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Aparelhos sensores de temperatura do motor: Notícia importantíssima

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  • 15/09/2014, 16:08
    Clandio
    Citação:

    Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Clândio, a minha tá tudo funcionando no arrefecimento e sobe tbem uns 7 ou 8 graus pelo menos quando fica na lenta por uns minutos, ainda mais se o a/c estiver ligado, aí sobe 10°C tranquilo, mas ainda fica dentro da faixa, vai de uns 73 (normal) até uns 80 ou 82. No trânsito urbano é pior, pois se vc andar sempre na maciota (baixo giro) é mais difícil acoplar a ventoinha. Experimente subir o giro por um tempo,se o viscoso estiver ok, vc escutará a ventoinha acoplando.
    Esses dados são do meu spia tbem (cabeçote). Mas se tu comparou com outra hélice de acoplamento viscoso nova e achou a tua muito solta, aí sim pode estar fazendo a diferença, talvez não esteja acoplando mesmo.
    Mas uma coisa já percebi nesse motor 3L, que andar em giro muito baixo também é prejudicial. Eu tento manter as trocas de marcha em 3000RPM mesmo dentro da cidade, e nunca andar a menos de 2000RPM, o motor foi projetado pra bem mais que isso e agradece! O manual manda, DURANTE O AMACIAMENTO DO MOTOR, andar em giros moderados, NÃO ULTRAPASSANDO 4000RPM. E aí fica a dúvida, a Toyota mente no manual ou os motores que abrem o bico quando exigidos foram mal amaciados?


    Tcheigor

    Li isso no manual (também tinha a mesma coisa no manual do 1KZT-E) e achei bem estranho, principalmente porque vai contra todas as recomendações e experiências daqui do fórum.

    A minha quando parei estava em 98ºC e foi até 110ºC, voltei a andar e baixou. Como disse antes, o marcador original não se mexeu.

    Realmente, comparando com uma polia nova a minha tá muito leve. Vou fazer a troca. Não vou arriscar não. Depois posto os resultados aqui.

    Com relação ao giro do motor, eu tenho trocado as marchas em torno das 2000RPM ou um pouquinho mais. Só pucho até 3000 quando é subida. Na estrada tenho andado por volta de 2800RPM. Mas eu tô me acostumando ainda com esse motor. Li bastante aqui sobre ele, mas qualquer dica é sempre bem vinda.
  • 15/09/2014, 19:13
    TCHEIGOR
    Citação:

    Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Tcheigor

    Li isso no manual (também tinha a mesma coisa no manual do 1KZT-E) e achei bem estranho, principalmente porque vai contra todas as recomendações e experiências daqui do fórum.

    A minha quando parei estava em 98ºC e foi até 110ºC, voltei a andar e baixou. Como disse antes, o marcador original não se mexeu.

    Realmente, comparando com uma polia nova a minha tá muito leve. Vou fazer a troca. Não vou arriscar não. Depois posto os resultados aqui.

    Com relação ao giro do motor, eu tenho trocado as marchas em torno das 2000RPM ou um pouquinho mais. Só pucho até 3000 quando é subida. Na estrada tenho andado por volta de 2800RPM. Mas eu tô me acostumando ainda com esse motor. Li bastante aqui sobre ele, mas qualquer dica é sempre bem vinda.

    Blz, concordo contigo, eu tbem ando em +/- 2800 RPM na estrada, mas não troco marcha muito cedo porque sinto que o motor sofre mais fazendo força numa marcha alta do que sofre com o giro maior.
    Outro ponto é que as experiências e recomendações aqui do fórum são de usuários que compraram essas viaturas usadas (sabe-se lá como) e provavelmente mal amaciadas (porque o motor urra mesmo acima de 3000RPM e acho que poucos loucos amaciaram como manda o manual). Carros com 20 anos de subutilização também se deterioram, andar na maciota vai funcionar se vc manter a condução sempre assim. Porém o carro muda de dono, muda o modo de dirigir e começam a aparecer os defeitos em embreagem, aquecimento e outros que 'não existiam' na mão do antigo dono simplesmente porque ele subutilizava a viatura.
    É a velha história de saber o que é melhor:
    Comprar um jipe que fazia trilha (e assim é obrigado a ter manutenção em dia) ou um jipe de madame? (que nunca foi lubrificado uma cruzeta?)
    Às vezes o bem cuidado (bonito por fora) tá uma bomba relógio na mecânica, é só começar a usar e ferrou.
  • 15/09/2014, 23:37
    guilhermeabreu
    Citação:

    Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Blz, concordo contigo, eu tbem ando em +/- 2800 RPM na estrada, mas não troco marcha muito cedo porque sinto que o motor sofre mais fazendo força numa marcha alta do que sofre com o giro maior.
    Outro ponto é que as experiências e recomendações aqui do fórum são de usuários que compraram essas viaturas usadas (sabe-se lá como) e provavelmente mal amaciadas (porque o motor urra mesmo acima de 3000RPM e acho que poucos loucos amaciaram como manda o manual). Carros com 20 anos de subutilização também se deterioram, andar na maciota vai funcionar se vc manter a condução sempre assim. Porém o carro muda de dono, muda o modo de dirigir e começam a aparecer os defeitos em embreagem, aquecimento e outros que 'não existiam' na mão do antigo dono simplesmente porque ele subutilizava a viatura.
    É a velha história de saber o que é melhor:
    Comprar um jipe que fazia trilha (e assim é obrigado a ter manutenção em dia) ou um jipe de madame? (que nunca foi lubrificado uma cruzeta?)
    Às vezes o bem cuidado (bonito por fora) tá uma bomba relógio na mecânica, é só começar a usar e ferrou.

    X2 as suas palavras e só para ilustrar mais um pouco , qdo tinah a BONEQUINHA viajava para o estado de SP pq meus irmãos moram todos por lá e na subida da serra da Mantiqueira fiz vários testes , qdo não tinha muito movimento o que é difícil disto acontecer eu subia a 80km/h em 5ª marcha a temperatura do motor era mais alta se eu subisse na mesma velocidade em 4ª marcha , isto pq em 5ª o motor tinha que fazer mais forlça do que 4ª , como relatou o EZAHN , em 5ª era com o pé no fundo e em 4ª era com pouco mais de meio acelerador .
  • 16/09/2014, 10:52
    Engels Kbça
    Citação:

    Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Tcheigor

    Li isso no manual (também tinha a mesma coisa no manual do 1KZT-E) e achei bem estranho, principalmente porque vai contra todas as recomendações e experiências daqui do fórum.

    A minha quando parei estava em 98ºC e foi até 110ºC, voltei a andar e baixou. Como disse antes, o marcador original não se mexeu.

    Realmente, comparando com uma polia nova a minha tá muito leve. Vou fazer a troca. Não vou arriscar não. Depois posto os resultados aqui.

    Com relação ao giro do motor, eu tenho trocado as marchas em torno das 2000RPM ou um pouquinho mais. Só pucho até 3000 quando é subida. Na estrada tenho andado por volta de 2800RPM. Mas eu tô me acostumando ainda com esse motor. Li bastante aqui sobre ele, mas qualquer dica é sempre bem vinda.

    Vai trocar o acoplamento viscoso ou apenas o óleo de silicone??? veja o arquivo que coloquei na resposta 112 aqui nesse tópico. Se for trocar apenas o óleo as referencias do óleo original são: 08816-03001 (3.000Cst) 08816-06001 (6.000Cst) e 08816-10001 (10.000Cst).
  • 26/09/2014, 10:16
    Engels Kbça
    Citação:

    Postado originalmente por Engels Kbça Ver Post
    Vai trocar o acoplamento viscoso ou apenas o óleo de silicone??? veja o arquivo que coloquei na resposta 112 aqui nesse tópico. Se for trocar apenas o óleo as referencias do óleo original são: 08816-03001 (3.000Cst) 08816-06001 (6.000Cst) e 08816-10001 (10.000Cst).

    Olha aqui como funciona e como se troca o óleo de silicone da embreagem viscosa.

    Funcionamento

    CLUTCH DE VENTILADOR O FAN CLUTCH - YouTube
    Viscous Fan Drives - YouTube
    Troca do óleo
    TOYOTA LAND CRUISER 90 coupling fan repair(refill oil silicone) - YouTube Land Cuiser 90
  • 26/09/2014, 15:43
    AlonsoFausto
    Citação:

    Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    X2 as suas palavras e só para ilustrar mais um pouco , qdo tinah a BONEQUINHA viajava para o estado de SP pq meus irmãos moram todos por lá e na subida da serra da Mantiqueira fiz vários testes , qdo não tinha muito movimento o que é difícil disto acontecer eu subia a 80km/h em 5ª marcha a temperatura do motor era mais alta se eu subisse na mesma velocidade em 4ª marcha , isto pq em 5ª o motor tinha que fazer mais forlça do que 4ª , como relatou o EZAHN , em 5ª era com o pé no fundo e em 4ª era com pouco mais de meio acelerador .


    A minha se comporta exatamente assim, como subo serra uma vez na semana, estudei bastante o comportamento do 1KZ-TE: subindo em 5ª o motor tem esquentado mais que subindo em 4ª, ambas as marchas tentando manter a mesma velocidade (90/100Km/h). No inverno estava tranquilo subir de 5ª, agora tenho aliviado o pé e subido tudo em 4ª para manter a temperatura mais baixa.
  • 01/10/2014, 09:26
    Engels Kbça
    Citação:

    Postado originalmente por Marco Dente Ver Post
    Com certeza o Acoplamento Viscoso da minha está travado. Agora pela manhã com o motor frio, ele não roda nd, forçando, gira o motor junto.
    Vou procurar um novo, assim uso o travado no verão e o novo no inverno...... hehehehehe

    Com o motor frio ele fica travado mesmo, é normal.
  • 01/10/2014, 09:35
    Marco Dente
    Citação:

    Postado originalmente por Engels Kbça Ver Post
    Com o motor frio ele fica travado mesmo, é normal.

    Entendo que com o motor frio a necessidade de fresfria-lo é menor e por isso o acoplamento deveria estar "solto", fazendo com que a ventoinha gire menos e resfrie menos e ao esquentar o acoplamento "trave" a ventoinha fazendo com que ela gire mais e resfrie mais.........
  • 01/10/2014, 09:52
    Rubens Linhalis
    Citação:

    Postado originalmente por Marco Dente Ver Post
    Entendo que com o motor frio a necessidade de fresfria-lo é menor e por isso o acoplamento deveria estar "solto", fazendo com que a ventoinha gire menos e resfrie menos e ao esquentar o acoplamento "trave" a ventoinha fazendo com que ela gire mais e resfrie mais.........

    Eu também entendo assim.
  • 01/10/2014, 10:11
    ivancgbsb
    Com o motor frio a hélice fica "meio travada" porque o óleo de silicone está acumulado. Em uns segundos após ligar o carro, ela solta quase completamente, pois como bem disseram (Marco e Rubens), o carro está frio e não existe a necessidade de resfriá-lo. Ao esquentar, a hélice vai travando gradualmente até ficar bem presa.
    Nunca ao ponto de ficar tão presa que ao girá-la, gire o motor junto. Neste caso, alguém travou-a mecanicamente, o que não é bom.
  • 01/10/2014, 10:26
    Marco Dente
    Citação:

    Postado originalmente por ivancgbsb Ver Post
    Com o motor frio a hélice fica "meio travada" porque o óleo de silicone está acumulado. Em uns segundos após ligar o carro, ela solta quase completamente, pois como bem disseram (Marco e Rubens), o carro está frio e não existe a necessidade de resfriá-lo. Ao esquentar, a hélice vai travando gradualmente até ficar bem presa.
    Nunca ao ponto de ficar tão presa que ao girá-la, gire o motor junto. Neste caso, alguém travou-a mecanicamente, o que não é bom.

    No meu caso ela está travada a ponto de girar o motor junto com a hélice........
  • 01/10/2014, 12:14
    TCHEIGOR
    Com motor frio fica solto, mas não como se tivesse um rolamento, vc sente uma resistência do óleo, como se tivesse querendo mexer cimento fresco com uma colher, mais ou menos isso.
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