Cara, acho que é esse mesmo ein... GL4, Mobil... fechou!
Só toma cuidado pro mecânico não sangrar a transferência invés da transmissão... o Cara que eu levei era um ignorante que acabou tirando os 2 bujões... tive que trocar os dois fluidos...
Abç
Versão Imprimível
Cara, acho que é esse mesmo ein... GL4, Mobil... fechou!
Só toma cuidado pro mecânico não sangrar a transferência invés da transmissão... o Cara que eu levei era um ignorante que acabou tirando os 2 bujões... tive que trocar os dois fluidos...
Abç
Segue a pergunta formulada aos técnicos da Mobil e sua respectiva resposta:
Boa Tarde!
Após rodar 50.000km , vou substituir o óleo da caixa da transmissão manual do meu veiculo, um Suzuki SX4 2012.
No manual está recomendado a utilização de um óleo API GL-4 SAE 75w90 e na Concessionária Suzuki eles só tem para vender o Mobilube 1 75W90 GL-4/GL-5 que atenderia as duas especificações.
Segundo alguns artigos técnicos, os aditivos do óleo GL-5 não seriam compatíveis com alguns metais amarelos da transmissão, como os anéis sincronizadores.
A pergunta é, se utilizarmos o Mobilube 1 75W90 GL-4/GL-5 teríamos algum problema a longo prazo com esse metais amarelos da transmissão? Ou posso utiliza-lo sem medo?
Atenciosamente,
Eng. Guilherme Maccari
Resposta:
Guilherme, bom dia.
A especificação para transmissões manuais API classifica a performance de lubrificação dos óleos em função da sua aditivação. Essa classificação é dada ao óleo a partir de uma série de testes em que o óleo é submetido. E ela funciona de forma crescente. Ou seja, as classificações API mais altas superam em performance de lubrificação as classificações anteriores, conforme a tabela abaixo:
Anexo 479035
Nosso óleo MOBILUBE 1 SHC 75W-90 possui classificação API GL-5. Logo, ele pode ser aplicado em transmissões que requeiram aprovações API GL-4 ou inferiores. Sua aditivação é feita para que ele possa atender aos requerimentos de lubrificação da transmissão em si; como aditivos anti-oxidantes, anti-desgaste e principalmente, aditivos de extrema pressão (que fazem com que o óleo mantenha o filme lubrificante quando sob cargas elevadas). O fato dele possuir classificação API GL-5, significa que ele tem melhor aditivação em relação às classificações API inferiores.
Concluindo, pode usar sem problemas esse óleo em sua transmissão, pois ele possui melhor aditivação que os óleos API GL-4 para a aplicação em transmissões manuais.
Em caso de dúvida, continuo a disposição.
Atenciosamente,
Felipe dos Santos de Aguiar
Suporte Técnico / Soporte Técnico
SAC. 0800 644 1562 (Brasil)
www.cosan.com
E assim a vida segue.. vou deixar os caras da ccs usarem o óleo deles lá, se der pau um dia eu entro na justiça, vou guardar bem a documentação da revisão e o frasco de óleo usado.
Abraços!
Olá, pessoal, sou novo aqui, estou querendo comprar meu SX4 em 3 meses mais ou menos, porém não entendi bem se o modelo vai mudar e ser o produzido na hungria ou se continua o mesmo. Alguém pode me esclarecer isso? porque se for esse da hungria ai, comprarei modelo atual mesmo usado.
Bem vindo Rafael,
Acho melhor esperar o salão do automóvel rolar no final do mês. Aí teremos algumas respostas melhores. Por enquanto é só especulação.
Mas eu já arriscaria dizer que um S-Cross 2015 0km num eventual lançamento seria em torno de 40% a 50% mais caro que um SX4 2013 com baixa quilometragem.
O S-Cross é outro carro. Tecnologia totalmente diferente e inovadora.
O site global da Suzuki lista os dois modelos SX4 e "New SX4". Penso que o modelo Sx4 atual ainda continuará sendo vendido como está por alguns anos, mesmo no exterior, e aqui no Brasil mais ainda...
AUTOMOBILE | Global Suzuki
Se eu fosse trocar meu Sx4 e pudesse escolher pegaria outro Sx4 clássico.
Ae Galera, apresentado oficialmente o Novo Vitara 2015.
Anexo 479400
Anexo 479401
Pelas fotos do protótipo eu achava que era mais sofisticado, não sei por quê. Olhando agora não me parece muito distante do S-Cross.
O que acharam?
Agora sim. A GV tava precisando de uma reforma no visual depois de 25 anos....
Ambos, a nova Vitara e o S-Cross, tem a tecnologia All-Grip. Será que são montados na mesma plataforma?
Motor 1.6 de 120 cavalos, achei fraco.
Hoje tive mais sorte que juizo, como se diz por ai..
Fui fazer umas voltas com o SX4 e a quinta marcha não entra engatando.. ela entra, mais assim que se solta a embreagem o carro permanece em ponto morto.
Liguei na CCS e já encomendaram um "kit de engrenagens da 5a marcha" e o serviço vai ser feito em garantia.
Detalhe: Minha garantia acaba dia 25/10/2014!!!
Pelo menos fui bem atendido, e aparentemente não foi o primeiro, pois o consulto nem questionou muito, já falou em acionar a garantia e já sabia as peças que deveria encomendar.
Fica o relato. Abraços!
Putz que zica ein Guilherme, mas ainda bem que está coberto na garantia mesmo.
Depois vê se consegue ver o valor de quanto sairia o serviço se não estivesse coberto. Não sei se mostra na nota ou em algum documento que te derem... Só pra gente ter uma noção.
Abç
Bruno, arrumaram o carro em uma tarde! deixei na CCS de Criciuma as 13:30 e peguei as 17:00 horas. Um atendimento que eu fiquei de cara.
O problema estava na trava da quinta marcha. Um anel metálico se solta, a 5a não engata e fica encostando na carenagem, dai a barulheira. Já tem alguns relatos aqui no fórum sobre esse problema.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...-decepcao.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...al-do-sx4.html
Na ccs vi uma circular interna, substituindo o estoque (recall) desse anel metálico, ele era substituído no cambio e sempre voltava a dar problema. Trocaram por um modelo mais robusto. (Como já foi citado nos outros relatos)
enfim, andei uns 100km e por enquanto está tudo ok! perguntei pelo preço, ele comentou que sairia uns 500 reais se não estivesse na garantia. Fiquei muito satisfeito com o atendimento e agilidade da CCS.
Abraços!