Acho que fui eu um dos que começaram a insentivar a todos a colocar mais 01 a 02 TERMÔMETROS a mais para maior segurança e tranquilidade para que não pessemos por dissabores como perder um motor por superaquecimento .
PERDÍ DOIS MOTORES EM 7 MESES POR SUPERAQUECIMENTO , umpor minha culpa ( DESLEIXO , tinha um radiador vazando e não troquie a tempo ) e 7 meses após por culpa de uma RECONDICIONADORA DE TURBINAS DE CONTAGEM-MG , que não consertou ditreito a TURBINA DISPAROU e eu não soube o que fazer para parar o motor ( QDO ISTO OCORRER TEM QUE FREAR O CARRO COM ELE ENGRENADO NA MARCHA QUE TIVER E MATAR O MOTOR ).
DEPOIS DISTO COMECEI A CAMPANHA DE INSTARMOS TERMÔMETROS A MAIS EM NOSSOS CARROS " QUALQUER CARRO " QUE FIQUE BEM CLARO , POIS ASSIM DIFICULTARÁ A GENTE PASSAR DESPERCEBIDO UM AUMENTO DE TEMPERATURA , A MINHA SUGESTÃO TEM SIDO EM COLOCAR UM TERMÔMETRO COM SINAL DE ALERTA SONORO ( Termômetro Digital RACETRONIX com sinal de alerta sonoro , tem na DELTA BRASIL ) e outro termômetro Eletrônico tb com sinal de alerta sonoro que é parafusado no bloco ou cabeçote do motor , este funciona independentemente da presença de água , pois ele mede a temperatura do motor, ou seja do óleo do motor ( SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA , tem na DONATTI 4X4 ).
COM ISTO DIFICILMENTE PERDEREMOS MOTORES POR EXCESSO DE TEMPERATURA , MEU ENGESA COM MWM 2.8 JÁ TEM O RACETRONIX , E A SW4 2002 JÁ ESTA INSTALADO O SENSOR DE TEMPERATURA DESTE RACETRONIX , SÓ FALTA A PARTE ELÉTRICA , E ASISM QUE PUDER COLOCAREI O SPIA ELETRÔNICO NOS DOIS CARROS .
LEOJAZ , não são as SW4 uqe nescessitam destes termômetros a mais , SÃO TODOS OS CARROS , como foi falado pelo DORDERF , ele colocou o RACETRONIX depois do meu alerta e já salvou ele uma vez , PQ O MARCADOR DE TEMPERATURA DE TODOS OS CARROS " NEM SEMPRE " MOSTRM A TEMPERATURA REAL QUE A ÁGUA ESTA , como no caso dele e no meu caso , pois tinha uma SW4 93 COM CABEÇOTE DE FERRO e mesmo o termômetro original do carro não chegando no vermelho perdí o motor por superaquecimento e trincou o CABEÇOTE DE FERRO , imagina u m cabeçote de alumínio , LOGO :
As TOYOTAS a partir de 96 vieram com CABEÇOTE DE ALUMÍNIO como tantos outros carros por aí a fora , acho que todos os carros modernos tem cabeçote de alumínio e ESTES SÃO MAIS SENSÍVEIS A AUMENTOS DE TEMPERATURA , mas só são mais sensíveis " SE DEIXAREM FALTAR ÁGUA " , isto é para todos os carros .
CONCLUÍNDO :
Se vc comprar uma SW4 a díesel sugiro a vc colocar tb mais estes dois sensores de temperatura a mais com sinal de alerta sonoro , ASSIM NUNCA VC PASSARÁ POR DISSABOR DE TER UM MOTOR SUPERAQUECIDO " POR NÃO VER A TEMPERATURA SUBIR SEM VC VER OU ESCUTAR NENHUM SINAL DE ALERTA "
Desculpem por ter me alongado tanto , MAS ESTE ALERTA VALE R$10.000,00 , em caso de vc não colocar estes termômetros e NÃO VER A TEMPERATURA SUBIR E BATER O MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO .
Vc gasta +- R$500,00 na compra e instalação destes dois TERMÔMETROS para economizar R$10.000,00 em caso de ter que fazer um motor deste POR SUPERAQUECIMENTO .