Da hilux com os pneus originais 265/60/18, ela esta roubando 9% do velocimetro, ou seja, voce esta a 100km/h no painel mas na velocidade real do GPS voce esta a 91km/h.
Quando troquei os pneus coloquei BFGoodrich 275/65/18, eles sao 5% maiores que os originais, no gps dava apenas 4% de diferença, como qualquer outra picape mede, porem com um pneu muito mais pesado e que teoricamente afeta toda vida util da suspensao e tambem do desempenho da picape.
Rodei uns 14.000km com os BFGoodrich 275/65/18, senti a picape mais pesada, as curvas ja nao eram feitas como antes, enfim, nada tao assustador porem desconfortante.
Agora voltei para os pneus originais da picape, fui fazer uma viagem ate a cidade vizinha e me impressionei com o tao conforto e "estabilidade" que ela demonstrava, havia curvas que se fazia a 170km/h com a maior tranquilidade, porem ai esta o erro, ela nao estava nessa velocidade e sim em 155km/h! Pois o erro do velocimetro é medido em % entao quanto maior a velocidade, maior o erro.
Achei um absurdo isso e fiz a reclamaçao no reclameaqui, a toyota respondeu e disse pra levar na concessionaria mais proxima e relatar para ver se é um problema de fabrica.
Acho muito importante fazer essa reclamaçao, pois esse grande erro afeta tambem no odometro, pois toda a mediçao de velocidade é feito no cambio, entao se voce rodou 100.000km com a picape na verdade voce rodou somente 91.000km, praticamente 1 revisao será paga por causa do erro do velocimetro.
Dia 18 tenho que ir ate a concessionaria e vou fazer a reclamaçao, tambem vou fazer um video com o gps fazendo a viagem pra comprovar o erro. Sei como funciona esses erros e é de facil calibraçao, ate mesmo na RAM o chip de potencia dela dava a opçao de recalibrar o velocimetro com as medidas dos pneus.
Quem tiver a oportunidade e tem algum GPS automotivo ai, faça o teste tambem e quem sabe exigir recall sobre isso.