificuldades para subir.
Estávamos preocupados com o nível do Rio do Braço, mas estava normal, e mesmo o João com carro à gasolina passou sem problemas. Chegamos no Bosteiro e somente eu me aventurei a enfiar o carro naquela encrenca. O degrau de mais ou menos 1,5 metros está tão íngreme, que o carro desceu sem qualquer possibilidade de controle, até bater de bico na lama embaixo, a ponto do estepe empenar a tampa da mala levemente para dentro. No que o carro bateu de bico, senti a traseira do carro balançar, aí acelerei com medo dele tombar pra frente e dei outra porrada, agora desalinhando também de leve o lado direito do parachoque traseiro. As motos passaram por nós e os caras estavam quase morrendo, pedindo água.
Chegamos no Buraco do Tavinho, e uma das motos estava com lama até a metade das rodas. Haja força pra sacar a moto da lama. Putz. Mais água e seguiram.
Passamos, contornando pela direita o dito buraco e na subidinha logo após, onde já se formou um outro buraco, o Augusto caiu com a roda traseira esquerda e teve que ser rebocado. O Arrombado ainda queria tentar passar por dentro do buraco. Puxei ele com cinta sem problemas.
Pegamos então a descida até o Poção de Lama e, advinhem... Uma moto agarrada no final desta. Ajudamos a retirar a moto e eles passaram pelo Poção com relativa facilidade.
Na sequencia fui passar e também atolei no mesmo local da moto, em um creme com consistencia de creme de abacate com mais ou menos uns 40 cm de profundidade. João me guinchou para tras, ladeira acima, Augusto berrou: "Acelera Arrombado" !!! Arranquei em segunda, troquei pra terceira, acelerando ladeira abaixo e.... Prendi de novo no creme de lama, até os eixos. Emendamos as três cintas que tinhamos com a ajuda dos motoqueiros que já estavam do outro lado do Poção e sai com meu Guincho. Deixamos as cintas no lugar, Mourões de Eucalipto que Jipeiros cravaram em pontos estratégicos. João desceu acelerando e prendeu tambem, foi só botar o guincho na cinta e sair. Augusto fez um caminho diferente (Segundo o próprio, foi o carro que escolheu o caminho) subindo no barranco e passou. Félix passou também.
As motos seguiram pelo desvio a esquerda, sendo que um deles caiu logo no inicio, de leve, levantou e seguiu. Augusto optou pelo Tobocar, desceu e atolou no lodo que se formou ali em baixo. Optei pelo desvio e puxei o Augusto com cinta, João chegou a subir para o Tobocar mas quando viu Augusto preso, abortou e veio pelo desvio, Félix veio atras.
Na subida a seguir as motos tiveram que ser levadas uma a uma pelo mesmo piloto, mais experiente dos três, porém com grande dificuldade. A partir daí não os vimos mais.
A erosão no centro da ladeira estava grande e a opção era começar pela direita, cruzar um lado para centralizar a erosão e pé no fundo. Após umas três tentativas, consegui subir na força do MWM todo acelerado as rodas girando e o carro subindo muito lentamente, até que tracionou e foi numa porrada só até o topo. Augusto ficou tentando tombar o carro para um lado, para o outro, mas por sorte não conseguiu. Cavamos um pouco de terra para dentro da erosão, uma ajeitada aqui outra ali e ele subiu. João deu mais umas cavadas e ele e Félix passaram.
daí pra frente, tome estradinha de terra, serra pra Bananal onde chegamos às 18:00 com muito sol ainda. Café, calibragem dos pneus e estrada. Acho que cheguei em casa por volta das 20:00. Se fossem uns 8 ou 10 carros, acho que dormiriamos lá.
Como sempre valeu !!!
Camói, Perdeu !!!
ABS.