x
Convex Datacenter
Página 1 de 9 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 103

Hybrid View

Usuário Avatar de Barba Ruiva
    Entrada
    02/02/2004
    Local
    Indaiatuba/SP
    Agradecimentos: 0

Cambio 5 Marchas - Dúvidas Instalação

Cambada,

Acabei de comprar um cambio 5 marchas para a Jurema e estou com algumas dúvidas.
    A Jurema é equipada originalmente com o OM314 e cambio 4 marchas sincronizado.
    O cambio que comprei é de uma Band 2001, com motor 14B.

FATOS:
    1. O eixo piloto do cambio que comprei (5 marchas) é "estria fina", próprio para a embreagem do 14B;
    2. O eixo piloto do meu cambio (4 marchas) é "estria grossa", próprio para a empreagem do OM608;

SOLUÇÕES:
    1. Posso trocar o piloto do cambio novo (5 marchas) por um piloto de "estria grossa" e utilizar a embreagem original desse motor;
    2. Também existe a possíbilidade de trocar a embreagem original do meu OM314 pela embreagem do 14B e utilizar o cambio com a "estria fina".

DÚVIDAS:
    Acredito que a opção da troca do piloto é a melhor, já que mantem a originalidade do conjunto.
    No entanto, a mudança da embreagem é mais simples... porém fico pensando se o dimensionamento da empreagem para os dois motores é diferente, já que acreedito que o OM314 tem muito mais torque que o 14B. Estou falando besteira?
    A mudança do piloto eu sei que é normal e funciona. Alguém sabe me dizer se a embreagem do 14B é "plug&play" no OM314? (na hipotese de usar esse cambio 5 marchas com estria fina)
    Outra dúvida é a travessa do cambio. Ja perguntei para algumas pessoas. Parte disse que é diferente, e parte que é igual! Alguém que ja trocou o cambio pode me ajudar?
    Se a travessa for diferente, tenho que mudar até os suportes da travessa soldados ao chassi ou posso mudar somente a travessa, utilizando os mesmos suportes?

Valeu gente!

Abraços,

Usuário Avatar de Glauco mendes
    Entrada
    12/01/2008
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimento: 1
    Carlos a pouco coloquei uma caixa de cambio do 14b na minha band , no meu caso optei pela troca do disco de embreagem e rolamento do volante, o platô tu usa o mesmo já a travessa experimentei as duas tanto a de 05 como a de 04 marchas e a que ficou melhor foi a de 04 marchas, qualquer duvida estou a disposição.

Abs...
    Glauco Mendes...
    Cel: ( 53 ) 999052393 ( watts )
    Email: glaucomendes0@gmail.com

Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Glauco mendes Ver Post
    Carlos a pouco coloquei uma caixa de cambio do 14b na minha band , no meu caso optei pela troca do disco de embreagem e rolamento do volante, o platô tu usa o mesmo já a travessa experimentei as duas tanto a de 05 como a de 04 marchas e a que ficou melhor foi a de 04 marchas, qualquer duvida estou a disposição.

Abs...
    Na minha troquei o piloto pois plato é de alavancas que eu gosto, disco c/ revestimento de lona trançada para nao ficar sem embreagem dentro dágua,travessa é a mesma da 4 marchas,coloca suspiro na tampa da caixa, um joelho e cuida pra tampao nao ficar pegando nele, tem modificar tampao,alongar cardan dianteiro e encurtar trazeiro.Cambio de 5 é um pouco mais alto que 4 porisso onde cambio encosta na capa seca tem um pequeno ressalto que é necessário retirar c/ lixadeira para cambio encostar por igual, no mais boa sorte, viatura fica outra!

Citação Postado originalmente por Barba Ruiva Ver Post
    Cambada,

Acabei de comprar um cambio 5 marchas para a Jurema e estou com algumas dúvidas.

FATOS:
    1. O eixo piloto do cambio que comprei (5 marchas) é "estria fina", próprio para a embreagem do 14B;
    2. O eixo piloto do meu cambio (4 marchas) é "estria grossa", próprio para a empreagem do OM608;

SOLUÇÕES:
    1. Posso trocar o piloto do cambio novo (5 marchas) por um piloto de "estria grossa" e utilizar a embreagem original desse motor;
    2. Também existe a possíbilidade de trocar a embreagem original do meu OM314 pela embreagem do 14B e utilizar o cambio com a "estria fina".

DÚVIDAS:
    Acredito que a opção da troca do piloto é a melhor, já que mantem a originalidade do conjunto.
    No entanto, a mudança da embreagem é mais simples... porém fico pensando se o dimensionamento da empreagem para os dois motores é diferente, já que acreedito que o OM314 tem muito mais torque que o 14B. Estou falando besteira?
    A mudança do piloto eu sei que é normal e funciona. Alguém sabe me dizer se a embreagem do 14B é "plug&play" no OM314? (na hipotese de usar esse cambio 5 marchas com estria fina)
    Outra dúvida é a travessa do cambio. Ja perguntei para algumas pessoas. Parte disse que é diferente, e parte que é igual! Alguém que ja trocou o cambio pode me ajudar?
    Se a travessa for diferente, tenho que mudar até os suportes da travessa soldados ao chassi ou posso mudar somente a travessa, utilizando os mesmos suportes?

Valeu gente!

Abraços,
    Companheiro.
    Exatamente isso o que disse o Valeriano, estive na mesma situação, troquei somente o disco de embreagem e o rolamento do platô. Outro problema que encontrei (especificamente por que comprei somente o cambio e tive que montá-lo na redução antiga) foram os parafusos (tirantes) que prendem todo o conjunto ao motor (20cm mais compridos) que não cnseguí encontrar em lugar algum, estes só um torneiro...

Usuário Avatar de valeriano
    Entrada
    28/04/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por Arnoldo Junior Ver Post
    Companheiro.
    Exatamente isso o que disse o Valeriano, estive na mesma situação, troquei somente o disco de embreagem e o rolamento do platô. Outro problema que encontrei (especificamente por que comprei somente o cambio e tive que montá-lo na redução antiga) foram os parafusos (tirantes) que prendem todo o conjunto ao motor (20cm mais compridos) que não cnseguí encontrar em lugar algum, estes só um torneiro...
    Eu disse alguma coisa?
    Nem lembrava disso, mas tudo bem! huahuahuauhahuahua
    Band longa 92 (Maria)

Usuário Avatar de estyvybeykr
    Entrada
    06/02/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 2
    André o Glauco esqueceu de dizer que terá que levar o flange do eixo primario até um torneiro para que faça uma luva, para que o cubo do colar fique justo. Assim vc poderá usar tambem o colar do 04 marchas.
    Eterna é a reforma cujo a grana é curta, o tempo é pouco e o homem tem pouco conhecimento.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=37857

Usuário Avatar de estyvybeykr
    Entrada
    06/02/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 2
    Esqueci de dizer pra aproveitar que o câmbio tá fora, arranca todo o sistema de freio de mão e coloca um adapitado a disco com pinça de freio trazeiro do GM cadete. Vlw
    Eterna é a reforma cujo a grana é curta, o tempo é pouco e o homem tem pouco conhecimento.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=37857

Usuário Avatar de Glauco mendes
    Entrada
    12/01/2008
    Local
    Rio Grande/RS
    Tens razão Estevão esqueci mesmo, rsrsrsrsr, valeu..........
    Glauco Mendes...
    Cel: ( 53 ) 999052393 ( watts )
    Email: glaucomendes0@gmail.com

Citação Postado originalmente por valeriano Ver Post
    Eu disse alguma coisa?
    Nem lembrava disso, mas tudo bem! huahuahuauhahuahua
    IH foi mal. A reforma da SABECCA tá virando a minha cabeça. kkkkkkk

Usuário Avatar de Barba Ruiva
    Entrada
    02/02/2004
    Local
    Indaiatuba/SP
    Agradecimentos: 0
    Personas,

Acabo de falar com um amigo que vende peças, e ele me falou exatamente isso... que a ponta do piloto é encaixada no motor, e que o piloto do cambio 5 marchas (estria fina) esse encaixe é mais grosso.
    Então se for para usar a embreagem do 14B precisa fazer essa luva.
    Também falou que até arruma esse piloto, mas que morre em R$800!
    Alguém tem idéia de onde acho esse piloto mais em conta?
    O ideal seria trocar o piloto e manter a originalidade, mas se não o encontrar por um preço razoável, vou apelar para a troca da embreagem.

Sobre o freio a disco, tenho algumas fotos do projeto desenvolvido pelo Elmer! Ficou show de bola, vou fazer o meu irmão gemeo do dele! Hahahahahaha...
    Elmer, ja te falei uma vez... se quiser vender um kit daquele pronto é só botar preço!

Sobre a travessa do chassi, ja ouvi de tudo... até que da pra usar a do meu cambio 4 marchas sem problemas. Decidi verficar no dia que for montá-lo. Dependendo compro a do 14B com 5 marchas e coloco no lugar.

Valeu pela força Cambada!

Abraços,

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Cambada,

FATOS:

SOLUÇÕES:
    Pode, mas é difícil encontrar esse piloto pois sairam poucos cambios de 5M com estria grossa, foram nas 93/94 que eram 5M com motor OM364(MB709).
    Neste caso seria legal tb se conseguisse a capa seca deste modelo (364 - 5m)

DÚVIDAS:
    Sobre a embreagem desconheço a intercambialidade, mas segundo os relatos dos amigos acima funciona, o certo seria medir o diametro externo dos discos pra nao correr o risco de sofrer alguma perda de aderencia, ja vi um catálogo da LUK que informava as medidas.
    O problema que vejo nessa mistura é que no dia que precisar substituir o kit vai ter que comprar tudo separado e as peças do 14B geralmente são mais caras.
    O torque de ambos é igual, 27kg, só muda a faixa de rotação.

Valeu gente!

Abraços,
    As travessas tem formatos diferentes e os coxins também, não sei se muda alguma coisa na angulação/inclinação do cambio.

[]'s

Usuário Avatar de Julio Militão
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    Porto Velho, Rondônia/RO
    Cambada,

FATOS:

SOLUÇÕES:

DÚVIDAS:

Valeu gente!

Abraços,
    Caro barba Ruiva e companheiros,

Fiz a mesma adaptação que voce: coloquei o cambio 5m na minha Band curta lona, já tem uns 4 anos. Para nao ter que mexer na caixa, mandei fazer um conjunto de platô e disco aqui mesmo em Porto Velho e, por precaução, fiz dois conjuntos, até hoje está funcionado bem. O outro conjunto está guardado. Quanto ao problema da travessa tive que achar uma original. Tive que usar a T-case da minha caixa anterior, 4m, pois a que comprei estava ruim! Tenho problemas de lubrificação, pois o retentor que adaptei não segura o óleo na caixa de marchas, deixando ele passar para a T-case.

Espero ter ajudado, um abraço.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem