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  • #1
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    Citação Postado originalmente por ezahn Ver Post
    josé antonio, fico desconfiado que seja a bomba d'água. Ela só vaza com o motor funcionando mesmo. A água apareceria em baixo da polia que pega todas as correias, a polia mais de baixo, sai da tampa da correia dentada. Veja se ali não tem um sinal de água.
    Se for no radiador do ar quente a agua aparece no dreno do ar condicionado. Ande com o ar condicionado desligado e veja se tem sinal de água no dreno (pode amarrar um paninho no dreno e ver se ele continua seco)
    ôhhhh nhaca sô

  • #2
    Usuário Avatar de dpab
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    04/06/2004
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    José Antonio,
    Já que vai trocar tudo isso (se é que vai precisar mesmo), não esqueça de acrescentar a válvula termostática também.
    Um abraço, Delfim.
    TOYOTA HILUX SW4 3.0 TDI, 1999 + QUEBRA-MATO INOX + SNORKEL OGZ + RANCHO RS9000XL WITH WIRELESS REMOTE CONTROLLER + AIR LIFT 1000 + BF AT 265/75R16.

  • #3
    Usuário Avatar de José Antonio Cruz
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    27/08/2008
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    Não quero trocar tudo. quero descobrir onde está o problema e economizar o máximo possível. Como já estava na autorizada trouxe os preços das peças aqui em SP.

    O importante é a viatura voltar a rodar com segurança sem gastar muito.
    José Antonio Cruz.

  • #4
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    Estava com problemas semelhantes aos relacionados aqui.
    Só percebia redução do nível da água da minha Japa (mariposa) depois de rodar alguns dias (na cidade) ou um dia de viagem..
    A última viagem que fiz a Brasília fui com ela e depois de um dia inteiro de estrada, cheguei lá e rodei bastante (na cidade) ainda no mesmo dia a noite...
    quando estava indo para o hotel (por volta de meia noite) o carro esquentou... o termometro subiu mais que a metade, mas não chegou a tres/quartos...
    Logo parei e completei o nivel da água (que recebeu mais de 2 litros).

    no dia seguinte levei a um "especialista" em radiadores (em BSB) e ele disse que teria que "varetar" e tirar os vazamentos do mesmo.

    após a limpeza e solda do radiador, trocou a água (que estava completamente marrom) e adicionou fluido...

    Resumindo, o problema passou para as mangueiras, que agora estão apresentando vazamentos e estão esticando (formando uma especie de bolha)
    Só para ressaltar... a água do reservatório NUNCA seca! Nem antes de consertar e nem agora que o sistema está trabalhando com pressão..

    Porque isso está acontecendo?
    O que devo fazer???
    PS: a tampa do radiador não é original.. algum problema?

    Abraços
    --
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  • #5
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
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    Titaniun
    É normal após a limpeza de um sistema de arrefecimento muito sujo as mangueiras apresentarem vazamentos, pois elas ficam ressecadas por dentro com pequenas trincas q estão tampadas pelo ferrugem, apos a limpeza e aditivo esse ferrugem vai embora e as trincas abertas deixam passar agua, que vem caminhando pela trama de lona até a ponta onde vaza. Também pode acontecer de algum selo vazar, aquele radiadorzinho do ar quente ou até a bomba dagua. O negocio é trocar tds mangueiras ruins e colocar aditivo novamente. A tampa se for de pressão correta acho q é 0,9 BAR td bem.

    Abraço
    Leonardo Diccini
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    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • #6
    Usuário Avatar de titanium
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    Muito Obrigado Leonardo e Guilherme!

    Mas o que pode acontecer para o reservatório de água (que fica ao lado do radiador) nunca jogar agua para dentro do radiador (por sucção)?
    Inclusive acho que está acontecendo o contrário... depois que consertei o radiador e o sistema está realmente selando (dando pressão), quando vou verificar o nível da água ela tem baixado e o reservatório está aberto (com a tampa aberta).. será que a pressão do radiador está indo para o reservatório?
    Se for, o que pode significar?
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #7
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Muito Obrigado Leonardo e Guilherme!

    Mas o que pode acontecer para o reservatório de água (que fica ao lado do radiador) nunca jogar agua para dentro do radiador (por sucção)?
    Inclusive acho que está acontecendo o contrário... depois que consertei o radiador e o sistema está realmente selando (dando pressão), quando vou verificar o nível da água ela tem baixado e o reservatório está aberto (com a tampa aberta).. será que a pressão do radiador está indo para o reservatório?
    Se for, o que pode significar?


    TITANIUM

    A lingua portuguesa é uma merda , NÃO ENTENDÍ O QUE ESTA OCORRENDO NO SEU CASO .

    Na primeira frase sua vc afirma que a água do reservatório nunca volta para o radiador ( por sucção ? ), NESTE CASO SE A ÁGUA DO RESERVATÓRIO NUNCA VOLTA PARA O RADIADOR É PQ ESTA SEM SUCÇÃO e o reservatório deve ficar cheio de água e vc não epxlicou se ele fica cheio ou vazio .
    Este reservatório serve para receber a água do radiador qdo a água esta quente E POR SUCÇÃO qdo o motor e a água esfriar E SE O SISTEMA ESTIVER 100% LACRADO VEDADO , " FARÁ UM VÁCUO NO SISTEMA E A ÁGUA VOLTA PARA O RADIADOR , vc não falou ísto : SE A ÁGUA FICA NO RESERVATÓRIO DEPOIS QUE O CARRO ESFRIA, MANTENDO O RESERVATÓRIO BEM CHEIO .

    SE NÃO TEM SUCÇÃO PARA FAZER A ÁGUA VOLTAR AO RADIADOR , " AFIRMO COM CERTEZA ABSOLUTA QUE SEU SISTEMA ESTA COM VAZAMENTO , TEM ALGUM FURINHO EM ALGUM LUGAR " .

    Este reservatório é aberto mesmo não tem pressão nele , ísto é o normal .

    E qdo vc diz que : consertou o radiador e o sistema esta realmente selando ( dando pressão ) qdo vou verificar o nível da água ela tem baixado ( BAIXADO ONDE ,? NO RESERVATÓRIO OU NO RADIADOR , ficou a dúvida ) e o reservatório esta aberto ( ele é aberto mesmo )

    ...será que a pressão do radiador esta indo para o reservatório ??? Vai sim toda vez que vc funciona o carro e ele aquece em temperatura de serviço , AUMENTA A PRESSÃO NO RADIADOR E ELE MANDA ÁGUA PARA O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO ( é para ísto que ele esta lá ) e qdo o carro é desligado e esfria , SE O SISTEMA ESTIVER 100% VEDADO/LACRADO FARÁ VÁCUO NO MOTOR/RADIADOR E POR SUCÇÃO PUXARÁ A ÁGUA DO RESRVATÓRIO DE VOLTA PARA O RADIADOR/MOTOR .


    Então pela sua explicação , não deu para entender o que esta acontecendo no seu carro , ficou muito vago a sua explicação .

  • #8
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
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    Experimenta trocar a tampa se é duvidosa.
    Leonardo Diccini
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  • #9
    Usuário Avatar de José Antonio Cruz
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    Valeu Guilherme, a questão é por onde começar?
    Troco todas as mangueiras e tubos primeiro e vamos por eliminação. Depois bomba d'água ou válvula termostática (que ao meu ver está funcionando bem já que a água baixa tanto no radiador como no reservatório) e tem também esta passagem pelo ar quente do ar condicionado.
    Mais a minha dúvida realmente é por onde a água tem sumido??

    Vamos nos falando e obrigado a todos.

  • #10
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    Citação Postado originalmente por José Antonio Cruz Ver Post
    Valeu Guilherme, a questão é por onde começar?
    Troco todas as mangueiras e tubos primeiro e vamos por eliminação. Depois bomba d'água ou válvula termostática (que ao meu ver está funcionando bem já que a água baixa tanto no radiador como no reservatório) e tem também esta passagem pelo ar quente do ar condicionado.
    Mais a minha dúvida realmente é por onde a água tem sumido??

    Vamos nos falando e obrigado a todos.


    JOSÉ ANTONIO CRUZ

    Agora com este seu relato de a água esta baixando tanto no radiador qto no reservatório , complica mais ainda pq se esta baixando do reservatório é pq o sistema esta lacrado 100% fazendo formar vácuo no sistema , senão não voltaria a água do reservatório para o radiador , PODE SER DO SISTEMA DO AR QUENTE COMO FOI CITADO .

    No meu caso baixava a água do radiador e o reservatório ficava cheio e até entornava , pq o radiador estava furado e não fazia vácuo e a água SÓ ÍA PARA O RESERVATÓRIO e não voltava para o radiador entornando água no reservatório e faltando água no radiador .

    Mas como vc vai fazer , vai gastando pouco pq estas peças não são tão caras , lembre sempre de cotarpeças originais na AMERICA e FERRAÇO em Ponta Porã .

  • #11
    Usuário Avatar de José Antonio Cruz
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    Valeu Guilherme obrigado,
    esta semana começo os testes (vou começar com o duto de ar quente) e vou passando as informações para os amigos do forum.

    José Antonio Cruz.

  • #12
    Usuário Avatar de dpab
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    04/06/2004
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    José Antonio,
    Observe se está saindo água pelo cano de descarga, o que pode evidenciar problemas no cabeçote.
    Um abraço, Delfim.
    TOYOTA HILUX SW4 3.0 TDI, 1999 + QUEBRA-MATO INOX + SNORKEL OGZ + RANCHO RS9000XL WITH WIRELESS REMOTE CONTROLLER + AIR LIFT 1000 + BF AT 265/75R16.

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