Bom, acho a teoria meio simplista, mas se for pensar assim as SW de 96 para frente são todas com mola helicoidais na frente e atras.
Versão Imprimível
EZAHN
Tinha me esquecido de citar ela , logo : nunca andei em uma 96 mas deve ter o mesmo comportamento nosquebra molas do ENGESA pois a suspensão é de molas espirais .
Acho que a conclusão é simplista mesmo , mas posso estar errado , falta alguem que tem estas SW4 96 fazerem seus relatos , as vezes quem tem estas SW4 nunca passaram em quebra molas nesta velocidade citada por mim , de 90 km/h como sempre passo com meu ENGESA , ontem mesmo passei com o ENGESA a 105 km/h só pra testar e ele nem viu o quebra molas .
Meus 0,02 cents...
Falando de hilux original.
até 95 - a frente tende a mergulhar, dando fim de curso na dianteira. Ideal é trocar amortecedor e a barra de direção
até 02 - a traseira tende a dar fim de curso, chega a irritar. Ideal é trocar mola e amortecedor.
SW > 2005 - Perfeita, por enquanto!!!
Ou seja... hilux, principalmente gasolina presa pelo conforto, e deixa a estabilidade um pouco de lado.
Abraço
BOM DIA PESSOAL,
VOLTANDO AS MOLAS TRAZ. SW4
COMO JÁ RELATEI AQUI NO FORUM, AS MOLAS ORIGINAIS TEM 38 CM DE ALTURA E 13,5 mm DE FIO,
FIZ MOLAS NA SRC COM SR. INACIO, COM 41 CM DE ALTURA E 15 mm DE FIO
SÓ QUE FICOU ALTO DEMAIS , O FUNDO FICOU TODO TRAVADO EM CIMA, COLOQUEI 100 KG DE AREIA E FOI MESMO QUE NADA , NÃO SEDEU, RESULTADO VOU TER QUE VOLTAR ÀS MOLAS ORIGINAIS, AS QUE FIZ NÃO TEM COMO CORTAR, QUE NA PONTA TEM QUE TER O APOIO DO ALOJAMENTO.
Engels,
NO MEU CASO USO O CARRO PARA O DIA A DIA , SÓ QUE QUANDO VIAJO COM CARGA MAXIMA FICA SEPANDO, BATENDO FIM DE CURSO, SÓ QUERO ELIMINAR ESTE PROBLEMA, NÃO MODIFIQUEI AMORTECEDORES CONTINUA ORIGINAIS, COM ESTAS MOLAS QUE MANDEI FAZER FICOU ALTO DEMAIS
Sinval
SINVAL
A sua SW4 é de que ano ???
Acho que vc colocou estas molas talvez por indicação minha , a minha SW4 a BONEQUINHA que hoje esta como DIEGOSS , mandei fazer na SRC com 40cm de comprimento e fio de 15mm AS ORIGINAIS cansadas tinham 36cm e fio de 14,5 .
RESULTADO : A BONEQUINHA ficou com a traseira altinha como queria , só da fim de curso aberto qdo passo num quebra um pouco mais rápido , mas no uso diário ficou muito boa .
Minha atual SW4 2002 esta com a traseira um pouco arreada e tirei APENAS a medida do diametro do fio das molas traseiras , QUE POR INCRÍVEL QUE PAREÇA elas tem APENAS 13,8mm de espessura de fio , ou seja 0,7 mm mais fino do que as molas da SW4 93 .
Estou pensando em trocar as molas da SW4 2002 pelas molas velhas da SW4 93 , mas primeiro tenho que medir o comprimento das molas da 2002 .
As molas da SW4 93 ela tem o formato paralelo , ou seja a mola tem o mesmo diametro sendo que APENAS EM UMA EXTREMIDADE TEM O ÚLTIMO ELO MENOR .
Sugiro a vc em cortar a sua mola que mandou fazer EM APENAS UMA EXTREMIDADE QUE TEM O MESMO DIAMETRO DA MOLA e deixa a outra extremidade menor para encaixar no alojamento dela , sugiro a vc cortar 2cm , ficando com 39cm , SE FICAR AINDA BATENDO FIM DE CURSO ABERTO , CORTA MAIS 02CM , daí vc não precisará gastar dinheiro comoutras molas .
MAS QUAL É O ANO DA SUA SW4 ????
SINVAL
Não precisa de esquentar , cortando só o lado mais largo da mola ela só vai ficar umpouco inclinada no alojamento e ninguem vai ver isto e ela não sairá de la , vc não vai gastar praticamente nada , se esta mola ficou alta demais , não vai servir pra vc mesmo , vai ter que encostar ela aí , faz esta experincia que vai dar certo , a minha que mandei fazer com 40cm deu trabalho para entrar , se tivesse de fazer de nvo faria com 39cm de comprimento .
Amigos, somente um ponto que acho importantíssimo sobre ESQUENTAR MOLAS. Os fabricantes das molas gastam muito $$ em pesquisa e em um processo, que é feito logo após a fabricação das molas, que se chama TRATAMENTO TÉRMICO, esse processo visa "tratar" o metal da mola, em condições muito bem controladas (até mesmo sob atmosfera controlada), para que o metal possa aguentar às solicitações mecânicas cíclicas que uma mola de amortecedor está sujeita. O metal da mola só possui a devida resistência e grande vida útil graças à esse tratamento.A maior besteira que podem fazer é "esquentar" a mola com um maçarico (já vi muuuita gente fazendo isso para rebaixar o carro), pois se você esquentar a mola ela vai perder todas as propriedades mecânicas (resistência à fadiga, esforços cíclicos) que o tal do TRATAMENTO TÉRMICO que a empresa fez, pois ao aumentar a temperatura do metal novamente, as estrutura interna (ligação entre átomos é refeita, anulando o tratamento térmico anterior).Podem achar besteira, mas falo por que tenho embasamento técnico!!Espero ter ajudado, abraços!!
CARO RED_CAMEL
Acho que vc não entendeu o que falamos , nós dois eu e o SINVAL sabemos disto nem eu e nem ele falomos em ESQUENTAR as molas , muito pelo contrário tanto ele como eu falamos em NÃO ESQUENTAR AS MOLAS .
Só que o EZHAN citou que as molas das SW4 97 são diferentes das molas das SW4 93 , elas são sim MAS NÃO SEI SE NAS SW4 97 as molas tem as duas extremidades com diametro menor do que o meio da mola , se isto é fato , então não pode cortar para encurtá-la .
Pois na mola da SW4 93 , SÓ TEMUMA EXTREMIDADE COM DIAMETRO MENOR , se na SW4 97 for da mesma forma , pode cortá-la para diminuír o comprimento .