Postado originalmente por
mrlang71
Então... Estou no meu segundo Grand Vitara, o primeiro era um 2009, fui com ele para o Maranhão 3 vezes, mas sempre em Julho então não peguei lama. Na primeira viagem fui meio com dó, afinal é um 4X4 muito bonitinho né? E eu acostumado com meu velho Jeep 67 achava que o GV automático não ia dar conta. Para minha surpresa o conforto é muito maior do que qualquer camionete, mas na época eu achava que na estrada ele pulava feito um cabrito (pegar costela de vaca no asfalto entre 120 e 140 por hora era uma aventura a parte) mas como agora eles não recomendam mais usar 35 libras no pneu, essa problema resolveu.
No primeiro areião que peguei, engatei o 4X4 reduzido e me preparei para atolar rs. Mas o carro passou tão tranquilo que nem acreditei, andar a 40 por hora na areia, com ar condicionado ligado e escutando um bom som era inacreditável. O único problema é que o carro realmente é baixo, então vc escuta tudo quanto é toco raspando embaixo. Só vi o estrago quando mandei lavar o carro depois. Uma das várias proteções de plástico que tem embaixo do carro estava pendurada.
Chegando em SP fui arrumar isso e sai feliz da vida. Já na concessionária aqui de Alphaville resolvi perguntar para o mecânico, "Esse carro dá problema de mecânica?" e por coincidência tinha um na oficina, ele apontou e disse que não dá problema, só esse daí que teve que trocar o radiador, bateu em uma pedra na trilha e quebrou. Eu que nunca tive que me preocupar quando tinha o Jeep, porque é praticamente um trator, apavorei rs. O radiador custa mais de R$ 2000,00. Só ai fiquei sabendo que existe o peito de aço, mandei instalar e nunca mais me preocupei.
Ainda raspa, mas agora não tem nada exposto para quebrar. Meu carro não está preparado para trilhas, então nunca tentei pegar lameiro. Os pneus originais são ruins tanto na areia como na lama (atolei em um areião que era subida, maior sufoco, tive que esvaziar os pneus para conseguir sair).
Resumindo, o carro é um pouco baixo, quando está em comboio com Hilux, Bandeirantes e etc é ruim ir na frente porque o povo empurra mesmo. A única coisa que me incomoda mesmo e o fato do giro ficar limitado com o 4X4 ligado. As trilhas que eu pego no Maranhão terminam em clareiras que não são muito grandes, ai tenho que desligar o 4X4 um pouco antes para poder manobrar mas fora isso, não tem outro carro na faixa de preço que faça o que esse carro faz. Realmente é impressionante que o cambio automático dê conta. Acredito que se estiver com os pneus apropriados o desempenho seja melhor ainda!
Essa trilha ai que vocês querem fazer eu adoraria fazer, mas como o meu carro não tem guincho talvez fosse melhor chamar alguém que tem...