Acho que fui eu um dos que começaram a insentivar a todos a colocar mais 01 a 02 TERMÔMETROS a mais para maior segurança e tranquilidade para que não pessemos por dissabores como perder um motor por superaquecimento .
PERDÍ DOIS MOTORES EM 7 MESES POR SUPERAQUECIMENTO , umpor minha culpa ( DESLEIXO , tinha um radiador vazando e não troquie a tempo ) e 7 meses após por culpa de uma RECONDICIONADORA DE TURBINAS DE CONTAGEM-MG , que não consertou ditreito a TURBINA DISPAROU e eu não soube o que fazer para parar o motor ( QDO ISTO OCORRER TEM QUE FREAR O CARRO COM ELE ENGRENADO NA MARCHA QUE TIVER E MATAR O MOTOR ).
DEPOIS DISTO COMECEI A CAMPANHA DE INSTARMOS TERMÔMETROS A MAIS EM NOSSOS CARROS " QUALQUER CARRO " QUE FIQUE BEM CLARO , POIS ASSIM DIFICULTARÁ A GENTE PASSAR DESPERCEBIDO UM AUMENTO DE TEMPERATURA , A MINHA SUGESTÃO TEM SIDO EM COLOCAR UM TERMÔMETRO COM SINAL DE ALERTA SONORO ( Termômetro Digital RACETRONIX com sinal de alerta sonoro , tem na DELTA BRASIL ) e outro termômetro Eletrônico tb com sinal de alerta sonoro que é parafusado no bloco ou cabeçote do motor , este funciona independentemente da presença de água , pois ele mede a temperatura do motor, ou seja do óleo do motor ( SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA , tem na DONATTI 4X4 ).
COM ISTO DIFICILMENTE PERDEREMOS MOTORES POR EXCESSO DE TEMPERATURA , MEU ENGESA COM MWM 2.8 JÁ TEM O RACETRONIX , E A SW4 2002 JÁ ESTA INSTALADO O SENSOR DE TEMPERATURA DESTE RACETRONIX , SÓ FALTA A PARTE ELÉTRICA , E ASISM QUE PUDER COLOCAREI O SPIA ELETRÔNICO NOS DOIS CARROS .
LEOJAZ , não são as SW4 uqe nescessitam destes termômetros a mais , SÃO TODOS OS CARROS , como foi falado pelo DORDERF , ele colocou o RACETRONIX depois do meu alerta e já salvou ele uma vez , PQ O MARCADOR DE TEMPERATURA DE TODOS OS CARROS " NEM SEMPRE " MOSTRM A TEMPERATURA REAL QUE A ÁGUA ESTA , como no caso dele e no meu caso , pois tinha uma SW4 93 COM CABEÇOTE DE FERRO e mesmo o termômetro original do carro não chegando no vermelho perdí o motor por superaquecimento e trincou o CABEÇOTE DE FERRO , imagina u m cabeçote de alumínio , LOGO :
As TOYOTAS a partir de 96 vieram com CABEÇOTE DE ALUMÍNIO como tantos outros carros por aí a fora , acho que todos os carros modernos tem cabeçote de alumínio e ESTES SÃO MAIS SENSÍVEIS A AUMENTOS DE TEMPERATURA , mas só são mais sensíveis " SE DEIXAREM FALTAR ÁGUA " , isto é para todos os carros .
CONCLUÍNDO :
Se vc comprar uma SW4 a díesel sugiro a vc colocar tb mais estes dois sensores de temperatura a mais com sinal de alerta sonoro , ASSIM NUNCA VC PASSARÁ POR DISSABOR DE TER UM MOTOR SUPERAQUECIDO " POR NÃO VER A TEMPERATURA SUBIR SEM VC VER OU ESCUTAR NENHUM SINAL DE ALERTA "
Desculpem por ter me alongado tanto , MAS ESTE ALERTA VALE R$10.000,00 , em caso de vc não colocar estes termômetros e NÃO VER A TEMPERATURA SUBIR E BATER O MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO .
Vc gasta +- R$500,00 na compra e instalação destes dois TERMÔMETROS para economizar R$10.000,00 em caso de ter que fazer um motor deste POR SUPERAQUECIMENTO .
FGONELLI,
Muitas SW4 96/97 e 97/98, vieram para o Brasil com o radiador de 7 litros, que logo se mostrou insuficiente para o nosso clima tropical. Diante disso, à partir dos modelos 98/99 passaram a vir com o radiador de 10 litros de capacidade. Contudo, volto a repetir, o grande vilão do problema de superaquecimento é o DESLEIXO, a FALTA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA !!!
Qualquer motor, principalmente os com cabeçote de alumínio, sofrerão danos no caso de superaquecimento, isso não é um "defeito", é uma CONSEQUÊNCIA da falta de atenção do proprietário !!!
Se o motor 1KZT, desde "0 Km", receber a atenção necessária, com a troca do fluido de arrefecimento correto e nos prazos preconizados no manual do proprietário, além da troca das mangueiras e da válvula termostática de tempos em tempos, rodará 1 milhão de quilômetros sem problemas !!!
Um abraço, Delfim
Pois é Delfim. Mesmo com o radiador menor o carro nunca aqueceu. Mas acho que se eu não tivesse visto a trinca, teria me lascado!
De resto concordo com tudo o que vc falou.
Abraço, Felipe
SW4 LANPIÃO - Pneus 33X10,5 mud KM2, Rock Slide MXV e Snorquel Homemade.Por enquanto!
Sim exatamente este , só que com a luz na cor vermelha que é mais barato .
O DORDERF colocou sem o relê , mas se vem o relê , acho eu é que tem nescessidade , no meu carro vou colocar com o relê que veio nele . Desculpe aí em amigo DORDERF , mas é minha opinião , não estou te contestando .
Pelo que eu entendi o rele seria para a sirene. O termômetro (relógio) funciona direto na força, deve ser ligado em algo que aciona a energia ao girar a chave, tipo o painel de instrumentos, ou até o acendedor de cigarros deve servir. O rele deve ser para ligar a serene pois a carga que ela puxa deve ser maior que a que a saída de alerta do termômetro permite. A saída de alerta tem uma amperagem máxima que ela aguenta, se for um buzzer acho que aguenta, mas aquela sirene da foto do anúncio deve puxar mais carga, precisa de rele ou vai queimar a saída.