tá certo! melhor prevenir....
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pessoal,
ontem notei um barulho difernete, na região ali do filtro de ar. parece um barulho de algo batendo quando gira. alguém tem alguma idéia?
Amigos,
Se for trocar a bomba coloque Bosh, qualquer outra marca pode te dar doe de cabeça (até mesmo Weber, Magnet Marelli), ela é vendida na versão universal (3BAR).
Levar uma reserva é sempre bom, por isso troquei a minha q falhava de vez enquando e hj guardo ela dentro da guarnição da porta traseira.
Um amigo aqui deste tópico falou q o carro falhou, ele completou o tanque e o carro voltou a funcionar evidenciando prblemas no marcador. Fique atento amigo, sua bomba pode estar ruim sim! Ela pode ter aquecido e "desmaiou" daí vc completou o tanque resfriando a peça daí ela "acordou", já passei por isso e até descobrir q era a bomba penei, pois ela só falhava de vez em quando e sempre q colocava o medidor de pressão nela a danada dava a pressão correta!
Abs
DMD
opa! bom saber! este mês agora o samurai vai pra revisão, e vou pedir pro cara dar uma olhada....de vez em quando ele dá uma engasgadinha... pode ser então a bomba, apesar de eu estar desconfiando de velas e cabos....vou olhar tudo por agora, pois em fevereiro vou fazer estrada real....
quanto ao barulho que citei em no meu último post, alguma desconfiança? é perto ou no filtro de ar....
valeu!
Vc deveria especificar melhor em q situação ocorre o barulho:
Se é c carro andando pode ser o suporte q prende a haste superior do amortecedor dianteiro ou só a borracha do amortecedor. (mande soldar c tig uma arruelona bem grossa/ troque a borracha).
Se é em marcha lenta parado, um barulho junto c o trabalho do motor pode ser o TBI trabalhando (normal).
Se é rodando c carro e vc escuta como se fosse próximo do painel é a dobradiça do capô. (tenta trocar a borracha e regular o capô, se ñ solucionar troque o pino da dobradiça).
Abs
DMD
Feliz Ano Novo a todos,
Vou contar a saga da minha viagem de ano novo com o meu samurai 97 recém adquirido.
Fui pra Cavalcante-GO, distante 320 km de Brasilia, cidade cheia de trilhas e cachoeiras, um lugar perfeito pra relaxar e testar o samurai. Antes da viagem levei o carro ao mecânico pra ver alguns probleminhas. Troquei sensor de temperatura queimado, pastilhas de freio, cruzeta e retentor do volante do motor. Como a água está baixando, o mecânico testou o sistema de refrigeração e disse que não havia vazamento e que este certamente estaria ocorrendo pela junta do cabeçote. Como não daria tempo de fazer o serviço antes da viagem perguntei se teria algum problema em viajar assim. Ele disse que desde que eu observasse a temperatura e fosse completando a água conforme necessário, não teria problemas. Assim fui.
Na estrada foi tudo tranquilo. Parei algumas vezes pra verificar a água e estava tudo certo. Cheguei na cidade tranquilamente, mas no segundo dia abasteci o carro num posto da cidade, um tanto quanto não confiável, mas fiz mesmo assim para garantir que conseguiria fazer as trilhas com tranquilidade. Pois bem, fiz o caminho de volta pra pousada (estrada não pavimentada) e chegando lá passei rápido por uma grande poça de água. Parei o carro na pousada normalmente.
Foi depois disso que tudo começou. Algum minutos depois fui tentar ligar o carro e nada, ele dava partida mas não segurava a marcha lenta e falhava nas acelerações, como se não estivesse sendo alimentado. Bem, pensei em duas possibilidades, gasolina batizada ou água na injeção ou no sistema elétrico. Enxuguei o que tinha que enxugar, verifiquei se alguma mangueira ou fio havia soltado, mas nada. Deixei o carro parado de um dia pro outro. No outro dia, o carro ligou e andei durante uns 5 minutos. Fiquei feliz durante esse tempo, até que o carro morreu novamente. percebi que se o carro esfriasse, ligava normalmente, e morria depois que o motor aquecia bem pouco (1/8 da escala do mostrador) o motor morria. Testei isso várias vezes. Fui atrás de um eletricista na cidade mas não tinha nenhum à disposição. Perdi um dia inteiro procurando alguma coisa errada, mas não encontrei nada. No última dia achei um eletricista, mas o carro, nesse dia, nem frio ligava mais. Ele mexeu na TBI, e disse que o carro estava injetando pouca gasolina, mas que a bomba tinha pressão suficiente. Falou que precisava limpar a TBI, mas enquanto montava, desconectou o cabo do sensor MAP e o carro funcionou. Paguei o cara, e imediatamente peguei a estrada pra voltar pra casa.
Na estrada tudo bem, apesar de notar um consumo elevado. Continuei verificando o nível na água, conforme indicado no manual (pelo reservatório, e não diretamente no radiador). A certa altura, depois de um engarrafamento por causa de um acidente, o motor começou a esquentar. O nível no reservatório estava ok, mas mesmo assim a temperatura ficava subindo. Decidi verificar diretamente no radiador e este não tinha quase nada de água. Completei e assim consegui chegar em casa sem mais problenas.
Fiquei muito chateado e frustado por não consegui aproveitar a viagem e o carro nas trilhas.
Então, antes de levar o carro ao mecânico pergunto: alguém sabe o que ocorreu e o que pode resolver os problemas (injeção e falha na leitura do nível de água)? será que o sensor MAP foi pro saco?
Se o MAP tiver ido pro saco, já percebi que levei um preju gigante, e terei que financiar um, comprar fora ou aguardar uma alma abençoada descobrir um sensor mais barato que possa substituí-lo, conforme discutido alguns posts acima.
No mais é isso.
abraços
Mais detalhes a respeito do problema do meu samurai:
Tentei fazer o check engine, e descobri que a a luz de indicação não estava montada. tirei a da 4WD e coloquei no lugar do check engine.
Então, o código mostrado fica alternando entre 31 (baixa tensão no sensor de pressão absoluta) e 32 (alta tensão no sensor de pressão absoluta).
O motor voltou a funcionar da forma que falei acima, com o MAP conectado, só funciona até o motor aquecer bem pouco.
Sem o jump para o check engine, a luz indicadora ficou acesa, mas com uma pequena aceleração, depois de um tempo, a luz apagou, mas logo voltou a acender e o motor apagou.
Bem, a não ser que esse problema tenha outra causa oculta, o problema deve mesmo ser o sensor MAP.
Outra coisa que achei estranha desde a viagem. No samurai de vocês, a ventoinha do ar condicionado fica ligada direto quando a chave está ligada? no meu caso, depois da troca do sensor de temperatura, a ventoinha fica ligada direto.
Já vi nego se safar de trocar o MAP tirando ele e metendo WD40 p dentro p limpar, diz q sai um caldo preto e fica novo!
A ventoinha do AC só liga se o botão do AC estiver acionado e a alavanca tbm. Deve ter algo ligado errado!
Antes de mandar trocar a junta do cabeçote verifique se o óleo está misturado c água (pela vareta mesmo), se sim vc vai perceber q o óleo fica esbranquiçado. Caso ñ verifique a tubulação q passa por baixo do TBI, veja se ela ñ pinga em algum lugar, tbm nos tubinhos do ar quente q entram pela parede corta fogo logo atrás do TBI, de preferência ponha uma bomba de pressão (seu mec tem q ter se ñ tiver troque de mec) e ponha pressão no sistema c carro frio, daí c uma lanterna vc vasculha a procura de vazamentos!
Abs
DMD
O meu Samurai decidiu não pegar ontem pela manhã, espero que seja só a bateria....
Vou tentar limpar o meu sensor. Quanto a ventoinha, vou tentar descobrir.
Na vareta o óleo não tá esbranquiçado, mas na tampinha da tampa de válvula sim. Segundo o mecânico, é um pequeno vazamento na junta mesmo. De qualquer forma vou seguir as sua dicas e ver se acho algo estranho.
valeu pela ajuda