Sou novo no site em aspectos de comentário, mais a muito tempo acompanho alguns tópicos relacionados a Jimny e outros mais, e para não abrir novo tópico, (cheguei por ultimo e querer sentar na janela não dá né) até pq tem um tópico sobre Não abrir novo tópico se já a algum no assunto, permitam-me pedir dias a vcs.
Sei que talvez alguns de vcs vão me sugerir outros links, mais mesmo assim vou tentar, e gostaria da ajuda de vcs.
Atualmente sou o “feliz” proprietário de um gol G5, e venho estudando a tempo a troca por um jimny, por gosto, paixão e para adentrar o mundo 4x4, ou uma strada 1.8 gabine dupla “Nesse primeiro momento apenas pesquisando”.
A strada seria por questão de espaço, e baixa manutenção, mais sei que posso melhoras o espaço do jimny com um bbagareiro de teto.
Moro em lugar remoto. Distancia de outra cidade está entre 180 a 200 km, tem outras mais perto, mais o caminho que faço com freqüência é assim. Não vale a pena mais gostaria de colocar, meu carro hoje faz 5 a 6 na cidade com um litro de álcool e 8.5 a 10(so minha esposa consegue fazer essa media) na estrada no álcool. Falo isso pois o preço praticado do etanol esta na casa dos 2.48 e da gasolina 3.96 e a gasolina aditivada 4.09. Digamos que salgado os preços, por isso a maior preocupação.(sou um trabalhador assalariado, não da pra ficar fazendo muita graça)
Faço 5 a 6 viagens longas por ano algo entre 900 km de asfalto dentre eles, uns 80 deles em péssimas condições, mais péssimas mesmo, com um detalhe, só ando a noite, entre 5 da tarde e 4 da manha que é horário que costumo chegar. Há um caminho mais perto (650km), mais de carro baixo é inviável passar, visto que, são 180 km de terra. Por andas nesses horários, o que me preocupa quanto ao Jimny é a autonomia devido ao tanque de 40 litros e que os postos por onde viajo a maioria fica fechado, contando apenas com um no meio do caminho que é 24.( nada que um galão auxiliar não resolva)
Ando em média 15 a 20 km dia, indo para trabalho, cidade pequena sem transito. Mais o Ar condicionado é imprescindível, por conta do calor aqui girar entre 32 a 40 graus sempre.
Ao que me deixa com preocupação é fato de ser cidade pequena, longe dos grandes centros, fato que manutenção so em MEC de confiança, nada de concessionárias, e detalhe, na minha cidade não possui nenhum Jimny, quanto a isso não sei como fica a manutenção preventiva, como troca de óleo, filtros, e rolamentos, e etc.
No valor do Jimny( um usado na casa dos 40000 a 45000) daria para comprar uma l200 ou uma ranger, mais acho a manutenção do diesel cara preço do diesel aqui não é barato 3.37, achar algo conservado nessa faixa de preço é sofrível. Então já descartei essa opção.
Penso que o Jimny me atenderia bem quanto a espaço, eu sou pequeno (1,63) minha esposa é pequena (1.50) e consequentemente nosso filho será pequeno, ainda não temos, pretendemos daqui mais uns 2 anos. (uma bagageiro de teto ajudaria bastate.
Mais então pq o Jimny me chama atenção. Fazemos pescarias com certa regularidade (2 pessoas), e toda vez eu passo raiva, o carro bate de mais, na hora de encostar o barco é uns transtorno, na hora de retirar então pior ainda, geralmente tem que puxar, patina, vira um peteco, sempre sofrível. No pior dos casos tem que colocar o barco na mão na carreta pois o carro não vai subir. E pelo fato de aqui ser muita estrada de terra.
Já ouvi relatos que o jimny é muito barulhento por dentro, mais o meu carro é horrível, painel que bate, um barulho aqui outro ali, isso já se tornou hábito. Já ouvi falar que o carro faz algo entre 12/13 na estrada e 7/9 na cidade, sei que isso é pessoal, mais da pra tirar uma base nos relatos.
De cara teria um aumento significativo no valor gasto com combustível, troca de óleo e etc.
Gostaria da opnião de vcs, sobre esse relato, vcs acham viável o jimny para minha realidade?
Desde já peço desculpas pelo tamanho do texto.