Eu coloquei um termometro de oleo desses na LandCruiser. adaptei junto ao sensor de pressão, q no meu caso é a saida pro manometro, o sensor é comprido e fica dentro do bloco, e nunca passa de 85ºC.
Versão Imprimível
Eu coloquei um termometro de oleo desses na LandCruiser. adaptei junto ao sensor de pressão, q no meu caso é a saida pro manometro, o sensor é comprido e fica dentro do bloco, e nunca passa de 85ºC.
HJ, com um sol escaldante de 13h e subindo uma grande ladeira, a temperatura da água chegou aos 90° - e tome apitar. Mas não passou. Quando cheguei em casa deixei o carro ligado por uns 3 minutos e a temperatura foi caindo até uns 85 (acho que a válvula começou a agir).
Aumentei a temperatura limite da água pra 95°.
Antes do feriadão, subindo um local chamado de "baixinha", perto da minha casa, a temperatura chegou nos 95°C. Mas o local faz quase um ângulo de 90° com a base da pista! Aumentei a temperatura pra 100°C.
Na estrada fica variando até no máximo 85°C.
A minha, mesmo subindo uma serra inteira, carregado e em 3ª marcha, o ponteiro não saiu do meio...cheguei a duvidar do sensor e troquei ele...mas é assim mesmo. Tambem gostaria de saber os parametros que esse marcador marca.
AMIGO DORDERF
SUGIRO A VC NÃO AUMENTAR O SINAL DE ALARME PARA 100ºC senão não teria função o sinal de alerta , ele em 100ºC só alertaria a ora que vc teria fundido o motor , DEIXA EM 95ºC e se chegar nele e apitar É SINAL PARA VC FOLGAR O PÉ , pois se em situações normais ele anda a 85ºC e se tiver subindo muito passar 10ºC NA MINHA OPINIÃO ESTA AINDA DENTRO DO NORMAL , MAIS DO QUE ISTO ACHO QUE VC ESTARÁ JÁ ARRRISCANDO MUITO , até o dia que alguem descobrir a TEMPERATURA DE SERVIÇO RECOMENDADA PELA TOYOTA , mas até lá cautela e caldo de galinha faz muito bem pra saúde dos nossos motores e PRINCIPALMENTE PARA NOSSSOS BOLSOS .
SÓ PRA LEMBRAR : O MOTOR MWM 2.8 sprint tem como temperatura de serviço da água de 81ºC a 87ºC , logo apenas 6ºC de tolerancia entre a temperatura MÍNIMA E MÁXIMA , e mais uma vez REPETINDO , SE NO SEU CASO O SEUCARRO ANDA NORMAL EM 85ºC VC DEIXAR O SINAL DE LARME EM 95ºC ESTA MAIS DO QUE BOM ESTA TOLERANCIA DE 10ºC A MAIS DO QUE VC ANDA " NÃO ACHA ? " , ainda mais que aí faz um calor DUKARAI .
Mas Guilherme, de 85º a 95º o Dordorf disse que o ponteiro do painel nem saiu do lugar!
Aposto que 100º ou 110º ele pouco vai passar do centro...o começo do vermelho deve ser lá para os 130º, pois é nessa temperatura que a agua aditivada começa a ferver.
Será que escrevendo direto para a toyota eles não respondem?
CARO SANDRO_VENTANIA
Sinceramente HOJE PREFIRO ERRAR POR EXCESSO DE ZELO , pois fiz o motor da BONEQUINHA duas vezes num ano por EXCESSO DE TEMPERATURA , como já falei NUNCA MAIS VOU FAZER MOTOR DE NOVO POR EXCESSO DE TEMPERATURA , o meu fígado esta doendo até agora com as duas facadas que levei , gastei 20 contos em um ano com o motor da BONEQUINHA .
E 100ºC é muita temperatura para um motor funcionar SE ELE FUNCIONA NORMALMENTE A 85ºC EM CONDIÇÕES NORMAIS .
Vc fez a analogia do que falei acima ??? Se num motor MWM 2.8 o limite de TEMPERATURADE SERVIÇO MÍNIMA ( 81ºC ) E MÁXIMA ( 87ºC ) é de APENAS 6ºC , porque que nos motores TOYOTA esta diferença SERIA NORMAL 20ºC ?????? ou seja uma TEMPERATURA MÍNIMA DE 82ºC E MÁXIMA DE 102ºC como exemplo ???? ISTO NÃO PODE SER NORMAL .
" ESTOU CALEJADO DE PERDER MOTOR POR EXCESSO DE TEMPERATURA " Na priemira vez foi por culpa minha que tinha umradiador furado e demorei a trocar o mesmo e 6 meses após FOI PRO CULPA DO FDP QUE CONSRTOU A TURBINA que ficou mal feito o serviço e a turbina DISPAROU e o motorgirou em 6500 rpm a temperatura subiu e o motor foi pro saco de novo com APENAS 7.000 km de feito , FOI DE DOER , quase quebrei , mas como sou feito de marmelo ( envergo mas quebro , gíria do Sul de Minas ) .
Estou aqui agora TENTANDO AJUDAR OS AMIGOS AQUI A NÃO COMETEREI O " ERRO " DE DEIXAR O MOTOR TRABALHAR NUMA TEMPERATURA ACIMA DO ACEITÁVEL NA MINHA ÓTICA DE VER , POIS AINDA " NÃO TEMOS A INFORMAÇÃO CORRETA DA TOYOTA " .
ENTÃO VAMOS NOS PRECAVER COM O SINAL DE ALERTA EM 95ºC , e atingindo este patamar , FOLGAMOS O PÉ E/OU PARAMOS PARA VER SE ESTA TUDO EM ORDEM COMO VERIFICAR O NÍVEL DA ÁGUA DO RADIADOR E RESRVATÓRIO DE EXPANSÃO , lógico que esperando o carro esfriar um pouco para não trazer mais transtorno ainda como queimaduras indesejáveis .
Se depender da Toyota...
"Prezado Senhor Miguel,
Sua manifestação gerou o atendimento de nº490808.
Agradecemos a nova oportunidade de contato com o Serviço de Assistência ao Cliente Toyota.
A área de Assistência ao Cliente esclarece dúvidas relacionadas a assuntos constantes no Manual do Proprietário e Livrete de Garantia.
Lamentamos não poder atender à sua solicitação, pois a informação solicitada por V.Sª é de ordem técnica e sendo o veículo importado oficialmente pela Toyota do Brasil, o Senhor poderá verificar a possibilidade de obtê-la junto à concessionária, pois algumas informações não são de domínio público.
Sugerimos o contato com um distribuidor de preferência para mais informações.
Para visualizar o distribuidor Toyota de sua preferência, clique aqui: http://www.toyota.com.br/servicos_acessorios/concessionarias.aspx
O Serviço de Assistência ao Cliente Toyota continua à sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.
Atenciosamente,
Toyota do Brasil
Serviço de Assistência ao Cliente
0800 703 02 06
clientes@sac.toyota.com.br
------------ Mensagem Original ------------
De: miguel
Enviada em: 28/12/2012
Para: clientes@sac.toyota.com.br
Assunto: Dúvida técnica
Possuo um SW4 1998 TD e recentemente fiz todo o motor, incluindo troca do cabeçote (só peças originais Toyota).
A dúvida que tenho é qual temperatura máxima que a água do radiador pode atingir e qual temperatura máxima do óleo do motor, a fim de controle através de sensores específicos.
Atenciosamente,
Miguel"
Na estrada a temperatura não passa dos 87°C.
Chegou nos 95°C pq a ladeira, meu amigos, era BEM íngrime. Agora chegou nesses 95°C e o marcador do carro permaneceu do mesmo jeito.
Mas acho interessante o raciocínio do Dr. Guilherme e tb sei como é gastar 20 mil num carro em apenas 1 ano (11 de motor e embreagem e o restante de manutenção geral).