x
Convex Datacenter
Página 50 de 241 PrimeiroPrimeiro ... 404142434445464748495051525354555657585960100150 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 589 a 600 de 2889
    Usuário Avatar de Albieri,R.J.
    Entrada
    28/03/2010
    Local
    Paracambi/RJ
    Agradecimentos: 0

Mihalerm,

é sempre bom ouvir relatos de carros novos... E sua satisfação realmente me influenciou a saber mais sobre o carro. Só o que me preocupou foi as consideraçoes de consumo (10km/l) e retomada de velocidade, que ao meu ver, sao intimamente relacionadas. è de se esperar que um carro a gasolina que faça 10km por litro ande bem... Se fosse diesel, 10km/l estaria otimo. Mas pra gasosa, achei salgado...
    De qualquer forma, foi bem exclarecedor!

Abraço a todos
    Rafael J. Albieri
    Ex band 96; EX T4 02; Ex Xterra 03;
    Ex Hilux SR5 98Atual Hilux SRV2.7 flex 2012 (ProShops)

Sobre o consumo: Tomara que não venha o motor FLEX, que sempre é mais beberrão.
    Toyota Japa
    Ex-Troller - Ex-Jimny - Ex-CJ5

O futuro do planeta é nossa responsabilidade.

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 6
    O consumo sempre foi um grande problema dos 4x4.

O problema se deve os seguintes fatos, primeiro é a aerodinâmica ruim, em razão da forma do carro e altura do solo. Depois vem a transmissão.

Cada par de engrenagens consome ± 5% da energia do motor. Então temos: 5% no câmbio, 5% na transferência (ela é muito eficiente, pois usa corrente, do contrário seriam 10% no sistema tradicional) e depois ± 8% no diferencial traseiro, onde existe um deslocamento de 90˚ do veio de força.

Somando todos estes itens chegamos facilmente a ± 20% de perda de energia só na transmissão, e olha que temos um dos conjuntos mais eficientes do mercado. Para piorar o acionamento do ventilador é feito pela correia do motor. Mesmo contando com um acoplamento que desengata parcialmente em situações onde a ventilação natural é suficiente, seu mínimo arrasto contribui para algo como 2-3% na economia geral do carro, mas garante refrigeração em velocidades baixíssima, mesmo rebocando cargas pesadas na reduzida.

Se compararmos a um carro normal tração dianteira, veremos que a diferença de economia e rendimento é exatamente fiel a esta equação.

No caso do Jimny HR, temos ainda a peculiaridade de mostrar a distância percorrida e a velocidade 100% na marca, sem os usuais +10% de erro dos modelos com pneus originais (como vem do Japão), ou qualquer outro carro do mercado.

Resumindo; podemos tranqüilamente acrescentar 10% na média km/l para comprar com os outros veículos.

Nos 4x4 Diesel nos surpreendemos com sua economia, mas se tivéssemos os veículos de passeio a Diesel aqui no BR, veríamos a diferença. Um Golf TDI faz algo como 20km/l.. Um Smart Diesel faz algo como 38km/l... Um Jimny DCI Diesel faz 15-16 km/l.

No final concluo que o consumo do Jimny é BEM razoável.

Quanto ao tanque, esse sim é ridículo... Mas dentro do enredo do Jimny, como andar nas colinas do Japão, isso é combustível para muitas semanas. Certamente para o Brasil é insuficiente, mas não chega ser um drama. Ele tem a mesma autonomia de uma Discovery I V8, que possui tanque de 70L, mas faz 5km/l na melhor das hipóteses!

É a velha história: "There ain't no such thing as a free lunch"

Abraços
    4X4 Brasil
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

Usuário
    Entrada
    11/11/2010
    Ola Albieri

Note que o consumo médio é de 10.8 - quase 11 Km/l
    Mas concordo com você, é um consumo um pouco alto
    se comparado ao consumo de uma Frontier turbinada
    a diesel (12 Km/l) com quase dobro de peso do Jimny.
    Mas que fazer?
    Mas consumindo um pouco mais do que
    seria de se esperar vale a pena..o carrinho é bom!
    O problema realmente são as retomadas em serra....

Usuário
    Entrada
    11/11/2010
    Ola CGAUER

ADOREI sua citação "There ain't no such thing as a free lunch"
    Concordo 100%

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Caros, não podemos comparar Diesel com Gasolina.

Os motores Diesel são MUITO mais eficientes, basta ver a quantidade de calor que sai de um mesmo carro movido a Gasolina e outro a Diesel de mesma potência. O Diesel desperdiça muito menos energia.

O óleo combustível Diesel tem 10% mais calorias/litro que a gasolina.
    O motor Diesel tem eficiência no aproveitamento da energia na casa do 45% enquanto os gasolina apenas 30%.

A diferença média entre um motor e outro é de 40%, no que diz respeito a km/l. Ou seja, com um motor a gasolina 4 cilindros, a Frontier faria no máximo 7.2km/l. O Jimny com motor Diesel faria 15,2 km/l

Fonte:

http://en.wikipedia.org/wiki/Fuel_efficiency

PS: nossa gasolina ainda é batizada com 26% de álcool, um combustível com menor cal/litro que a gasolina... Por isso na Argentina o Jimny comsome menos.

Abraços

Citação Postado originalmente por mihalerm Ver Post
    Ola Albieri

Note que o consumo médio é de 10.8 - quase 11 Km/l
    Mas concordo com você, é um consumo um pouco alto
    se comparado ao consumo de uma Frontier turbinada
    a diesel (12 Km/l) com quase dobro de peso do Jimny.
    Mas que fazer?
    Mas consumindo um pouco mais do que
    seria de se esperar vale a pena..o carrinho é bom!
    O problema realmente são as retomadas em serra....
    4X4 Brasil Razão: Acrescentei o PS:

Usuário
    Entrada
    11/11/2010
    Ola CGAUER

Concordo plenamente com você quanto à inconsitência em comparar consumo de motores a diesel com os de gasolina, sob o ponto de vista técnico - afinal sou engenheiro (apesar de eletricista).
    Mas aqui falo como mero motorista que quer sempre ser o "Gerson", ou seja, levar vantagem.
    Antes das diversas pick-ups tive vários carros ditos "normais" - Gol, Corsa, Voyage, Corsel e MUITOS anos atrás fui um "fuscamaniaco" ferrenho apesar de ter tido simultaneamente um Dodge Dart (lembra?) para viagens longas - que alias consumia algo em torno de 4 a 5 Km/l!!! Mas então a gasolina era BARATA.
    Mas que o consumo dos Jimnys é um pouco acima do esperado é incontestável. Alias, já viu o video no YouTube onde um vendedor da Susuki diz que o consumo dos Jimnys é algo acima dos 16 Km/l ? Propaganda enganosa!!!

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Ví o vídeo sim. Piada! 16 por litro só viajando a 50km/h... Tem que ter coragem para falar isso na frente da câmera!

O consumo do Jimny alto sim, mas absolutamente excelente para os padrões de 4x4 puro sangue a gasolina.

Eu tive um Fusquinha, 1300, que raramente passava dos 8km/l... Tive também um Gurgel X12 1981 1.600, que fazia 7km/l.. E para completar os beberrões, um Niva 91 que sofria para passar dos 6-7km/l..

Veículos Diesel são impressionantes, o meu outro 4x4 é um pesado Defender 110 (2ton). Mesmo assim faz 11,5km/l andando a 100km/h ou 10km/l andando a 110-120km/h.. Considerando que ele tem uma caixa de transferência tradicional (primário -> intermediário -> secundário) tração 4x4 full-time com terceiro diferencial, é um absoluto milagre ele ser econômico com toda aquela "aerodinâmica". Na verdade o mérito é do pequeno motor 2.5, batizado de 300TDI, com injeção direta, turbo e intercooler. Um trunfo para sua época de lançamento (1994). O preço que se paga é uma certa falta de toque com o turbo vazio, barulho muito alto e relativa quantidade de fumaça em giros baixos.

Hoje com a terrível CONTROLAR do grupo CCR, prefiro os Gasolina. O Diesel sofre demais durante o teste, aceleram inúmeras vezes até o limite de rotação do motor. É horrível.

Os Gasolina ficam estacionados em 2.500RPM e pronto.

Abraços

Clemente

Ola CGAUER

Concordo plenamente com você quanto à inconsitência em comparar consumo de motores a diesel com os de gasolina, sob o ponto de vista técnico - afinal sou engenheiro (apesar de eletricista).
    Mas aqui falo como mero motorista que quer sempre ser o "Gerson", ou seja, levar vantagem.
    Antes das diversas pick-ups tive vários carros ditos "normais" - Gol, Corsa, Voyage, Corsel e MUITOS anos atrás fui um "fuscamaniaco" ferrenho apesar de ter tido simultaneamente um Dodge Dart (lembra?) para viagens longas - que alias consumia algo em torno de 4 a 5 Km/l!!! Mas então a gasolina era BARATA.
    Mas que o consumo dos Jimnys é um pouco acima do esperado é incontestável. Alias, já viu o video no YouTube onde um vendedor da Susuki diz que o consumo dos Jimnys é algo acima dos 16 Km/l ? Propaganda enganosa!!!

Usuário
    Entrada
    11/11/2010
    Clemente. boa noite (ou já é bom dia? Sei lá...)
    Valeu o papo com você. Aprendi bastante, não tenho mais comentários além de dizer que amei o Jimny e o consumo não me incomoda tanto como a falta de acereração numa subida de serra como a de Teresópolis que enfrento pelo menos uma vez por semana. Mas como alguem já mencionou antes no forum, vou na próxima vez (amanhã) ao subir a serra, caso precise, ao ultrapassar um "murrinha" ou caminhão, reduzir a marcha (aumentando a rotação) e ver o que acontece com a retomada. Na volta (semana que vem) vou ver se não esqueço de contar como foi (caso haja alguém a ultrapassar)

Abraços
    Mihail

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Mihail,

o segredo nestas situações é manter o motor acima de 4mil RPM. Experimente. Não tenha dó, ele foi feito para trabalhar em rotações elevadas. Nestes momentos de urgência, pode esticar sem problemas até 6.500 RPM.

Isso me incomodava no começo, mas hoje com quase 8mil, ele ficou mais solto.

Abraços

Clemente. boa noite (ou já é bom dia? Sei lá...)
    Valeu o papo com você. Aprendi bastante, não tenho mais comentários além de dizer que amei o Jimny e o consumo não me incomoda tanto como a falta de acereração numa subida de serra como a de Teresópolis que enfrento pelo menos uma vez por semana. Mas como alguem já mencionou antes no forum, vou na próxima vez (amanhã) ao subir a serra, caso precise, ao ultrapassar um "murrinha" ou caminhão, reduzir a marcha (aumentando a rotação) e ver o que acontece com a retomada. Na volta (semana que vem) vou ver se não esqueço de contar como foi (caso haja alguém a ultrapassar)

Abraços
    Mihail

Usuário Avatar de rmalato
    Entrada
    24/10/2010
    Local
    Brasília/DF
    Citação Postado originalmente por Joao Paulo Ver Post
    Para quem está na dúvida: se já não tivesse o meu, sim compraria um 2010 (baseado em 8 anos de experiencia com ele e 3 anos com um Def90).
    Por enquanto, estou na fila por um jimny automatico...

Abs,

Joao Paulo
    Jimny "Formiguinha"
    (safra 02/03)
    Pessoal, desculpem as questões mas sou novato em 4x4 e minha preocupação está nos custos de manutenção para avaliar os custos globais.

Tive um peugeot 106 importado 2001 comprado em 2005 e fazia 14km/l. Durante 3 anos o carro teve manutenção básica e mais nada. Mesmo que essa manutenção não fosse barata, achei que foi positivo $$$. Ficaria com ele por muito tempo mas tive uma excelente oportunidade e peguei o Fit em 2008. O Fit tem a mesma relação custo/benefício com pouca manutenção e consumo médio de 10 a 12km/l.

E vocês que tem Jimny até 2003? Como é o histórico de manutenção? Como consideram o custo/benefício de manutenção?

Minha dúvida tem a seguinte lógica: Compensa pagar 60k (incluindo vários custos como seguro e etc) por um Jimny 2010 ou vale a pena comprar um 2003 e revisá-lo? Ou seja, o Jimny 2010 compensa?

*Esta pergunta talvez não caiba neste tópico: Quanto em média, hipotética mesmo, poderia custar a revisão de um Jimny usado? 10k, 15k? No final um Jimny usado que custa hoje em média 32k custaria após revisão cerca de 42k, 47k??? Lembrando que o mais recente é 2003 e provavelmente já rodou no mínimo 80k...

Abraços a todos!
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    11/11/2010
    Boa noite Clemente
    Obrigado pelas dicas.
    Infelizmente tive a quem ultrapassar, mas era uma fila de uns 10 caminhões e dezenas de carros. Logo não tive "peito" de me meter em ultrapassagens loucas numa serra perigosa.
    Fica para uma próxima oportunidade. Quando houver chance vou tentar...e aí reporto, OK?

Até lá com um abraço
    Mihail

Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Mihail,

o segredo nestas situações é manter o motor acima de 4mil RPM. Experimente. Não tenha dó, ele foi feito para trabalhar em rotações elevadas. Nestes momentos de urgência, pode esticar sem problemas até 6.500 RPM.

Isso me incomodava no começo, mas hoje com quase 8mil, ele ficou mais solto.

Abraços

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem