Hoje, 17/06/2011, posso dizer que entrei no que se poderia chamar de "inferno astral automobilístico", melhor dizendo no maior dilema com o qual já me deparei no que diz respeito à escolha de um veículo. Desde 2005 mais precisamente que tenho a PRADO como carro dos meus sonhos, ou melhor dizendo, SUV dos meus sonhos, pois já tive ML 320(modelo antigo) e atualmente tenho uma AIRTREK(MIT).
Acreditava que todos os atributos que um carro deva ter, ele(PRADO) quase tem: durabilidade, robustez, beleza tanto interior como exterior e conforto e espaço extremos a todos que nele habitam, faltando provavelmente uma motorização mais condizente com o porte do jipão. Eu até ontem dava como certa a aquisição de um LAND CRUISER PRADO 2008/2008 ou 2008/2009 no final deste ano(período em que terei money para adquirir o dito cujo); ocorre que tive contato, através da mídia na internet, com sites que estão divulgando a quatro cantos a chegada da nova e inédita FREELANDER a diesel, que possui um pacote que impressiona: motor diesel com 190 HP, câmbio com 6 marchas(command)shift, itens de segurança e conforto superior aos concorrentes na mesma faixa de preço(R$ 130 - S; R$ 148 SE e R$ 173 HPE), autonômia de até 970km com um tanque de 70lt, autonomia esta já comprovada pelo passeio promovido pela LAND ROVER no Rio Grande do Norte, inclusive com a presença, durante os dois dias de testes off-road, do nosso colega e grande conhecedor do assunto, SERGIO HOLANDA que já postou no blog dele as primeiras impressões dele sobre o evento.
Hoje pela manhã, não me contive e fui a CALTABIANO aqui em Brasília para ter um primeiro contato com o SUV... quando falo primeiro contato quero dizer que fiz apenas um reconhecimento(olhei o veículo e busquei o máximo de informações), tanto é que preferi por ora não fazer o teste drive. Embora não tenha dirigido o FREELANDER diesel tenho a certeza que é um suv com um bom torque(42,82 kgfm) e potência de sobra, 190hp, pois diante dos números obtidos durante o percurso no RN em que eles, jornalistas e especialistas, fizeram com mais de 10 land rovers (curiosamente em sua maioria na cor branca) foi registrado que a bordo do carro, a 120km, a rotação do motor ficou em 1600rpm. Constatei à primeira vista um se não na FL: o porta malas é muito tímido em relação ao da PRADO; tem apenas 755L. Além disso não tem a chamada marcha reduzida, embora seja 4x4, e mesmo assim conseguiu a homologação para rodar a diesel, assim como foi com a Mercedez ML320 CDI.
Agora pergunto aos colegas que semalmente trocam informações sobre a PRADO e que se encontram na mesma situação que eu, ou seja, ainda não adquiriram sua LAND CRUISER, se não é o caso de se pensar na FREELANDER pois mesmo na versão de entrada já tem itens de série que superam e muito aos da LCP tais como: 9 airbags, ignição do motor por botão, câmbio com 6 marchas e etc... A versão que me chamou a atenção e que de fato me coloca mais perto de uma FL do que de uma LCP é a SE que tem xenônio, som alphine com 9 alto falantes e sub ativo(320w), volante com controle de som e bluetooth, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e aro 18.
Para finalizar é preciso dizer que a FL faz de 0 a 100km em 9,5 e atinge a máxima de 190km/h e as revisões são feitas a cada 12.000 ou 1 ano e garantia de 36 meses.
Tenho pela frente 6 meses para me decidir, porém mesmo diante de tudo que relatei acima, podem crer que sempre que uma PRADO passa por mim, imediatamente um brilho aparece em meus olhos e aí colegas fica o dilema: racional x emocional. E agora? como lidar com isso? ... um abraço a todos e espero manifestação dos cruiseiros apaixonados!!!