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  • #1
    Usuário Avatar de calhiandro
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    Citação Postado originalmente por sinval Ver Post
    Calhiandro,
    MEDE A TEMP. DO CABEÇOTE
    Oi Sinval, eu instalei o espia eletrônico da Donatti4x4 que mede a temperatura direta do cabeçote, E NÂO DA ÁGUA. Na cidade a temperatura varia 83 até uns 92ºc se ligar o ar-condicionado, na estrada em subida de serra forçando já chegou a 102ºc. Se o seu mede a temperatura do cabeçote e NÂO DA ÁGUA, não vejo problema nenhum.

    Tem esse tópico aqui da uma olhada. Leia o post #185. e depois endossado pelos demais.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-3-0-a-16.html (TEMPERATURA DE SERVIÇO MOTOR TOYOTA 2.8 e 3.0)
    CJ5-1976- Bob Esponja

  • #2
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    POÇOS DE CALDAS/MG
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    Olha Calhiandro,

    Realmente se eu tivesse lido este tópico antes não tinha gasto com este radiador que fiz, agora estou convencido que está normal.
    O meu mede a temp. do CABEÇOTE e não da água.

    Muito obrigado companheiros
    abraços a todos



    Citação Postado originalmente por calhiandro Ver Post
    Oi Sinval, eu instalei o espia eletrônico da Donatti4x4 que mede a temperatura direta do cabeçote, E NÂO DA ÁGUA. Na cidade a temperatura varia 83 até uns 92ºc se ligar o ar-condicionado, na estrada em subida de serra forçando já chegou a 102ºc. Se o seu mede a temperatura do cabeçote e NÂO DA ÁGUA, não vejo problema nenhum.

    Tem esse tópico aqui da uma olhada. Leia o post #185. e depois endossado pelos demais.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-3-0-a-16.html (TEMPERATURA DE SERVIÇO MOTOR TOYOTA 2.8 e 3.0)

  • #3
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    Citação Postado originalmente por sinval Ver Post
    Olha Calhiandro,

    Realmente se eu tivesse lido este tópico antes não tinha gasto com este radiador que fiz, agora estou convencido que está normal.
    O meu mede a temp. do CABEÇOTE e não da água.

    Muito obrigado companheiros
    abraços a todos


    PÔHHHH SINVAL

    Esta dando susto na gente a toa cara , eu e todos aqui pensamos que este seu relato era da temperatura da água e não do cabeçote .

    O SEU CARRO ESTA NORMAAAAAALL UUUUUFA .

    Fico feliz por vc .

    Abraço

  • #4
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    Citação Postado originalmente por sinval Ver Post
    Calhiandro,
    MEDE A TEMP. DO CABEÇOTE
    Sinval,
    Como mede a temperatura do cabeçote, acredito que esteja normal, pensei que fosse na água.
    Abs.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #5
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    Citação Postado originalmente por sinval Ver Post
    Calhiandro,
    MEDE A TEMP. DO CABEÇOTE

    Sinval

    Na minha tb instalei medindo a temperatura do cabeçote e posso confirmar que as tua temperaturas estão normais. Digo mais, na minha já chegou a 107ºC em subida de serra a 3000 RPM no forte do verão. A VTR nunca baixou água ou mostrou qualquer problema de cabeçote.

    Fica tranquilo.

    Abraços.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #6
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    21/11/2006
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    POÇOS DE CALDAS/MG
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    OH Clandio,

    MUITO OBRIGADO PELA SUA CONTRIBUIÇÃO

    ABRAÇOS
    SINVAL

    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Sinval

    Na minha tb instalei medindo a temperatura do cabeçote e posso confirmar que as tua temperaturas estão normais. Digo mais, na minha já chegou a 107ºC em subida de serra a 3000 RPM no forte do verão. A VTR nunca baixou água ou mostrou qualquer problema de cabeçote.

    Fica tranquilo.

    Abraços.

  • #7
    Aproveitando o movimento no post, quero deixar meu relato sobre o assunto.
    Alguns colegas devem lembrar que a Nona, minha sw4 2.8 aspirada teve problemas de motor, depois disso para garantir sua saude e meu investimento em peças originais tomei algumas precauções:
    1º troquei a coméia do radiador que estava judiadinha.
    2º troquei algumas mangueiras que haviam inchado por causa do problema de vazamento de pressão do cabeçote.
    3º instalei um sensor racetronix junto o sensor de água original e é mais sobre ele que quero falar...

    Fiquei monitorando seu funcionamento, na cidade ficava em torno de 87º e na estrada em subidas severas ia para 92º, seguindo as orientações dos colegas, configurei ele para alarmar em 95º, mas nunca chegou a isso, já se passaram cerca de 6 meses de felicidade.
    No mês passado percebi um pequeno vazamento de fluido do radiador em uma mangueira que fazia a ligação direta do sistema, isolando o radiador do ar quente que tem problemas desde que comprei a Nona e nunca arrumei por ter de desmontar o painel. Essa era uma adaptação que veio com ela e percebi o vazamento logo no início, nem deu tempo do sensor acusar mudança na temperatura. Me bati atrás de uma magueira curvada que servisse para substituir aquela antiga gambiarra, fui em várias auto peças mas não achei nada perfeito para o caso.
    Até que cheguei na auto peças de um uruguaio e depois de um pouco de conversa e alguns testes, sem sucesso, com mangueiras que ele tinha no estoque, ele me deu a ideia de remover aqueles 2 canos de ferro presos ao motor (quem conhece o motor 3L deve saber do que eu estou falando, até postaria uma foto, mas os canos já não estão mais lá para isso), assim, uma das mangueiras que eu já havia trocado faria a ligação direta logo ali envolta da valvula termostatica, evitando aquele longo caminho que passava pela frente e pelo lado do motor até a parede corta chamas.
    O cara além de me dar essa grande ideia, me ajudou a desmontar tudo e não me cobrou nada, palavras dele, com sotaque: - Não estou fazendo nada mesmo, o movimento esta fraco, então eu te ajudo.
    Resultado:
    Economizei por não ter que comprar uma mangueira e simplifiquei o sistema, deixando ele no meu ponto de vista, mais seguro. Depois disso, a temperatura de trabalho do motor caiu para 83º na cidade e 85º na estrada com subida forte. Estou ainda mais feliz... ehhehehehe Provavelmente aquela mangueira adaptada estava obstruindo a livre passagem do fluido, nada que fizesse aquecer, mas que também não deixava o sistema funcionar perfeitamente.

    A lição de tudo isso é que uma mísera mangueira meio trancada ou dobrada pode fazer uma grande diferença...

    ps. Arrumei um lugar bem bacana pra instalar o termometro e um voltimetro no painel, depois coloco uma foto..

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Romulo Lubachesky Ver Post
    Aproveitando o movimento no post, quero deixar meu relato sobre o assunto.
    Alguns colegas devem lembrar que a Nona, minha sw4 2.8 aspirada teve problemas de motor, depois disso para garantir sua saude e meu investimento em peças originais tomei algumas precauções:
    1º troquei a coméia do radiador que estava judiadinha.
    2º troquei algumas mangueiras que haviam inchado por causa do problema de vazamento de pressão do cabeçote.
    3º instalei um sensor racetronix junto o sensor de água original e é mais sobre ele que quero falar...

    Fiquei monitorando seu funcionamento, na cidade ficava em torno de 87º e na estrada em subidas severas ia para 92º, seguindo as orientações dos colegas, configurei ele para alarmar em 95º, mas nunca chegou a isso, já se passaram cerca de 6 meses de felicidade.
    No mês passado percebi um pequeno vazamento de fluido do radiador em uma mangueira que fazia a ligação direta do sistema, isolando o radiador do ar quente que tem problemas desde que comprei a Nona e nunca arrumei por ter de desmontar o painel. Essa era uma adaptação que veio com ela e percebi o vazamento logo no início, nem deu tempo do sensor acusar mudança na temperatura. Me bati atrás de uma magueira curvada que servisse para substituir aquela antiga gambiarra, fui em várias auto peças mas não achei nada perfeito para o caso.
    Até que cheguei na auto peças de um uruguaio e depois de um pouco de conversa e alguns testes, sem sucesso, com mangueiras que ele tinha no estoque, ele me deu a ideia de remover aqueles 2 canos de ferro presos ao motor (quem conhece o motor 3L deve saber do que eu estou falando, até postaria uma foto, mas os canos já não estão mais lá para isso), assim, uma das mangueiras que eu já havia trocado faria a ligação direta logo ali envolta da valvula termostatica, evitando aquele longo caminho que passava pela frente e pelo lado do motor até a parede corta chamas.
    O cara além de me dar essa grande ideia, me ajudou a desmontar tudo e não me cobrou nada, palavras dele, com sotaque: - Não estou fazendo nada mesmo, o movimento esta fraco, então eu te ajudo.
    Resultado:
    Economizei por não ter que comprar uma mangueira e simplifiquei o sistema, deixando ele no meu ponto de vista, mais seguro. Depois disso, a temperatura de trabalho do motor caiu para 83º na cidade e 85º na estrada com subida forte. Estou ainda mais feliz... ehhehehehe Provavelmente aquela mangueira adaptada estava obstruindo a livre passagem do fluido, nada que fizesse aquecer, mas que também não deixava o sistema funcionar perfeitamente.

    A lição de tudo isso é que uma mísera mangueira meio trancada ou dobrada pode fazer uma grande diferença...

    ps. Arrumei um lugar bem bacana pra instalar o termometro e um voltimetro no painel, depois coloco uma foto..
    Romulo, acabei de comprar o termômetro da racetronix e estou estudando onde instalar, gostaria de ver a foto de onde vc instalou o seu.
    Marco Dente
    GV 2011

  • #9
    Usuário Avatar de AlonsoFausto
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    Marco, olha no meu tópico, o meu painel é muito parecido com o seu... achei o lugar muito bom para o sensor:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...strinha-6.html

    Abraço.
    Fausto
    Atual: Pajero Full HPE 2008
    Ex Sw4 2002, Hilux 1994 solid axle.

  • #10
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    Citação Postado originalmente por AlonsoFausto Ver Post
    Marco, olha no meu tópico, o meu painel é muito parecido com o seu... achei o lugar muito bom para o sensor:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...strinha-6.html

    Abraço.

    Fausto, obrigado pela resposta, ficou muito bom, devo copiar sua idéia.

    []s
    Marco Dente
    GV 2011

  • #11
    Instalei eu mesmo usando uma serra-copo na furadeira. O furo de um deles acabou acertando um grampo de fixação, mas não afetou a estrutura, aquela fresta entre o plástico preto e o cinza já existia. Gostei da posição pq a alavanca de ajuste do volante fica exatamente sobre os numeros, mas o pisca de alarme não. Assim eu não fico olhando o tempo todo pra eles, quando quero ver a medição é só olhar por cima.

    Bacana esse lugar Alonso, a minha não tem esse espaço deste jeito...

    -p1000656rz.jpg

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Romulo Lubachesky Ver Post
    Instalei eu mesmo usando uma serra-copo na furadeira. O furo de um deles acabou acertando um grampo de fixação, mas não afetou a estrutura, aquela fresta entre o plástico preto e o cinza já existia. Gostei da posição pq a alavanca de ajuste do volante fica exatamente sobre os numeros, mas o pisca de alarme não. Assim eu não fico olhando o tempo todo pra eles, quando quero ver a medição é só olhar por cima.

    Bacana esse lugar Alonso, a minha não tem esse espaço deste jeito...

    -p1000656rz.jpg
    Boa solução tbm Romulo.

    Valeu pela dica.
    Marco Dente
    GV 2011

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