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Hybrid View

  • #1
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    Sim, mas bloquear o diferencial central só em último caso, só quando ver uma estrada com muiiiiito barro pela frente, pois a força da tração vai ser distribuída exatamente 50% em cada eixo, mas a lama compensa a diferença dos pneus ou em caso de curvas. Com o diferencial central bloqueado, o veículo fica igual a qualquer camionete normal com o 4x4 acionado, ou seja , em piso seco ou com diferença nos pneus, não dá p acionar o 4x4, senão quebra mesmo.
    Citação Postado originalmente por Tblaustone Ver Post
    Não vejo isso como uma vantagem.. uma vez que se bloquear o diferencial vai moer todo sistema com pneus de medida diferente.

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Outra vantagem que acho do diferencial central é que se pode andar com pneus com medidas diferentes nos eixos(marcas diferentes, mais gastos), fazer curvas em piso seco sempre com a tração nas 4 rodas.
    Mas mesmo assim desgasta o sistema de tração, o correto em qualquer 4x4 é o uso de 4 pneus iguais, pneus diferentes só em situações excepcionais.

    Abraço
    Oliver - Rio de Janeiro
    Hilux Flex SRV 2014 - EX Triton HPE 2012 - EX Frontier SE 2005 - EX Nivão 1994 (Companheiro por 11 anos)

  • #3
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    Tenho uma camionete 4x4 das modernas, 4x4 elétrico e toda eletrônica. Mas nas trilhas em que uso minha bandeirante, tenho um amigo que usa o LADA/NIVA, com tração integral original de fábrica. Curvas que eu tenho que dar dois rés para vencê-la, com o 4x4 acionado, o Lada só vira o volante e vai embora dando risada, com diferença nos pneus e tudo. Ele só bloqueia o diferencial central em último caso, quando ver um belo banhado pela frente hehehehehe.
    4X4 Brasil

  • #4
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    Eu quase nunca uso traçao em asfalto nem mesmo quando chove, claro que é mais seguro usar mas eu prefiro andar mais devagar, andando direto com a traçao ligada ja percebi que consome bem mais combustivel, ja fiz essa comparaçao indo pra fazenda.
    Acho que a toyota pecou demais em tirar a traçao integral da sw4 e acho que deveria incrementar na nova hilux tambem essa traçao, mas nao tenho nada do que reclamar com essa nova, eu tive uma s10 2013 e a traçao dela é ruim demais, se nao me engano a distribuiçao dela é 30% dianteiro e 70% traseiro, a camioneta nao alinha no barro fica atravessando toda hora, ja essa hilux voce traça ela e anda tranquilamente a 80-100km/h no barro, nao atoleiro e sim estrada molhada.

    A RAM tambem é uma picape com traçao Part-Time e ela tem a mesma vantagem dessa nova hilux, só colocar em marcha sequencial (4a por exemplo) e andar sempre em uma rotaçao media que vai embora nessas velocidades.

    A SW4 tinha a manopla da traçao para bloquear o diferencial central ne? assim que bloqueasse a distribuiçao era feita 50-50?

  • #5
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    Concordo e na chuva tb faço como o Laramie, mesmo os pneus da minha serem 100% iguais, não ando com a tração acionada. Mesmo o piso estando molhado, se nota que nas curvas a camionete fica bem mais pesada, para compensar a diferença de rotação dos eixos.
    Na chuva, ando em 4x2, só fico mais atento nas aceleradas em saídas de curva, no resto ando igual como em asfalto seco. Só andaria com o 4x4 acionado na chuva se tivesse que andar no limite, tipo prestar um socorro médico.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Concordo e na chuva tb faço como o Laramie, mesmo os pneus da minha serem 100% iguais, não ando com a tração acionada. Mesmo o piso estando molhado, se nota que nas curvas a camionete fica bem mais pesada, para compensar a diferença de rotação dos eixos.
    Na chuva, ando em 4x2, só fico mais atento nas aceleradas em saídas de curva, no resto ando igual como em asfalto seco. Só andaria com o 4x4 acionado na chuva se tivesse que andar no limite, tipo prestar um socorro médico.
    Tem uma pista de serra mão única só descida aqui perto de casa (asfaltada), quando chove fica muito escorregadia.
    Mesmo andando em baixa velocidade derrapei com a pickup no 4x2. Depois disso sempre ligava o 4x4.
    Corolla Xei 2019 / SW4 14-15 / Hilux 13-13 Top Prata / Ranger 00-00 XLT Prata / Gol 96-96 Vermelho

  • #7
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    Na minha opinião , não ligar o 4x4 na chuva , joga fora a grande vantagem de ter um Hilux 4x4. Uso a minha SRV em agropecuária , e pouquíssimas vezes preciso do 4x4 em barro .
    T4 - 2010 - PRATA - 2 EATON TrueTrac - Rancho - BF AT
    Ex -T4 - 2006 - VERMELHO

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Marcelopi Ver Post
    Na minha opinião , não ligar o 4x4 na chuva , joga fora a grande vantagem de ter um Hilux 4x4. Uso a minha SRV em agropecuária , e pouquíssimas vezes preciso do 4x4 em barro .
    Eu ja vejo mais desvantagem do que vantagem, consome muito mais combustivel e voce pode se prevenir andando mais devagar.

  • #9
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    Nos novos modelos tem controle de tração e estabilidade correto? andando na chuva em velocidade compatível, creio que haverá a segurança necessária para evitar perda de controle.
    - Hilux SRX 2016
    - Corolla XEI 2015

  • #10
    Usuário Avatar de Sivirino
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    Citação Postado originalmente por Firefish Ver Post
    Nos novos modelos tem controle de tração e estabilidade correto? andando na chuva em velocidade compatível, creio que haverá a segurança necessária para evitar perda de controle.
    A minha tinha controle de tração e estabilidade, mesmo assim ela derrapou em baixa velocidade.
    Corolla Xei 2019 / SW4 14-15 / Hilux 13-13 Top Prata / Ranger 00-00 XLT Prata / Gol 96-96 Vermelho

  • #11
    Usuário Avatar de Marcelopi
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    Citação Postado originalmente por Firefish Ver Post
    Nos novos modelos tem controle de tração e estabilidade correto? andando na chuva em velocidade compatível, creio que haverá a segurança necessária para evitar perda de controle.
    Firefish

    Eu penso assim ( mas é minha opinião , certo !!)

    - Se não vai ligar o 4x4, confiando no controle da tração , por que não comprar um carro 4x2 ??? Andar uma vida arrastando um diferencial na frente , pra EFETIVAMENTE , ter a necessidade de ligar uma MEIA DUZIA DE VEZES ???

    Eu adoraria ter na minha 2015 controle de tração , a ainda ia andar com o 4x4 ligado na chuva , assim como sempre fiz, desde 2009 em 3 SRVs , uma 2009 , uma 2011 e uma 2015 .

    Isso foi feito pra usar !!!
    T4 - 2010 - PRATA - 2 EATON TrueTrac - Rancho - BF AT
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  • #12
    Usuário Avatar de Firefish
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    Citação Postado originalmente por Marcelopi Ver Post
    Firefish

    Eu penso assim ( mas é minha opinião , certo !!)

    - Se não vai ligar o 4x4, confiando no controle da tração , por que não comprar um carro 4x2 ??? Andar uma vida arrastando um diferencial na frente , pra EFETIVAMENTE , ter a necessidade de ligar uma MEIA DUZIA DE VEZES ???

    Eu adoraria ter na minha 2015 controle de tração , a ainda ia andar com o 4x4 ligado na chuva , assim como sempre fiz, desde 2009 em 3 SRVs , uma 2009 , uma 2011 e uma 2015 .

    Isso foi feito pra usar !!!
    Entendo sua opinião Marcelopi, porém nesse mesmo fórum há varias opiniões e esclarecimentos que contrariam o uso da tração 4X4 em situações de chuva no asfalto, não sei enumerar os tópicos relativos, peço ajuda aos foristas. quanto a carregar um diferencial na dianteira, basta usa-lo uma unica vez numa situação de verdadeira emergência para justificar a aquisição de um veiculo com esse sistema (lembrando também que é minha opinião).
    4X4 Brasil
    - Hilux SRX 2016
    - Corolla XEI 2015

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