Powered by vBulletin

Cambio 5 Marchas - Dúvidas Instalação

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 29/05/2014, 01:41
    helder.dir
    Outra questão...
    Será que a unica diferença dos tapetes das band 4 e 5 marchas é apenas a posição das alavancas ou tem alguma diferença no formato do assoalho? caso seja apenas a posição das alavancas, dá pra refurar o tapete e aproveitar o antigo (isso considerando que o meu tapete foi eu mesmo que fiz)...
    Questiono isso pq estou querendo comprar o tapete que vende na tração mania (salvo engano) e agora não sei bem ao certo qual escolher...
    Dicas....
  • 29/05/2014, 10:42
    hercilio.neto
    Citação:

Postado originalmente por helder.dir Ver Post
    Outra questão...
    Será que a unica diferença dos tapetes das band 4 e 5 marchas é apenas a posição das alavancas ou tem alguma diferença no formato do assoalho? caso seja apenas a posição das alavancas, dá pra refurar o tapete e aproveitar o antigo (isso considerando que o meu tapete foi eu mesmo que fiz)...
    Questiono isso pq estou querendo comprar o tapete que vende na tração mania (salvo engano) e agora não sei bem ao certo qual escolher...
    Dicas....

Helder,
    Você terá problemas com o tapete.
    Como visto nos posts anteriores, a diferença está no formato do torpedo.
    Mesmo o meu jipe sendo original de 5 marchas, não encontrei tapete para ele, então uso o tapete do 5m com 14B, que tem aquela tampa convexa. Não fica justinho, mas é o que melhor encaixa no formato do torpedo.
    No seu caso, acho que poderá usar o tapete original do ano e abrir novos buracos para as alavancas. Ficará com buracos a mais, mas pelo menos o tapete vestirá corretamente o torpedo.
  • 02/06/2014, 20:24
    Wanderband
    Citação:

Anexo 464819Agora o "x" da questão está cortar a lataria pro novo encaixe das alavancas..., só estou com receio de ficar barulhento..., vai ter q fechar o buraco antigo...
    Anexo 464820
    Anexo 464821Cambio 4 marchas sincro. retirado...
    Obs: Pessoal, qual é a dica para guardar um cambio e não sofrer avarias?

Olá Helder, vi que vc tirou o câmbio 4M junto com a capa seca. Você trocou a capa seca também? Se sim, por qual motivo? Existe diferença da capa seca 4M sincronizada para a capa seca 5M?

Deu tudo certo com a mudança de 4M para 5M ai?

Por aqui acho que preciso colocar uma saca de sal grosso de tras da porta rsrsrtsr

O meca colocou minha caixa hoje e não deu certo, sai da oficina e ele ja estava retirando pra ver o que está errado.
  • 02/06/2014, 21:42
    Sergio c
    Mas que coisa estranha o amigo de Rondônia, as capas secas, pelo que consta, são iguais em ambos os câmbios, 4m e 5m sincros, o que pode mudar são os eixos pilotos, pois nos motores Mercedes Benz as estrias são grossas, (menos estrias), tanto no motor 314 quanto no motor 364. Se estás usando o câmbio 5M do motor 14B, a ponta do eixo piloto é menor, além de ser estrias finas,(mais estrias). Se for esse o câmbio, tem que fazer um enchimento na moringa do câmbio, pois o rolamento da embreagem do MB é maior, além de fazer um enchimento no rolamento que vai fixado no volante do motor, pois a ponta do eixo piloto do câmbio do motor 14B é menor. Meu meca testou esses dois ¨enchimentos¨ fora, e trabalhavam bem, sem folgas excessivas. Quando ele colocou o câmbio 5M, deu certo como uma luva. Espero ter ajudado, senão, vamos ter que apelar p uma tal de macumba hehehhhehehehheehhe.
  • 02/06/2014, 22:44
    Wanderband
    4 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Mas que coisa estranha o amigo de Rondônia, as capas secas, pelo que consta, são iguais em ambos os câmbios, 4m e 5m sincros, o que pode mudar são os eixos pilotos, pois nos motores Mercedes Benz as estrias são grossas, (menos estrias), tanto no motor 314 quanto no motor 364. Se estás usando o câmbio 5M do motor 14B, a ponta do eixo piloto é menor, além de ser estrias finas,(mais estrias). Se for esse o câmbio, tem que fazer um enchimento na moringa do câmbio, pois o rolamento da embreagem do MB é maior, além de fazer um enchimento no rolamento que vai fixado no volante do motor, pois a ponta do eixo piloto do câmbio do motor 14B é menor. Meu meca testou esses dois ¨enchimentos¨ fora, e trabalhavam bem, sem folgas excessivas. Quando ele colocou o câmbio 5M, deu certo como uma luva. Espero ter ajudado, senão, vamos ter que apelar p uma tal de macumba hehehhhehehehheehhe.

Sergio C, essa "receita de bolo" do cambio 5M que era do 14B para colocar no motor MB eu fiz tudo certo: luva no colar que vai na moringa do 14B e luva no local de encaixe do rolamento 6201 com o volante, pois o rolamento 6201 é do 14B e encaixa certinho na ponta do piloto. Não deu embreagem e fumaçou um pouco o disco. Paramos para desmontar... Amanha veremos a cria rsrsrsr
    Anexo 465597 Enchimento na peça para encaixe do rolamento 6201 (do 14B)
    Anexo 465599 Disco do 14B antes da montagem
    Anexo 465600 Colar do MB com enchimento interno para encaixe,sem folga mas que permita o deslize na moringa 14B.
    Anexo 465602Conjunto Platô/colar/disco/garfo montado.
  • 03/06/2014, 10:04
    Sergio c
    Agora tu me deixou meio enrolado heheheh, se não estou enganado, essa sua primeira foto que mostra a peça com oito furos, mas, ela teria que estar fixado diretamente no virabrequim, e não solta assim, para aí sim fixar o valante do motor, sendo que tu teria que fazer o enchimento no furo do rolamento só, não na parte externa do rolamento como se vê nas fotos.
    De onde vc tirou essa chapa de 8 furos?
    Da uma olhada nesse tópico, página 4, que tem fotos dos volantes dos motores(sendo que o volante do motor MB é do caminhão 710, um pouco maior do que o da band, tirei a foto pq ainda tenho ele guardado), vendo-se que tem os oito furos no volante, que vai parafusado diretamente no virabrequim, sem essa chapa da sua foto, sendo que no VB estão as roscas que recebem os 8 parafusos que seguram o volante.
    Posso estar enganado, mas não vai essa chapa da primeira foto. Um abraço.
  • 03/06/2014, 16:33
    helder.dir
    Citação:

Postado originalmente por Wanderband Ver Post
    Olá Helder, vi que vc tirou o câmbio 4M junto com a capa seca. Você trocou a capa seca também? Se sim, por qual motivo? Existe diferença da capa seca 4M sincronizada para a capa seca 5M?

Deu tudo certo com a mudança de 4M para 5M ai?

Por aqui acho que preciso colocar uma saca de sal grosso de tras da porta rsrsrtsr

O meca colocou minha caixa hoje e não deu certo, sai da oficina e ele ja estava retirando pra ver o que está errado.

Amigo, eu comprei o cambio sem estar incluso a capa seca, porém eu pedi emprestado para medir e ver se tudo "batia", razao pela qual a foto mostra uma capa seca retirada...
    Ainda, a capa seca do cambio 4m permaneceu pq a diferença é milimetrica e mesmo assim serviu...
    Vou testar o jipe amanha, hoje eu passei no mecanico e estava iniciando a montagem...

Amigo, vc seguiu exatamente o tutorial das paginas anteriores, aquelas fotos?
    Eu segui elas, creio que dará certo, espero!!! hehe

Obs: Já não aguento mais andar a pé...kkkkkk
    Abraçoos
  • 03/06/2014, 20:01
    Sergioporto
    Citação:

Agora tu me deixou meio enrolado heheheh, se não estou enganado, essa sua primeira foto que mostra a peça com oito furos, mas, ela teria que estar fixado diretamente no virabrequim, e não solta assim, para aí sim fixar o valante do motor, sendo que tu teria que fazer o enchimento no furo do rolamento só, não na parte externa do rolamento como se vê nas fotos.
    Da uma olhada nesse tópico, página 4, que tem fotos dos volantes dos motores(sendo que o volante do motor MB é do caminhão 710, um pouco maior do que o da band, tirei a foto pq ainda tenho ele guardado), vendo-se que tem os oito furos no volante, que vai parafusado diretamente no virabrequim, sem essa chapa da sua foto, sendo que no VB estão as roscas que recebem os 8 parafusos que seguram o volante.

Esta chapa ou flange onde vai alojado o rolamento da ponta do piloto vai na seguinte seqüência : virabrequim ,volante e depois este flange.Nao tem como montar errado.
  • 04/06/2014, 15:03
    Wanderband
    Citação:

Sergio, como o o seu chará Sergioporto explicou, aquela flange segue a sequência dita por ele, por aqui deu certo.:-P

Aquela dica de embuchar a parte interna do rolamento 6202 para encaixar na ponta do piloto, o meu meca falou que pode dar certo porém não é muito segura pois com a vibração do motor, com o tempo o embuchamento pode cair para dentro do volante e a ponta do piloto ficar com folga excessiva e danificar o sistema.

Então sugeriu fazer um embuchamento na parte interna do flange (colocado na prensa e retificado no local) como na foto que postei e depois colocar o rolamento do 14B (6201 em vez do 6202) pois no 6201 ele encaixa perfeito na ponta do piloto e no flange embuchado.

Da forma como fiz, sugerido pelo meca, não tem como o embuchamento se soltar e danificar o sistema.

O probleminha que deu na minha como relatei em um post anterior foi o rolamento do colar (INA) ZERADO que simplesmente travou e fumaçou. Tivemos que desmontar TUDO para trocar o rolamento do colar por um FAG, mas depois de mais ou menos 5 anos parada a minha picape voltou RODANDO para casa para ajustar agora a funilaria e pintura.

Faloww
  • 04/06/2014, 15:17
    Wanderband
    Citação:

Postado originalmente por Wanderband Ver Post
    Olá companheiros, fiz um mini tutorial sobre como fazer a adaptação de um cambio 5M oriundo de um motor 14B para uma Band com motor MB 314 ou 364.
    Anexo 448225 Anexo 448226 Anexo 448227 Espero que os mestres no assunto digam que estou certo rsrsrsr.

Um abração!!

Pessoal, resolvi fazer uma pequena revisão nesse mini tutorial que fiz hehehe.
    Logo na primeira foto, é mais seguro não usar o rolamento 6202 embuchado.
    Para que a ponta do piloto do 14B fique certa no rolamento, devemos usar o mesmo rolamento usado no piloto do 14b (rolamento 6201) e embuchar a flange do volante MB, como na foto do post anterior. Dessa nova forma é mais seguro pois o embuchamento não corre o risco de "cair para dentro" do volante futuramente com a vibração do motor.
  • 04/06/2014, 15:22
    Wanderband
    Citação:

Amigo, eu comprei o cambio sem estar incluso a capa seca, porém eu pedi emprestado para medir e ver se tudo "batia", razao pela qual a foto mostra uma capa seca retirada...
    Ainda, a capa seca do cambio 4m permaneceu pq a diferença é milimetrica e mesmo assim serviu...
    Vou testar o jipe amanha, hoje eu passei no mecanico e estava iniciando a montagem...

Amigo, vc seguiu exatamente o tutorial das paginas anteriores, aquelas fotos?
    Eu segui elas, creio que dará certo, espero!!! hehe

Obs: Já não aguento mais andar a pé...kkkkkk
    Abraçoos

Ok Helder, entendido rsrsrsrs. A minha deu certo!! O probleminha foi o rolamento do colar (INA) que travou, não sei o motivo. Coloquei um FAG e deu certo.. Voltei rodando pra casa heheheh. Agora é funilaria e eletrica..
    Faloww

Boa sorte ai na sua!!
  • 05/06/2014, 16:19
    helder.dir
    Pessoal...
    Peguei a minha band ontem, e andei pouquinho...
    1-Por enquanto esta tudo blza, porém eu notei um barulho enquanto o carro fica na lenta, igualzinho daqueles barulhos de rolamentos..., eu piso na enbreagem ai o barulho para..., porém é um barulho muito sutil....
    O mecanico olhou, olhou e oulhou porém tudo fora feito exatamente do jeito do tutorial e com peças novas e da melhor marca..., bom, por isso descartei ser barulho de rolamento...
    2-Outro item, notei que quando acelero e tiro o pé do acelerador e o freio motor trabalha, há um barulhozinho (minimo) nitido de um rolamento..., mas isso só se a aceleração estiver bem alta e consequentemente o freio motor for acionado fortemente tbm...
    Obs-1: O engate do 4x4 ficou bem melhor, cambio tbm melhorou e a embreagem ficou mais macia...
    Obs-2: Ontem, assim que eu peguei o veiculo do mecanico que eu notei esses barulhos quase imperceptiveis..., porém fico pensando que pode ser algo normal, eis que esta sem qualquer tapete e vedação...
    Obs-3: Hoje eu não notei o barulho, ou seja, pode ser algo tipo até "assentar" bem...., porém vou ficar esse resto de semana usando a band sem qualquer tapete, pq assim fica mais facil de mexer caso os barulhinhos reapareçam..., detalhe, são quase imperceptiveis...

Agora é por turbina e intercooler e talvez depois pneus 35..., to mega indeciso quanto aos pneus...

Abraços
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 06:24.