Último post com mais de 300 caracteres, prometo!
Citação:
Postado originalmente por
Paulo Bittencourt
Amigos vale para refletir.
Trabalho em uma das maiores lojas de auto peças de MG.
Resumo da opera. Sexta passada veio um moto boy com buchas falando que era de SW4. Falei que não era de Toyota e pedi para falar com o mecânico. Ele falou que era de SX4 bucha da bieleta e da bandeja. Expliquei que tinha somente a bieleta completa e a bandeja completa.
No sábado o proprietário foi na loja e efetuou a compra. Ele falou que o carro apresentava barulho e foi diagnosticado pelo mecânico estas peças com defeito.
Conversei com o proprietário falei do protetor de cárter.
As peças foram trocadas e adivinha.......... O barulho continua. O defeito foi ocasionado pela não colocação das buchas no protetor. O "mecânico" fez a besteira de arrancar a bucha da bandeja e desmontar as bieletas.
Cuidado com os "mecânicos". O meu cliente trocou bandejas e bieletas sem necessidade.
Colocação muito oportuna Paulo, quando surgiram os primeiros nhecs na parte de baixo do carro avaliei que podiam ter três origens, quais sejam: Buchas da bieleta, da barra estabilizadora e o skid plate (protetor de cárter). O mecânico da CCS Suzuki foi categórico em afirmar que o ruído vinha do skid plate, me mostrou umas marcas de pancada e como o conjunto já estava folgado. Desceu a chapa, foi lá dentro e trouxe uma bobina de neoprene, cortou daqui, cortou dali, puxou, esticou e montou ela de novo. Fomos pra rua e zero barulho. Daí me deu o estalo. Os barulhos começaram somente depois dos 10K, justamente na semana seguinte a instalação da chapa. Nos 20K, o carro entrou com barulho e saiu sem após reaperto e troca dos parafusos da chapa.
Há 3 mil Km atrás voltei com os barulhos na CSS e resolvi com a nova furação e fixação da chapa com contra-porca. Só fiquei cismado porque toda vêz que vou na CSS o mecânico lubrifica a bucha da bieleta com DOT 4 usando uma seringa e agulha, e passa aquele lubrificante da WÜRTH na bucha da barra fartamente e em outros pontos também.
Ou seja, acho o SX4 um equipamento de altíssima performance, de longe o melhor conjunto que já guiei. Tanto no asfalto quanto no barreiro e como todos dizem nas dunas e praia também. Portanto acho pertinente acionar a Suzuki pra que emita um posicionamento a respeito dessas falhas/barulhos que o carro têm. E tudo isso muito mais no sentido do aumento da confiabilidade do carro do que no sentido de reparação de gastos com mão de obra de reaperto e substituição de borrachas, buchas e etc.
Estou bastante tranquilo em constatar, através dessa rápida passagem pelo fórum, que os ruídos são características do carro e não consequências do uso que faço indo e vindo para o sítio pelas estradas de terra mal conservadas. Afinal o carro tem uma proposta Cross, ou não?
Na revisão dos 30 mil vou dar um jeito da engenharia da Suzuki acompanhar os barulhos do carro e passar uma orientação mais técnica do que intuitiva pra tentar manter o carro sem grilos por mais tempo. Por isso tentei envolver vcs e estou bastante grato pela camaradagem e boa receptividade.
Tenho um Fusquinha 68, uma Parati 94 e Um Defender 94, nenhum deles placa preta nem de coleção, de modo que grilos e barulhos não são um problema para mim. Agora uma carro com 10 mil Km apresentar tantos barulhos imprecisamente diagnosticados como meu SX4 apresentou não é uma coisa normal e pode levantar uma dúvida quanto a confiabilidade no carro. O que também vai de encontro com a característica principal dos carros da Suzuki que é exatamente a confiabilidade.
Enfim, rumo aos 30 mil Km.
Abraço à todos
Ricardo
SX4 manual