Valeu Rodrigo ótimas sugestões em breve estarei dando início a empreitada Abraços
Versão Imprimível
Alegria de pobre dura pouco mesmo.
A turbina que não era nova tá bichada. Tá passando óleo para os dois caracóis, por sorte precisei desmontar a tubagem próximo ao intercooler e verifiquei o problema da bagaça antes do óleo tomar conta de tudo.
Agora só resta voltar a bancada de experimentos, quebrar os porquinhos, tomar vergonha na cara pra não comprar gato por lebre e adquirir uma turbina nova.
Bom dia Estevão! Tava passando muito óleo? Lhe pergunto pois na minha a tubulação do intercooler sempre teve um pouco de óleo uns dizem q é normal outros não,o fato é que minha band sempre gastou óleo deste antes do turbo, depois q turbinei e começei a usar militec até diminuiu mas continua baixando, como sempre compro galão de 20 litros na troca do óleo se baixa completo e segue o baile, a turbina tá funcionando bem chega a 2kg bem fácil mas sempre tive essa dúvida quando a esse melado na tubulação.
A minha também passa um óleo para o lado do intercooler, como da para ver na foto externa que postei esses dias.
Falei esses dias com um mecânico que competia em jeep cross, motores turbo, ele mesmo desmontava as turbinas e mexia, e ele me disse que foi em uma palestra de um fabricante e o cara falou que todas as turbinas novas já vem com uma pequena folga no eixo, para não ter desgaste prematura devido a alta rotação(50.000rpm).
Disse ainda que nenhuma marca de turbina conseguiu resolver foi de que, na marcha lenta, a pressão do óleo lubrificante no eixo da turbina já é forte, fazendo passar parte deste para a saída do ar. Em alta rotação, "da turbina", 15x mais que o motor, o óleo passa pelo local correto e sai pela parte de baixo da turbina, voltando para o cárter, a menos que o eixo da turbina tenha um dedo de folga hehehehe
Eu não desligo minha band por qualquer coisa não, se tiver que ficar uns 5 minutos parado deixo na lenta, gosto de ficar escutando o barulho, além de poupar o motor de partida e bateria, se tiver que usar o guincho.
Senhores particularmente segundo meus míseros conhecimento de mecânica diesel, turbina não trabalha normalmente passando óleo para os caracóis. Até trabalha porem já é indicação de que ela vai dar pau. Pode demorar conforme a condução e o grau de manutenção preventiva que o proprietário dê ao equipamento.
Afirmo isso pois já trabalhei em manutenção de empresa de ônibus, e uma turbina babando óleo tanto na caixa quente como na fria e sinal de troca de intercooler para limpeza.
Sendo assim o normal é não ter óleo, quando tem é o aviso que o bolso vai sofrer kkkkkkkkk.
Vixe já vi q o assunto é polemico! Na minha passa um pouco de óleo para o intercooler (o intercooler é novo) quando montei o turbo usei uma turbina maior 48.62 algo assim depois uma 42.48 e por fim a k16 e todas passavam um pouco de óleo. Mas vamos deixar os KM passar p ver o q vai dar.