Postado originalmente por
TCHEIGOR
Clândio, a minha tá tudo funcionando no arrefecimento e sobe tbem uns 7 ou 8 graus pelo menos quando fica na lenta por uns minutos, ainda mais se o a/c estiver ligado, aí sobe 10°C tranquilo, mas ainda fica dentro da faixa, vai de uns 73 (normal) até uns 80 ou 82. No trânsito urbano é pior, pois se vc andar sempre na maciota (baixo giro) é mais difícil acoplar a ventoinha. Experimente subir o giro por um tempo,se o viscoso estiver ok, vc escutará a ventoinha acoplando.
Esses dados são do meu spia tbem (cabeçote). Mas se tu comparou com outra hélice de acoplamento viscoso nova e achou a tua muito solta, aí sim pode estar fazendo a diferença, talvez não esteja acoplando mesmo.
Mas uma coisa já percebi nesse motor 3L, que andar em giro muito baixo também é prejudicial. Eu tento manter as trocas de marcha em 3000RPM mesmo dentro da cidade, e nunca andar a menos de 2000RPM, o motor foi projetado pra bem mais que isso e agradece! O manual manda, DURANTE O AMACIAMENTO DO MOTOR, andar em giros moderados, NÃO ULTRAPASSANDO 4000RPM. E aí fica a dúvida, a Toyota mente no manual ou os motores que abrem o bico quando exigidos foram mal amaciados?