Postado originalmente por
hercilio.neto
Leo,
Isso vai depender do que pretende fazer, de como vai fazer e de quem vai fazer o serviço.
Existe uma máxima que diz que "o profissional bom e barato não são a mesma pessoa". Então, procure primeiro por profissionais honestos, o resto fica pela a sua preferencia, se quer um serviço mais qualificado porém mais caro ou vice-vesa.
Se a lataria não tiver podres e precisar somente corrigir pequenos amassados e tapar alguns furos, poderá apenas dar um "banho de tinta" e vai gastar entre 2 e 3 mil reais.
Mas avalie melhor. Voce acabou comprar a Band.
Ande com ela, viaje, faça alguns passeios off-road, rode por paralelepípedos, na chuva, no sol, no seco, na lama, ou seja, todo tipo de condução.
Conhecendo melhor o seu jipe, fará um trabalho melhor.
Por exemplo, se apresentar entrada de água, talvez seja preciso desmontar as peças da lataria para trocar as borrachas de junção ou trocar as borrachas dos vidros. Se resolver fazer lift de carroceria, será preciso mexer nos paralamas e no suporte de bateria. Se resolver trocar os bancos, terá que fazer novas furações (e tapar as antigas), etc, etc, etc...
Fiz a reforma completa da lataria do Imortal com um profissional de primeira. Desmontou o jipe inteiro, jateou o caixote, pintou chassi, motor, trocamos todas as borrachas e o forro. Contando todos os gastos (não só com o funileiro) ficou próximo de R$ 10 mil.
No seu lugar, eu aguardaria um pouco para começar a mexer na lataria.
Eu sei que dá uma ansiedade em resolver os "defeitinhos" visíveis, mas planeje com cuidado para não fazer nada pela metade e depois ter que refazer.
Verá pelos exemplos daqui do fórum que montar esse Lego gigante é sobretudo, um exercício de paciência.