
Postado originalmente por
rgoliver
Sim Gilberto, já ouvi falar contras também... Mas analisando bem a situação não vi nada tão ruim assim. Tenho usado a uns 3 meses e já completei mais de 10 tanques somente com o s10, por enquanto está tudo bem, vamos ver com o tempo. Tem sido bom no quesito consumo, como disse antes, melhorou e muito. Não uso unichip, portanto a potência é a mesma.
Peguei essa matéria da internet:
Qual a principal diferença entre o Diesel S-10 e o Diesel S-50?
As principais diferenças entre o S-10 e o S-50 é a quantidade de enxofre, e consequentemente de óxido de nitrogênio (NOx) e também de material particulado (MP) resultante da sua queima. Por ter um teor ainda mais baixo de enxofre ele se torna menos poluente. No que diz respeito ao número de cetanos, o Diesel S-10 passa a ter 48, contra 46 do Diesel S-50 e 42 do Diesel S-500, esse número é importante pois mede a qualidade de ignição do combustível.
Qual a principal diferença entre o Diesel S-10 e o Diesel S-500?
Entre o Diesel S-10 e o Diesel S-500 a diferença é grande, tanto no que diz respeito a quantidade de enxofre, óxido de nitrogênio e material particulado, quanto no desempenho esperado, cheiro, fumaça e consumo. Há de se ressaltar que não há diferença entre os combustíveis no que diz respeito a quantidade de biodiesel adicionado a mistura, tanto o S-10 quanto o S-500 e o S-1800 possuem adição de 5% de biodiesel.
Quais são as vantagens de utilizar o Diesel S-10?
O Diesel S-10 passa a ser obrigatório para os veículos fabricados a partir de 2012, em substituição ao S-50, e opcional para todos os veículos movidos a diesel. As principais vantagens são:
Propicia a introdução de veículos a diesel com modernas tecnologias de tratamento de emissões, com redução de até 80% das emissões de material particulado (MP) e de até 98% das emissões de óxidos de nitrogênio (NOx).
Melhora a partida a frio
Reduz a emissão de fumaça branca.
Diminui a formação de depósitos e a ocorrência de desgastes no motor.
Melhora o desempenho dos motores diesel em geral comparado ao Diesel S-500.
Aumenta os intervalos de troca do lubrificante.
Quais são as desvantagens de utilizar o Diesel S-10?
Com relação as desvantagens podemos apontar:
Dificuldade de encontrar o combustível em algumas regiões do país, portanto se você viaja muito pode não encontrar em todo o percurso o combustível.
Custo maior do litro quando comparado com o S-500 (na maioria dos relatos o custo tem se equilibrado pelo aumento da eficiência).
Pequeno prazo de validade para estocagem.
Maior possibilidade de contaminação natural do combustível.
O que muda para o revendedor/dono de posto com a chegada do Diesel S-10?
Para os revendedores que já dispunham de Diesel S-50 a única mudança é a substituição pelo S-10, com a recomendação de troca dos elementos filtrantes, não é necessário proceder a uma nova limpeza do tanque.
Para os revendedores que ainda não comercializavam o Diesel S-50, para comercializar o Diesel S-10 será necessário separar um tanque para armazenagem (novo ou limpo), bem como uma bomba e um novo filtro de combustível.