Olá Mbsouza,
Concordo contigo em relação ao varetamento, mas porque isso iria provocar a trinca?
Um abraço,
Edu
EDUQXQ
O varetamento não faz trincar o cabeçote , o que faz trincar é o superaquecimento e no caso se varetar ou se for preciso varetar um radiador é pq o radiador esta com as canaletas entupidas e varetando vc vai desobstruir as canaletas , esta correto nesta teoria , SÓ QUE AO VARETAR UM RADIADOR VELHO é como vc retirar ferrugem de uma chapa ou cano de espessura muito fina , daí EXISTE UMA GRANDE POSSIBILIDADE DESTE VARETAMENGTO ABRIR PEQUENINOS FUROS NO RADIADOR e com isto vazar água de maneira imperceptível ou neste serviço ao fechar a tampa superior ( chaleira ) do radiador , o cara não saber ou não conseguir fazer um serviço bem feito , O QUE NA MAIORIA DAS VEZES ACONTECE , pq ao soldar a tampa fica resíduos de solda antiga , umidade , poeira e qdo ele solda por melhor que seja a solda , NÃO FICA BEM SOLDADO e é por alí que ocorre vazamento de água na forma de vapor , vc não vê , só vê o nível da água sumindo e não sabe para onde esta indo e na realidade esta indo embora na forma de vapor que sai pela solda mal feita na chaleira do radiador .
Estou com 61 anos de idade já ví e viví muitas coisas , neste caso IDADE é sinônimo de sabedoria pq vc acumula conhecimento vivido por vc e por outros amigos , MAS EU JÁ SOFRÍ MUITO COM ISTO , por isto estou relatei tudo isto aqui , NÃO ME DISSERAM ISTO , " EU JÁ PASSEI POR ISTO .
Apenas fico triste de amigos daqui que leem meus relatos e não fazem a coisa certa e depois relatam os prejuízos por não terem seguido as minhas receitas de prevenção , O QUE NÃO É O CASO DO MBSOUZA , pq ele acabou de dizer que só leu meus relatos DEPOIS DE TER ACONTECIDO COM ELE .
Por isto estou triste de não ter podido ter ajudado ele antes do prejú .
Abraço e a vida segue , é só ele trabalhar mais para colocar as coisas no lugar , FELIZMENTE FORAM SÓ OS ANÉIS .
Amigos, tenho uma Hilux 3.0 ASP. 2004, qdo estava voltando do trabalho ouvi um estouro e uma fumaça branca do capô, não parei, cheguei em casa e notei que a caixa plastica de cima do radiador havia rachado e a agua vazava por ali. Levei ao radiadoreiro kkkk e resumindo um mês, descobriu que o radiador estava colado e possuía vazamento na cola. Comprei a caixa depois o radiador novo paralelo, ainda não chegou. A vtr tem problema de aquecimento, inclusive o ponteiro chega no vermelho caso a viagem seja maior que 50km. Alguem pode me ajudar?
mas os caras colocaram aquele aditivo da Wurth, o pronto para uso, só que na proporção de um para nove da água, o que na realidade ficou 5% de aditivo por 95 de água, não sei se isso influenciou, mas são os fatos.
Olá Mbsouza,
Que coisa, eu também sempre ouvi que varetamento não é indicado, que o correto é instalar um radiador novo. Mas aí os caras diluem errado o aditivo, iria dar problema cedo ou tarde. Muito importante também a dica do amigo Dr. Guilherme de instalar um termômetro adicional no cabeçote. Vai te ajudar muito.
Mas tu chegou a perceber quando ocorreu o sobreaquecimento?
Amigos, tenho uma Hilux 3.0 ASP. 2004, qdo estava voltando do trabalho ouvi um estouro e uma fumaça branca do capô, não parei, cheguei em casa e notei que a caixa plastica de cima do radiador havia rachado e a agua vazava por ali. Levei ao radiadoreiro kkkk e resumindo um mês, descobriu que o radiador estava colado e possuía vazamento na cola. Comprei a caixa depois o radiador novo paralelo, ainda não chegou. A vtr tem problema de aquecimento, inclusive o ponteiro chega no vermelho caso a viagem seja maior que 50km. Alguem pode me ajudar?
SARGENTO
Vc deu muita bobeira , É BEM PROVÁVEL QUE SEU MOTOR JÁ FOI PRO SACO , motor nunca pode e deve andar com o ponteiro de temperatura no veemlho na minha EX SW4 93 mesmo sem chegar no vermelho o motor foi pro saco .
Olá Mbsouza,
Que coisa, eu também sempre ouvi que varetamento não é indicado, que o correto é instalar um radiador novo. Mas aí os caras diluem errado o aditivo, iria dar problema cedo ou tarde. Muito importante também a dica do amigo Dr. Guilherme de instalar um termômetro adicional no cabeçote. Vai te ajudar muito.
Mas tu chegou a perceber quando ocorreu o sobreaquecimento?
Um abraço,
Edu
Edu, a única explicação para fazer essa mistura absurda seria se o radiador estivesse todo oxidado, mas nesse caso, o correto seria eles me comunicarem da situação para providenciar um novo. Não imaginaria que uma especializada em Toy faria uma "M' dessa. Confiei nos caras, fui desatento também. Não olhei a nota fiscal no dia que peguei o carro. Na realidade fui só descobrir quando a carro começou baixar água, aí fui verificar na nota fiscal para comprar o mesmo aditivo para completar e vi que foi apenas um litro. Tem um colega nosso que faz bem, não lembro o nome, ele disse que não confia em mecânicos e acompanha sempre o serviço.
guilherme, já fiz o motor uma vez por superaquecimento por causa da válvula termostática (original), troquei os cabeçotes, pistão etc. Acho que os pistões são de alumínio,segundo o mecânico. Faz um tempo que ela esquenta, a ponto de chegar no vermelho, ai eu não ando mais, espero esfriar, como já relatei a caixa superior do radiador rachou fazendo barulho de bomba. conclui que seria a demora da válvula termostática em abrir, formando uma pressão no motor. descobri também que deveria trocar o radiador e trirei a vt. Resultado, radiador novo com aditivo sem válvula termostática, noto movimento da água no radiador e temperatura abaixo do meio, 1/4 do marcador. Parece mais leve o motor. Não fiz viagens longas ainda para ver o comportamento da temperatura. Coloquei a vt na água em ebulição 100ºc (no radiador sob pressão superior a 1 atm), mas não houve reação da válvula, deve estar com defeito.
guilherme, já fiz o motor uma vez por superaquecimento por causa da válvula termostática (original), troquei os cabeçotes, pistão etc. Acho que os pistões são de alumínio,segundo o mecânico. Faz um tempo que ela esquenta, a ponto de chegar no vermelho, ai eu não ando mais, espero esfriar, como já relatei a caixa superior do radiador rachou fazendo barulho de bomba. conclui que seria a demora da válvula termostática em abrir, formando uma pressão no motor. descobri também que deveria trocar o radiador e trirei a vt. Resultado, radiador novo com aditivo sem válvula termostática, noto movimento da água no radiador e temperatura abaixo do meio, 1/4 do marcador. Parece mais leve o motor. Não fiz viagens longas ainda para ver o comportamento da temperatura. Coloquei a vt na água em ebulição 100ºc (no radiador sob pressão superior a 1 atm), mas não houve reação da válvula, deve estar com defeito.
SARGENTO
O correto é comprar uma VT nova e original não passa dos 80 pratas , NÃO DEVE ANDAR SEM VT .
Conforme relatei no poste "66", minha SW4 estava baixando água e o mecânico disse que erra fissura no cabeçote. Deixei lá quinze dias e o cara só enrrolou e não fez o serviço, perdi a paciência e trouxe o carro de volta, sempre completando o nível da água. Aí, há vinte dias atrás, levei em outra oficina, especializada, foi feito o teste e o cabeçote estava perfeito, todavia acharam defeito na válvula termostática e a substituíram. Fizeram teste no carro, horas rodando na estrada e na cidade e constataram que não baixava mais. Na quinta passada, busquei a viatura feliz da vida, parecia que o problema tinha sido resolvido, ledo engano, tá tudo igual, baixando a mesma quantidade que antes, ou seja, cerca de 200 ou 300 ml a cada 300 km. Não sei mais o que fazer, já foram mais de 1000 km de viagens para mecânicos para tentar resolver essa situação, também estou convicto de que não vou vendê-la sem resolver esse problema. Estou perdido, não sei o que fazer, alguém tem alguma sugestão?
Conforme relatei no poste "66", minha SW4 estava baixando água e o mecânico disse que erra fissura no cabeçote. Deixei lá quinze dias e o cara só enrrolou e não fez o serviço, perdi a paciência e trouxe o carro de volta, sempre completando o nível da água. Aí, há vinte dias atrás, levei em outra oficina, especializada, foi feito o teste e o cabeçote estava perfeito, todavia acharam defeito na válvula termostática e a substituíram. Fizeram teste no carro, horas rodando na estrada e na cidade e constataram que não baixava mais. Na quinta passada, busquei a viatura feliz da vida, parecia que o problema tinha sido resolvido, ledo engano, tá tudo igual, baixando a mesma quantidade que antes, ou seja, cerca de 200 ou 300 ml a cada 300 km. Não sei mais o que fazer, já foram mais de 1000 km de viagens para mecânicos para tentar resolver essa situação, também estou convicto de que não vou vendê-la sem resolver esse problema. Estou perdido, não sei o que fazer, alguém tem alguma sugestão?
Bom, então não rodaram horas pelas estradas, certo?
Falei em posts anteriores que problema em válvula termostática NÃO FAZ A ÁGUA BAIXAR , a não ser se ficar vazando água pela junta da mesma , se ela der defeito e não abrir o carro vai esquentar mas não vai sumir água .
A água só some pelos seguintes motivos :
1- Radiador com problema vazando água , pode ser até por um mínimo furo e vc não vê pq a água sai sob a forma de vapor .
2- Mangueira folgada ou furada
3- Aí que começa a doer , problema no cabeçote no qual queima a junta e passa a água para o circuito de queima de combustível , daí a água sai pelo escapamento e vc não vê . Este é o que mais ocorre infelizmente . Mas qdo isto ocorre vc tem como saber pq ao abrir a tampa do radiador vc vê bolhas de ar saindo junto da água que esta circulando e tb fica com pressão dentro do radiador , a água normalmente entorna no reservatório de expansão .
4- A água sai pela bomba d'água , daí vc vê água na frente do motor .
Falei em posts anteriores que problema em válvula termostática NÃO FAZ A ÁGUA BAIXAR , a não ser se ficar vazando água pela junta da mesma , se ela der defeito e não abrir o carro vai esquentar mas não vai sumir água .
A água só some pelos seguintes motivos :
1- Radiador com problema vazando água , pode ser até por um mínimo furo e vc não vê pq a água sai sob a forma de vapor .
2- Mangueira folgada ou furada
3- Aí que começa a doer , problema no cabeçote no qual queima a junta e passa a água para o circuito de queima de combustível , daí a água sai pelo escapamento e vc não vê . Este é o que mais ocorre infelizmente . Mas qdo isto ocorre vc tem como saber pq ao abrir a tampa do radiador vc vê bolhas de ar saindo junto da água que esta circulando e tb fica com pressão dentro do radiador , a água normalmente entorna no reservatório de expansão .
4- A água sai pela bomba d'água , daí vc vê água na frente do motor .
Dr. Guilherme, quanto ao radiador, fui em uma oficina especializada de radiadores, onde o técnico fez inspeção e não achou vazamento nem no radiador nem nas mangueiras, mas disse que teria que trocá-lo, pois não estava bom: Fiz isso, coloquei o radiador e o condensador zero, há três meses. Quanto ao cabeçote, foi desmontado há 15 dias, levado em uma retífica e não localizaram qualquer avaria. Quanto a bomba d'água, já sugeri para o mecânico que poderia ser por lá a fuga, mas ele referiu que não há indícios de vazamento. Muito obrigado pelas dicas.