Américo,
A Charlene ficou pronta?
Qual a sua impressão até agora?
O Cabeçote AMC assentou bem?
Um abraço, Delfim
Versão Imprimível
Américo,
A Charlene ficou pronta?
Qual a sua impressão até agora?
O Cabeçote AMC assentou bem?
Um abraço, Delfim
Delfim,
O cabeçote realmente é de excelente qualidade, assentou perfeito, recomendo sem susto, vale o preço (paguei R$3.060).
Ainda no capitulo "manutenções porcas", Descobrimos mais algumas "barbaridades" do dono anterior:
- A junta do cabeçote não era original
- O cabeçote anterior foi plainado e usinado, ninguém avisou que isso não se faz com cabeçotes de alumínio?!?!?! provavelmente por conta de de alguma trinca anterior...
Mas agora estamos fazendo direito e com calma, está um pouco atrasado por conta do corte do capo para instalação do scoop, mas como não estou preocupado com o prazo, mas sim com a qualidade do trabalho, esta tudo bem.
Quanto ao serviço de mecânico, sinceramente não posso reclamar, o Alex é excelente, conheço poucos mecânicos tão caprichosos. E olha que fui mecânico da WV e da Audi. Graças ao cuidado que ele tem com a viatura estou mais confiante a cada dia que ficará zerada.
Na quarta vou dar uma olhada na menina e acho que na sexta ela vai para casa, vou tirar umas fotos e posto aqui para vcs acompanharem.
Vamos que vamos!
Américo,
Colocou junta original com qual altura?
Finalmente a Charlene voltou para casa e ja rodamos 300km, impressões apos a troca do Cabeçote e instalação do intercooler:
- Até 3000rpm esta muito melhor, retomadas partindo de 70 em 5 marcha e ja da para sentir a pressão da aceleração, ta respondendo bem demais. Porem acima de 3.000rpm ta dando falta de combustível, estamos ajustando a bomba para o adicional de ar que o sistema esta recebendo.
- Na estrada até 120km/h a rotação esta em 2.700rpm
- Consumo, ainda nao é definitivo por conta da falta de combustivel e nao passando dos 110km/h e , esta com 12,8km/litro.
- Recetronix, nao nos entendemos, dando a partida ja começa marcando a 95C e vai para 125C. Parei duas vezes para ver o motor e tava tudo em ordem, depois desconsiderei.
- Capô, ainda faltam alguns detalhes de acabamento, ja encomendamos os prisioneiros da parte da frente e as dobradiças estão com folga. Ainda vou colocar os feltros e fixar as longarinas
Saldo geral:
Fiquei muito bem impressionado com a performance do carro com a adição do intercooler, porem acho que o ganho nao deve so a ele. Troquei o cabeçote completo, limpeza da turbina e do corpo de injeção, radiador e bomba d'agua. O motor parece estar mais "liso". De qualquer forma indico e recomendo a instalação do intercooler. Eu usei o da 2013, ele é maior um pouco e quanto mais novo melhor o estado geral.
Desculpem o texto longo mas a intenção é ajudar os demais com essas modificações. Como disse um amigo outro dia, os engenheiros da Toyota criam e agente aperfeiçoa....rsrsr
Fotos da menina:
Anexo 511305
Anexo 511306
Anexo 511307
Anexo 511308
Anexo 511309
Parabéns Américo pelas modificações na Charlene, agora é só alegria.
Abs.
Fala Edu, estou usando o kit ironman de 2", os pneus são originais 275/70 r16, mais adiante quero trocar pelo 275/75 r16. Para o que eu faço com a viatura está excelente.
Valeu Carlos, estou bem contente com o resultado.
Americo, lembra aonde conseguiu o cabeçote AMC?
Em tempo, alguém sabe onde encontrar esse cabeçote? É o mais indicado (sem ser o original, que hoje custa na Toyota R$ 6500,00)?
Sou mais um (in)feliz proprietário de uma SW4 (2001) com cabeçote trincado (e o cara que me vendeu o carro teve que trocar faz menos de 4 meses. Não foi rodado nem 4 mil km. Colocou um original usado [sei lá a procedência e estado desse...]).
Bom dia Amigos !
Estou passando por esse mesmo dilema coma minha hilux 2002 4x2 aspirada. Logo depois que a comprei, a temperatura subiu acima do meio e depois de um grande susto, mandei "varetar" (assim que se diz aqui no Rio) o radiador e ficou bom, sem apresentar problemas por alguns meses, porém, depois de algum tempo, indo do Rio para Cabo Frio, em um engarrafamento, tomei outro grande susto, furou uma das pastilhas do motor e a água foi embora, por sorte, estava atendo ao marcador de temperatura e parei o carro em tempo. Agora, por último, estava em um engarrafamento e o marcador voltou a passar do meio, então, liguei para o meu mecânico de confiança, que pelo meu relato, ele imaginou que a válvula termostática havia travado, então, comprei a válvula e deixei com ele para ser trocada, mas, na verdade, nem havia válvula nela e, pasmem, o carro pegou 4 litros de água, então, acredito que esse foi o motivo do marcador ter passado do meio, ou seja, estava perdendo água. Conversando com meu mecânico, comentei que observei um pequeno pingo de água na direção do peito de aço a algum tempo atrás, então, ele falou que pode ser a bomba dágua com vazamento.
Putz, esse assunto tá me deixando meio desanimado com a viatura, que até então era meu xodó.
Alguém tem uma dica do que pode estar acontecendo ? Fora a bomba, o que pode estar acontecendo ?
obs - mandei ele colocar a válvula, porque pelo que pesquisei na net, apesar de alguns mecânicos dizerem que ela não é necessária, ela é sim, muito necessária no carro, a fim de que o mesmo não trabalhe frio logo após o motor ser ligado.
Agradeço antecipadamente,
Gil você deve estar se referindo à hilux pickup, certo?
De acordo com esse tópico, pode ser motor 5L ou 1kzt: https://www.4x4brasil.com.br/forum/t...02-2004-a.html
Bom, se for o 1kzt mesmo, aí não tem conversa amigo, é partir logo para a receita:
- Cabeçote novo (de preferência AMC);
- Componentes do cabeçote novos (especialmente o kit de molas, tuchos, retentores, válvulas);
- Parafusos de cabeçote novos;
- Radiador novo;
- Bomba dágua nova;
- Válvula termostática nova;
- Mangueiras e abraçadeiras do sistema de arrefecimento novas;
- Água desmineralizada e aditivo recomendados pela concessionária;
- Sensor de temperatura original novo;
- Tampa do radiador original nova;
Aproveite para avaliar o estado geral da parte inferior do motor e se o objetivo for ficar muito tempo com o carro, já aproveita a M.O. e faz a parte de baixo com peças de primeira linha (OEM) ou originais (na medida do possível, analisando a relação custo x benefício).
Lembre-se que a causa para o aquecimento pode ser um sistema de arrefecimento mau tratado (com água comum e sem aditivo), pode ser radiador ruim (que mandar varetar não resolve nada), tampa do radiador ruim...
Mas TAMBÉM pode ser culpa de Bicos Injetores Mijando e/ou Bomba Injetora injetando pouco diesel.
Ou seja, vai ter de revisar tudo isso preventivamente (e de uma vez) para não correr o risco de dar zica novamente e perder todo o investimento.
Sei que é duro "ouvir" tudo isso, mas acredite: melhor encarar logo a empreita e resolver do que ficar gastando dinheiro com soluções paliativas que não irão resolver, apenas servirá para gastar dinheiro.
Se ler aqui no fórum com detalhes vai constatar que esse cabeçote do 1kzt e do 1kzte se aquecer, trinca e pode jogar fora.
Infelizmente.
Mas estimo sorte aí!
É um baita motor, só é exigente com cuidados, como qualquer outro motor diesel feito de 2000 pra cá...
Abraço!
Amigo Titaniun, obrigado antecipado pelas dicas,
Pelo que lí no tópico que você me mandou o link, a minha Hilux, que é 4x2 aspirada ano 2002 pick up, não tem esse motor 1KZT, que pelo que eu entendi (me corrija se eu estiver errado), é o mais problemático, mas, o motor motor 5L. Com relação a água que baixou e me deixou muito preocupado, conversando e observando com mais calma com meu mecânico, identificamos que o carro tem um pequeno vazamento de água no encaixe da abraçadeira na mangueira, sendo quase imperceptível, pois, é pequeno e a água evapora rapidamente, aí, me lembrando que o carro pegou 4 litros, mas, isso foi depois de duas viagens, num período de umas 3 ou 4 semanas, sendo que uso o carro todo dia também para ir para o trabalho, penso que pode e vou torcer para que seja esse o X do problema. Neste fds vamos sanar esse problema e vou ver como o carro se comporta, pois, vou fazer duas viagens até o ano novo. Já havia dado uma geral no radiador, trocado a tampa, colocado água desmineralizada com aditivo, agora, coloquei também a válvula termoestética. Vou agora aproveitar esse fds pra dar uma olhada nas outras mangueiras e abraçadeiras e, como, tenho que trocar a correia dentada, penso em trocar também a bomba dágua.
Grande abraço e agradeço antecipadamente, caso tenha mais ulguma dica.