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  • #13
    Usuário Avatar de ZYKAO
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    Citação Postado originalmente por José Antonio Cruz Ver Post
    Se for cabeçote trincado o óleo do motor deve estar misturado com água e espumando...

    Abraços,

    Hugo
    Amigos,
    estou acompanhando todo tempo as condições de óleo na viatura, que continua normal, nenhuma água no reservatório de óleo.
    José Antonio Cruz.[/QUOTE]


    Nem sempre o cabecote trincado deixa a agua ir para o oleo, pode estar indo a pressão do cilindro para a galeria de agua se houver uma pequena trinca, uma forma de saber se isto está ocorrendo é apertar as mangueiras do radiador quando o motor estiver quente. Se estiverem extremamente duras (ui...),sem condicões de comprimi-las com a mão, pode ser isso

  • #14
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    Vou falar minha triste experiencia ,já falei em outros tópicos mas vai aqui de novo vou tentar resumir ao máximo .

    Minha SW4 93 começou a sumir água do radiador e manter o reservatório com água , O QUE ACONTECE PARA CAUSAR ÍSTO ????? Pequenino vazamento de água pelo radiador ou mangueira FAZENDO COM QUE O SISTEMA NÃO FORME VÁCUO PARA PUXAR A ÁGUA DE VOLTA AO RADIADOR QDO O MOTOR ESFRIAR , A ÁGUA SÓ VAI PARA O RESERVATÓRIO E NÃO VOLTA SECANDO O RADIADOR E MANTENDO ÁGUA NO RESERVATÓRIO , assim qdo o carro esta parado e frio não vaza nada , qdo entra em temperatura de serviço vaza água na forma de vapor e vc não vê pingar em lugar nenhum , daí o furo foi aumentando e apresentou vazamento claro , SÓ QUE NÃO PUDE PARAR PARA TROCAR O RADIADOR e ficava completando a água E AS VEZES ESQUECIA e dava esquentes frequentes NUNCA CHEGANDO NO VERMELHO , até que um dia mandei fazer um radiador novo , MAS PRECISEI DE DAR UM PAU , ANDEI A 140KM/H POR 100KM qdo cheguei no destino o barulho do motor mudou , voltei e fui ao mecanico .

    RESUMO DA ÓPERA :

    Derreteu um pistão , não superaqueceu estava com temperatura normal pois estava com radiador novo , pq aconteceu então ? PQ HAVIA SOFRIDO MUITOS PEQUENOS ESQUENTES ANTERIORES com um esformo maior andando a 140km/h por 100km , foi a gota d'água .

    MINHA OPINIÃO :

    O seu carro deve estar com um pequenino vazamento de água e vc tem andado com ele assim e dado alguns pequenos esquentes , SE VC NÃO VERIFICAR O QUE ESTA OCORRENDO , ACHAR ESTE VAZAMENTO , VC VAI FUNDIR ESTE MOTOR , MESMO QUE A TMPERATURA NÃO VÁ AO VERMELHO , ocorreu ísto comigo , sugiro a vc não viajar mais com o carro nestas condições sob o rísco de perder o motor .

  • #15
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    07/12/2009
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    2x , Dr Guilherme falou tudo.
    Abs
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #16
    Usuário Avatar de wagão
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    O que mais me deixa em dúvidas é o fato que já tive problema com cabeçote numa L200, e agora na sw4 os sintomas são totalmente diferentes, pois o carro pega frio normalmente e quente tbm, não baixa nada de agua (pois o q larga pro reservatorio, se colocar de volta da a mesma medida), não mistura oleo na agua e vice versa, não esquentou nenhuma vez, se andar até 100km por hora é tudo normal não passa nada de agua pro reservatorio, só acima disso a agua passa um pouco, pode até ser cabeçote mas to muito chateado pois este carro não deveria incomodar nisso!
    uma pergunta, na mangueira q vai pro reservatorio pode sair ar por ela??
    Hilux Sw4 2002EfI Bf all e o resto originalzinha!!!
    Hilux Sw4 japa-95 Snorkel, bf mud 33x10.5, lift 3'',PX, guincho 12000L

  • #17
    Usuário Avatar de José Antonio Cruz
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    27/08/2008
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    Obrigado pelas dicas amigos,
    realmente enchi o radiador e o reservatório na terça feira e deixei o carro parado, hoje sábado desci na garagem e o nível da água continua o mesmo.
    Qual seria o próximo passo?
    Devo logo trocar o radiador e todas as mangueiras adjacentes ou fazer mais testes como sugerido?
    Por favor, qual o mecânico aqui em São Paulo posso levar a viatura para confirmar essas dúvidas e trocar o radiador?
    Alguém tem idéia do preço do radiador nas autorizadas Toyota (SW4 97)? Eu quero botar tudo original.

    Amigos, mais uma vez agradeço pelas dicas/informações.
    José Antonio Cruz.

  • #18
    Usuário Avatar de José Antonio Cruz
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    Amigos, acabei de chegar da autorizada Calcabiano no Berrini, vamos aos preços:
    Radiador - R$ 3.615,70
    Mangueiras, braçadeiras e tubos - R$ 270,00
    Tampa do radiador - R$ 86,71
    Bomba d'agua - R$ 1.633, 50
    Fluido de radiador - R$ 49,14 x 7 = R$ 343,98

    O mecânico da autorizada desconfiou da bomba, e solicitou pelo menos uma hora de mão de obra para identificar o problema (R$ 195,00 mão de obra/hora).

    No momento é isso, vou continuar na procura do que será??

  • #19
    Usuário Avatar de dpab
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    José Antonio,
    Já que vai trocar tudo isso (se é que vai precisar mesmo), não esqueça de acrescentar a válvula termostática também.
    Um abraço, Delfim.
    TOYOTA HILUX SW4 3.0 TDI, 1999 + QUEBRA-MATO INOX + SNORKEL OGZ + RANCHO RS9000XL WITH WIRELESS REMOTE CONTROLLER + AIR LIFT 1000 + BF AT 265/75R16.

  • #20
    Usuário Avatar de José Antonio Cruz
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    Não quero trocar tudo. quero descobrir onde está o problema e economizar o máximo possível. Como já estava na autorizada trouxe os preços das peças aqui em SP.

    O importante é a viatura voltar a rodar com segurança sem gastar muito.
    José Antonio Cruz.

  • #21
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    Estava com problemas semelhantes aos relacionados aqui.
    Só percebia redução do nível da água da minha Japa (mariposa) depois de rodar alguns dias (na cidade) ou um dia de viagem..
    A última viagem que fiz a Brasília fui com ela e depois de um dia inteiro de estrada, cheguei lá e rodei bastante (na cidade) ainda no mesmo dia a noite...
    quando estava indo para o hotel (por volta de meia noite) o carro esquentou... o termometro subiu mais que a metade, mas não chegou a tres/quartos...
    Logo parei e completei o nivel da água (que recebeu mais de 2 litros).

    no dia seguinte levei a um "especialista" em radiadores (em BSB) e ele disse que teria que "varetar" e tirar os vazamentos do mesmo.

    após a limpeza e solda do radiador, trocou a água (que estava completamente marrom) e adicionou fluido...

    Resumindo, o problema passou para as mangueiras, que agora estão apresentando vazamentos e estão esticando (formando uma especie de bolha)
    Só para ressaltar... a água do reservatório NUNCA seca! Nem antes de consertar e nem agora que o sistema está trabalhando com pressão..

    Porque isso está acontecendo?
    O que devo fazer???
    PS: a tampa do radiador não é original.. algum problema?

    Abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #22
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    Citação Postado originalmente por José Antonio Cruz Ver Post
    Amigos, acabei de chegar da autorizada Calcabiano no Berrini, vamos aos preços:
    Radiador - R$ 3.615,70
    Mangueiras, braçadeiras e tubos - R$ 270,00
    Tampa do radiador - R$ 86,71
    Bomba d'agua - R$ 1.633, 50
    Fluido de radiador - R$ 49,14 x 7 = R$ 343,98

    O mecânico da autorizada desconfiou da bomba, e solicitou pelo menos uma hora de mão de obra para identificar o problema (R$ 195,00 mão de obra/hora).

    No momento é isso, vou continuar na procura do que será??
    JOSÉ ANTOINIO CRUZ

    Caso vc descida a comprar tudo original , FAZ COTAÇÃO DE PREÇO ANTES NA AMERICA E NA FERRAÇO , estas lojas tem preços melhores do nas concessionárias de nossas cidades .

    Mas com relação ao RADIADOR sugiro a vc comprar do paralelo na PACCINI RADIADORES , comprei para a minha SW4 93 paguei R$780,00 posto aqui em casa , R$740,00 + frete R$40,00 .

    Radiador não tem a nescessidade de ser original , TEM PEÇAS QUE VC NÃO PODE COMPRAR DO PARALELO COMO OS PIVÔS DA BALANÇA .

    Não sou a favor de varetar o radiador , fiz ísto no meu e continuou a vazar e vc sabe o que aconteceu , pois relatei acima , só não citei que havia mandado varetar , QDO PRECISA DE VARETAR É PQ O RADIADOR JÁ ESTA BEM CORROÍDO POR DENTRO , logo : não vale a pena gastar fazendo meia sola ( minha experiencia ) .

    Qto a bomba d'água os cara cobraram 01 hora R$195,00 para testar a mesma , da uma olhada no preço da bomba d'água na AMERICA E FERRAÇO , talvez vc gastem um pouco a mais e troca logo gastando uma só vez .

    Mas é difícil de dizer o que vc tem que fazer pq como falei QDO É UM MICRO VAZAMENTO , É DIFÍCIL DE DESCOBRIR E VC ÍR TROCANDO PEÇAS SEM NESCESSIDADE VAI GASTAR MUITO SEM PRECISAR É REALMENTE UM DILEMA DIFÍCIL DE RESOLVER .

    No meu caso como falei fui até perder o motor , no meu caso foi o radiador como falei que vazava pouquinho e não dava para ver , MAS DEPOIS APRESENTOU VAZAMENTO GRANDE E NÃO PUDE PARAR PRA TROCAR E QDO TROQUEI JÁ ERA TARDE DEMAIS POIS O MOTOR JÁ HAVA SIDO COMPROMETIDO COM VÁRIOS PEQUENOS ESQUENTES , NUNCA CHEGANDO AO VERMELHO , MAS FOI O SUFICIENTE PARA DANIFICAR O MOTOR .

    DICA :

    EM CONCESSIONÁRIA VC VAI GASTAR MAIS DO QUE O DOBRO AS VEZES O TRIPLO DO QUE VC GASTARIA FORA DA CONCESSIONÁRIA , e foi por causa de uma concessionária TOYOTA de NOVA FRIBURGO-RJ que batí o motor pela primeira vez , ELES NÃO TROCARAM O ESTICADOR DA CORREIA QDO FIZ ESTE SERVIÇO LÁ , DAÍ COM 17.000 KM RODADOS DEPOIS DA TORCA DA CORREIA , O ROLAMENTO TRAVOU ARREBENTOU A CORREIA E O MOTOR FOI PRO SACO , PREJÚ DE R$10.000,00 ha 6 anos atras .

    SAI FORA DE CONCESSIONÁRIA .

    CONCESSIONÁRIA SÓ É ÓTIMA QDO VC COMPRA UM CARRO 0K E FAZ AS REVISÕES NA GARANTIA , AÍ VC PODE EXIGIR TUDO QUE TEM DIREITO E NA MAIORIA DAS VEZES ELES FALAM QUE ÍSTO OU AQUILO QUE VC RECLAMA É ASSIM MESMO . E DEPOIS QUE SAI DA GARANTIA , VC LEVA O CARRO LÁ PARA FAZER QUALQUER COISA ELES FAZEM UM ORÇAMENTO GRATUITO E DIZ QUE SEU CARRO PRECISA DE TROCAR UM MONTE DE COISAS PARA VC FICAR MAIS TRANQUILO , SEI BEM O QUE É ÍSTO .

  • #23
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
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    Titaniun
    É normal após a limpeza de um sistema de arrefecimento muito sujo as mangueiras apresentarem vazamentos, pois elas ficam ressecadas por dentro com pequenas trincas q estão tampadas pelo ferrugem, apos a limpeza e aditivo esse ferrugem vai embora e as trincas abertas deixam passar agua, que vem caminhando pela trama de lona até a ponta onde vaza. Também pode acontecer de algum selo vazar, aquele radiadorzinho do ar quente ou até a bomba dagua. O negocio é trocar tds mangueiras ruins e colocar aditivo novamente. A tampa se for de pressão correta acho q é 0,9 BAR td bem.

    Abraço
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • #24
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    Muito Obrigado Leonardo e Guilherme!

    Mas o que pode acontecer para o reservatório de água (que fica ao lado do radiador) nunca jogar agua para dentro do radiador (por sucção)?
    Inclusive acho que está acontecendo o contrário... depois que consertei o radiador e o sistema está realmente selando (dando pressão), quando vou verificar o nível da água ela tem baixado e o reservatório está aberto (com a tampa aberta).. será que a pressão do radiador está indo para o reservatório?
    Se for, o que pode significar?
    --
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