Ô sô! I si fô o da roça di lá di Minas é inda mió. Ô trem bão!!!
Versão Imprimível
Ô sô! I si fô o da roça di lá di Minas é inda mió. Ô trem bão!!!
Grande amigo Gaúcho,
Neste mês, comprei e instalei o filtro purifilt, dei uma limpeza no cofre do motor da Bandida: passei a bateria para dentro do carro, mudei o local do filtro de ar e também passei o Snorkel para o lado do passageiro.
Ontem, comprei um novo conjunto de tapetes.
Veja a diferença:
Antes:
Anexo 478830
Hoje:
Anexo 478831 Anexo 478841
Estou querendo comprar novos reservatórios de água da Bandeirante, do para brisa e do radiador, se alguém souber, dê a dica, por favor.
Pessoal, quando vamos ter um encontro dos Toyoteiros?
Pessoal,
Hoje a noite eu vou postar algumas fotos da Bandeirante.
De início o que seria bom revisar no carro? O kit de embreagem foi trocado e o problema foi resolvido.
Leo, comece pela troca de óleo (motor, cambio e diferenciais), filtros de óleo e combustível e fluido do radiador. Mande engraxar também.
Abrass.
Nirlei,
Valeu pelas dicas!
Alguém sabe me dizer em média quanto custa pra fazer uma pintura na Band? A minha está precisando de alguns cuidados (possui alguns amassados, buracos dos acessórios que foram colocados, etc). Quando terminar de revisar a mecânica e sobrar um dinheiro, já vi que vou ter que dar um trato na aparência.
Leo,
Isso vai depender do que pretende fazer, de como vai fazer e de quem vai fazer o serviço.
Existe uma máxima que diz que "o profissional bom e barato não são a mesma pessoa". Então, procure primeiro por profissionais honestos, o resto fica pela a sua preferencia, se quer um serviço mais qualificado porém mais caro ou vice-vesa.
Se a lataria não tiver podres e precisar somente corrigir pequenos amassados e tapar alguns furos, poderá apenas dar um "banho de tinta" e vai gastar entre 2 e 3 mil reais.
Mas avalie melhor. Voce acabou comprar a Band.
Ande com ela, viaje, faça alguns passeios off-road, rode por paralelepípedos, na chuva, no sol, no seco, na lama, ou seja, todo tipo de condução.
Conhecendo melhor o seu jipe, fará um trabalho melhor.
Por exemplo, se apresentar entrada de água, talvez seja preciso desmontar as peças da lataria para trocar as borrachas de junção ou trocar as borrachas dos vidros. Se resolver fazer lift de carroceria, será preciso mexer nos paralamas e no suporte de bateria. Se resolver trocar os bancos, terá que fazer novas furações (e tapar as antigas), etc, etc, etc...
Fiz a reforma completa da lataria do Imortal com um profissional de primeira. Desmontou o jipe inteiro, jateou o caixote, pintou chassi, motor, trocamos todas as borrachas e o forro. Contando todos os gastos (não só com o funileiro) ficou próximo de R$ 10 mil.
No seu lugar, eu aguardaria um pouco para começar a mexer na lataria.
Eu sei que dá uma ansiedade em resolver os "defeitinhos" visíveis, mas planeje com cuidado para não fazer nada pela metade e depois ter que refazer.
Verá pelos exemplos daqui do fórum que montar esse Lego gigante é sobretudo, um exercício de paciência.
Hercílio,
Muito obrigado pelas dicas! Como sempre a galera daqui é muito consciente e sabe o que faz!
Você tem razão, agente fica preocupado com os pequenos defeitos de aparência e perde até o sono hehehe
Depois eu vou remover alguns acessórios, limpar o interior e analisar a lataria. Acredito que são apenas amassados, furos, esfolados, arranhões, etc. Não vi nenhum podre, vou procurar direito.
Outro detalhe, o antigo dono retirou a saída do ventilador de ar (acho que é esse o nome hehe) e ficou uma bagunça de fio. Ela possui tranca carneiro, acho que não está sendo utilizada.
Comprei o kit de embreagem Luk no sábado e o mecânico já está instalando.
Oi Leo!
O que costumo fazer quando da compra de um veículo novo é partir do zero o maior número de itens que eu puder. Assim eu passo a seguir o "Plano de Manutenção" a partir daí. Este plano (que vem junto com os manuais) é um bom guia para você saber o que fazer e por onde começar. Veja primeiramente as trocas e revisões de 5.000 km, parta para as de 10.000 e assim por diante. Não tem o que errar.
Quando for trocar os óleos lubrificantes adicione MILITEC. É um condicionador de metais que protege prolongando a vida útil dos mesmos e adicione sempre aditivo à água do radiador.
Posso te adiantar que o basicão é, como bem disse o Nirlei, a troca dos fluidos, filtros e graxas (locais onde há graxeiras), revise freios aproveitando pra limpar os cubos de roda (barro e areia neste local acaba com os cubos, rolamentos e o freio), ponteiras de direção (melhor trocar logo por novas da NAKATA), todos os 5 amortecedores (aproveite pra dar uma olhada nas molas). Importantíssimo também é trocar os calços da carroceria (tem uns novos no mercado no padrão dos antigos Top Kits), pois quando eles estão muito gastos podem até trincar a lataria).
Um item muito importante são os pneus. Se for preciso troque-os, se não, faça um rodízio e alinhamento. Outro item muito importante de se olhar, que me foi dito pelo meu mecânico, é a caixa da reduzida. No Plano de Manutenção diz para verificá-la a cada 60.000 km, mas a maioria acaba esquecendo. O que ocorre é que, por ser pouco utilizada, suas engrenagens e rolamentos ficam apenas com parte do seu corpo mergulhados no óleo (seu nível na caixa), o que acaba oxidando o resto. A LOBA também não teve este item revisado pelos antigos donos e foi preciso trocar dois rolamentos (sorte não ter causado danos a nenhuma engrenagem).
Dê uma boa lavada por dentro, por fora, por baixo e inclusive no motor (proteja alternador e caixa de fusível) e vai, a partir daí, observando possíveis vazamentos. Quando lavar por baixo, não deixe que pulverizem óleo de mamona (meleca tudo) ou outro derivado de petróleo (resseca as borrachas). Um truque que uso quando lavo a LOBA por baixo, que me foi ensinado por um mecânico de DH aqui do Rio, é fazer a pulverização com óleo de cozinha (1 litro dá). Não ataca as borrachas, não meleca e quando seca deixa uma película protetora. O único inconveniente é que, nos primeiros dias, parece que você tá dirigindo uma pastelaria ambulante.
Com ela limpinha, borrife WD40 nas partes móveis (dobradiças, trincos, fechadura, trilho do banco, etc.). Deixe agir um tempo, depois limpe e borrife graxa branca. Se for uma pessoa jeitosa retire o forro das portas (compre de antemão as presilhas pois sempre quebra algumas). Ali é um local que acumula muito barro e poeira. Limpe bem todas as partes e engrenagens e faça o mesmo precedimento com o WD40 e a graxa branca. Limpe e desobstruas os drenos tanto das portas como do chão
É isto aí, faça do "Manual do Proprietário" seu amigo e siga o "Plano de Manutenção" que você terá Band por muitos anos.
Se esqueci de algum item outro colega irá lembrar.
Aguardando as fotos.
Denise,
Ótimas dicas!
Em paralelo com a mecânica eu terei que providenciar 2 pneus novos.
Como os pneus que estão nela são bem largos, compensa comprar 4 da medida desejada (para passeios e viagens) e vender os 2 que estão bons?
Preciso trocar os pneus porque eu acho que pode dar problema na vistoria.
Eu faria isso, compraria 4 e venderia 2 pra ficar tudo igual. Veja o site pneufree.com.br. Abraço!