Cambada,
Acabei de comprar um cambio 5 marchas para a Jurema e estou com algumas dúvidas.
A Jurema é equipada originalmente com o OM314 e cambio 4 marchas sincronizado.
O cambio que comprei é de uma Band 2001, com motor 14B.
FATOS:
1. O eixo piloto do cambio que comprei (5 marchas) é "estria fina", próprio para a embreagem do 14B;
2. O eixo piloto do meu cambio (4 marchas) é "estria grossa", próprio para a empreagem do OM608;
SOLUÇÕES:
1. Posso trocar o piloto do cambio novo (5 marchas) por um piloto de "estria grossa" e utilizar a embreagem original desse motor;
2. Também existe a possíbilidade de trocar a embreagem original do meu OM314 pela embreagem do 14B e utilizar o cambio com a "estria fina".
DÚVIDAS:
Acredito que a opção da troca do piloto é a melhor, já que mantem a originalidade do conjunto.
No entanto, a mudança da embreagem é mais simples... porém fico pensando se o dimensionamento da empreagem para os dois motores é diferente, já que acreedito que o OM314 tem muito mais torque que o 14B. Estou falando besteira?
A mudança do piloto eu sei que é normal e funciona. Alguém sabe me dizer se a embreagem do 14B é "plug&play" no OM314? (na hipotese de usar esse cambio 5 marchas com estria fina)
Outra dúvida é a travessa do cambio. Ja perguntei para algumas pessoas. Parte disse que é diferente, e parte que é igual! Alguém que ja trocou o cambio pode me ajudar?
Se a travessa for diferente, tenho que mudar até os suportes da travessa soldados ao chassi ou posso mudar somente a travessa, utilizando os mesmos suportes?
Valeu gente!
Abraços,