Tcheigor...você falou que escuta a ventoinha acoplando ??????? Que barulho é esse? Você tem como mostrar, pois eu nunca ouvi nada!! Bateu dúvida da minha agora...he he he!
Versão Imprimível
Pois é eu ouvi pela primeira vez na viagem que fiz à Patagônia esse ano em março/abril, acho que por ter andando longos trechos a 100/110km/h (rodamos em média uns 900km/dia). Acho que depois de umas 5h ouvindo o urro do 2.8 a 3000/3200 RPM, qualquer barulho diferente já ficava perceptível, pois com o carro parado nunca ouvi e em viagens anteriores também não.
Talvez eu tenha me expressado mal, mas o que dá pra escutar é o barulho do fluxo de ar da hélice e não o acoplamento em si. Eu tava dirigindo sempre beirando os 3000RPM, e de repente começava aquele 'VUUUUUUU' um som bem grave, parece que muda o ronco do motor, aí eu percebia que tinha acoplado. Fica um minuto ou dois e para demorando mais uns 5 minutos para entrar de novo e assim foi o tempo todo. Primeiro achei que era do A/C, mas mesmo com o A/C desligado ela fazia o barulho e testei ligando a ventoinha do A/C manualmente e o barulho não é nem próximo ao da ventoinha do motor.
Difícil explicar, mas é por aí. Eu notava também em algumas paradas pra abastecer que a resistência ao giro (com a mão) da hélice era bem maior do que de manhã com o carro frio.
TCHEIGOR
Nós somos muito parecidos neste aspecto de observação dos nossos carros , entendi direitinho a explicação do barulho e me fez lembrar qdo tive a minha BONEQUINHA era exatamente este barulho relatado por vc , da para perceber tranquilo .
Abraço
:putz:Correto, não fica totalmente presa, mas fica bem pesada para girar, verifiquei isso na embreagem nova, Original Toyota, que coloquei semana passada. Depois que dá partida ela fica mais solta, quando o motor esquentou, até a temperatura uma certa temperatura, notei a ventoinha soprar mais forte.:euforico: