Ainda estou com a ruim e velha .63, hehehe... Falta comprar a k16 ainda, estou enrolando a um ano já, mas agora acho que vai, hehehe...
E quanto aos pneus, vou tentar ver por aqui se acho alguma coisa, qualquer coisa te aviso.
Versão Imprimível
Vlw Junior
então pessoal, eu tava indo turbinar a minha band 608 e o mecânico me falou milhares de vezes que o motor perde MUITO a vida útil dele turbinando e que no final ela fica praticamente a mesma coisa, isso pq o cambio de 4 marchas limita ela....isso procede? desanimei totalmente de turbinar o trator
Dea,
A mesma coisa não fica nunnncccaaaaaaa!!!! vc não ganha velocidade final, mas ganha em subidas e arrancadas, o que torna uma viagem longa menos cansativa. Isto é, a bande sobe traquilamente a 80/90km. Sem turbinar, ela subirá de 50/60km. É uma diferença enorme em uma viagem de 1000km, sem falar nas ultrapassagens, que se tornam mais seguras. Se precisar, senta o pé que a turbina responde. Se for uma k16 então!!! vixe.
Quanto à redução de vida útil do motor, pode até ocorrer, mas vai depender da turbina que vc colocar e da forma como vc dirige. Um amigo meu aqui do forum acabou com um motor 364 novo de uma band em uma viagem que fez, mas o detalhe, manteve a velocidade dela (140/150km) no limite por mais de 200km, aí deu PT.
Agora, se o motor perde vida útil, digamos de 20 a 30%, de um total 1.000.000 km, estamos falando de uma durabilidade de 400/500 mil km. É muita coisa para quem não é caminhoneiro. Eu gastei 5 anos para rodar 70 mil, então, gastaria 30 anos para rodar isso aí!!
Agora tudo depende do pé do motorista, se vc achar que tá dirigindo uma amarok 2014, vai acabar com o motor em 1 ano ou, até mesmo em uma viagem.
A minha band é 4 marchas e tem turbina. Agora está alongada (12:35), mas antes era original e eu sentia a diferença, por isso pretendo colocar uma k16.
Aí é com vc. Abçs
Tem certeza que o cara é mecânico???
Anda em uma band turbinada que você vai ver... a minha anda sempre acima de 100km/h (velocidade do gps) já testei em subidas fortes e longas ela mantem acima de 110km/h bem na boa sem forçar.
Já fiz viagens de 200km sem parar andando bem e não tive problemas, claro que se o motor estiver "indo para o saco" quando colocar a turbina funde de vez.
A minha quando comprei o antigo dono não sabia como estava o motor e mesmo assim turbinei intercoolei e até agora está ótima.
Procura um mecânico de verdade!
Dea... Tbm tive uma experiência parecida..... pedi pra um mecânico que não entendia porra nenhuma.. e ele colocou mil empecilhos e só falou mal.... mesmo assim fui lá.... troquei de mecânico e turbinei o meu jipe.... Rapaiz... não me arrependo uma virgula de ter turbinado o bicho..... fica outros quinhentos...... e olha q eu só instalei o kit e revisei bomba.. sem mexer em bico e internamente....... Se tua preocupação´é redução da vida útil.... utiliza millitec ou molycote junto com o óleo do motor que melhora bastante..... Se teu motor estiver bom... vai fundo.... pode turbinar e seja feliz... hehheheheh
Dai fabiano r tudo bem? Vi teu comentario sobre tua band e tu disse que anda acima de 110Km/h sem forçar! Dai vem minha pergunta: tua band é 5 marchas? tem diferencial alongado? que rotaçao anda com essa velocidade? Grande abçs!
Opa Cesar td bem?
Minha Band é 4 marchas, não sei lhe dizer qual a relação pois já veio assim e o antigo dono também não sabia, mas viajo tranquilamente acima de 100Km/h pouco mais que isso se pisar um pouco mais vai a 120 e pisando tudo 140 145 no gps.
Ainda não precisei abrir os diferenciais para ver qual é a relação mas não é original pois as que vi originais são mais amarradas. E quanto a rotação não sei lhe dizer pois não tenho conta giros no jeep.
Existe alguma maneira simples de saber qual a relação da band sem ter que desmontar tudo?
E quando vamos marcar aquele passeio?
Abraço!
Tem problemas se o motor estiver nos últimos suspiros, aí vai p saco mesmo. A turbina ajuda bastante acima da 2 marcha, pois abaixo a relação é curta e quase não se nota, termina o giro do motor e a pressão da turbina quase nem mexe. Ma se estiver em uma estrada ou rua sem movimento, subidas ou carregada, com a turbina, quando tu pensa que o motor vai começar a apanhar e vc pisa até o fundo, aí tu notas o quanto vale uma turbina, parece que tem alguém te empurrando na traseira hehehehhe
Dea.
A minha Band tava com turbina K-16 e intercooler. Ainda não tinha colocado o LDA, revisado a bomba e nem trocado os bicos injetores. Viajei para o nortão do MT. Foram 5.600 km ida e volta, numa única viagem. Saí de Londrina a tarde e fui dormir em Ivaté - PR. No outro dia fui até Naviraí - MS (resolvi umas coisas na parte da manhã) e depois toquei até Coxim - MT. No dia seguinte fui até perto de Tangará da Serra - MT, numa cidadezinha chamada Denise. Dia seguinte fui até Juína - MT. Dia seguinte cheguei em Aripuanã - MT, de tarde. Foram + ou - 300 km no primeiro e no último dia. Nos outros 3 dias, foram em média 700 km por dia.
Voltei, revisei a bomba injetora, troquei os bicos e coloquei LDA (pra ela andar mais e que diferença fez). Viajei pra Bonito - MS. Andei 800 km num dia. Fiquei dois dias lá e voltei mais 800 km no outro dia. Não aconteceu nadinha de nada. O mecânico que te falou isto, não sabe o que está falando. Quando você turbina um veículo depende de como cuida dele. Se faz as trocas de óleo regularmente, se não deixou a turbina com muita pressão, se dirige prestando atenção no relógio da turbina e alivia o pé sempre que possível, seu motor vai durar uma eternidade. Só funde por azar. Uma mangueira que parte e falta óleo ou água, um tranco que quebra algo dentro, ou por desgaste mesmo e aí vai depender de como ele está, antes de turbinar.
Se funciona redondinho. Se não gasta óleo em exagero (um pouquinho é até normal de ter que repor), se seu rendimento está dentro de uma normalidade, pode turbinar sem medo. Já fiz isso em F-1000 (mais de uma), D-20, trator Valmet 128 4x4, Valmet 88 série Prata e até num Valmetão 80 id, antigo pra caramba. Nunca fundiu nenhum deles a não ser pelo tempo de uso.
bom dia a todos!!
muito obrigado pelas respostas!
então, eu notei que esse mecânico segue uma linha mais "purista" nos carros dele, vou fazer os testes de pressão e temperatura no carro pra ver se ele está apto a receber ou não o turbo. o motor dele foi aberto pelo antigo dono e está com 45mil km agora, mas vai saber como foi feito o serviço.
vocês poderiam lista para mim quais são os tipos de turbinas q eu poderia instalar? coisa rápida, só para eu estar com argumentos para conversar com o próximo novo mecânico da toyotinha! hahahah eu uso o carro para trabalhar todos dias no centro de curitiba e todo final de semana eu viajo...
e aqueles turbos que tem espirro? que tipo é esse?