Prezados,
Na minha viatura instalei o EG3 (Engine Guardian) com sensor no bloco (conforme fotos). Já relatei aqui, que no local onde está instalado o sensor, considerando até agora uso 100%urbano com pouco congestionamento e temperaturas ambientes girando na casa de 25 a 30°C, a temperatura fica entre 77° e 79°C. Quando paro o carro e desligo o motor com o Monitor ainda ligado, a temperatura máxima chegou a 84ºC e depois começou a baixar.....Deixei o meu EG3 setado em 85° C (funcionamento normal) com primeiro nível de alarme (intermitente) em 90°C e segundo nível de alarme a 95°C....
Hoje vou pegar estrada e andar cerca de 250 Km em regime continuo, 110 Km/h e nó máximo 2700RPM....Depois informo aqui valores de temperatura....
Todavia, queria aqui compartilhar uma informação/situação observada com os amigos....
De manha, quando saio pro trabalho, fico observando a temperatura subindo no EG3....Quando o EG3 registra, considerando a posição de instalaçao do sensor no bloco e as devidas adequações/considerações em relação a situação real de temperatura de água e também de óleo, pois sei que são maiores do que àquelas que registro no EG3, quando a temperatura atinge cerca de 49°C no monitor, o marcador de temperatura original da Viatura já está na posição digamos de estabilidade.....Ou seja, se imaginarmos que entre o meu EG3 e a temperatura real do circuito de arrefecimento (água) deva ter uma diferença de 8 a 10°, acredito que o marcador vai pra aquela famigerada posição já com uns 55º aprox.....e aí mesmo que a temperatura suba até os 82ºC, temperatura na qual a termostática começa a atuar, o danado do ponteiro não mexe uma palha......é brincadeira quase 30°C de variação na temperatura, sem que o marcador mostre nenhuma variação.....Será que para temperaturas maiores, em torno dos 100ºC o ponteiro se deslocaria mais rápido?
Desculpem-me se me alonguei demais e se me fiz entender.
Abraços,
Eduardo.