No meu caso, como disse, retirei o motor (abra o capô e na direção do radiador - lado esquerdo, lá embaixo, acoplado ao parachoque, está o motor da tração à vacuo) e acompanhei as mangueiras ao seu destino final, para ver se estavam com furo ou desencaixadas. Estava tudo normal, então, abri todo o motor e limpei bem.
Novamente encaixado, ao acionar a tração, ela funciona (se colocar a mão no motor dá pra sentir a vibração) normalmente ou seja 4x4H e 4x4L MAS continuou piscando com intervalos maiores. Antes piscava com intervalos de 6 segundos. Após essa limpeza geral, piscava com intervalos de 12 segundos mais ou menos. Tudo funcionava... até que uns 3 meses depois notei que a 4x4H não funcionava APENAS a 4x4L. Ou seja, o motor estava comprometido.
Comprei o motor de uma Tracker que estava para desmonte em São Paulo. Agora está 100% e a luz indicadora não pisca.
Faça essa limpeza geral, é bem simples. Se após isso continuar piscando, vá para o elevador (ou barro) e veja se a 4x4H e 4x4L estão funcionando. Se sim, ótimo. Se não, vai ter que trocar.
Sobre a roda livre manual que o Alemão falou, é MUITO mais confiável sim apesar do inconveniente de ter que sair do carro.... POREM tem que ser algo MUITO bem feito. Tem que abrir sim o diferencial (para trava-lo) e acertar o acionador nas rodas. Como tem gente que adora gambiarra (e eu odeio) pode ser que apareça um dizendo que não precisa 'travar' o diferencial.... Aí vai de cada um.
Se for fazer, leve em alguém que já tenha feito isso. Ou então apenas troque o motorzinho (R$ 280,00 no máximo com frete) e seja feliz de novo.