Powered by vBulletin

Turbina pra Band (OM314):42/48 ou 42/63???

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 16 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 07/01/2012, 18:40
    rbata
    Felippe, uma curiosidade.

A quantos RPM mais ou menos tua turbina tá dando 2kg ??? Ela bate isso nas primeiras marchas também ou só nas últimas ???

A minha band, na cidade, desde primeira até terceira marcha normalmente dá pico de 0,6~0,8bar. O ponteiro começa a mostrar alguma pressão a partir dos 1000rpm.

Na estrada, se pisar fundo em quarta e quinta marcha ela passa de 1bar (acima de 2500rpm). Porém não sei qual o máximo pois o manômetro vai até 1bar... ele encosta o ponteiro.... e a válvula da K16 acho que está com a regulagem original de fábrica, provavelmente 1,5bar. Mas acho que nunca chegou a 1,5 pois não escuto barulho nenhum de descarga da wastegate (se é que é possível escutar). E se não me engano o Joãozinho limitou na BI para atingir no máx 1,2 se não me engano, e os bicos da minha são tamanho originais (diferente da sua).

Essa semana vou fazer o serviço de escapamento na minha. Vou remover o primeiro silencioso (pequeno), e na traseira vou fazer uma derivação para dois silenciosos "semi-esportivos"... assim divido o fluxo para não restringir a turbina e quem sabe fico com um som mais discreto. Mas vou manter tudo em 2,5 polegadas mesmo para não complicar muito o serviço. Vou tentar fazer o snorkel também, porém com 3 polegadas.

Vc já pensou em colocar a sua num dinamômetro??? Tem idéia de quanto custa esse serviço???

A minha antes parecia um carro 1.0 carregado de gente.... agora parece um carro 1.6...rs

Abs....
  • 07/01/2012, 18:46
    canzilao
    Citação:

Postado originalmente por rbata Ver Post
    A minha antes parecia um carro 1.0 carregado de gente.... agora parece um carro 1.6...rs

Abs....

Mais é um 1.6 cheio ou vazio ??? rsrsrsrs.
  • 07/01/2012, 19:02
    rbata
    Ai tanto faz Canzilao....rs

Pq 1.6 nem dá pra sentir muita diferença se tá carregado ou não.... dureza é rodar com 1.0 lotado de gente e bagagem.
  • 07/01/2012, 19:09
    Dimasi
    Elgen,
    Com as medidas que o Estevão passou, acho que dá sim para colocar o intercooler com o condensador. O problema é a ventoinha, mas tb tem jeito. Semana que vem vou ver se marco com o Estevão para ver in loco e tirar algumas idéias.
    Abs
  • 07/01/2012, 19:46
    Fe_jipeiro
    Citação:

Postado originalmente por rbata Ver Post
    Felippe, uma curiosidade.

A quantos RPM mais ou menos tua turbina tá dando 2kg ??? Ela bate isso nas primeiras marchas também ou só nas últimas ???

A minha band, na cidade, desde primeira até terceira marcha normalmente dá pico de 0,6~0,8bar. O ponteiro começa a mostrar alguma pressão a partir dos 1000rpm.

Na estrada, se pisar fundo em quarta e quinta marcha ela passa de 1bar (acima de 2500rpm). Porém não sei qual o máximo pois o manômetro vai até 1bar... ele encosta o ponteiro.... e a válvula da K16 acho que está com a regulagem original de fábrica, provavelmente 1,5bar. Mas acho que nunca chegou a 1,5 pois não escuto barulho nenhum de descarga da wastegate (se é que é possível escutar). E se não me engano o Joãozinho limitou na BI para atingir no máx 1,2 se não me engano, e os bicos da minha são tamanho originais (diferente da sua).

Essa semana vou fazer o serviço de escapamento na minha. Vou remover o primeiro silencioso (pequeno), e na traseira vou fazer uma derivação para dois silenciosos "semi-esportivos"... assim divido o fluxo para não restringir a turbina e quem sabe fico com um som mais discreto. Mas vou manter tudo em 2,5 polegadas mesmo para não complicar muito o serviço. Vou tentar fazer o snorkel também, porém com 3 polegadas.

Vc já pensou em colocar a sua num dinamômetro??? Tem idéia de quanto custa esse serviço???

Abs....

Opa.... vamos lá....

a 1ª marcha, no reto/descida chega a 1,7kg e na subida bate 2kg sim.... as demais marchas... tanto faz se eh subida ou descida, batem 2kg de pressao... e de ré consigo 0,8kg na reta..... realmente a pressao ja comeca perto de 1000 rpm.... se sair arregassando, sem dó do acelerador, chego a 2kg com 2500 rpm... porem minha embreagem msm preparada, patina muito saindo assim...

bom vejo 4 situações para seu caso...

1ª O Joaozinho mexeu na posicao de fixação da wastegate???? se sim, pode ser q a posicao ta um pouco aberta, nao deixando ganhar pressao.... msm q ele nao tenha mexido, seria bom verificar... a regulagem eh feita nas 2 porcas da aste da valvula... tem q soltar e trazer tudo para o lado da cabeca da valvula....

2ª Regulagem da BI, talvez abrir um pouco mais o débito.... está soltando fumaca preta???? realmente meus bicos de maior vazao, faz diferenca... mas a pressao da sua era para estar bem alta tb... tenho um amigo q fez igual vc... sem intercooler e a band dele bate 1,7kg... nota-se q a minha tem mais puxada e folego q a dele, mas isso é devido ao bico...

Essas próximas 2 opcoes, talvez são as de principais mudancas:

3ª Se seu escape esta com o abafador e silencioso original, esta restringindo a saida de ar... entao deixe de 2,5" msm e coloque o abafador chamado "turbao".... sua band ficara silenciosa e nao restringirá nadinha nadinha... de preferencia com menos curva possivel.... ahhhhh coloque a termotape ... custa cerca de 10 reais o metro.... e acaba com o calor... fiz isso na minha e nao sinto mais nada....

4ª Filtro de ar..... vc esta usando os 2 elementos, ou soh o grandao???? deixe somente o grandao... e na cidade/estrada asfaltada ou sem muita poeira, ande com a tampa aberta do filtro... vc vai ver a diferenca... vai encher muito mais rapido... a alimentacao dessa turbina é muito importante... pq ela chupa ar muito rapido e se estiver restringindo, nao adianta em nada ..... na minha, eu aumentei a saida do filtro q vai pra turbina, deixando no msm diametro 3".... e ai vc tb faz o snorkel de 3" e a saida do filtro q conecta no snorkel tb de 3".......

Bom... a primeira vista acho q eh isso....

Essa semana fechei minha BI para passar na controlar.... msm assim consigo bater 1kg, demora mas alcanço.. rsrsrs.... deixa eu voltar a regulagem, q faço um video para vcs verem... vou fazer um com a BI fechada e outro depois com ela no normal...

Qto ao dyno.... vou colocar sim... porem quero mexer na minha embreagem para nao patinar mais... estou esperando ela acabar e preparar novamente, soh q agora em outro lugar.... ai vou botar pra moer no dino... ehehehe nao quero nem ver o q vai dar.. ahuahauhauauhauha

Absssss
  • 07/01/2012, 21:18
    estyvybeykr
    Citação:

Postado originalmente por Dimasi Ver Post
    Elgen,
    Com as medidas que o Estevão passou, acho que dá sim para colocar o intercooler com o condensador. O problema é a ventoinha, mas tb tem jeito. Semana que vem vou ver se marco com o Estevão para ver in loco e tirar algumas idéias.
    Abs

Fabiano eu reposicionei o intercooler, colei ele no radiador e sobrou 08cm de distância entre intercooler e grade dianteira. Se o condensador do ar for bem fininho assim como a ventuinha, provavelmente o sanduiche caberá.
    Eu estava guardando uma ventuinha de Van (Ducato) para por quando colocasse ar cond. na minha, mas esse não caberá.
    Derrepente dia 11/01 irei até a Lagoa juntar-me aos VVQuensses, se eu conseguir chegar por lá terá uma otima oportunidade de ver a bagaça Ok.
  • 08/01/2012, 13:03
    Dimasi
    Falou Estevão.
    Acho que subindo um pouco o condensador, dá para posicionar a ventuinha na abertura da grade. Outro trampo vai ser passar o tubo que vem da turbina pro intercooler. No meu caso o vaso de expansão fica bem no caminho.
    Abs
  • 08/01/2012, 15:00
    rbata
    Citação:

Postado originalmente por Fe_jipeiro Ver Post
    Opa.... vamos lá....

a 1ª marcha, no reto/descida chega a 1,7kg e na subida bate 2kg sim.... as demais marchas... tanto faz se eh subida ou descida, batem 2kg de pressao... e de ré consigo 0,8kg na reta..... realmente a pressao ja comeca perto de 1000 rpm.... se sair arregassando, sem dó do acelerador, chego a 2kg com 2500 rpm... porem minha embreagem msm preparada, patina muito saindo assim...

bom vejo 4 situações para seu caso...

1ª O Joaozinho mexeu na posicao de fixação da wastegate???? se sim, pode ser q a posicao ta um pouco aberta, nao deixando ganhar pressao.... msm q ele nao tenha mexido, seria bom verificar... a regulagem eh feita nas 2 porcas da aste da valvula... tem q soltar e trazer tudo para o lado da cabeca da valvula....

Na verdade ele disse que nem mexeu na regulagem da válvula... está original como veio... provavelmente 1,5 bar... como vc comentou.

Citação:

2ª Regulagem da BI, talvez abrir um pouco mais o débito.... está soltando fumaca preta???? realmente meus bicos de maior vazao, faz diferenca... mas a pressao da sua era para estar bem alta tb... tenho um amigo q fez igual vc... sem intercooler e a band dele bate 1,7kg... nota-se q a minha tem mais puxada e folego q a dele, mas isso é devido ao bico...

O Joãozinho disse que regulou a BI para máximo de 1,2 bar... ela não está soltando fumaça preta não... só solta um pouco de fumaça quando o motor está frio em dias mais frios... ou quando dá uma acelerada forte... mas não chega a sair aquela fumaça preta não. Acho que até aceitaria mais um pouco de abertura do débito.

Então, a minha não sei quanto bate de máximo pq o manômetro só vai a 1bar.... e na estrada, pisando fundo, durante a aceleração o ponteiro encosta no batente. Vou procurar um outro manômetro com escala até 2bar e de preferência de fundo preto para combinar com o restante do painel da Band.

Citação:

Essas próximas 2 opcoes, talvez são as de principais mudancas:

3ª Se seu escape esta com o abafador e silencioso original, esta restringindo a saida de ar... entao deixe de 2,5" msm e coloque o abafador chamado "turbao".... sua band ficara silenciosa e nao restringirá nadinha nadinha... de preferencia com menos curva possivel.... ahhhhh coloque a termotape ... custa cerca de 10 reais o metro.... e acaba com o calor... fiz isso na minha e nao sinto mais nada....

É, isso deve dar uma melhora significativa também... já está marcado pra quarta-feira, vou levar pro cara refazer o escapamento... com 2,5pol mesmo... sem o primeiro silencioso... e no final dividindo em dois silenciosos "semi-esportivo"... segundo o cara, ainda mais silencioso que o "turbão".

Vou aproveitar e pedir pra ele colocar a termotape.... só não sei se vou encontrar facilmente por aqui. Qualquer loja de escape tem isso ?????

Citação:

4ª Filtro de ar..... vc esta usando os 2 elementos, ou soh o grandao???? deixe somente o grandao... e na cidade/estrada asfaltada ou sem muita poeira, ande com a tampa aberta do filtro... vc vai ver a diferenca... vai encher muito mais rapido... a alimentacao dessa turbina é muito importante... pq ela chupa ar muito rapido e se estiver restringindo, nao adianta em nada ..... na minha, eu aumentei a saida do filtro q vai pra turbina, deixando no msm diametro 3".... e ai vc tb faz o snorkel de 3" e a saida do filtro q conecta no snorkel tb de 3".......

Bom... a primeira vista acho q eh isso....

A minha está apenas com o filtro principal... aquele ciclone/separador centrifugo plástico foi removido... agora não sei se existe algum além do filtro de papel principal.

É, vou tentar revisar toda a entrada de ar com 3 polegadas... só o snorkel acho que não será suficiente.... vou testar ela sem a tampa do filtro tb...

Citação:

Essa semana fechei minha BI para passar na controlar.... msm assim consigo bater 1kg, demora mas alcanço.. rsrsrs.... deixa eu voltar a regulagem, q faço um video para vcs verem... vou fazer um com a BI fechada e outro depois com ela no normal...

Qto ao dyno.... vou colocar sim... porem quero mexer na minha embreagem para nao patinar mais... estou esperando ela acabar e preparar novamente, soh q agora em outro lugar.... ai vou botar pra moer no dino... ehehehe nao quero nem ver o q vai dar.. ahuahauhauauhauha

Absssss

Aí eu quero ver.... não se esqueça do vídeo....

Será que rola fazer dino com pneus MUD ????? rs

Se achar algum lugar bom pra fazer o dino.... me avisa.... quem sabe não fazemos junto e já pedimos um desconto... seria legal colocar uma band original junto para fazer o comparativo.

Depois que refizer o escape e entrada de ar posto meus comentários... valeu! abs!
  • 08/01/2012, 21:43
    marciorank@gmail.com
    Boa noite galera das band.

Estive lendo as informaçoes dos colegas sobre as turbinas das
    band dos amigos ai do forum e gostaria de uma ajuda,(se puderem
    me ajudar é claro).
    Tenho uma band 82 longa com motor 608 porem feito todo novo
    e passado para o 709 (pistoes comando BI etc, muito ben feito)
    tenho ela a 4 anos porem conheço a 10 anos, esta com quase
    100.000 km e não me encomodo em nada.

Meu problema:
    ela estava turbinada e eu interculei, comprei uma colmeia e montei as
    caixas, ficou mais ou menos no tamanha ai das fotos de voces,
    funcionou muito bem( equenta o tubo da entrada e fica gelado o da saida )
    tenho a caixa 5 marchas, porem ela demora muito para encher a turbina,
    tenho que judiar bem para chegar em 1kg, o escapamento é de 2,5"
    direto sem silencioso, filtro de ar uso o mesmo das land rover e uso
    sem a tampa do filtro para puxar mais leve, a turbina e uma master power,
    como ja peguei ela montada não sei a numeraçao do caracol quente.

Se alguem puder me dar ulgumas dicas agradeço,
    ABRAÇO E INTÉ +
  • 10/01/2012, 00:48
    Felipe Françoso
    Fe_jipeiro, poderia informar a mediada dos caracóis da sua K16 do cargo 815? E se trata-se de uma T2?

Obs. a T2 q peguei é valvulada sim, possibilitando a instalação do booster. O caracol frio até que tem a medida adequada para minha band (.48), só a quente que tá muito pequena mesmo (.36), o que é ideal para carros 1000, portanto verei se consigo trocar a carcaça quente para outra que me sirva...(.42 por exemplo).

Você não acha que ta judiando do MB largando 2KG a vontade...?
  • 10/01/2012, 11:37
    Fe_jipeiro
    Rafael(rbata),

Demorou .. vamos marcar sim pra botar no Dyno ... o pneu nao vai influenciar nao..... na realidade acho q será interessante, pois estou com oneus 35" e relação 12x35.... uma boa diferenca da band "original"... eheheeheh... vamos ver qual será a velocidade final no Dyno.... na estrada ja botei 167 km/h e ainda sobrava motor ....

Faz esses modificacoes... e verifica a questao da regulagem de wastegate e BI... q provavelmente ficará show....
  • 10/01/2012, 11:41
    Fe_jipeiro
    Citação:

Postado originalmente por marciorank@gmail.com Ver Post
    Boa noite galera das band.

Estive lendo as informaçoes dos colegas sobre as turbinas das
    band dos amigos ai do forum e gostaria de uma ajuda,(se puderem
    me ajudar é claro).
    Tenho uma band 82 longa com motor 608 porem feito todo novo
    e passado para o 709 (pistoes comando BI etc, muito ben feito)
    tenho ela a 4 anos porem conheço a 10 anos, esta com quase
    100.000 km e não me encomodo em nada.

Meu problema:
    ela estava turbinada e eu interculei, comprei uma colmeia e montei as
    caixas, ficou mais ou menos no tamanha ai das fotos de voces,
    funcionou muito bem( equenta o tubo da entrada e fica gelado o da saida )
    tenho a caixa 5 marchas, porem ela demora muito para encher a turbina,
    tenho que judiar bem para chegar em 1kg, o escapamento é de 2,5"
    direto sem silencioso, filtro de ar uso o mesmo das land rover e uso
    sem a tampa do filtro para puxar mais leve, a turbina e uma master power,
    como ja peguei ela montada não sei a numeraçao do caracol quente.

Se alguem puder me dar ulgumas dicas agradeço,
    ABRAÇO E INTÉ +

Marcio,

blza??? ela passava de 1 kg tranquilo antes de intercoolar???? se sim, o intercooler está mal dimensinado e restringindo a passagem de ar para a admissao..... sua turbina é uma apl240, sabe informar? e qual medida da caixa quente ????

outra coisa, é o filtro de ar... o da land é menor q da band.... um dos fatores de nao estar rendendo legal pode ser esse tb.... pois a config do seu motor, é pra ficar bem arisco tb....

Abs....
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 16 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 01:22.