Powered by vBulletin

Aparelhos sensores de temperatura do motor: Notícia importantíssima

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 12 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 23456789101112
  • 01/10/2014, 19:27
    sandro_ventania
    Citação:

Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Clândio, a minha tá tudo funcionando no arrefecimento e sobe tbem uns 7 ou 8 graus pelo menos quando fica na lenta por uns minutos, ainda mais se o a/c estiver ligado, aí sobe 10°C tranquilo, mas ainda fica dentro da faixa, vai de uns 73 (normal) até uns 80 ou 82. No trânsito urbano é pior, pois se vc andar sempre na maciota (baixo giro) é mais difícil acoplar a ventoinha. Experimente subir o giro por um tempo,se o viscoso estiver ok, vc escutará a ventoinha acoplando.
    Esses dados são do meu spia tbem (cabeçote). Mas se tu comparou com outra hélice de acoplamento viscoso nova e achou a tua muito solta, aí sim pode estar fazendo a diferença, talvez não esteja acoplando mesmo.
    Mas uma coisa já percebi nesse motor 3L, que andar em giro muito baixo também é prejudicial. Eu tento manter as trocas de marcha em 3000RPM mesmo dentro da cidade, e nunca andar a menos de 2000RPM, o motor foi projetado pra bem mais que isso e agradece! O manual manda, DURANTE O AMACIAMENTO DO MOTOR, andar em giros moderados, NÃO ULTRAPASSANDO 4000RPM. E aí fica a dúvida, a Toyota mente no manual ou os motores que abrem o bico quando exigidos foram mal amaciados?

Tcheigor...você falou que escuta a ventoinha acoplando ??????? Que barulho é esse? Você tem como mostrar, pois eu nunca ouvi nada!! Bateu dúvida da minha agora...he he he!
  • 01/10/2014, 21:21
    TCHEIGOR
    Citação:

Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Tcheigor...você falou que escuta a ventoinha acoplando ??????? Que barulho é esse? Você tem como mostrar, pois eu nunca ouvi nada!! Bateu dúvida da minha agora...he he he!

Pois é eu ouvi pela primeira vez na viagem que fiz à Patagônia esse ano em março/abril, acho que por ter andando longos trechos a 100/110km/h (rodamos em média uns 900km/dia). Acho que depois de umas 5h ouvindo o urro do 2.8 a 3000/3200 RPM, qualquer barulho diferente já ficava perceptível, pois com o carro parado nunca ouvi e em viagens anteriores também não.

Talvez eu tenha me expressado mal, mas o que dá pra escutar é o barulho do fluxo de ar da hélice e não o acoplamento em si. Eu tava dirigindo sempre beirando os 3000RPM, e de repente começava aquele 'VUUUUUUU' um som bem grave, parece que muda o ronco do motor, aí eu percebia que tinha acoplado. Fica um minuto ou dois e para demorando mais uns 5 minutos para entrar de novo e assim foi o tempo todo. Primeiro achei que era do A/C, mas mesmo com o A/C desligado ela fazia o barulho e testei ligando a ventoinha do A/C manualmente e o barulho não é nem próximo ao da ventoinha do motor.
    Difícil explicar, mas é por aí. Eu notava também em algumas paradas pra abastecer que a resistência ao giro (com a mão) da hélice era bem maior do que de manhã com o carro frio.
  • 01/10/2014, 21:48
    guilhermeabreu
    TCHEIGOR

Nós somos muito parecidos neste aspecto de observação dos nossos carros , entendi direitinho a explicação do barulho e me fez lembrar qdo tive a minha BONEQUINHA era exatamente este barulho relatado por vc , da para perceber tranquilo .

Abraço
  • 02/10/2014, 09:45
    Engels Kbça
    Citação:

Postado originalmente por ivancgbsb Ver Post
    Com o motor frio a hélice fica "meio travada" porque o óleo de silicone está acumulado. Em uns segundos após ligar o carro, ela solta quase completamente, pois como bem disseram (Marco e Rubens), o carro está frio e não existe a necessidade de resfriá-lo. Ao esquentar, a hélice vai travando gradualmente até ficar bem presa.
    Nunca ao ponto de ficar tão presa que ao girá-la, gire o motor junto. Neste caso, alguém travou-a mecanicamente, o que não é bom.

:putz:Correto, não fica totalmente presa, mas fica bem pesada para girar, verifiquei isso na embreagem nova, Original Toyota, que coloquei semana passada. Depois que dá partida ela fica mais solta, quando o motor esquentou, até a temperatura uma certa temperatura, notei a ventoinha soprar mais forte.:euforico:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 12 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 23456789101112
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 22:11.