Calhiandro,
MEDE A TEMP. DO CABEÇOTE
Versão Imprimível
Calhiandro,
MEDE A TEMP. DO CABEÇOTE
SINVAL
É uma verdadeira MERDA qdo começa assim , ninguem descobre o que esta acontecendo e o carro não esta normal , me faz lembrar muita coisa , é uma merda .
Aparentemente esta tudo certo MAS NÃO ESTA , não queria estar na sua pele .
Abraço triste .
Oi Sinval, eu instalei o espia eletrônico da Donatti4x4 que mede a temperatura direta do cabeçote, E NÂO DA ÁGUA. Na cidade a temperatura varia 83 até uns 92ºc se ligar o ar-condicionado, na estrada em subida de serra forçando já chegou a 102ºc. Se o seu mede a temperatura do cabeçote e NÂO DA ÁGUA, não vejo problema nenhum.
Tem esse tópico aqui da uma olhada. Leia o post #185. e depois endossado pelos demais.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-3-0-a-16.html
Aproveitando o movimento no post, quero deixar meu relato sobre o assunto.
Alguns colegas devem lembrar que a Nona, minha sw4 2.8 aspirada teve problemas de motor, depois disso para garantir sua saude e meu investimento em peças originais tomei algumas precauções:
1º troquei a coméia do radiador que estava judiadinha.
2º troquei algumas mangueiras que haviam inchado por causa do problema de vazamento de pressão do cabeçote.
3º instalei um sensor racetronix junto o sensor de água original e é mais sobre ele que quero falar...
Fiquei monitorando seu funcionamento, na cidade ficava em torno de 87º e na estrada em subidas severas ia para 92º, seguindo as orientações dos colegas, configurei ele para alarmar em 95º, mas nunca chegou a isso, já se passaram cerca de 6 meses de felicidade.
No mês passado percebi um pequeno vazamento de fluido do radiador em uma mangueira que fazia a ligação direta do sistema, isolando o radiador do ar quente que tem problemas desde que comprei a Nona e nunca arrumei por ter de desmontar o painel. Essa era uma adaptação que veio com ela e percebi o vazamento logo no início, nem deu tempo do sensor acusar mudança na temperatura. Me bati atrás de uma magueira curvada que servisse para substituir aquela antiga gambiarra, fui em várias auto peças mas não achei nada perfeito para o caso.
Até que cheguei na auto peças de um uruguaio e depois de um pouco de conversa e alguns testes, sem sucesso, com mangueiras que ele tinha no estoque, ele me deu a ideia de remover aqueles 2 canos de ferro presos ao motor (quem conhece o motor 3L deve saber do que eu estou falando, até postaria uma foto, mas os canos já não estão mais lá para isso), assim, uma das mangueiras que eu já havia trocado faria a ligação direta logo ali envolta da valvula termostatica, evitando aquele longo caminho que passava pela frente e pelo lado do motor até a parede corta chamas.
O cara além de me dar essa grande ideia, me ajudou a desmontar tudo e não me cobrou nada, palavras dele, com sotaque: - Não estou fazendo nada mesmo, o movimento esta fraco, então eu te ajudo.
Resultado:
Economizei por não ter que comprar uma mangueira e simplifiquei o sistema, deixando ele no meu ponto de vista, mais seguro. Depois disso, a temperatura de trabalho do motor caiu para 83º na cidade e 85º na estrada com subida forte. Estou ainda mais feliz... ehhehehehe Provavelmente aquela mangueira adaptada estava obstruindo a livre passagem do fluido, nada que fizesse aquecer, mas que também não deixava o sistema funcionar perfeitamente.
A lição de tudo isso é que uma mísera mangueira meio trancada ou dobrada pode fazer uma grande diferença...
ps. Arrumei um lugar bem bacana pra instalar o termometro e um voltimetro no painel, depois coloco uma foto..
Marco, olha no meu tópico, o meu painel é muito parecido com o seu... achei o lugar muito bom para o sensor:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...strinha-6.html
Abraço.
Instalei eu mesmo usando uma serra-copo na furadeira. O furo de um deles acabou acertando um grampo de fixação, mas não afetou a estrutura, aquela fresta entre o plástico preto e o cinza já existia. Gostei da posição pq a alavanca de ajuste do volante fica exatamente sobre os numeros, mas o pisca de alarme não. Assim eu não fico olhando o tempo todo pra eles, quando quero ver a medição é só olhar por cima.
Bacana esse lugar Alonso, a minha não tem esse espaço deste jeito...
Anexo 473280
Na minha instalei do mesmo jeito que o Alonso.
Bacana sua instalação Romulo.
Abs.