x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    08/07/2015
    Local
    Interior/MG
    Agradecimentos: 4

Citação Postado originalmente por Sivirino Vicente da Silva Ver Post
    Caro Marcus,

Em 2013, quando fui comprar uma pickup, olhei todas, só que não fui sozinho "olhar". Levei minha tropa de choque: Esposa e 3 filhos, as únicas aprovadas foram Hilux (comprei uma Hilux Top) e Amarok.

Só que minha pesquisa começou muito antes do lançamento da "nova Ranger", pois eu já tive uma Ranger.

Devido a dois fatores não comprei a Amarok: motor 2.0(não confiava num motor pequeno) e problemas que vinha apresentando.

A S10, Frontier e nova Ranger foram reprovadas por mim e pela tropa de choque.

Abs,
    Tai, gosto é gosto. Para aqueles que queiram comprar ou trocar, aconselho não só "olhar", mas também andar, dirigir, se possível fique com a picape uns dois dias em seu uso habitual e vê se te atende.
    Por falar em uso, preciso da caçamba (não dá pra puxar café da lavoura com x6)
    Ainda sobre uso, outra historinha interessante: tem Hilux e L200 na família desde 2006, em eterna discussão de qual é melhor, em uso semelhante ao meu. A única que quebrou até hoje foram as Hilux (todas 2, 2006 e 2011, mais de uma vez). As L200 nunca (aquilo é um tanque). Minha S10 não é parâmetro, pois tem só 3 anos, mas também nunca quebrou, nem me deixou na mão, motivo pelo qual sigo muito satisfeito com ela.
    Ah, a única chipada é a Hilux
    Atual: L200 Triton GLS 2013 XB diesel 4x4 Pirelli Scorpion MTR 265/75 R16 ("tatu de chuteira")
    Ex: S10 LTZ 4x4 2013 TDI AT

Desativado
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Ponta Pora/MS
    Agradecimentos: 16
    Bom pessoal, fiz as trocas de pneu da minha camioneta e coloquei as medidas originais, realmente pude comprovar que o velocimetro da hilux esta roubando e MUITO! Sabem que todas tem esse erro de velocidade, que geralmente as picapes tem em torno de 4% de erro, ou seja, quando voce esta a 100km/h no velocimetro, no GPS(mede a velocidade de movimento, chamada de velocidade real) voce esta a 96km/h.

Da hilux com os pneus originais 265/60/18, ela esta roubando 9% do velocimetro, ou seja, voce esta a 100km/h no painel mas na velocidade real do GPS voce esta a 91km/h.
    Quando troquei os pneus coloquei BFGoodrich 275/65/18, eles sao 5% maiores que os originais, no gps dava apenas 4% de diferença, como qualquer outra picape mede, porem com um pneu muito mais pesado e que teoricamente afeta toda vida util da suspensao e tambem do desempenho da picape.

Rodei uns 14.000km com os BFGoodrich 275/65/18, senti a picape mais pesada, as curvas ja nao eram feitas como antes, enfim, nada tao assustador porem desconfortante.

Agora voltei para os pneus originais da picape, fui fazer uma viagem ate a cidade vizinha e me impressionei com o tao conforto e "estabilidade" que ela demonstrava, havia curvas que se fazia a 170km/h com a maior tranquilidade, porem ai esta o erro, ela nao estava nessa velocidade e sim em 155km/h! Pois o erro do velocimetro é medido em % entao quanto maior a velocidade, maior o erro.

Achei um absurdo isso e fiz a reclamaçao no reclameaqui, a toyota respondeu e disse pra levar na concessionaria mais proxima e relatar para ver se é um problema de fabrica.

Acho muito importante fazer essa reclamaçao, pois esse grande erro afeta tambem no odometro, pois toda a mediçao de velocidade é feito no cambio, entao se voce rodou 100.000km com a picape na verdade voce rodou somente 91.000km, praticamente 1 revisao será paga por causa do erro do velocimetro.

Dia 18 tenho que ir ate a concessionaria e vou fazer a reclamaçao, tambem vou fazer um video com o gps fazendo a viagem pra comprovar o erro. Sei como funciona esses erros e é de facil calibraçao, ate mesmo na RAM o chip de potencia dela dava a opçao de recalibrar o velocimetro com as medidas dos pneus.

Quem tiver a oportunidade e tem algum GPS automotivo ai, faça o teste tambem e quem sabe exigir recall sobre isso.

Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por laramie Ver Post
    Agora voltei para os pneus originais da picape, fui fazer uma viagem ate a cidade vizinha e me impressionei com o tao conforto e "estabilidade" que ela demonstrava, havia curvas que se fazia a 170km/h com a maior tranquilidade, porem ai esta o erro, ela nao estava nessa velocidade e sim em 155km/h! Pois o erro do velocimetro é medido em % entao quanto maior a velocidade, maior o erro.

Achei um absurdo isso e fiz a reclamaçao no reclameaqui, a toyota respondeu e disse pra levar na concessionaria mais proxima e relatar para ver se é um problema de fabrica.

Acho muito importante fazer essa reclamaçao, pois esse grande erro afeta tambem no odometro, pois toda a mediçao de velocidade é feito no cambio, entao se voce rodou 100.000km com a picape na verdade voce rodou somente 91.000km, praticamente 1 revisao será paga por causa do erro do velocimetro.
    Teve uma discussão no tópico da Toro ou do Renegade sobre esse tema e pelo que me lembro você participou.

Caso não se lembre no resumo é assim:

Erro do velocímetro é proposital, pode ser em porcentagem fixa ou variável, pode ser também em um valor (km/h) fixo.
    Cada fabrica decide como quer fazer, porem respeitando limites estabelecidos em resolução do CONTRAN, que com certeza é copia de alguma norma internacional, ou norma da ABNT.

O odômetro deve ser preciso (é claro que existe uma margem de erro tolerável, até pq até o pneu original varia o diâmetro conforme se desgasta), mas muito abaixo do erro proposital do velocímetro.

Não é porque as duas informações vem do mesmo local (sensor), que compartilham do mesmo erro.
    Eletronicamente é muito simples implementar erros diferentes, até quando se utilizavam cabos, ocorria a mesma coisa, pois o odômetro nada mais era do que engrenagens de relações de transmissão fixas calculadas para ter a indicação próxima ao real, enquanto a indicação de velocidade provia do mesmo cabo, porem o ponteiro era arrastado por força centrifuga, campo magnético, ou outra, em que também era possível no projeto definir o quanto de erro haveria independente do odômetro.

Então aumentando os pneus tende-se a diminuir o erro do velocímetro, porem aumenta ou cria um erro no odômetro que passa a marcar menos que o real.

Sobre calibrar esse erro: Na grande maioria dos veículos quem controla essas indicações é o modulo do painel, e também na imensa maioria essa informação está criptografada, o que não permite que seja alterada. E provavelmente não é economicamente viavel investir para quebrar essa criptografia, assim como investem para quebrar a da ECU.
    Na Ram, ou essa função está na ECU e ao desenvolver o modo de reprograma-la veio de brinde a opção de ajustar isso, ou de fabrica foi previsto algo que permite esse ajuste.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

Usuário
    Entrada
    19/02/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimento: 1
    [QUOTE=laramie;2402407]Bom pessoal, fiz as trocas de pneu da minha camioneta e coloquei as medidas originais, realmente pude comprovar que o velocimetro da hilux esta roubando e MUITO! Sabem que todas tem esse erro de velocidade, que geralmente as picapes tem em torno de 4% de erro, ou seja, quando voce esta a 100km/h no velocimetro, no GPS(mede a velocidade de movimento, chamada de velocidade real) voce esta a 96km/h.

Da hilux com os pneus originais 265/60/18, ela esta roubando 9% do velocimetro, ou seja, voce esta a 100km/h no painel mas na velocidade real do GPS voce esta a 91km/h.
    Quando troquei os pneus coloquei BFGoodrich 275/65/18, eles sao 5% maiores que os originais, no gps dava apenas 4% de diferença, como qualquer outra picape mede, porem com um pneu muito mais pesado e que teoricamente afeta toda vida util da suspensao e tambem do desempenho da picape.

Caro Laramie, me interesso pelo tema, pois estou com os 265 75 numa S10. Desculpe, mas não consegui interpretar alguma coisa que você quis dizer, pois não sei se rodou com os 265 antes de colocar os 275:
    1-Rodei uns 14.000km com os BFGoodrich 275/65/18, senti a picape mais pesada, as curvas ja nao eram feitas como antes (antes de colocar os 275 ou antes de recolocar os 265 ?), enfim, nada tao assustador porem desconfortante.
    2 - Agora voltei para os pneus originais da picape, fui fazer uma viagem ate a cidade vizinha e me impressionei com o tao conforto e "estabilidade" que ela demonstrava (com os 275, mas no caso estava enganado pois estava mais devagar... ?)
    3 - Eu rodei 500km com os 265 e já pus os 275 sem extrair impressões do 265. Mas fiz medidas no GPS e a velocidade o odômetro está 1km/h a menos que a do GPS.... daí poderia concluir, fazendo um paralelo com suas medições, que com os 265 a diferença seria os 4 a 5% normais mesmo ? Sendo assim, eu tava meio assustado com o consumo, mas poderia jogar uma folga de uns 4 a 5% no que eu vejo no computador de bordo ? O que acha ?

Thiago, por favor, emita também sua opinião.
    Obrigado

Desativado
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Ponta Pora/MS
    Sim sim me lembro desse assunto, claro concordo que todas tem esse erro porem eu me espantei, é demais!! Eu por exemplo fiz a viagem ate a cidade vizinha que sao 100km, sempre faço esse percursso entao eu conheço bem a pista e tambem conheço bem o tempo estimado de chegada ate a cidade, dessa vez eu andei mais e rendeu menos, eu sempre fiz em 1h de viagem andando tranquilamente na faixa de 130-140km/h, dessa vez eu acelerei mais que isso e demorei 1h20 pra chegar.

Sobre a criptografaçao, tenho fé que a fabrica tenha essa criptografaçao, é só eles emitirem um software e a concessionaria colocar na picape, como esta sendo feito com atualizaçao da transmissao, segundo noticias. Ate mesmo porque toda a hilux é criptografada, ECU do motor, ECU da transmissao, ECU do painel e hoje ate mesmo essas empresas que abaixam km dos veículos tambem abaixam do corolla(digamos que seja mesmo sistema da hilux). A S10 por exemplo voce tambem tem a opçao de recalibrar o velocimetro na hora de reprogramar ela.

Como haviamos tratado do assunto naquele outro tópico, digamos que o odometro marca em outro tipo de sistema, que não é conjunto com o velocimetro, mas entao se o velocimetro tem 9% de erro e o odometro nao tem erro ou tem um erro menor, daria muita diferença em km rodados, media de velocidade durante uma viagem, consumo de combustivel, não?

Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Sobre calibrar esse erro: Na grande maioria dos veículos quem controla essas indicações é o modulo do painel, e também na imensa maioria essa informação está criptografada, o que não permite que seja alterada. E provavelmente não é economicamente viavel investir para quebrar essa criptografia, assim como investem para quebrar a da ECU.
    Na Ram, ou essa função está na ECU e ao desenvolver o modo de reprograma-la veio de brinde a opção de ajustar isso, ou de fabrica foi previsto algo que permite esse ajuste.

Desativado
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Ponta Pora/MS
    Boa tarde Arco, entao, vamos la por partes.

1- Sim, rodei em torno de 6.000km com os pneus originais 265/60/18, depois coloquei os 275/65/18, rodei uns 14.000 e essa semana passada voltei os pneus originais, porem da marca BFGoodrich.

2- O 275/65/18 te da uma velocidade Maior, pois a altura do pneu é maior que a original, entao digamos que o pneu original de 2 voltas por segundo, o 275/65/18 vai dar 3 voltas por segundo.

3- Não sei quanto de erro tem no velocimetro da S10, mas se voce colocou esses pneus 5% maiores que os originais, esses 5% vai preencher esse erro, ou seja, a 100km/h o seu erro de velocimetro é de 1%, que seria 1km/h.

Eu ouço opiniões que se deve calcular o erro do velocimetro em cima do consumo de combustivel, se a minha picape tem 9% de erro, esses 9% tambem se adere ao consumo mostrado no painel, mas como o Thiago disse que odometro nao tem nada ver com velocimetro, nao tenho certeza se o consumo de combustivel tambem tem esse erro.
    Digamos que minha picape esta marcando 8,6km/l, calculando os 9% para menos ela estaria consumindo 7,8km/l.

Se sua velocidade real for maior que do velocimetro, calcula-se a % positivo, ou seja somando:
    Digamos que minha picape tem 3% acima do que mete no velocimetro, a 100km/h ela esta no GPS a 103km/h, ou seja se esta marcando 8,6km/l no bordo, soma-se 3%, que daria 8,8km/l.

O Thiago poderia confirmar sobre isso, pois realmente eu nunca consegui bater o consumo da bomba com o consumo do bordo da Hilux.

[QUOTE=Arco da hilux;2402426]
    Citação Postado originalmente por laramie Ver Post
    Bom pessoal, fiz as trocas de pneu da minha camioneta e coloquei as medidas originais, realmente pude comprovar que o velocimetro da hilux esta roubando e MUITO! Sabem que todas tem esse erro de velocidade, que geralmente as picapes tem em torno de 4% de erro, ou seja, quando voce esta a 100km/h no velocimetro, no GPS(mede a velocidade de movimento, chamada de velocidade real) voce esta a 96km/h.

Caro Laramie, me interesso pelo tema, pois estou com os 265 75 numa S10. Desculpe, mas não consegui interpretar alguma coisa que você quis dizer, pois não sei se rodou com os 265 antes de colocar os 275:
    1-Rodei uns 14.000km com os BFGoodrich 275/65/18, senti a picape mais pesada, as curvas ja nao eram feitas como antes (antes de colocar os 275 ou antes de recolocar os 265 ?), enfim, nada tao assustador porem desconfortante.
    2 - Agora voltei para os pneus originais da picape, fui fazer uma viagem ate a cidade vizinha e me impressionei com o tao conforto e "estabilidade" que ela demonstrava (com os 275, mas no caso estava enganado pois estava mais devagar... ?)
    3 - Eu rodei 500km com os 265 e já pus os 275 sem extrair impressões do 265. Mas fiz medidas no GPS e a velocidade o odômetro está 1km/h a menos que a do GPS.... daí poderia concluir, fazendo um paralelo com suas medições, que com os 265 a diferença seria os 4 a 5% normais mesmo ? Sendo assim, eu tava meio assustado com o consumo, mas poderia jogar uma folga de uns 4 a 5% no que eu vejo no computador de bordo ? O que acha ?

Thiago, por favor, emita também sua opinião.
    Obrigado

Usuário
    Entrada
    19/02/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Laramie, essa questão de consumo depende do referencial (real, aferido pelo GPS ou valor do velocímetro com a troca de medidas de pneus)
    Concordo com sua indignação em relação à grande diferença que a Hilux estava apresentando com o real, sem a troca, mas gostaria relembrar as ponderações que já fizemos aqui termos da troca para ver se o raciocínio é esse mesmo:

Partindo do seu exemplo de voltas por segundo, numa mesma volta da roda o pneu maior rodaria mais, porque a banda é maior em termos de comprimento, sendo assim, se o computador marca na roda o consumo seria menor que o marcado no computador, pois esse marca a velocidade da roda com o pneu original.
    Ainda nessa linha, a distância percorrida seria maior (5% pois o comprimento 2piR é proporcional ao diâmetro - 2R) e a velocidade também.
    Se o raciocínio for esse mesmo (estou muito confuso ainda), esquecendo a velocidade do GPS, quando você estava a 170 no velocímetro, você estava a mais que isso e quando você disse que gastava 1h de viagem a 130 / 140 você também estava com velocidade maior, por isso chegava mais rápido que agora com os pneus originais.
    E se tudo isso tiver lógica, fico feliz, pois meu consumo está 5% melhor rsrsrsr.
    Aguardo ponderações a repeito.
    Abraço

Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Agradecimentos: 30
    Td novamente, q salada mista, vou tentar resumir, se for sitar as respostas vai confundir mais,

com pneu original, velocimetros marcam em média de 4 a 10 % a mais na velocidade máxima 110 km/h, odometros marcam exatos com margem de erro minima

com pneu menor, velocimetro aumenta o erro, pneu girará mais/percorrendo menos por volta, dando impressão falsa que o carro anda mais, odometro passa a marcar errado acima correto, tendo reduzido a relação o consumo é melhor na cidade e pior na estrada, terá que subtrair da marcação do odometro o percentual que reduziu a relação com diametro menor do pneu.

com pneu maior, velocimetro diminuirá o erro, dependendo do pneu marcar exato ou até menos que o correto, pneu gira menos, porem percorrendo percurso maior por volta, dando a impressão falsa que o carro anda menos baseando no velocimetro, porem esta marcando exato, ou até andando a velocidade maior que a exibida no velocimetro, consumo será maior na cidade e menor na pista por ter alongado a relação, é necessário adicionar a medida do odometro o percentual alongou na relação com pneu de diametro maior,

isso explica exatamente a experiência pratica do colega no percursso percorrido, o problema é que o pessoal confundi o erro do velocimetro com o odometro que estava lá correto de boa, porem quando corrige o erro do velocimetro, provoca o erro do odometro que antes erra correto.
    4X4 Brasil
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

Usuário
    Entrada
    04/03/2004
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Arildo MT Ver Post
    Td novamente, q salada mista, vou tentar resumir, se for sitar as respostas vai confundir mais,

com pneu original, velocimetros marcam em média de 4 a 10 % a mais na velocidade máxima 110 km/h, odometros marcam exatos com margem de erro minima

com pneu menor, velocimetro aumenta o erro, pneu girará mais/percorrendo menos por volta, dando impressão falsa que o carro anda mais, odometro passa a marcar errado acima correto, tendo reduzido a relação o consumo é melhor na cidade e pior na estrada, terá que subtrair da marcação do odometro o percentual que reduziu a relação com diametro menor do pneu.

com pneu maior, velocimetro diminuirá o erro, dependendo do pneu marcar exato ou até menos que o correto, pneu gira menos, porem percorrendo percurso maior por volta, dando a impressão falsa que o carro anda menos baseando no velocimetro, porem esta marcando exato, ou até andando a velocidade maior que a exibida no velocimetro, consumo será maior na cidade e menor na pista por ter alongado a relação, é necessário adicionar a medida do odometro o percentual alongou na relação com pneu de diametro maior,

isso explica exatamente a experiência pratica do colega no percursso percorrido, o problema é que o pessoal confundi o erro do velocimetro com o odometro que estava lá correto de boa, porem quando corrige o erro do velocimetro, provoca o erro do odometro que antes erra correto.
    Correto!
    Conseguiu resumir bem, parabéns.
    Hilux 2.8 SRV CD 2018
    ex-Hilux 3.0 D-4D SRV 2007 auto - Goodyear Wrangler AT / Capota de fibra / YAESU FT-7800
    ex-Hilux SW4 3.0TD 1998 - A "vaca"

Usuário
    Entrada
    19/02/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Citação Postado originalmente por Arildo MT Ver Post

Boa tarde Arildo, pelo jeito você é muito experiente nessa área... no caso do computador de bordo, ele acompanha o odômetro, daí estaria marcando certo, com troca dos pneus ? Obg

Desativado
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Ponta Pora/MS
    Vejam esse link, segundo ele, a norma ABNT NBR7817 que diz exatamente sobre a margem de erro tolerada para que seja aprovado o velocimetro.

velocimetro: indicador de velocidade de veiculos automotores | “A pericia vale o que vale o perito”

Todos os velocímetros devem ser calibrados para que o torque criado pelo campo magnético reflita exatamente a velocidade do carro. Essa calibragem deve levar em consideração vários fatores, incluindo as relações das engrenagens no cabo de acionamento, a relação de transmissão final no diferencial e o diâmetro dos pneus. Todos esses fatores afetam a velocidade total do veículo. Por exemplo, o tamanho do pneu. Quando um eixo completa uma volta, o pneu no qual ele está preso faz uma revolução completa. Mas um pneu com um diâmetro maior andará mais do que uma roda com um diâmetro menor. Isso porque a distância que um pneu percorre em uma revolução é igual a sua circunferência. Dessa forma, um pneu com 50cm de diâmetro percorrerá cerca de 157cm de estrada em uma revolução. Um pneu com 75 cm de diâmetro percorrerá mais estrada – aproximadamente 235cm [2].
    A calibragem adapta essas variações e é feita pelo fabricante, que ajusta a engrenagem do velocímetro para corresponder à relação entre pinhão e anel instalados pela fábrica e ao tamanho do pneu. Pode ser que o proprietário precise recalibrar o velocímetro caso faça alguma alteração que deixe o veículo fora das especificações de fábrica. A recalibragem de um velocímetro pode ser feita manipulando-se a mola do relógio – chamada cabelo – o ímã permanente ou ambos. Geralmente, a força do campo magnético é a variável mais fácil de mudar. Isso requer um poderoso eletroímã, que pode ser usado para ajustar a força do ímã permanente no velocímetro até que a agulha coincida com a entrada do cabo de acionamento giratório[2].É bem verdade que nenhum velocímetro consegue ter uma precisão de cem por cento. Os fabricantes, procuram desenvolver velocímetros de modo que fiquem dentro de uma variação de tolerância bastante pequena, não mais do que 1 a 5% mais lento ou mais rápido. Desde que um carro seja mantido nas especificações de fábrica, o velocímetro deve continuar registrando a velocidade do veículo dentro dessa variação. Porém, se um carro é modificado, pode ser que o velocímetro tenha que ser recalibrado [2].Mudar o tamanho do pneu é uma das coisas mais comuns que as pessoas fazem que pode afetar a precisão do velocímetro. Isso porque pneus maiores percorrem mais estrada em uma revolução completa.Considere o exemplo abaixo.Seu carro chega da fábrica com pneus de 54,5cm de diâmetro. Isso significa que a circunferência de cada pneu é 171cm. Agora, vamos supor que você queira substituir os pneus atuais por novos que tenham 61,5cm de diâmetro. Cada pneu novo possui uma circunferência de 193cm, o que significa que ele percorre quase 25cm a mais com cada revolução completa. Isso tem um efeito enorme sobre o velocímetro, que agora indicará uma velocidade cerca de 13% mais baixa. Quando o velocímetro marcar 96 km/h, seu carro na verdade percorrerá 108 km/h!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Nova picape Hilux 2016-abnt-7817-83.png  

Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Arco da hilux Ver Post
    Boa tarde Arildo, pelo jeito você é muito experiente nessa área... no caso do computador de bordo, ele acompanha o odômetro, daí estaria marcando certo, com troca dos pneus ? Obg
    Experiente nada, se vc altera o pneu, alterara a relação da transmissão, alterando por consequência td que é ligado a ela.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Toyota Hilux SW4 2016
      Por enasor no fórum Toyota
      Respostas: 646
      Última resposta: 22/05/2023, 08:27
    2. Nova Ranger 2016
      Por CARLOS-BSB no fórum Picapes
      Respostas: 4
      Última resposta: 04/12/2015, 07:33
    3. Nova hilux 2016 fotos
      Por laramie no fórum Toyota
      Respostas: 10
      Última resposta: 15/10/2015, 19:12
    4. Hilux 2016 - Deem suas opiniões
      Por marceloagrobr no fórum Toyota
      Respostas: 15
      Última resposta: 16/05/2015, 19:19
    5. Nova Tiguan 2016
      Por maxwtk no fórum SUV's (Sport Utility Vehicles)
      Respostas: 0
      Última resposta: 27/03/2015, 13:32

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem